CHAT 30/jul a 04/ago

30jul13


32 Responses to “CHAT 30/jul a 04/ago”

  1. 1 Fausto Mafra

    Grande leitão!! e o jogo do galo Leitão? deu pra assistir de lá?? :)
    Leitão qual o mais importante, para IG, tag along ou liquidez?? Ontem chegou meu dia do rodízio de comprar a CEMIG e fiquei em dúvida ao ver que a CMIG3 tinha liquidez muito menor que a CMIG4….

    Abração!

  2. 2 Terezinha

    Oi Fausto,
    Na prática, pelo menos nos ultimos dois anos, essa diferença na liquidez foi insignificante. Minha experiência com as duas, em termos de liquidez, assim como no DY tem sido igualmente positiva. CEMIG é boa de qualquer forma…
    Abraço

  3. 3 Leitão

    Oi Fausto!
    Hehehe! Deu para assistir não! :-) Fiquei por fora de tudo!

    Olha, a Terezinha comentou bem. A Cemig é tranquila seja com qual papel for… Se estiver em dúvida, pode escolher a ON mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Clari

    Caro Leitão, pelo visto as férias em Aruba foram muito boas.
    Queria saber sua opinião sobre PINE4 e COSAN. Estou pensando em adicioná-las na minha carteira.

    Abração!
    Clari

  5. 5 Leitão

    Oi Clari!
    Foram sim, aquele marzão é um colírio para os olhos de um mineiro… :-)

    Sobre o PINE4, vem mostrando um resultado até razoável, mas não acompanho de perto então fico limitado a dizer sobre ele. Na área de instituições financeiras eu sou meio pé atrás e prefiro os grandes e sólidos bancos… Tem que analisar com calma para poder avaliar…

    Já a Cosan nunca gostei. Foi um tremendo mico no passado. Ela tem um passado de péssima gestão e pisadas na bola com os acionistas. Andou melhorando um pouco, colocando as coisas em ordem, mas ainda não me convenceu não… Precisa mostrar mais desempenho e seriedade com os projetos e principalmente com seus acionistas… E seu preço atual está caro.

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Fabiano

    Olá Leitão,

    Não tive uma boa base de educação financeira, mas ultimamente venho buscando informações para ter liberdade de escolha e capacidade de saber escolher boas formas de investimento. Hoje eu me deparei com uma dúvida na hora de gerenciar os meus investimentos.
    É o seguinte: acredito que as aplicações em investimentos de longo prazo geralmente sejam feitas mensalmente. O problema é como eu vou medir a rentabilidade do meu investimento, já que é algo dinâmico. Por exemplo, se eu fosse aplicar R$ 10000,00 em algo para recuperar daqui a um ano seria um investimento cuja rentabilidade é simples de ser calculada, mas se eu aplico R$ 500,00 todo mês em investimentos variados (RF ou RV dependendo do perfil do mercado e da minha carteira de investimentos), como eu terei controle, depois de 5, 10, 15 anos, e saber dizer com precisão a rentabilidade do que foi investido até agora? Terei que calcular individualmente a rentabilidade de cada investimento feito em cada mês para depois agrupar os valores de alguma forma? Existe algum método para isso? Acho que a maneira que pensei em resolver este problema é válida, porém foi a ideia mais simples e intuitiva que encontrei, portanto, pode ser que hajam maneiras mais eficientes de fazer esse cálculo. O que vc me diz?

    Bom fim de férias!
    Abraço.

  7. 7 Leitão

    Oi Fabiano!

    Não tem dificuldade com isso não… Basta uma simples planilha em Excel para registrar seus aportes e registrar também todas as bonificações que for recebendo…

    Você não vai ficar olhando “rentabilidade”, você vai ficar olhando seu Crescimento Patrimonial.

    Ao longo dos anos você vai perceber o montante de suas economias crescendo e junto com elas as bonificações que receberá, a bola de neve vai crescendo e você vai ver isso calmamente nas suas anotações…

    Ao investir em ações tem que abandonar a visão curta de quem investe em renda fixa, que é ficar olhando juros todo mês… Você vai olhar, repito, o Crescimento do seu Patrimônio.

    Um abraço!
    Leitão

  8. Olá Leitão!

    Estou lendo o livro que recebi através do blog Além da Poupança e estou aprendendo muito com seus artigos e, mais ainda, comentários dos alunos e demais participantes do blog.

