CHAT 10 a 16/dezembro

10dez12


23 Responses to “CHAT 10 a 16/dezembro”

  1. 1 Daniel Alcântara

    Acompanhando…

  2. 2 Daniel Alcântara

    Olá professor leitão!

    Estou lendo o livro: o investidor inteligente, de Benjamin Graham, e me deparei com dois perfis de investidores: o investidor defensivo e o investidor empreendedor.
    Gostaria muito de saber , em qual desses dois perfis você busca se posicionar?

    abraço!

  3. 3 Martin Bittencourt

    Olá professor!

    Estou vendo agora um reality show de bolsa de valores chamada Traders 2º temporada e apresentada pelo ‘lendário’ Didi Aguiar que, além de manifestar sua opinião concordante com a sua a respeito de notícias (que quando ela saí o mercado já as tinha absorvido, então sempre acabamos chegando tarde nelas), comentou que antes de entrarmos no mercado de opções, devemos ter muito cuidado e pensar bem sobre entrar ou não, isso porque os preços variam rapidamente, sendo um mercado mais instável – nas suas palavras “Já vi muita gente ficar rica da noite pro dia e da mesma forma ficarem pobres também [com opções]”.

    Pessoalmente nunca fiquei interessado em opções, apesar de considerar dar uma olhada nesse mercado uma vez que eu tenha ‘dominado’ o mercado à vista. Mas já adiantando, qual a sua opinião sobre operação em opções? Concorda com o Didi?

    Abraços!

  4. 4 Leitão

    Oi Daniel!

    Ótima leitura!

    O “Investidor Defensivo” eu posso dizer que é uma pessoa que é muito ocupada com seu trabalho, que não tem muito tempo disponível para ficar analisando o mercado a toda hora, que quer ter bom desempenho em seus investimentos mas que não pode se dedicar muito a eles. É inteligente e disciplinado, mas mais objetivo.

    Já o “Investidor Empreendedor” é uma pessoa que tem mais tempo e também mais gosto por ficar analisando empresas. Ele é dedicado e gosta mesmo do assunto, e como tem mais tempo pode ficar garimpando mais. É inteligente e disciplinado, mas mais analítico.

    Mas ambos têm bom desempenho, cada um na sua, no seu perfil, mas com bons resultados.

    Eu me encaixo nos dois perfis. Tenho bom tempo livre para buscar oportunidades e dedicar a meus investimentos, mas também faço investimentos tranquilos sem grande esforço. Sou empreendedor e também defensivo. Um não exclui o outro, aliás, se complementam.

    —————————————————–
    Oi Martin!

    Não cai nessa não! Não gosto de emitir opiniões sobre terceiros, mas quem já me acompanha a mais tempo sabe o que penso sobre esse tipo de “strip-tease” com ações. Esse tipo de coisa é como ir a um bordel: você fica vendo um monte de ações dançando na sua frente, fica seduzido, faz besteiras e perde dinheiro. É incrível a quantidade de artimanhas que as corretoras buscam para incentivar os novatos à jogatina e com isso gerar comissões. Gosto de ser sinceros aqui com os amigos, mesmo que isso doa a terceiros. Ao contrário do que a maioria faz por aí, eu gosto é de tirar a venda dos olhos das pessoas.

    Sobre o mercado de Opções, é em sua maioria pura JOGATINA. Ganha-se muito num dia, perde o dobro no dia seguinte, e assim a pessoa vai se iludindo e viciando. Segue o mesmo conceito psicológico dos cassinos, a tendência humana ao vício no jogo. Desaconselho fortemente Opções/Derivativos a novatos!! Para lidar com Opções de forma minimamente responsável é preciso mais experiência, tempo, dedicação e muita maturidade, coisa para poucos…

    ————————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  5. 5 Nil

    Olá Leitão. Há quanto tempo.

