CHAT 14 a 20/out

14out13


20 Responses to “CHAT 14 a 20/out”

  1. 1 Marc Kirst

    Mestre Leitão!

    Muito obrigado pela resposta dada na semana passada. Também agradeço a ajuda do Luiz, que levantou um ponto interessante referente à idade do meu pai e à necessidade de ter alguns resultados a curto/médio prazo.

    Relacionado a isso, gostei da sugestão de diluir o capital grande em 24 ou 36 meses. Minha dúvida é: E depois dos 24-36 meses de rodízio?
    Como meu pai não tem mais renda suficiente para poupar, o rodízio seria interrompido. Isso não comprometeria as relações de preço médio e de formação de patrimônio a longo prazo?

    É muito possível que em breve, ele precise começar a pegar uns pedacinhos do capital por necessidade de renda extra/complementar.

    Ficamos em dúvida em relação ao volume de benefícios que cairão na conta após alocar R$ 450.000 durante 2-3 anos. Seriam estes suficientes para continuar com aportes mensais ou para usá-los como renda?

    Peço perdão pelo novo pedido por esclarecimentos. A situação é bem diferente dos cenários que aprendi (como o meu, por exemplo, no qual não tenho nenhum problema).

    Muito obrigado e uma ótima semana a todos,

    p.s.: Também estou aprendendo com os colegas lá no Buteco. ;)

  2. 2 Daniel

    Caro Marc,

    Se eu puder palpitar, lhe diria o seguinte: Depois de feito o rodizio inicial o ideal seria mesmo trazer capital de fora. Se nao for possível, o ideal é reinvestir todos os proventos que foram entrando (dividendos e JCP). Se ele for retirar parte do capital ja alocado em ações o ideal é que tire, no máximo, os proventos. Ai não tem milagres, quanto mais tirar, menos terá no futuro e o inverso também é verdadeiro. O quanto vai receber depende das empresas que escolher, mas pela minha experiencia de 5 anos eu diria que é razoável esperar algo entre 3% a 5% ao ano de proventos sobre o capital investido. Agora, se seu pai tiver certeza que vai precisar de grande parte deste capital em curto prazo ( tipo, pensa em comprar uma chácara, outra casa, um carro caro, etc..) o melhor é não investir este dinheiro na bolsa. Espero ter ajudado. Um abraço.

  3. 3 Leitão

    Oi Marc!

    O Daniel comentou bem (Obrigado, Daniel!).

    Após o aporte principal completado o ideal é manter mais aportes externos contínuos (mesmo que menores). Se isso não for possível, pelo menos manter o reinvestimento dos dividendos.

    O capital de 600K é um bom capital, mas insuficiente para se viver somente dele. Não tem milagre. E dependendo do custo de vida e do estilo de vida da pessoa, a quantidade de capital para se manter pode variar muito, mas 600K é pouco para qualquer um…

    Você comentou que seu pai tem 65 anos e está se aposentando. Então ele tem que ver se consegue viver apenas com a aposentadoria que vai receber ou se vai precisar de mais capital e de onde vai tirar isso. Muitas pessoas gostam de continuar exercendo alguma atividade após a aposentadoria, por gosto, por talento/dom, e isso traz alguma renda extra, talvez seja suficiente para não ter que mexer nos 600k e até mesmo manter aportes.

    Se ele não for precisar do capital principal no curto/médio prazo, pode aplicar em bolsa e usar os dividendos para complementar renda. Mas em último caso, se ele for realmente precisar do capital para viver já no curto/médio prazo, então não deve aplicar em bolsa. Se ele aplicar em poupança, por exemplo, vai ter 3.000,00 por mês só de juros** que, somados à aposentadoria, pode ser uma renda suficiente para ele. Ou seja, para ele pode dar, mas se ele pretende deixar alguma herança para os filhos, aí já não dá…. (Penso que a maior herança é a educação, e isso ele parece já ter dado aos filhos).

    Abraço!
    Leitão

    **Lembrando que a taxa de juros é condicionada pelo governo e no futuro pode vir a ser bem baixa e lembrando também que a inflação vai corroer o poder de compra do capital inicial. Ou seja, investimento apenas em poupança, com o passar dos anos, vai ter cada vez menos capital.

  4. 4 Anônimo

    Leitao, quando devo realizar a venda do meu investimento gradual?

  5. 5 ronald

    Leitao, quando devo realizar a venda do investimento gradual?

  6. Oi, Leitão!

    Você acha que a leitura de jornais e revistas (não especificamente sobre investimentos) contribui para a formação do investidor?

  7. 7 Leitão

    Oi Ronald!

    A Estratégia de Investimento Gradual é uma estratégia de acumulação. Você não tem como objetivo vender o principal. O capital acumulado irá gerar renda futura para você através de bons dividendos e mesmo que venda partes, o grosso continua lá crescendo sempre.

    Podem ocorrer vendas pontuais quando uma ou outra empresa perde qualidade em seus fundamentos (pisar na bola), ou quando uma ou outra empresa engordar demais (neste caso vende-se o excesso de gordura e distribui nas demais) ou quando você realmente definiu objetivos de vida (por exemplo: após X anos acumulando vai comprar a casa própria, ou casar, etc…)….

    Não se vende porque subiu demais ou porque caiu demais. Esses são os motivos errados.

    ——————————
    Oi Scofield!
    Olha, sinceramente, não. Conhecimento de verdade está em livros empoeirados, desbotados. Quanto mais colorida e chamativa é a mídia, menos conteúdo tem.

