Como se preparar para a sua Independência Financeira…

05jun13

“Leitão!! Você chegou lá, me diz:

– Tenho 50 anos e estou cansado do que eu faço. Queria me livrar do chefe chato, das longas jornadas de trabalho e do salário insatisfatório. É o meu sonho.

Durante este tempo acumulei aproximadamente 3MM. Daria para eu pensar em independência financeira com este valor? Minhas despesas fixas giram em torno de 7K/mês.

Um forte Abraço

Luiz C.”

—————————————————

Oi Luiz!

Você disse 3.000.000,00? Três milhões em dinheiro líquido? Se sim, ok, parabéns, é um excelente capital líquido e dá sim para viver tranquilamente com seus rendimentos, visto uma despesa mensal média de 7k.

Agora, se for 3 milhões em patrimônio diversificado (digamos sítios, carros, lanchas, fazendas, casas de praia, etc) aí é outra história. Pois é preciso separar o que é capital ativo de capital passivo. Um dá retorno, outro nem tanto.

Mas pensando em 3 milhões líquidos, você está super bem sim!

Administrar muito dinheiro é mais fácil do que administrar pouco. Mas precisa encarar isso como um projeto de vida, bem planejado, depois é relaxar mesmo…

Com 50 anos você, provavelmente, já tem casa própria, filhos criados (ou quase), já conquistou boas coisas… Enfim, já está mais tranquilo mesmo. Então está mais do que na hora de ter uma vida com mais qualidade!

Dá vontade de escrever umas 05 páginas agora para você, mas o espaço aqui é curto. Mas vamos lá em alguns pontos principais:

1) Qualquer mudança de vida precisa de um plano mínimo antecipado. Digamos, se vai mudar de vida, planeje tudo que tem que fazer com uns 5 anos de antecedência – planeje os investimentos necessários, as poupanças necessárias, a educação financeira necessária (por exemplo, aprenda sobre bolsa), a rotina e trabalho necessário, o preparo psicológico necessário, etc… (Vejo muitos amigos dizendo que querem mudar de vida, mas entra ano e sai ano não fazem nada de diferente, não planejam a mudança – mudar de vida de uma hora para outra não é viável, é preciso plano com anos de antecedência). No seu caso talvez nem seja necessário tanto tempo assim de preparo… Com, digamos, 01 ano de preparação você já fica pronto!

2) O preparo psicológico/comportamental é tão necessário quanto o preparo financeiro, pois você vai literalmente mudar de vida, de hábitos, de rotina, de gostos, de prazeres, etc… A liberdade traz novas coisas na vida que o trabalho excessivo antes não permitia…

3) Para se viver mais da renda de suas economias e menos da renda de seu trabalho é preciso primeiro se esforçar para aprender a cuidar bem dos investimentos, entender um pouco mais de bolsa, etc… Administrar patrimônio é quase um trabalho, e como tal, precisa de preparo….

4) Depois que se preparou melhor para administrar o Psicológico e o Financeiro, aí sim vem a mudança e a renda para lhe manter vai ser assunto fácil…. Se você tem uma rotina puxada e cheia de compromissos, quando mudar de vida, vai sentir falta disso, ou seja, vai ficar com muito tempo livre e achar isso até ruim… Vai ter que se preparar não só financeiramente, mas psicologicamente para isso. Dá uma espécie de “crise de abstinência”! Isso mesmo! Como se estivéssemos passando por uma fase de desintoxicação… Terá que reaprender a viver, definir novos valores, novas formas de ver a vida… (Depois que se reaprende, é ótimo!)

Mas em fim, o assunto é longo e é digno de um livro mesmo… Estou escrevendo sobre isso e talvez esse ano ainda consiga terminá-lo….

Um abraço e sucesso!

Eduardo Leitão
——————————————
*Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

Investimentos bons pra cachorro…

Caverna do Dragão

Fundos de Ações são melhores para quem tem pouco dinheiro a aplicar?

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...