    Estou com duas dúvidas:

    Investir em FII, é uma boa opção? Comecei há pouco tempo a investir em ações e me divirto com os dividendos e sei que com FII eu teria uma “diversão” maior, possibilitando um reinvestimento maior mensalmente. Mas fico em dúvida se é um mercado tão volátil quanto o de ações, se a analise fundamentalista também é aplicavel nesses fundos, etc. Enfim: Vale a pena, ou é preferível manter o foco em ações?

    A outra é mais uma opinião: Eletrobrás. O que acha?

  9. 9 Leitão

    Oi Fabio!
    Que bom que está gostando do livro! Ele é uma boa vacina contra erros na bolsa…

    Sobre os FII (Fundos de Investimento Imobiliários):

    Recentemente comentei sobre o tema com o amigo Luiz, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/10/08/chat-08-a-14outubro/#comment-13839

    E também com o Alexandre:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/26/chat-26nov-a-02dez/#comment-14403

    E tem também esse post sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    Sobre a Eletrobrás, não gosto dela não. No setor elétrico temos muitas outras empresas muito melhores, mais bem geridas, lucrativas e com mais repeito a seus acionistas, como Cemig, Coce5, Geti4, etc… Eletrobrás é uma das piores…

    Um abraço!
    Leitão

  10. Valeu, Leitão!

    Lendo os artigos, já percebi que tem uma enorme diferença e que FII não faz parte do meu risco.

    Sobre a Eletrobrás, eu acabei investindo um capital baixo nela, mas baixo mesmo (fracionário), então não estou preocupado. Por enquanto, vou deixar ela e quarentena e analisar melhor os fundamentos (o que não fiz quando comprei, diga-se de passagem).

  11. 11 Hagar

    Olá Leitão!
    Depois do seu curso comecei a montar a carteira pra IG e então analisar
    os balanços das empresas. Agora quero me aprofundar um pouco mais no
    estudo dos relatórios e balanços. Faço o IG com as bases que
    aprendi no curso e estou bem tranquilo quanto a isso… Só gostaria de
    aprender mais sobre a análise de empresas e por isso venho aqui no chat
    ver se alguém conhece um bom livro sobre o assunto!
    Andei pesquisando e os sites tem falado bem desse livro aqui:
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4057826
    Alguém conhece? Será que é bom mesmo?

    Muito obrigado!

  12. 12 Hagar

    Fabiano,

    dá uma olhada no sistema de cotas para cálculo de rentabilidade… Pode ser que seja o que você procura!

    http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/calculando-de-forma-correta-seus.html

  13. 13 Fabiano

    Ok Leitão. Acho que pra fechar, só eu fazendo na prática mesmo. rsrs
    Enquanto o curso não começa, vou absorvendo o que tiver por aqui.
    Abraço!

  14. 14 Leitão

    Oi Hagar!
    Que bom que está indo bem!

    Aprofundar em análise de empresas é uma questão opcional. Você pode investir bem aprofundando ou não. Quem gosta, é legal. Quem não gosta, tudo bem também.

    Penso que você vai aprender mais sobre análises de empresas apenas participando mais do fórum dos ex-alunos, lendo os posts… Uma boa dica é ler com frequencia o “Folhetim”… Vem um resumo com tudo de bom, semanalmente e mensalmente… Os posts do amigo Luiz_Alvim são ótimos, tem também posts do Humberto e vários outros amigos, muito dedicados, por lá…

    http://leitaoemacao.com/buteco

    Sobre o tal livro que comentou, não li. A literatura nacional é bem fraca nesse tema, geralmente com livros de linguagem hora difícil, hora superficial, hora os dois… A literatura americana é melhor nesse caso.

