CHAT 22 a 28/abr

22abr13


22 Responses to “CHAT 22 a 28/abr”

  1. 1 Eduardo

    Fala leitão, tudo bom?

    Me chamou a atenção um comentário que você fez no chat passado, sobre dividendos em relação à renda fixa. Foi dito que você teve um lucro muito maior investindo em ações, que superou “com folga” os títulos de RF.

    Pelo que me consta (desculpe-me caso esteja mal informado, sou iniciante) os juros estão em alta. Não seria mais válido portanto investir em RF?

    (PS.: Li em um livro que juros acima de 6% já seriam uma boa oportunidade para investir na área. É uma afirmação confiável? E em que patamar se dá o lucro de dividendos, mais ou menos quantos por cento?)

    Abraço.

  2. 2 Leitão

    Oi Eduardo!
    Tudo jóia!

    Ações diretas sempre vão ganhar da renda fixa, ainda mais agora que os juros médios estão bem baixos (média de 7% ao ano).

    Sempre devemos ter uma parte alocada em renda fixa, e outra parte em ações. Digamos, 50%/50%, por exemplo. Quanto mais se entende de mercado de ações, mais pode-se aumentar essa alocação.

    Não existe um valor único de percentual para dividendos, pois cada empresa em sua carteira vai lhe dar uma quantidade… Tem várias ações me dando 10, 15, 20% ao ano de dividendos… Ou seja, ganhando com folga da renda fixa.

    “Li em um livro que juros acima de 6% já seriam uma boa oportunidade para investir na área.” – Nada disso! Como disse, uma parte de nosso capital deve sim ficar em renda fixa mas não porque ela é um bom investimento, mas sim porque temos mesmo que ter uma reserva líquida estratégica. Renda fixa como investimento é algo muito fraco. Ações são melhores, muito melhores!

    Nos links abaixo tem alguns artigos meus relacionados, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/01/25/renda-fixa-capital-imobilizado-capital-produtivo-capital-imaginario-e-geracao-de-valor/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/04/16/ibov-vs-i-dividendos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/14/investimento-e-como-dente-da-frente/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/05/investimentos-bons-pra-cachorro/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/14/quantas-empresas-devo-manter-em-minha-carteira-de-acoes/

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Caio

    Leitao, sobre o que vc disse : “Tem várias ações me dando 10, 15, 20% ao ano de dividendos… Ou seja, ganhando com folga da renda fixa”.

    1) Acredito que é uma media anual de varios anos ( Total div / total investido / qtde anos ), certo ?

    2) Alem desse calulo de retorno em div. é preciso fazer tambem um que retorne o total( valorizacao capital + div / total investido ), ou só de dividendos mesmo ?

    3) Para toda a carteira ou separado somente por empresa mesmo ?

    Obrigado.

  4. 4 Jose Carlos

    Caro Leitao
    Com um portfolio de 20 açoes , tenho mensalmente escolhido a de maior lucro do momento e vendido abaixo de R$ 20M . No dia seguinte ou no maximo na mesma semana , reponho a quantidade de açoes vendidas , pois a ideia continua sendo IG . Com isso deixo de gastar 15% do IR sobre o ganho. Qual teu comentario e cuidados a tomar sobre esta estrategia ? Abração / Zeca49

  5. 5 Leitão

    Oi Caio!

    Uma simples planilha em Excel, com tudo devidamente registrado e uma anotação certa de todos os lançamentos vai lhe dar a base de dados. E aí você pode fazer várias contas, da maneira que desejar, apurando por carteira, por empresa, por setor, fazendo gráficos, contas consolidadas ou contas particulares…

    ———————————–
    Oi Jose Carlos!
    Não vejo o menor sentido nisso que está fazendo, pois se seu objetivo é investimento de longo prazo através da Estratégia de Investimento Gradual, não se deve vender só porque está no azul ou porque quer ficar fugindo do IR…

    Quanto mais se faz giro (compra e venda) mais prejudica a estratégia e mais se afasta do que chamo de Investimento. Não confunda nunca estratégias de Especulação com estratégias de Investimento.

