CHAT 19 a 25/ago

19ago13


43 Responses to “CHAT 19 a 25/ago”

  1. 1 Anônimo

    Bom dia Leitao, afinal qual eh o horario do seu chat?

  2. 2 Anônimo

    opa Leitao meu nick da peergunta acima mauudi desc.

  3. 3 Leitão

    Oi Mauudi!
    Bom dia!

    Não tem horário não… Qualquer horário, qualquer dia… O chat fica aberto durante toda a semana para tirar dúvidas em geral…

    Estou sempre passando por aqui para responder os amigos… Precisando de um help é só falar! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 André

    Bom dia Leitão,
    Estou meio decepcionado com os meus papéis e o cenário atual, pois a maioria estão em baixa.
    Porém, quero reverter esse quadro.
    Tive muita desvalorização com a OGX e a PDG.
    Meus papéis estão com o valor médio muito alto.
    Eu não sei o que seria mais interessante: começar a aplicar nessas que estão bem em baixa para diminuir o valor pego médio ou então vender, realizar o prejuízo e investir em ações mais sólidas.
    Por favor, me de uma orientação.

    Obrigado!

  5. 5 Leitão

    Oi André!
    Boa tarde!

    Vixe! Você realmente andou cometendo erros graves, infelizmente.

    OGX e PDG são péssimos papéis, porque são péssimas empresas.

    Saber selecionar boas empresas, lucrativas, bem administradas, é o critério número-1 para quem quer investir em bolsa de valores. Um critério que não é complicado não, mas infelizmente o que tem de gente dando bolada fora com esse assunto… Inclusive muitos caem nesses erros seguindo dicas de corretores, gerentes de bancos, colegas, fóruns de internet, facebook, etc…

    Jamais! Repito: Jamais faça preço-médio com empresas ruins! Não piore ainda mais o erro já cometido.

    Sei que é dolorido, mas no seu caso não tem muito o que fazer. O erro mais grave já foi, não tem como consertar isso. Se fossem empresas de qualidade, não haveria problema, elas oscilam mesmo… Mas empresa ruim vai para o chão e só o vento para dizer quando sobem, se sobem…

    Olha, o melhor agora é dar uma pausa, buscar um pouco mais de informação, se educar melhor para a bolsa, e só depois de melhor preparado voltar a investir em ações.

    Não fuja da bolsa de valores porque errou. Não fique traumatizado com o erro cometido e desista de bolsa. Bolsa de valores é muito bom, é o melhor investimento que existe, mas tem que entender como funciona a coisa…

    Aqui no Blog você vai encontrar muita coisa para lhe ajudar. Tem muito material aqui. Vale a pena ir lendo aos poucos… E para quem chega a pouco tempo eu costumo deixar as dicas abaixo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vou ajudando mais. Apareça sempre aqui no Blog!

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Pedro Paulo

    Daí, Leitão, tudo certo?
    E tua opinião sobre nossa Gerdau? Deu uma decolada ela né?
    Estou com uma dó danada, pq eu poderia ter comprado ela qdo estava 11 mangos, mas preferi seguir a agenda de aportes e no dia 25 vou ter que pagar 16 milhões nela. Por um momento eu pense: “Vou antecipar o aporte e aproveitar a promoção”. Me danei.
    Se bem que qdo a contação estiver 100 reais, isso não terá tanto problema, certo? ehehehe.
    O q vc acha?
    Abraços,
    Pepe

  7. 7 Pedro Paulo

    Erros de digitação:
    **pensei
    **cotação

  8. 8 Leitão

    Oi Pepe!
    Boa tarde!

    A Gerdau já teve seus tempos de bom desempenho. Nos últimos anos vem amargando queda nos lucros e por enquanto está assim, fraca… Não acho legal manter mais aportes enquanto ela não melhorar os lucros…

    A retomada de crescimento tanto dos preços quando dos eventuais dividendos pode demorar ainda… Mas pelo menos a empresa tem porte para conseguir isso, só que pode demorar.

