CHAT 18 a 25/mar

18mar13


47 Responses to “CHAT 18 a 25/mar”

  1. 1 Felipe Oliveira

    Olá Leitão!

    O que vc acha de SBSP3 e GETI4? Elas estão em um bom ponto de entrada? Minha intenção era mantê-las para LP…

    Abs e parabéns pelo blog!

    Felipe

  2. 2 Leitão

    Oi Felipe!
    Obrigado! Pode ficar à vontade aqui na cozinha!

    SBSP3 não é ruim não, mas eu prefiro a Copasa (aqui de Minas). É um setor estável, lento… Pode-se ter alguma empresa desse setor a título de diversificação de carteira, alocando em menor proporção.

    GETI4 eu gosto muito! Tenho em carteira. É boa empresa, paga bons dividendos, em fim… (É bom analisar as possíveis mudanças no setor, mas por hora está ok).

    Só não posso dar pitaco direto em operações. Foge da minha alçada dizer se é ou não para comprar… Mas no que eu puder ajudar, estou aqui.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Christian Pinheiro

    Boa tarde, Leitão!
    Estou investindo na Bolsa há 15 meses (tenho 10 boas empresas na minha carteira) e continuo a seguir a estratégia que aprendi no curso: quanto mais vou aprendendo, mais eu percebo o quanto é importante nos investimentos (e na vida!) ter estratégia bem definida e disciplina!

    Gostaria da sua opinião sobre a CSNA3. Foi um dos primeiros papéis que adquiri e, analisando seus fundamentos, não sei se compensa insistir nelas ou apenas manter o que já tenho, passando a adquirir papéis de uma outra.

    Além disso, queria saber se eu posso postar a minha planilha de ações lá no buteco para que você e os amigos de lá me dessem uma orientada, saber se estou agindo direitinho.

    Abraços e muito obrigado!!

  4. 4 Leitão

    Oi Christian!
    Boa tarde!

    Que bom saber que está caminhando bem e seguro! O importante é isso mesmo: disciplina!

    Sobre a CSN, está mesmo com dificuldades, mas é o setor inteiro assim. Ela continua sendo uma das melhores do setor, apedar de realmente estar mal no momento. Se decidir por manter as que já tem e, a partir de agora, subistituí-la na lista de compras por outra(s) com fundamentos mais fortes, ok, não estará errado!

    Sobre suas ações, poste lá no Buteco da Turma sim! Lá é ótimo para troca de idéias com todos. Pesquise por Etiqueta também (ao final do fórum tem uma lista com as ações mais comentadas)… A pesquisa das mensagens e a participação nas discussões é uma ótima forma de continuar sempre atual.

    http://leitaoemacao.com/buteco

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Clari

    Oi Leitão,

    Obrigado pela resposta que você me enviou quando eu falei que passei de empregado a gestor da própria vida, após 33 anos de trabalho. Fico mais tranquilo quando você afirma que vou precisar de uns anos de desintoxicação. Tenho apenas 2 meses dessa fase e acho que é por isso que sinto um misto de liberdade e apreensão.

    Me permita repetir suas palavras aqui embaixo devido ao grande significado para mim em termos de incentivo a essa nova fase de minha vida. Espero seu livro sobre o assunto e, quem sabe, posso também comentar e contribuir para a turma da minha própria vivencia.

    Tenha certeza que voce muito contribuiu, desde o curso de 2009, para que eu alcançasse essa fase com mais segurança.

    Palavras do Leitão: “Olha, vai ser uma nova fase da vida, de novo aprendizado. Vai ter que se esforçar, sobretudo, a reaprender a viver sem estar plugado em uma empresa. Essa transição pode ser um pouco complicada, mas persevere e tenha paciência – tudo na vida melhora com o tempo, é questão de treino. Vai precisar de uns anos de “desintoxicação” e após isso, vai enxergar tudo de um novo ângulo.”

