CHAT 26/ago a 01/set

26ago13


61 Responses to “CHAT 26/ago a 01/set”

  1. 1 Miguel

    Olá Leitão, poderia comentar a CSMG3? Considero uma boa empresa, e já tive bons resultados com ela, mas acabei vendendo.
    Verifiquei que sua cotação caiu mais de 40% desde março deste ano. Não consegui encontrar nenhuma notícia que justificasse esta queda, mas encontrei relatos de prefeituras descontentes, que tendem a não renovar contratos com COPASA …
    Seria a hora de comprar?

    Abraços.

  2. 2 Leitão

    Oi Miguel!
    Boa tarde!

    A Copasa é excelente empresa, muito bem administrada. E por ser aqui de Minas, como usuário de seus serviços posso dizer que ela é muito competente, seja para o cliente final, seja para seus acionistas.

    Toda empresa tem problemas rotineiros para enfrentar, seja que setor for. Se ela está ou não com problemas operacionais em determinadas cidades, tudo bem, quem tem que se preocupar com isso são os gestores, já são bem pagos para isso mesmo.

    O setor dela é lento mesmo, não é um setor agressivo, de crescimento, mas para diversificação, ela é legal. Não posso reclamar. Ela tem caído muito ultimamente, mas não vejo motivo para tanto… Se cair mais, ok, fica mais barata…Ela vinha já cara a um bom tempo. Essa queda é bem vinda para novas aquisições, se for o caso…

    Lembrando sempre que devemos manter aportes equilibrados em todas as empresas de nossa carteira, diversificada. No meu caso, tenho Copasa em carteira em menor proporção, a título de diversificação de setor.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Dimas Jr.

    Fala Leitão. Boa tarde!! Pelo seu conhecimento, me fale sobre a CEMIG. Pq. está ” apanhando” tanto nesses últimos meses? Acompanho o leilão e qdo. ela começa a esquentar vem um balde de água fria … ou qdo. sobe em um leilão uma porcentagem considerável no outro perde mais do que ganhou… Quais são as suas perspectivas para este papel? Devemos continuar acreditando neste ” papel” ? Abraços. Ps. Falo da CMIG 3 !

  4. 4 Miguel

    Muito obrigado Leitão!
    Um grande abraço.
    Miguel

  5. 5 Francisco EDMILSO de Oliveira

    Ola Leitão boa tarde, de vez enquando dou uma acompanhada no seu bate papo aqui no chat’s, mas hoje li a declaração de um investidor que se identifica comigo, e por isto me senti mais confortado com a resposta que você deu,ele e um investidor que como eu só perdeu e você confortou ele dizendo para não desistir da bolsa, só porque errou. E que entrei na bolsa em agosto de 2011, sem experiencia fui na conversa de corretoras e outros mais….e enfiei mais de uma milhão e só ogx derretu mais de 250, enatao como fui muito burro assumi, mas sempre pensando que como pode ser tão tapado como eu. hoje depois de estar sempre lendo a respeito do mercado tenho outra visão, mas confesso tenho muito medo de errar denovo, até posso investir mais, só que o meu desejo e ver recuperar pelo menos 80% do que entrei em 2011,pois hoje se vender todas as minhas posições vai dar de 35% a 40% no maximo. Sera que entro com mais ou continuo tentando recuperar o perdido só com o capital que ja esta la, abçs EDMILSO

  6. 6 Leitão

    Oi Dimas!
    Boa noite!

    Olha, a Cemig é uma empresa excepcional, excelente! Ela está ótima, mas é sua visão sobre o que é Bolsa é que está errada.

    Nessas poucas linhas que me escreveu já pude perceber. Está enxergando a bolsa de forma errada.

    Você, em primeiro lugar, tem que aprender a diferenciar dois conceitos fundamentais: Especulação / Investimento.

    Especular é comercializar papéis. Você compra quando acha que está num momento favorável e vende longo em seguida com um lucro. Para isso usa-se análise gráfica, de forma fria e calculista. Nada de ficar na base do chute, da “perspectiva”, etc…

    Investir é tornar-se sócio de boas empresas, e crescer com elas. De novo, nada de “perspectiva”. Você analisa de forma objetiva a qualidade de uma empresa e decide se vale ou não ser sócio dela.

    Ou seja, em momento algum fica nessa insegurança de sobe e desce, de chute, de “perspectiva”, etc…

    Ao corrigir sua visão sobre bolsa, tudo melhora.

    Aqui no Blog tem muito conteúdo sobre todos esses conceitos, e tenho certeza que vai lha ajudar muito. Costumo até deixar esse link para quem chega a pouco tempo ao blog, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    ————————————
    Oi Edmilso!

    Puxa, um milhão, sem saber direito o que está fazendo?! É, realmente errou. Infelizmente.

    A resposta que dei logo acima, para o Dimas, também serve para você. Vale a pena lê-la mais uma vez.

    Essa sensação de perda é ruim mesmo. E a vontade de ir à forra, recuperar na marra o que perdeu, é normal também, mas é outro erro.

    Muitos, na ânsia de “recuperar o perdido”, acabam enfiando ainda mais o pé na lama…

    Não sei a composição de sua carteira atual, você comentou somente sobre OGX. Mas só pelo fato de ter perdido 25% do capital só com OGX me leva a crer que deve ter muito mais empresa ruim na sua carteira…

    Fico sempre sensibilizado quando recebo mensagens assim, pois esses erros graves prejudicam a vida da gente, prejudicam nossas finanças, nossa auto-estima, nossos relacionamentos, nossa saúde… em fim… E tudo isso por causa de dicas de corretores, dicas de mídia, informações irresponsáveis de “traders”, de “cursinhos”, etc… Seu caso é normal, infelizmente, Edmilso.