28 Responses to “Como se preparar para a sua Independência Financeira…”

  1. 1 Clari

    Leitão,
    Estou no período de desintoxicação de empresa e continuo aguardando ansiosamente esse livro. Acelere aí pelo bem da gente?
    Ao Luiz, meus parabéns! Estou com 5 meses que me livrei de emprego e é muito bom. As dificuldades dessa fase estão servindo muito para meu autoconhecimento. Como disse Salomão: Se tens o bastante, por que ficar longe dos teus?

    Grande abraço
    Clari

  2. 2 Leitão

    Oi Clari!

    Pois é, fique firme nessa “crise de abstinência”! Procure ler bons livros, desenvolver novos hobbyes, praticar esportes que goste, fazer novos amigos compatíveis com esse novo estilo de vida (pois os amigos antigos que estão ainda presos ao sistema não vão conseguir lhe acompanhar)…

    Estou escrevendo o novo livro, mas é coisa lenta, artesanal mesmo… Acho que vai ficar bom! :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  3. 3 Fulgêncio Bomtempo

    Oi Leitão!

    Mais uma bela lição sobre independência financeira!

    E parabéns ao Luiz pela conquista, agora é muito preparo, principalmente o psicológico para a grande mudança.

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  4. 4 Anônimo

    Caro leitão,

    Vou puxar uma cadeira, abrir uma garrafa de refrigerante e participar deste papo muito interessante!
    Lendo as mensagens acima a minha imaginação vai longe, fecho os olhos e me vejo sentado na beira da piscina, acessando a conta dos meus investimento, rindo a toa quando as ações caem, comprado mais e ficando cada vez mais rico…
    Assim como os colegas acima, busco o tão desejado sonho da independencia finaceria, que no meu caso, não vai ficar só no sonho…rssss, pois não vejo a hora de sair da “corrida dos ratos”.
    Já tenho me preparado psicologicamente a um bom tempo. Fiz recentemente o teu curso, aliás, um ótimo curso e estou caminhando conforme teus ensinamentos (IG).
    Mas como disse, a conversa é pra ficar interessante…
    Estou aplicando 3k mensalmente numa carteira de 15 empresas, todos os meses, no mesmo dia, uma empresa por mês. Aplico também, 2k no tesouro direto, todos os meses (NTNB-principal, vencimento de longo prazo – 2035, 2024 e 2050).
    Digamos que você receberá de uma só vez, anualmente, uma verba extra de 100k, nos próximos “X” anos. Bem, você já deve imaginar qual é a minha pergunta, então lá vai…como e onde aplicar estes 100k? Vou deixar mais interessante. 100k na bolsa! Como você ainda não nos presenteou com um curso de estratégia de investimento em valor, como proceder?

    Um grande abraço!

    Jan

  5. 5 Gustavo

    Grande Leitão,

    Bom dia,

    Acompanho este Blog há muito, muito tempo, e sempre indico aos amigos.

    Como fazia algum tempo que não aparecia por aqui, andei viajando por vários posts, e acho muito bacana o trabalho que vem fazendo com o seu cardápio alternativo, totalmente voltados a Valor. Fiquei impressionado também como nossas anális de Value são parecidas.

    Além de parabenizá-lo, gostaria de compartilhar com vocÊ análises muito boas que tenho feito com a Whilpoor e saber o que você pensa sobre a mesma.

    Um abraço.

  6. 6 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Obrigado!

    —————————————
    Oi Jan!
    Que bom saber que já está no caminho certo e confiante! Sua atitude positiva já lhe dá posse do sonho antes mesmo dele acontecer, esse é o segredo!

    Você está com boa capacidade de poupança mensal, isso é ótimo! 15 empresas é bom, mas se garimpar pode adicionar até umas 5 a mais, é melhor ainda… Temos muitas boas empresas para investir (Dica: Lá no fórum dos ex-alunos tem índices com as ações mais comentadas, é uma boa fonte de garimpo: http://leitaoemacao.com/buteco)

    3k mensais dá até para agilizar mais o rodízio. Ao invés de 01 ação por mês, que tal 03 por mês… (Apenas uma sugestão, mas de qualquer forma está certo).

