PETR4 – Gráfico – 05-02-2013

06fev13

petr4-2013-02-05Bom dia, pessoal!

Segue uma atualização com Petrobras. A empresa apresentou resultados ruins e o momento atual reflete bem a postura não-voltada para seus acionistas e o mal desempenho nos lucros. Mas “crise” pode se converter em janela de oportunidade de investimento.

*Como houve uma mudança na política de dividendos, as ações preferenciais (PETR4-PN) estão em melhor situação do que as Ordinarias (PETR3-ON). R$0,96 por ação PN e apenas R$0,47 por ação ON.

Nota: Como transparência, tenho PETR4 em carteira de investimento com horizonte mínimo de 5 anos. Uso-a também para Especulações eventuais. PETR4 representa parte de uma carteira diversificada com outras várias ações de vários setores.

Abraços!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



20 Responses to “PETR4 – Gráfico – 05-02-2013”

  1. 1 Adriano

    Fico imaginando o investidor que comprou PETR4 na capitalização em 2010, deve estar super “satisfeito”…

  2. a petr vai pagar em dividendos mais que a renda fixa, deixou resultado positivo em um ano muito ruim e com um monte de investimentos, e qual o destaque da imprensa? => petrobras registra 36% de redução no seu LUCRO LÍQUIDO que ficou SÓ EM 21 bilhões e terá um 2013 “tão ruim” quanto 2012……
    Realmente é “muito ruim” ter uma empresa que deixa 21 bilhões de lucro líquido em um ano ruim e cheio de investimentos rsrsrsr

  3. 3 Ploko

    E hoje ainda sai notícia no jornal Valor Econômico dizendo que a Petro pode pagar R$ 400 milhões para bancar a conclusão do Itaquerão em troca de ter seu nome estampado no estádio…

    Isto só pode ser piada mesmo… Se isso não for chamar mais uma vez os investidores de OTÁRIOS, não sei o que é então…

  4. 4 Ploko

    Anderson, compare o resultado da Petro com o de outras empresas de petróleo do mundo e tire suas conclusões… E mais, “abra” o balanço da empresa e veja quanta “maquiagem” foi feita pra poder elevar seu lucro líquido, que por sinal ainda vem positivo só por que está em um mercado onde é monopólio…

    Esse valor de dividendo anunciado, vc encontra em diversas outras empresas e com muito menos riscos na minha opinião..

  5. Acredito que ainda é muito cedo para se desfazer das ações se for o caso de investimento gradual.Eu pessoalmente aguardo até maio de 2013 que é o mês de aquisição dela na minha carteira e na pior das hipóteses, não compro, mas dai pensar em desfazer dela, acho muito cedo, pelo menos uns dois anos de balanços ruins me levariam a pensar em transferir o capital para outra empresa.

  6. Conordo Glauco,

    Pra mim tb seria mais ou menos esse prazo!!

    Mas temos que ver as particularidades tb da empresa, eh um monopolista num setor altamente lucrativo!!!

    A política governamental está interferindo diretamente nos resultados da empresa, porém isso conjuntural, não estrutural!! Muda-se o governo, muda-se a política em relação a Petrobras!!

    Ela ainda tem um potencial enorme!!!

    Como disse Warren Buffet: “Invista seu dinheiro numa empresa q até um idiota consiga administrar, pq um dia um idiota o fará”!! E pra mim, a Petrobras está nesse cenário!!

    Acho que qualquer carteira de IG tem q ter Petrobras!!!

    Só minha opinião!!!

    Abraço!!!

  7. 7 Daniel

    A minha carteira para longo prazo é: PETR4 mais outras 9.
    Só mesmo idiotas vendem agora.

    Ao meu ver, o ROE melhorou,a divida diminuiu um pouco. E o melhor, a empresa vai investir pesado nesse ano.

    NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS UM BOA EMPRESA ESTEVE TÃO BARATA! RSRSRS

    abraço!

  8. 8 Leitão

    Oi pessoal!
    Bons comentários!

