CHAT 20 a 26/maio

20maio13


51 Responses to “CHAT 20 a 26/maio”

  1. 1 Hagar

    Bom dia pessoal!
    Ontem, sem querer, achei uma entrevista muito interessante… Nunca tinha ouvido falar desse senhor, mas as idéias dele são muito parecidas com o que o Leitão procura passar aqui no blog.
    Algumas coisas eu estranhei, como colocar a mão em bombas como a Eletrobrás, mas enfim, deve saber muito bem o que está fazendo!

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/2778098/para-bilionario-bovespa-qualquer-pode-ficar-rico-com-acoes

  2. 2 Leitão

    Oi Hagar!
    Obrigado pelo comentário!

    No Chat da semana passada também comentaram sobre esse link, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/05/13/chat-13-a-19maio/#comment-18433

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Li

    Será que num futuro próximo teremos jovens adultos mais educados financeiramente?
    Gostei principalmente quando eles falam que muitas vezes é preciso educar o professor, para que depois este possa educar a criança.

    http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/19/educacao-financeira-nas-escolas-deve-levar-em-conta-universo-infantil.htm

    (Opa! é meu primeiro comentário, mas venho lendo tanto que já estou me sentindo em casa, mais um pouco e apareço de pijama)

  4. 4 Leitão

    Oi Li!

    Obrigado pelo comentário! Fique sempre à vontade aqui na minha cozinha mineira… :-)

    Realmente penso que educação financeira deveria ser ensinada desde criança… Felizmente essa tendência vem sendo percebida pelos pais…

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Adriano Pina Pereira

    Leitão, bom dia

    Feliz pelo Atlético-MG ?

    No próximo mês fecho um ciclo de um ano de compras no IG, tenho comprado 3 empresas por mês e minha carteira tem 12 empresas. Ocorre que o balanceamento tá muito irregular, tenho 30% em RV e 70 em RF. Tenho opção de aumentar o aporte em RV. Como a carteira é muito nova não gostaria de mudar os aportes nas empresas. Mas acho que vale a pena porque quero deixar 50% RF e 50% RV. O melhor é aumentar o valor por empresa ou incluir mais uma empresa nas compras mensais?

    Abraço

  6. 6 Leitão

    Oi Adriano!
    Bom dia!

    Viu só o “Galão da massa”! :-)
    Esse ano vamos buscar o título do brasileirão!

    Você está indo bem… No seu caso pode-se adicionar mais empresas na carteira, fica melhor ainda… Que tal 14/16/20 ou mais… Temos muitas boas empresas dando sopa…

    Uma dica muito boa, veja: Visite o Buteco da Turma e veja as ações mais comentadas (tem índices em vários pontos sobre elas lá) e será uma boa fonte de pesquisa inicial… Tem muitas boas ações comentadas lá:
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço e bons investimentos!
    Leitão

  7. 7 Adriano Pina Pereira

    Leitão

    Tenho uma dúvida, é melhor CMIG4 ou CMIG3 ???

    Obrigado

  8. 8 Marcos

    Eu tenho a mesma dúvida leitão. Acho que como estamos pensando em investimento e não em especulação, seria mais prudente a cmig3 por causa do tagalong?

    Um abraço

  9. 9 Leitão

    Oi Adriano, ou Marcos!

    Sim, pode-se optar por CMIG3 pois ambas são praticamente a mesma coisa. No caso da Cemig não vejo problemas quanto a ON ou PN pois a gestão é muito responsável com seus acionistas, e qualquer novidade seria para preservar o valor de ambas. Então é quase uma escolha por gosto mesmo… Eu tenho a PN.

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Galo doido

    Leitão, explica pra gente o que é o ‘Bayern de MInas’ ???

  11. 11 Leitão

    Oi “Galo doido”!
    Hehehe! Se for o bom futebol do Atlético-MG, é isso!
    :-)

  12. 12 Eduardo

    Fala Leitão!

    Então, tenho dado umas mexidas no Uol Invest e considero ter acertado bastante para um iniciante. Modéstia a parte, sei que ainda tenho muito que aprender!

    Consegui render em 3% meu investimento em menos de um mês! (investimento de R$250.000,00, quem dera se fosse de verdade haha’)

    Minhas principais empresas em carteira são: BBAS3, VALE3 & VALE5 (mesma quantidade), NATU3, OIBR4 (quis diversificar, acha um bom investimento na área?), CMIG4.