    Sua alocação em Tesouro está ótima! É uma boa reserva estratégica.

    Quanto aos 100k anuais extras, a melhor forma é dividir por 12 e somar isso às parcelas normais do Investimento Gradual… Assim mantém o princípio da diluição no tempo e equilíbrio entre todas da carteira. O conceito é: qualquer capital extra que surgir, diluir no tempo e manter a distribuição equilibrada entre todas.

    Em fim, você está mais que bem e no caminho certo!

    A melhor coisa é frequentar mais o fórum dos ex-alunos e ler sempre as conversas da turma, e sempre que surgir dúvidas assim, poste lá na turma, para trocar várias idéias (são todos muito feras e prestativos). Dica: Leia as edições do Folhetim: http://leitaoemacao.com/buteco

    ————————————————-
    Oi Gustavo!
    Obrigado pelas visitas já a tanto tempo! E não some não!

    Obrigado também pela indicação aos amigos… É sempre bom receber novos amigos aqui na minha cozinha e poder ajudar!

    Sobre a WHIRLPOOL, ela está indo até bem, gerando algum lucro e distribuindo a maior parte dele, por isso tem até bons dividendos. Mas nunca senti muita firmeza nela…. No passado era uma empresa muito fraca em resultados, e agora, de uns 06 anos para cá, andou melhorando, mas sem convencer… Ela não cresce consistentemente, parece que anda muito de lado em seu desempenho financeiro… Como disse, não chega a ser uma empresa ruim, mas não caiu ainda no meu gosto pessoal….

    —————————–
    Grande abraço, pessoal!
    Leitão

  7. 7 Anônimo

    Boa noite.
    Queria muito ter a disciplina que vejo em alguns aqui.
    Tenho um salário, que avalio como bom, (mais de 13k/ mês) e tenho um total de 23 salários/ ano.
    Ainda assim não consigo fazer reserva!
    Tenho um patrimônio modesto e mês a mês, gasto mais do que ganho.
    Vivo dependendo dos salários extras para zerar os prejuízos que acumulo mês a mês.
    Simplesmente não consigo equilibrar minhsa finanças e isso vem desde a época de universitário.
    as vezes chuto o balde e deixo rolar, mas é mto difícil ser assim e não conseguir mudar.
    adoro investir na bolsa, embora não seja investimento (compro ações e qdo o saldo bancário obriga, vendo e “cubro” o preju).
    Enfim, nem sei p´q estou relatando isso aqui, mas imagino que com a riqueza desse site, possa ler algumas coisas q me inspirem a mudar…
    Vou postar como anônimo pq sou visitante e participante comum aqui nos papos.
    abraço p todops

  8. 8 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você pode usar um apelido falso se quiser – Exemplo: João)

    Seja bem vindo aqui ao Blog, minha cozinha onde recebo os amigos. Aqui você vai encontrar muuuuuuuuuuuuita coisa que vai sim lhe ajudar, tenho certeza. Basta ir lendo com calma, sem pressa, com uma boa xícara de café ao lado. Vou deixar um link com dicas sobre o Blog:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Sobre seu comentário, é um caso crônico mesmo! Precisa mudar!

    Ganhar muito dinheiro sem aprender a investir é como pegar água com um balde furado…

    Mas seu caso é muito comum… As pessoas em geral se esforçam muito na vida para ganhar dinheiro (estudam, fazem faculdade, cursos, inglês, estágios, ralam nos empregos, etc)…. Mas não se esforçam nada para aprender o que fazer depois que se ganha esse dinheiro. Ou seja, aprendem a ganhar mas não sabem o que fazer com ele depois.

    Dinheiro não é o objetivo final, ele é só um meio. Mas a cegueira geral das pessoas faz com que todos acordem de manhã e passem o dia inteiro agindo como se o fim fosse o dinheiro. Começam a segunda-feira loucos para chegar a sexta-feira, e é como se só vivessem dois dias por semana, os outros 5 apenas existem.

