Sobre Aluguel de Ações

22ago13

Olá, pessoal!

Dando continuidade àquela ideia de pinçar bons conteúdos do “Buteco dos Ex-Alunos”, trago hoje uma mensagem recente, do amigo Raul, sobre o tema “Aluguel de Ações”. Obrigado, Raul!

——————————————

Autor: Raul

Tópico: Aluguel de Ações

Em 18/agosto/2013

“Turma, pelo que pesquisei pela internet o que se ganha com aluguel de ações é realmente um valor muito baixo. Geralmente aluga-se por valores menores que 1% ao ano. Valores como 0,3% ao ano (isso mesmo, ao ano) são bem comuns. Isso seria em torno de 0,025% ao mês.

Acredito que esses valores de alugueis podem aumentar para ações com baixa liquidez e também quando o mercado está em uma tendência de queda. Também pode existir diferença de valores para o estilo de contrato que é firmado.

Existem basicamente 3 tipos de contratos:

1) Que podem ser cancelados a qualquer momento pelo doador, 2) cancelados a qualquer momento pelo tomador e 3) com um prazo fixo.

O valor a ser pago pelo tomador depende do tempo que ele ficar com a ação do doador, assim, será pago proporcionalmente a porcentagem e ao tempo firmados pelo contrato.

Fiquei interessado pelo aluguel de ações, porque a corretora Rico agora tornou possível fazer tal operação pelo Home Broker. Tem tutorial em vídeo e tudo de como fazer a operação como doador e tomador. O tomador deve dar alguma garantia (em dinheiro ou ações) de que realmente devolver as ações do doador.

Ainda não aluguei minhas ações, mas por uns cálculos bem simplistas que fiz, com o que eu tenho, se eu alugar todas as minhas ações, eu consigo pagar pelo menos a taxa de corretagem que gasto em compras mensais ou a taxa de custódia. Se não der pra pagar tudo, pelo menos ajuda.”

—————————————–
Em 20/agosto/2013

“Caros,
Descobri que algumas ações podem ser alugadas por uma porcentagem bem alta! Consegui alugar a BRIN3 por 11% ao ano! Resolvi colocar em oferta aquelas minhas ações que possuíam ofertas de aluguel a taxas maiores. Coloquei 4 delas, mas até agora só consegui alugar a BRIN3… O engraçado é que as demais foram postas para serem alugadas a taxas bem menores, mas mesmo assim ainda não apareceu nenhum tomador para elas.”

——————————————
Em 21/agosto/2013

“A corretora Rico torna disponível, pelo Home Broker, verificar as ofertas de ativos. É parecido com o Book de Oferta de ações, mas só que é para aluguel (portanto, não tem preços, mas taxas de aluguel). Pela Rico, basta entrar no Home Broker, ir em Aluguel e lá é possível enviar uma oferta de aluguel de ativos e também selecioná-los para ser o tomador, para isso é necessário dar mais de 100% de garantia.

Acredito que essas taxas de aluguel estejam sempre variando. Para você ver, ofertei 4 ativos para serem alugados. A BRIN foi a que pus a maior taxa (8,5%, mas acabou ficando por 11% devido às taxas para pagar os órgãos competentes) e até agora foi a única que consegui alugar. Talvez seja porque só ela está em uma queda forte agora ou talvez porque tinha pouca gente alugando ela e foi o jeito o tomador pegar elas de mim.

Se a sua corretora não dá essa mesma facilidade da Rico, você pode conferir a média de taxas utilizadas para aluguel no site da Bovespa. Basta procurar por BTC ou banco de aluguel de ações.

Geralmente as ações são alugadas por taxas abaixo de 1% a.a., mas existem sim várias que podem ser alugadas por valores acima disso. Das 4 que ofertei, todas elas foram ofertadas a valores acima de 1%. Não ofertei as demais, porque vi que a média das ofertas eram abaixo de 1%.

Raul”

———————————————————————-
*Mais informações sobre o assunto no site da Bovespa >

Eu, particularmente, não alugo ações por preguiça mesmo. O retorno não me atrai. Mas cada um pode analisar se vale ou não a pena o esforço inicial. Para quem anima, é uma estratégia válida para remunerar carteiras de longo prazo…

Bem, então fica aí o segundo post da série. Espero que estejam gostando. Se sim, continuarei a trazer mais boas pinçadas…

Abraços e bons investimentos!
Leitão
——————————————

*Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

Como se preparar para a sua Independência Financeira… 

Investimento é como dente da frente…

Quando o assunto é bolsa de valores…

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...


7 Responses to “Sobre Aluguel de Ações”

  1. 1 Li

    \o/ Valeu Leitão! Eu uso a mesma corretora do Raul e por isso fiz a pergunta no chat semanal. Aluguei 4 SBSP3 por 3 dias e nem sei se descontando IR (15%) e taxas, que a Rico já embute na taxa que vc quer, vou receber algo, mas como é muito fácil tenho deixado todas as minhas ações disponíveis para serem alugadas. Como dizia a propaganda daquele banco: Vai que…(eu ganho alguma coisinha)

  2. 2 Leitão

    Oi Li!
    Tá certo! Legal contar aqui para a turma!

    E quem quiser contar suas experiências com aluguéis de ações aqui, fique à vontade!

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 DJ

    Metendo a minha colher no assunto, eu acho vantajoso alugar as ações da carteira de LP. Coloco todas pra alugar ,menos Vale5 e GGBR4 porque faço VC com elas, da uma graninha todo mês, meljor que não ganhar nada, deixando elas paradas . E agora , no HB da Rico é fácil e rapidinho.
    Abraços

  4. 4 Saulo L.

    Dependendo da ação não vale a pena. AMBV por exemplo.

    Abraço a todos

  5. 5 Alvinho

    Olá, pessoal.

    Tenho me interessado muito por aluguel de ações.

    A taxa da ELPL4 (Eletropaulo), por exemplo, está em 16% a.a.

    Se alguém quiser trocar uma ideia, meu face é Alvinho Maestrini.

    Abração!

  6. 6 leo

    uma opção que não entendi no home broker da Rico é o que significa “bloquear zeragem de alavancagem” na parte de alugel de açõesda Rico?
    Sabe se pode alugar no fracionário também?

    Obrigado,

    Léo

  7. 7 Leitão

    Oi Leo!
    Para questões de regras e ferramentas das corretoras é melhor pedir ajuda diretamente para eles. Entre em contato com a Rico e fale sobre sua dúvida, tenho certeza que eles vão lhe orientar melhor…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s