CHAT 18 a 24/fev

18fev13


50 Responses to “CHAT 18 a 24/fev”

  1. 1 Henrique

    Ola Senhores,

    estive a um tempo querendo iniciar na bolsa e fazer o seu curso Leitão, porem por questões adversas não iniciei.

    Então resolvi tomar coragem novamente.

    Gostaria de inicar pelas ações que pagam bons dividendos, o que vcs acham, é uma boa opção?
    Vale a pena se concentrar nessas ações? como ex: CMIG4 – BBDC4 – AMBV4 se souberem de mais agradecerei. :)

    Att

  2. 2 Leitão

    Oi Henrique!
    Quando animar vir para a turma será muito bem vindo! A turma atual está completa, mas a próxima será em Maio (Quando chegar mais próximo da data lhe avisarei em seu e-mail).

    Ao iniciar uma carteira de ações é preciso duas coisa: 1) Saber selecionar boas empresas e os motivos para essa seleção; 2) Ter estratégia de compras, uma disciplina de compras.

    Um dos erros mais comuns é primeiro não saber selecionar ações, e segundo não ter estratégia/disciplina de compras – compra-se muito de uma vez só ou aleatoriamente e pronto, fica-se torcendo… “Comprar e segurar”, ou “comprar e deixar-la”, não é uma boa estratégia…

    Ter uma carteira focada em dividendos é legal, mas não é só isso não. Hoje você pode conseguir uma lista de ações com peso nesse quesito. Mas e depois? Como vai manter sua análise e sua estratégia? As empresas mudam, seus fundamentos mudam com o tempo, os dividendos mudam…

    Por isso ensino a coisa toda, desde o começo até o fim, para que meus alunos fiquem realmente independentes, não só agora, mas sempre!

    Uma pena mas não consigo explicar tudo por aqui, mas esses são alguns conceitos que já chamam a atenção… E o Blog inteiro é sobre isso, fique sempre à vontade aqui…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Anônimo

    ibov na LTA

  4. 4 Anônimo

    Leitão!!
    Voltando ao assunto independencia financeira.
    Tenho 50 anos e estou cansado do q e eu faço. Queria me livrar do chefe chato, das longas jornadas de trabalho e do salario insatisfatorio é o meu sonho.
    Durante este tempo acumulei aproximadamente 3MM. daria para eu pensar em independencia financeira com este valor? Minhas despesas fixas giram em torno de 7K/mês.
    Um forte Abraço
    Luiz Camargo

  5. 5 Leitão

    Oi Luiz!
    Bom dia!

    Você disse 3.000.000,00? Três milhões em dinheiro líquido? Se sim, ok, parabéns, é um excelente capital líquido e dá sim para viver tranquilamente com seus rendimentos, visto uma despesa mensal média de 7k.

    Agora, se for 3 milhões em patrimônio diversificado (digamos sítios, carros, lanchas, fazendas, casas de praia, etc) aí é outra história. Pois é preciso separar o que é capital ativo de capital passivo. Um dá retorno, outro nem tanto.

    Mas pensando em 3 milhões líquidos, você está super bem sim.

    Administrar muito dinheiro é mais fácil do que administrar pouco. Mas precisa encarar isso como um projeto de vida, bem planejado, depois é relaxar mesmo…

    Com 50 anos você, provavelmente, já tem casa própria, filhos criados (ou quase), já conquistou boas coisas… Em fim, já está mais na sombra mesmo… Então está mais do que na hora de ter uma vida com mais qualidade…

    Estou até escrevendo um novo livro sobre esse tema, que vai tratar de como é depois que atingimos a Independência Financeira. Livros falando de como chegar lá tem aos montes, mas depois, não vi um até agora…

    Dá vontade de escrever umas 05 páginas aqui e agora para você, mas o espaço aqui é curto…

    Por exemplo: Muito provavelmente você tem uma rotina puxada e cheia de compromissos. Quando mudar de vida, vai sentir falta disso, ou seja, vai ficar com muito tempo livre e achar isso até ruim… Vai ter que se preparar não só financeiramente, mas psicologicamente para isso. Dá uma espécie de “crise de abstinência”! Isso mesmo! Como se estivéssemos passando por uma fase de desintoxicação… Terá que reaprender a viver, definir novos valores, novas formas de ver a vida… (Depois que se reaprende, é ótimo!)

    Mas em fim, o assunto é longo e é digno de um livro mesmo… Talvez esse ano ainda consiga terminá-lo….

    Bem, vamos vamos nos falando que a troca de idéias é sempre bom!