    Depois, com a frustração, ficam se “presenteando” para compensar…

    No sistema capitalista apender a lidar com dinheiro é uma necessidade básica mesmo, pois só se pode vencer o sistema se você jogar com as regras a seu favor. Ou seja, ou você vence o sistema, ou ele lhe domina, você vira apenas mais uma engrenagem dele…

    Bem, acho que já estou filosofando demais, mas em resumo é isso: Aqui no Blog você vai encontrar um ponto-seguro para sair desse caminho errado e começar a virar a mesa! Vale a pena!

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 cristiane

    Ola ( Anonimo)…

    Eu espero que algo dentro de voce possa desperta-lo em tempo para que nao se arrenda no futuro de ter perdido tempo valioso de investir.

    Nunca se sabe quando a agua do poco vai secar, por isso se deve sempre reservar uma porcentagem do salario mensal para os dias chuvosos.

    Chutar o balde… alem de machucar o dedao, so serve para continuar alimentando a piedade propria. Piedade de si mesmo… e`a forma mais lenta de alcancar suas realizacoes e sucesso.

    Quando a transicao de universitario… para a maturidade comeca a bater na porta…os habitos destruitivos do passado se chocam com a realidade da maturidade …o confronto chega a desnortear.

    Voce ganha um exelente salario e para merecer voce com certeza possui uma grande qualidade… e`inteligente.

    Amanha quando acordar tente encarar o “futuro” diante de seus olhos… uma vez que voce conseguir encherga lo com o devido valor e urgencia, voce aprendera a respeita lo e desde entao ao invez de correr atraz do dinheiro… o dinheiro te seguira.

    A vida encina que ate ao dinheiro devemos respeitar, senao ele quer voar de sua mao.

    Ao encontrar o site do Leitao voce ja encontrou um exelente incentivo… e mais importante com as portas abertas para voce… o primeiro passo Anonimo…so depende de voce.

    Deveria considerar o proximo curso do Leitao, seriamente… primeiramente deixe o cuitado do seu balde de lado e abraca esta grande oportunidade que sua vida te oferece todos os dias e aplique uma atitude diferente da de ontem. O retorno deste exercicio e` compensador.

    So estou te escrendo isso porque senti um certo pedido de socorro em suas palavras e se voce aproveitar pelo menos uma virgula do que estou te escrevendo …ja valeu apena o tempo que estou investindo em seu futuro.

    Te desejo muita boa sorte.

    Cristiane

    PS: A sua identidade e` o simbolo de sua existencia e` o orgulho de sua origem… e um ponto de referencia para voce se encontrar.

  10. 10 cristiane

    PS: Correcao: Arrepender… ensina.

  11. 11 Li

    Anonimo,

    Eu havia escrito um texto grandão, bem detalhado, e o site me sacaneou :(

    Procure anotar tudo que vc gasta e ganha e de onde vem e para onde vai estes montantes, não despreze nenhum gasto, nem mesmo uma moedinha perdida ou encontrada por aí. Categorize os ganhos e gastos. Exemplo: salário, casa, automóvel, lazer, animais de estimação, etc.

    Isto te dará um mapa de suas finanças e lhe ajudará a saber como vc tem gasto mais do que ganha. Analise bem e veja onde você pode cortar, reduzir estes gastos ou se achar necessário, onde pode ganhar mais (sem apostas e futurologia, hein!).

    Após estes ajustes acima assuma um compromisso contigo de guardar uma quantia em determinada frequência (diariamente, semanalmente, mensalmente). Coloque um objetivo baixo, que vc tem certeza que irá conseguir, afinal o objetivo agora é somente motivá-lo e criar o hábito da poupança. Não se preocupe com a rentabilidade deste montante, por enquanto, tanto que vc poderá guardá-lo até mesmo num cofrinho em casa, mas cuide para não ‘assaltá-lo’ na primeira dor de barriga. Enquanto faz este exercício de mapeamento de suas finanças e de disciplina para a poupança aproveite para estudar, leia o site do leitão de cabo a rabo (tem tanta informação!), leia outros sites/blogs sobre finanças, porém seja crítico, como bem diz Leitão há muito lixo por aí.

