CHAT 04 a 09/dezembro

04dez12


25 Responses to “CHAT 04 a 09/dezembro”

  1. 1 Leitão

    Oi pessoal!
    Estive fora esses dias, mas estou de volta!

    Abraços e boa semana!
    Leitão

  2. 2 Max Jorge

    Leitão, bom retorno. Gostaria de submeter à sua avaliação uma elaboração mental. Fico imaginando, As elétricas vinham bem graças a Deus e eram porto seguro para muita gente niclusive as viúvas. Tomo como referência a ação ELPL4. Vem o governo com um monte de interferências e estamos hoje no que estamos. Queda generalizada das ações. Aí entro eu. Fico intuindo que o governo reduziu as perspectivas futuras de lucro da empresas mas não a ponto de torná-las inviáveis. Seria um assassinato em série que em última análise inviabilizaria a própria economia do país. Portanto, percebo que as empresas deixarão de ter lucros exagerados mas, melhorando a gestão, continuarão a ser empresas de lucratividade saudável no longo prazo. Vejo nessa queda de preços um grande componente manada que gera e ja gerou oportunidade de compra. A ELPL4 já sinaliza uma congestão de fundo com bons motivos de compra. O que vc acha desse pensamento. Uma eletropaulo de poderosa virar quase pó assim tão rápido pr causa de uma penada governamental? Relativamente a uma pergunta que te fiz recentemente quanto a gradação de índicadorers fundamentalistas só queria saber quais,na sua opinição, são mais importantes para seleção preliminar de boas empresas para LP. Vc me respondeu polidamente. Outros, hum, nem tanto. Alguns comem frango e arrotam peru. um abraço. Max Jorge.

  3. 3 Leitão

    Oi Max Jorge!

    Realmente as interferências podem causar alguma redução de lucratividade, mas ainda é cedo para conseguir medi-las. Nem mesmo os gestores das respectivas empresas devem conseguir acertar isso agora, imagine nós, simples mortais.

    Mas seu raciocínio está certo. O setor é importante e a coisa deve se normalizar em breve.

    A ELPL4 parece mesmo descontada por demais, mas não sei dizer se está correta ou não a avaliação do “mercado” (na maioria das vezes, não está), pois não tenho ela em carteira e não faço Análise de Valor com ela… Demanda uma análise mais longa…

    A suspeita de que ELPL4 está barata pode ser investigada sim… É o máximo que posso falar.

    Sobre indicadores, não consigo falar tudo por aqui. É como voar de para-quedas… É muito simples, basta pular e puxar a cordinha. Mas duvido que alguém anime saltar de um avião apenas lendo uma apostila – tem que ter um instrutor junto.

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 goonies

    Grande leitao,

    Gostaria de saber sua opiniao sobre BBAS3, esta barata? Seria uma boa empresa para o medio-longo prazo (5 anos). O que acha da ingerencia do governo? vc a tem em carteira?

    Abs

    Parabens pelo trabalho, eu pretendo fazer seu curso ano que vem!

    Goonies

  5. 5 Leitão

    Oi Goonies!
    Obrigado! Que bom que está gostando do Blog, fique sempre à vontade por aqui! E quando animar vir para a turma sei que vai gostar!

    O Banco do Brasil é um dos 03 melhores bancos, junto com Bradesco e Itaú. Tenho todos os 03 em carteira a muitos anos e não tenho o que reclamar. O BB é o que melhor pagou dividendos nos últimos anos…

    Todos os bancos (e todas as empresas) sofrem ingerências do governo, não é malefício só das estatais não. Deste modo, o melhor é sempre ter estratégia para se prevenir de problemas, e não temer o futuro.

    Não posso influenciar decisões de terceiros. O que posso é dar meu relato pessoal e conversar sobre conceitos de investimento, o que tenho feito a anos aqui… Para ajudar, veja meu histórico completo do BB no link abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/bbas3/

    Um grande abraço e apareça sempre!
    Leitão

  6. 6 JayQuest

    .

  7. 7 Bruno

    Leitão, acabo de vender PMAM3 depois de 1 ano e meio em carteira a r$4,00 e estou com a sensação de ter feito mal negocio, pois não consigo voltar. Gostaria da sua opinião.
    Obrigado

  8. 8 Leitão

    Oi Bruno!

    PMAM3 é uma péssima empresa para seus acionistas! Fez bem em se desfazer, e não vale a pena voltar não…

    A empresa vem amargando queda nas receitas, prejuízos constantes, etc…

    Evite sempre colocar a mão em empresa que não dá lucro…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 jose

    Leitao…boa noite. Como estão os numeros da fibr3? tem razao de ela estar bombando assim? E outra, só de curiosidade, toyb4, como andam as contas?
    wlw …jose

  10. 10 jose

    leitao boa noite
    como estao os numeros da fibr3? existe razao pra ela estar assim bombando?
    e de curiosidade como sao as contas da toyb4, existe razao de ela nao valer nada?
    wlw

  11. Leitão, supondo que eu tenha uma carteira com ações de boas empresas (algo em torno de 12) e todas com o mesmo nível de aplicação (nenhuma secundaria), ao invés de agendar qual ação será comprada a cada mês penso em escolher assim: a cada mês, no dia marcado para a compra, olho quanto de dinheiro eu tenho em cada empresa (preço da ação x quantidade de ações), compro aquela que der o menor valor (a quantidade que puder com um capital fixo). Com isso espero: comprar ações a um preço mais baixo e evitá-las quando estiverem com preço muito alto, manter a carteira equilibrada, e ainda assim em média (embora não seja exatamente) manter um intervalo mais ou menos fixos entre compras de uma mesma empresa. Você acha que essa alteração está de acordo com o que eu espero alcançar dela?

