CHAT 29/abr a 05/maio

29abr13


29 Responses to “CHAT 29/abr a 05/maio”

  1. 1 rafael santos

    Olá leitão!

    Poderia comentar sobre ENBR3(achei ela bem interessante no geral), considerando sua parceria com a mpx? (será que o grupo x consegue prejudica-la de alguma forma? Rs)

    Abraços

  2. 2 Leitão

    Oi Rafael!
    A ENBR3 é muito estagnada, crescimento lento como uma tartaruga, baixos retornos… Em fim, nesse bom setor de Energia temos outras muuuuuito melhores….

    E se tem dedo podre do grupo X aí, pior ainda… :-)

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Marcos

    Olá Leitão! Tudo bom?

    Recentemente estive estudando bastante algumas opções de investimento a longo prazo, sou mais conservador em relação aos investimentos. “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando” hehe

    Enfim, tenho visto bastante material sobre ETF’s e fundos de investimentos. Como já sabemos que a renda fixa e a poupança, apesar de serem os meios mais seguros, não geram quase nada, tenho pensado bastante em investir neles (ETF’s. e fundos de investimentos).

    Claro que, com o passar do tempo e com uma maior experiência, procuraria montar minha própria carteira de ações. Mas antes disso, seria uma boa opção investir no que foi proposto acima? Pode me explicar um pouco sobre os dois?

    Desde já agradeço, abraços.

  4. 4 Leitão

    Oi Marcos!
    Bom dia! Tudo jóia!

    Realmente a renda fixa não é um bom investimento. É sim uma “reserva estratégica”, mas investimento, não.

    Costumo comentar sempre que fundos em geral são ruins, geram taxas, são mal administrados, em fim: tudo que começa com a palavra “fundo” pode desconfiar, que é fraco.

    Ações diretas sempre são melhores, mais rentáveis, mais seguras e recompensadoras.

    Investir em ações pode sim ser bem seguro, tanto quanto renda fixa, desde que saiba como fazer isso direito.

    No seu caso, como ainda está inseguro e aprendendo, investir em ações diretas pode parecer mais difícil. Mas não se dê por vencido. Dedique a aprender, vale a pena! E aqui no Blog mesmo você vai encontrar uma boa fonte de aprendizado, tem muito conteúdo bom aqui!

    Os fundos de índice (ETF) são fracos também. Mas tem o DIVO11 que é o índice de dividendos (empresas pagadoras de dividendos) que pode ser uma opção. Recentemente comentei sobre ele, veja nos links abaixo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/16/ibov-vs-i-dividendos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/16/i-dividendos-grafico-16-04-2013/#comment-17678

    Mas realmente vale a pena dedicar e aprender a investir por conta própria. O retorno é infinitamente maior do que o esforço que terá que fazer. Meus alunos gostam muito!

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Heliodoro

    Leitão, boa tarde.
    Sei que vc está num patamar espiritual superior, rs, então não posso nem me permitir uma comparação.

    Mas confesso que perder 10% da AMBEV em pouco mais de um mês, só me deixa com mais vontade de consumir os produtos dela…

  6. 6 Leitão

    Oi Heliodoro!
    Boa tarde!

    Rsss… Hoje mesmo já encomendei umas caixas de Brahma, afinal, amanhã é feriado :-)

    Quando você diz “perder 10% em um mês” é porque realmente não sabe o que está fazendo na bolsa. Sem fazer a coisa certa e sem estar com a visão correta sobre bolsa vai ficar sempre assim, com humor oscilante igualzinho às cotações no mercado. E olha quem tem muita gente que passa anos e anos sem entender o que é investir em bolsa, mas jura que investe.

    Vale a pena aprender do jeito certo. A primeira coisa é entender o que é Investimento e o que é Especulação. Cada coisa no seu lugar. E aqui o Blog inteiro é sobre isso…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Guto

    E ai leitão tudo tranquilo? Rapaz do céu vc acredita que meu corretor teve a cara de pau de dar uma “sugestão” de trocar NATU3 por BRML3, trocar uma empresa que paga 6% de DY contra uma que paga 0,6%, brincadeira heim! Nem vou falar aqui os motivos pelo qual ele sugeriu essa troca, pois é tudo papo furado.