    Algumas dicas: se vc ganha 23k/mês não se proponha a guardar 22k que a taxa de insucesso pode ser grande. Comece com algo bem pequeno, pode ser R$ 10,00/semana; R$ 100,00/mês, mais que o montante o que vale aqui é o fato de fazer sempre, não arrume desculpas para si mesmo. Depois do hábito incorporado em sua rotina, igual tomar banho, coloque-se objetivos, desafie-se. Tenho certeza que em pouco tempo vc vai adorar fazer isso.

    Boa sorte!

  12. Exato Li!

    “Anônimo”,

    Não se deve começar a guardar 90% do seu rendimento mensal, inicie com 10% e estipule uma meta de aumentar 1% ao mês, por exemplo. Assim você irá se “forçar” a aprimorar seu comportamento financeiro, a gastar menos e investir mais.

    Aliás, este é o primeiro passo para investir, não adianta você estudar e aprender sobre a dinâmica do mercado, sobre índices, leitura de indicadores financeiros das empresas, conceitos e etc, se você não desenvolver o costume de gerar verba para estes investimentos.

    Tome o meu exemplo, sou estudante universitário, minha renda é muito baixa se comparada a muitos aqui, porém, desde o começo do ano comecei a controlar tudo (Tudo mesmo, usei a tecnologia a meu favor – a tecnologia veio para facilitar a nossa vida, não economize esforços para tirar benefícios dela – , compro um salgado, já vou e jogo o valor gasto em uma planilha que salvo em meu smartphone…). Deste modo, mesmo ganhando pouco, hoje eu guardo muito, proporcionalmente falando, 20% ao mês, que antes eram gastos no “buraco negro” (hehe), aqueles gastos pequenos que não damos atenção e quando chega no final do mês… Tristeza… Parece que nosso dinheiro criou pernas e saiu correndo…

    São hábitos simples, porém fazem uma enorme diferença!

    E acompanhe muito o blog, o Leitão criou uma ótima dinâmica para nós, com trocas de ideias e experiências de pessoas com perfis distintos. Nada melhor do que você acompanhar casos de sucesso e erros comuns, com suas possíveis soluções, cometidos por muitos de nós para te ajudar e incentivar na busca de sua independência financeira!

    Abraços e tenho certeza que você conseguirá mudar este cenário!!

  13. 13 Tiago

    Ja que ta todo mundo falando, vou falar tb.

    Meu caso eh diferente pois sempre fui um economizador nato soh que fazia isso sem organizacao nenhuma. Mesmo sem me esforcar, sempre sobrava dinheiro. Todo mes sobrava 20% a 30% do que ganhava, sem nenhuma forma de policiamento financeiro. E nao eh porque eu ganhava muito nao, mas sim porque eu pensava 5 vezes antes de gastar algo (na quarta eu ja descartava a maioria das coisas) .

    Ainda nao ganho rios de dinheiro e to longe ainda da independencia financeira, mas agora eu consigo economizer de forma inteligente. Aprendi a gastar dindin com aquilo que realmente vale a pena. Hoje ainda sou escravo do trabalho, mas eu viajo bastante, nao economizo com comida boa, me divirto, e ainda sobra 20% por mes que invisto em capital ativo.

    O segredo esta no que Lucas Mendes disse: Organizacao de gastos. Depois de 3 meses organizando gastos, voce percebe onde realmente o dinheiro esta indo e com isso pode fazer a ECONOMIA INTELIGENTE. Sair cortando gastos e sendo pao duro eh ECONOMIA BURRA. Como Lucas disse, evite que o seu dinheiro va para o buraco negro…

  14. 14 cristiane

    Olha eu sei que ja fiz meu comentario,mas voltei porque realmente estou emocionada com a solidariedade de todos em ajudar o “Anonimo”.

    Muito muito legal pessoal…ele tem muito a pensar depois de ler todos os depoimente de pessoas interessadas em ajuda lo.

