O índice IBOVESPA está velho e enferrujado!

05abr13

Veja outros posts sobre esse tema...

Fabricado em 1968!

Desde o ano de 1968 o índice IBOV é o mesmo, segue a mesma metodologia!

Acontece que o índice Ibovespa tem um grande problema, que a BMFBovespa deveria repensar:

– Ele tem uma enorme quantidade de empresas ruins como OGX, MMX, LLX, Gol, Cesp, Eletrobrás, JBS, ALL3, Usiminas, etc, etc… Ou seja, uma metodologia de definição de índice que não é a ideal, baseada essencialmente apenas na liquidez, na popularidade do papel, e não na QUALIDADE das empresas.

Com isso, o IBOV acaba sendo influenciado negativamente: cai muito por causa das más influências, ou sobe muito por causa dos “marketing’s” de mercado, ou fica estagnado.

O desempenho do IBOV pouco tem a ver com o desempenho real das boas empresas, e isso acaba gerando uma imagem negativa da bolsa, principalmente para os iniciantes…

A BMFBovespa com certeza sabe disso, por isso mesmo criou outros índices paralelos como o Índice de Governança Corporativa, Índice de Dividendos, dentre outros, mas continua pecando ao deixar que o IBOV seja o carro-chefe, ou melhor, a Kombi-chefe.

==> Vamos supor que o índice IBOV fosse abolido, deixasse de existir: Se todo mundo simplesmente esquecesse do IBOV e passasse a olhar para suas boas carteiras de investimento, suas boas escolhas, ou simplesmente passasse a olhar um índice baseado em Qualidade, veria que a bolsa de valores está muito bem, como sempre.

O mercado como um todo (principalmente os iniciantes em bolsa) se baseia muito no IBOV para ter um “termômetro” do mercado, um “sentimento” do mercado. E também a mídia em geral se baseia nele! Ou seja, não é de se espantar que quem esteja de fora não consiga enxergar que a bolsa de valores é uma coisa boa, um belo investimento! Basear a bolsa de valores brasileira no índice IBOV, do jeito que ele está, é como olhar para Dilma e achar que toda mulher brasileira tem cabelo curto…

Abraços e bons investimentos!
Eduardo Leitão
——————————————
Quer comentar? Alguma dúvida? Deixe uma mensagem…

Leia também…

Não baseie seu olhar apenas no índice IBOV!

Momento atual econômico com cachaça-mineira

Investimento é como dente da frente…

*Envie esse artigo para os amigos! É livre! Copie e cole onde quiser!

Copyleft - Compartilhe! É livre! Envie para seus amigos...


32 Responses to “O índice IBOVESPA está velho e enferrujado!”

  1. 1 Claudia

    Perfeito!!!!!………excelente analogia.
    Abração Mestre.
    Claudia.

  2. 2 Bruno

    Com certeza, esse indice deveria ser reformulado.. e por incrivel que pareça ontem na Globo News um analista soube explicar este mesmo ponto…

  3. 3 Hagar

    Essa da Dilma foi boa! hahaha…
    Se estivéssemos em uma mesa de bar (e não na sua cozinha) a comparação seria bem maldosa! hahaha
    Mas o artigo foi muito bom! :D

  4. 4 Leitão

    Hehehe!

  5. Fala, Leitão!

    Artigo simples e claro!

    Já fiz lá no meu blog contas do IBOV e do SMLL cortando as empresas com margens de lucro abaixo de 10% e é impressionante a diferença de resultados!

    As boas empresas sempre vencem!

    []s!

  6. 6 dummy

    Leitão
    Seria interessante você escrever um artigo sobre qual planejamento de investimentos a longo prazo pode fazer uma pessoa com pouca disponibilidade financeira. Eu, por exemplo, fiz seu curso, os conceitos estão aqui vagando na memória, mas não consigo investir muita grana por mês, nem gastei comprando licença do Metastock, e também não deu certo para mim usar versão “genérica”. Daí, apesar de todo mês investir alguma pouca coisa (10 ações daqui, 5 dali, frações de NTNB principal), não dá tempo de fazer análises mais detidas para escolher papéis com independência. O pensamento de desfazer posições e amortizar financiamentos também é recorrente, mas fico pensando que se eu não manter pelo menos o hábito de poupar alguma coisa, mesmo que às custas de protelar a amortização de um financiamento, nunca vai se consolidar o hábito de poupar.
    Abraço!

