PETR4 – Gráfico – 22-11-2012

23nov12

Bom dia, pessoal!

Hoje uma atualização na leitura da Petrobras… As demais continuam conforme última leitura (use o cardápio no menu lateral para navegar pelo histórico).

Abraços e bom final de semana!
Leitão

Antes…

Agora…

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



27 Responses to “PETR4 – Gráfico – 22-11-2012”

  1. 1 Ploko

    Leitão,

    o fundo é em torno de 17,50… tá um pouco longe ainda, não?

    Até lá dá uns 7% de queda ainda…

  2. 2 Leitão

    Oi Ploko!

    Sim, mas essa “região de preço” já é para ficar atento…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Glauco Tonello

    Leitão
    estou enxergando demais ou se furar os 17,50, abriria nova razão de baixa e o preço atingiria algo em torno de 15,xx.
    abraços
    Glauco

  4. 4 Leitão

    Oi Glauco!

    Não faz sentido um preço tão baixo assim, então é pouco provável. Mas tomara que caia mais e mais! Adoro pechinchas… rss

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Caredan

    Isso é bandeirinha de baixa.
    É preciso ficar muito esperto.]
    Aproximando-se de momento crítico. NBN

  6. Na boa… eu não to nem um pouco preocupado com essa queda da Petro.. e muito devo ao Leitão.. Mas sabe pq tambem? Pois o que eu perdi com a Petro, eu ganhei com a Ambev , Wege e outras…. E mais, Petro é Petro neh? Empresa sólida que está sempre em alta independente do governo que a controla.

  7. 7 ANDERSON

    enquanto isso vou encaixotando de grão em grão no IG … que fique por ai mais uns 3 anos rsrsrss

  8. 8 Luiz

    Pessoal, queria dividir o que escrevi no Chat com vcs aqui em Petr4 pois acho mais apropriado. Leitão, obrigado pela atualizaçào de Petr4!

    Quando comprei em 2008 meu pensamento foi ver lucros constantes nos ultimos 10 anos, excelente oportunidade futura com Pre-Sal e naquele momento eu entendi que o papel estava descontado, comprei a uns 40 reais sendo que topo um mes antes tinha sido 56,00. Bom, mal sabia eu e maior parte dos habitantes do planeta que viria uma grave crise economica e pior, que viria uma intervancao forte governamental impactando os lucros e fluxo de caixa da empresa. Eu sabia do risco estatal, mas nao que seria tao gritante.

    Pois bem, acredito na empresa e acredito que governos vao e vem, mas como disse Leitao fico inseguro e incomodado em ter um papel na carteira para começar a colher os frutos somente daqui a 10 anos, sendo que tem empresas boas ou até melhores com chances de dar melhores frutos, seja dividendos ou valorizacao num periodo bem menor de tempo.

    Minha duvida conceitual é a seguinte: Com piora dois anos seguidos da lucratividade da empresa, isto por si só já nao seria um grande indicador para reduzir posição no papel?

    Ou como falamos de Petr4, monopolista, empresa com cara de startup, podemos abrir uma exceção?

    Hoje compensa mais combrar 30 papeis Ambv3 ou 100 papeis Petr4 pensando num horizonte de 5 anos?

    Obrigado, Luiz

  9. 9 Leitão

    Oi Luiz!
    Veja os comentários dos meus ex-alunos logo acima do seu… Veja como estão tranquilos em relação à PETR4, e em relação a todas as suas carteiras, seus Investimentos…

    Vou te dizer como a cabeça dos iniciantes em bolsa pensam:

    – Olha só a Ambev! Puxa! Subiu! Tá super legal! Acho que vou trocar tudo que tenho de PETR4 e comprar Ambev!! Olha só que chato a PETR4! Olha que medo! Só tem notícia ruim! Só cai! Acho que Petr4 é ruim e Ambv4 é bom!

    Aí, Luiz, passados alguns anos… Veja o que acontece novamente com a mesma pessoa:

    – Olha só a PETR4! Puxa! Subiu! Tá super legal! Acho que vou trocar tudo que tenho de Ambev e comprar PETR4!! Olha só que chato a Ambev! Olha que medo! Só tem notícia ruim! Só cai! Acho que Ambv4 é ruim e PETR4 é bom!

