CHAT 05 a 11/ago

05ago13


9 Responses to “CHAT 05 a 11/ago”

  1. 1 Alison

    Boa tarde Leitão.
    Em se tratando de IG, no momento de fazer o aporte mensal, é desejável, além de verificar o rebalancemento dos papéis, optar por aquelas que estão mais descontadas no momento?
    Ex. tenho 1k para fazer aporte mensal, o papel X1 está em -10% em relação a alocação desejada e o papel X2 está -3%, porém X2 está mais “descontada” que X1. Em qual papel aportaria o dinheiro?
    Em IG, o alto/baixo de preço de um ação deve influenciar em pequenos ajustes na estratégia para diminuir o preço médio e aumentar o lucro no longo prazo?
    Obrigado desde já pela ajuda.
    Abraços.

  2. 2 Leitão

    Oi Alison!
    Boa tarde!

    Não não… A disciplina de compras em rodízio deve ser feita sequencialmente, sem mudar ordem de compra, independente do preço atual ou se alguma ação está mais barata… O sucesso vem da disciplina rígida de compras, e não da busca por otimizações momentâneas de curto prazo…

    Buscar preços mais baixos é princípio de outra estratégia, o Investimento em Valor. No Investimento Gradual não precisa isso…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Alessandro E. P.

    Leitão!

    Para controle de carteira, dividendos e juros sobre capital próprio entram no mesmo “bolo” de proventos, ou devemos diferenciá-los na contabilização?

    Abraço.

    Alessandro.

  4. 4 Leitão

    Oi Alessandro!

    Dividendos e Juros sobre capital próprio podem ser tratados juntos, na prática são a mesma coisa. A empresa separa assim para poder pagar menos IR com o JCP…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Pi

    Boa tarde Leitão,

    Seguindo as dúvidas de investimentos prévios ao curso feito, gostaria de perguntar sua opinião sobre o que fazer com 2 ativos (ITSA4 e PETR4) comprados antes de montar a carteira de investimento gradual. A ITSA4 está com preço médio de 9,75 na carteira antiga e na nova 9,64. Na PETR4 a situação é preço médio de 26,30 na antiga carteira e, 19,00 na nova.

    A dúvida é : “esqueço” a carteira antiga e olho somente p/nova mantendo aportes constantes nas empresas que selecionei, ou adiciono as ações antigas na carteira nova, e evito fazer novos aportes nas empresas em questão até ter igualado com outras empresas da carteira?

    Obrigado,

    Pi

    PS: sei que esse você não gosta desse tipo de pergunta no Blog e fica melhor no Buteco, mas desejo manter a privacidade.

  6. 6 Leitão

    Oi Pi!
    Boa tarde!

    Tanto Itausa quanto Petrobrás são empresas sólidas, então não há com que se preocupar em relação às compras passadas, feitas antes do curso.

    Se o que você já possuía de petr4 e itausa é muito, então o melhor é não adquirir novas ações de Itausa e Petrobras até que a carteira toda fique equilibrada…

    O ideal é, a partir do curso, criar uma carteira nova em folha. Para isso basta ter duas planilhas em excel. Uma nova e uma geral, que inclua as antigas para seu controle geral. Dessa forma vai saber o desempenho novo e o geral.

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Pi

    Valeu Leitão!

    Vou dar uma freada nas compras de Itausa e Petrobrás p/equilibrar a carteira! Já tenho a carteira nova após o curso (com 12 ativos). Só me falta criar uma planilha geral incluindo esses 2 ativos que tinha comprado.

    Vamos q vamos!!hehehe

    Abc,

    Pi

  8. 8 Leitão

    Oi Pi!
    Beleza!!

    12 ativos é bom, mas nada impede de ter uns 15, 20 ou até mais… É sempre bom diversificar mais, desde que mantenha sempre os aportes equilibrados e possa monitorar a qualidades das empresas ao longo dos anos…

    Uma boa dica é ver as ações comentadas lá na turma, no Buteco… É boa fonte de garimpo, sempre surgem bons comentários sobre novas ações interessantes… http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Pi

    Bom dia Leitão,

    A princípio vou atingir a meta de 100k distribuidos em 12 ativos, equilibrar a carteira comprando um pouco mais dos outros 10 com a grana q seria p/Itausa e Petrobrás. Depois de atingir esse “número cabalístico dos 100k” (hehehehe), já tenho outras empresas em mente (a galera do Buteco é boa mesmo, sempre acompanho os papos e as novas ações com bom potencial de investimento que se discutem lá).

    Valeu pelos ensinamentos!

    Abc,

    Pi


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s