    Mas admito que olhei para os fundamentos dela hoje e fiquei um pouquinho (só um pouquinho) preocupado. A divida bruta sobre o patrimônio está em 3, não estou preocupado pois os restantes dos fundamentos estão ótimos, mas vc não acha essa dívida um pouco elevada? Ou esta dívida elevada a longo prazo tem uma explicação que eu perdi? A liquides corrente até que está razoável (1,2).

    Acho que vou trocar NATU3 por BRML3, o que vc acha : )

    Abs!

  8. 8 Leitão

    Oi Guto!
    Heheheh! Seguir dicas de corretores é o mesmo que apostar no jogo do bicho… :-)

    A BRML3 está fraca ainda, um bebê, e nem se compara com a Natura. A Natura tem sólidos fundamentos e desempenho excepcional. A dívida de longo prazo um pouco alta dá para relevar diante do resto dos fundamentos…

    Essa coisa de “trocar” de empresa não é o caminho. O melhor caminho é “agregar” uma nova empresa na carteira. Estudar novas empresas e agregar novas diversificações é sempre bom… Trocar a gente troca de cueca, não de empresa boa…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Guto

    “Trocar a gente troca de cueca, não de empresa boa”, essa foi demais! To me matando de rir, kkkkkkkkkkk, só vc mesmo mestre.

    Abs!

  10. 10 Heliodoro

    Leitao, sua resposta era previsível, assim como seu esculacho, hahahaha
    Vou levar umas 3 vidas para ter seu ponto de vista sobre a bolsa, rssss

    Abraço e obrigado pelos ensinamentos

  11. 11 Marcos

    Entendi perfeitamente sua explicação Leitão =)

    Enfim, fuçando a internet consegui achar um simulador “real” do que se passa na bolsa: http://uolinvest.economia.uol.com.br . As cotações oscilam em tempo real, há um ranking para estimular a competitividade e além disso te dão um capital de giro de 200 mil (que nem todos nós temos acesso todo dia, para nossa tristeza!)

    Admito que li bastante e ainda fiquei meio perdido, mas com o tempo acredito que vou aprender.

    Meu primeiro critério de seleção foram as empresas presentes no I-Dividendos. Depois dei uma olhada básica na participação dos lucros e nos Div. Yield, e por fim procurei diversificar bastante a carteira com ações em vários setores. (Deveria ter colocado outro fator na seleção? Estou me achando simplista demais).

    Gostaria que desse uma opinião sobre as seguintes ações, que escolhi para investimento: BVMF3, CIEL3, SANB11, VIVT4 & CRUZ3.

    (PS.: Essas não são todas, são apenas as que estou um pouco indeciso. Também desejo destinar 120 mil para investimentos e 30 mil para especulação, de resto sobra 50 mil em casos extremos).

    (PS 2: Nesse simulador só há como comprar e vender ações a vista, não há nenhuma outra forma de investir que não seja especulação e investimento).

    Mais uma vez, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco! =D
    Abraços.

  12. 12 Leitão

    Oi Guto!
    Hehehe :-)

    ————————-
    Oi Heliodoro!
    Você vai aprender antes do que imagina, você vai ver… Com poucos meses frequentando aqui a minha cozinha você vai ficar bem por dentro! Seja perseverante! Vale a pena!

    ——————————–
    Oi Marcos!

    Sobre simulados, veja o meu artigo abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/01/06/em-simulados-tem-que-sentir-calor-na-cadeira/

    Você já começou bem sim, está amadurecendo e se continuar nesse caminho que comentou vai pegar o jeito!

    Suas escolhas já começaram bem! Ok! A estratégia de alocação também ficou legal e suas intenções com a simulação também estão coerentes. Ok!

    Das ações que comentou, SANB11 é a menos interessante. No setor de bancos os mais consistentes são BB, Bradesco e Itau.