  7. 7 Leitão

    Oi Dimarcinho!
    Obrigado!

    Pois é, qualquer filtro de qualidade que seja é melhor do que o IBOV. Bolsa de valores é muito fácil, não sei porque o povo complica tanto…

    ——————————
    Oi Dummy!
    O que mais tem é literatura sobre isso, e todas, no final, convergem para isso: trabalhar diligentemente oferecendo sempre o seu melhor ao mundo; gastar menos do que se ganha; poupar; investir; Só isso, nada mais.

    Eu sei bem como é difícil poupar no início. É como tentar encher uma piscina usando um copo americano (ou lagoinha, como falamos aqui em Minas).

    Mas vai de encontro ao que você falou: Tem que criar o HÁBITO. Somos animais de hábito, então, mantenha os bons hábitos e quando menos perceber já vai estar caminhando bem…

    Quando temos objetivos muito grandes para alcançar, a melhor forma é fazer um pouco todo dia. Se for olhar o horizonte vai achar que nunca chega, mas se olhar apenas para o que tem que ser feito no dia a coisa vai…

    —————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Miguel Meira

    Faz bastante tempo que não vejo escrita uma ideia tão boa e interessante como este sua. Um novo padrão mudaria totalmente a forma como a bolsa seria vista pela sociedade em geral pois estaríamos falando de crescimento e não de depressão econômica.

  9. 9 Leitão

    Obrigado, Miguel!

  10. 10 Adriano Pina Pereira

    Como tá em pauta, queria só comentar que um dos melhores “legados”do Curso do Leitão foi aprender a não mexer com essas coisas “X”.

    Abraço
    Adriano

  11. 11 Dedo podre

    O pior é comprar empresas boas e perder para o Ibovespa.
    Talvez eu tenha pecado no balanço da carteira.
    Aportei mais em Vale e Petro por acreditar que seria um bom investimento em valor.

  12. 12 Leitão

    Oi “Dedo Podre”!
    Esse seu nickname é engraçado! Rsss

    Pois é… Por isso sempre digo: montem uma carteira equilibrada com pelo menos 10 boas empresas… Se puder 15, 20 ou mais, melhor ainda. O time deve jogar junto. Aportar muito em uma ou outra empresa é um erro, por melhor que possa ser essa empresa.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/14/quantas-empresas-devo-manter-em-minha-carteira-de-acoes/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/02/28/carteira-de-acoes-e-como-um-time-de-futebol/

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Jorge Michelin

    Brilhante Leitão. Foi das coisas mais sábias que já li sobre o Índice IBOVESPA. Os “micos” não poderaim nem ter acesso ao mercado de capitais quanto mais compor o IBOVESPA.

  14. 14 Osmar.

    Leitão, se o índice fosse composto só de Empresas de qualidade, certamente atrairia muito mais investidores nessa direção mas, o que aconteceria com as Empresas sem bons fundamentos? Haveria investidores suficientes para mante-las no mercado? Nesse caso o índice refletiria a nossa realidade?

  15. 15 Leitão

    Oi Osmar!

    Depois que uma empresa abre seu capital, ela não tem nenhuma ligação com as ações abertas ao mercado. As ações podem ficar paradas ou girando, tanto faz. A empresa aberta ao mercado tem a missão de gerar valor a seus donos, independente se está ou não em algum índice. Quando uma empresa é bem gerida, dá lucro, então naturalmente os bons investidores vão em busca delas, mesmo que não estejam bombando na mídia. As ações de empresas mal geridas, que não dão retorno a seus sócios anônimos, naturalmente vão caindo no esquecimento.

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Paulo RS

    Mesmo depois de este belo texto do Leitão, vou manter meu avatar…! rsrs. Abraço Professor!

    Paulo RS – ex-aluno

  17. 17 Paulo RS

    Em tempo: meu avatar no Buteco do Leitão é uma bela Kombi vermelha…

    Paulo RS

  18. 18 Safo

    Mestre, talvez este tenha sido o seu melhor post de todos até hoje ! parabéns !!!