    Grande abraço à todos
    Clari

  6. 6 Leitão

    Oi Clari!
    Disponha!

    Pois é, sei bem como se sente…
    Vai mesmo precisar de alguns anos… Desplugar do sistema não é fácil, é preciso mesmo de um período de desintoxicação, assim como dependentes químicos. A liberdade pode dar até medo, quando não se está preparado para ela. É como um passarinho que a muitos anos ficava na gaiola. Quando foi solto não sabia o que fazer. Mas não se preocupe que com o tempo tudo melhora, se estiver consciente desse processo de desintoxicação…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Felipe Oliveira

    Oi Leitão!

    No segmento de consumo e varejo vejo AMBV4, NATU3, ALPA4 e GRND3 como boas alternativas. Vc acha uma boa encarteirar para LP alguma delas? Algumaa outra opção dentro desse segmento?

    Abs e obrigado,

    Felipe

  8. 8 Leitão

    Oi Felipe!

    Sim, temos ótimas empresas e sua lista já mostra isso… Todas interessantes. Inclusive eu mesmo tenho em carteira Ambev e Natura, de longa data. São ótimas! As outras que comentou também merecem atenção…

    Em um país com grande demanda por consumo varejista, esse setor tem mostrado bons retornos…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Heliodoro

    Leitão, estou “curiando” esse mundo da bolsa deve ter uns 2 anos.
    Em 2 anos de pesquisa na internet, não encontrei clareza igual encontrei aqui em 1 ou 2 horas (sei nem qto tempo, a leitura é tão boa, fácil e agradável que perdi a noção do tempo).

    Enfim, estou ganhando ânimo de novo de operar na bolsa.

    Agr, uma curiosidade, rs. Qual a sua carteira de investimentos e/ ou especulação e quais as proporções. (não seria indiscreto a ponto de perguntar sua rentabilidade média!)
    hahaha
    Sei que vou levar sapatada. Só perguntas, curiosidade e comentários de “cabaço”, mas blz… rssss

  10. 10 Leitão

    Oi Heliodoro!
    Obrigado!! Que bom que está gostando! A conversa aqui é de cozinha mineira mesmo! :-)

    Olha, o Blog é para isso mesmo. Ajudar, educar, motivar, fazer entender a importância de cuidamos dos investimentos e ver que Bolsa de valores não é bicho-de-sete-cabeças…. Eu gosto do assunto e é uma satisfação tocar idéias com os amigos por aqui!

    A maioria das minhas ações que tenho em carteira e uso eventualmente para especulações estão aí em cima no “cardápio”. Tenho outras também, mas a maioria está aí (dá trabalho manter tudo atualizado, então não consigo publicar sobre todas).

    Todas as análises, o dia-a-dia na bolsa, etá aí, na íntegra! O histórico completo, passo-a-passo, cada momento da bolsa, cada dia, cada alta, cada baixa, em fim… Tudo! Só não publico detalhes diretos da minha carteira como números, valores, percentuais, pois é uma coisa mais reservada e também tenho sempre responsabilidade com os amigos leitores para não influenciar operações. Prefiro levar o Blog para o lado Educacional, e não Operacional.

    Um abraço e apareça sempre por aqui!
    Leitão

  11. 11 Felipe Oliveira

    Bom dia Leitão!

    O que acha do segmento de telecomunicações? Estava dando uma olhada em OIBR4 e os dividendos parecem bem atraentes além da gestão estar mais comprometida com resultados.

    Abs,

    Felipe

  12. 12 Leitão

    Oi Felipe!
    Bom dia!

    Esse setor é bem fraco, difícil de dar lucro de forma consistente. Nada nele me atrai… A OIBR4 tem desempenho bem tímido e esse dividendo alto recente foi apenas um “espasmo”, nada de realmente consistente. O setor pode até vir a ser bom no futuro, mas por hora não passa de esperança, nada de realmente consistente.

