CHAT 24 a 30/jun

24jun13


38 Responses to “CHAT 24 a 30/jun”

  1. 1 Leitão

    Olá, pessoal!
    Bom dia!

    Nesses últimos dias estou tão contente em ver o movimento social que está acontecendo que não consigo pensar em outro assunto. Nas rodinhas de conversa, no café, no trabalho, nas escolas, na igreja, em fim, em todo lugar só se fala nesse belo momento nacional.

    Também levanto minha mão e digo que estou dentro! Vamos mobilizar o país!

    Não sei nem se vou conseguir atualizar o Blog essa semana, estou mesmo voltado para esse momento especial. A sensação que dá é que qualquer assunto que não seja nossa mobilização, ficou secundário.

    Mas vamos que vamos! Segue o Chat (sobre bolsa) para essa semana… :-)

    Abraços e uma semana especial para todos!
    Leitão

  2. 2 Igor

    VALE5 abaixo dos R$27,00, PETR4 abaixo dos R$16,00… tá tudo caindo. Que promoção, hein?!

  3. 3 Leitão

    Oi Igor!

    Pois é, e tudo indica que vai ficar ainda mais barato… É bom momento para acompanhar…

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 ortodontista

    Pelo lado grafico , vc consegue identificar quais projeções para o ibov??

  5. 5 Leitão

    Oi Ortodontista!

    Sim, está conforme o último gráfico postado, ainda em tendência de queda rumo ao objetivo traçado, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/06/11/ibov-grafico-10-06-2013/

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Ricardo

    Boa noite prof…se eu não estou enganado, acho q já chegou no objetivo traçado…hj bateu nos 45 e meio, praticamente ja esta em cima da setinha…ou ela vai chegar nos 44 e meio…será ?

    Aquele abraço !

  7. 7 Frederico

    Oi leitão.
    Essa queda das ações tem algum motivo justificado pelo desempenho das empresas? Ou os fundamentos delas continuam como antes?
    (quando digo empresas, quero dizer as boas)

  8. 8 Adriano

    Leitão

    E a CEMIG continua a mesma, mas o seu preço…..

  9. 9 Leitão

    Oi Ricardo!
    Está quase lá… Vou acompanhar e atualizar os gráficos durante a semana…

    ———————
    Oi Frederico!
    Os fundamentos das empresas continuam os mesmos, os desafios delas também. O que pode aumentar a força de queda é o movimento de massa na medida que muitos podem ficar com “medo” das mudanças políticas no país… Ou seja, momentos de medo e insegurança, motivos que fazem cair a bolsa, mas que na verdade são ótimos para comprar mais barato, indo justamente contra a manada…

    ——————–
    Oi Adriano!
    Pois é, e pelo visto vamos ter mais baixas gerais pela frente, isso é ótimo!

    ———
    Abraços!
    Leitão

  10. 10 Daniel

    Boa tarde leitão!

    Durante essas baixas na bolsa, andei dando uma olhada em alguns blogs de finanças(desses que só tem especialistas rsrs) e observei que tem muita gente mudando de estratégia.

    Escrevo-lhe para externar minha gratidão por blogs como o seu, e por também ter tido a oportunidade de ler livros como O INVESTIDOR INTELIGENTE e FAÇA FORTUNA COM AÇÕES ANTES QUE SEJA TARDE.

    Lendo esses dois livros, e outros mais, além de acompanhar o seu blog, entendi o porquê da diversificação entre renda fixa e renda variável e do investimento gradual.

    Muito grato!

    abraço!

    Daniel

  11. 11 Leitão

    Oi Daniel!

    Obrigado pelo feedback tão bacana! O Blog é para ajudar mesmo, e fico feliz quando ele ajuda de verdade!

    Pois é, os “especialistas” mudam de opinião de acordo com o vento… Por isso sempre bato na tecla da disciplina e dos bons conceitos/fundamentos do investimento sério: são perenes e enfrentam qualquer fase!