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 cybersix20

    Oi Hagar,
    antes de comprar o livro, dê uma olhadinha no blog do damodaran: http://aswathdamodaran.blogspot.com.br/
    Ele é um professor de finanças. Estou lendo Security Analysis do Benjamin Graham. É um livro antigo, mas muito bom.
    A maior dificuldade de avaliar valor de uma empresa, na minha visão, é que matemática é só uma parte… e nem é uma parte muito grande. Hoje, quando vivemos no maravilhoso mundo das planilhas, é muito mais fácil fazer alguma besteira na hora de tomar uma decisão.
    Só para ilustrar, recentemente tive a oportunidade de ouvir um especialista em empreendedorismo explicar fórmulas para calcular a viabilidade financeira dos negócios. Os cálculos eram muito legais, dava para projetar ganhos, descobrir o ponto de equilíbrio, projetar vendas mínimas para cobrir custos de projeto… enfim… era uma festa numérica.
    No final da explicação eu propus uma questão simples, mas muito prática que envolvia decidir a quantidade de equipamentos a serem instalados num estabelecimento comercial novo. Listei todos os dados de custos, demanda projetada, etc. A resposta do especialista foi a última que eu esperaria: ele simplesmente alterou a projeção da demanda e apresentou os cálculos para esta opção, dizendo que eram os mais vantajosos.
    Veja, é óbvio que se um negócio tiver certeza de conseguir uma demanda maior, pode sair instalando o equipamento que quiser… mas e se a demanda não atingir aquele patamar?
    O problema prático, na vida real, é difícil porque justamente não é só sair achando o número mais favorável se tudo sair belezinha do jeito que a gente gostaria… mas sim, achar um número que aguente o tranco mesmo que as condições se desviem daquilo que seria o ideal.
    Valuation é esse mesmo problema. O ideal era ter uma máquina do tempo… mas já que não tem… daí o ideal era ser primo do ministro e saber o que vai acontecer no mês que vem em termos de intervenção governamental… mas se a gente não for primo do ministro também… daí o ideal seria ganhar na loteria bem no final da maior crise econômica do planeta… mas e se a gente não tem essa sorte? e se todas as empresas realmente boas estiverem num preço normal, na melhor das hipóteses? Daí o jeito é fazer IG mesmo… ou investir em produção… abrir um negócio… uma franquia… fazer bolo pra fora (rsrs)e tratar de fazer valuation próprio.. investir em si mesmo.
    Dá uma olhadinha nos livros do Benjamin Graham… acho que você vai gostar.
    abraço
    Pietra

  16. 16 Leitão

    Ótimo comentário, Pietra! Obrigado!

    E ótima dica de livro também. Graham é um bom e velho mestre, um professor antes de tudo, preocupado de verdade com seus leitores…

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Hagar

    Leitão:
    Já vi mesmo que a literatura nacional não é boa. Por isso procurei um autor estrangeiro e nas minhas buscas vi que falavam bem do Damodaran.
    Já vi os posts do pessoal lá no boteco. Realmente são muito bons! Também vou dar mais atenção ao folhetim! Obrigado pelas dicas!

    Pietra:
    Muito obrigado mesmo pelos seus comentários! Ajudou bastante e, se não for muito abuso, quem sabe você possa me ajudar ainda mais! :)

    Estou começando a me interessar pelos relatórios e balanços porque é uma forma de conhecer melhor a empresa da qual pretendemos ser sócios. Entendo quando você diz que estimar o crescimento da empresa é complicado e, por mais que existam fórmulas, elas se baseiam em uma estimativa que pode ou não ser certeira e que, independente disso, não dizem se uma empresa tem qualidade ou não. Estou começando a
    procurar sobre Valuation porque é um tema que não entendo quase nada e deve ser muito útil pra quem um dia quer começar a fazer Investimento em Valor. Além disso, uma aplicação mais imediata pra mim seria na comparação das empresas que faço IG (eu acho!). Por exemplo, quando estava montando a carteira de IG, vi duas empresas muito boas do mesmo setor mas tive que escolher apenas uma porque não queria concentrar muito em um setor e também porque não teria $ pra comprar as duas. Na época o que fiz foi pesquisar no setor de RI da empresa, fatos relevantes, etc. Mas será que uma análise de balanço mais detalhada não seria melhor
    para essa comparação?
    Sei lá… Também fico pensando em que posso estudar mais, ler mais livros e acabar chegando à conclusão de que todo esse “malabarismo” se resume ao que aprendemos no curso do Leitão! :)

    Alguém aí já foi pelo mesmo caminho e pode dar um palpite valioso! hehehe.

    Muito obrigado a todos!

  18. 18 Daniel

    Leitão, boa tarde. E o curto de investimento em valor (IV) ainda tem planejamento de implementar ? Abraços..

  19. 19 Leitão

    Oi Daniel!
    Boa tarde!

    O projeto está quase pronto, mas tive que dar um tempo com ele para dedicar a outras coisas… Tem horas que eu queria ser uns 03 para fazer tudo que quero… :-)

    O que está faltando é a alimentação de dados a partir da bovespa, e isso é uma novela.