    Abraço!
    Leitão

  9. 9 Luiz Carlos

    Leitão, aproveitando a deixa do setor de siderurgia, entre GGBR4 e CSNA3 qual desses papéis tende a melhor se valorizar ao longo dos anos? Penso em adicionar CSNA3 nas minhas compras regulares. Mas também ainda não descartei a GGBR4… dá uma luz, Leitão

    Abraços e parabéns pelo blog

  10. 10 Leitão

    Oi Luiz!
    Obrigado pelas visitas!

    Olha, o setor delas anda com dificuldades mesmo… Todas estão pedalando… Mas a CSN, na minha opinião bem subjetiva, é melhor. Ela vem enfrentando esse período com uma gestão mais realista e lembrando-se dos acionistas.

    Penso que é bom evitar concentrar aportes nesse setor… Pode até fazer, mas distribuir os aportes em outros setores que estão indo bem melhor no momento. Evite ter, por exemplo, CSN + Guerdau. Uma só já está bom nesse momento…

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 luiz carlos

    Muito obrigado mestre. O importante e sempre ter ideia dos f7ndamentos e da conjuntura…

  12. 12 Li

    Aluguel de ações é uma boa forma de remunerar um pouco mais minha carteira?
    Tenho poucas ações de poucas empresas (carteira em formação, se fosse comparar com a gestação diria que é um óvulo não amadurecido, ainda), porém considero boas empresas e pretendo continuar com elas no mínimo um ano (só troco se daqui 1 ano ao analisar os balanços algo muito grave tenha acontecido).
    Alguém tem vivência com isso?

  13. Olá, Leitão, conheci seu site há alguns dias. Estou gostando muito do conteúdo. Muito didático e objetivo. Parabéns!

    Não faz muito tempo comecei a estudar sobre o mercado acionário. Ainda não decidi se vou me dedicar a ele. Gostaria que você me ajudasse tirando algumas dúvidas.

    Tenho lido muito que elas são um investimento para longo prazo, 20 ou até 30 anos. Como estou com 30 anos, fiquei com a impressão que estou velho para isso, pois quando puder começar a partir um pouco o bolo já serei idoso. Não tem um meio termo aí? Exemplo: plantar as sementes até os 40 anos e depois começar a colher alguns frutos, como os dividendos?

    Ganhar 6% além da inflação ao ano, com uma carteira mesclando 50/50 de Renda Variável e Renda Fixa é plausível?

    Para aprender sobre investimentos de forma geral, tenho impressão que até montar a carteira e formar a base de conhecimentos precisarei de mais tempo, mais depois imagino que será bem tranquilo. Estou certo? Uns três dias meio período por semana seria o suficente?

    Obrigado pela atenção e um abraço!

  14. 14 Leitão

    Oi Li!
    Alugar ações é até válido, mas eu tenho preguiça mesmo. O retorno às vezes não compensa. Mas para quem anima, é só ver se vale a pena…

    ——————————————–
    Oi Scofield!
    Que bom que está gostando do Blog, e pode ficar à vontade. Aqui é minha cozinha mineira onde recebo os amigos!

    Ao buscar se aprofundar no assunto bolsa de valores você vai encontrar muita informação desconexa, errada ou tendenciosa. Muitos descaminhos, e muita gente (corretores, vendedores, etc.) irresponsáveis que só prejudicam… Por isso pode ter a impressão errada de que bolsa é coisa complicada, ou demorada, ou que dá medo… Mas não se deixe abater! Bolsa é sim o melhor investimento que existe, e você pode usá-la da forma correta, construindo bom patrimônio e tendo bons frutos.

    A questão do “longo prazo” parece um mito, algo distante demais. Não é não. Se começar do jeito certo, com disciplina e boa vontade, com poucos anos já estará colhendo bons frutos, e vendo seu patrimônio crescendo. Poupar e coçar é só começar. Depois pega-se o gosto pela coisa. Só que tem que aprender do jeito certo.

