CHAT 30/set a 06/out

30set13


20 Responses to “CHAT 30/set a 06/out”

  1. 1 OValter

    Bom dia! Desde o mês passado que não venho por aqui…rsrsrs Já preparando para o ano que vem uma dúvida que talvez já tenha até uma resposta anterior, é sobre o IR, invisto 300 por mês, pelo que entendi não preciso declarar, mas, isso entra como patrimônio, não é isso.

    E Desde Já um grande abraço a todos.

  2. 2 Li

    OValter, vc vai precisar declarar seu patrimônio, isto é suas ações, bem como os dividendos, bonificações tudo mais recebido durante o ano de 2.013.
    O que há de isenção do IR é o lucro proveniente de venda de ações abaixo de R$ 20.000,00 mensais (acho), e mesmo assim este lucro deve ser apurado no mês seguinte e pago o IR através de DARF.

  3. 3 anderson lopes

    A especulação se feita durante o ano também deve ser declarada da mesma maneira que o investimento gradual. Fazer especulação dá trabalho por dois lados: ter que declarar para IR e ter que ficar acompanhando por meio de estratégia de análise gráfica.

  4. 4 Leitão

    Oi OValter!
    Boa tarde!

    A turma já comentou bem…
    Vai precisar declarar o patrimônio que está acumulando, mas não vai pagar nada não…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Leonardo

    Fala Leitão.

    Oque você acha de FIIs?

    São boas estratégias de investimento? Uma boa para diversificação?

    Ou é melhor focar tudo em empresas mesmo?

  6. 6 Leitão

    Oi Leonardo!

    Sobre os FII (Fundos de Investimento Imobiliários)…

    Tem um comentário meu sobre o tema com o amigo Luiz, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/10/08/chat-08-a-14outubro/#comment-13839

    E também com o Alexandre:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/26/chat-26nov-a-02dez/#comment-14403

    E tem também esse post sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Rnz

    Olá Leitão.

    Achei bacana sua análise do BBAS3, bateu bem com o que eu tinha projetado para especulação com BB (sorte minha que dessa vez a minha resposta foi igual a do professor, rs).
    Você pode dar uma revisada no BBDC4? No início de setembro projetei BBAS3 em $26,00 e BBDC4 em $33,50 para especulação. O BBAS seguiu +/- o esperado, mas o BBDC4 empacou na casa dos $30,00. Será que eu acertei só metade da questão (BBAS3)?

    Atualmente estou mantendo na minha carteira de investimentos só ações do setor bancário (BBAS, BBDC e ITSA). Na sua opinião, eu estou diversificando pouco ou é uma boa estratégia de investimento?

    Grande Abç

    Rnz

    PS: Achei mto legal ter disponibilizado seu livro para o kindle.

  8. 8 Leitão

    Oi Rnz!
    Obrigado pelas visitas! E que bom que gostou do meu livro no Kindle! Obrigado!

    O BBDC4 continua com a mesma configuração da minha última leitura, não mudou por enquanto… Cada trade é individual e segue conforme o plano feito.

    Sobre sua carteira de Investimento (não especulação) estar com apenas ações de bancos, é um ERRO! Você tem que montar uma carteira bem diversificada e equilibrada com aportes fixos mensais com no mínimo 10 boas empresas… se puder 20 empresa, melhor ainda!

    Não cometa erros primários assim. Aqui no Blog estou sempre comentando sobre muitos bons conceitos de investimento e alertando sempre para esses e muitos outros erros primários…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Rnz

    Ótimo Leitão,

    Obrigado pela resposta e pela dica.

    Ainda estou bem no começo do seu livro, tenho mto a aprender ainda.

    Obrigado

    Grande Abç

    Rnz

  10. 10 Sérgio

    Leitão,
    É certo que os dividendos são descontados do valor da ação. Pergunto, então, se a distribuição de muitos dividendos não afeta o gráfico do ativo? Em caso positivo, então o gráfico da CEMIG, por exemplo, não reflete o retorno real que essa empresa dá aos acionistas. Se ela fosse empresa de crescimento rápido (e não distribuísse muitos dividendos), sua cotação (e seu gráfico) estaria em patamares bem maiores. É isso ou estou viajando?

  11. Sergio. Tudo eh corrigido. Os dados antigos do grafico sao ajustados de forma que o grafico acaba sim representando o crescimento real do valor da acao.

  12. 12 Leitão

    Oi Sérgio!
    O Tiago já comentou bem (Obrigado, Tiago!).

    Toda a série histórica de dados é ajustada de acordo com o percentual para que represente corretamente a evolução do ativo.