    Quero adicionar PETR4, BBDC4 e CIEL3, mas estou esperando uma queda básica para isso. Comprar na alta é furada…

    Também vale ressaltar que sei que na bolsa o rendimento é apenas teórico, até que se venda realmente e haja um lucro real.

    E também é importante dizer: COMO ESSA AMBV4 rende, meu deus! Comecei com 100 ações dela, agora tive um lucro de 10 reais por ação!! Só o preço que é salgado demais e fico com o pé atrás =/

    Então Leitão, dê sua opinião sobre o “progresso” e se estou levando jeito haha’

    PS.: Desculpe-me “copiar” a maioria de minhas ações a partir das suas, mas queria ver se o investimento era bom mesmo. Além disso, a maioria comenta bastante sobre algumas (Como PETR e VALE), então decidi dar uma olhada.

    Abraços, obrigado pela atenção =D

  13. 13 Marcos

    Leitão tenho pensado em usar o lucro obtido com especulação para fazer acumulação de papeis. Você acha que isso pode atrapalhar de alguma forma a tecnica do investimento gradual sempre no mesmo valor?A intensão seria adicionar o suposto lucro aos já predefinidos aportes mensais . Sempre com o objetivo de potencializar a acumulação

    Um abraço

  14. 14 Leitão

    Oi Eduardo!
    Você está com vontade de aprender, buscando boa orientação, se esforçando para sentir como a coisa funciona, e tudo isso é muito bom sim!

    Mas tem um problema: Os simuladores acabam levando os iniciantes para o lado Jogatina da bolsa… Fazem os iniciantes acharem que a bolsa se resume em tacadas espertas, em ganhar rapidamente, geram ansiedade e tendência para jogo, ao invés de incentivarem os iniciantes a buscarem os verdadeiros conceitos sobre Especulação e Investimento.

    Já começa o problema por aí: Não dá para fazer Investimento nos simuladores. São todos com foco no curto prazo, em Especulações. Especular é muito legal mesmo, mas o que os simulados geram não são Especuladores de verdade, eles geram Jogadores (por isso é que as corretoras adoram patrocinar esse tipo de coisa, pois gera massa de corretagens para eles depois).

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/01/06/em-simulados-tem-que-sentir-calor-na-cadeira/

    Bem, está dado o alerta. Mas continue sim, a busca por aprendizado é assim mesmo. Aqui no Blog, aos poucos, você vai amadurecendo e vai ver o que é certo e o que é errado. Não é difícil não, mas dedique mais tempo à leitura aqui do Blog e menos tempo ao simulado….

    ————————————–
    Oi Marcos!

    Isso, perfeito! Eu também faço isso que comentou… Sempre que tenho renda extra com especulações, direciono esse extra para os Investimentos. Não afeta a disciplina do Investimento Gradual não, basta você diluir isso nos meses.

    Por exemplo: Vamos supor que você esteja comprando 1K todo mês no Investimento Gradual. Aí fez várias especulações no mês corrente e fechou o mês com um saldo extra de 1K. Para não alterar demais o padrão de aportes, divida esse 1K extra por 10 (exemplo) e vá adicionando essa parcelinha na parcela padrão…. E assim por diante… Dessa forma a diluição vai padronizando os aportes com o tempo…

    ———————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  15. 15 Marco

    Olá Leitão,

    É possível formar patrimônio através de swing traders, com um capital inicial de 150 mil?

    Abraço

  16. 16 Leitão

    Oi Marco!

    Não.

    Formar Patrimônio significa crescimento consistente e gradual ao longo dos anos, e isso somente através de Investimento.

    Se você tem hoje, no total, 150K, significa que deveria usar em média uns 20K para Especular e destinar o restante para Investimento.

    Se você quer especular com 150K significa que você tem que ter pelo menos 1,5 milhão já investido.

    Especular com 150K na ambição de ficar rico rapidamente é a ilusão que não se pode ter… Ninguém consegue manter o psicológico normal especulando com todo seu maior patrimônio. Você vai conseguir isso uma, duas vezes, mas ao longo dos meses/anos você não vai conseguir… Imagine-se obrigado a manter trades especulativos com 200K, 500K, 1 milhão, etc… Não é viável.