    A regra mais simples que existe na bolsa (e em tudo no mundo) é: Comprar barato e vender caro. Simples! Mas os iniciantes não conseguem isso mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Glauco Tonello

    Leitão
    se for nos 15.xx, fica pechincha, mas nunca se sabe no mercado,

    abraço e bom final de semana a todos

  11. 11 Luiz

    Oi Leitao, entendo perfeitamente, temos que ter cuidado para nao cair no tradicional comprar caro e vender barato. No final das contas porem, a pergunta que nao quer calar, é dentro de 5 anos quem tem mais chances de crescer os lucros, Ambev ou Petrobras? Nao temos que olhar o papel, temos que olhar as empresas, a Ambev nao é a toa que esta em destaque e ja sou a ionista a um tempo, a administracao deles completamente focada em lucro é impressionante, facilme te mais agressiva que a administracao da Petrobras focada nos interesses do governo.

    Abs, Luiz

  12. 12 Alberto

    Pô Leitão !!!! tu ta forçando a barra !!!!! rsrs !!!

    A petr não esta uma maravilha toda como vc esta querendo colocar !!! quem sabe analisar balanço e resultado da empresa sabe disso !!!!
    Enquanto que administração da Ambev esta bem ajeitada, so é comparável a da Coca-Cola !!!!! chega ser uma covardia comparar com a Petr !!!!

    Abraço

    Alberto.

  13. 13 Ploko

    Concordo contigo Alberto. Já faz algum tempo que comento sobre isso. Uma empresa monopolista, do melhor negócio do mundo (petróleo), e que só vem decaindo em todos os sentidos… É só conhecer ela um pouco mais de perto (abrir seu balanço) que iremos ver que a coisa tá feia…

    Mas ela tem o pré-sal!! Ok, mas nem com o “talvez” aumento dos combustíveis ela conseguirá levantar recursos suficientes para a exploração, sendo necessário quem sabe uma nova capitalização..

    Acredito que quando as coisas voltarem a se alinhar na empresa, ou quando o PT sair do governo, teremos tempo ainda de retornar para a empresa, mas ficar comprado até lá, sei não.. Vejam o que o governo está fazendo com a Eletrobrás agora… Até tirar o Agnelli da presidência da Vale eles conseguiram..

    Tem empresas que caem devido a uma errada precificação do mercado (como exemplo atual temos a GETI3 por exemplo, na minha opinião), abrindo assim, uma ótima oportunidade para montar posição… Já tem outras que caem por que seus fundamentos estão em queda, sem grandes possibilidades de reversão no curto prazo, e neste caso, na minha opinião, temos a petro…

    abraços,

  14. 14 Leitão

    Oi Alberto! Oi Ploko!

    Concordo sim, a Petrobrás está com lucros fracos em 2012, retornos sobre investimentos baixos, administração totalmente tímida submissa aos interesses do governo, em fim…

    Já tem um bom tempo que falo sobre isso. Cada um deve mesmo ponderar o seu histórico, seu momento atual e sua confiança de agora em diante.

    Eu, particularmente, mantenho minha posição e estratégia com ela. Ela não é tão ruim quando o mercado está precificando, e a partir desse posicionamento, confio mais na minha avaliação do que na do mercado.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  15. 15 Daniel Alcântara

    com o dólar alto, espero que o governo para de importar gasolina, e aumento o preço interno do combustivel.

    e finalmente, as ações subirão!

  16. 16 Antônio

    Se depender do Margarina o preço da gasolina não muda. É um absurdo usar a Petrobras para segurar a inflação no Pais.

  17. Oi, Luiz!

    Teve uma empresa que a partir de 2002 apresentou no decorrer dos anos os seguintes números, vendo seus lucros e margens diminuírem:

    Ano | Receita | Lucro | Margem | Dívida
    2002 | 7.3 | 1.51 | 20,61% | 4.5
    2003 | 8.7 | 1.41 | 16,26% | 6.0
    2004 | 12 | 1.16 | 09,68% | 7.8

    Repare, mesmo com a receita aumentando, os lucros e margens diminuíram e a dívida disparou.

    Seria o momento para vender?

    Bom, se fosse, vc estaria vendendo a AMBEV em 2004-2005….

    Eu sou um pouco suspeito para falar da Petrobras, mas a verdade é que ela em TODO o período de vida foi utilizada pelo governo e mesmo assim deu exemplo de liderança no mercado, foi a pioneira de exploração em águas profundas, etc, etc. Nem as outras gigantes do mercado foram tão bem neste tempo…

    Há muito que analisar….

    Grande abraço!

