CHAT 08 a 14/jul

08jul13


39 Responses to “CHAT 08 a 14/jul”

  1. 1 Marcio

    Obrigado pela dica, jxsjunior.
    Abs.

  2. 2 josé neto

    Diga Leitão

    Invisto em ações desde 2007 e ja possuo uma carteira respeitável de boas ações para formação de patrimônio/aposentadoria e outras que utilizo para trades / especulação, convertendo o lucro da especulação em mais ações para patrimônio. Gostaria de saber sua opinião sobre o incremento da rentabilidade de uma carteira para LP com aluguel das açoes e lançamento de opções cobertas e se vale a pena proteger essa carteira nos momentos de queda do mercado com um hedge no mercado de futuros. Aluguel já faço, as outras possibilidades estou avaliando.

    abraços

  3. 3 Leitão

    Oi José Neto!
    Bom dia!

    Pelo que comentou você está indo muio bem e me deu impressão que está separando bem as operações Especulativas das operações de Investimento. Isso é ótimo!

    Operações de aluguel e venda coberta de opções são válidas sim, quando se tem uma carteira de longo prazo e quer buscar alguma atividade extra com ela. Vai do gosto mesmo. Você tem que avaliar se o esforço está compensando, pois nem sempre a renda extra compensa.

    Sobre fazer Hedge, não gosto não. Foge do conceito de Investimento e já começa a transformar sua carteira em uma grande especulação. Fases de alta e baixa são comuns em bolsa de valores, e a proteção de carteiras de investimentos fazemos principalmente com uma boa diversificação e olhar atento à qualidade das empresas, e não com ferramentas de especulação.

    Você parece ser uma pessoa esforçada e estudiosa, ok. Mas no que se refere a investimento, a busca por formas mirabolantes nem sempre é o melhor caminho. Em investimento, a busca pela simplicidade costuma ser o melhor caminho. Muito esforço não é sinônimo de muita rentabilidade. Muita disciplina sim, traz bons resultados.

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Gabriel

    Boa tarde Leitão,

    Acompanho o blog a tempos e um dia destes revisitando seu último post sobre o IBOV Histórico, resolvi reporduzi-lo em minha plataforma gráfica. Observei que o gráfico já ultrapassou a linha de baixa. O que isto podemos concluir disto?

  5. 5 Leitão

    Oi Gabriel!
    Boa tarde!

    Realmente, você fez uma boa observação. Os preços estão abaixo da linha principal de alta.

    Isso mostra a tendência de baixa do Ibov, acentuada. Mas é reflexo também da má qualidade do índice ultimamente, que já até comentei antes:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/05/o-indice-ibovespa-esta-velho-e-enferrujado/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/16/ibov-vs-i-dividendos/

    Significa que o índice principal está baixo, empresas estão ficando baratas e podem ficar ainda mais…

    Mas ultimamente estou considerando bem mais o IDIV do que o IBOV, por causa dos motivos que citei nos links acima…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Anônimo

    Boa tarde, Leitão!

    Estou procurando um comentário que você fez há algum tempo sobre independência financeira que um leitor colocou uma dúvida sobre uma carteira inicial de 100k e fazendo aportes graduais de 4k…e perguntava em quanto tempo poderia chegar a uma quantia X (hum milhão talvez)…você saberia me dizer como acho? Tem algum ferramenta de busca nos posts antigos?

    Valeu!

  7. 7 Leitão

    Oi Zé!
    Boa tarde!

    Vixe! Aqui no Blog tem tanto conteúdo que fica difícil achar esse comentário em especial… Lembro de vários sobre o mesmo tema…

    Procurei e encontrei dezenas, não sei qual seria o comentário em especial que você comentou…. Por exemplo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/12/04/chat-04-a-09dezembro/#comment-14507

    Talvez esteja em algum Chat:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/chat/

    Em algum artigo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/melhores-artigos/

    Ou algum específico sobre independência financeira:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/category/filosofando/independencia-financeira/

    De qualquer forma, conteúdo legal é que não falta…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Luigi

    Leitão, você conhece o método de aportes TSDB do site Bastter? Gostaria de saber sua opinião sobre a eficácia se comparado com o rodízio de aportes.
    Abraço!

