Cardápio Alternativo – RAPT4 – 20-03-2013

21mar13

– Média de 15% ao ano, superando satisfatoriamente a Renda Fixa e meus objetivos com ela.

– Fundamentos: Empresa vinha bem, com desempenho consistente. Em 2012 houve uma queda considerável no desempenho financeiro e geração de valor, perdendo o pódio do setor para a Marcopolo.

– Estratégia: Esteve presente em carteira de Investimento em Valor, mas foi vendida após atingir objetivo de valorização em 2010. Continua presente em carteira de Investimento Gradual em menor proporção e para diversificação, mas congelada. Novas alocações serão destinadas para outras como Marcopolo e outras em setores diversos… Eventualmente posso também fazer realocação, retirando dela e alocando em Marcopolo ou outras…

Antes… em 2009

Depois, em 2012…

Agora, em 2013…
rapt4-2013-03-20



13 Responses to “Cardápio Alternativo – RAPT4 – 20-03-2013”

  1. 1 Jovem há mais tempo

    Meu deus… (minúsculo, pois se trata somente de exclamação),
    preciso urgente aprender a ler esses gráficos…!
    Abs., Dr. Google da Bolsa!

  2. 2 Anônimo

    Mestre Leitão, tenho este papel em carteira e o ano de 2012 foi ruim para ela. Lucro caiu pela metade. 2013 temos receita, lucro, margem e ROE crescente. Não seria melhor aguardar o resultado do 4T para tomar a decisão de parar e manter em carteira ou desfazer a posição e alocar em outra por ex POMO3. Mas a Marcopolo ta com divida bruta/patrimonio liquido alto acima de 1. Qual a sua analise que faz voce alocar os recursos da Randon e Pomo3?

    Joao claudio

  3. 3 Leitão

    Oi João!

    Sim, a Marcopolo está melhor nesse setor e eu também parei de alocar na Random e destinei para a Marcopolo….

    Isso já a um bom tempo, conforme os comentários no terceiro gráfico acima…

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Anônimo

    Leitão, perguntei por que a Marcopolo está com uma divida alta. O que você comenta a respeito? E você optou por POMO ON ou PN?. Pelo que vi a ON a liquidez é muito baixa e as vezes tem pouco negocio. Ambas tem tag Along?
    Obrigado

  5. 5 Leitão

    Oi João!

    A dívida da Marcopolo está sim um pouco acima do ideal, mas nada para causar preocupação por enquanto, visto que sua manutenção de receitas e lucros está ok, crescente e consistente. E a distribuição de dividendos está de acordo, apesar de estar cara para o momento.

    A PN é bem mais líquida que a ON (Mas a ON não é inviável não, tem uma liquidez mínima aceitável). Só que o tag along é 100% para ON e 80% para PN….

    Na minha opinião a PN é melhor opção… mais líquida, e 80% já está bom…

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Alberto

    Oi, João Claudio!!

    O Marcopolo tem dívída alta por que opera com alavancagem financeira!!! Ou seja ela usa a divida para incrementar os seus ativos de modo aumentar a sua receita. Como ROE é maior que a relação Ebit / Ativo mostra que alavancagem esta funcionando!!!!

    Como ela funciona alavancado!!! isto embuti um certo risco!!!! que deve ser levado em conta ao investir nela!!!! pois num cenário de queda de receita pode ter problemas por conta da pequena margem de lucro !!!!

    Um abraços!!!

    Alberto.

  7. 7 Anônimo

    A maior parte da divida dela é do Banco Moneo.

  8. 8 Alberto

    Humm… !!!

    Dívida em R$ !!!

    Pelo menos não esta sujeito a risco cambial!!!

    Alavancagem financeira é como se fosse um “anabolisante para empresa” ela melhora o desepenho mas, tem alguns efeitos colaterais!!! Pode ser que nada de ruim aconteça !!! Mas como diz grande mestre Warren Buffett, e como dirigir um carro com uma faca amarrado no guidão apontado ao seu peito!!! Voce tem que confiar muito na habilidade do motorista !!! E tudo que voce não quer!!! e que seu investimento não morra no meio do caminho !!!

    Um abraço!!!

    Alberto.

  9. 9 Pedro

    Leitão,

    Parece que a Random está se recuperando do seu desvio de rota ocorrido em 2012. Esses fundamentos atuais já te passam segurança?

    Abs,

    Pedro

  10. 10 Leitão

    Oi Pedro!

    Pois é, ela melhorou um pouco mesmo… Mas a Marcopolo permanece melhor, mais constante. Seja como for, ambas são de um segmento válido para diversificação. Não são tão virtuosas assim, mas valem a diversificação, geram lucros e pagam dividendos justos…

    Abraço!
    Leitão

  11. 11 Pedro

    Obrigado pela resposta, Leitão!

    Grande abraço,

    Pedro

  12. 12 Marcos

    Bom dia Leitão, poderia falar um pouco sobre os fundamentos da rapt4? depois de um longo período de queda ela parece que ensaia uma recuperação. Seria uma boa oportunidade?

  13. 13 Leitão

    Oi Marcos!
    Boa noite!

    Ela melhorou no último ano sim, retomou margens e recuperou lucratividade. O preço baixo recente foi interessante…

    Analise também a Marcopolo e veja qual das duas lhe chamam mais atenção. O setor não é de dar muito retorno para o acionista, mas para diversificação é válido…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s