    Estou chateado pois prometi para a turma lançá-lo ano passado, e atrasei tudo. Por isso nem estou definindo novas datas para não fazer na correria…

    Um abraço!
    Leitão

  20. Oi Hagar,
    Eu gosto muito de ler os relatórios e balanços. E o verbo é esse mesmo: gostar. Não é um sacrifício… é uma diversão. Veja, tudo o que a empresa faz termina em alguma planilha ( ou pelo menos deveria terminar). O resumão de todas as planilhas é o balanço. E o balanço é que nem o boletim escolar… ela tem que mostrar. Daí vem o relatório… o relatório é a explicação que a empresa dá para aquele balanço…. mais ou menos que nem criança explicando pros pais porque é que tirou 5,5 de história quando tirou 9,5 e 10 em todas as outras matérias.
    O importante na questão de avaliar valor de uma empresa é principalmente a sua postura. Se você se imagina um consumidor de papéis… não tem número no mundo que vai te resolver a questão de valuation, mas se você se imaginar um magnata milionário que está indo lá dar dinheiro para o cunhado que está querendo abrir uma borracharia, por exemplo, daí você vai ter mais chance de acertar.
    Lembra das empresas do Eike? O que era aquilo? Um monte de falatório e pouca coisas pra mostrar. Imagina o cara vir te vender um monte de números de rifa com a promessa de que o prêmio vai ser espetacular. Daí você pergunta: “Tá, tudo bem, qual é o prêmio?” E o cara responde: “olha, veja bem… a gente não sabe muito bem ainda, porque o container ainda não chegou no porto de Santos… mas cara… está vindo dentro de um container gigantesco… já imaginou o tamanho que vai ser esse prêmio? Que tal comprar mais um número hein, hein?” Isso era o Eike querendo vender aquela “empresa” dele.
    Então, a sua decisão de ir ler as informações no RI da empresa é ótima. Ali é onde a empresa está fazendo o melhor que pode pra te convencer que é uma boa colocar dinheiro nela. Se aquilo já não estiver muito legal… imagina o restante…
    O Damodaran tem realmente muito conhecimento e é um cara bem inteligente. Não li os livros dele, conheço o trabalho dele pelo site e pelo blog que ele escreve. Não quero nunca desencorajar ninguém de estudar…até porque seria ótimo você ler o livro e depois postar aqui no blog as suas impressões. Se o livro for bom mesmo, você pode acreditar que eu também vou ler.
    : )
    Só te dei a dica no post anterior de conhecer o site dele, porque é importante lembrar que ele é professor de finanças… e durante a leitura ter isso em mente. O risco de um professor de finanças é se apaixonar pelos cálculos matemáticos e sobrevalorizar a sua relevância frente a outros fatores. Números, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são a expressão da verdade absoluta, são uma mera anotação de grandezas… ( do mesmo jeito que notas musicais são uma mera anotação de sons numa escala)… se a anotação não for precisa, ou se a relação for mal interpretada… vai tudo por água abaixo… é uma coisa muito frágil.
    Já, por outro lado, ler um relatório e ver uma empresa explicar porque é que afundou 1mi em equipamentos e depois a produtividade caiu… é bem mais sólido… pra não dizer divertido. E aqui vai uma dica… se uma empresa está constantemente culpando as circunstâncias pelo seu mau desempenho, esquece… o que uma empresa boa faz é mostrar no relatório o que ela fez para aproveitar as boas circunstâncias e diminuir o impacto das más circunstâncias. Você não quer ler isso: “a intervenção do governo diminuiu nossa margem, por isso o lucro caiu neste trimestre. Entramos com uma ação para derrubar a intervenção e esperamos que essa situação seja revertida o mais breve possível.” Você quer ler isso: “a intervenção do governo diminuiu nossa margem, por isso o lucro caiu neste trimestre, mas estamos reestruturando nossa cadeia de suprimentos e esperamos com isso diminuir os custos de importação em 15% o que nos trará de volta a margem nos patamares anteriores a partir de março do ano seguinte.”
    Um grande abraço
    Pietra
    P.S. Leitão… desculpa minhas mensagens imensas o seu Blog.

  21. 21 Leitão

    Oi Pietra!
    Hehehe… Não há problema… Fique à vontade!

    Obrigado pelos comentários!

    Pois é… Gestores honestos são simples e realistas, sem embromações. Se a empresa está com problemas, devem relatar isso friamente, sem ficar se desculpando, como você bem disse…

    Gostei das suas frases:

    – “O importante na questão de avaliar valor de uma empresa é principalmente a sua postura. Se você se imagina um consumidor de papéis… não tem número no mundo que vai te resolver a questão de valuation, mas se você se imaginar um magnata milionário que está indo lá dar dinheiro para o cunhado que está querendo abrir uma borracharia, por exemplo, daí você vai ter mais chance de acertar.”

    – “E aqui vai uma dica… se uma empresa está constantemente culpando as circunstâncias pelo seu mau desempenho, esquece… o que uma empresa boa faz é mostrar no relatório o que ela fez para aproveitar as boas circunstâncias e diminuir o impacto das más circunstâncias.”

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Daniel

    Leitão,

    Como está a análise gráfica da BBAS3 no curto prazo?