  9. 9 Leitão

    Oi Luigi!

    Conheço a maioria dos “especialistas” por aí… E sempre evito comentar sobre terceiros para não gerar polêmica. ..

    Explique, por favor, do que se trata com mais detalhes que talvez eu possa opinar sobre…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Daniel

    Luigi,

    Se me permite, deixe eu lhe pedir uma coisa: Não traga esses “especialistas” para cá não. Por favor!

    O bastter tem um fórum bacana, fundamentalista e tal. Mas ele é o típico sujeito “dono da verdade. E quem quiser que pense o contrário. Quem quiser que questione as “verdades absolutas” dele. Ele dirá: ISSO É PENSAMENTO DE MANADA, VC TÁ ILUDIDO.

    Quer uma prova disso? Vá no fórum dele e procure no post da ELETROBRAS. Lá vc encontrará um sujeito chamado ALCANTARAH que externou uma opinião contrária aos ensinamentos dele, e o Bastter acabou bloqueando o LOGIN deste rapaz. Sem contar as vezes em que esse rapaz mandou mensagens e ele imediatamente excluía.

    Sei de tudo isso porque esse rapaz sou eu.

    Já o leitão? Sujeito humilde, conhecedor e educado. Ensina de maneira simples. Além do mais, o leitão é transparente. E investidor de verdade.
    Leitão não é nenhum teórico, ele investe de verdade.

    Abraço!
    Daniel!

  11. 11 Leitão

    Oi Daniel!
    Puxa! Obrigado! :-)

  12. 12 cristiane

    Wow!!! Daniel, ainda to arrepiada. Palavras sinceras.

  13. 13 Li

    Daniel obrigada por confirmar o que eu já vinha percebendo. Minha corretora me dá acesso a este site e todas as suas funcionalidades (acho), mas toda vez que entro lá para ver algo sinto um clima meio grosseiro e acabo apenas usando os gráficos e tabelas das empresas e saio.
    Ajudando o Luigi e tb pq esta me é uma dúvida, pelo que eu entendi deste TSDB (Trade System do Bem) é um sistema em que vc coloca as ações desejadas e os % que cada uma deve representar em sua carteira. De acordo com o valor atualizado ele lhe informa qual deve comprar. Exemplo: determinei que quero ter 10% em balas Juquinha (BJQ3). Se só tenho 5% ele calcula e manda eu comprar o que falta. Se mês que vem as ações tiverem caído mais ele vai eu mandar eu comprar mais BJQ3. Ele tb bate sempre na tecla de que é preciso ver os fundamentos da empresa, mas ainda acho isso meio falho, pois por este sistema posso passar anos sem comprar uma determinada empresa e talvez perdendo algumas oportunidades.

  14. 14 Luigi

    Pois é, Leitão e Daniel.
    Trago essa discussão para cá justamente por ser um espaço mais livre ao debate e a troca de informação sobre esse assunto que tanto nos interessa. Sou totalmente avesso a ideias fechadas, pensamentos definitivos e respostas prontas.

    Creio que os dois métodos são vencedores no LP pelo simples fato de pouparmos e investirmos com disciplina, mas tenho uma tendência maior a concordar com o rodízio e explico o pq. No outro método você determina os ativos e a % de cada que pretende ter em sua carteira, no dia do aporte você vê o que está para trás (menor percentual perto do que determinou) e faz seu aporte nele ou neles se repartir o aporte. Ao meu ver o problema se dá pois o percentual é calculado com a cotação do dia, fazendo com que essa proporção se altere conforme a volatilidade do mercado e com isso podemos fazer muitos aportes em ativos que se desvalorizam em detrimento dos que estão se valorizando.

    Já no rodízio, verdadeiramente não temos a influência do preço, temos uma ordem pré definida e podemos também definir o peso dos aportes em cada ativo. Única coisa que fico em dúvida e que no LP se fizermos o cálculo do patrimônio conforme a cotação do dia, teremos certos ativos com grande peso na carteira. Isso seria um problema? Ou devemos pensar no valor que aportamos ao invés do valor momentâneo da carteira?