    Grande abraço!
    Leitão

  12. 12 Li

    Leitão, vc sempre fala que mais usa psicologia das massas do que outra coisa. Por coincidências do destino a oferta do livro Psicologia das massas e análise do eu – Sigmund Freud me saltou aos olhos hoje cedo. Acha que pode agregar algum conhecimento?

    sinopse que consta no site de venda: Em “Psicologia das Massas e Análise do Eu”, Sigmund Freud investiga uma questão que sempre o inquietou: o que mantém coesa uma massa de pessoas? Este que é um dos chamados “textos sociais” do autor foi construído à luz dos então mais recentes estudos sobre antropologia e psicologia dos povos. Utilizando conceitos como identificação, regressão, idealização, libido e recalque, Freud esmiúça o funcionamento dos grandes grupos e os mecanismos inconscientes que propiciam que uma multidão de seres pensantes se submeta cegamente a um líder.

    Gestada durante anos, mas publicada apenas em 1921, a obra traz, inerentes, ecos do momento histórico em que foi elaborada – em uma Europa devastada pela barbárie da guerra, ganhava força o movimento nazifascista.

    Porém, hoje, num mundo superpopuloso em que a individualidade muitas vezes é aniquilada pela força das multidões e em que a intolerância religiosa está na ordem do dia, fica ainda mais evidente a genialidade de Freud ao aplicar a psicanálise a outros campos do conhecimento, bem como o amplo alcance e a atualidade de seu pensamento.

  13. 13 Leitão

    Oi Li!

    O mercado de ações é regido em grande parte por comportamento de massa mesmo, e entender esses conceitos ajuda muito a manter a frieza e a disciplina necessárias.

    Não conheço o livro que você citou, mas fiquei curioso. Vou colocar na minha lista de leituras futuras…

    Pela sinopse, parece mesmo ser um livro interessante. Pode agregar sim, mas pelo visto a abordagem do livro é mais para o lado acadêmico do que prático. Não sei, tem que ler mesmo.

    Penso que assistir ao programa Animal Planet e observar o comportamento de animais em bando já é um bom estudo sobre o comportamento do mercado de ações. Somos muito semelhantes a outros mamíferos, só que mais frágeis (se não fosse nosso cérebro já teríamos nos extinguidos… Rss).

    Abraço!
    Leitão

  14. Oi Li,

    Tomo a liberdade de indicar esse livro Psychology of Stock Market que talvez seja útil. Está disponível free no link abaixo :)

    http://archive.org/stream/psychologyofstoc00seldrich#page/n7/mode/2up

    Nesse outro link vc pode baixar :

    http://archive.org/details/psychologyofstoc00seldrich

    Att,

    Joaquim

  15. Ola Joaquim,
    Sei que voce estava indicando o livro para Li, mas vou tirar vantagem de sua generosidade e agradeco pelo link.
    Abracos,
    cristiane

  16. 16 Sol

    Leitão muito obrigada por responder o meu e-mail, ainda fugindo do tema ações. Você eh o cara! Abs

  17. 17 Leitão

    Oi Sol!
    Disponha! Que bom que pude ajudar!

    Grande abraço!
    Leitão

  18. 18 Antonio

    Acompanho você já há algum tempo e tenho tentado criar uma estratégia. Li seu primeiro livro e a qualquer momento terei disponibilidade de participar de seu curso. Meu próximo objetivo!
    No entanto, é a primeira vez que falo neste fórum.
    A pergunta é sobre previdência privada. Tenho uma para minhas filhas (9 e 4 anos) onde invisto agora cerca de 170 reais mensais mais aportes anuais de mil a 2 mil. Resultado: 20k aproximadamente. Muitas opiniões sobre este tipo de investimento, após ouvir todas, resolvi trocar pois considero negocio ruim…o tipo é a junior do BB 49 (significa 49% em ações). Qual seria a melhor estratégia para migrar para uma boa carteira de ações, digo, como e quando tirar este dinheiro com prejuízos mínimos?
    Agradeço antecipadamente.
    Antonio.

  19. 19 Leitão

    Oi Antonio!
    Obrigado pelas visitas, e que bom que já leu meu livro e está animado a vir para a turma agora. Tenho certeza que vai gostar, pois vai de encontro ao que comentou aqui…

    Você já está com as intenções certas, que é poupar para as suas filhas desde crianças. O tempo é o maior patrimônio, então, quanto mais cedo, melhor.