    Mas não se preocupe que vamos estudar sobre tudo isso agora na turma de Maio.

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Felipe Oliveira

    Obrigado pela resposta Leitão! Desculpe pela enxurrada de perguntas…deve ser ansiedade pelo início do curso…rs

  14. Olá Leitão,

    Vc não acha que tem algo estranho com estes altos Dividendos do setor elétrico? Mesmo estando em um cenário de redução de lucros no setor, recebi recentemente dividendos absurdamente alto da CMIG e notei que outras empresas como a GETI (que também tenho em carteira), tiveram dividendos que ultrapassam a faixa dos 15%.

    Não seria isso uma tática dos acionistas ordinários de liquidar suas posições sem necessariamente vender as ações? Tive o seguinte raciocínio: Considere que eu seja um acionista majoritário e soubesse que minha empresa estaria com os dias contados (ou severamente judiada). Neste caso, se eu (acionista majoritário) resolvesse vender minhas ações de forma massiva, o mercado ia perceber o movimento e o fim das ações seriam antecipadas. Minha segunda alternativa seria ordenar dividendos absurdamente acima do normal. Isso não afetaria as analises gráficas, visto que os valores são sempre corrigidos. (Este movimento passaria despercebido pelos grafistas). E com dividendos altos e sem avisar o mercado que a empresa vai mal, os analistas fundamentalistas veriam os altos dividendos como uma oportunidade de negócio. Grafistas e Fundamentalistas seriam enganados por este movimento, que na verdade não passa de um liquidação da posição sem a venda de ações.

    Tenho duas perguntas: Primeira é geral: O que pensa sobre meu raciocínio? Acha válido? Vc acha que os acionistas ordinários conseguiriam enganar o mercado com medidas tão simples? Segunda é específica: Vc acha que isso se aplica ao caso do setor elétrico atual?

    Não que eu esteja reclamando de altos dividendos, mas quando a esmola é boa, eu sempre desconfio. Sejamos céticos: Um setor judiado como o setor elétrico não combina com dividendos de 15%…

    Obrigado.

  15. 15 Leitão

    Oi Tiago!
    Hehehe! Olha, nessa você viajou mesmo… :-)

    Não sei se faz algum sentido isso que comentou, foi meio viagem…

    O DY atual está alto porque o Preço das ações caiu muito…. A conta é: DY = Dividendos-ult-12-meses / Preço-atual

    O ano passado foi lucrativo, esse ano o preço caiu, então os dividendos ficam altos mesmo. Tudo normal até aqui…

    Não existe “uma força do mal” querendo se dar bem em cima dos “pobres minoritários”…. Rsss….

    Mas o Investidor Inteligente Minoritário nunca confia mesmo nos majoritários. Investimos sempre de forma tal que, mesmo que os majoritários façam caca (e hora ou outra fazem mesmo), isso não nos afeta.

    Um abraço!
    Leitão

  16. Obrigado Leitão, eu vou analisar melhor esta minha idéia, mas ainda não me dei por vencido. Eu ainda acho que tem algo errado ae.

    Os dividendos da CMIG saiu agora e foram aprovados depois dos anuncios da crise no setor elétrico e só esse primeiro trimestre já tá com dividendos de 10%. Porque teriam motivação de enxugar o caixa desta forma em meio a uma crise como esta?

    Se eu sou dono de uma padaria e resolvesse botar no bolso um valor acima do lucro gerado pela minha padaria (limpando todo fluxo de caixa) em pleno momento de crise financeira, quais seriam minhas motivações para isso?

  17. 17 Daniel

    Rss

  18. 18 Heliodoro

    Vou fazer a porra desse curso de maio!
    rsss
    empolguei com o leitão na brasa

  19. 19 Leitão

    :-)

  20. 20 Heliodoro

    Leitão, CMIG4 me quebra desse jeito.
    Furacão!