    Mas toda leitura é válida, desde que se tenha olhos críticos para filtrar o que é bom e o que é ruim. Acontece que para olhos destreinados, muita poluição mental acaba sendo absorvida. Os midiáticos possuem excelentes técnicas para nos embromar….

    A sociedade moderna em que somos contemporâneos privilegia a quantidade à qualidade. Excesso de informação não é sinônimo de conhecimento. Conhecimento não é sinônimo de sabedoria.

    Hoje em dia temos muita informação com muita facilidade sobre tudo. O que parecia ser um benefício dos tempos modernos acabou se tornando um pântano onde se mexe muito mas pouco se move…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  8. Ok, Leitão, obrigado pela atenção.

    Gostaria de uma outra opinião sua: qual seria uma média líquida que você considera boa e plausível nos investimentos de longo prazo com a seguinte mescla: 65% ações, 10% FII’s e 25% Renda Fixa (TD, vencimento 2035).

    Abraço!

  9. 9 Leitão

    Oi Scofield!
    Impossível responder, tem muitas variáveis. Considere um bom desempenho algo em torno de o dobro da renda fixa média do período. Você vai entender melhor agora na turma de novembro….

    Abraço!
    Leitão

  10. Ok, Leitão!

    Tenho um percentual em mente. Você sabe, ansiedade de iniciante. Mas acredito que essa minha percepção sofrerá alterações durante o curso. Lá, te falarei e te pedirei sua opinião novamente se estou com metas realistas.

    Obrigado pela atenção e presteza de sempre!

  11. Oi, Leitão!

    Estou passando para dizer que acabei de ler o seu livro e que gostei muito!

    Identifiquei-me com sua postura honesta, simples e objetiva.

    Eu também gostaria de deixar algumas impressões sobre o livro (e o blog tb).

    É muito legal sua forma de abordar os assuntos, gosto das analogias e das metáforas…rsss

    Dizem que é mais inteligente aprender com os erros dos outros do que com os seus erros. E o livro e blog pode proporcionar essa oportunidade. Antes de entrar na bolsa procuro observar erros que percebi que são comuns e reincidentes nos investidores para evitar de cometê-los também, embora alguns erros façam parte do aprendizado, e não é possível acertar sempre. Um ponto que me chamou a atenção é dificuldade que muitas pessoas têm em resistir a tendência à jogatina ao lidar com a bolsa. Ainda bem que você tem o hábito de alertar a nós, leitores, sobre isso.

    O livro abrange post e comentários até que data, para q eu possa ler o restante por aqui?

  12. 12 Leitão

    Oi Scofield!
    Obrigado! Que bom que gostou do livro! Valeu pelo feedback!

    Você vai gostar ainda mais agora da turma, no curso de novembro! Vai se preparando que a turma vai ser muito legal!

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Leia 2011 em diante…

  13. Leitão… A aba Comentários localizada na lateral direita, não está funcionando. Vc sabe o que ocorreu?

    comentários
    “There are no public comments available to display.”

    Abraços

  14. 14 Leitão

    Oi Tiago!
    Ué, estranho… Deve ter sido alguma desconfiguração momentânea. Olhei agora e já está normal…

    Obrigado pelo aviso! Qualquer problema me avise, por favor!

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Felipe L S

    Olá, Leitão!
    Estou pensando adicionar à carteira KLBN4 (materiais básicos) e BRML3 (shopping centers) como forma de diversificação da carteira. Preferi Klabin a Gerdau, pois já tenho Vale na composição. Qual tua opinião sobre essa possibilidade de compra para IG. Abraços!

  16. Sera que sou soh eu que to recebendo essa negativa? O problema maior eh que eu ja testei no computador de casa, na faculdade e aqui no meu trabalho e aparece a mesma msg em todas na aba comentarios na lateral direita.

    comentários
    “There are no public comments available to display.”

    Alguem mais esta passando por isso?

  17. 17 Leitão

    Oi Felipe!

    A BRML3 está indo bem, mas é bem nova na bolsa. A KBLN4 andou patinando um bom tempo e agora está indo melhor nos lucros, mas está cara no momento. Não acompanho mais de perto nenhuma dessas duas, então fico limitado a dizer mais sobre elas. Investigue com mais calma, veja outras opções também… Se é para diversificação, não tenha pressa na escolha.

    —————————
    Oi Tiago!
    Testei novamente com outros navegadores e está tudo ok. Talvez seja algum complemento/aplicativo que instalou, algum filtro, etc..

    ——
    Abraços!
    Leitão

  18. 18 Felipe L S

    Obrigado pelas dicas, Leitão! Vou continuar garimpando. Abração.
    Felipe.

  19. 19 croaca

    leitão sei que voce e bom em fundamentos das empresas gostaria de saber sobre a cmig4 depois dessa medida do governo ela continua com boa remuneraçao para os acionistas ou ainda e cedo para falar alguma coisa?

  20. 20 Leitão

    Oi Croaca!

    A Cemig é uma das melhores empresas do setor elétrico, já tenho ela a muitos anos em carteira e é excelente pagadora de dividendos, muito bem gerida, lucrativa, preocupada tanto com a qualidade de seus serviços quando com retorno financeiro aos acionistas. Uma jóia mesmo. Inclusive, nessas bolas foras que o governo andou dando, ela soube administrar muito bem e continua firme.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s