    É perfeitamente possível ter desempenho acima da renda fixa e da inflação, superando com tranquilidade todos os demais tipos de investimento, com baixo risco, boa liquidez e sossego total.

    Depois que aprender o jeito certo, vai gastar apenas uns 30 minutos, uma vez por mês, para administrar sua carteira. Fazer as compras e vez ou outra dar uma olhada na qualidade da carteira… Nada que tome tempo…

    O primeiro passo correto é buscar boa orientação. Aqui no Blog você vai encontrar muito conteúdo e, tenho certeza, vai lhe ajudar muito. Costumo deixar essas dicas:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Aqui tem muitos artigos, Chats, etc… Com isso vai ter contato com bons conceitos. (Se ficar cansativo ler na tela do computador e desejar ler impresso, tem meu livro, veja: http://leitaoemacao.com/livro)

    E quando sentir que chegou a hora de se aprofundar, venha para a turma: http://leitaoemacao.com/curso – Meus alunos sempre gostam muito de investir em bolsa depois que aprendem…

    E aos poucos vou ajudando mais… Apareça sempre!

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Li

    AH Leitão eu também tinha preguiça, ainda mais por ser uma carteira tão pequena, mas agora minha corretora deixou fácil no Home Broker que estou pensando em fazer, afinal minhas ações estão lá paradas mesmo, antes ganhar um “troquinho” do que não ganhar nada, né? Apesar de saber que posso ter perdas pequenas em alguns casos, acho que igual aquele negócio de ter conta corrente junto com poupança, enqto vc não usa o $ ele te rende alguma coisinha.

    Scofield uma dica que posso dar é: leia o blog todo, de cabo a rabo, inclusive os comentários, vc já vai desmitificar muita coisa e vai poder diferenciar os embromations de coisas sérias.

  16. 16 Leitão

    :-)

  17. Leitão,

    As ações tem me fascinado porque ao adquiri-las você pode ser sócio de excelentes empresas, não precisando administra-la presencialmente, com todas as responsabilidades que essa ocupação traz. É necessário apenas estudá-las e acompanhá-las.
    Percebi que parte da mídia divulga informações incoerentes com a realidade da bolsa, afastando investidores em potencial. Eu mesmo, antes de ler mais sobre o assunto, imaginava ações como investimento de alto risco, um cassino, onde só ganha quem tem muita sorte, informações privilegiadas, quem tem muito dinheiro, etc.
    Aprendi tb que muitos perdem por investirem sem estar preparados, escolhendo mal suas ações, comprando na alta e vendendo na baixa, etc.

    Comecei a entender melhor a questão da volatilidade. Vi que ações de boas empresas caem mesmo. Mas dentro de anos o gráfico é ascendente. Mt interessante.

    Por que você acha que ações ainda é investimento melhor que imóveis? Imóvel ninguém te toma. Não tenho risco de perder as ações?

    Em caso de falecimento, a família tem direito às ações do investidor?

    Estou estudando um pouco por conta própria, lendo artigo e livros, mas logo logo serei seu aluno tb!

    Obrigado pelas informações e um abraço!

    Li,

    Obrigado pela dica. Já fiz um pouco disso.

    Abraço!

  18. 18 Li

    Scofield, em relação ao falecimento do detentor das ações elas entram no espólio como qualquer outro bem do falecido, requer algumas manobras e pode chatear um pouco, mas um advogado cuida disso muito fácil. é um pedaço de uma empresa que fica de herança, esse pedaço pode ser 90% da padaria da esquina, como pode ser 0,0001% da Banco do Brasil ;)

  19. 19 Leitão

    Oi Scofield!

    Meus parabéns! Seu comentário foi muito bom! Você já está super consciente e à frente da grande maioria… Só de ter essa consciência já está no caminho certo!