    ———————
    Oi Adriano!
    Pois é… Quando houve o lançamento em 2010 eu recebia todo dia mensagens de pessoas empolgadas achando que lançamento é tipo oferta de casas Bahia… Eu sempre dizia: Não devemos comprar ações só por causa de lançamentos. Ações temos todo o dia para comprar, não é porque está fazendo lançamento que vamos comprar mais… Devemos manter sempre a estratégia e a disciplina.

    ———————

    E a turma já comentou bem.

    A Petrobras está mesmo em um momento ruim, com gestão politizada e nem um pouco voltada para os acionistas, conforme já comentei no post.

    Quem decide por não investir nela não está errado. Mas, na minha opinião e para minha estratégia com ela, essa “crise” é uma boa janela de investimento.

    Algumas empresas fortes singulares como a Petrobras passam por crises em sua história, e essas crises são ótimas (e raras) janelas. Claro que é uma forma mais empreendedora de investir, mas ganhos melhores acontecem quando nos esforçamos mais para buscar oportunidades, com sobriedade e sem deixar o lado emocional falar mais alto.

    De qualquer forma, sempre digo e repito: Seja qual for a empresa em sua carteira, ela é apenas mais uma do time. Se um dos jogadores se machucar, o resto do time está lá para levar o campeonato para frente.

    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Adriano Pina Pereira

    Interessante é vermos no Facebook e em outras redes sociais as pessoas criticando o aumento da gasolina. A empresa está sangrando por ter que subsidiar gasolina e ainda reclamam do aumento. Claro que não gosto de aumento de combustíveis, mas neste caso já tinha passado da hora.

    Estive viajando em outubro de 2013 e cheguei a pagar R$ 5,00 o litro do Diesel…

    A Petrobras tem é que melhorar a capacidade de refino dela, porque petróleo tem, só não tem é refinaria para produzir gasolina.

    E o governo tem que parar de achar que a solução para o crescimento do PIB é colocar mais carros nas ruas.

  10. 10 Valter

    Assisti a análise da corretora rico semana passada e o apresentador tem as mesmas ideias ou parecidas com a do Leitão, disse que o ideal seria ela cair lá pros 12 que aí não teria para onde cair mais e teriamos a partir dai os valores mais reais. Será que chega a tanto, ele chutou se não me falha a memória 16.

  11. 11 Leitão

    Oi Valter!

    Sim, quanto mais baixo, melhor. Se cair para 16, 12, etc. será ótimo sim. Mas o objetivo do bom investidor não é ficar tentando adivinhar o fundo, e sim comprar bem. Se eu compro bem e meu vizinho compra melhor, ótimo para os dois.

    O que acontece muitas vezes é que se ficarmos esperando aparecer o fundo podemos ver o cavalo arriado passar e não montar nele (como dizia meu avô aqui em Minas)…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Alberto.

    Oi Adriano Pina Pereira!

    Concordo com a sua avaliação !, O que falta não é o petroleo, mas sim as refinarias para suprir a demanda de gasolina, diesel do mercado interno.
    É isto que esta obrigando a Petrobras a importar a gasolina e diesel, pois as atuais refinarias não estão comportando.
    O problema que as novas refinarias que estão sendo construido, como a Abreu Lima e da Coperj, ainda vão demorar pra entrar em funcionamento, ou seja, a Petrobras tera que conviver com esta situação por um bom tempo.
    Esse subsídio da gasolina que governo esta fazendo, que teóricamente era para beneficiar a população, na prática esta subisidiando a importação de gasolina. Agora entendo por que o Obama chamou o Lula de O cara !!! rsrs. O Brasil exporta o petroleo do pre-sal, que cuja exploração e mais cara, à preço de mercado e importa gasolina à preço de mercado que por sua vez e vendida abaixo do seu custo. Incentivando a importar a gasolina cada vez mais !!!
    O que leva uma situação no mínimo bizarra!!! Os acionista de uma empresa monopolista torcer para que não venda tanta gasolina!!! pois do contrario terá prejuizo!!!!

    Um abraço

    Alberto.

  13. 13 Anônimo

    CARO leitão,
    Debentures é melhor negócio que ações?

  14. 14 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)
    Bom dia!