  21. 21 Felipe Oliveira

    Bom dia Leitão!

    Com essa medida da Aneel devemos reavaliar a entrada no segmento de energia mesmo pensando a LP? CMIG4 continua sendo uma boa aposta?

    Abs,

    Felipe

  22. 22 Leitão

    Oi Heliodoro, oi Felipe!

    Vocês devem estar falando da notícia abaixo:

    http://www.infomoney.com.br/cemig/noticia/2705474/com-base-remuneracao-abaixo-esperado-acao-cemig-cai-mais

    Não sei dizer quais são os impactos e realmente nem me preocupo.

    Veja, vou ser bem objetivo sobre isso:

    – Toda empresa que tenho em carteira (seja qual for) já segue um regime de controle de risco, de alocação, de diversificação, etc, que me deixa livre dessas preocupações. É assim que devemos investir – prontos para o que der e vier, sem estresse…

    Quem tem que se preocupar com esses problemas operacionais / financeiros / administrativos / contratuais / legais / transcendentais são meus bem pagos gerentes de minhas empresas. Eles é que devem ficar com os cabelos brancos de tantas preocupações com a gestão dessas mega-empresas.

    Meu papel, enquanto sócio (dono) é observar de cima, sentado. Enquanto fizerem um bom trabalho contornando todos esses problemas (e são inúmeros, todos os dias), continuo sócio. Quando deixam de fazer um bom trabalho, saio da sociedade.

    A massa de investidores-leigos fica sempre se preocupando com notícias. Todo dia sai mais cabelo branco neles…

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: É bem verdade que o governo está sendo intervencionista em demasia, em todos os setores. Também não gosto disso. Mas… vamos que vamos…

  23. 23 Alan

    Olá meu povo e minha pova,

    desculpem minha ignorância em não entender o que eles querem dizer com isso:

    “A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou no Diário Oficial da União de 12 de março despacho 689 que definiu que a base de remuneração líquida da Cemig Distribuição a ser considerada no terceiro ciclo de revisão tarifária é de 5,1 bilhões de reais. A base de remuneração bruta seria de 14,9 bilhões de reais e a taxa de depreciação considerada seria de 3,84 por cento ao ano.”

    Qual o impacto disso na CMIG4 ? Porque todos ficaram alvoraçados ? Tenho pouco tempo de investimento e não sei anaisar qual o impacto dessa informação para minha empresa.

    Ao contrário de todos eu já estou transferindo mais dinheiro para corretora com o intuito de comprar um pouco mais ações da CMIG4, até porque ela ficou baratinha, mesmo valor de 2 meses atrás, isso é uma maravilha.

  24. 24 Leitão

    Oi Alan!
    Isso é mais uma intervenção do governo… Se for mesmo efetivado, deve fazer cair os lucros.

    Menos lucros é ruim, mas não é péssimo. O que não pode haver é falta de lucro, prejuízo…

    Por enquanto não vejo problemas. Mas é claro que não gosto nem um pouco quando o governo faz isso…. É dose, mas é nosso maior sócio, não temos como fugir disso…

    *** Uma obs.: Não se deve comprar mais de uma ação só porque ela caiu. A compra deve ser estratégica, regular, disciplinada, baseada em fundamentos e em alocações, e não baseada em notícias, quedas, oportunismos, etc…. Diversifique setores, aloque regularmente de forma disciplinada… Não aja como a manada….

    Abraço!
    Leitão

  25. Meu raciocinio postado anteriormente não está baseado em noticias… to analisando os dados… Vejam

    Em 27/04/12 foi efetuado o pagamento dividendos de 30% – Isso faz algum sentido?? Dividendo de 30%??? Muito alto para a realidade do setor….
    Depois em 12/09/2012 – os preços das ações despencam 30%

    Bom em janeiro e fevereiro houve uma nova remessa de dividendos que girou na faixa dos 11% (dividendos foram aprovados depois da crise do setor)
    E agora em março (hoje), as ações despencam 10%….