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Marco

    Leitão, eu me expressei mal

    Eu quis dizer formar patrimônio sem nenhum outro tipo de aporte. Justamente da forma como exemplificou, uma pequena parte em traders e a maior parte em investimentos. Eu quis dizer usar os rendimentos dos traders como aportes

    Ex: Tendo uma despesa mensal de 1.500 reais, usar 20.000 para fazer os traders, usando os rendimentos oriundos destes como único aporte a minha carteira. O que eu gostaria de saber é se é possível formar patrimônio dessa forma, e com esses valores. Na realidade eu to querendo saber o quanto é possível lucrar com esse tipo de trader, não faço a mínima idéia

    Desde já agradeço a atenção

  18. 18 Leitão

    Oi Marco!

    Ok, entendi agora, mas a resposta não muda muito não.

    Claro que você pode sim destinar os lucros extras vindos de Especulações para Investimento. Mas aí você iria encarar a atividade de Especular como um trabalho mesmo, disciplinado e que lhe tomaria seu dia, seu horário comercial.

    ==> Para formar patrimônio é preciso uma fonte de renda para poder ter aportes mensais e ir crescendo o bolo. Essa fonte de renda é o Trabalho. Você pode trabalhar como engenheiro, como médico, como programador de computador, ou pode trabalhar como Trader (Ser trader em horário integral é um trabalho como outro qualquer). E assim como nem todo mundo nasceu para ser médico, nem todo mundo nasceu para ser trader.

    Especular de forma eventual é uma atividade instigante e que é possível a todos fazerem. Mas especular profissionalmente é um trabalho para poucos.

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Li

    Fiz uma pausa nas leituras e vim aqui xeretar.

    Ainda estou nos arquivos de 2.009 e até encontrei um sr. que foi meu professor na Faculdade! Ah! Se ele tivesse comentado do seu site para mim, Leitão, eu não teria perdido tanto tempo.

  20. 20 Eduardo

    Então Leitão, já era de meu conhecimento esse fato de que a real intenção é fazer as pessoas caírem na jogatina.

    Mesmo assim, me impressiona o quanto pude “lucrar” com as blue chips em tão pouco tempo! E os dividendos mal chegaram…

    O simulado tem sim lá seu valor, apesar de que nunca será possível ver o efeito real do investimento chegar. De qualquer forma, tentar um “tiro no escuro” apenas para começar é muito bom, quebra muitos paradigmas populares.

    Enfim, minha intenção é de fato investir e não especular. Já aprendi bastante com seu blog e acredito continuar aprendendo mais com o passar do tempo.

    Abraços.

  21. 21 Cristiane

    Oi marcos, nao quero interferir em sua conversa com Leitao, pois com certeza a opniao dele basta, mas nao resisti a tentacao de contribuir minhas dolorosas experiencias tentando ser day traders.

    Perdi muito dinheiro durante os anos… e` quase impossivel de controlar suas emocoes, suas ganacias, disafios do mercado e disciplina propria quando nao se tem experiencia e um estomago de plastico.

    Ate crise de panico ja sofri …no dia em que a bolsa de NY despencou perdendo quase 1.000 pontos e voltou ao normal depois de 30 minutos aquele dia eu estava sentada em frente do PC vendo meu dinheiro desaparecer em frente dos meus olhos e como a maioria das pessoas me apavorei e vendi no prejuizo.

    Por 10 minutos ate me senti aliviada, pois continuou dispencando horrorosamente, muitos perderam tudo, mas quando voltou ao normal,a besteira ja tinha sido feita. Eu nao conseguia respirar, o meu coracao estava literalmente na minha garganta tinha que contar para meu marido que tinha perdido 30.000 mil dollares em 25 minutos… (ainda estou casada) rsrsrsr…eu daria qualquer coisa aquele dia para estar longe do meu PC quando aconteceu, pois nao teria reagido tao desesperadamente.

    Mesmo os investidores mais experientes agiram exatamente da mesma maneira que eu, pois ninguem entendia o que estava acontecendo. Depois do ocorrido teve muitas gente, inclusive gerente de fundos de investimentos que se jogaram de predios altos ou deram tiro na cabeca. Milhoes e milhoes se perderem aquele dia ate hoje ninguem sabe o que aconteceu e muitos velhinhos ricos aposentados tiveram que voltar a trabalhar com 80 anos, pois perderam toda sua aposentadoria.