    Debêntures são papéis de renda fixa emitidos pelas empresas SA. Em tese são melhores do que a renda fixa comercial (CDI, CDB, Poupança, etc), mas mesmo assim não passam de renda fixa.

    Deste modo, Ações continuam sendo melhores, pois ao investir em Debêntures você está emprestando dinheiro à uma companhia, e ao investir em Ações você está se tornando SÓCIO dessa companhia, o que é bem melhor.

    Mas Debêntures são sim uma boa opção para DIVERSIFICAÇÃO de investimentos, mas não substituem a necessidade de investir em Ações também…

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: Sempre que quiser use o CHAT da semana para postar assuntos diversos…

  15. Oi Leitão!

    Bom dia!
    PETR4 rompeu esse suporte e agora segue em direção ao fundo de 2008, correto?
    Mais oportunidade?
    Esse governo está matando a Petrobras!

    Abraço!

    Fulgêncio Bomtempo

  16. 16 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Sim, está abaixo do suporte… A ação está sendo muito especulada e isso é bom, tomara que caia uma bomba todo dia durante esses meses, e assim, quando a fumaça baixar, vamos ver quem é investidor de verdade :-)

    Abraço!
    Leitão

  17. 17 Fabiano

    Olá Leitão,

    Me desculpe, mas vc diz que ela está sendo “especulada”. Vc acha isso especulação? Com seus fundamentos ruins como estão, vc não acha que os preços atuais são apenas reflexos disso?? Realmente a empresa não está nenhuma maravilha e isso apenas está sendo precificado no mercado…

    Concordo que há situações onde o mercado especula mesmo, e aí é bom momento pra comprar, mas não vejo isso na Petro no momento.

    Abraço,

  18. 18 Leitão

    Oi Fabiano!
    Sim, seus preços atuais estão baixos devido ao seu desempenho atual, concordo.

    O que não quer dizer que não estejam interessantes para um desempenho futuro.

    São várias formas de se buscar oportunidades de investimento. Uma delas é pegar uma empresa de porte em momento ruim. Pois quando ela está com ótimo desempenho já será tarde demais para comprar…

    Mas como sempre digo, PETR4 é apenas mais uma na minha carteira. Ela pode até quebrar que não ligo… O time é que importa.

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Alberto

    Oi Leitão!

    O desempenho futuro depende da capacidade de geração de valor da empresa. Se o fundamento de geração de valor da empresa continuar deteriorando, não importa quanto voce consiga comprar barato, o preço ideal para que o investimento tenha sentido! sempre tenderá para baixo!!!

    Pra mim isso é mesmo que tentar adivinhar o fundo!! Na versão de investimento em valor !!!!

    Para isso fazer sentido é preciso que a geração de valor, no mínimo, pare de deteriorar do contrario nunca conseguiremos determinar o valor intrínseco da empresa, e consequentemente o preço ideal de compra.

    Outra coisa, por que a pressa de montar em um cavalo arriado que sabidamente esta manco, se temos outros cavalos arriado em melhores condições ???

    Um abraço!

    Alberto.

  20. 20 Leitão

    Oi Alberto!
    Entendo o que diz, e não discordo de nadinha! Você está 100% correto!

    Nos últimos 12 meses, pelo menos, tenho dito diariamente aqui no Blog que a PETR4 está com todos esses problemas que você citou, e quem não quer investir nela não está errado.

    Agora, quem quer, que invista. Eu invisto nela, de acordo com minha avaliação pessoal, e minha estratégia pessoal.

    Mas não estou nem um pouco preocupado com PETR4. Por mim ela pode cair, cair, até quebrar… Todo dia eu falo isso aqui: Ela é apenas mais uma na minha carteira. E trato ela assim como trato todas as demais – com o mesmo controle de risco.

    Não invisto pensando em acertar sempre. Invisto tentando minimizar as consequências dos erros e maximizar os resultados dos acertos. Todos nós erramos, cedo ou tarde. O que fazemos não é impedir nosso erro, mas, novamente dizendo, maximizar os resultados bons e minimizar as consequências ruins.

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s