  12. 12 Leitão

    Oi José!
    Bom dia!

    A FIBR3 não anda nada bem, e vem amargando prejuízos frequentes. Não paga dividendos, não dá lucro, não gera valor… Em fim, nada de bom nela… Se está subindo agora é por pura jogatina mesmo, não tem a ver com sua realidade. Isso é comum na bolsa… Mas devemos sempre nos afastar desse lado jogatina…

    A TOYB4 está na mesma condição, ou até pior ainda…

    ————————————-
    Oi Biruta!

    Não, não é uma boa estratégia não… Ao longo do tempo vai ter um monte de distorções… Suponhamos que umas 03 empresas entrem em tendência de baixa por meses e meses, e outras 03 entrem em tendência de alta meses e meses… Vai ficar super-alocando demais nas primeiras e sub-alocando nas outras…

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Anônimo

    Leitão gostei desta observação que voce fez sobre investimento gradual. muito bom o raciocinio mesmo. Abs
    Celso Arruda

  14. 14 Marcelo Guirado

    Olá Leitão,
    gostaria de um comentário seu sobre RAPT4 e POMO4, você tem Randon no seu cardápio alternativo, mas olhando os números das duas parece que a Marcopolo vem apresentado lucros com crescimento mais constante nos útimos anos, além de estar superior em outros indices.

    Abraços
    Marcelo Guirado

  15. 15 Leitão

    Oi Marcelo!
    Bom dia!

    Sim, correto! A POMO4 está melhor que a RAPT4 atualmente. As duas são interessantes, mas a Marcopolo está melhor, com desempenho mais constante…

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Anônimo

    Leitão,
    Sobre diversificação de carteira, qual o número ideal de ações para um patrimônio de 100k?
    Abraços.
    Sérgio

  17. 17 Leitão

    Oi Sérgio!

    100K já é um bom começo. Mas independente do valor a ser alocado, um bom número mínimo é de 10 boas empresas, lucrativas e bem administradas.

    Seja 5k ou 100k, o importante é manter esse número mínimo. Assim, cada empresa representará 10% do total da carteira, minimizando os riscos e maximizando as chances de bons retornos.

    Mas nada impede de ter 15 ou 20… Desde que: possa alocar de forma equilibrada em todas elas, e manter um acompanhamento da saúde financeira de todas ao longo dos anos.

    Mas, observação: 100K é o começo. O importante não é alocar 100k de uma vez… O certo é alocar 100k parceladamente, diluindo no tempo. Nada de pegar 100k e sair comprando tudo de uma vez não. E tão importante quando o começo, é a manutenção de aportes regulares ao longo dos anos. Tem que plantar o jardim e continuar adubando, regando… Só assim fica verdinho e florido.

    Recentemente comentei sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/14/quantas-empresas-devo-manter-em-minha-carteira-de-acoes/

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Anônimo

    Prezado Leitão,
    Montada a carteira com 10 boas empresas, qual a melhor estratégia para melhor
    remunerá-lá? Aluguel de ações, venda coberta ou deixar quieto?
    Grato
    Sérgio

  19. 19 Leitão

    Oi Sérgio!

    Olha, se tiver tempo e disposição, a Venda Coberta é uma estratégia válida. Aluguel dá preguiça e nem compensa (mas tem gente que gosta). Mas uma boa carteira, só de deixar quieta, já está mais que bom. Somente fazer V.C. se animar e tiver tempo para se dedicar à especulação.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 pedro

    ouvi falar de uma venda coberta sem ter o ativo…como é isso leitao?

  21. 21 abibom

    leitao, queria saber de voce o seguinte: petr4 / csna3 / usim5 / bbas3 estao com preço bons pra compra tomando em contrapartida suas contas? usim melhorou, essa alta espetacular é concreta?

  22. 22 Leitão

    Oi Pedro!

    Venda Coberta tem que ser Coberta, tem que ter o ativo. Se inventaram algo similar não conheço não… Mas seja o que for, se você não tem os ativos, é especulação ruim… Desaconselho mesmo… Bolsa de valores é bom para fazer Investimento e Especulações conscientes, o resto é jogatina.

    ————————————————–
    Oi Abibom!

    Petrobras, Csn e Banco do Brasil eu tenho em carteira e mantenho minhas compras normalmente. Já Usiminas retirei de carteira faz um tempo por conta de seus fundamentos ruins. Mesmo que melhore no futuro não me interesso mais por ela. Por hora ela continua com fundamentos fracos.

    No meu cardápio acima tem todo o histórico de análises com todas essas empresas… Pode-se navegar por ele e ter uma idéia melhor de cada momento.

    ———————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  23. 23 Eder

    Boa Noite Leitão.

    voce acompanha Gafisa ?

  24. 24 jose carlos

    Leitao
    Penso que seria interessante ver a atualizaçao da NATU3 . Pelo meu grafico rompeu resistencia e promete subir mais…concordas ? Abs Zeca

  25. 25 Leitão

    Oi Eder!
    Boa noite!

    Acompanho sim… Mas de longe. Nunca gostei do desempenho dela, não era convincente e agora está péssimo como nunca. Muito fogo para pouca palha, foi o que fizeram…

    Ela pode até vir a se tornar uma empresa melhor para seus acionistas, mas por hora não vejo nada disso. Os gestores só pensam em ambição e crescimento sem pensar nos acionistas…

    ——————————————–
    Oi Zeca!
    Sim. A Natura já rompeu a semanas atrás e está finalizando sua tendência de alta de curto prazo, desde o último gráfico que postei… Tudo ok com ela, e assim que finalizar o movimento posto o gráfico para completar o “antes e depois” dela… Estou de olho!

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s