    Marcos, por 8 meses eu nao conseguia apertar a tecla do meu PC para completar um trade, me sentia paralizada e traumatizada. Devagar conquistei minha confianca de volta, mas o receio nunca perderei.

    Tem muitas historias que poderia te contar…mas enfim hoje eu sou day traders, eu sento enfrente do meu PC as 7:30 da manha e so saio para ir ao banheiro ate as 4: oo da tarde, mas so desligo o PC as 8:00Pm quando o after hours trade encerra aqui. Antes de dormir ja comeco me preparar para o dia seguinte, acompanhando pelo Bloomberg as noticias da bolsa da china, pois muitas vezes noticia de la, determina a direcao do mercado daqui e automaticamente da bolsa do Brasil.

    So estou te contando um pouco da minha historia, porque pessoas experientes como o Leitao tentaram me alertar da mesma forma que ele esta te orientando, mas eu fiz extamente o oposto, pois achava que eu sabia o que eu estava fazendo e nao ia acontecer comigo o que acontece com a maioria dos day traders… perdem seu capital por falta de disciplina e muita ganancia.

    Se voce decidir um dia se tornar day trader faca com um dinheiro que voce nao dependa de colocar comida na mesa, nem pagar seu aluguel, pois o risco e` extremamente alto.

    Infelismente posso quase te garantir que voce nao se tornara um day trader antes de perder muito dinheiro e cometer muitos erros…espero estar enganada, mas em todo caso … use um dinheiro que nao dependa.

    90% das acoes que vendi no passado em momento de desespero voltou ao preco ainda acima do que paguei …em outras palavras se tivesse deixado quieto estaria milionario hoje.

    Muita sorte e sucesso para voce,
    Cristiane

  22. 22 Leitão

    Oi Li!
    Que bom que está lendo todo o conteúdo do Blog! Isso vai lhe ajudar muito e é bem possível encontrar amigos ao longo da história do Blog mesmo, a turma já vem de longa data nos comentários… :-)

    Um abraço e boa leitura!

    —————————
    Oi Eduardo!
    Pois é, você vai amadurecendo aos poucos e do Blog vai lhe ajudar nisso, você vai ver.

    Muita gente acha que o dinheiro vem quando corremos atrás dele. Mas é justamente o contrário. Quando corremos atrás de nós mesmos, de nosso crescimento pessoal, de sermos útil nesse mundo e deixamos o dinheiro em segundo plano, aí é que ele vem…

    —————–
    Oi Cristiane!
    Puxa, que belo depoimento! Obrigado por compartilhar aqui com a turma!

    Isso ajuda muito a outras pessoas!

    Tenho feito uma missão, ao longo desses últimos 07 anos aqui no Blog, de ajudar os iniciantes a entrarem na bolsa pela porta correta, evitando traumas como esse. E hoje posso ver como é bom mostrar o cainho certo aos amigos, ver todos caminhando bem e seguros na bolsa, investindo ou especulando com sabedoria e serenidade, e crescendo…

    Depois que se aprende o caminho certo e consegue-se desviar dos vários errados, investir/especular na bolsa é tranquilo como tomar conta de tartarugas… :-)

    ———————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  23. 23 Marcos

    Leitão a eucatex não estaria com os fundamentos e preço melhores do que a detex?

    obrigado

  24. 24 Leitão

    Oi Marcos!

    As duas são bem semelhantes, mas a Duratex tem mais força na geração de lucros, mais consistência. Prefiro ela mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Heliodoro

    É por isso que eu sou doido com esse site!
    Além do Professor Leitão, vez por outra aparece umas histórias, como a da Cristiane, que valem mais que umas 3 pós graduações!

    Impressionante isso aqui….

  26. 26 Anônimo

    Leitão

    Como lhe falei pretendo incluir mais três empresas no meu IG. Além da CEMIG que você já comentou bastante aqui pensei em Copasa ou Sabesp, Duratex e Saraiva.

    Alguma dessas tenho que passar longe ou todas valem uma analise mais detalhada?