  18. 18 Luiz

    Oi Dimarccinho, obrigado, concordo com vc, o criterio de perder os fundamentos em dois anos seguidos realmente nao se aplica totalmente quando se trata da Petro, na verdade minha decisao com ela foi tira-la do IG, porem sem reduzir posicao nela, o que sim posso fazer é IV mas sem grandes aportes, capital para proximos 5 anos pode estar melhor alocado em outra empresa. Abs

  19. 19 Alberto

    Oi, Dimarcinho!!

    Eu não tinha visto esse caso da AMBV, mas se voce analisar a relação divida / PL e divida / LL do periodo de 2004 – 2005 voce vai perceber que houve uma melhora na situação da divida exatamente neste periodo, ou seja essa perda da margem de lucro foi decorrencia do uso de uma parte do lucro no abatimento da dívida, feito pela administração! Esse é um exemplo de aumento de receita e queda no lucro benêfico!!!! infelizmente não é o que ocorre no caso da Petr !!!

    Abraços !!

    Alberto

  20. 20 BR

    Sou funcionário e acionista da Petrobras há três anos.

    Ando muito descontente com tudo que está acontecendo ultimamente.

    Vejo vários colegas de trabalho desmotivados e que se aproveitam da estabilidade para se encostarem na empresa.

    A política de RH é a mais porca do mundo. Onde preferem gastar 2 milhões a mais por um atraso operacional do que gastarem 6 mil a mais de hora extra a um funcionario que evitaria tal atraso.

    Sinceramente, só da retorno porque é Petroleo, se fosse qualquer outra coisa já estaria no buraco e mesmo assim, com o governo boicotando a empresa, ela está caminhando mesmo pra VALA.

  21. 21 VBraga

    Minha estratégia de investimento já contempla a possibilidade dela ir para Vala, pro buraco ou para onde quer que ela vá!!! Estou tranquilo!

  22. 22 Ploko

    Caro BR, valeu pelo depoimento!

    Contos como esse seu já tinha ouvido anteriormente. É uma pena tudo isso, pois é uma empresa que tinha tudo para valorizar tanto os empregados como os acionistas, mas infelizmente seus balanços estão mostrando esse descaso da empresa.

    Como alguém já citou, interferências políticas sempre houveram, mas como essa que estamos vivenciando nos últimos anos, não.

    E a conta de tudo isso tá vindo…

    Abraços,

  23. 23 Silvio

    Leitão Petr4 Divida aumentando, FCL negativo (Fluxo de caixa livre), e margem caindo e de bom só a receita que continua aumentando.
    Quais conclusões podemos tirar? Por favor dê a sua opinião.
    Abs
    Silvio

  24. 24 Leitão

    Oi Silvio!
    Sim, correto! Desempenho declinante e agora, em 2012, ultrapassou os limites do “aceitável” justamente por questões eleitoreiras.

    Mas… Ainda é petróleo, ainda é monopólio, ainda é muito forte… Ou seja, passada essa onda de baixa, tem tudo para voltar… Como dizia o Buffet “Invista em empresas que até mesmo um idiota possa administrar, pois um dia isso vai acontecer…”

    Minha estratégia com a Petrobrás continua inalterada, ainda se encaixa no que quero com ela.

    Mas seja com ela ou com qualquer outra de minha carteira, não me preocupo, pois o risco está diluído e tudo dentro da estratégia.

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Glauco Tonello

    Leitão
    estava vendo o gráfico anterior da Petr4 e já estava previsto pelo gráfico a condição de chegar nos 15.xx

    abraço
    Glauco

  26. 26 Alberto

    Oi, Leitão !!

    Quando o Warren Buffett falou essa frase estava referindo a empresa com vantagem competitiva durável !!! Ou seja empresa com margem de lucros altos e consistente, ROE alto e consistente. E na situação atual da PETR esta longe desta situação !!!!

    A Petr é uma empresa monopolista é verdade, mas é um monopólio instituido pelo Estado!!! ou seja não é monopólio originário em decorrência a superioridade do negôcios!! É uma empresa de petróleo, mas tem que levar em conta que ela explora petróleo em águas profundas !! cuja exploração não é das mais baratas !!!!

    Pra mim a colocação dessa frase do Warren Buffett, para justificar o investimento na PETR totalmente infeliz !!! pois da impressão que não se deve procurar uma boa administração, quando na verdade e a boa administração que se deve procurar para se investir!!

    Um abraço!!

    Alberto.

  27. 27 Leitão

    Oi Alberto!

    Ok, obrigado por emitir sua opinião…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s