CHAT 14 a 20/jan

14jan13


40 Responses to “CHAT 14 a 20/jan”

  1. 1 Leitão

    Queridos amigos!
    Estou de volta!

    Após boas férias é hora de produzir um pouco. Volto hoje a acompanhar o mercado, rever as análises da carteira e ficar de olho nas oportunidades.

    Hoje volto à ativa aqui no Chat também!

    E vamos que vamos, fazer um 2013 de muita prosperidade!

    Abraços!
    Leitão

  2. 2 Ricardo

    Q bom professor leitão q vc ta de volta, a prosperidade ja começou com sua presença..seja bem vindo !!

    2013 promete…vamos q vamos !

    Abraços

  3. 3 alexandre a

    leitao bom retorno amigo…..te mandei um email importante….favor analisar…abs

  4. 4 Leitão

    Obrigado, Ricardo!

    Obrigado, Alexandre!
    Vi sim seu e-mail e já lhe respondi. Depois vou ler com calma o link que mandou também…

    Abraços!
    Leitão

  5. 5 Amarildo Fidelis

    Olá Leitão!
    Que bom que as férias foram ótimas, é isso ai, nosso Brasil é ótimo para conhecer.

    Já que está de volta, gostaria da sua opinião sobre a HGTX3, pois gostaria incluí-a na minha carteira secundária. Teve uma queda forte estes dias.

  6. 6 Leitão

    Oi Amarildo!

    Como estou voltando agora ainda não tive tempo de revisar todas as empresas, mas a Hering está super bem sim e com excelentes resultados.

    As oscilações recentes com ela não fogem do normal… Seu preço andava/anda meio salgado, então uma queda é bem vinda para colocar a relação preço/valor melhor.

    Pode-se olhar para ela com calma sim… É boa empresa!

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Anônimo

    Leitão, o que você acha da afirmação feita por um comentarista da Rádio CBN de que, após a crise de 2008, muitas empresas tiveram suas cotações inchadas, sendo certo que, atualmente, seus preços estão muito acima dos VPA´s. Existiria uma suposta bolha mobiliária para determinados ativos. Para esse comentarista, o mercado tende a corrigir essas distorções a partir de 2013. Por isso, petro e vale seriam excelentes opções a partir de agora, já que seus VPA´s estariam abaixo da cotação.
    Aproveitando a oportunidade, o que você acha da Eletrobrás, que está com cotação infinitamente menor que o VPA.

  8. 8 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    Bem, o tal comentário citado é muito vago e superficial. Acontece que antes da crise de 2008 o mercado estava caro, depois ficou barato em 2009, depois ficou caro em 2010, depois ficou barato em 2012 e assim vai… É o zig-zag normal do mercado.

    Em todo momento haverá empresas com preço atraente e preço não-atraente, seja em mercados de baixa ou mercados de alta. Para sua identificação é preciso mais que o simples indicador VPA (Valor Patrimonial por Ação). Não é nada complicado, mas usar apenas o VPA é pouco.

    Existem basicamente 02 estratégias sempre vencedoras: Investimento Gradual e Investimento em Valor. A primeira não leva em consideração a questão caro/barato, e sim a qualidade das empresas. A segunda leva em consideração a qualidade e também a questão caro/barato. É preciso saber qual/quais estratégias irá usar. Novamente repito: não é nada complicado não.

    Ao longo de 2012 (e também nos últimos 06 anos) venho sempre fazendo e publicando análises sobre as empresas que acompanho. Em 2012 mesmo comentei muito sobre Petrobrás, Vale, Elétricas, etc… Em cada momento sempre pontuo minha opinião sobre a qualidade e o preço das ações (uma boa dica é usar o menu lateral – cardápio – para navegar pelo histórico de análises de cada papel).

    Em 2013 farei como sempre, e como sempre haverá empresas caras e baratas, oportunidades e bons investimentos temos todos os anos…

    Estou chegando de férias agora e começo essa semana a revisar todas as análises, e assim que for concluindo vou publicando aqui para os amigos acompanharem…

    Sobre Eletrobrás, sempre falei: não gosto dela, não é boa empresa, nunca foi e agora muito menos. Empresa ruim pode estar barata o quanto for que continua sendo ruim…

    Obrigado pelo comentário e apareça sempre!

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Rogerio

    Olá Leitao

    Gostaria de saber quais as perspectiva para Petr4, com o aumento da gasolina ela irá subir? até quanto?

  10. 10 Leitão

    Oi Rogerio!
    Boa tarde!