    Os preços mostrados nos gráficos não são valores absolutos, são valores relativos já corrigidos.

    Por isso é importante manter seu histórico pessoal de compras e dividendos.

    Abraço!
    Leitão

  13. 13 Alyster Suusmann Pere

    Caro Leitão, estou efetuando a leitura de seu livro e gostaria de confirmar se a minha conclusão faz sentido até a página lida:

    – quanto mais simples a análise (desde que eficiente e com estratégia), melhor o resultado (ou menor o risco de dar errado), já que temos que buscar ativos que dão dinheiro de maneira simples.

    – quanto mais complexa análise (mesmo com estratégia), pior o resultado (ou maior o risco de dar errado), já que estamos tentando extrair lucro de com uma série de idéias que podem muitas vezes falhar.

    Obviamente que existem diversos fatores envolvidos, mas o que entendi é que se for simples, terei mais chances. È mais ou menos assim: Bateu o olho e já sabe o que faz? É isso que acontece no seu dia a dia?

    Forte Abraço. E está sendo muito legal ler o seu livro. Parabéns.

    Alyster Pere

  14. 14 Leitão

    Oi Alyster!
    Obrigado! Que bom que está gostando do livro. É sempre uma alegria quando ele chega a mais pessoas e leva conceitos úteis!

    Sim, quanto mais simples e objetiva a forma de se analisar e atuar, melhor o resultado.

    Parece até um contra-senso pois o mercado de ações é, por sua natureza, complexo.

    Mas simples não é sinônimo de banal. O “simples” é o “estado da arte”, quando se tem um olhar acima da complexidade e se extrai a essência.

    Meus melhores alunos são geralmente os alunos mais mente-aberta, mais “folha em brando”, mais novatos no assunto. As pessoas já com mais “experiência” são geralmente os mais difíceis, pois é preciso abandonar velhos conceitos, velhos vícios, para enxergar o novo. É mais fácil escrever sobre uma folha em branco.

    Um abraço e boa leitura!
    Leitão

  15. 15 Alyster Suusmann Pere

    Excelente Leitão. Obrigado pelo retorno e pelas informações preciosas.

    Tenho muito interesse em viver somente de investimentos, mas será uma longa jornada, pois terei que reter muito caixa para isso e o padrão de vida atual. Minha perspectiva é distribuir 30% em renda fixa e 70% em bolsa (distribuído em investimento e especulação). Se eu trabalhar com R$3.000 por mês, seguindo uma estratégia adequada, eu consigo em 10 anos viver disso?

    Abraço!

  16. 16 Leitão

    Oi Alyster!

    3.000 mensais é uma ótima poupança sim. Não se pressione por números grandes agora. Comece. Simplesmente comece. E ao longo dos anos a coisa vai ficando mais tátil. Grandes objetivos são importantes, mas foque na sua disciplina e em conquistas menores ao longo do caminho.

    Que tal ter um objetivo inicial de acumular 50k…. Depois 100k… Depois 200k… E assim cada objetivo alcançado será uma vitória, e mais motivação para continuar.

    E não coloque como meta viver de renda. Coloque como estilo de vida. Viver de renda não é uma meta final, é um estilo de vida, e ao longo dos anos vai aprender a viver dessa forma…

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 marco antonio

    Leitão aplicando mensalmente 3 a 4 mil reais na compra de ações de uma carteira de 20 empresas, em quanto tempo vc acredita que essa carteira comece a amadurecer e assim eu possa diminuir os aportes pela metade, seria entre 5 ou 10 anos?

    um abraço

  18. 18 Leitão

    Oi Marco!

    Quanto mais aportar e quanto mais tempo, melhor.

    Se começar com 3 ou 4k e manter isso por 5 anos será bom, 10 anos, melhor ainda… Depois de uns 5 anos a carteira já vai começar a lhe render bons dividendos, que podem já representar boa parcela de aportes. Aí começa o efeito bola de neve…

    Seja como for defina aportes bons, fortes, mas que você possa manter sem comprometer sua qualidade de vida, senão a poupança vai se tornar penosa. Tem que fazer de forma que seja um PRAZER poupar, tem que pegar gosto por ver seus investimentos crescendo… Assim vai manter com gosto mesmo, sem stress…

    Independência Financeira não é uma meta, é um estilo de vida. Equalizar qualidade de vida e custo de vida. Quanto menos se precisa, mais rico se é.

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 OValter

    Obrigado pelas respostas, e a melhor foi a parte que o Leitão diz: vc não vai pagar nada…rsrs um grande abraço e bom fim de semana a todos.

  20. 20 Alyster Suusmann Pere

    Obrigado leitão pelas sábias palavras.

    Abraço.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s