    Sua reflexão foi correta. Realmente investir em ações diretamente é muito melhor, mais seguro e mais rentável do que investir em fundos ou previdência privada. Só precisa aprender o jeito certo (pena que ninguém nos ensina, muito menos os gerentes de bancos ou corretores).

    Aqui no Blog tem até um tópico meu sobre isso, você já deve ter visto:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/11/24/previdencia-privada-e-feijao-tropeiro/

    No seu caso, como comentou que seu fundo prevê 49% em ações, então essa não é a melhor hora para mudar, pois o mercado está em baixa. O ideal será esperar uma nova fase de alta da bolsa, uma melhor capitalização do seu fundo e só depois se desfazer dele, mudar de estratégia para investir em ações. Como você não tem pressa (é para suas filhas, longo prazo) então dá para esperar o mercado subir para fazer essa mudança com calma… Você pode optar por continuar aportando no fundo agora ou dar uma pausa e aportar em poupança mesmo. Dentro de talvez 01 ano talvez possa começar a mudança, depois de aprender sobre ações, e aí é só fazer o caminho inverso gradualmente – ir re-alocando mensalmente, destinando parcelas do capital atual para ações.

    Enquanto isso, você pode ir aprendendo como fazer para investir em ações diretas, para quando chegar o momento, mudar de vez para o bom caminho e com segurança. Neste caso, até lá, penso que já deve ter estudado comigo e já estará pronto… (por aqui não consigo lhe explicar todos os conceitos para a montagem de uma boa carteira, mas durante o curso vamos aprender tudo isso).

    Bem, espero ter ajudado por enquanto. Espero vê-lo em breve na turma então (tem uma em agosto).

    Grande abraço!
    Leitão

  20. 20 Francisco Abreu

    Leitão,

    Bom dia! Você que acompanha o mercado a mais tempo, por favor, me fale um pouco o que você acha da SUZB5 ? Obrigado! Um abraço. Francisco.

  21. 21 Leitão

    Oi Francisco!

    A SUZB5 é muito fraca, baixo desempenho, margens de lucro minguantes, resultados pífios, etc… Em fim, é ruim mesmo… Inclusive, seu setor inteiro é fraco…

    Temos muitas outras empresas melhores na bolsa e em diversos setores…

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Li

    Joaquim, muito obrigada pela indicação, vou olhá-lo atentamente.

    Sou leitora voraz, daquelas que lê até bula de remédio, e gosto de ter indicações apenas para não pegar aquelas baboseiras em looping que vemos em muitos livros e parece que em investimento é o que mais tem: em pouco menos de 3 meses consegui me deparar com 2 livros que não valiam o trabalho da gráfica.

  23. 23 Daniel

    Leitão, boa tarde!

    No que se diz respeito à alocação de recursos, vc mantem proporções iguai entra as empresas mais filés ou não?

    Por exemplo: em meu portfólio eu só tenho uma empresa média e o resto são empresas grandes(gigantes) mas não sei se devo dar mais moral á algunas ou se devo tratar todas iguais, sem preconceitos e nem discriminação rsrsrs.

    Como vc resolve esse problema no seu portfólio?

    Abraço!

    Daniel

  24. 24 Leitão

    Oi Daniel!
    Boa noite!

    Sim, faço assim: As empresas maiores e mais robustas eu mantenho alocação média de 1/1, e nas empresas menores ou mais novatas mantenho alocação média de 1/2…

    Dessa forma fica um equilíbrio ponderado entre todas…

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Daniel

    Leitão,

    1/1 e 1/2 como assim?

  26. 26 Leitão

    Oi Daniel!

    Por exemplo: Digamos que está alocando mensalmente 1.000,00 em uma empresa grande por mês. Isso é peso 1, ou seja, 1/1…. Na hora de alocar nas pequenas, vai alocar 500,00 em duas, ou seja, peso 1/2…. Uma de 1k grande ou duas de 500 nas pequenas.

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Daniel

    Entendi :-)

    Abraço!

    Daniel

  28. 28 Daniel

    Bom dia, leitão!

    Eu fazia alocações desproporcionais, mais agora eu comecei a fazer investimento gradual. Pretendo investir R$500,00 mensais. Dúvida: Devo comprar uma ação por mês ou duas? Pago R$4,50 de corretagem.