    Com estes altos dividendos, os acionistas majoritarios estão embolsando não só parte do lucro (parte justa), mas tambem capital de giro e patrimonio… E o mercado ta percebendo isso com atraso…

    Posso estar tendo alguma falha de raciocinio, mas a idéia que mencionei nos posts anteriores não me parece ser tão absurdo assim…. Vou continuar na CMIG pois eu acredito no potencial da empresa, mas que tem tubarão lá querendo dar uma de esperto, isso tem….

  26. 26 Daniel

    Tiago,

    Essas teorias da conspiração só servem pra nos enlouquecer. Não veja por esse lado!

    Veja assim: Uma noticia ruim saiu na mídia, a manada achou pessímo(é ruim mas não é pra tanto, pois lucros menores é uma nova realidade do setor) e resolveu vender.

    Mas isso não significa que a empresa vai falir e tudo mais. Significa apenas que a empresa está enfrentando um cenário desfavorável- Nada que uma boa administração não resolva.

    Vc acredita que um estado grande e produtivo como o de Minas Gerais vai voltar a usar lampião à luiz de velas?

    abraço!

    Daniel

  27. Oi Daniel, Obrigado pelo Comentário. E Não, eu realmente não acho que a CMIG vai acabar… hehehe Só estou tentando entender porque estes caras estão fazendo pagamentos de dividendos absurdos sem nenhum lastro para isso. Tem que existir uma explicação lógica para pagamento de dividendos acima de 40% do valor total de mercado de uma empresa em menos de 1 ano em um cenário de crise no mercado. (Mesmo se a gente usar a formula do dividendo usando o valor da ação no dia da aprovação do dividendo, o DY ainda assim continua alto)

    Só para constar, não estou me baseando em noticia ruim pra ter medo. Tanto que tenho CMIG e GETI na minha carteira e os dividendos são muito bem vindos… Só estou tentando entender este movimento irracional dos acionistas majoritarios aprovando dividendos surreais.

    Reparem que todas as vezes que eles aprovaram dividendos surreais, as ações cairam poucos meses depois. Obviamente, não estou falando sobre queda devido a correção, to falando de quedas reais do valor da ação.

    Ps:. Não criei esse tópico por causa da queda da CMIG… isso não é desespero de massa… Quando eu abordei o tema, a CEMIG ainda tava lá em cima nos 26.XX… hehehe… Estou com essa pulga atraz da orelha desde que eu recebi essa ultima leva de dividendos que ficou em 10% só no primeiro trimeste. Abraços

  28. 28 Daniel

    Mas o valor dos dividendos são descontados na cotação. Você já pensou que talvez seja por isso?

    Daniel

  29. Daniel,obrigado pela insistência…

    Agora que reparei. a queda brusca dos valor nominal das ações em Maio de 2012 não foi devido aos descontos na cotação, mas sim devido a um desdobramento que teve naquela época. Os dois aconteceram no mesmo dia, por isso a confusão. O dividendo pago, que eu estava achando ser por volta de 30% foi na verdade 6% .

    Ou seja, bem menor do que eu estava imaginando. Eu estava analisando todos os dados…. mas o desdobramento passou batido aos meus olhos..

    Obrigado pela insistência, isso me fez correr atraz. :)

    Abraços

  30. 30 Pietro

    Oi Pessoal
    Sem querer induzir os colegas nas operações, pois é muito pessoal, mas veja o ultimo grafico do leitão da Cmig4, pode estar abrindo uma janela de oportunidade para investimento, mas vamos ficar atentos…
    Abs.
    Pietro.

  31. 31 Felipe Oliveira

    Olá Leitão!

    O que vc acha do segmento de farmácias? Achei a RADL3 interessante, com bons resultados nos últimos meses. Seria uma boa para investimento de LP na sua opinião?

