CMIG4 – Gráfico – 06-03-2013

06mar13

Antes…
cmig4-2012-10-03

Depois…
cmig4-2013-01-17

Agora…
(Range de mais de 20%!)
cmig4-2013-03-06

Veja também…

> Mais gráficos “antes e depois” com CMIG4…

Mais: Antes e depois  |  Melhores artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



11 Responses to “CMIG4 – Gráfico – 06-03-2013”

  1. 1 Alan Guilherme

    Olá Leitão,

    sobre esses dividendos, eles dizem respeito ao ano de 2012, correto ?

    Comecei esse ano com os investimentos na CMIG4 para papel de longo longo longo prazo, ou seja recebo meus dividendos no decorrer desse ano de 2013 ? Eles avisam por meio e e-mail a data (refiro-me a corretora) esses dividendos vão para minha conta bancária direto ou primeiro passam pela corretora e ficam por lá até que eu decida reinvestir ou retirar ?

    Agradeço por comentários de outras pessoas também.

    Abraços.

  2. 2 Sam

    Salvo engano é regra que o $ de dividendos ou juros sobre capital caiam na sua conta na corretora, e então vc decide se mantem lá para reinvestir ou resgata para sua conta corrente.

  3. 3 Leitão

    Oi Alan!

    O Sam já comentou bem (obrigado, Sam!).

    Os dividendos recebidos agora são do lucro dos últimos 12 meses. Se você está comprando ações dela agora durante 2013, vai receber ao longo do ano e cai na sua conta corrente da corretora custodiante.

    Não há data fixa para isso (ocorre umas 3 ou 4 vezes por ano), mas você pode acompanhar a agenda através do site de RI (Relação com Investidores) das suas empresas (assine as newsletters de fatos relevantes de cada empresa que possui em carteira).

    Outra forma bem prática é pelo site de agenda de dividendos, veja:
    http://dividendobr.com/

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 svsfilho

    Caro Leitao,

    supomos que as elétricas CEMIG e COELCE não consigam renovar os contratos de exploração da distribuição de energia elétrica do estado que deve se vencer um dia. Nesse caso o que ocorre com os acionistas minoritários? Serão obrigados a vender os seus ativos? Apenas a administração da empresa trocará de mãos???

  5. 5 Leitão

    Oi SVSFilho!

    Essa é uma hipótese bem remota, não consigo imaginar uma transição tão traumática assim. Essas coisas acontecem com muita calma e bom senso. Energia elétrica não é como pastel de feira…

    Seja quais forem as mudanças contratuais futuras, as empresas devem ser preservadas. Não vejo preocupação para isso. Mas uma coisa é certa: Seja Cemig, Coelce, Petrobras, Vale, Ambev, etc… Seja qual empresa for, temos que manter nossa carteira equilibrada e diversificada de modo a não depender de futurologias, ou seja, algumas podem até quebrar que não vão nos afetar – esse é o jeito certo e tranquilo de Investir…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Danilo

    Oi Leitão, pq vc opta pela CMIG4 ao invés da C3? Não é verdade que para o investidor de longo prazo as ações ON são mais recomendadas? Tenho essa mesma dúvida em relação à POMO e Ambv.

  7. 7 Leitão

    Oi Danilo!

    No meu caso tenho várias empresas PN e também ON. As empresas maiores e mais sólidas, com boa governança corporativa, são de menor risco e tratam sempre com responsabilidade seus acionistas, então a escolha pode ser PN ou ON, com critério de desempate por liquidez e dividendos.

    Já em empresas menores, é melhor mesmo escolher as ON (*).

    (*) O “Tag along” é uma regra das ON que garante que, em caso de venda da companhia a outro controlador, as ações dos minoritários sejam vendidas por no mínimo 80% do preço ofertado aos majoritários. Dessa forma a venda da companhia vai mais ou menos pelo mesmo preço a todos…

    Algumas companhias estendem essa garantia também para as ações PN. Mas para as ações PN sem o “tag along”, em caso de venda da empresa, as ações não são “jogadas ao vento”, elas são vendidas à preço de mercado de momento. Recapitulando: Quando há “tag along” os minoritários podem vender ao preço de negociação com o novo controlador, quando não há, podem vender à preço de mercado.

    Em compensação, as PN são preferenciais em caso de dividendos. Recebem mais, dependendo da política da empresa – exemplo recente é o de agora, da PETR3 e PETR4, em que PETR4 está recebendo o dobro de dividendos.

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Sam

    Leitão, rolou uma bonificação em ações aê ..

  9. 9 Leitão

    Oi Sam!
    Rolou…

  10. 10 Glauco Tonello

    Leitão
    poderia refazer a gráfico da Cemig, pós bonificação..

    abração

    Glauco

  11. 11 Leitão

    Oi Glauco!
    Ah, sim!

    Estou mesmo devendo uma atualização geral no Blog… Hoje talvez não consiga publicar tudo, mas amanhã sim!

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s