    Abraço!
    Daniel

  29. 29 Leitão

    Oi Daniel!
    Bom dia!

    Com esse custo baixo, não vejo problema em ser duas por mês…

    Um abraço!
    Leitão

  30. 30 Daniel

    Valeu! Bom final de semana!

    Abraço!
    Daniel

  31. 31 Luigi

    E com 3000. Você faria 1,2,3 ou 6 aportes? Considerando 4,95 de corretagem,
    Abraço!

  32. 32 Leitão

    Oi Luigi!
    Vai do gosto pessoal… Com 3k dá para rodar com 3 por mês, até mesmo 6 por mês… Fica a seu gosto… O conceito é manter o rodízio.

    Um abraço!
    Leitão

  33. 33 Anônimo

    Bom dia, Leitão

    Depois que fiz o seu curso em 2010, comecei uma carteira de IG com aporte de 2k mensais (1k em cada empresa). Escolhi algumas empresas do cardápio. Eu já tinha 600 ações da VALE5 e 500 da GGBR4 e desde então não fiz nenhum aporte nestas 2 empresas porque estavam caras.
    Você acha que devo adquirir estas ações aproveitando os preços baixos, apesar delas já representarem 31% e 11% respectivamente da carteira ? ..
    Estou em dúvida também se continuo aportando na CSNA3 e USIM5 que têm apresentado prejuízos nos últimos trimestres? e a sua opinião sobre ELPL4?
    Leitão, obrigado e abraço
    Gilberto

    As credenciais do WordPress.com / Gravata

  34. 34 Anônimo

    Bom dia, li um comentário do Daniel dia 29.07.13, no qual ele diz que paga R$4,50 de corretagem, será que ele poderia dizer com qual corretora ele está trabalhando?
    Um abraço.
    Miron

  35. 35 Leitão

    Oi Gilberto!
    Bom dia!

    Deve-se procurar sempre manter a carteira balanceada, sem concentrar demais em uma ou outra.

    No seu caso, já possuía Vale e Gerdau a mais tempo antes de começar a nova carteira de IG, então penso que é melhor não voltar a comprar Vale por enquanto pois você disse que ela ainda representa 31% da carteira… Deve manter os aportes nas demais ate que todas fiquem equilibradas, para só então voltar a adquirir Vale novamente, mesmo que ela esteja baixa agora.

    Já Gerdau penso que não deve adquirir mais. Veja seus fundamentos… Ela está muito fraca. E isso vale para todas as empresas que tem em carteira… Tem que acompanhar e ver quado a qualidade delas cai a ponto de não nos interessar mais… Veja o caso da Usiminas: já faz mais de 02 anos que eu comentei sobre ela, sua queda de qualidade, e ela nem faz mais parte da minha carteira…

    A coisa mais importante é garantir que sua carteira só tenha empresas de qualidade, com bons fundamentos, equilibrada…. Inclusive eu não gosto de ELPL4… Tem outras melhores no setor, como Cemig e outras várias…

    Em fim, monitore e qualidade dos indicadores de suas empresas, mantenha equilíbrio entre todas, tenha uma boa carteira diversificada em diversos setores…. Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/14/quantas-empresas-devo-manter-em-minha-carteira-de-acoes/

    Dica: frequente sempre o Buteco da turma, é uma boa forma de se manter antenado nos bons conceitos e também observar dicas de boas empresas: http://leitaoemacao.com/buteco (leia também o Folhetim lá)

    Um abraço!
    Leitão

  36. 36 Leitão

    Oi Miron!

    Não gosto de falar de corretoras aqui no Blog pois não tenho ligação com nenhuma…

    Mas meus alunos gostam muito da http://www.rico.com.vc e os custos dela são baixos… Mas tem outras também…

    Depois deve aparecer mais amigos aqui com outras dicas também…

    Abraço!
    Leitão

  37. 38 Glauco Tonello

    Gilberto
    Dois anos atrás estava com um problema muito parecido com o seu, montei uma estratégia de IG, com % de peso nas empresas que pretendo alocar ao longo do tempo e estou fiel nela, creio que vou conseguir equilibrar de vez a carteira toda no ano que vem.
    Acredito que para você seria a mesma condição, planejar as compras até um equilíbrio.
    abração
    Glauco


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s