    Abraço

    Adriano

  27. 27 Leitão

    Oi Heliodoro!
    Valeu! :-)

    ————————————-
    Oi Adriano!
    Sim, muito bem! Todas que você citou valem a pena a atenção sim…

    Inclusive, vai encontrar muitos comentários/análises/ponderações sobre cada uma delas lá no Buteco da Turma. Basta entrar lá e procurar pelo nome da ação nos índices ou digitar no campo pesquisar…
    http://leitaoemacao.com/buteco

    ———-
    Abraços!
    Leitão

  28. 28 Cristiane

    Obrigada Heliodoro, eu me sinto como voce… todos devemos muito respeito e gratidao por ” Leitao ” e seu site, ele e` uma criatura virtual… mas com uma substancia tao valiosa… dedica grande parte de sua vida orientando e tentando ajudar as pessoas a nao cometer erros desnecessarios. Como diz minha vovo…”Ele e` uma pessoa de alma abencoada” que todos tivemos muito sorte de encontrar.

  29. Olá Cristiane e pessoal,

    Obrigado por compartilhar sua história!
    Sempre tento acompanhar o blog e o buteco para ir aprendendo cada vez mais.

    Obrigado tb ao Leitão por manter esse espaço!

    Abc,

    JXavier

  30. 30 Victor

    Oi Leitão, bom dia! Tudo bem aí na cozinha?

    Bem… eu tenho ITSA4 na minha carteira de IG e recentemente recebi uma correspondência da ITAUSA informando uma bonificação de 10% sobre o montante existente até o dia 20 de maio. Ótima notícia, certo? Pois então, a dúvida vem agora: a citada correspondência diz que o custo atribuído a cada nova ação é R$ 32,816 (e mais um monte de casas decimais!).

    Meu nobre guru: nunca vi esse papel chegar nem perto desse preço. Você poderia me orientar em como proceder, principalmente, como contabilizar essa alteração na minha planilha de controle de IG?

    Saudações cariocas,
    Victor

  31. 31 Leitão

    Oi Cristiane!
    Puxa! Obrigado! :-)

    ————————-
    Oi JXavier!
    Valeu!

    ————————–
    Oi Victor!
    Bom dia! Tudo jóia aqui na cozinha! Acabei de fazer um misto…

    Esse mês foram vários assuntos sobre bonificações recebidas que a turma discutiu lá no Buteco… Veio bonificação/dinheiro/crédito/ações/etc de tudo quanto é lado… rsss….

    Sugiro neste caso olhar com calma o tópico abaixo:
    http://leitaoemacao.com/b2/buteco2.asp?topico=547

    E qualquer dúvida que surgir peça um help lá para a turma, poste lá, por favor…

    ———————-
    Abraços!
    Leitão

  32. 32 Terezinha

    Leitão e pessoal,

    Ex- aluna do Leitão e seguidora do blog e do buteco, mesmo sem palpitar muito, acompanho e aprendo diariamente. Penso que Leitão, quando começou este trabalho” educativo” não imaginava a proporção que isso ia alcançar nem a qualidade/ quantidade de informações que todos partilhariam.

    Ainda bem que teve coragem e animo…
    Hoje só tenho a agradecer o Super-empreendedor Leitão. Tenho seguido direitinho que me ensinou e o resultado está sendo muito bom…

    Tambem a troca de experiências, a vivencia de cada um enriquece e ensina muito.

    Obrigada!

  33. 33 frubro.negro

    Victor, a bonificação a qual você se referiu é do ativo ITUB4 e não do ITSA4. Abraço!

  34. 34 Li

    A ITSA4 e 3 tb fizeram bonificação de 10% também. A data ex foi 02/05/13 e data de “pagamento” foi em 06/05/13.

  35. 35 Li

    O gente, desculpe pelo “eco” no comentário acima.

  36. 36 Leitão

    Oi Terezinha!
    Puxa, obrigado pelo feedback tão positivo!

    Aqui em Minas é assim: Toda cozinha mineira que se preze é grande e tem fogão de lenha com bastante fogo, pra dar conta de todos os amigos que chegam… :-)

    Abração!
    Leitão

  37. 37 Li

    Leitão, estava dando uma olhada na VLID3, pois lembro de alguém comentando bem dela. Fui conferir e espanar minhas lembranças daquilo que aprendi com Gitmann. Me pareceu uma empresa com fundamentos bons, numa primeira olhada, vale a pena olhar mais?