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 CeloBasch

    Caro Leitão!
    Parabéns pelo trabalho, seus artigos são muito inteligentes aquele dos Robos investidores, na minha opinião superou-se.

    Pode analisar minha filosofia de investimentos.

    1. Meu objetivo: ficar rico (rsssss)
    2. Eu, (35 anos) e minha mulher somos servidores públicos dá pra viver bem e poupar sempre um pouco! Ainda moramos de aluguel, mas pagamos relativamente barato e eu prefiro, por enquanto mante,r o investido em 70% ações 30% renda fixa.Todo mês compro um pouquinho;
    3 Comprei livros, cursos, day trade, swing, positon,etc, só estresse e nenhum lucro;
    4. Agora adotei o seguinte sistema de investimento,compro ações com baixo preço/valor patrimonial, espero singelos 100% de lucro (rssssss), aí vendo a metade (“salvando” o capital) e deixo o resto para os netos kkkkk, a metade , a que deu lucro lucro compro outras ações baratas.
    5. Já deu certo com BEMA3 e FJTA (o que não quer dizer que vai dar certo com as outras)
    6. Atualmente estou encarteirando ELET3, USIM5 e PETR3

    E aí, estou agindo certo ou errado? Forte abraço e obrigado pelas dicas e artigos do Blog!

    CeloBasch

  7. 7 Anônimo

    Amigo,
    na minha opinião acho que USIM5 e PETR3 não são boas opções para LP (+/- 05 anos). Se você reparar a Petr está em tendência de baixa desde 2008 e a Usim está pelo mesmo caminho. A Petr está formando um triângulo de baixa no LP (gráfico Mensal) desde 2008. Acredito que a tendência seja ela romper o suporte da casa dos R$17,50 e cair ainda mais. A Usim5 está numa clara tendência de baixa no grafico mensal. Por isso, hoje, eu não apostaria nesta empresas como investimento.
    Não sei se o Leitão concorda.

    Abç

  8. 8 Leitão

    Oi CeloBasch!
    Obrigado pelas visitas e que bom que está gostando do Blog. Pode ficar à vontade aqui na minha cozinha…

    Olha, tenho que lhe dizer: Você está no caminho totalmente errado na bolsa!

    Não é esse o melhor caminho, e com essa “estratégia” (ou melhor, “no chute”) vai continuar a perder tempo e dinheiro, andando em círculo.

    Você tem bom potencial para investir pois pelo que contou você e sua esposa são funcionários públicos, possuem estabilidade, sobras mensais, e já estão com boas ambições. Mas é preciso mais disciplina…

    Primeiro, a questão da casa própria: Hoje em dia o financiamento é muito barato e vale a pena sim financiar, para fins de moradia própria (não vale a pena para fins de investimento, mas moradia, vale). Você vai fazer um bom investimento, parar de pagar aluguel, ter a valorização do investimento com os anos, etc… E isso não impede de continuar a investir em ações!

    Segundo, é preciso aprender a selecionar boas empresas com mais critério. Seus critérios estão muito fracos ainda…

    E por fim, é preciso uma estratégia mais sólida, pois o que está fazendo não é nada legal…

    Bem, uma pena mas por aqui somente não consigo explicar tudo… Mas aos poucos vamos aprendendo juntos. O Blog inteiro é sobre isso…

    —————————————–
    Oi “Anônimo” (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    Na verdade não é por aí não… Não se analisa empresas apenas usando seus preços no mercado, ou seu gráfico de preços. Não para Investimento. Para Investimento olhamos os Fundamentos das empresas.

    De nada adianta olhar gráficos se não olhar também os fundamentos.

    Se o objetivo for apenas Especular (compra e venda rápida), usamos gráficos sim, mas o comenetário do CeloBacsh foi sobre construir patrimônio através de Investimento… Então não tem nada a ver com leitura gráfica do momento atual.

    No Blog sempre bato nessa tecla, pois é o erro mais primário na bolsa: Especular é uma coisa, Investir é outra… Podemos fazer as duas coisas com competência, desde que bem separadas…

    ———————–
    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Anônimo

    Leitão, boa noite!
    Coloquei um post logo abaixo da sua resposta sobre independência financeira para continuarmos a conversa que vc sugeriu, mas acho que foi editado pois não aparece.
    Um abraço
    Luiz Camargo

  10. 10 Daniel

    Leitão e amigos,

    O que um investidor faz quando cria uma estrategia e diversifica entre distintos setores, e percebe que apenas 6 empresas se enquadram no perfil?

    abraço!

    Daniel

  11. 11 Leitão

    Oi Luiz!
    Bom dia!