    Olá Martin.
    Vi a sua pergunta sobre opções. Concordo 99.9% com o Leitão. Não é coisa pra iniciante, nem pra quem não tem tempo ou não gosta muito do assunto. Pode-se ganhar muito, mas pode-se perder muito. Existem operações cujas perdas são ilimitadas, veja bem, ilimitadas, ou seja, pode-se perder até além daquilo que se investiu e ficar devendo um monte. Mas, nem sei se tem essa de ficar devendo, porque mercado de opções é um mercado de soma zero, então, perdeu pagou.
    O 0,01% que faltou pra eu concordar totalmente com o Leitão, é que tem uma operação chamada “lançamento coberto”. Essa talvez valha a pena aprender porque pode até trazer um pouco mais de segurança pra carteira. Mesmo assim, continua não sendo pra iniciantes e também não compensa muito o trampo pra quem tem poucas ações.
    Não sei se o Leitão concorda comigo nesse 0,01%. Até gostaria da sua opinião sobre essa operação, Leitão. Pode ser que eu esteja enganado, e se estiver, eu gostaria de saber

    Grande abraço a todos

  6. 6 Leitão

    Oi Nil!
    Obrigado pelo comentário!

    Concordo contigo sim!

    Sobre opções para Venda Coberta, a fim de remunerar carteira de Investimento, ok, sempre comento que é uma estratégia válida, mas exige tempo e gosto pela coisa…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Nil

    Ah, tá. Então é isso mesmo.
    O objetivo é esse mesmo, Leitão: remunerar a carteira de investimento.
    Tempo tenho pouco, mas gosto pela coisa tenho muito, então, acho que vai valer a pena me aprofundar no assunto. E como você bem sabe, quando digo que vou me aprofundar em algo, faço com bastante dedicação pra ter um nível bom de entendimento da coisa antes de começar a fazer.

    Obrigado pelo retorno e grande abraço

  8. 8 Rafael França

    Olá Leitão, tudo bem?
    O que você acha da Duratex (DTEX3)? Tenho acompanhado ela nos últimos meses e me chamou atenção.
    Obrigado.
    Abraços

  9. 9 Daniel Alcântara

    Oi leitão, valeu pelo seu ponto de vista!

    Já eu, como estou começando agora, pretendo ser um investidor defensivo. Pois tem a vantagem de fazer sobrar tempo para fazer outras coisas na vida. E é muito dificil quebrar seguindo essa estilo de investir.

    E quanto ao livro, excelente! Está me ensinando como me comportar como um verdadeiro investidor. E no futuro poder viver de renda de forma sustentável e com o pé no chão. Graham é um gênio!

    abraço!

  10. 10 Leitão

    Oi Rafael!
    Boa tarde!

    A Duratex tem mostrado desempenho consistente a um bom tempo. Pode-se dar atenção para ela sim. Inclusive, tenho ela em carteira, em menor proporção, veja o histórico:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/x-dtex3/

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Martin Bittencourt

    Olá professor!

    Sobre o programa, ignora; estava vendo mais é para me divertir mesmo ^^ De fato, como os comentários de alguns dos vídeos comentaram, só dá sardinha no programa. Chega a ser comovente ^^

    Encontrei um vídeo interessante no youtube sobre “os 3 perfis de investidor”: http://www.youtube.com/watch?v=KfoOyNeXbBY
    Achei interessante, mas acho que ele puxou muito o saco da análise fundamentalista, ainda que no final das coisas está concordante com o que o sr. disse no curso e ao longo do blog sobre comprar apenas em boas ações, especular com cautela, não ficar só na especulação, etc..

    Abraços!

  12. 12 Caio

    Leitao,

    Um papel em carteira esta com uma alocação maior que a pretendida, digamos que esta com 7% e deveria estar com 4%, de acordo com planejamento de risco. Nesse caso podemos simplesmente parar um pouco com as compras ou vender alguns papeis.

    No caso de vender, devemos vender as que foram compradas melhores ou as que foram compradas mais altas ? se vender as mais altas, de repente sai no zero a zero ou pequena perda mas abaixa o preço medio da carteira que sera mantida.

    Qual o correto ?

    Obrigado.

  13. 13 Leitão

    Oi Caio!

    O Re-balanceamento de carteira não precisa ser feito a toda hora… Às vezes passamos anos sem ter que mexer. E também não precisa ser feito com pouca diferença… Só se uma ou outra ação ficar muito ‘gorda’ em relação às demais.