    E gostaria de reafirmar que a sugestao de Li sim funciona, pois eu nao era Santa nao… gastava muito, nao conseguia resistir os sapato na vitrini.

    Comecei a anotar tudo que comprava em um caderninho e chegava no fim do mes, eu quase tinha um ataque de coracao com o total de gastos. Fui cortando as coisas superfulas e devagar me diciplinei.

    Abracos a todos,
    Cristiane

  15. 15 Cap. BOPE das finanças

    ‘Anônimo de pseudônimo João’, os comentários são realmente úteis. E o caminho mais simples e eficaz é esse que os comentários formam.

    Mas cá entre nós…”Você é um fanfarrão, ‘Seu Anônimo de pseudônimo João’,Tá me entendendo?…Conseguir gastar 299.000 pilas por mês e não sobrar nada…você é um fanfarrão!

  16. 16 Cap. BOPE das finanças

    *correção: 299.000 pilas ao ano!
    Independente do meu erro…você é um fanfarrão!

    Só pra tentar de dar ‘um gelo’, caso os comentários não te inspire o suficiente!

  17. 17 Leitão

    Oi pessoal!
    Obrigado pelos comentários! Tenho certeza que vão ajudar nosso amigo!

    Grande abraço!
    Leitão
    PS.: Essa do Bope aí foi boa! Rsss…

  18. 18 Alexandre P.

    Leitao parabens pelo blog.

    Tambem tenho meu projeto de independecia financeira, gosto deste assunto e gosto principalmente de ler os comentarios e dicas de quem ja chegou lá ou que esta no caminho certo.

    Ao que interessa, no inicio eu poupava com a ideia fixa de atingir 1 milhao, apos algum tempo percebi que oque eu desejava realmente era ser independente e trabalhar por opcao e nao por obrigacao, e ai sim, buscar algo que eu goste muito de fazer e entao o trabalho se tornaria um prazer, uma diversao…

    Tenho 33 anos e sempre tive poupanca, depois comecei a investir em acoes e ha pouco tempo fundos imobiliarios, tambem invisto em imoveis… mas minha renda passiva ainda esta longe de ser suficiente para me manter, de fato hoje meu salario é a principal forma de acumular (estou salvando 60% do que ganho).

    O problema é que tem horas que penso em pegar uma mochila e sair por ai, largar tudo, emprego, rotina chata, horas e horas de trabalho cansativo e nem um pouco divertido. No inicio este desejo era algo de fim de semana, mas esta aumentando…

    Troquei de emprego a menos de 1 ano para ganhar mais e me aproximar mais rapidamente de meu objetivo, mas ja sinto a mesma monotonia e vontade de fugir pro nada novamente.

    Esta dificil me manter na linha e focado no objetivo, nao sei por quanto tempo mais vou fazer isso ou o que inventar para continuar no ritmo. No momento meu projeto eh comprar uma moto e dar umas saidas de fim de semana para ver se alivia a tensao!

    Vc passou por momentos de provacao em sua caminhada?
    Como manter o foco sem esta angustia?

    Obrigado

    Alexandre P.

  19. 19 Leitão

    Oi Alexandre!
    Obrigado pelas visitas! Fique à vontade aqui na cozinha!

    Seu depoimento foi muito bom e eu entendo bem o que está passando… Realmente essa ansiedade, essa angústia pode bater mesmo…

    Olha, não tem jeito. Temos mesmo que ralar bastante para chegar lá. Não existem atalhos. Ou a gente mergulha de cabeça no sistema e supera ele, ou a gente vira hippie e ignora o sistema. É possível ser feliz de qualquer jeito, pois a felicidade vem de dentro do coração, quando estamos vivendo segundo nossos princípios, nossos dons, talentos e inclinações saudáveis…

    Você pode ser bilionário e ser infeliz. Você pode ser hippie e ser feliz. E vice versa.

    Eu passei por isso que você está passando antes dos 30, então era uma forma de me consolar. Eu falava pra mim mesmo: Sou jovem e antes dos trinta tenho mesmo que ralar, me estrepar, pois depois vou ficar tranquilo.