  38. 38 Leitão

    Oi Li!

    Sim, a VLID3 tem tido um desempenho regular, boas vendas, bons lucros, bons dividendos… Em fim, está bem administrada e vale a pena olhar com mais atenção para ela…

    Um abraço!
    Leitão

  39. 39 Fabiano

    Leitão,

    Acompanho seu blog há mto tempo, e antes as atualizações dos gráficos eram “on line”, conforme os movimentos aconteciam, vc atualizava, e já faz algum tempo que isso mudou…

    O foco do blog mudou?

    Abraço,

    Fabiano

  40. 40 Leitão

    Oi Fabiano!

    Na verdade estou com tempo curto essas semanas, principalmente por causa da atenção que estou dando à turma atual do meu curso (Turma Gavião Carcará II).

    Os alunos estão muito aplicados e enviando muitos exercícios e isso tem tomado o tempo que reservo para publicar gráficos e artigos aqui no Blog…

    Mas isso é bom! Gosto de alunos aplicados mesmo! :-)

    Já já volto a publicar os gráficos e mais artigos… É só eu me organizar melhor aqui…

    Um abraço!
    Leitão

  41. 41 ortodontista

    ola Leitão,
    Sou leitor frequente do seu blog.
    Já tenho um patrimonio razoavel acumulado em imoveis , FII, e tesouro direto e açoes.Estou querendo diminuir o ritimo de trabalho e complementar o custo de vida com frutos dos investimentos.
    Como vc faz isso? somente de dividendos, vende periodicamente um percentual do patrimonio… ? fica a duvida?? grato

  42. 42 Marcos

    Olá Leitão,

    Essa é a minha segunda participação no blog. Estou com uma tremenda dúvida. Tenho visto que normalmente a compra das ações se dá em lotes de 100, mas que é possível comprar fracionado, o que não é vantajoso por ser caro e de baixa liquidez. Queria saber se a compra no fracionado depois pode virar um lote completo ou se sempre ficará marcado como fracionado. Por exemplo, compro 25 ações, depois mais 50 depois mais 10, depois mais 15 e assim consigo as 100 ações do lote. Pergunto isso pois comprar as ações da Ambev hoje em dia faz-se necessário um grande aporte.

    Abraço

  43. 43 Leitão

    Olá, Ortodontista!
    Obrigado pelas visitas!

    Que bom que já está com maior tranquilidade financeira e vem fazendo boa poupança desde então. Essa disciplina é recompensadora e pelo visto você já está na hora de começar a colher os bons frutos…

    Olha, sua pergunta é ótima e fundamental! E a resposta para ela dá um livro inteiro, e é justamente isso que estou fazendo: escrevendo um novo livro sobre esse assunto, que vai tratar de como é DEPOIS que se chega lá…

    A resposta é por demais longa…. Mas vamos ver se consigo resumir um pouco para ajudar:

    1) Qualquer mudança de vida precisa de um plano mínimo antecipado. Digamos, se vai mudar de vida, planeje tudo que tem que fazer com uns 5 anos de antecedência – planeje os investimentos necessários, as poupanças necessárias, a educação financeira necessária (por exemplo, aprenda sobre bolsa), a rotina e trabalho necessário, o preparo psicológico necessário, etc… (Vejo muitos amigos dizendo que querem mudar de vida, mas entra ano e sai ano não fazem nada de diferente, não planejam a mudança – mudar de vida de uma hora para outra não é viável, é preciso plano com anos de antecedência).

    2) O preparo psicológico/comportamental é tão necessário quanto o preparo financeiro, pois você vai literalmente mudar de vida, de hábitos, de rotina, de gostos, de prazeres, etc… A liberdade traz novas coisas na vida que o trabalho excessivo antes não permitia…

    3) Para se viver mais da renda de suas economias e menos da renda de seu trabalho é preciso primeiro se esforçar para aprender a cuidar bem dos investimentos, entender um pouco mais de bolsa, etc… Administrar patrimônio é quase um trabalho, e como tal, precisa de preparo….

    4) Depois que se preparou melhor para administrar o Psicológico e o Financeiro, aí sim vem a mudança e a renda para lhe manter vai ser assunto fácil…. Bem, como disse, o assunto é longo e não consigo explicar tudo aqui… Mas esse pouco espero já ter ajudado, e aos poucos vamos conversando mais….