    Tem mais critérios mas infelizmente por aqui somente não consigo explicar tudo. Mas está no caminho certo!

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Diego

    Oi Leitão,

    Acompanho o blog desde 2011 e já aprendi muito por aqui. Quero dar os parabéns pelo trabalho. Sempre que algum amigo me fala que quer começar a investir, eu indico esse site.

    Estou com uma dúvida e vou fazer minha primeira pergunta no chat. Possuo ações da cemig (entre outras), e vi que o hoje é o dia ex. Em geral eu não costumo me preocupar com isso, porque comprei ações a 22,00 como investimento a longo prazo e prefiro apenas ver os dividendos entrando do que ficar me preocupando com datas.
    Descobri que era o dia ex porque olhei o preço das ações terça (fechando em 25,59) e vi que teve uma boa subida. Olhei hoje de novo e vi as ações a 21,40. Abri um calendário de dividendos pra ver se encontrava o motivo da queda e vi que hoje era dia ex.

    Vi que no dia ex, o valor das ações é reajustado por causa dos dividendos, assim como o histórico de preços também é reajustado, para não passar a sensação de uma grande queda. Essas informações estão certas? E se tiverem, o reajuste é tão grande assim?

    Outra dúvida que tenho é: se o histórico de preços é reajustado, o preço que eu paguei não é. Então se eu olhar um gráfico hoje, reajustado, eu posso achar “caro” ter pago 22,00, quando na época achei um bom preço. Isso ficou um pouco confuso pra mim.

    Obrigado pela ajuda sempre, mesmo que por respostas a outras pessoas no chat e com os gráficos atualizados!
    Abraços

  14. 14 Daniel

    Diego,

    Me parece que esse desconto foi por causa de uma bonificação. Não tenho certeza disso. Por isso acho melhor você dar uma olhada no site da empresa.

    abraço!

    Daniel

  15. 15 Leitão

    Oi Diego!
    Obrigado pelas visitas! Fico sempre contente quando tenho feedback de que o Blog está ajudando!

    Pode ficar sempre à vontade aqui na minha cozinha!

    Sobre a Cemig e a questão do dividendos, é isso mesmo. No dia “ex” há uma correção nos preços, isso é normal, não se preocupe. Você recebe a bonificação (seja dinheiro em conta ou ações a mais) e com o passar do tempo as cotações vão subindo e volta tudo ao normal… É a bola de neve…

    O histórico de preços é reajustado como um todo, percentualmente, para o gráfico histórico ficar legal. Na sua planilha você vai ter um preço histórico não ajustado, mas aí você deve ir somando todas as bonificações que está recebendo ao longo dos anos. Você vai desconsiderar o preço histórico no gráfico e vai considerar apenas a data que comprou, e quando olhar o gráfico saberá que naquela data pagou o valor reajustado correspondente.

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Leitão

    Oi, Turma!

    Um recado:

    Nessa sexta, sábado e domingo estarei off-line.

    Vou ficar na beira da represa pescando, tocando viola e tomando pinga com limão! :-)

    Mas podem postar no Chat que quando voltar da pescaria respondo a todos como sempre!

    Abraços!!
    Fui!
    Leitão

  17. 17 Marcos

    Ei leitão me tira algumas dúvidas? =/

    O dia ex é o dia em que os dividendos da empresa são pagos certo? Esse dia ex depende de empresa para empresa, já que algumas pagam trimestrais, outras semestrais e outras ainda anuais certo?

    Mais uma coisa: Sobre investimentos tenho lido bastante coisa. Logo descobri que existem o investimento de valor e o investimento gradual. Poderia por favor apenas dar um prefácio de cada um deles? (Sei que dizer tudo não é possível, já que ainda não faço parte do curso); E poderia também citar se existem outras formas de investimento além destas?

    Abraços!