    O objetivo não é confrontar métodos, e sim ouvir a opinião de outros investidores sobre os prós e contras.

    Abraço!

  15. 15 Leitão

    Oi pessoal!
    Obrigado pelos comentários!

    Pois é, Luigi. Muitos métodos são publicados por aí na internet, mas sinceramente a maioria é por gente que ou só teoriza e não investe de verdade, ou gente que começou a investir outro dia mesmo, ou gente que só quer gerar audiência para vender produtos e serviços…

    Meu pai costumava dizer que “na prática a teoria é outra”. E é a verdade. Alguns métodos teóricos são até bem elaborados e convincentes, mas ao longo da carreira de investidor é que a porca torce o rabo.

    Um método em que define aportes à medida que as ações caem, sem manter rodízio, acaba por super-alocando em determinadas ações e sub-alocando em outras. Isso gera desequilíbrio ao longo dos anos, e aumenta o risco da carteira, visto que algumas empresas podem cair justamente por problemas financeiros e de gestão mesmo, e não somente por oscilação.

    Bem, o assunto é longo…

    Sobre sua última pergunta, não há uma regra fixa para medir o equilíbrio da carteira. Usa-se o bom senso… Você pode usar as cotações atuais e ver como anda o equilíbrio e ver também os aportes que fez. Como eu gosto de manter rodízio entre as ações, elas ficam mais ou menos equilibradas sempre. Em caso de ações que estão muito baixas por quedas, não se faz nada, apenas mantém o rodízio (obs.: sempre de olho na manutenção da qualidade dos indicadores financeiros)… Em caso de ações muito altas, que se valorizaram demais, cabe um re-balanceamento, vendendo a gordura extra e distribuindo gradualmente nas demais. Ou seja, a manutenção da carteira é feita eventualmente (uma vez por ano em média), quando necessário, e somente em ações gordas, que já estão bem no azul…

    Bem, o assunto é longo aqui também…

    Mas em fim, espero ter dado uma pincelada no tema…

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Luigi

    Muito bom! Realmente a torca de ideias ficaria muito extensa por aqui, mas tenho interesse em estar na próxima turma para me aprofundar no entendimento do rodízio, você pode enviar as infos pro meu e-mail?

    Abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi Luigi!
    Disponha!
    Sobre a turma, acabei de lhe enviar um e-mail…

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Caio

    Pessoal, conheço o Leitao e o Bastter a um bom tempo e posso dizer que os dois são otimos e ajudam muita gente com seus conceitos, que no fundo sao bem parecidos, focando em poupar, investir em ativos de qualidade, reinvestir, cortar custos e formar patrimonio.

    Cada um tem um jeito de se expressar é claro, o Bastter é mais direto as vezes e menos flexivel, mas o Leitao as vezes tambem precisa ser bem sincero, dizendo que a pessoa esta no caminho errado e vai afundar se ficar com ideias de manada.

    Sobre o metodo de compras, os dois sao eficientes. No TSDB o cara nao vai ficar só comprando uma acao porque só cai, a partir do momento que ele a comprou a % sobe e outras entram na fila pra compra. Nos dois metodos tambem existe o estudo permanente da empresa pra tirar do time(ou quarentena) quando perde qualidade. O importante sao os principios que estao por tras, que sao : diversificacao, qualidade, diluicao do dinheiro no tempo, reinvestir, estudar a empresa, etc…

    Concordo que la as vezes o dialogo é meio complicado porque sao mais radicais, porem a qualidade é excelente como aqui tambem.

    Ja vi aqui o Leitao dizendo que o Bastter é gente boa, e vc tambem é nota 10 Leitao, só tenho a agradecer !!!!

    Obrigado.

  19. 19 Leitão

    Oi Caio!
    Obrigado!