    Ué, estranho… Não encontrei a mensagem que você mencionou… Não está na caixa de Spam do Blog, nem na Lixeira, nem em lugar nenhum… Talvez tenha se confundido e não clicado em enviar, ou foi algum erro no site (coisa muito rara).

    Mande novamente, por favor… (evite colar links na msg pois pode bloquear e cair na caixa de spam).

    ——————————
    Oi Daniel!
    Com certeza é possível selecionar muito mais do que apenas 06 empresas na bolsa. Temos mais de 500, e pelo menos 10% delas são interessantes e merecem atenção…

    Talvez esteja sendo muito engessado em seus critérios. Não é preciso achar as “empresas perfeitas”, até porque isso não existe. Saber lidar com a imperfeição é que faz a diferença…

    ———–
    Abraços!
    Leitão

  12. 12 Anônimo

    Oi Leitão!
    Sim este valor é liquido, em especie.Tenho apto proprio e carro. Filho se forma este ano. Não possuo dividas. Minha carteira de açoes representa +/- 6,5% deste total o restante encontra-se em banco em aplicações em Fundos multimercados, RF e CDB´s. Qual seria a sua sugestão para diversificar estes investimentos já que pretendo parar de trabalhar e não contarei com o valor do salario mais.
    Ahh!! Escreve este livro logo homi. rs.rs
    Um Abração
    Luiz Camargo

  13. 13 Henrique

    Obrigado Leitão pela resposta..
    E interessando o seu livro..parabens..
    Breve estarei fazendo o seu curso..
    Abraços

  14. 14 Leitão

    Oi Luiz!
    Rss… Estou escrevendo aos poucos, depende dos dias que estou mais inspirado… :-)

    Mas tem um já pronto, e pode lhe ajudar nessas questões que levantou, veja:
    http://leitaoemacao.com/livro

    Sobre seu caso, está muito fácil! Qualquer coisa que fizer vai dar certo, pois o capital líquido é mais do que suficiente para lhe manter.

    Infelizmente não posso dar dicas diretas, fico limitado por aqui quanto a isso. E além do mais é muita coisa para falar em poucas linhas assim…

    O ideal mesmo seria:

    1) Ter buscado evoluir no tema Educação Financeira, Investimento e Bolsa de Valores, para estar melhor preparado para gerir seu patrimônio de agora em diante. Afinal, gerir patrimônio é um verdadeiro trabalho mesmo (prazeroso, mas dá um pouco de trabalho também).

    2) Já ter feito um plano de parar de trabalhar a uns 5 anos atrás, ou seja, já ter feito todas as devidas alocações em seus respectivos tipos de investimentos (inclusive, ter tido mais alocações em ações e talvez imóveis).

    3) Feito também, durante os últimos 5 anos, um plano de despesas atuais e futuras, controlado todos os gastos, cortado o que poderia ter cortado, etc…

    4) Planejado suas futuras atividades, após seu pedido de demissão na empresa. Afinal, mesmo após ter se “aposentado”, você ainda é inteligente, experiente, produtivo… Não faz mal nenhum desempenhar alguma atividade produtiva, por gosto pessoal, que seja prazerosa e ao mesmo tempo rentável (isso vai ajudar a manter seus custos mensais, e diminuir ainda mais a necessidade de usar o capital estocado); Trabalhar por gosto, sem pressão por dinheiro, é ótimo!

    5) Por fim, ter se preparado psicologicamente para a mudança. Pois toda mudança é difícil, até mesmo uma mudança para melhor… Tem que encarar essa mudança como um projeto para re-aprender a viver, agora com novos objetivos, novo estilo de vida, etc…

    Mas se não fez ainda essas coisas que lhe falei, está em tempo de se planejar agora… Como disse, seu caso está muito fácil de resolver.

    Bem, o assunto é longo, mas vamos nos valando… Espero já ter ajudado um pouco.

    ———————————–
    Oi Henrique!
    Disponha!

    ————-

    Abraços!
    Leitão

  15. 15 Jefferson

    Boa tarde Leitão e amigos do chat….
    Eu sei que tem os programas sofisticado para gráficos, etc…mas eu não tenho tempo para me aprofundar nisso e me acostumei com os gráficos do guiainvest, porém não achei lá uma forma de ver o gráfico do IBOV apenas das ações… alguém poderia dar uma dica de como ver isso no guiainvest ou algo similar? abraços

  16. 16 Vagner

    Leitão, finalmente tô de volta!
    Depois de mais de 3 anos de realização do curso, e nunca ter praticado, essa semana comecei a rever todos os conceitos anotados durante o curso e já estou participando também lá no buteco com várias perguntas. Já tem boa gente me ajudando lá, e me parece que são feras, CAK, Luis Alvim, Nil… etc…

    Notei que rola uma conversa de Curso de Investimento em Valor. Afinal, o curso já rolou ou ainda vai iniciar ? Tenho interesse!

