AMBEV vale mais que Petrobras?
Estamos em novembro de 2012 e recentemente saiu nos noticiários: “Ambev é a empresa mais valiosa do Brasil, superando a Petrobras!”
Pois bem, como sempre a mídia míope, tendenciosa e irresponsável, falando besteiras!
Se eu disser para uma pessoa comum, o Zé, que nunca ouviu falar de bolsa de valores, que a Ambev é maior que a Petrobrás, o Zé vai rir da minha cara! O senso comum vai dizer que não faz o menor sentido! O Zé vai dizer que Petrobrás é uma gigante, Ambev é grandinha….
E na verdade o Zé está certo!! É isso mesmo!
Dizer que Ambev vale mais que Petrobrás é errado!! O correto é dizer: “Ambev está mais CARA do que Petrobras, na bolsa!”
Sim! Isso mesmo! A Ambev está mais CARA! Não mais valiosa! Para medir isso não vamos usar nenhuma conta complicada não, vamos usar algo mais simples: Basta olhar o Patrimônio de uma e outra, basta olhar o índice P/L (Preço/Lucro) de uma e outra, basta olhar o índice P/VPA de uma e outra! Se quiser fazer contas complexas, pode, mas vai chegar à mesma conclusão.
Então, mais uma vez, cuidado com as notícias da mídia, o pensamento de massa, o emocional. Muito do que se faz de errado nos investimentos em bolsa vem do Emocional, da falta de disciplina, do medo diante do pensamento de massa…
Um novato vai ler uma notícia dessas e vai odiar seu investimento em Petrobrás, vai querer vender tudo e comprar Ambev! Vai decidir da forma errada! Ele pode até decidir por comprar uma ou outra, vender uma ou outra, mas deve decidir isso baseado em seus fundamentos, suas finanças, e não no gráfico de preços ou no que a mídia está falando…
Por que comecei o artigo pontuando que estamos em “novembro de 2012”? Ora, porque com o passar do tempo isso pode mudar… Esse artigo tem que ser pontuado no tempo, pois mais adiante a mídia pode voltar novamente com notícias superficiais como essa e dizer “Petrobrás é a empresa mais valiosa do Brasil, superando Vale e Ambev!”… E aí a história volta novamente…
Abraços!
Leitão
Nota: Esse artigo não é uma indicação para compra de uma ou outra empresa. Usei esse tema e essas empresas para mostrar as noções erradas que a mídia passa para as pessoas, e alertar para a questão do Preço vs Valor. Como transparência, tenho ambas as empresas em carteira. Tome suas decisões de forma independente.
Leia também…
Filed under: filosofando | 18 Comments
Tags:filosofando
…como quando falam EIKE BATISTA ficou X zilhões mais pobre!!
putz primeiro ele só poderia ficar é menos rico, segundo não é pq a COTAÇÃO das empresas dele cairam que ele vai cortar o golf no final de semana…. isso entre tantas outras asneiras como “quem investiu em ações em x período perdeu dinheiro” PARA Pô!! isso é só pra minha mulher ficar me apurrinhando achando que estou acabando com nossas economias!!!
KKKKKKKK!!!
Essa foi boa, Anderson!
É mesmo, as esposas ficam malucas quando os maridos falam que estão investindo na bolsa. Justamente por causa da mídia que não fala coisa com coisa…
:-)
Abraço, e passa o endereço do blog para a patroa! :-)
Leitão
É verdade senhores… Na minha casa tenho o mesmo problema… Hehehe
É isto aí Leitão, imprensa não especializada entende quase nada de quase tudo. E se duvidar, a dita “especializada” também não é lá muito confiável sobre os temas que aborda. É preciso abrir o olho com estas manchetes.
P.S. Fazia um tempinho que eu não aparecia aqui nos comentários, mas sempre acompanho seu blog, que está cada dia melhor. Parabéns.
Já tem gente até perguntando se o governo vai meter a mão na Ambev também.
Calma meu povo….
Leitão, faltou essas:
Patrimônio Líquido da Ambev: 28,72 bilhões
Patrimônio Líquido da Petrobras: 344,65 bilhões
HAJA GOVERNO!!!!
Olá Leitão!
Incrível como a mídia apresenta tudo de forma equivocada.
A Ambev tem ótimos fundamentos, mas me parece que há muita euforia sobre o papel.
Tiago Ourives on 2012-novembro-28 disse:
Já tem gente até perguntando se o governo vai meter a mão na Ambev também.
Calma meu povo….
SÓ O QUE FALTA A DILMA QUERER REGULAR MINHA CERVEJA HAHHAHAHAH
Heheheh!