    O melhor que tem a fazer nesse momento é dar um tempo, se desligar das cotações no mercado, deixar de pensar no sobe e desce das suas empresas, deixar de dar atenção à notícias…. Dar um tempo mesmo. E nesse tempo que vai dar, buscar se Educar para a bolsa. Buscar ler informações corretas, orientação correta, se informar e se educar mesmo sobre o tema.

    Dá vontade de escrever umas 10 páginas para você, mas aqui não dá… Mas o Blog inteiro é sobre isso. A leitura dele, diariamente, desde seu conteúdo passado até agora, vai lhe ajudar muito…

    Só depois de mais educado para a bolsa é que vai conseguir agir corretamente, não perder mais e a partir daí começar a virar a mesa…

    Bem, vou parar por aqui por enquanto… E aos poucos vou ajudando mais…

    —————————
    Abraços!
    Leitão

  7. 7 Francisco EDMILSO de Oliveira

    Ola muito obrigado Leitão, só pra me justificar, e que eu sou corretor de cereais, e as vezes opero comprando quando faço uma leitura da conjuntura da comodt, ex:hirtorico de preço,estoques, previsão de quebra de safra ou diminuição de area plantada, e assin consigo acertar entre 60% a 75% das operações, muitas vezes da ré tambem, Mas o mercado acionário e totalmente diferente.

  8. 8 Leitão

    Oi Edmilso!

    Interessante essa informação!

    Realmente o mercado acionário é diferente do mercado de grãos. Na sua área, eu imagino, você domina bem o conjunto de variáveis e consegue fazer projeções em cima da sua competência em uma área específica.

    No mercado de ações é praticamente impossível tornar-se competente em todas as áreas de atuação da economia. No mercado de ações você vai encontrar petroleiras, mineradoras, operadoras de energia, fabricantes de roupas, comerciantes de atacado, empresas de alimentos, de bebidas, empresas financeiras, bancos, construtoras… Ou seja, é humanamente impossível ser competente em todas essas áreas.

    Aí, a forma de Especular, é outra. Usa-se outros conceitos, fundamentalmente Análise Gráfica de preços e outras coisas…

    E a forma de Investir também é diferente, analisamos de forma objetiva as finanças das empresas, sem necessariamente adentrar na imensa complexidade de cada uma….

    É isso que ensino a meus alunos, e torna-se prazeroso depois, pois ficamos olhando a bolsa de um ângulo mais alto…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Francisco EDMILSO de Oliveira

    Oi Leitão,foi bem proveitosa nossa conversa, vejo que vou precisar fazer o para aprender outras tecnicas pois eu sinto vontade de operar o mercado acionário nem sei porque pois na epoca de colheita de janeiro a maio o trabalho fica muito intenso,e não sobra tempo pra nada, mas como ja tenho 30 anos de mercado mais especificamente na comercilazção de feijão, as vezes penso em praticar mais e aplicar as sobras,o que me fascina e a liquidez.
    Invisto comprando areas rurais para reflorestamentos,cana, lavouara, gado; mas a liquidez e diferente.

  10. 10 Daniel

    Leitão,

    Como vc conseguiu superar a fase de ler todas as noticias sobre bolsa e de ver as cotações todo o santo dia ?

    Confesso que não há um dia sequer que eu não dê uma olhada em uma série de sites de finanças e nas cotações. Seja em casa, no trabalho ou na faculdade, eu só penso em cotações.

    Como superar essa barreira?

    Forte abraço!

  11. 11 Leitão

    Oi Edmilso!

    Sua atração pelo mercado de ações é natural, visto que já atua de forma bem empreendedora nos negócios e investimentos.

    Pelo que comentou sei que vai gostar muito da área, mas desde que comece do jeito certo. E outra coisa que acredito, vai gostar muito, é fazer parte da minha turma de ex-alunos, lá no Buteco da Turma… São muitos amigos feras, companheiros de jornada… http://leitaoemacao.com/buteco

    Acredito que vai pegar gosto pela coisa, depois que aprender do jeito certo!

    ——————————
    Oi Daniel!

    Não foi fácil não! Passei por ela doloridamente, errei bastante, paguei caro pelos erros, até que aprendi e superei…

    No início é natural achar que temos que ficar ligados em notícias, plugados nos sites e fóruns de ações, etc… Mas é um erro isso.

    Eu fui pelo caminho mais difícil, que é aprender sozinho, errando, sem boa orientação… Mas é muito melhor se aprendemos através de uma boa orientação (coisa rara). Por isso gosto de trocar idéias aqui e ajudar os amigos…

    ————
    Abraços!
    Leitão

  12. 12 André

    Bom dia Leitão !

    Me surgiu uma dúvida agora, quando temos montada nossa carteira e queremos especular com algumas das ações que estão em carteira (alias é o mais recomendado pois já analisamos e sabemos que são boas) no nosso HB na posição de custódia e o PM delas irão mudar correto ? como diferenciar o meu investimento da minha especulação neste sentido ?

    Vou começar o módulo 9 hoje, não sei se veremos isto lá ….

    Abraço,
    André Tafner.

  13. Olá, Leitão!

    Sem problema em demorar em responder. Você responde até muito rápido!

    Você tem me ajudado muito. Gente boa você!