    Pois é, o importante é tentar tirar o melhor de cada um…

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 DJ

    Lendo os comentários acima, posso dizer que uso os dois (Bastter e leitão) e aprendo muito com os dois, basta saber filtrar. Acho as informações sobre empresas do Bastter melhores que do site fundamentus, mas uso este também.
    Uma dica sobre investimento gradual. Eu coloco minhas ações numa planilha, determino quanto cada grupo deve ter (Ex Vale 30% , Blue ships 10% cada e as demais 5% cada do meu capital aplicado) cooco em um gráfico usando os valores pagos e as que estão para tras vou comprando, não importa a cotação, e sim o preço pago quando comprei, então mantenho sempre o balanceamento.
    Vale tem mais peso porque faço Venda coberta,
    Espero ter ajudado.
    Abraço leitão. Alias aproveitando o que vc acha da TOTS3? to de olho nela
    Valeu

  21. 21 Leitão

    Oi DJ!
    Valeu!

    Sobre a TOTS3, está com desempenho excelente, lucros fantásticos, gestão equilibrada, bom crescimento… Em fim, vale a pena olhar para ela com mais atenção sim, está muito bem no mercado!

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Nil

    Olá Leitão

    Estou com uma dúvida…
    Não estou conseguindo navegar lá no Buteco, pois cada click dura uma eternidade pra processar. Não tenho certeza se o problema é no meu computador, na minha conexão ou foi algo que está estranho no Buteco mesmo. O que posso dizer é que tenho navegado normalmente nos outros sites, inclusive aqui.
    Inclusive estou postando esta dúvida aqui, porque lá não consegui. também não consegui perguntar aos meus colegas se eles estão tendo a mesma dificuldade que eu.
    Poderia, por gentileza, verificar se tem algo errado? Se não tiver, pelo menos eu elimino essa possibilidade e investigo mais a fundo aqui do meu lado.
    Desde já agradeço.
    Muito obrigado

    Nil

  23. 23 Leitão

    Oi Nil!

    Ontem estive visitando o Buteco o tempo todo e estava tudo ok. Hoje, fiz novo acesso e testes, e está tudo ok também.

    Talvez tenha sido alguma instabilidade temporária em sua internet ou mesmo o link com o servidor de São Paulo…. Às vezes uma região do Brasil fica com link lento com São Paulo (onde o site está hospedado). Mas é coisa rápida e passageira…

    http://leitaoemacao.com/buteco

    Qualquer problema técnico pode me enviar um e-mail direto: leitao@leitaoemacao.com

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Daniel

    Olha o Galo ai gente! rsrs

    No susto hein Leitão?

    Abraço!
    Daniel

  25. 25 Leitão

    Pois é! Deu calor! Mas estamos lá ! :-)

  26. 26 Anônimo

    Leitão,
    Comecei a aplicação do seu curso no investimento gradual. Mas como todo iniciante e cheio de dúvidas, pergunto: Comprar as ações por lotes ou comprar as fraçoes… Há alguma vantagem ou desvantagens numa ou noutra opção. Vi alguma coisa que vc escreveu há algum tempo sobre isso, só que no campo da especulação

    vlw
    C. César

  27. 27 Leitão

    Oi César!

    Para Investimento vamos comprar, na maioria dos casos, no fracionado mesmo. Lotes inteiros são caros e como vamos investir pouco e gradualmente, compramos no fracionado sem problema algum…

    Já para Especulação é melhor usar lotes fechados, são mais práticos e líquidos, e envolvem um valor melhor para trades…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Nil

    Grande Leitão

    Valeu! Muito Obrigado pela atenção.

    Grande abraço

    Nil

  29. 29 José

    Leitão boa noite, também estou com problemas igual a do Nil navegação está muito lenta.

  30. 30 José

    Digo lá no Buteco.

  31. 31 Leitão

    Oi José!
    Estou sempre testando e atento ao Buteco, está tudo ok. Acessando normalmente e com boa velocidade…

    Deve ser alguma instabilidade temporária com os links regionais. E tem também o fator “horário de pico” da internet… Determinadas horas do dia e nos finais de semana a internet fica pesada por causa do grande acesso… Mas é geral isso…

    Se continuar com problemas me avise por e-mail, por favor: leitao@leitaoemacao.com

    Um abraço!
    Leitão

  32. 32 Daniel

    Leitão, bom dia!