    Recentemente esse tema foi conversado no Chat, acho que abaixo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/25/chat-25-a-31mar/#comment-16504

    Um abraço!
    Leitão

  44. 44 Leitão

    Oi Marcos!

    Não há problema algum em comprar no Fracionado… Aliás, a maior parte do tempo vamos fazer nossos Investimentos através do Fracionado mesmo. Lotes inteiros exigem muito capital e só vamos usar lotes fechados para fazer Especulações. Investimento é sempre via Fracionado mesmo, aos poucos, gradualmente, construindo patrimônio…

    E naturalmente as ações fracionadas vão formar lotes inteiros depois. A cada 100 ações fracionadas forma-se um lote. Mas isso é indiferente…

    O grande barato do mercado de ações é justamente poder manter uma disciplina de investimentos sem forçar a barra, sem grande capital, etc… Você vai manter uma disciplina e aos poucos a coisa vai crescendo naturalmente…

    Um abraço!
    Leitão

  45. 45 Marcos

    Obrigado, Leitão.

    Você não tem idéia como essa resposta me deixou feliz.

    Abraço

  46. 46 Terezinha

    Leitão

    Tambem sou mineira, conheço bem o espirito da “cozinha mineira”. Não existe nada mais acolhedor, íntimo e seguro não é? Um verdadeiro abraço… Fortalece, dá aquele quentinho gostoso no estomago e no coração. A todo momento há conversa, historias,”causos” e quando a gente dá por si já aprendeu um monte de coisas e o “mundo” já está bem maior…Voce é feliz em imprimir ao blog este mesmo espirito.

    Obrigada!

    P.S. E o nosso curso de IV, sai ou não sai ?

  47. 47 Leitão

    Oi Terezinha!
    Você conhece bem o espírito da nossa cozinha! :-)

    Eu gostava quando meu avô morava no casarão da fazenda e a noite chegava cedo, sempre ao lado do fogão…

    Abraço!
    Leitão

    P.S.: Vixe, o curso de IV está por demais atrasado… Mas continua no forno no fogo baixo… :-)

  48. 48 Terezinha

    Leitão,
    Em fogo baixo o resultado é muito melhor….Continuamos aguardando..

  49. 49 Mazao

    Leitao,
    Tenho clareza quanto a estrategia de alocacao de capital, mas surgiu uma questao:
    Onde seria melhor deixar o dinheiro que esta “parado”, deixar na renda fixa ou colocar tudo numa empresa que paga bons dividendos para entao vender o valor da parcela que defini para meu IG e garantir as compras impreterivelmente?
    OBS: _So vou precisar do dinheiro daqui 15 anos

  50. 50 Leitão

    Oi Mazão!

    De todo nosso capital, uma parte fica em ações e outra parte, estratégica, fica líquida, na renda fixa.

    A parte líquida tem que ficar na renda fixa mesmo, pois seu objetivo é estratégico, uma reserva que está à mão em qualquer momento.

    Você pode manter, na renda fixa, somente o necessário e alocar mais forte em ações… Por padrão considera-se 50% ações e 50% RF… Mas já que você está com folga, nada impede de passar a alocar mais em ações e diminuir a RF…. Por exemplo: 75/25.

    Um abraço!
    Leitão

  51. 51 Adriano Pina Pereira

    Leitão

    Me surgiu uma dúvida, tenho hoje em carteira GETI4, VIVT4 e COCE5 e verifiquei que essas empresas não tem TAG ALONG. Fiquei preocupado pois em caso de venda da empresa posso não receber o mesmo que o majoritário. Vide o que aconteceu com a ARACRUZ.

    O problema é que GETI3, VIVT3 e COCE3 tem baixa liquidez, COCE3 por exemplo movimentou somente 198k nos últimos dois meses.

    Então teria três dúvidas:

    1) Ter ações PN, nestes casos é um risco?
    2) Caso eu opte por trocar as ações por ON, neste caso devo começar a comprar tudo novamente parcelado, ou posso simplesmente vender as PN e comprar as ON. Neste caso pensei em fazer uma troca por mês para não ter problema de IR.?
    3) é um problema essa baixa liquidez?

    Obrigado

    Adriano


Participe! Deixe um comentário...