    Gostaria de saber o seguinte: Como fazer para distribuir os aportes na devida proporção para cada ação. Supondo que eu tenha 20 empresas na minha carteira, e disponha de R$ 1.000 mensais para aportar nelas. Então, vou comprando alternadamente mês a mês, já que tenho que procurar reduzir os custos com a corretagem? Ou invisto R$ 500 em duas ou R$ 333,33 em três?

    Qual seria o valor mínimo que posso aportar em determinada ação de forma que o custo com corretagem não pese muito sobre a rentabilidade?

    Na pesquisa por corretoras, vi que algumas cobram uma taxa de corretagem mais cara, mas não cobram taxa de custódia. Outras cobram corretagem barata mas cobram taxa de custódia. Como pretendo permanecer com ações por prazo indeterminado, é melhor contratar uma corretora que não cobre taxa de custódia mesmo que a taxa de corretagem seja mais cara?

    Quando mais leio sobre as ações vejo que é um bom investimento. Antes ficava encucado com pessoas que aportam 50%, 60% ou mais em ações. Mas hoje percebo que muitas delas já tem conhecimento suficiente para fazer isso com margem razoável de segurança.

    Estou pensando em montar minha carteira com o objetivo de acumulação de patrimônio, e melhora de renda daqui há uns 10, 15 anos. Sou funcionário público, casado, com 1 filha, tenho 30 anos, imóvel próprio e um outro alugado. Você acha a seguinte proporção adequada, inicialmente, para o meu caso:

    30% ações (inicialmente, e com o tempo, pretendo a cerca de 60%, quem sabe até mais)
    20% FII (esses ainda estou estudando sobre eles, por enquanto seria a título de diversificação)
    40% Tesouro Direto – Parte de Emergência
    10% Poupança – Reserva de Emergência

    Vi que você, assim como eu, é daqui das Minas Gerais. Eh terrinha boa sô… rs

    Obrigado por esclarecer minha dúvidas.

    Abraço!

  14. Leitão,

    Nem te dei tempo para responder o comentário anterior. E já estou aqui de novo com novas dúvidas. Espero não estar abusando da sua boa vontade.

    Gostaria de saber qual é a diferença entre montar uma carteira com empresas boa pagadoras de dividendos e outras que não pagam tantos dividendos. A primeira opção seria melhor para quem quer uma renda periódica, e a segunda para quem quer acumular patrimônio?

    Comecei a fazer uma relação de empresas para analisá-las, assim que começarmos o curso. Por onde tenho passado as ações abaixo têm sido citadas como boas. Sei que não podemos investir simplesmente por dicas de fóruns, analistas, amigos, etc. Mas é uma referência para formar a minha própria opinião. Você acha que atualmente elas passam no filtro para serem selecionadas?

    CEMIG
    COPASA
    CIELO
    AMBEV
    MMDIAS
    BANCO DO BRASIL
    NATURA
    VALE
    SOUZA CRUZ

    Em relação a essa última, você considera antiético investir em uma empresa que produz cigarros para quem é contra o fumo?

    Obrigado mais um vez!

  15. 15 Leitão

    Oi André!
    Rsss…. Ansiedade, heim…. Poste lá em Sala de Aula as suas dúvidas, por favor… Assim que postar lá vou lhe responder…

    ————————————-
    Oi Scofield!

    Disponha!

    Com 1k mensal dá para comprar duas, ou até mesmo 03 por mês… Fica a seu gosto, desde que mantenha os custos baixos… Hoje em dia tem corretora que cobra apenas por volta de 5,00 cada ordem no fracionado, e nem cobra custódia se enviar no mínimo 02 ordens por mês… É fácil manter custos baixos.

    Sua situação atual é bem confortável, e seus planos de alocação também estão coerentes, não vejo problema, estão até bem sóbrios. Com o tempo vai se sentir mais confortável e alocar mais forte em ações. O que poderá vir a lhe atrapalhar e a sua disciplina, porque, à medida que se tem mais capital alocado em ações, é preciso ter mais confiança no que se está fazendo, senão a pessoa acaba amarelando, perdendo sono. Por isso eu foco muito na preparação emocional e na boa base de conceitos com meus alunos.

    ————
    Abraços!
    Leitão

  16. 16 Leitão

    Oi Scofield!

    Gosto de ajudar na parte Educacional, mas não posso ajudar na montagem pessoal de carteiras, é coisa pessoal mesmo. Ajudo nos conceitos, mas não posso dar dicas diretas de operação… Posso ensinar a pescar, mas não posso dar o peixe.

    Focar ou não em dividendos é uma opção pessoal. Em geral, quando montamos uma boa carteira com boas empresas, a maioria será mesmo boa pagadora de dividendos, é natural…

    E ao escolher boas empresas, a decisão é técnica e financeira. Depois disso, aí é uma opção pessoal escolher ou não as que considerar melhores…

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Vagner

    Boa tarde, Leitão!

    Vc acha que é hora de iniciar aportes na Eternit, apesar da multa de R$ 1 bi, ou acha que devemos esperar e procurar outras empresas (apesar dos fundamentos da Eternit serem muito bons)?
    Abraço!

  18. 18 Leitão

    Oi Vagner!
    Boa tarde!

    O jeito certo de investir não é esse. Não se deve ficar nessa de “é hora de iniciar aportes em XXXX, ou YYYY”…

    Você deve fazer uma seleção de umas 20 excelente empresas, de qualidade mesmo, lucrativas, bem administradas em fim… E a partir daí manter aportes sempre, de forma a manter toda a carteira balanceada, diversificada e equilibrada.