    No IG quanto mais quieto ficar, melhor. Foque na disciplina de compras e esqueça essa coisa de ficar vendendo… Acumulação é acumulação…

    —————
    Abraços!
    Leitão

  6. 6 Jan

    Caro Leitão,
    Depois que finalizei o curso com a turma de Fev/2013, ainda não tive tempo de dar uma olhada nos chat’s…ainda trabalho para o patrão ficar rico…rsssss…..por enquanto!
    Bem, agora vou dedicar tempo para eu ficar rico!
    Montei minha estratégia em IG, já selecionei as empresas, baseado nos critérios aprendidos no teu curso, defini o valor mensal alocado em ações e renda fixa (tesouro direto), na proporção 60/40 respectivamente. Ou seja, estou pondo em prática o que aprendi.
    No teu curso você aborda detalhadamente as estratégias especulativas e IG, e comenta a estratégia de investimento em valor. Nesta última, eu senti grande desejo em aprender mais, pois, após “escovar” os fundamentos de algumas empresas percebi que existem algumas que estariam num momento bom para investimento em valor (as ações da PETR4 estão 30% abaixo do valor patrimonial).
    Comprei o livro “O Investidor Inteligente” e num dia li 100 páginas…quero terminá-lo ainda esta semana…rssss!
    Você recomendaria algum material onde eu possa me aprofundar em investimento em valor, se é que neste livro já não o tenha?
    A PETR4 está num momento bom para esta estratégia?

    Abraços

    Janderson

  7. 7 Leitão

    Oi Jandenson!

    Pois é, você está pronto para caminhar bem agora! Só não pode é ficar postergando isso… Tempo é dinheiro! Não perca tempo! Quem fica ocupado demais não tem tempo de ganhar dinheiro, já dizia o ditado popular.

    Não se preocupe com Investimento em Valor agora, isso é outra estratégia e demanda outros conceitos. Para fazer mal feito é melhor não fazer.

    Foque em fazer Investimento Gradual agora, e com isso vai acumular dinheiro e experiência. Depois, mais adiante, poderá fazer outras estratégias se desejar.

    Dica: Frequente a turma lá no Fórum. Procure ler o “Folhetim do Buteco” (ícone na página inicial) que tem muita informação para continuar evoluindo sempre (participe lá, terá muito mais feedback):
    http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Frederico

    Oi Leitão.
    Faço IG e quero rebalancear meus investimentos, diminuindo a parte em ações para 50%. Pensei em diminuir o valor das compras mensais e vender um pouco das ações. Tenho ações com lucro e outras com prejuízo. Vc acha correto vender uma parte dessas ações com maior lucro e reaplicar esse dinheiro seguindo as compras mensais do IG?
    Abraço

  9. 9 JayQuest

    Leitão, Leitão…

    Acode isso aí…o que está acontecendo no blog?

    Os gringos tão invadindo o Brasil…já é a terceira guerra mundial?

    U a tem som di ú?

    Eu hein…

  10. 10 Henrique

    O que seria IG?

  11. 11 Leitão

    Oi JayQuest!

    Foi uma enxurrada de SPAM mas já fiz uma faxina e coloquei bloqueios para isso… :-)

    ———————————
    Oi Henrique!

    IG é a abreviação de Estratégia de Investimento Gradual, compras graduais montando uma carteira de ações ao longo dos anos e crescendo junto com as empresas.

    Você vai aprender sobre isso detalhadamente agora na turma de Maio. Sua matrícula está confirmada! Você vai gostar!

    —————————————
    Oi Frederico!

    Uma das coisas mais importantes ao se fazer investimento é disciplina. Não se pode ficar mudando de estratégia a todo momento.

    Se sua carteira ainda é jovem (menos de 5 anos) desaconselho mudar de estratégia.

    Você não deixou seu email então não sei se é meu ex-aluno, e pela pergunta acredito que não seja, pois todas essas questões eu ensino detalhadamente, a disciplina, o equilíbrio de alocações…. Não consigo explicar tudo por aqui, mas em síntese, não caia na tentação de ficar vendendo e mudando sempre…

    ———————–
    Abraços!
    Leitão

  12. 12 Anônimo

    Leitão,

    Uma vez escolhida a empresa a qual gostaria de se tornar sócio, e investir seu dinheiro, tenho uma dúvida com relação às que possuem ambos os tipos de papéis, ON e PN.

    Qual a lógica para escolha entre os dois papéis de uma mesma empresa. Entendo que o ON dá direito a voto, etc. Porém observa-se que os PN sempre possuem um giro muito maior. Porque isso, se o ON teoricamente é um papel de maior valor como acionista?

    Abraço.

  13. 13 Vitor

    Desculpe, meu nome é Vitor, sou o “Anônimo” do último post.

  14. 14 Leitão

    Oi Vitor!

    O direito a voto não quer dizer muita coisa para nós, acionistas minoritários.

    Pode-se optar pelas ON quando for empresa menor, que não tenha o chamado “tag along” para as PN (tag along é uma espécie de “garantia” em caso de venda do controle a outro grupo).

    Quando for empresa muito grande e que tenha tag along, pode-se optar pelas PN, que são preferenciais em caso de dividendos.

    Em fim, o mais importante são os critérios de qualidade da empresa, seus lucros, dividendos… ON ou PN é uma questão secundária.