    No mais, saudações atleticanas em 2000egalo e mais sucesso em sua caminhada! Abraço!

  17. 17 Leitão

    Oi Vagner!
    Que bom que está de volta na turma! Ví mesmo que está participando lá do fórum dos ex-alunos, é ótima forma de tirar o “ferrugem”… A turma lá é fera e muito prestativa…

    Pois é, no novo curso de Investimento em Valor atrasou mesmo, era para ter saído ano passado, mas tive muitos contratempos técnicos com a base de dados da Bovespa e isso me atrasou demais… Mas continuo trabalhando no projeto e acredito que a turma vai gostar muito! Assim que ficar pronto dou um toque nos amigos!

    Grande abraço!
    Leitão

  18. 18 frubro.negro@hotmail.com

    Leitão, você sempre deixou claro em seus ricos comentários que a forma correta de agir na bola é ir comprando aos poucos, fazendo um investimento gradual. Concordo plenamente, no que se refere ao longo prazo. No entanto, inúmeras vezes você também disse que, no tocante a investimento e especulação, é possível fazer as duas coisas, desde que a estratégia seja bem definida. Daí eu te pergunto: com uma quantia inicial de R$100.000,00, dá para fazer especulações em períodos mais curtos e obter melhor resultado do que se for esperar o tal “longo prazo”?
    Abraço.

  19. 19 Rein_RJ_Rubro Negro

    Leitão, tenho a mesma dúvida do companheiro acima. No meu ponto de vista, se eu especular todo o valor disponível para aplicar na bolsa, eu consigo ter taxas de rendimentos mais altas do que se ficar investindo no longo prazo.
    Por que, então, eu devo colocar parte do meu capital em investimento a LP se no curto prazo o retorno pode ser maior?

    Abraço, aguardo a próxima turma.

  20. 20 Leitão

    Oi “Rubros Negros”! :-)

    Pois é, usando o senso comum faz muito mais sentido Especular intensamente com bom capital e ter lucros altos e rápidos do que investir sistematicamente a taxas de mercado, tornando-se sócio de empresas.

    Se posso ter bons lucros com 100K agora, para quê perder tempo alocando esse capital em ações que vão levar anos e anos para crescer?

    Não entender a diferença que há entre Investir/Especular: acontece que esse é um dos maiores erros (senão, o maior) que todo mundo cai na bolsa. E o que não falta são “analistas” pouco responsáveis ligados à corretoras que ficam incentivando a isso…

    Especular é comercializar papéis, é comprar e vender rapidamente com lucro. É como se você fosse um vendedor de uma agência de carros usados. Você pega um carro e o revende, com lucro.

    Investir é tornar-se sócio de boas empresas, para crescer com elas. É como se você fosse montar sociedade com outros amigos e comprar uma fábrica de automóveis…

    Percebe a diferença: Vendedor de carros usados / Sócio da Toyota.

    Especulando conseguimos sim bons lucros: 5% em dois dias, 10% em 7 dias, 30% em 50 dias, etc… Só que não temos só ganhos, temos perdas também, então, a média de seu desempenho cai bastante, mas ainda sim é bom, ok!

    Mas veja o que acontece com o passar dos anos: Vamos supor que você seja um bom Especulador e use agora 100K, ok, é viável (eu uso também!). Agora imagine que você vai ganhando mais dinheiro, e de repente tem 200K e depois 500K, depois 1 milhão!! Agora imagine: Você vai conseguir manter seu psicológico normal especulando com 1 milhão? Não! Não vai!! Especular tem limite, limite psicológico mesmo… Você vai perder sua saúde e sua sanidade mental se for especular com muita grana…

    Já no Investimento é diferente: Você pode ter 100k, depois 500K, depois 1 milhão, depois 5 milhões, etc… Isso sem stress e sem trabalho… Você torna-se sócio e administra sentadinho, sem stress… E quanto mais dinheiro tem, mas vai ter, e mais tranquilidade vai ter… Percebe a diferença agora…

    Por isso estou aqui a 7 anos conversando com os amigos mostrando os verdadeiros bons Conceitos sobre Bolsa de Valores, a verdade…

    Podemos tirar o melhor de cada mundo (Especulação/Investimento), desde que bem separados, e cada um com seus conceitos…

    Eu faço as duas coisas: Especulo e tenho bons lucros rápidos, e Invisto e tenho boa manutenção de patrimônio… Uma coisa ajuda a outra.