  19. 19 JayQuest

    O Leitão, qué 100nhão nessa Kombi?
    Pintura, faróis e logo originais, não paga mais IPVA, e nem precisa de seguro, tem sistema anti-furto (é só desatarrachar o volante e levar pra onde for)…kkkkkk

    Deixa eu ver se eu entendi…a analogia da Dilma com o IBOV…,porque a situação tá sem graça, tá feia (que não faz subir é nada mesmo), ou porque está tudo indo pro fundo? kkkkkk.

  20. 20 Leitão

    Oi Paulo!
    Hehehe! Eu sou fã de Kombi, ainda mais essa tradicional com o símbolo da Volks na frente! Ainda vou ter uma, para pescaria…. Heheheh

    ————————————-
    Oi Safo!
    Obrigado! Valeu!

    —————————-
    Oi JayQuest!
    Heheheeh! Que maldade! Isso é coisa da sua cabeça só! Rssss

    ——-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  21. 21 Zoecir Menezes da Costa

    Sou o Zoecir, mais conhecido por Boca…Dourados-MS
    Acompanho a finco o blog e tudo relacionado nele, pretendo ainda fazer um destes cursos…Inclusive parabens ao Leitão pela empreitada!!!!
    Quanto a matéria IBOV….acredito que o indice em si não teria problema, o grande detalhe esta nas pessoas que possuem o foco mais reduzido….pois na realidade o indice IBOV retrata a bolsa no total, vai de cada um separar o joio do trigo, temos um mercado pequeno + ou – 350 papeis…EUA são + ou – 3.000, e lá igualmente daqui divulga-se o SP500…pensaria que poderiam mudar igualmente ao DOW JONES, selecionar empresas de excelencia ao volume de 30 papeis como é lá…para nosso mercado já seria + ou – 10% dos papeis focados. De bom grado seria criarem um novo indice, eu o chamaria de “MPBOV” (Media Ponderada Bovespa), talvez viesse a expor mais a participação de cada papel no tocante a sua lucratividade e até sua perda…acho que possui este tipo de indice, mas esta vinculado a corretoras e pessoal mais profissionalizado, particularido a grandes clientes…e mesmo assim vai haver distorções, então acredito que a saida é as pessoas tentarem se aprofundar mais ao mercado, aprender mais, pois trata-se de dinheiro e dinheiro nunca aceitou desaforos, muito menos desinformações….outro devaneio….também se a bolsa fosse um lugar somente de Buffet’s e demais expert’s….não sobraria nada para os ‘simples mortais”….para alguem ganhar, outro teve que perder e assim vai…
    Grande abraço a todos….Leitão, grato pelo espaço cedido!!!!

  22. 22 Zoecir Menezes da Costa

    somente para corrigir.:
    SP500 – divulga o resultado de 500 papeis
    DOW JONES – divulga os 30 papeis principais

  23. 23 vulc

    eu ate concordo que nosso ibov esta velho, ainda tem essas xx ai para ajudar uma outra ajudinha foram as eletricas que estao demorando para se recuperarem dessa pancada que o governo deu nelas

  24. 24 Leitão

    Oi Zoercir!

    O problema maior, como eu disse no artigo, não é o IBOV. Ele tem seus problemas, como todo índice, mas o problema maior é a BMFBovespa deixar que o IBOV seja o carro-chefe, a referência maior… Se ela desse ênfase em outros índices baseados em qualidade, o mercado (principalmente os leigos) teriam uma visão melhor da bolsa de valores.

    E essa visão bi-polar de que “para que um ganhe outro tenha que perder” não é legal. A bolsa tem mesmo um lado jogatina (e infelizmente o mais divulgado) que é assim, mas tem seu melhor lado, do desenvolvimento, do investimento, da construção de patrimônio, onde todos ganham: investidores, empresas, sociedade… É esse lado, do ganha-ganha, que eu gosto e que ajudo a desenvolver aqui no Blog…

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    A gente não pode esquecer dos IBX-50 e IBX-100.

    Sempre acompanho o IBX-50 e muitas vezes, pela análise gráfica, ele aponta uma tendência antes mesmo do Ibovespa.