    A maioria das pessoas ainda pensa que bolsa é coisa de louco, cassino, jogatina, alto risco, etc… Com isso ficam perdendo tempo e dinheiro em opções péssimas para guardar suas economias…

    Ações de empresas são melhores investimentos do que imóveis pois faz parte do Capital Produtivo. O Capital Produtivo é sempre mais forte do que o Capital Imobilizado…. As empresas crescem, lucros sobre lucro, etc… Já os imóveis ficam lá parados, depreciando ou na melhor das hipóteses valorizando conforme a inflação do local (não se iluda com o boom dos últimos anos)…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/01/25/renda-fixa-capital-imobilizado-capital-produtivo-capital-imaginario-e-geracao-de-valor/

    Ações ninguém te toma também não, e se tiver uma estratégia objetiva e consciente, não há riscos maiores do que qualquer outro tipo de investimento.

    Risco é: Fazer algo que não sabe direito. Qualquer coisa que não sabe fazer direito é arriscado, até mesmo comer sushi com pauzinhos é arriscado se não souber…rsss…

    A Li já comentou bem… Em caso de herança as ações vão para o espólio normalmente…. é muito melhor do que imóveis, pois vender imóvel de herança é uma novela, já desfazer carteira de ações é coisa fácil….

    Em fim, continue lendo aqui o Blog e você vai evoluir muito…

    Grande abraço!
    Leitão

  20. Leitão,

    “Comer sushi com pauzinho é arriscado se não sou souber”. Essa foi boa… rsrs.

    Como lidar com o preconceito ao falar sobre investimento em ações? Outro dia no trabalho fui alvo de críticas toquei nesse assunto. Perguntaram-me: Por que você não compra um lote?

    De início, penso em nem ficar divulgando isso por aí, apenas para familiares mais próximas, como a minha esposa. Afinal, se der algo errado no restaurante japonês, ela precisa ficar saber onde está alocado meu dindim… rsrs.

    Abraços!

  21. 21 Li

    Ah! A ignorância financeira… Isso acontece mesmo, pessoas que não conhecem bolsa ou qualquer outro investimento além da poupança ou do título de capitalização (ECA!) criticam. Eu falo de investimentos somente com meu marido, meu pai, minha mãe me ouve, mas acha que estou jogando e aqui no espaço do Leitão. Muito raramente comento com meus primos/amigos, pois ou olham vc como esbanjador de dinheiro ou como um louco que amanhã terá perdido a casa, o carro e a comida dos gatos. No mais, a quem está aberto eu dou alguns incentivos para irem procurar algo além da indicação do gerente do banco ou do que aquele comentador do rádio falou que está bombando.

    Marido não participa muito das decisões na bolsa, mas sabe que numa determinada pasta no arquivo tem tudo que ele precisa saber caso aconteça qquer coisa comigo, tenho horror de pensar que ele pode ficar perdido tendo de procurar o que eu fazia com nosso $.

    (ai que hoje tô faladora…)

  22. 22 Fausto Mafra

    uahauha tá faladora mesmo Li, mas é ótimos ler seus comentários :)

    Quanto a “falar” de bolsa com os amigos é algo meio delicados mesmos,
    as pessoas acham logo que vc está ostentando, apostando, querendo ser rico num jogada, pura ignorância financeira. Por isso nem tento manter esse tipo de conversa somente quando vejo algum amigo realmente interessado.. Aí indico logo o blog do Leitão e dou algumas dicas pra quem quer iniciar…

  23. 23 InvestBaiano

    Li, eu achava que só eu fazia isso rs
    Deixo tudo organizado em pastas e pelo menos uma vez por ano “atualizo” a esposa sobre tudo. Ela não gosta muito, inclusive diz que estou “atraindo” coisas negativas, talves por ser um pouco superticiosa, mas o que importa é que isso me deixa tranquilo, pq já ví situações em que nada era feito e depois foi a maior dor de cabeça ..