    Um abraço!
    Leitão

  21. 21 Bruno

    Ola Leitão,
    acompanho bastante seu site e aprendo muito com o pessoal aqui e seus comentários.
    O que você acha da Sanepar SAPR4 ?

    Obrigado

  22. 22 CeloBasch

    Obrigado Leitão e aos amigos pelos comentários. Abraços e vamos todos rumo ao aprendizado fincanceiro!

  23. Oi Leitão, gostei da sua resposta ao rubro negro. Já tinha pensado bastante nesse assunto, mas ainda não tinha olhado por esse ângulo. Se me permite complementar com o que eu pensei sobre o assunto: a diferença entre investir e especular é que quando você investe seu dinheiro irá crescer por si mesmo, claro que de vez em quando você tem dar uma olhada e fazer alguns ajustes, mas isso seria uma vez no mês ou trimestre ou mesmo ano. Já especulação é comercio, ou seja, é um trabalho como outro qualquer, exige seu tempo e esforço constantes. Na internet tá cheio de gente que fala que parou de trabalhar e vive de bolsa, aí você vai ver a rotina dele e descobre que ele passa 12 horas ou mais na frente do computador analisando gráficos e operando; seria melhor trabalhar em um emprego comum apenas 8 horas por dia!

  24. 24 Rein_RJ_Rubro Negro

    Leitão, achei muito bacana seu comentário! Obrigado pela ajuda.
    Há algum tempo já que pretendo fazer o seu curso, agora estou mais motivado ainda a aprender.
    Obrigado

    Abç

  25. 25 Leitão

    Oi Bruno!
    Obrigado pelas visitas! Fique sempre à vontade aqui na minha cozinha!

    A SAPR4 melhorou bastante nos últimos trimeses, mas passou anos patinando. Não sinto confiança ainda, teria que fazer uma análise bem criteriosa para ver se ela melhorou mesmo ou é fogo-de-palha. Ela ficou patinando muitos anos no quesito principal: Lucros. Mas, se fizer uma análise bem detalhada, e observar que pode manter o bom desempenho financeiro que vem mantendo, então ok. De qualquer forma ela está um pouco salgada agora… Bom mesmo é comprar barato, como outras que estamos tendo no mercado atual…

    ——————————————
    Oi CeloBasch!
    Disponha!

    ——————————
    Oi Birutaibm!
    Sim, isso mesmo!

    O que mais tem é gente falando alto “parei de trabalhar e fico só no mercado de ações” e na verdade trabalham mais do que qualquer outro!

    Viver de Especulações, somente, é um trabalho como qualquer outro, ou até mais estressante que os outros…

    Especular é bom quando não se tem pressão por resultados, por gerar seu salário no final do mês para pagar as contas…

    Por isso sempre digo: Especular é bom e não é pecado, mas Investir é essencial.

    Eu hoje vivo de meus investimentos, e especulo por gosto mesmo, sem pressões. E assim os resultados são ótimos! Especular é muito instigante e desafiador, e dá mesmo bons lucros, mas devemos ter nossa tranquilidade financeira bem enraizada nos bons investimentos primeiro.

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  26. 26 Leitão

    Oi Rein!
    Disponha!

    Quando animar vir para a turma será muito bem vindo!

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Silvio Luis

    Leitão, bom dia!
    estou pensando em aplicar uma parcela do meu capital em Tesouro direto, mas nuca investi neste tipo de aplicação. Pensei em programar compras mensais, dividindo o recurso que pretendo deixar em tesouro direto em 15 ou 20 partes e compraria todo mês. seria assim?

    O que seria melhor Fundos oferecidos pelos bancos ou tesouro direto?
    Um grande abraço
    Silvio Luis

  28. 28 Leitão

    Oi Silvio!
    Bom dia!

    Sim, o Tesouro Direto é o melhor em matéria de Renda Fixa. Melhor que fundos oferecidos pelos bancos comerciais (os bancos comerciais usam títulos do tesouro para compor seus fundos, então é melhor comprar diretamente, sem intermediários ganhando taxas em cima de você).

    As aplicações em Tesouro Direto não precisam seguir regra de compra (como fazemos com ações). Você pode comprar sempre que quiser – lembrando que é sempre bom manter uma parte em Renda Fixa e outra em ações, conforme sempre comento…

    Algumas corretoras não cobram taxa alguma para você comprar e manter títulos do tesouro. Pesquise primeiro e não use bancos/corretoras que lhe cobram taxas…

    No mais, uma boa leitura do site do tesouro, com calma e atenção, já é suficiente para investir:

    http://www.tesourodireto.gov.br

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 daniel

    Leitão,

    Aproveitando a dúvida do colega acima, sobre o tesouro direto, paga-se taxa de corretagem na compra/venda?