  18. 18 Daniel

    Leitão e galera, bom dia. Ando meio sumido Leitão, mas gostaria de saber sobre o curso de Investimento em Valor, se ja começou ou se ainda está sendo preparado, obrigado. Vou tomar a liberdade de tentar ajudar alguns amigos que fizeram perguntas. O dia ex é dia que o valor de abertura é reajustado para baixo (descontado os Div, JCP ou bonificações), não é, necessariamente, o dia em que são pagos os dividendos. Por ex, no caso atual da Cmig ela teve um grande desconto devido a Div, JCP e Bonificações, tudo junto, dai descontou tudo. As bonificações (em torno de 12%) ja foram recebidas, os Div e JCP ainda serão, não sei as datas. Uma dúvida que tenho é como declarar bonificações de ações na declaração ajustada do IR. Coloca em rendimentos não tributáveis (tipo dividendos) e acrescenta na declaração de bens ? Um abraço galera.

  19. 19 Marcos

    Entendi Daniel, obrigado por explicar! =D

  20. 20 Eduardo

    Olá leitão,

    Gostaria que me explicasse um pouco sobre tag along. Me disseram que as ações PN rendem mais dividendos, mas as ON têm que ter tag along por lei, coisa que nem sempre ocorre com as PN.

    Tenho pouco conhecimento mas já deu pra ver que seu “cardápio” é muito interessante (rsrs) e gostaria de saber se as empresas nas quais você investe em PN tem tag along.

    Também descobri que talvez seja melhor comprar algumas (várias) ações ON porque é muito pior lucrar mais e perder grande parte do investimento a longo prazo. Estou certo? ;p

    Abraço e obrigado!

  21. 21 JayQuest

    Daniel, vou tentar dicas sobre bonificações e IRPF. Mas vale a pena consultar mais pessoas, pois não me considero entendido total no assunto…
    Bonificações: declarar em ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’ (linha 14: ‘Incorporações de reservas ao capital / Bonificações em ações’). Antes deste programa de declaração IR, era declarado na linha 24 ‘Outros’.
    Sendo Bonificações, quantia de ações a mais, também declarar esta quantidade junto as outras ações que originaram o ganho em ‘Bens e Direitos’ (cód 31).

    Acho que é isso.

    Saudações.

  22. 22 JayQuest

    Já que estamos uma manutenção no blog…

    Leitão manda uma fritada de peixe que pegar na pescaria pra galera degustar aqui na cozinha…hehehehehehe

  23. 23 Sam

    Leitão, não sei se vc me reconhece pelo nick, (pois sou frequentador antigo e assíduo do Blog, e de vez em quando dou uns pitacos rs ).Por motivos de agenda apertada ainda não pude fazer o seu curso ( infelismente ainda não será neste de Maio, mas espero sim ainda fazê-lo para aprender mais e me sentir mais seguro nos investimentos.

    Meu objetivo é o longo prazo e optei pelo investimento gradual. Já venho investindo a um tempinho e estou aos poucos montando minha carteira de forma bem diversificada, que no momento conta c 4 ações (PETR4, GGBR4, CMIG4, E BBAS3 ) e nos próximos meses pretendo adquirir AMBV4, NATU3, VALE5, ETER3, WEGE e POMO4, totalizando 10 ações.

    Para fechar a carteira com 12 ações andei lendo e sondando CSMG3, JHSF3, JBSS3 e PSSA3, para escolher apenas duas.

    Das 10 empresas que listei acima vc acha que me equivoquei em alguma das escolhas? E das que estou “namorando” para completar a carteira? Algumas delas eu não devo passar nem perto? rsrs

    Sei que vc está muito ocupado hoje c a pescaria, mas ficaria feliz se pudesse me dar essa “luz” no retorno.

    Abraços !!!

    PS.: Aê, tô feliz da vida com minhas CMIG4 kkkkkkk

  24. 24 Paulo

    Leitão, é possível que você apresenta a sua carteira atual para nós? Colocando as percentagens relativas a cada ativo? Seria muito importante para quem está começando a montar uma cartteira.

  25. 25 Sam

    Leitão, favor desconsiderar meu post aqui. Já está respondido no da semana passada. Grato!!

  26. 26 Leitão

    Oi turma!