    Em 2012 o governo segurou muito os preços e prejudicou o desempenho financeiro da empresa. Mas não dá para segurar demais, e hora ou outra tem que subir preços mesmo, e com isso os lucros da empresa voltam… É muito fácil administrar uma petroleira, e mesmo com todas as ingerências (pisadas de bola com os acionistas) a empresa é forte e monopolista.

    Ela vem bem descontada e comentei muito sobre isso no último ano. No link abaixo você pode ver um histórico completo das análises que fiz com ela ao longo do ano:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/petr4/

    Mas o mais importante é sempre investir de forma a não depender de futurologias. Não devemos jamais investir, seja em qual empresa for, com base em expectativas futuras, e sim de forma consistente baseado no momento presente. Devemos analisar a Petrobras (e qualquer outra empresa) hoje e decidir hoje se é uma boa oportunidade.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Daniel alcântara

    Seja bem vindo professor! È sempre um prazer aprender contigo e com os colegas aqui do blog.

  12. 12 Amarildo Fidelis

    Olá Leitão!
    Gostaria de entender melhor sobre os dividendos da CMIG4, pois em meio a turbulência e interferência do governo no setor, a empresa está com dividendos de 24,3% e LPA acima de R$ 3,00.

    Grato pela atenção que sempre está disposto a retribuir.

  13. 13 Leitão

    Oi Amarildo!

    Os dividendos publicados nos balanços e seus respectivos indicadores (DY, LPA) são referentes aos últimos 12 meses, que foram ótimos como sempre para o setor… As possíveis mudanças do setor só virão daqui a algum tempo, talvez anos, então é normal a coisa estar bem nas finanças, ainda mais com a manada jogando precipitadamente os preços para baixo…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Alessandro E.P.

    Leitão, tenha um ótimo retorno, e espero que seu periodo de férias tenha sido excelente.

    Desculpe a pergunta pessoal, mas no início, o que te motivou a se dedicar de uma forma mais intensa ao mercado de ações?

    Obrigado!

  15. Leitão, Bom Ano Novo! Espero que as ferias tenham sido proveitosas, tambem acho o Brasil maravilhoso, especialmente longe de SP, eheheh!
    Iniciando os trabalhos estou com uma duvida sobre stops: como faço para proteger os ganhos em Grendene, por exemplo? Voce coloca uma porcentagem abaixo do valor ou do ganho? Abs

  16. 16 Leitão

    Oi Alessandro!
    Obrigado!

    Eu sempre gostei do meio empresarial, fui criado em um balcão de comércio (meu pai era comerciante e minha mãe, professora) e sempre tive o sonho de ter empresa, ser empresário… Até que percebi que a melhor forma de ser empresário é através do mercado de ações – a gente fica dono de grandes empresas, tem gente muito bem preparada trabalhando para nossas empresas, e não esquentamos a cuca. E como também tinha o sonho de me “aposentar” cedo, cada vez mais me dediquei à poupança e a fazer bons investimentos. Deu certo! Rsss

    No link abaixo tem duas entrevistas comigo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/05/entrevista-com-o-leitao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/11/29/entrevista-com-eduardo-leitao-financas-forever/

    ———————————————–
    Oi Celso!
    Obrigado também!

    Pois é, realmente quanto mais longe das grandes cidades, melhor…

    Sobre a questão do uso de Stop para fazer Especulações, o assunto é longo e não dá para falar tudo por aqui… Você tem que definir a relação de ganho/perda para uma sequencia de trades que pretende fazer (e não apenas 01 trade), e ver se a conta matemática final dos ganhos e perdas será favorável, dentro do seu estilo de especular que escolheu seguir. Aí sim vai planejar o trade ANTES de começá-lo, e definir percentuais adequados de ganho/perda.

    Dica: Visite a turma no link abaixo, acesse, vá no rodapé e visite a Sala de Aula. Reveja exercícios sobre a aula “O Segredo” e vai refrescar a memória…

    http://leitaoemacao.com/buteco

    ————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  17. 17 Daniel Nunes

    Boa tarde Leitão! Feliz 2013.

    Você pode comentar sobre a POMO4?

  18. 18 Celso

    Leitão, obrigado pela resposta, mas quis dizer sobre stop para buy and hold, somente para assegurar os ganhos de LP, se é que isso existe. Por exemplo, estou com um bom lucro em Grendene, quase 40% Voce acha razoavel colocar um stop numa linha de preço que garranta 35 %? Pq 5% a menos: seria para fazer uma equivalencia com a RF anual, por exemplo. Sobre DT não tenho feito praticamente nada, só tenho feito compra gradual, minha carteira está ficando “Bunita”! Rsrsrs Obrigado pela dica da Sala de Aula, estou indo la rapidinho!