    Forte Abraço!

  23. 23 Hagar

    Muito obrigado novamente Pietra!
    Gostei bastante do seus comentários!
    E só para constar, minha postura não é de comerciante de papel, não! :) Antes de fazer o curso eu até imaginava que minha postura seria essa, mas depois de aprender IG com o Leitão gosto cada vez mais de investimentos!
    Acho que vou acabar comprando o livro e depois de ler coloco minhas impressões aqui.

    Muito obrigado mesmo!

  24. 24 Leitão

    Oi Daniel!
    No curto prazo, tendência de alta…
    Mas vou acompanhar e assim que ficar melhor a posto aqui no Blog…

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Daniel

    Valeu! :-)

  26. O que voces acham da NATU3 ?Eu acredito que ela esteja num ponto bom de entrada. Os precos cairam mas a qualidade da empresa nao. Otima mistura para investimento em valor. O que voces pensam sobre isso?

    Abracos

  27. 27 Leitão

    Oi Tiago!
    A Natura é boa e lucrativa sim, mas uma queda maior será bem vinda. Não confunda queda de preço com oportunidade para investir em Valor… Investimento em Valor demanda mais coisas….

    A última leitura com ela continua válida…
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/06/27/natu3-grafico-26-06-2013/

    Abraço!
    Leitão

  28. Um fator muito importante ao se realizar o IG deve-se ao fato de o DY aumentar ao baixarmos o precio medio das acoes em nossa carteira.
    Acho que se comenta pouco nos blogs sobre este assunto.

    Exemplo:

    Hoje – Weg a R$ 28 e pagando R$ 0,67 por acao (DY de 2,4%).
    Se o PM for de R$ 14, o DY sera de 4,79%.
    Se o PM for 7, DY de 9,57%.
    Com PM de 3, DY de 22,33%
    E com PM de 1, DY de 67%.

    Isto me anima bastante em investir na bolsa em boas empresas e a longo prazo.
    Abraco a todos.

  29. 29 Leitão

    Oi Marcos!

    Ótimo comentário! É isso mesmo! E é ainda melhor, pois a tendência é que a empresa fature sempre mais, aumente seu pagamento de dividendos, e enquanto isso a tendência é que seu preço médio fique sempre mais favorável.

    Ou seja, quanto mais se mantém a disciplina e vai se passando o tempo, mais forte a coisa vai ficando… Bola de neve morro abaixo!

    Por isso bolsa é o melhor investimento que existe! E quem fica com medo de aprender perde tempo e dinheiro com as fraquíssimas alternativas como renda fixa, fundos, etc…

    Abraço!
    Leitão

  30. Afff Leitão, vou imprimir isso pra mostrar pra minha mãe!
    Sei que estou pedindo demais para uma senhora de 82 anos, mas todas as vezes que nos encontramos ela chora as pitangas. (sou eu que invisto pra ela).
    O pior de tudo isso é que com esse boom imobiliário e por ela ser investidora em imoveis, fico sempre sem razão quando comparamos os resultados.
    Tenho sofrido uma pressão enorme, muitas vezes já pensei em desistir, mas sei que estou fazendo a coisa certa e vou aguentar firme!

    Um abraço!

  31. 31 Leitão

    Oi Mônica!

    Pois é, é difícil convencer as pessoas de que bolsa é coisa boa justamente quando não está em fase de alta…

    Mas argumente com ela então outros bons conceitos gerais de investimento, como a diversificação de aplicações, a boa e equilibrada variação de recursos, o controle de risco em cada modalidade, etc…

    O negócio é tirar o melhor de cada tipo de investimento…

    Um abraço!
    Leitão

  32. 32 Tiago

    Monica,

    quem tem que ficar preocupado se deve desistir ou nao, sao aqueles que entram em furadas de golpe de MMN e piramides financeiras. Mercado de acoes, por mais alto risco que seja, possui lastro que sao as proprias empresas. O unico risco que vc tem que temer, eh o risco natural da volatilidade do mundo financeiro. O resto eh fricote.

    Com relacao a sua mae, entenda o lado dela, quando alguem possui muito mais passado do que futuro, investimento de longo prazo ja nao eh mais tao aconselhavel. Entretanto, eu acredito que investimento no Mercado imobiliario ta uma bolha soh e logo logo a bolha estoura. Portanto sua mae faz bem em diversificar com acoes. Pois isso vai segurar um pouco o tranco imobiliario, quando ele vier.

    Como o Leitao falou, o argumento da diversificacao eh o melhor para voce acalmar os anseios de sua mae,

    abracos


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s