    Abs e obrigado,

    Felipe

  32. 32 Ricardo

    Olá Leitão, você pode falar algo sobre UGPA3? Não vejo ela no seu “cardápio alternativo”…
    Sou um visitante assíduo do seu blog, adoro o seu trabalho!! Abração!

  33. 33 Leitão

    Oi Felipe!
    Heheeh! Está mesmo ansioso para entrar no mercado e aprender! Assim é que é bom! Vontade de aprender! Mas não se preocupe… Segue a ansiedade por enquanto que vamos estudar e aprender a selecionar boas empresas… A turma de maio está confirmada e você está nela! Vai poder analisar por você mesmo sobre a RADL3 e decidir se é ou não interessante (a princípio é sim!)…

    ——————————————–
    Oi Ricardo!
    Obrigado pelas visitas!

    A UGPA3 tem um desempenho bem constante e lucros satisfatórios, não é ruim não. Pode-se olhar para ela com mais calma sim. Seu preço atual está um pouco salgado…

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  34. 34 Victor

    Oi, Leitão! Tudo bem?

    Li ontem ou (anteontem) um comentário seu sobre RAPT4. Como tenho ela em carteira de IG, gostaria de suas considerações, sabendo que minha carteira é recente (não tem 1 ano ainda): (1) continuar comprando de acordo com o programado; (2) reduzir a participação mensal; ou (3) parar as compras/comprar Marcopolo?

    No aguardo de seus sensatos comentários,
    Victor

  35. 35 Victor

    Oi Leitão (de novo!)

    Agora um pouco de elucubração matemática…

    Antes de fazer o seu curso, tinha basicamente Petr e Itsa na “carteira” Rs. Com o que estamos vendo acontecer com a Petr, naturalmente estou amargando um “preju” fenomenal! Assim, resolvi de uns 2 meses para cá fazer o seguinte: vendo $20 mil de Petr (para não ter problemas com o fisco, apesar da realização de prejuízo) e distribuo o valor pelas novas ações da nova carteira de IG. Assim, espero equilibrar a carteira ao longo do tempo. O que vc. acha?

    Saudações cariocas,

  36. 36 Leitão

    Oi Victor!
    Bom dia!

    Sobre a Randon, ela realmente está com desempenho fraco. Pisou na bola em 2012. Com isso eu decidi não comprar mais dela, e direcionar os recursos para Marcopolo (a melhor do setor) e outras também, conforme comentei na análise abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/21/cardapio-alternativo-rapt4-20-03-2013/

    Seu caso é semelhante ao meu…. Não penso ser interessante manter compras de Randon a partir de agora. E vender as posições já mantidas é um gosto pessoal. No seu caso deve ser pouca coisa, então não vejo problema em manter – mas é uma decisão pessoal.

    Sobre a PETR4, também é uma questão pessoal. Eu, particularmente, não penso ser interessante se desfazer de suas ações com ela justamente agora, na baixa. Poderia até fazer isso, mas em um período de alta… O erro passado foi cometido (ter muita posição em uma única empresa), mas PETR4 não é nenhum circo-pegando-fogo para se desfazer assim na correria….. O conceito de diversificação e balanceamento em todas as empresas deve ser mantido de agora em diante, não cometa mais esse erro passado.

    Um abraço!
    Leitão

  37. 37 Victor

    Ok, Leitão!

    Muito obrigado pelas dicas. Realmente fazer as compras equilibradas faz muita diferença. As minhas outras ações da carteira entre “sobe e desce” estão muito bem, obrigado!

    Assim, vou viver por uns tempos de dividendos e JCP de Petrobrás He, he…

  38. 38 Daniel

    Só corrigindo:

    Leitão,

    A minha carteira está da seguinte forma:

    BBAS3
    BBDC4
    CRUZ3
    ETER3
    GRND3
    ITSA4
    NATU3
    PETR4

    Todas estão alocadas em iguais proporções, e em breve pretendo criar posição em outras empresas para diversificar mais, fazendo dessa maneira, um gerenciamento de risco.