  19. 19 Leitão

    Oi Daniel!
    Boa tarde! Obrigado! Pra você também!

    A POMO4 está indo muito bem e é uma opção para diversificação de carteira. Não tenho nada contra ela e tenho até uma do setor também…

    ———————
    Oi Celso!
    Ah, sim! Para Investimento, quando se tem horizonte de anos, não se usa o conceito de Stop. Em Investimento só nos desfazemos das ações quando elas perdem a qualidade (fundamentos), ou então para re-balancear a carteira (quando uma está muito gordinha em relação às demais).

    Mas cada pessoa pode e deve traçar suas estratégias pessoais. Se sentir que realmente lhe é interessante colocar uma proteção, ok. Mas uma boa dica é colocar essa sua questão para discussão lá na turma… Poste lá suas idéias, dúvidas, estratégias como um todo, que tenho certeza a turma vai lhe dar mais idéias…
    http://leitaoemacao.com/buteco

    ————-
    Abraços!
    Leitão

  20. 20 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    Você nos ensinou a não depender de futurologias, mas no caso da Petrobras tem como fazer leituras do passado, do presente e do futuro.

    Houve uma grande injeção de dinheiro em 2010, o que dificulta um pouco a análise dos fundamentos. Por um lado, temos um P/VP de 0,75 e um PSR de 0,95, mas por outro um P/L de 14, dividendo de 1,6% e ROE de 5,4%.

    Os lucros da Empresa deixaram de ser crescentes e constantes desde meados de 2011. Quando a gente analisa o gráfico dos lucros acumulados nos últimos 12 meses observa que o patamar atual está em níveis de 2005.

    A autosuficiência em petróleo no Brasil, de fato, nunca ocorreu e com o crescimento do número veículos nos últimos anos acabou foi distanciando esse objetivo do Governo. Com isso, a Petrobras continua dependendo do preço internacional do petróleo e da cotação do dólar.

    O Governo (que é o maior acionista) tem dificuldades em aumentar o preço dos combustíveis devido a inflação e acaba prejudicando os negócios da Empresa.

    A “aposta” do pré-sal até 2015 vai gerar apenas investimentos, ou seja, saída de dinheiro.

    Na minha opinião, para quem pretende permanecer com o papel durante pelo menos 15 ou 20 anos provavelmente será um excelente negócio permanecer comprado e continuar comprando o Papel gradualmente, o que não significa dizer que o preço atual esteja bom.

    Pela leitura que faço, tenhos minhas dúvidas quando você considera a Petobras barata tanto pela análise fundamentalista, quanto pela análise gráfica. Pela análise fundamentalista, acredito que vai ficar patinando até 2015 e pela análise gráfica existe o risco de perder um suporte e cair mais de 20%.

    Um abraço Leitão, espero que tenha aproveitado as férias no Nordeste. Sou de Natal-RN.

    Breno Medeiros

  21. 21 Leitão

    Oi Breno!

    O Rio Grande do Norte é uma jóia mesmo. Sempre que posso passo alguns dias por aí…

    Suas ponderações sobre a Petrobrás fazem sentido sim, não discordo. Duas pessoas podem ter análises diferentes sobre uma empresa, e estarem certos ao mesmo tempo. A diferença primordial não é na forma de se analisar propriamente dita, mas na estratégia de investir.

    A empresa pode já estar barata, o que não impede de ficar ainda mais.

    O objetivo do investidor não é comprar no fundo, mas sim comprar a um preço que considere atraente para ele. Eu posso comprar agora e achar que já está atraente, o que não impede de cair mais 20% e ficar ainda mais atraente.

    Ao comprar uma empresa meu objetivo principal não é simplesmente que suas cotações no mercado subam. O objetivo principal é tornar-me sócio a um valor atraente e a partir daí crescer junto com a empresa, o que muitas vezes não tem relação direta com as cotações no mercado (que são ao sabor dos sentimentos aleatórios dos negociantes).

    A Petrobras está mesmo com desempenho fraco, não discordo. Mas não tenho ansiedade com isso. As empresas sobrevivem, apresar das ingerências do governo… Daqui a 02 anos muito provavelmente teremos mudanças na presidência da república, então é vida nova e a gestão passada fica para trás… Mas também não me preocupo com isso (se fosse uma empresa em setor competitivo, ok, mas é monopólio de petróleo, então é fácil demais).

    (Obs.: Eu invisto na Petrobras da mesma forma como invisto em todas as demais empresas do meu cardápio, ou seja, ela pode até quebrar que não afeta o conjunto da carteira – isso é controle de risco).