    Assim, não importa se a Eternit está ou não barata no momento. Importa que ela é boa empresa e você é sócio dela seja hoje ou seja nos próximos anos.

    Só assim, mudando sua visão sobre o que é investir, é que vai entrar no caminho certo. Do contrário vai ficar refém de notícias, especulações, inseguranças, dicas de terceiros, etc…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Li

    Só um adendo nesse caso Eternit de como ficamos reféns de notícias: a justiça está pedindo 1bi, mas a empresa vale menos que isso e ninguém põe isso no jornal. A justiça tem por princípio reparar o erro sem prejudicar quem deve pagar, logo essa soma de 1bi está um pouco desmedida.
    Hoje eu leio notícias econômicas ou como fonte de humor ou para antecipar alguns movimentos no meu negócio local, já que a massa reage igual seja no mercado de ações seja na padaria, guardadas as devidas proporções.

  20. 20 Leitão

    Oi Li!
    Hehehe! Ótimo! Muito bom comentário!! :-)

    Abraço!
    Leitão

  21. 21 Li

    Leitão devo confessar que essa consciência só veio depois de seus ensinamentos. Não que eu gostasse de micos ou me sobressaltasse com o sobe e desce da bolsa, mas me faltava aquele “vai ficar tudo bem”.
    Passo por aqui todos os dias, li o blog inteiro e mesmo que eu não comente eu estou lendo tudo, mais de uma vez.

  22. 22 Leitão

    :-)
    Puxa, obrigado, Li!

  23. 23 Gustavo

    Leitão, qual abordagem é melhor, investir pensando em dividendos ou em empresas de crescimento do dinheiro.

    Digo isto pois para mim os dividendos parecem tão pouca coisa que nem vale a pena.

    Acho que é pq tenho pouca coisa. Por exemplo, hoje recebi 77 reais de eter3. Isso não é nada.

    Será que focar em dividendos é uma estratégia de fato legal?

  24. 24 Vagner

    Obrigado, Leitão!!

    Abraço!

  25. 25 Leitão

    Oi Gustavo!

    Em geral, quando selecionamos boas empresas, a maioria já é mesmo boa pagadora de dividendos, é natural. Mas pode-se dar mais foco ou não nesse critério, dependendo de seu gosto pessoal.

    Quando uma empresa distribui dividendos demais, significa que ela não está reinvestindo em seu negócio, e com isso não tem ambição de crescer. O que pode não ser legal.

    Quando uma empresa retém lucros demais, não distribui, significa que ela quer focar em crescimento, reinvestindo os lucros. Mas também não adianta reter e não crescer.

    Eu gosto de manter um equilíbrio entre isso. Ter boas pagadoras, mas ter também empresas de crescimento. Gosto de dividir a razão…

    Os dividendos, em carteiras jovens (menos de 5 anos), geralmente não são empolgantes mesmo não. Mas depois do primeiro ano a coisa já começa a ficar mais interessante, e lá pelo 5 ano em diante, depois de mantida uma disciplina de investimentos legal, você vai ver que a coisa cresceu bastante… É bem legal!

    Um abraço!
    Leitão

  26. 26 Dimas Jr.

    Boa Noite Leitão!! Desculpe-me mas devo não ter falado a sua língua e vc ter me interpretado mal. Não ” especulo” em papéis da CEMIG. Aliás é o único papel que levo a sério em termos de investimentos. Apenas demonstrei a vc que os papéis desta empresa estão desvalorizados e não vejo reação. Adquiri papéis por $26,00, $22,00 e $20,00. Isso há quase um ano e hoje está na casa de $19,00.Se fosse para especular, tive muitas oportunidades em $24,00 para me livrar dos papéis. Qualquer investidor não gosta de ver seu patrimônio ser reduzido a cada dia… mesmo sendo em uma grande Empresa como a CEMIG. Queria apenas sua opinião sobre as “bordoadas” que os papéis estão levando em cada pregão. Um grande abraço e espero que logo eu esteja falando a mesma língua sua em termos de investimentos na bolsa.

  27. 27 Leitão

    Oi Dimas!
    Boa noite!

    Eu lhe entendo. Não diz dizer que está especulando com Cemig. Quiz dizer que, ao não ter um conceito correto sobre o que é Especular/Investir, acaba caindo apenas no Jogo, sem perceber.

    Isso é muito comum. Muitas pessoas acham que estão “investindo” em um papel mas na verdade estão apenas comprando papeis… Há uma grande diferença em ter uma estratégia de investimento consciente e simplesmente comprar e juntar papéis…

    A Cemig continua com bons fundamentos, tudo ok com ela. A queda de seus papéis faz parte do zig-zag normal que há em bolsa. Quando ficamos chateados porque não sobe o problema é a visão errada que temos…

    Outra dica: Dê uma conferida nos proventos, dividendos, bonificações, etc, que a Cemig e outras que eventualmente possua…. Se você não fizer o ajuste ou as anotações corretas quando receber esses proventos, pode “comer mosca” e achar que está tendo rendimento ruim, quando na verdade não está… (tem que manter esses controles sempre ok em uma planilha pessoal).

    Um abraço!
    Leitão

  28. Olá, Leitão!

    Como o aumento ou a queda da taxa SELIC influencia a renda variável?

    Você considera antiético/contraditório investir numa empresa como a Souza Cruz sabendo de todos os malefícios que o fumo traz para a saúde?

    Abraço!

  29. 29 Leitão

    Oi Scofield!