    Você está com 33, ainda é jovem, mas nessa idade dá mesmo uma “crise” pois é quando estamos deixando de ser “jovens” e passando a ser “maduros”…. Antes dos 30 parece que tudo é mais simples, a gente é mais cabeça fresca mesmo…

    Mas o segredo para aguentar essa etapa de pressão é buscar canais de escape:

    – Dedique-se aos amigos, saia para tomar cervejas sempre que puder, tome uns porres mesmo; Investir nos amigos, ter tempo para eles… É um investimento que não se pode deixar de fazer. Bons amigos não tem preço!

    – Arranje tempo para praticar um esporte que goste e que seja realmente prazeroso (que tal fazer trilhas de bicicleta… uma boa mountain bike custa bem menos que uma moto, e veja no site http://pt.wikiloc.com/wikiloc/home.do várias trilhas, pessoas do mesmo gosto, etc.. – dica: compre um GPS para bike, para ficar independente, mas não deixe de fazer amigos do meio também….)

    – Se já tem namorada/esposa, um bom relacionamento também ajuda. Se não tem, divirta-se e se achar alguém legal, isso é bom também;

    – Tire tempo para boas leituras… Livros são ótimos companheiros/conselheiros…

    – Em fim, na hora de trabalhar, dê duro mesmo, pegue firme e faça o seu melhor – mas não deixe que o trabalho tome todo seu tempo. Desenvolva a disciplina de se colocar em primeiro lugar, de ter tempo para você também… Muita gente esquece que há vida fora do escritório, e isso vai sucumbindo a pessoa (tenho amigos próximos assim…). A gente tem que buscar ser feliz é sempre, durante o caminho, e não esperar chegar a um ponto para começar a ser feliz….

    Bem, espero ter ajudado um pouco… Estou escrevendo um novo livro sobre esse assunto, e talvez esse ano ainda consiga publicá-lo…

    Grande abraço e sucesso!
    Leitão

  20. 20 Alexandre P.

    obrigado, ajudou sim.

  21. 21 Leandro

    Leitão
    Vou falar um pouco sobre mim talvez poça passar algumas ideias
    Fiquei um tempo sem acessar o blog por falta de tempo mas voltei e como sempre com ótimos Chat…muito bom leitão

    Então
    Tenho 24 anos, sou totalmente independente sai de casa muito cedo, com isso muita coisa que aprendi foi errando dando cabeçada mesmo …. mas quando o assunto é finança pessoal ainda não aprendi, sou totalmente escravo do dinheiro nunca da para o mês todo, sempre falta e com isso sempre acumulo passivos, como independente tenho meus gatos fixo Apartamento, carro, contas, faculdade etc… e ganho bem menos do nível do pessoal ai, não sei se acumulei mais passivo do que posso pagar mais sei que está virando uma bola de neve, e gosto muito sobre assunto de investimento sempre procuro saber qual melhor investimento, mas nunca sobre para intervir alias falta….

    Parabéns pelo Blog

    Leandro

  22. 22 cristiane

    Nossa Leandro, so o fato de voce ter 24 anos e ja ser responsavel por todos os gastos mencionados, ja e` uma grande conquista e voce tem que se sentir orgulhoso por isso. Nao e` facil estar na faculdade e trabalhar ao mesmo tempo, somente pessoas determinadas como voce conseguem. Tudo tem sua hora e pelo que vejo voce esta no caminho certo.
    As suas responsabilidades estao acumulando porque e` didficil mesmo, sai de casa com 17 e comi o pao que o diabo amacou. Voce esta se preparando para um futuro melhor e vai conseguir va com calma e nao se esqueca de viver uma pouquinho tambem, eu perdi pelo menos duas decadas da minha vida trabalhando tanto que hoje quando percebi estava com 40 anos…me sinto roubada. So o fato de voce estar se preparando para investir mesmo sem o finheiro disponivel, ja me diz que esta no rumo certo. Continue mesmo pesquisando e assim que a hora certa chegar comece a investir.Parabens pela sua admiravel trajetoria, os seus pais devem estar orgulhoso de voce.
    Abracos e boa sorte,
    Cristiane

  23. 23 Leitão

    Oi Leandro!
    Obrigado pelas visitas! Apareça sempre!