  24. 24 InvestBaiano

    Eu sempre me empolgava na roda de amigos quando o assunto era investimentos, mas isso nem sempre é bom. Temos que ter sensibilidade de saber que imagem estamos passando. Isso é importante mesmo. Passei até por uma situação inusitada a uns dias atrás. Comentei com um conhecido sobre as vantagens do investimento em ações, e uma semana depois, ele que tinha pouca intimidade comigo já estava me pedindo dinheiro emprestado. Detalhe: atualmente tanto o patrimônio quanto a renda dele são maiores que os meus, mas devo ter passado uma imagem de que estou nadando em dinheiro, pela forma confiante que falei sobre o assunto kkkkkkkkkkkkkkk. Por causa dessa e de outras hoje sou mais contido sobre o assunto.

  25. 25 Leitão

    Oi pessoal!
    Hehehehe! Que beleza de depoimentos! Obrigado por relatarem aqui suas experiências! Isso ajuda muito a outros leitores também!

    É desse jeito mesmo que vocês comentaram… As pessoas em geral acham que quem investe em bolsa de valores ou é louco, ou é jogador ganancioso, ou é endinheirado demais…

    Eu mesmo tenho amigos próximos que pensam assim… Por isso evito até de comentar também. Quando alguém, pessoalmente, me aborda falando de bolsa e investimentos eu logo desconverso para não render assunto… E meus vizinhos então, nem comento nada, pensam que sou professor de matemática….

    Nesse ponto é até mais uma vantagem do investimento em bolsa: a discrição! Quando a gente é empresário, especulador imobiliário, fazendeiro (tente esconder uma boiada, por exemplo rss), etc., ficamos com nosso patrimônio em evidência. Já o investimento em bolsa ninguém precisa saber que temos… :-)

    Abraços!
    Leitão

  26. Por outro lado, se não contamos/mostramos o que fazemos com o dinheiro algumas pessoas questionam: “Fulano trabalha, trabalha e não tem nada”. Eu acho isso até natural. É a vida. Mas também para essas não devemos satisfações. Cada um que cuide sua vida.

    Li em algum lugar que essa questão do investimento em ações é uma questão cultural. Nos EUA o investimento no mercado acionário visando a aposentaria é muito maior do que no Brasil. Como o conhecimento amplia nossos horizontes.

  27. Leitão,

    No seu curso você ensina como proceder a filtragem para escolha das empresas?

    São muitas as empresas da bolsa. Já sei de algumas que quero analisar. Mas como encontrar boas oportunidades dentre as centenas de empresas negociadas na bolsa?

    Abraço!

  28. 28 Leitão

    Oi Scofield!

    Pois é, isso é uma questão cultural mesmo. Lá nos EUA é super natural investir em ações, é como uma poupança aqui para a gente. Aqui no Brasil convivemos muitos anos com juros altos, e por isso o brasileiro não aprendeu a investir de forma mais pró-ativa. Mas agora tudo mudou, e o brasileiro vai ter que aprender mesmo…

    Sobre sua pergunta: ensino filtrar boas empresas sim, de forma objetiva. Você vai pegar tanto gosto pelo assunto que quando menos perceber já estará na turma analisando como gente grande… :-)
    (Recebi seu email e já lhe respondi por lá também…)

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Tassio

    Olá Leitão, poderia comentar a HGTX3? Considero uma ótima empresa, com excelentes fundamentos. Seria a hora de comprar?
    Abraços.

  30. 30 Valter

    Bom dia! Sobre ser louco para investir em ações creio que seja verdade, pois meus amigos me chamam assim quando comento…rsrs retruco com “abraços manada”, e eles não entendem e continuo como louco…
    Vi que algumas empresas deixaram ou reduziram o pagamento de dividendos, qual o impacto para o investidor?
    Já que comentaram sobre a cultura de investimento nos EUA, ouvi falar que normalmente o pessoal compra ações de empresas que usam, como o cara que faz compra no Walmart e compra ações do Walmart, seria mais ou menos assim mesmo? No Brasil, ultimamente tenho utilizado muito os postos Ipiranga, seria interessante investir na Ultrapar? Um grande abraço a todos e sempre aprendendo a ser louco e ficar longe dos “normais”.