    A Selic muito alta faz com que o capital saia da bolsa e vá para a renda fixa. A Selic muito baixa faz com que o capital saia da renda fixa e vá para a bolsa ou outras modalidades como imóveis, empreendimentos, etc…

    Mas o brasileiro, aos poucos, vai perceber que aquela mamata de antigamente, com juros altíssimos, não vai mais acontecer… Então vai ter que aprender a investir de forma mais pró-ativa, em bolsa e outras coisas… Pode demorar uma geração inteira para a ficha cair. A turma dos anos 60/70/80 ainda é lenta para perceber que é preciso aprender a investir em bolsa…

    Sobre a Souza Cruz, é excelente empresa, lucrativa, bem administrada e voltada para seus acionistas. Agora, quanto ao produto dela, é uma questão pessoal. O fato de você investir ou não em ações dela não faz a menor diferença para a companhia. Depois que ela abre capital não importa mais quem são os donos, se é você ou se é o vizinho, ela vai continuar funcionando normalmente. (Eu detesto cigarro!)

    Se for parar para olhar isso, o bicho pega. A Ambev vende alcool, a petrobrás alimenta motores de automóveis, a Vale destrói serras lindas aqui em Minas, o Banco do Brasil arranca o couro dos coitados com taxas, etc…

    Abraço!
    Leitão

  30. 30 Sam

    Leitão

    Excelente comentário sobre a Souza Cruz.
    Eu confesso que também tinha esse pensamento, de ficar com a consciência pesada em investir em uma ou outra empresa, mas já vi que não tem nada a ver, com meu dinheiro ou sem ela não será nem um pouco abalada. Então já que vai ter que existir de qualquer jeito, QUE ME DÊ LUCRO rs.

    Outra coisa, sempre metem o pau só na Ambev, Souza Cruz e Forja Taurus, mas se fuçar cada empresa, ia sobrar muito poucas opções para investir. O problema da “casa” (planeta) não são as empresas mas sim os “inquilinos”. Estamos aqui (generalizando, claro) apenas para usar, explorar, desmatar, consumir, juntar lixo, reciclar quase nada, sem medir ( e em quanto tempo ) o que pode ser renovado ou não. Infelismente.

  31. 31 Lucas Mendes

    Bom Dia a todos!

    Leitão,
    “A turma dos anos 60/70/80 ainda é lenta para perceber que é preciso aprender a investir em bolsa”
    Esta frase resumiu parte da minha busca por aprendizado em investimentos na bolsa, nasci em 1990. Quando falo com meu pai sobre bolsa, parece que estou falando em tentar a sorte em Las Vegas e só vou sossegar quando ficar entre os TOP 10 da Forbes, fora que quando ele me via lendo algum livro sobre o assunto, torcia o nariz.
    Agora, quando falo na faculdade é uma maravilha, muitos amigos ficam interessados e é comum ouvir “Não quero ficar preso o resto da minha vida a uma empresa.” Alguns inclusive já tem algum tipo de investimento.

    Abraços!

  32. Certo, Leitão!

    O aumento ou redução da taxa SELIC influi indiretamente nas cotações da ações? Imagino que se mais pessoas investirem na bolsa a demanda aumenta e o preços de algum ativos também. Correto?

    A questão do Souza Cruz para mim é que o produto dela é diretamente nocivo à saúde em qualquer quantidade… até para quem respira a fumaça do cigarro é prejudicial… quantos a outros produtos muitas vezes o risco é moderado e de forma indireta… Fico melhor de consciência em não investir e lucrar sobre isso, pois assim não estarei colaborando com o negócio, mesmo que a companhia não dependa nada de mim. Mas é como vc disse, é pessoal. E no meu caso, uma dilema de iniciante. Vou continuar a estudar e amadurecer essa idéia.

    Em outro comentário, você dizia que, se os fundamentos são bons, não devemos ficar escolhendo muito o momento de investir na empresa. Mas se a cotação estiver muito alta, não é melhor esperar baixar um pouco?

    Obrigado e um abraço!

  33. Leitão,

    Se eu tiver ações de uma excelente empresa, e depois de fazer uma análise em seus fundamentos eu concluir que o sua cotação está muito alta, seria uma boa eu vender e recomprar quando ela voltar a cair para um preço “bom”? Ou se empresa for muito boa é melhorar ficar com ela na carteira?

  34. 34 Li

    Scofield, enqto Leitão não vem:
    O que é caro e o que é barato na bolsa?
    Se vc ficar comprando e vendendo vc ficará apenas girando seu patrimônio e gastando com corretagem e IR (em alguns casos), não vejo grande vantagem, fora que vc pode perder oportunidades de receber dividendos, JSCP, bonificações e qquer outra coisa que possa surgir. Se acha que é uma boa oportunidade compre mais e adicione às que vc já possui, assim vc “equilibra” os preços de compra.

  35. 35 Leitão

    Oi Sam!
    Pois é, estou confiante que as gerações seguintes, a começar pelos nosso filhos, vão ter uma forma muito mais sustentável de viver nesse planeta…

    O papel da nossa geração, agora, é educá-los para isso…

    —————————-
    Oi Lucas!
    É por aí mesmo… Vejo muitos da geração de 50/60/70 começando a despertar, mas ainda é só o começo… A turma mais jovem vai ter uma relação bem mais consciente com o dinheiro do que eles… As gerações passadas focavam em ganhar e gastar. As gerações futuras, penso eu, vão ser mais focadas em agregar e viver sustentavelmente.