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Pietro

    Oi Leitão
    Estou montando um trade especulativo na Empresa OI, mas estou em duvida. Qual seria a diferença de Oibr3 e Oibr4? Parece que ambas são ON!!!! Não entendi? Poderia esclarecer por favor. Qual delas então seria mais adequado operar, uma vez que ambas estão boas para especulação, diante minha estrategia, mas sei que os fundamentos não são tão bons. Estou na eminencia de fazer o trade na Oibr3, o que voce acha??
    Abs.
    Pietro.

  23. 23 Leitão

    Oi Pietro!

    Não acompanho a OI pois não gosto dela, fundamentos fracos. Inclusive não é bom especular com empresa fraca.

    Mas se for especular, escolha o papel que for mais líquido. Para especular tanto faz ON ou PN, vai no que for mais líquido mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Caio

    Leitao

    Ao vender ações o correto é somente diminuir a qtde de acoes sem mexer no preço medio atual ? Ou seja, registrar a venda com o meu preço medio atual ? Li um artigo dizendo que isso é o correto por questoes de IR.

    Exemplo:

    Momento 1
    Posição atual : 500 acoes com preço medio de 30,00

    Momento 2
    Vendo 100 acoes a 40,00 porem registro a venda a 30,00(meu PM atual)

    Momento 3
    Posição atual : 400 acoes com o mesmo preço medio de 30,00

    Como vc registra suas vendas ?
    Obrigado.

  25. 25 Leitão

    Oi Caio!

    Não sou especialista em Imposto de Renda. O assunto de IR é um tanto quanto controverso e evito comentar sobre isso.

    Eu faço controles separados para cada trade e recolho assim, separadamente. Mas quando coincide trade com qtdes já investidas, uso o preço-médio. A venda é feita a preço de mercado e o lucro é calculado sobre o preço-médio para efeito de IR, mas trato isso em separado pelo trade individualmente. Em fim: o trade eu trato individualmente, pelos valores que ele foi feito, e o IR recolho pelo PM… Dessa forma eu tenho meu controle individual de cada tarde feito (que é o ideal) e atendo a receita conforme ela enxerga (PM).

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 Caio

    Leitão,

    Mas fora essa parte burocratica de IR, qual a forma mais coerente de
    registrar a venda para a carteira de investimentos(IG) ?

    1) Registramos a venda para uma determinada linha de compra e deixamos historico de resultado para essa linha.

    Exemplo :
    Compra Venda Resultados
    xxx xxxx R$ / % (compra e venda na mesma linha)

    2) Ou simplesmente diminuimos a qtde de acoes sem calcular a rentabilidade dessa venda(linha de compra e venda), ja que o que importa é a Posição Consolidada(Valor Total investido, Valor Total Atual, Ganho em Div , preço medio, etc…)

    Exemplo :
    Movimentação
    Qtde valor total
    10 20,00 xxxxxx (compra)
    15 21,00 xxxxxx (compra)
    -10 30,00 xxxxxx (venda)

    Espero ter conseguido explicar minha duvida, rs..
    Obrigado.

  27. 27 Leitão

    Oi Caio!
    Aos alunos eu forneço planilhas de suporte para fazerem esses controles e, claro, cada um pode personalizar suas contas da maneira que achar melhor. O importante é ter um bom espelho para ver como anda sua carteira.

    Em carteiras de investimento como por exemplo para a Estratégia de Investimento Gradual é muito raro vendas, o foco é compra. Neste caso basta subtrair a qtde vendida e o importante é o total consolidado. Mas vai do gosto de cada um para sua planilha, alguns gostam do sistema de quotas (do mesmo jeito que é feito com fundos), etc…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Anônimo

    Leitão,
    Qual destas você prefere: CMIG4 ou GETI4. Preciso de desfazer de uma delas para diversificar a carteira por setor.
    Grato.
    Sérgio

  29. Leitão, permita-me responder a pergunta do Caio.
    Sobre seu exemplo:
    “Momento 1
    Posição atual : 500 acoes com preço medio de 30,00

    Momento 2
    Vendo 100 acoes a 40,00 porem registro a venda a 30,00(meu PM atual)

    Momento 3
    Posição atual : 400 acoes com o mesmo preço medio de 30,00”

    O preço médio serve como uma base para calcular seus ganhos. Em relação ao imposto, seu ganho na venda será de 40 – 30, ou 10 reais por ação. Este ganho de 10 reais por ação é o ganho a ser declarado a Receita Federal. Se você vendeu mais de 20 mil no mês, seu IR será referente aos 10 reais de ganho de cada ação.
    Entretanto, a venda de ações não altera seu preço médio. Por isso, algumas planilhas você deverá registrar a venda como se fosse feita no preço médio. É apenas um ajuste para que o cálculo do preço médio não seja alterado.
    Mas para a Receita, você vendeu a 40 reais e teve um ganho de 10 reais por ação.