    Aguardo aciosamente o seu livro à respeito da pós-independência financeira.

    abraço!

    daniel

  30. 30 Leitão

    Oi Daniel!
    Paga-se não… Mas dê uma lida lá no site do Tesouro Direto, que tem tudo lá…

    Obrigado pelo interesse no novo livro, é mais uma motivação para eu continuar escrevendo…

    Um abraço!
    Leitão

  31. 31 Marco

    Olá Leitão,

    Sou um estudante, possuo um capital razoável e gostaria de montar uma carteira de investimentos.

    Gostaria de ter uma idéia sobre a rentabilidade de uma carteira

    obs: Não tenho como fazer aportes a carteira pois não trabalho

    abraço,

    Marco

  32. 32 Leitão

    Oi Marco!

    Você já tem uma vantagem é que o Tempo: Você é jovem e tem o tempo a seu favor… Começando cedo, ainda cedo vem o sucesso!

    O grande segredo não é apenas fazer o Aporte Inicial, mas sim pode manter aportes mensais ao longo da vida… Se você não possui renda e não pode portanto poupar todo mês, está em desvantagem. Tempo é dinheiro, então quanto antes começar a poupar, melhor. De nada adianta investir um pouco agora e passar anos sem manter aportes… Não vai aproveitar o lucro-sobre-lucro e a acumulação de capital, como bola de neve…

    Você até poderia pegar o dinheiro que tem poupado agora e investir em ações, mas e depois? Como disse, precisa manter aportes frequentes para dar bom resultado…

    No seu caso sugiro estudar mais o assunto, entender melhor… É bom se dedicar aos estudos na área que escolheu, mas é fundamental também dedicar um pouco de estudo para Educação Financeira. Afinal, trabalhamos com objetivo de ganhar dinheiro também, e depois temos que saber o que fazer com ele. Educamo-nos para ganhar dinheiro, então temos que nos educar também para saber o que fazer com ele, senão é como colocar água em um balde furado…

    Sobre rentabilidade, veja meu post:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/05/qual-e-o-rendimento-da-bolsa-de-valores/

    E aqui mesmo nesse Chat conversamos sobre isso também, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/02/18/chat-18-a-24fev/#comment-15113

    Um abraço!
    Leitão

  33. 33 Alessandro E.P.

    Leitão, boa tarde.

    Sobre crescimento de patrimônio, qual é o referencial para dizermos que tivemos um bom crescimento ao longo dos anos? Devemos sempre comparar com renda fixa?

    Obrigado.

    Alessandro.

  34. 34 Leitão

    Oi Alessandro!
    Boa tarde!

    O mercado de ações é considerado de renda variável justamente por dois motivos:

    1) As empresas oscilam seu desempenho ao longos danos: tem ano que dão muito lucro, outros nem tanto, e isso influencia nos Dividendos e Crescimento que vai ter com ela…

    2) O mercado líquido oscila os preços dos papéis como papel ao vento, então hora está em cima, hora está em baixo, e isso também dificulta ter uma medida mais fixa; Mas o que vale mesmo é o ítem-1, o 2 é oportunidade para comprar barato quando vai para baixo…

    Mas via de regra, a taxa básica da economia (SELIC) é sempre uma boa referência, junto com uma taxa média da Renda Fixa…. Ou seja, o objetivo, no mercado de ações, é sempre ter desempenho superior à isso. Se você tiver, ao longo dos anos, desempenho maior que a renda fixa (digamos, o dobro da renda fixa média do período), já é um vencedor. E está ótimo!

    Mas é claro que o mercado de ações pode sim dar muito mais que isso, depende da sua disciplina e vontade de aprender a investir. Se for prudente em escolher boas empresas, terá ótimo desempenho.

    Nesse Chat o assunto está em pauta mesmo, veja o que colei anteriormente:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/03/05/qual-e-o-rendimento-da-bolsa-de-valores/

    Abraço!
    Leitão

  35. 35 Alison

    Boa tarde Leitão.
    Ainda estou iniciando na bolsa, até por que ainda estou na fase de acúmulo de capital.
    Porém, em momentos como este, onde a bolsa está em queda e alguns papéis também, acredito que seja interessante aproveitar isso para tirar o dinheiro da poupança e investir nessas empresas que estão descontadas.
    Essa idéia é válida?
    Apesar de ter meu pensamento voltado para investimentos de longo prazo (por fundamento, visando construção de patrimônio) tenho esta idéia de tentar usar da análise técnica pra observar pra onde o preço pode ir e de repente adiar ou adiantar meu investimento.
    Pensando desta forma estou misturando as estratégias: especulação e investimento?
    Obrigado pela ajuda.
    []s

  36. 36 Leitão

    Oi Alison!
    Boa tarde!