  31. 31 Li

    Valter, nem sempre uma empresa boa no seu ramo é boa para os acionistas. Claro que esse pode ser um ponto de partida para vc pesquisar as empresas, mas o que vale mesmo, para mim, é a saúde financeira da empresa.

  32. 32 Sam

    Li, mas em alguns casos faz todo o sentido. Por exemplo: Se alguém é cliente da Cemig, e compra regularmente ações dela, um dia chegará num patamar que ela estará te devolvendo o $$ que vc paga na conta mensal de energia, e mais adiante ela praticamente vai estar pagando prá vc usar sua eletricidade ( kkkkkkkk isso sim é coisa de loucou. foge ao entendimento dos normais ).

  33. 33 Li

    Claro Sam! Tanto que eu já comprei algumas SBSP3, água tá muito cara! Porém o que eu quis dizer é que nem sempre a empresa que tem um bom produto/atendimento tem um relacionamento bacana com seus sócios minoritários. Há aquelas empresas que retém os lucros e tb não fazem nada de bom com eles, não expandem, não investem em maquinário, ficam lá, só brincando de Tio Patinhas (acumulando moedinha que não retorna nada)

  34. 34 Daniel

    Leitão,

    O que me diz do índice BDRX ? Encontrei esse índice hj e ele só tem ações americana. Como: coca-cola.

    Continue fazendo esse trabalho espetacular!

    Forte abraço!

  35. 35 Leitão

    Oi Tassio!

    A HGTX3 (Hering) é ótima empresa sim. Cresceu muito nos últimos anos, fruto de uma gestão muito empreendedora e voltada para a geração de valor aos acionistas. Vem mostrando bom desempenho nos lucros já a um bom tempo e seus preços tiveram uma queda bem vinda, ficando mais em conta sim…

    Pode-se olhar para ela com mais atenção sim, vale a pena.

    ———————————-
    Oi Valter!

    As empresas em geral não diminuem o pagamento de dividendos. Elas podem eventualmente enfrentar épocas de lucros menores, e isso é que diminui o dividendo. Mas é normal, boas empresas enfrentam épocas boas e épocas não tão boas…

    Sobre adquirir empresas, o que importa é a qualidade financeira delas, como a Li já comentou bem. Algumas vezes vai coincidir de sermos clientes diretos das empresas, o que é bom pois sentimos na pele seu atendimento, mas não é critério para escolha. Eu tenho Cemig em carteira, é ótima empresa para ser sócio e ótima empresa de energia aqui em casa. Tenho também Bradesco, apesar de não ser cliente deles, e assim vai…

    ———————————
    Oi Daniel!
    Obrigado! Apareça sempre aqui na cozinha….

    Olha, não conhecia o tal índice BDRX. Pelo que ví é esse aqui, né:
    http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=BDRX&Idioma=pt-br

    Não tenho opinião à respeito. Mas como são empresas estrangeiras, acho mais difícil analisar a qualidade das empresas que o compõe…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  36. 36 Daniel

    Leitao,

    Foi no site da bolsa que eu vi. No pregão online. Na parte de índices. Cliquei nele para ver as empresas que o compõem e vi Gigantes.

    Pelo que vi são as maiores empresas dos E.U.A.

    Como uma alternativa diversificação é uma boa?

    Abraço!

  37. 37 Leitão

    Oi Daniel!

    Não basta ser composto por empresas grandes. Tamanho e popularidade não é documento. Desempenho sim, é o que interessa. Tem que dar lucro, dar dividendos, gerar valor aos acionistas.

    Por isso acho mais difícil de analisar, são empresas lá fora. A forma de analisar é a mesma, mas até hoje eu nunca senti necessidade de comprar empresas estrangeiras… Aqui no Brasil já temos boas empresas para boas carteiras diversificadas…

    Mas… para quem tem vontade e condições de ficar analisando ações de empresas americanas, ok…

    Abraço!
    Leitão

  38. Leitão,

    Qual sua opinião sobre os ETF’s?

    Dizem que demanda muito menos tempo e menos trabalho. Que dificilmente conseguimos bater o mercado, etc…

  39. 39 Leitão

    Oi Scofield!