    ———————————
    Oi Scofield!
    Não diretamente. Existe uma correlação entre Selic e Bolsa, mas não é assim tão direta, a complexidade é maior. É, a grosso modo, como comentei antes.

    Investir em ações significa tornar-se sócio. Por isso não faz sentido ficar comprando e vendendo, isso seria especulação somente.

    Veja mais sobre cada tipo de estratégia aqui:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Mas não se preocupe, vamos estudar sobre isso na turma de novembro.

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  36. 36 Leitão

    Isso, Li! Boa! Obrigado! :-)

  37. 37 Sam

    Complementando o que a Li falou, ele pode achar que tá caro, vender p tentar comprar mais barato, e ela teimar continuar subindo ( vide algumas ações como a AMBV ultimamente rs ). E aí?

  38. 38 Li

    É verdade Sam, assim como o contrário também pode acontecer. Aliás aconteceu recentemente comigo, até ri: Dei a ordem de compra numa tarde, pelo valor que estava a última negociação no hb. Encerrou o pregão e não consegui comprar, pois subiu os preços. No dia seguinte, logo cedo, fiz o mesmo procedimento e qual não foi minha surpresa ao fechar a compra R$ 0,01 mais barato por ação, em relação ao preço que eu ofertei e surpresa maior ainda ao final do dia qdo cada papel valia um pouco menos ainda?

  39. 39 Alison

    Olá pessoal.
    Como vcs tocaram num assunto que muito me interessa irei tentar dar alguns pitacos… hehe
    Com relação a saber ou não sobre se uma ação está ou não cara, Graham fala mto a respeito no livro o investidor Inteligente. Um caso interessante foi o que aconteceu na bolsa de valores dos EUA meados de 2000. As ações chamadas .com estavam cotadas absurdamente caras com relação a seus fundamentos.
    Li:
    Acredito que seja possível sim determinar se uma ação está cara ou não. Ainda estou estudando sobre isso mas alguns deles seriam P/L, preço/ valor contábil, entre alguns outros que não me recordo. =)
    Aí entra a questão de investimento em valor que o Leitão sempre comenta. Tenho percebido que tal estratégia pode ser muito interessante em alguns momentos em que o mercado precifica algumas empresas de forma equivocada, seja para baixo ou seja para cima.
    Estou começando a ler o livro “A regra nº 1”, de Phil Town, e segundo ele o segredo do sucesso seria o investimento em valor.
    Abraços.

  40. 40 Sam

    Li, eu já fiz a seguinte loucura: Achei que tava cara, vendi, ela continuou subindo, e eu recomprei ( mais cara e uma quantidade menor ) achando que ia conseguir segurar no rabo do foguete novamente. Vc deve imaginar como terminou isso né? ?????? Sim, ela voltou a cair assim que recomprei :(

  41. 41 Li

    Alison,
    Sim, entendo seu ponto de vista, mas investir em valor é uma coisa e o que normalmente as pessoas dizem em “estar cara” ou “estar barata” nada tem haver com isso e sim com valores que trazemos. As vezes alguém olha para o quadro de cotações e vê que as ações da Bala Juquinha custa R$ 10,00 aí olha para a cotação da Lanches Mirabel e vê que ela custa R$ 20,00. Putz! Vou comprar tudo em bala Juquinha ela é muito mais barata! Aí esquece dos fundamentos, do valor palpável e impalpável de uma empresa, de como a empresa é administrada, se ela distribui ou não seus lucros e mais um monte de detalhe.
    Balanços e demonstrativos financeiros em geral, até o simples extrato bancário que recebemos em casa, podem ser torturados até dizerem o que queremos e ao mesmo tempo não vão mentir em nenhum momento. E com isso não quero dizer que não acredito neles, tá? Acredito, analiso friamente, procuro entender cada linha em cada contexto.

    Sam, desculpe-me mas eu dei uma gargalhada aqui! Acho que eu me odiaria por uma coisas destas.

  42. 42 Alison

    Li,

    concordo com você. Acho que isso inclusive explica o por que tantas pessoas comprar os chamados “micos”. Elas só olham pras ações cotadas a alguns centavos e acham que estão fazendo bom negócio. Isso é lamentável.
    Agora o ponto está realmente em pegar os demonstrativos e balanços das empresas e a partir deles, dados reais, e também de uma dose de experiência / vivência de mercado, conseguir avaliar se a empresa X está cara com relação a seu valor.
    Um conceito interessante que li no livro do Graham eh a questão de “margem de segurança” que, pelo que entendi, está justamente na idéia de comprar algo que vale muito mais, pagando muito menos.

    Só pra esclarecer, sou iniciante e tenho buscado estudar sobre o assunto.

    Espero que o assunto se estenda ainda mais através das opiniões dos amigos… isso só enriquece ainda mais o blog… =)

    Abraços.

  43. 43 Li

    Alison se vc tá começando agora dou uma dica: antes de analisar os balanços e demonstrativos propriamente ditos procure entender o que cada linha diz, pois as vezes uma empresa grande e bem famosa tem um enorme capital, mas ele é intangível ou só tem valor para aquela empresa, portanto é bem subjetivo o preço.

  44. 44 Alison

    Li, obrigado pelas dicas.
    Tenho procurado analisar cada empresa comprando-a sempre com outras empresas do mesmo setor. Acredito que isso seja fundamental para sabermos a qualidade da empresa em questão.

    Como ainda possuo um capital pequeno, tenho me interessado bastante pela estratégia de investimento em valor, por acreditar que ela permitirá um aumento ainda maior do meu patrimônio.

