CHAT 06 a 12/maio

06maio13


16 Responses to “CHAT 06 a 12/maio”

  1. 1 Alexandre Borges

    Fala rapaz, tudo certo contigo?

    Cara, estou em um dilema. Comprei ações da Grendene ano passado pensando em investir, mas após quase 100% de valorização estou me coçando para vender já!

    Existe alguma técnica para lidar com isso?!?

    Um abraço!

  2. 2 Fabio

    Olá Leitão.
    O que acha da CSNA3? Sei que está com tendência de queda, mas na minha opinião está chegando em um patamar atrativo para longo prazo. Até onde eu sei o problema dela está relacionado com a Usiminas. Abraço

  3. 3 Leitão

    Oi Alexandre!
    Tudo jóia!

    Rsss… Que dilema bom! 100%! Isso acontece quando se faz boas escolhas e se tem disciplina. Parabéns, está no caminho certo!

    Olha, não devemos ficar eufóricos com grandes subidas, nem tristes quando vem as grandes quedas. Devemos manter a mente na linha do meio, na média saudável de crescimento. Ou seja, se subiu demais é exagero, se caiu demais é exagero, e o que é certo mesmo é a média saudável.

    Mas quando uma ação está muito gorda, pode-se fazer a estratégia de rebalanceamento, ou seja, vende-se parte da gordura dela e com isso distribui essas calorias nas demais, seguindo a lista de compras normalmente do Investimento Gradual.

    Fica aí a reflexão.

    —————————————-
    Oi Fabio!
    Sim, a CSN tem muita musculatura, e está prejudicada principalmente por causa da sua participação na Usiminas.

    Comentei isso recentemente com o amigo leitor Sérgio, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/22/chat-22-a-28abr/#comment-18077

    —————————-
    Abrços!
    Leitão

  4. 4 Alexandre Borges

    Obrigado pelo retorno rapaz!

    Irei vender uma parte delas, de forma que o valor não fique tão descolado das outras. Desta forma, creio que conseguirei um equilíbrio maior entre as empresas do meu “cardápio”.

    Um abraço e obrigado pela dica!

  5. 5 Cristiane

    Ola Leitao,
    Voce poderia me oferecer sua opiniao na acao BRPR3.
    Agradeco e um abraco.
    Cristiane

  6. 6 Marmota

    Mestre Leitão boa tarde.

    Estava garimpando novas empresas para diversificação, no meu IG.
    Encontrei estas 3 (EZTC3, TAEE4, PSSA3) que me chamaram bastante atenção. As 3 com lucros bastante consistentes. Você vê algum ponto negativo em alguma delas?

    Um grande abraço.

    Marmota

  7. 7 clecio

    leitao, naquele teu post antigo que sugeria trocar RAPT por POMO, vc poderia explicar melhor ?? o interessante eh q agora as 2 estao num mesmo patamar de cotacao

    abraco

  8. 8 Leitão

    Oi Cristiane!

    A BRPR3 está indo bem, começou muito recente na bolsa mas até o momento vem mostrando crescimento, lucros, em fim. Mas é como sempre digo: empresa nova é uma caixinha de surpresas, positivas mas também negativas.

    Por ser recente na bolsa ela demanda uma análise mais detalhada, investigativa mesmo. E uma estratégia muito válida para empresas novatas (caso decida por investir nela) é alocar em menor proporção.

    —————————————
    Oi Marmota!
    Boa noite!

    Diversificação sempre é bom, ok!

    As três que citou não apresentam nada de ruim aponto de destacar, estão até bem. Não dá para eu detalhar, mas falando rapidamente: EZTC3 está com uma ótima consistência, crescimento constante; TAEE11 está até ok, mas no setor dela temos outras mais fortes e consistentes; PSSA3 está bem também, só acho que ela poderia distribuir mais seus lucros – retém em demasia.

    ——————————————
    Oi Clecio!

    Eu não sugiro nada não, eu apenas relato o que penso e faço com minha carteira de ações. Rss…

    Eu disse que, nesse setor, a Marcopolo está melhor que a Randon. Dei um gelo na Randon por enquanto e, caso venha a alocar no setor, a Marcopolo é a preferida.

    A questão das cotações não tem nada a ver. A cotação de uma empresa não tem nada a ver com a outra. O que vale é a capacidade de cada empresa em gerar bons lucros e bons retornos aos acionistas, e as cotações são a menor das preocupações.

    ———————————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  9. 9 Cristiane

    Ola leitao muito obrigada por sua resposta, como sempre muito prestativo e informado.Um abraco …Cristiane

  10. 10 Marmota

    Obrigado Leitão por mais esta ajuda.
    Grande abraço.

    Marmota

  11. 11 Francisco Abreu

    Leitão, o que você me fala de ALPA4? Obrigado!
    Abraço,

  12. 12 Leitão

    Oi Francisco!
    Bom dia!

    A ALPA4 está indo muito bem e vem mostrando crescimento nos lucros e mais força nas vendas. Merece ser olhada com atenção sim.

    Ela só está meio cara no momento, e para justificar esse preço atual ela tem que manter o ritmo atual de crescimento. Penso também que poderia distribuir mais lucros, mas tudo é uma questão de reter vs crescer.

    Como disse, merece ser olhada com atenção sim e quem sabe entrar na carteira a título de diversificação de setores.

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Adriano Pina Pereira

    OGXP3 representa 5% do IBOVESPA, ai fica dificil…

  14. 15 douglas

    Bom dia Leitao, quando ganho bonificação em ações devo preencher a coluna L da planilha de administração de carteira do curso, logo não necessito fazer uma compra de custo zero para colocar as novas ações, correto?

    Como preenchemos a coluna L da mesma planilha quando no mesmo ano temos split ou grupamento e uma bonificação em determinada ação?

    Leitao, já estou querendo separar um dinheiro para investimento em valor para aplicar assim que fizer o curso, qual percentual dos meus investimentos devo separar? Esse percentual é referente ao valor investido em acoes ou o valor total do meu capital investido?

    abs.

  15. 16 Leitão

    Oi Douglas!
    Bom dia!

    No caso de bonificações em ações é melhor registrar um novo lançamento com custo Zero. Fica mais simples. Mas você pode personalizar a planilha conforme seu gosto. Alguns dominam mais o Excel e gostam de fazer mais contas, personalizar controles, etc… Fica a seu gosto.

    Dica: Lá no fórum dos ex-alunos tem muito assunto sobre isso e muito mais. Você pode, por exemplo, acompanhar via tópicos ou via Folhetim (revista). Frequentar sempre lá é bom para manter sempre vívidos os conceitos, e sempre que tiver dúvidas, poste lá também, a turma toda pode ajudar…
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Sobre o Investimento em Valor, é um percentual dentro do capital destinado a renda variável. Ou seja, X% fica estrategicamente guardado em renda fixa, X% fica destinado fixo para Investimento Gradual (acumulação) e X% fica destinado para Investimento em Valor (potencialização). Vez ou outra uma parte do capital destinado a Investimento em Valor pode ficar estacionado em renda fixa, aguardando oportunidades. Mas o assunto é longo e mais adiante vou explicar tudo isso em detalhes (estou atrasado com esse novo curso, é dose, mas uma hora sai).

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s