Nem minha mulher regula minha cerveja, imagina a Dilma fazer isso! Rssss
Mas, na verdade, o Governo regula tudo! Dizem que as empresas estatais são influenciadas pelo Governo. Na verdade, TODAS as empresas são direta ou indiretamente afetadas pelo Governo… Depois comento mais sobre isso…
Abraços!
Leitão
Apesar de haver um oba-oba, talvez ela ainda cresça mesmo por um bom tempo. Só não podemos nos iludir com aquela história de q “qdo tá todo mundo feliz, a gente bebe. Qdo tá todo mundo triste, a gente bebe”; não é bem assim, não.
Há alguns meses eu li num jornal que de 2008 para “hoje” (a data q li), as vendas de cerveja nos bares da Espanha havia caído incríveis 80%!!!!
Bizarro, não?
Desemprego alto, pessoas endividadas, sem renda real, não há como sustentar consumo…
E aqui, é exatamente o contrário: desemprego baixíssimo, renda alta, poupança alta… e tome-lhe cerveja! rsrsrsrs
[]s!
Isso mesmo Leitão, resumiu bem o que realmente acontece.
Mas fazer o que né, a mídia tem que fazer a sua parte, nem que seja de maneira equivocada. O importante para eles é fazer barulho….chamar a atenção e com isso pega muito incauto.
O mais engraçado é que se daqui um tempo a Petr deixar de ser barata, a mídia inventa outra…. “Petrobrás nunca vai valer menos que Ambev” e dalhe incauto vendendo o que tem de AMBV para comprar PETR.
Compra no topo e vende no fundo, compra no topo e vende no fundo novamente…..
Oi pessoal, é isso aí…
E, CAK, acho que você trocou as bolas no final… Penso que queria dizer “trocando petr por ambev”…. :-)
Abraços!
Leitão
Oi, Leitão!!
A palavra “valor” do título da reportagem, se refere à valor de mercado da empresa. O valor de mercado da empresa é o jargão que o mercado financeiro usa para designar o número obtido multiplicando o preço da ação pelo número total de ações.
No título ela não menciona, mas na reportagem fica claro que ela se refere à valor de mercado, ou melhor ao preço de mercado do total da empresa.
Mas a notícia não deixa de ser interessante, pois traz uma questão importante!!!! Faz algum sentido uma empresa com patrimônio menor, como deixou bem claro o nosso amigo dimarcinho, custar mais caro que uma de patrimonio maior ????
Será essa mais uma distorção do mercado ???
Ou será que a algo no fundamento que explique um agio no preço de um e desagio no preço de outro ???
Emfim pense nisso !!
Um abraços!!
Alberto.
Leitão
Na verdade era isso mesmo que eu queria dizer…
No momento atual vendeu Petr no fundo para comprar Ambv e daqui um tempo quando a mídia dizer que a Petr voltou a ser boa, faz o contrário… enfim… confuso.
abs
Oi Alberto!
Sim, isso mesmo. As reportagens falam do valor de mercado, nada de errado até aí. O problema é a superficialidade da notícia que leva os leigos ao engano sem um pensamento mais crítico…
Por isso os novatos tendem a comprar quando está caro e vender quando está barato. Justamente o contrário do que se deve fazer.
Um abraço!
Leitão
Leitão, pergunta pro Zé se ele gasta mais com gasolina ou com cerveja…
Olha !! Leitâo !!!
Até entendo a sua obsessão pela análise pra determinar se a ação esta cara ou barato, concordo com você que é o principal erro que o novato comete, mas isso não justifica esquecer o principal que é a capacidade de geração de valor ( obs. aqui estou falando em valor de verdade!! não de valor de mercado rsrs !!!) que é a única coisa que realmente justifica o investimento!!!
Por exemplo a petr esta com P/L 13,17 e P/VP de 0,71 ou seja esta barato!! mas olhando o principal que é a geração de valor: ROE 5,4 Margem liqu. de 6,8% são números muito ruim para justificar um investimento.!!!
Um abraço
Alberto.
Oi Alberto!
Desculpe a demora, estive fora esses dias…
Concordo com você, realmente a Petrobrás está com sua geração de valor declinante a muitos anos, e esse ano de 2012 ela ultrapassou o limite do aceitável, ficando com geração de valor abaixo da renda fixa…
No meu artigo acima não entrei no mérito de qual empresa está melhor que a outra. Alertei para a correta interpretação das notícias, ou melhor, a má interpretação delas…
Ambev é muito mais competente do que Petrobrás na geração de valor, sem dúvida.
Como comentei no artigo, no rodapé, tenho as duas empresas em carteira, cada uma com sua justificativa pessoal, mas as duas me interessam, com suas vantagens e desvantagens.
Grande abraço!
Leitão