    ETF (fundos de índices) são uma opção fraca, preguiçosa e ruim.

    Comprar índice é mais fácil, mas dentro de um índice tem muitas empresas de má qualidade. É muito melhor, mais fácil, mais seguro e mais rentável montar você mesmo uma carteira de boas empresas.

    E não é difícil bater o índice não, ainda mais o IBOV atual, cheio de empresa lixo dentro dele.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/05/o-indice-ibovespa-esta-velho-e-enferrujado/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/07/10/investir-em-acoes-diretamente-ou-investir-em-fundos/

    Tudo na vida é proporcional. Se você tiver um pouco mais de dedicação e aprender a investir diretamente em ações, terá um retorno igualmente bom. Se ficar com preguiça e investir em índices, fundos, renda fixa, etc, vai ter um retorno igualmente preguiçoso…

    Um abraço!
    Leitão

  40. 40 Scofield

    Oi, Leitão!

    Sim, concordo plenamente com seus comentários, sempre elucidativos, por sinal.

    Felizmente tenho disposição suficiente para estudar e acompanhar os investimentos. Apenas não quero sobrecarregar minha rotina de obrigações. Por isso perguntei sobre os ETF’s.

    Estou pensando sei se tenho “estômago” para suportar o sobe-desce das ações, mesmo sabendo que isso é intrínseco a elas. Sou, por natureza, bastante preocupado. Mas acredito que, com o tempo, vamos aprendendo a lidar naturalmente com as oscilações. Não é mais ou menos por aí?

    Outra dúvida: Eu vi em alguns blogs a divulgação de carteiras. Muitas pessoas tem apresentado pequena rentabilidade nos últimos meses, há também aqueles que estão no vermelho. Sei que muitos fatores podem influenciar nisso, mas o principal pode ser o pequeno período de análise, de menos de um ano, correto?

    Abraço e obrigado pela atenção!

  41. 41 Leitão

    Oi Scofield!
    Bom dia!

    Desculpe a demora, estive fora nesse final de semana…

    Montar uma boa carteira e depois acompanhar não é difícil não, e nem vai lhe causar dores de estômago, fique tranquilo. É só ter a visão correta, os conceitos corretos, que você vai ver que investir bem na bolsa é tranquilo tanto quanto tomar conta de duas tartarugas…

    Sim, carteiras jovens (menos de 5 anos) podem ser mais sensíveis a oscilações e às vezes ficar no vermelho. Carteira de 01 ano então, nem serve como referência… E é aí que muitos fraquejam, pois, por não terem boa base de conceitos corretos, acabam abandonando a disciplina, comportando-se como a manada, de forma mais emocional do que racional.

    Mas se fizer a coisa certa, com disciplina e serenidade, vai ver os frutos crescendo e depois pega-se gosto pela coisa…

    Um abraço!
    Leitão

  42. 42 Vagner

    Boa tarde, Leitão!

    Vc acha que é hora de iniciar aportes na Eternit, apesar da multa de R$ 1 bi, ou acha que devemos esperar e procurar outras empresas (apesar dos fundamentos da Eternit serem muito bons)?
    Abraço!

  43. 43 Leitão

    Oi Vagner!
    Boa tarde!

    O jeito certo de investir não é esse. Não se deve ficar nessa de “é hora de iniciar aportes em XXXX, ou YYYY”…

    Você deve fazer uma seleção de umas 20 excelente empresas, de qualidade mesmo, lucrativas, bem administradas em fim… E a partir daí manter aportes sempre, de forma a manter toda a carteira balanceada, diversificada e equilibrada.

    Assim, não importa se a Eternit está ou não barata no momento. Importa que ela é boa empresa e você é sócio dela seja hoje ou seja nos próximos anos.

    Só assim, mudando sua visão sobre o que é investir, é que vai entrar no caminho certo. Do contrário vai ficar refém de notícias, especulações, inseguranças, dicas de terceiros, etc…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s