    Voltei da pescaria! :-)

    Foi muito bom! Dias ensolarados, paisagens lindas, noite estrelada e um silêncio que só mesmo no grotão para se ter…

    Uma pena que os Tucunarés não vieram, mas pelo menos salvamos a fritada do almoço da turma! Rss

    ——————————————————

    Oi Marcos!
    O Daniel já respondeu bem, obrigado, Daniel!

    Sobre as estratégias, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Existem diversas estratégias pois existem diversos tipos de investidores: uns têm mais tempo e gosto, outros têm menos tempo e menos detalhamento, alguns gostam de serem mais empreendedores, outros gostam de serem mais conservadores, e assim vai.

    Mas apesar dos diversos perfis, os CONCEITOS, os Fundamentos do bom investimento são os mesmos para todos. O bom ALICERCE do investidor é igual para todos, e é isso que ensino a meus alunos.

    ————————
    Daniel, o JayQuest também já respondeu, obrigado, turma!

    —————————
    Oi Eduardo
    Recentemente comentei sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/06/cmig4-grafico-06-03-2013/#comment-15448

    Mas se ficar dúvidas pode falar!

    ———————————
    Oi Sam!
    Claro que lembro de você sim! Já tem bons anos que sempre toma um cafezinho aqui comigo na cozinha :-)

    Pois é, você está indo bem, mas lento, inseguro, pisando em ovos… Investir demanda segurança e decisão, e quando animar vir para a turma você vai gostar, vai ficar livre dessas travas.

    Quem fica muito ocupado não tem tempo de ganhar dinheiro, já dizia o ditado, por isso acho importante sempre separar um tempo para dedicar a aprender a investir, pois tempo é dinheiro, e quanto mais postergamos isso, pior…

    Você citou uma lista grande e aí me aperta, né… Mas falando rapidamente: Gerdau não está legal para uma carteira nova, JBSS3 é muito fraca ainda, e JHSF3 ainda não mostrou bom desempenho. O resto está legal, mas não vou detalhar agora…

    12 empresas é bom sim, e quanto mais diversificar setores, ter disciplina de aportes e perseverança, melhor…

    —————————————-
    Oi Paulo!
    Não publico detalhes sobre minhas carteiras pois é uma coisa pessoal e não é bom nem para mim ficar me expondo e nem para meus leitores, pois não se deve tomar decisões de investimentos copiando terceiros.

    Por isso gosto sempre de comentar sobre Conceitos e ajudar os amigos dessa forma. Gosto de ensinar a pescar e não dar o peixe direto. É melhor…

    Mas aqui no Blog estamos sempre discutindo sobre boas e más empresas, e ao acompanhar o Blog você vai ficar aos poucos mais por dentro…

    ———————
    Abraços, pessoal! Agora vou lá arrumar as traias de pesca da carretinha! Tá tudo bagunçado e uma poeira que só :-)

    Leitão

  27. 27 Daniel

    Leitão, bom dia!

    “Não publico detalhes sobre minhas carteiras pois é uma coisa pessoal e não é bom nem para mim ficar me expondo e nem para meus leitores, pois não se deve tomar decisões de investimentos copiando terceiros.”

    Mas bem que poderia colocar a proporção de cada ativo né? Pois um dos nossos problemas mais inquietantes é a bendita alocação de ativos.

    Sobre a pescaria, vc pegou muitos peixes mesmo rapaz? rsrs

    abraço!

    Daniel

  28. 28 Leitão

    Oi Daniel!
    Bom dia!

    Os peixes estavam mais espertos do que nós! Rsss… Mas pelo menos a fritada do almoço foi garantida!

    O conceito é: A alocação de ativos é sempre equilibrada, simples assim. Se, por exemplo, você tem 10 ações, cada uma deve ficar equilibrada ao longo dos anos mantendo média de 10% cada uma… Ou seja, 10% x 10 = 100%.

    Abraços!
    Leitão

  29. 29 Daniel

    Corrigindo:

    Os peixes são retados mesmo. rsrs

    Sempre alocado igual? Tanto as blues quanto as Small?


Participe! Deixe um comentário...