    Sim, está misturando os conceitos. Não se usa Gráficos para otimizar decisões de Investimento. Gráficos usamos para tomar decisões de Especulação, somente.

    A decisão de Investir ou não deve ser tomada com base nos Fundamentos das empresas.

    A estratégia que usamos para tomar decisões em cima de Preços baixos é chamada de Investimento em Valor, e demanda mais conceitos…

    Um abraço!
    Leitão

  37. 37 Alison

    Perfeito.
    Pra finalizar, seria correto simplificar os 3 tipos de investimentos desta forma?
    Investimento Gradual: longo prazo (~5 anos+)
    Investimento Valor: médio prazo (~1 ano+)
    Especulação: Curto prazo (~1 ano-)
    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Abraços.

  38. 38 Leitão

    Oi Alison!

    Na verdade não existe médio-prazo na bolsa de valores, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/04/14/nao-existe-medio-prazo-na-bolsa/

    E também:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Ou você é sócio de boas empresas e quer crescer com elas, participar dos lucros e crescimentos, ou você é comerciante de papéis e quer apenas comprar e vender. É possível ser ao mesmo tempo as duas coisas, o que é mais divertido. Afinal, especular também é legal de se fazer..

    Abraço!
    Leitão

  39. 39 Rein_RJ_Rubro Negro

    Leitão, parece que a Petr4 rompeu um suporte que já mantinha desde a crise de 2008. Hoje o papel vale menos do que o menor nível atingido naquela crise. Mesmo sabendo que a Petr é considerada uma blue chip, você acha que hoje ela ainda é uma empresa para se manter numa carteira de investimentos?

    Obrigado, Grande abraço

  40. 40 Leitão

    Oi Rein!
    O jeito de se analisar a situação da PETR4 (e de TODAS as empresas) não é esse… O gráfico de preços pode subir, pode cair, e isso não deve influenciar nossa análise sobre uma empresa…

    Você deve analisar não as cotações em bolsa, e sim os Fundamentos, as finanças das empresas.

    A situação da PETR4 não mudou em nada nos últimos 12 meses: Ela continua com problemas nos lucros e gestão não-voltada para os acionistas.

    Não é porque os preços caíram ainda mais que isso mudou.

    A situação dela continua conforme o último gráfico que analisei, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2013/02/06/petr4-grafico-05-02-2013/

    Ela está sendo negociada abaixo de um bom suporte, isso indica que pode cair ainda mais…

    Agora, isso é ruim?

    Não!

    Pelo contrário!

    Se uma empresa como a PETR4 que está mesmo com problemas de lucros cair aina mais e mais na bolsa, é ótimo! Isso vai colocando os preços mais atraentes… O que seria ruim é se estivesse subindo e subindo… Ou seja, aí sim seria um problema, pois teríamos, nesse caso, uma empresa com problemas sendo encarecida sem justificativa.

    Minha posição na PETR4 não mudou em nada. Ela faz parte de uma carteira diversificada com outras várias empresas, então o risco está sob controle. Mas quem decide por não investir em PETR4 não está errado, pode direcionar os recursos para outras boas empresas… É uma questão de estratégia pessoal mesmo. Para mim, meu caso em particular, tenho petr4 em carteira e não tenho a menor pressa que ela suba… Se a mantenho em carteira é porque considero que o retorno futuro compensa o risco atual.

    Abraço!
    Leitão

  41. 41 frubro.negro

    Bom dia, Leitão!
    Muito obrigado pela atenção e pela resposta tão esclarecedora.
    Abraço!
    Fábio.

  42. 42 Alessandro E. P.

    Caro Leitão,

    Obrigado pela resposta sobre crescimento de patrimônio!

    Sábias palavras, como sempre!

    Alessandro.

  43. 43 FM

    Prezado Leitão,

    Este é meu primeiro acesso a esta página.

    Já comprei fundo de ações (VALE5 E PETR4) por, aproximadamente, 03 anos, mas sem critério algum. Confesso que nem sei se perdi ou ganhei já que tirava e colocava valores sem disciplina.