    Acho que o caminho é estudar bastante e fazer o que estamos fazendo: argumentar e trocar informações, sempre é claro, sob o olhar de águia do professor Leitão… hehe

    Abraços.

  45. 45 Alison

    errata: onde se lê “comprando-a” eu quis dizer “comparando-a”.. =)

  46. 46 Leitão

    Oi turma!
    O Chat essa semana está super rico! Belas discussões!

    Alison, para quem está começando e tem uma longa carreira de investidor pela frente, não tem estratégia melhor do que o Investimento Gradual. É a melhor estratégia para a grande maioria das pessoas. Em segundo lugar, com mais capital e mais maturidade, aí sim entra o Investimento em Valor…

    Para ser bem sucedido nos investimentos não precisamos ser mais espertos que os outros, precisamos ser mais Disciplinados que os outros…

    Abraços!
    Leitão

  47. 47 Sam

    Li, eu já falei sabendo que vc ( e todo mundo ) ia rir rsrs
    Mas só falei mesmo pra compartilhar um pouco de minha experiência .. no inicio .. quando descobri a bolsa e fazia um monte de coisa errada kkkkk
    Mas isso ficou no passado viuuu .. que fique bem claro. Hoje, se subir eu fico feliz, e se cair eu dou até festa .. kkkkkkkkkkkk Meu sonho ( que se concretiza a cada dia ) é ver o preço médio de minha carteira cada vez mais baixo .. e vários fatores influenciam isso, inclusive a queda nos preços das ações que a compõem.

  48. 48 Sam

    Veja bem, eu disse PREÇOS, não VALOR …..

  49. 49 Anderson

    Boa noite Leitão!
    Você poderia atualizar o gráfico da CMIG4?

  50. 50 Alison

    Boa noite Leitão.
    Obrigado pela colocação mas ainda reluto um pouco em aceitar isso como o único caminho… sou meio cabeça dura as vezes… hehe. Talvez por causa dos ultimos livros que aindei lendo que falam muito do investimento em valor.
    É estranho pensar que se uma empresa, mesmo que boa, estiver sendo cotada a um preço mais alto, eu ainda continue aportando nela enquanto, no mesmo momento, possam haver outras empresas tão boas quanto, mas que o mercado esta precificando pra baixo. Meu preço médio será muito melhor se aportar naquela com preço baixo enquanto aguardo o mercado precificar a outra pra baixo (ou não).
    Acredito que aqueles que se dispõe a estudar mais que a maioria, podem conseguir observar melhor algumas oportunidades que o mercado apresenta e maximizar seus lucros.
    Bom, é só meu ponto de vista e algo que venho matutando ultimamente mas respeito muito sua opinião.
    Obrigado mais um vez.
    Abraços.

  51. 51 Leitão

    Oi Anderson!
    A Cemig ainda não teve grande mudança em sua configuração por isso ainda mantive o gráfico com a última leitura mesmo… Mas estou de olho e assim que tiver uma leitura mais atual posto para a turma….

    ————————————–
    Oi Alison!
    Eu lhe entendo. Realmente parece mais lógico priorizar aportes nas mais “baratas”… Mas o buraco é mais em baixo…

    A maioria dos livros sobre Investimento em Valor são de teóricos. Não fazem isso de verdade, apenas ficam teorizando em cima dos que verdadeiramente fazem. Os grandes investidores que realmente fazem investimento em valor não escrevem livros. Por exemplo: Todos os livros sobre Warren Buffet são escritos por terceiros, que ficam parasitando sua fama… Ele mesmo nunca escreveu um livro sequer… Uma rara exceção é o professor Benjamin Graham, que realmente era investidor e educador da área.

    Ou seja, teorizar sobre Investimento em Valor todo teoriza, e é fácil. Mas só quando se vai fazer mesmo é que o bicho pega.

    Quem está buscando construir patrimônio, acumulação, tem como melhor estratégia o Investimento Gradual.

    Por quê?

    Porque você vai precisar alocar suas economias mensais em algum lugar, para acumular. Então, ou você acumula aos poucos na Renda Fixa, ou você acumula já diretamente em ações, que é melhor.

    **Você não pode fazer Investimento em Valor todo mês, isso é coisa pontual, demanda garimpo e oportunidade eventual. Já Investimento Gradual sim, pode ser feito religiosamente todo mês…

    ——————-
    Abraços!
    Leitão

  52. 52 Daniel

    Alison,

    Investimento em valor não é como a mídia estimula não,cara. É complexo, minucioso e o pior, é para poucos.

    Não pense que é só ler livros e depois ir fazer investimento em valor. Se livros de “teóricos” funcionassem mesmo, por eles serem muito lidos já perderiam o segredo.

    Logo, melhor dar atenção as palavras sábias do Leitão, pois esse sabe muito bem o que diz.

    Acumule ações de empresas sólidas, e depois, com mais experiencia e conhecimento, vai tentando, aos poucos, fazer investimento em valor.

    Eu pensava assim igual a vc até mesmo pela pouco idade(vc provavelmente deve ser bem jovem, igual a mim)

    Mas aos poucos fui ACEITANDO que, na bolsa e na vida, é mais prudente não forçar a barra. Sei que a parte mais complicada é ACEITAR que vc não vai ser aquele cara da revista que ganhou 10000% de valorização em suas ações.

    É muito difícil ACEITAR que na bolsa somos só mais um. Queremos e tentamos a todo o instante fazer as melhores escolhas e obter os melhores lucros. Mas na bolsa cara, vc é só mais uma pessoa comum. LIMITADO!.