    No momento 3 você continuará tendo o preço médio de 30 reais. Venda de ações, dividendos, venda coberta, aluguel de ações, JCP, etc, nada disso alterará seu PM, de acordo com a IN RFB nº 1.022. Apenas a compra de ações, ou a liquidação total de ações (nesse caso o PM será logicamente zerado) altera o seu PM.

    abraços

  30. 30 Daniel alcântara

    Sérgio,

    Este blog é educacional, nunca operacional!

    Estude ambas as empresas, e no final, por motivos racionais, vc vai saber qual é a melhor empresa. Ou mesmo saber se o melhor não seria ficar com as duas em seu portfólio.

    Espero ter ajudado!

    abraço!!!!!!!!!

  31. 31 Anônimo

    Daniel, eu estudei as duas empresas. Pra mim, ambas sao boas e estao no mesmo nivel. Por isso, a duvida dirigida ao Leitao, a quem eu admiro muito. De qualquer forma, peço desculpas por desviar o foco do blog. Fique com Deus. Sérgio

  32. 32 Leitão

    Oi “Além da Poupança”!
    Obrigado pela ajuda ao Caio!

    ———————-
    Oi Sérgio!
    Fique sempre à vontade para participar e todas as perguntas são importantes.

    Bem, eu tenho Cemig e GETI4 em carteira. As duas são boas empresas e inclusive tenho outra que gosto muito, a COCE5. Dentro de minha carteira 03 não pesam o setor, por isso posso mantê-las numa boa.

    Mas se realmente sente necessidade de decidir entre uma e outra, eu sou mais a Cemig – tem uma gestão muito competente e bom histórico, mais musculatura. Mas é mais um gosto pessoal do que um motivo mais “técnico” mesmo.

    Um abraço!
    Leitão

  33. Turma, preciso de um esclarecimento.
    Tenho umas acoes do Santander (SANB4). Uma acao custa por volta de 0.15 centavos. Bom, estava olhando o site do dividendobr e saiu uma nota da Santander sobre pagamentos de dividendos. Vejam neste link
    dividendobr (ponto) com (barra) copy (barra) sanb_19_12_2012 (ponto) txt

    A nota diz que sera pago, para cada acao, um valor de 1.01 (JPC) e 0.66 (Dividendos) por acao. Alguem me explica como isso eh possivel?

    Uma acao custar 0.15 centavos e eles pagarem 1.01 por acao de JPC e 0.66 por acao de dividendos.

    EU tenh certeza que tem algo errado ae, mas nao sei o que eh?

  34. 34 Adriano Pina Pereira

    Talvez esteja fazendo referente a dividendos de SANB11 que tem cotação de R$ 15,53

  35. Oi Adriano, não é não. O SANB11 tambem emitiu dividendos. Mas o texto que eu estou falando é sobre o SANB4. Veja abaixo:

    SANB SANTANDER BR O jscp
    aprov 19/12/2012
    dataex 20/12/2012
    pagto 26/2/2013
    SANB3 R$1,080363200
    SANB4 R$1,188399520
    SANB11 R$118,839951964

  36. 36 Daniel alcântara

    Issi mesmo pessoal. Essa ação (SANB4) custa R$0,15 e anunciou no ibovespa, no dia 21/12/12, que faria isso. Vai entender!

    Daniel Alcântara

  37. 37 Glauco Tonello

    Tiago
    A Sanb3 e a Sanb4 o valor mencionado R$1,08 e R$1,18 , respectivamente, são para cada 1000 ações

    abraço
    Glauco

  38. 38 Caio

    Obrigado “Alem da Poup” e Leitao…

  39. 39 Alberto

    Oi, Glauco Tonello !!!

    Bem observado !!!! são valores para cada 1000 ações !!!
    Confesso que fiquei curioso !!!
    Como é que uma empresa com LPA igual a 0,00, consegue pagar dividendos ????? rsrs

    Abraços.

    Alberto.

  40. 40 Glauco Tonello

    Alberto
    A sanb11 é composta de 55 ações de sanb3 e 50 da sanb4, então os dados acredito que apareçam na sanb3 ou sanb4(pois é uma ação que não acompanho)
    abraço

    Glauco


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s