    Como sou muito jovem ainda(vinte e poucos anos), matenho a maior parte em ações. Sempre comprando um pouquinho a cada mês.

    Você acha que a minha postura perante a bolsa está correta?

    abraço!

    Daniel

  39. 39 Leitão

    Oi Daniel!

    Sim, está indo bem! Montando uma boa carteira! Está em um bom caminho, finalmente… Rss…. Nesses 05 meses que tem frequentado aqui o Blog você evoluiu muito, parabéns!!

    Abraço!
    Leitão

  40. 40 Daniel

    Leitão,

    Só tenho a lhe agradecer! Você desenvolve uma trabalho muito bacana. não me recordo bem como e quando foi que conheci o seu blog, mas posso dizer que foi uma das coisas mais bacanas que poderia me acontecer.

    você tem uma visão simples e perfeita à respeito de como é o mundo dos investimentos, em especial a bolsa de valores.

    Pronto! Não demorou muito para me apegar ao blog, colocando-o em minha lista de afazeres na internet. No começo foi meio estranho todos esses conceitos de bolsa, tipo: P/L, VPA, LPA, DY, Pay out,e por ai vai…

    Mas com o tempo- e o acompanhamento do blog e a leitura de alguns clássicos, como: O homem mais rico da babilônia, independência financeira e o investidor inteligente, fui melhorando meus conhecimentos à respeito de finanças.

    O tema finanças me fascinou tanto, que estou estudando na área. E pretendo ser um profissional estudioso e consciente como você é.

    Pretendo também, daqui à 10 ou 15 anos, ser financeiramente independente.

    Cara, valeu!

    abraço!

    Daniel

  41. 41 Adriano Pereira

    Eike Batista e as empresas “X”, um desastre anunciado, hoje o trem descarrilhou de vez. Nunca pensei em comprar ações dessas empresas, mas tem muita gente perdendo dinheiro nessa brincadeira.

  42. 42 Leitão

    Oi Adriano!
    Aqui na minha cozinha nem entra empresa ruim assim. Aqui só tem coisa boa no fogão à lenha para os amigos… Rss….

    Recentemente falamos sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/03/11/chat-11-a-17mar/#comment-15453

    Um abraço!
    Leitão

  43. 43 Daniel

    Leitão,

    O que me diz dessas empresas:

    RDNI3
    PINE4

    São boas escolhas para o IG?

    abraço!

    Daniel

  44. 44 Celso Arruda

    Leitão, quando ficam ex- as ações da Graziotin? procurei no site deles e não achei… Voce, que acompanha o resultado da empresa, não acha os dividendos um pouco fracos? Abs Celso

  45. 45 Leitão

    Oi Daniel!

    A RDNI3 está muito inconstante nos resultados. Não me atrai, por enquanto…

    PINE4 e instituições financeiras menores em geral eu sou bem desconfiado. Nesse setor eu só me sinto tranquilo com bancos grandes e sólidos: BB, Bradesco e Itau.

    —————————————————
    Oi Celso!
    Dê uma olhada aqui:
    http://dividendobr.com/

    Mas o melhor lugar é no site da empresa. Se não saiu ainda pode-se também ligar para o setor de RI deles…

    A Grazziotin está com ótimo desempenho, e boas taxas de retorno, então é justificável a retenção de lucros. A distribuição de lucros está de acordo, no meu ver. O que faz o DY ficar baixo no momento não é a retenção de lucros, mas sim a subida dos preços…

    —————-
    Abraços!
    Leitão

  46. 46 Celso Arruda

    Obrigado, Leitão…agora entendi o DY.

  47. 47 Celso Arruda

    em tempo, entrei no site da empresa, não consegui achar lá, obrigado!


Participe! Deixe um comentário...