    Puxa, a Cristiane já falou tudo que eu queria, não sobrou nadinha pra falar! Rsss… (Obrigado, Cristiane!)

    Pois é, você já é um vencedor. E mesmo que as coisas estejam apertadas agora, a POSTURA que tem de buscar aprender e melhorar é o principal. Se mantiver essa postura e perseguir melhorias nessa área, já já vai conseguir e como é jovem, pode sim entrar nos bons trilhos em breve…

    Vá se educando financeiramente, e na hora que começar a desapertar, você vai estar preparado. Não espere tudo ficar favorável para começar… Comece! E mantenha a fé no caminho certo!

    Abraço e sucesso!
    Leitão

  24. 24 Li

    Leandro, realmente é um grande batalhador. Dar conta disso tudo não é fácil, mas depois que passa a gente olha para trás e diz: “era só isso?”. Se ainda não faz, faça esse mapa de ganhos e gastos, sem esquecer nem mesmo os menores gastos, aqueles que a gente ignora: um cachorro quente na esquina, R$ 0,05 que não recebeu de troco e por aí vai. Analise bem e veja se consegue separar em gastos fixos e variáveis. Fixo é tudo aquilo que vc precisa pagar todo mês, mesmo que não tenham o mesmo valor todos os meses: água, luz, telefone, prestação/aluguel, faculdade, empréstimos, etc. some-os e veja se é maior ou menor que sua renda líquida. Se for menor, quanto sobra e como pode dividir para as outras coisas? Se for maior pense como pode obter uma renda extra, nem que seja temporária, para cobrir estes gastos. Vc pode também pensar em reduzir um pouco seus gastos fixos. Algumas dicas: se vc fica fora de casa o dia todo considere retirar todos os aparelhos das tomadas, deixando os essenciais (normalmente geladeira e despertador). Se utiliza o carro todos os dias, tente dar ou pegar carona com alguém e rachem a gasolina/estacionamento. Na minha faculdade os alunos que davam monitoria (uma espécie de plantão de dúvidas) conseguiam abatimento na mensalidade. Seja criativo que tenho certeza que conseguirá sair dessa situação.

  25. 25 Daniel

    Leandro, meus parabéns!

    Ainda não sou tão independente assim, pois não moro sozinho e não sei o que é arcar com todas as contas sozinho. Mas em breve irei pelo mesmo caminho. Já decidi faz tempo que o melhor é sair de casa jovem e aprender a se virar sozinho.

    Quanto aos investimento, por enquanto acumule CONHECIMENTO e pelo cara guerreiro que vc é, em breve aumentará as suas receitas e poderá investir por um futuro mais tranquilo.

    Parabén e boa sorte nessa sua jornada!

    abraço!

    Daniel

  26. 26 Leandro

    Pessoal
    Obrigado pela sabias palavras, ajudou e muito, sempre que vou conversar com alguém sobre este assunto a cobrança em cima de mim é sempre maior e nunca ta bom e certo só critica problemas dos outros é fácil a solução neh …. realmente conversar com quem intendi faz a diferença agradeço a colaboração ….

    Desejo sucesso para todos

    Abraço

    Leandro

  27. Oi Leitão,
    Legal seu blog, fiquei sabendo dele em uma entrevista do “Além da Poupança” na blogosfera e finanças, que também estou participando, escrevendo sobre um estilo de vida mais frugal para atingir a tão sonhada IF.
    Um grade abraço
    Marcos

  28. 28 Leitão

    Olá, “Aposentar Cedo”!
    Obrigado! Que bom que está gostando do Blog! Fique à vontade por aqui, é a minha cozinha onde recebo os amigos…

    Apareça sempre!
    Grande abraço!
    Leitão
    PS.: Costumo deixar esse link para quem chega recente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s