    De dois anos para cá, venho me dedicando ao estudo do mercado financeiro. E confesso que muitas coisas ainda não ficaram claras para mim. Depois de ter comparado os dois tipos de investidores(curto e longo prazo) optei por ser um investidor a longo prazo. E, sendo assim, analiso a empresa de forma fundamentalista e tento ignorar os movimentos do mercado.

    Mas não é fácil entender o pq de as vezes uma empresa ou outra, apresentar dados tão espetaculares e ainda assim ser negociada abaixo de seu potencial de lucros. Não é de hj não,mas eu observei os dados de 10 anos e percebi essa realidade com algumas empresas da bolsa Brasileira.

    Vc teria alguma explicação para isso?

    Abraço!
    Daniel!

  33. 33 Sam

    É a liquidação Daniel. Assim como o comercio faz seus “saldões” pós Natal, pós isso, pós aquilo, o Mercado de Ações de vez em quando negocia ótimas empresas a preço de banana. É coisa boa e barata, pegar ou largar rs. E p os investidores de longo prazo ( como nós ) isso é ótimo.

  34. 34 Daniel

    Sam,

    Mas tem empresas que há anos estão em liquidação. O que vc me diz?

    abraço!
    Daniel

  35. 35 Sam

    Como assim? a anos em liquidação ( e ao mesmo tempo mantendo ou melhorando os indicadores)?. Acho que não ficou muito claro, mas na dúvida é melhor esperar o Mestre responder rs.

  36. 36 Leitão

    Oi Daniel, ou Sam!

    Desculpe a demora, estive fora nesse final de semana…

    No curto prazo os preços no mercado sofrem várias oscilações, por motivos diversos sejam ligados à notícias conjunturais, boataria, efeito manada ou seja por motivos de problemas financeiros pontuais, sazonalidades na produção, dificuldades mercadológicas conjunturais, etc…

    Já no longo prazo os preços no mercado tendem a refletir sempre a qualidade da empresa. Uma empresa que, apesar das dificuldades, mantém boa lucratividade e geração de valor ao longo dos anos, terá seu gráfico de preços médio crescente (apesar das oscilações). Já uma empresa ruim ou que vacilou no meio do caminho, tende a manter seu gráfico de preços beirando ao chão…

    Entretanto, uma ou outra empresa, raramente, fica “desconhecida” do mercado. Passa anos e anos mostrando bons resultados, gerando bons lucros e pagando bons dividendos, mas os investidores (pessoas físicas, estrangeiros, institucionais) ainda não deram a devida atenção… Neste caso seus sócios são pessoas antenadas que sabem que possuem boa coisa, antes da massa descobrir, e vão recebendo gordos dividendos com isso…

    Um outro caso é quando a empresa mantém bons números, mas, além da massa não descobrir, ainda não paga dividendos… Neste caso ela fica olhando apenas para seu umbigo e com isso não atrai investidores…

    E um terceiro caso é quando a empresa, apesar de ser forte e ter potencial, sofre ingerências governamentais demais (estatais, por exemplo) e com isso espanta os investidores e seus preços ficam lentos…

    Um abraço!
    Leitão

  37. 37 Daniel

    Leitão, bom dia!

    Obrigado por responder.
    É desse terceiro caso que eu falo. Tem empresas estatais (CMIG3 e BBAS3) que possuem dados espetaculares. E mesmo assim não decolam. Eu acho até bom porque compramos sempre mais barato. rsrs

    Abraço!
    Daniel!

  38. 38 Leitão

    Oi Daniel!

    Mas se você olhar todo o histórico dessas empresas verá que estão sempre em curva de alta sim… Mesmo que atualmente em baixa, se olhar o histórico completo (10/15/20 anos) verá que a curva é ascendente…

    E o mais importante é a manutenção da curva de lucros e boa distribuição de dividendos… Nisso elas estão sempre em dia…

    Um abraço!
    Leitão

  39. 39 Daniel

    Verdade :-)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s