    Quando surgir essa necessidade, pode-se vender um pouco daquela empresa que está muito ‘gorda’ para equilibrar.

    Jamais vender ações aleatoriamente, em prejuízo. Só vender quando uma estiver bem lucrativa e gordinha, comparada com as demais…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Glauco Tonello

    Caio
    a um tempo atrás eu tinha alocado o meu $$ em grande % na petr4, antes de fazer o investimento gradual, então fiz um planejamento de pelo menos 3 anos para balancear a carteira, onde por enquanto não vendo as petr4, pois elas estão no preju. minha singela opinião, continue comprando normalmente pois na próxima compra como o $$ da compra é fixo a % do papel tende a diminuir um pouco.

    abraço

    Glauco

  15. 15 Terezinha

    Leitão,
    Sei que vc falou no curso, mas esqueci. Como devo calcular o preço médio- Somo os valores gastos nas compras e divido pelo número de ações ou somo os preços unitários pagos em cada compra e divido pelo número de compras?

  16. 16 Caio

    Leitao,

    Mas quando for a hora de vender um pouco das mais gordas, devemos vender as que estao com mais lucro ou as que estao com menos lucro(digo do mesmo papel), ou isso nao importa porque o que vale mesmo é o preço medio ?

    Pergunto isso porque eu registro compra a compra separadamente…

    Obrigado Glauco e Leitao !!!

  17. 17 Leitão

    Oi Terezinha!
    Essas dúvidas mais “técnicas” ficam melhores se você postar lá no Buteco dos Ex-alunos, pois lá a turma toda pode ajudar, anexar planilhas já prontas, etc… Vou deixar o link:

    http://leitaoemacao.com/buteco

    Poste lá, por favor, que a turma ajuda… Tem, inclusive, uma planilha já pronta para esses cálculos e controles… Peça lá no Buteco e a turma anexa, e eu também posso ir lá ajudar se preciso…

    —————————————-
    Oi Caio!
    Neste caso o que vale é o preço-médio geral do papel, e não as compras individuais…

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 alexandre a

    leitao boa tarde. que que voce acha da alsc3?

  19. 19 Leitão

    Oi Alexandre!
    Boa tarde!

    A ALSC3 está mostrando bom desempenho, bom faturamento, lucros consistentes, endividamento controlado, em fim, pode-se olhá-la com mais calma sim. Só que é muito nova na bolsa e por isso é sempre bom ter prudência, analisar com mais critério e se for alocar nela, que seja em menor proporção para reduzir o risco.

    Empresas novas são sempre uma caixinha se surpresa, positiva e também negativa.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Gilson

    Olá Leitão

    Você leva em consideração se a ação tem ou não tag along para investimento no longo prazo?

    Abraços

  21. 21 Leitão

    Oi Gilson!

    Em empresas menores é sempre mais prudente escolher as ON ou então as PN que possuam paridade, como o tag along. As empresas grandes em geral lidam com ON e PN da mesma forma, com a mesma política de dividendos e direitos em geral. Mas sempre é bom visitar o site da empresa e consultar a política para cada uma e ver se há alguma diferença considerável.

    Um abraço! Hoje saio de férias e volto em janeiro com a turma toda!
    Leitão

  22. 22 Amarildo Fidelis

    Olá Leitão!
    Que bom que as férias foram ótimas, é isso ai, nosso Brasil é ótimo para conhecer.

    Já que está de volta, gostaria da sua opinião sobre a HGTX3, pois gostaria incluí-a na minha carteira secundária. Teve uma queda forte estes dias.

  23. 23 Leitão

    Oi Amarildo!

    Como estou voltando agora ainda não tive tempo de revisar todas as empresas, mas a Hering está super bem sim e com excelentes resultados.

    As oscilações recentes com ela não fogem do normal… Seu preço andava/anda meio salgado, então uma queda é bem vinda para colocar a relação preço/valor melhor.

    Pode-se olhar para ela com calma sim… É boa empresa!

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