    A metodologia utilizada estabelece um peso menor à liquidez e tira o peso de papéis do tipo “X”.

    Talvez fosse interessante até você utiliza-lo em suas leituras de mercado.

    Abraço!

  26. 26 Nicolas Janke Gomes

    Data venia: Quem entende do assunto não concorda com você, leitão.
    O Dow Jones já está aí a mais de um século e com certeza a existência (e o benchmark) deste índice foi levado em conta na hora de criar o IBOV.
    Que critério você usou pra dizer que existem empresas ruins no Ibovespa?
    Oque são empresas ruins pra vc?
    O mercado é assim mesmo, hora as empresas parecem ruins, hora parecem maravilhosas.
    Se você não sabe, deve-se comprar na baixa e vender na alta.

  27. 27 Cristiane

    Um dos grandes previlegios de operar no mercado financeiro e` as oportunidades que temos principalmente na internete de analizar e investigar livremente as opcoes da bolsa.

    A interpretacao de cada individuo deve ser respeitada, neste mundo onde temos muito o que aprender… se perdessemos menos tempo julgando ou interferindo nos metodos alheios… nao perderiamos minutos preciosos aprimorando os nossos proprios.

    Eu sou testemunha viva de companhias ruims dos mercados mundiais…ja perdi na Australia, ja perdi em Nova York , Brasil etc…, pois tinha uma imatura mentalidade de que quanto mais baixa a acao cai, mas eu deveria comprar e muitas chegaram a zero. (Zero na minha matematica e` ruim).

    Hoje nao perco tempo discutindo se uma companhia e` boa ou ruim, pois nao e` o meu trabalho de ajudar uma companhia em destress a se reerguer… estou aqui para caminhar lado lado das companhia que estao no verde.A todos desejo uma boa semana

  28. 28 Leitão

    Oi Breno!
    Sim, existe uma dezena de índices, cada um com suas qualidades e defeitos. Mas o problema é que a BMFBovespa deixa que o IBOV seja o carro-chefe, o índice mais popular que principalmente a mídia (míope) usa como referência para publicar no horário nobre da TV.

    A questão principal é mostrar para a população em geral que a bolsa não é APENAS o IBOV. Principalmente os iniciantes, precisam de referências melhores para não ficarem com “medo” da bolsa…

    ————————————————-
    Oi Nicolas!
    Obrigado pelo comentário, mas acredito que você tenha chegado a pouco tempo aqui no Blog.

    Uma empresa é boa ou ruim a partir de seus fundamentos, suas finanças, seu retorno de valor aos acionistas. No fim, ela deve ser lucrativa e bem administrada. São esses critérios que uso para escolher minhas ações, e os mesmos critérios que uso para dizer que, no IBOV, existem dezenas de empresas péssimas.

    Mas aos poucos você vai entender melhor. Vou deixar aqui o convite para que visite mais vezes o Blog, e deixo abaixo um link com dicas para quem chegou recentemente, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas

    —————-
    Oi Cristiane!
    Obrigado pela mensagem! E o caminho é esse mesmo, crescer junto às boas empresas (bons fundamentos) e se descolar da massa de jogadores…

    ———————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  29. Nos EUA já há um movimento de criação de índices baseados em fundamentos e não em liquidez ou capitalização, como é a esmagadora maioria deles é feita pelo mundo…

    []s!

  30. 30 Heitor

    Opa opa, saudações !

    Gostaria de saber, quando exatamente USIMINAS deixou de ser uma boa empresa pra você ?

    Abs
    Heitor

  31. 31 Leitão

    Oi Heitor!
    Bom dia!

    Usiminas deixou de ser interessante a partir do momento em que manteve um desempenho declinante sistemático em seus lucros, e foi deteriorando cada vez mais os indicadores financeiros, sem o menor sinal de melhora. Isso já tem pelo menos um 2 anos atrás…

    Um abraço!
    Leitão

  32. 32 Jovem há mais tempo

    Se apenas secularidade fosse razão para os desacertos das análises da Bolsa, teríamos que aprovar a III Guerra Mundial. Se “pau que nasce torto até a cinza é torta”, para quê estudarmos e querermos nos superar, sermos melhores ?!
    Abs., César Westin


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s