    É claro que existem caras feras como Warren buffet, mas para atingir esse nível leva bastante tempo. A maioria tem é mesmo que se contentar com o investimento gradual. Não é nenhuma vergonha reconhecer isso. Mas é muito difícil ACEITAR.

    Forte abraço!

  53. 53 Li

    Alison, faça um garimpo nos comentários de até uns 2 ou 3 meses atrás que tem algum amigo daqui do nosso bate papo que falou que começou a comprar só empresas boas e baratas, tentando maximizar o “lucro” e depois de um período grande ao comparar a carteira real dele e a teórica, se ele tivesse feito investimento gradual, a carteira dele estaria melhor.
    Nada como a experiência de alguém que aplica de verdade, né?
    *-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-
    Sam este sentimento e entendimento real de que se subir é bom e se cair é bom também demora um pouco para ser assimilado, mas qdo o incorporamos é uma tranquilidade e fios brancos a menos na cabeça! Olho para minha carteira-cisco e me dá uma paz, mesmo olhando seu rendimento mais vermelho que festa da tomatella.

  54. 54 Alison

    Valeu Leitão e Daniel.
    Realmente faz sentido no começo ir pelo caminho mais seguro.
    É que alguns livros realmente colocam as coisas de forma muito bonita e fácil, quando na realidade a coisa é outra.
    Acho que o melhor a fazer agora é controlar a ansiedade, ter disciplina e ir aprendendo aos poucos na prática, mesmo que seja cometendo alguns pequenos erros.. hehe
    Abraços.

  55. 55 Vagner

    Boa noite, Leitão!!!

    Qual é o melhor investimento – letras ou notas do tesouro nacional?

    Um abraço
    Vagner

  56. 56 Leitão

    Oi Vagner!
    Boa noite!

    O Tesouro Direto sempre foi o melhor em matéria de renda fixa. Mas desde que não se use ele para Especulações, com suas quotas… Quem investe em Tesouro deve concentrar sua atenção para as taxas normais dos títulos, e não para sua precificação no mercado aberto. Fica o alerta.

    Escolher entre Pré-fixado ou Pós-fixado vai do gosto. Não tem receita de bolo…. Ou você escolhe uma taxa fixa que lhe atenda, ou você deixa em aberto e aceita o indexador pela inflação. Tem que pesquisar e decidir pessoalmente…

    Lembrando que a Renda Fixa é uma reserva estratégica importante, mas que devemos sempre ter boa alocação em ações também. Somente ações é que vão potencializar as coisas… A renda fixa é muito sonolenta.

    Abraço!
    Leitão

  57. 57 Vagner

    Valeu, Leitão!!

    Mais um grande ensinamento!

    Abraço!!

    Vagner

  58. Bom dia Leitão! Primeiramente gostaria de relatar minha satisfação com a estratégia de ig que venho empregando desde 2011, quando conheci este Blog. Tudo indo muito bem. Agora surgiu uma dúvida, que embora já tenha deduzido a resposta gostaria de saber a mesma de vc. Hoje tenho uma fatia de aproximadamente 7% para cada ação em minha carteira. mas tenho três que estão com 9% devido a diferenças de rentabilidade.Pergunta: O que é melhor, comprar menos no respectivo mês de cada, ou comprar o valor de sempre e vender em um período de alta geral? Grande abraço!!!

  59. 59 Pi

    Fala Leitão!!

    Olha eu aqui de novo nas dúvidas…hehehe.
    Rpz, minha carteira vai completar 1 ano de vida e conforme chegará ao número “cabalístico” projetado de investimento, vou dar pausa nos aportes de PETR e ITSA, adicionando mais 3 ativos para chegar a 15, conforme vc recomendou em outro post.

    A dúvida é a seguinte, acelerar as compras com 3 ativos/mês para carteira ciclar a cada 5 meses, e com essa pausa em 2 ativos, “passar” os outros pra frente nas compras até regularizar? Manter valores fixos nas compras mensais, dividindo por 3 ativos ao invés de 2?

    Abraço,

    Pi

  60. 60 Leitão

    Oi Glauco!
    Boa tarde!

    Que bom que está tendo disciplina e colhendo frutos dela, e que bom saber que o Blog tem ajudado. Valeu!

    De 7 para 9% não chega a ser um desequilíbrio… Está tudo bem… O que não pode é a maioria ter 7 e uma ou outra subir lá para 15 por exemplo, aí quando uma ou o outra ficar muito desequilibrada, basta vender o excesso de gordura, parcelar por X e adicionar isso nas parcelas normais adiante…

    ——————————–
    Oi Pi!
    Vixe! Que texto confuso… Rss… Mas ok…
    Ué, 01 ano é uma carteira jovem, não carece muita mexida… Basta adicionar as novas e mandar bala na sequencia, nem precisa se preocupar muito com o equilíbrio delas… Daqui a uns 4 anos, aí sim, se houver algum desequilíbrio considerável, basta ajustar Gradualmente…

    —————
    Abraços e bom domingo!
    Leitão

  61. 61 Pi

    Valeu, Leitão!

    Ficou confuso mesmo pois não quis escrever novamente explicando sobre os outros posts que vc já me ajudou…desculpe-me! :)

    A minha carteira está desequilibrada pois fiz compras de ITSA e PETR previamente à formação da carteira IG, mas agora apesar do pouco tempo de carteira, já vou regularizar os percentuais em relação aos demais ativos.

    Bom domingo!

    Pi


Participe! Deixe um comentário...