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 rodrigo passagem félix

    Olá Leitão, boa noite.
    Já entendi em partes oque seria um investimento gradual. Agora um investimento em Valor seria investir um montante todo de uma só vez????
    Tendo um valor razoável para iniciar nos investimentos, seria interessante ainda assim um investimento gradual???

  16. 16 Leitão

    Oi Rodrigo!
    Boa noite!

    Investimento em Valor pressupõe identificar oportunidades, nem sempre visíveis, nem sempre disponíveis e nem sempre na hora que deseja.

    O Investimento Gradual é o mais indicado, principalmente para quem vai iniciar na bolsa. Não se preocupe que vai entender tudo isso melhor agora na turma de maio. Sua matrícula na turma está confirmada!

    Um abraço!
    Leitão

  17. Eita prof. essa promessa de curso de Investimento em Valor está rendendo heim? Quando sai?

  18. 18 Leitão

    Oi Mônica!
    Nem me fale! Estou no mínimo 01 ano atrasado com o projeto… Tive vários contratempos e também outros assuntos que me tomaram a atenção, é dose. Mas aos poucos estou concluindo… Quero que fique bem feito… :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  19. 19 Anônimo

    Leitão,
    Sou muito grato pela sua dica de compra de CMIG4. De fato, essa ação é show. Dá lucros, paga bons dividendos e sobe como empresa de crescimento rápido.
    Quanto a CSNA3, estou pensando em comprar logo, pois parece que ela não cairá abaixo de R$ 7,80. O problema é o setor que está muito sacrificado.
    Um abraço.
    Sérgio

  20. 20 Sam

    Leitão, não sei se vc me reconhece pelo nick, (pois sou frequentador antigo e assíduo do Blog, e de vez em quando dou uns pitacos rs ).Por motivos de agenda apertada ainda não pude fazer o seu curso ( infelismente ainda não será neste de Maio, mas espero sim ainda fazê-lo para aprender mais e me sentir mais seguro nos investimentos.

    Meu objetivo é o longo prazo e optei pelo investimento gradual. Já venho investindo a um tempinho e estou aos poucos montando minha carteira de forma bem diversificada, que no momento conta c 4 ações (PETR4, GGBR4, CMIG4, E BBAS3 ) e nos próximos meses pretendo adquirir AMBV4, NATU3, VALE5, ETER3, WEGE e POMO4, totalizando 10 ações.

    Para fechar a carteira com 12 ações andei lendo e sondando CSMG3, JHSF3, JBSS3 e PSSA3, para escolher apenas duas.

    Das 10 empresas que listei acima vc acha que me equivoquei em alguma das escolhas? E das que estou “namorando” para completar a carteira? Algumas delas eu não devo passar nem perto? rsrs

    Sei que vc está muito ocupado hoje c a pescaria, mas ficaria feliz se pudesse me dar essa “luz” no retorno.

    Abraços !!!

    PS.: Aê, tô feliz da vida com minhas CMIG4 kkkkkkk

  21. 21 Leitão

    Oi Sérgio, oi Sam!
    Desculpem minha demora, estive em viagem nesse final de semana…

    —————————-
    Oi Sergio!
    Pois é, a Cemig continua sendo muito bem gerida e com muita responsabilidade com nós, sócios, donos.

    Sobre a CSN, ela é uma empresa muito forte e está segurando bem a onda, apesar dos problemas nesse setor. Tenho ela em carteira e continuo mantendo. No momento está mesmo barata, mas a decisão de compra agora depende de uma análise de valor, pessoal. Quem sentir dificuldades de fazer essa análise e decidir por escolher outras empresas não vai estar errado, pois em caso de dúvida temos outras boas empresas na bolsa, em setores variados.

    —————————————
    Oi Sam!
    Claro que lembro de você sim! Já tem bons anos que sempre toma um cafezinho aqui comigo na cozinha :-)

    Pois é, você está indo bem, mas lento, inseguro, pisando em ovos… Investir demanda segurança e decisão, e quando animar vir para a turma você vai gostar, vai ficar livre dessas travas.

    Quem fica muito ocupado não tem tempo de ganhar dinheiro, já dizia o ditado, por isso acho importante sempre separar um tempo para dedicar a aprender a investir, pois tempo é dinheiro, e quanto mais postergamos isso, pior…

    Você citou uma lista grande e aí me aperta, né… Mas falando rapidamente: Gerdau não está legal para uma carteira nova, JBSS3 é muito fraca ainda, e JHSF3 ainda não mostrou bom desempenho. O resto está legal, mas não vou detalhar agora…

    12 empresas é bom sim, e quanto mais diversificar setores, ter disciplina de aportes e perseverança, melhor…

    ——————-
    Abraços!
    Leitão

  22. 22 Sam

    Valeu Leitão. Obrigado mesmo !!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s