    Estou gostando do que estou lendo nas suas mensagens neste chat, pois estou voltando a ter interesse em voltar a investir, após uns 05 anos, agora com disciplina e consciente de que preciso ser sócio da empresa que compro ação.

    Tenho R$ 100.000,00 livres pra investir e posso colocar, mensalmente, R$ 5.000,00. Existe alguma carteira de ações que você atualize periodicamente (sugerindo diminuir ou aumentar a participação de determinada ação)?

    Em relação às corretoras, você tem alguma sugestão? Tenho conta no Itaú e no BB.

    Gostaria que me informasse sobre os cursos. Como funcionam? São pagos?

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    FM

  44. 44 Frederico

    Oi Leitão.
    Gostaria da sua opinião e dos leitores sobre 2 ou 3 empresas que atualmente estão com bom desempenho e mereceriam entrar no cardápio de boas empresas.

  45. 45 Leitão

    Oi FM!
    Bom dia! Obrigado pelas visitas e que bom que está gostando do Blog! Aqui estamos na minha cozinha mineira, fique à vontade!

    Realmente é possível fazer muito mais e melhor do que simplesmente comprar fundos de PETR/VALE.

    Investir de forma inteligente não é nada complicado, pelo contrário, é uma coisa que podemos fazer com calma e assertividade, basta ter um pouco de esforço inicial para aprender como a coisa funciona de verdade (aí é que vem o problema, pois existe muito lixo-informacional e pessoas sem-noção que só atrapalham).

    Você está muito bem, pois começar com 100K e manter aportes mensais de 5K é uma coisa excelente!

    Mas não se pode ficar dependente de dicas de ações de terceiros (nem minhas!)! Você tem que aprender a selecionar por você mesmo as boas ações. De nada adianta eu lhe ajudar agora a selecionar uma boa lista de empresas, e depois? Como vai analisar o desempenho delas ao longo dos anos? Não pode delegar isso a terceiros!

    A leitura aqui do Blog já vai lhe ajudar a entender melhor os bons conceitos sobre bolsa, e quando sentir que chegou a hora e realmente quiser aprender, a melhor forma de eu fazer isso é lhe ensinando de verdade, veja:
    http://leitaoemacao.com/curso

    (Lá tem um pequeno formulário de cadastro, e então lhe passo mais orientações sobre).

    Sobre corretoras, em geral, corretoras de bancos são mais caras e ineficientes. Mas não se preocupe com corretora agora, espere um pouco até compreender melhor esses conceitos ou até concluir os estudos, para então abrir conta e operar.

    ———————————
    Oi Frederico!
    As maioria das empresas do meu cardápio eu possuo em carteira e são um bom ponto de partida para se analisar e escolher. Mas temos também outras várias obas empresas…

    Mas novamente cai na questão que comentei acima com o FM. De nada adianta lhe dizer uma boa lista agora se depois você mesmo não tiver desenvolvido a capacidade de analisar por você mesmo ao longo dos anos…

    Aqui no Blog tem muito conteúdo que vai lhe ajudar, e qualquer coisa estou por aqui!

    ——————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  46. Oi prof. :-)

    O que você recomenda ler sobre IV?
    Parece que estamos tendo oportunidades únicas!

    Um abraço,
    Mônica

  47. 47 Leitão

    Oi Mônica!
    Bom te ver!

    Olha, literatura sobre Investimento em Valor não é fácil não… Algum material de melhor conteúdo só mesmo com livros em inglês.

    Procure material sobre Benjamin Graham, Warren Buffet, Philiph Fisher, Peter Lynch, Willian O’Neil, e também o site http://www.fool.com/….

    Essa é uma demanda antiga da turma… Estou desenvolvendo um bom material à respeito… Esse ano fica pronto! :-)

    Abração!
    Leitão

  48. 48 CésarBSB

    Leitão bom dia e bom dia a todos do chat.

    Leitão, com a PETR4 aonde está( e é com a pois usa-se quando algo está em movimento… rssss….), não cabe já uma atualização no gráfico ?

    Um grade abraço,

    CésarBSB.
    Brasília – DF.

  49. 49 CésarBSB

    Leitão, VALE5 conforme o último gráfico, já caiu abaixo da sua linha de baixa. Agora é rumo à casa dos R$ 30,00 ? rssss…

  50. 50 Leitão

    Oi Cesar!
    A PETR4 continua conforme última leitura, em um fundo importante… (está abaixo do suporte imediato, mas acima do fundo histórico ainda…)

    VALE5 ainda não deu uma boa nova leitura, então estou aguardando. A última boa leitura já foi bem antes, agora é esperar mesmo…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s