CHAT 19 a 25/novembro

19nov12


23 Responses to “CHAT 19 a 25/novembro”

  1. 1 Luiz

    Oi Leitao, bom dia, com recentes quedas de bbas3 e petr4, nao vale uma atualizacao? Ou ainda nao? Abs, Luiz

  2. 2 Glauco Tonello

    Luiz
    Petr4 o gráfico está válido ainda, o bbas3 está se formando outro congestionamento e assim pelo jeito o Leitão está esperando uma melhora na definição

    Glauco

  3. 3 Daniel Alcântarah

    Tudo bom leitão?

    É sempre um prazer poder acompanhar o seu blog, é minha didática predileta no mundo dos blogs de finanças que acompanho!

    Leitão como vc avalia o mercado fracionário? Tipo: uma pessoa com pouco capital, mas que quer ter uma boa carteira de ações, pode comprar aos poucos? Como por exemplo: um cara com um capital de R$1.000,00, e que não conseguiria portanto comprar uma lote da vale do rio doce ou do bradesco. Ele poderia comprar de maneira fracíonária?

    Tipo: 20 ações da vale e 20 do bredesco?

    Ao seu ver isso é uma maneira de diversificar o pouco capital, dentro de um portfólio com empresas boas,sólidas, com lucros consistente e boa administração?

    abraço!

  4. 4 Leitão

    Oi Daniel!
    Bom dia!

    Sim, para Investimento, na maioria das vezes vamos comprar no fracionado mesmo, não há problema algum.

    O mercado fracionado é o mesmo de lotes.

    Já para Especulação é melhor usar o por Lotes, pois é mais líquido e dinâmico.

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Daniel Alcântarah

    “especulação?” XÔOOOOOOOO SATANAS!

    Leitão, obrigado! É para investimento sim. Quero crescer com boas empresas!

    abraço!

  6. 6 Mateus

    Bom dia, Leitão!

    Gostaria de saber se você faz especulação com os mesmos papéis que você possui em carteira para Buy and Hold? Se sim, como fica a questão do imposto de renda? Já que para quem possui uma carteira antiga, o PM de compra pode ser bem baixo.

    Abraço!

    Mateus

  7. 7 Daniel Alcântarah

    bom dia, leitão!

    Ter uma carteira de ações de no máximo 5 empresas, sendo que 3 delas são do mesmo setor(financeiro), e são as maiores do setor, e as outras duas de setores diferentes, e também lideres em seus setores(vale e petrobras). Faria mal a alguém?

    Por que é muito dificil analisar empresas em crescimento, ainda mais quando se estar começando nesse mundo dos investimentos em ações. E se fala muito em “DIVERSIFICAÇÃO” e o cara acaba pondo dinheiro em diferentes setores, muitos deles, não vão bem faz tempo e é muito complicado acompanhar um numero grandes de setores.

    Eu por exemplo: faz pouco tempo(menos de um ano) comecei a mim interessar pela bolsa, e dai sai comprando fundos de ações sem nem saber o que estava fazendo.
    HOJE: penso muito diferente, só mim importa investir diretamente, e em empresas sólidas, que são estaveis em seus negocios, muitas vezes são lideres em seus setores, tem lucros consistente e não acumulam dividas altas em proporção aos lucros(a divida é uma pequena porcentagem diante do lucro). E que eu tenha 99,99% de certeza que conheço e acredito nessas empresas, que não irão acabar da noite para o dia. E que não são “zebras”, mas sim verdadeiras favoritas a acumular titulos!

    Abraço!
    bons investimentos!

  8. 8 Leitão

    Oi Mateus!
    Bom dia!

    O assunto “Imposto de Renda” é sempre controverso. Várias pessoas fazem de formas diferentes e ao longo desses anos não vi mesmo consenso… Deveria ser simples e matemático, mas na prática não é. Convivo com contadores, financistas, etc, e sempre há divergências na forma e nos detalhes de recolhimento. Nem mesmo o governo controla isso direito.

    A maioria das ações que uso para fazer Especulações também tenho em carteira de Investimento. Eu separo os controles pessoais para cada tipo de atividade, e para calcular o IR tento fazer o mais próximo das regras. Às vezes peço ajuda ao meu contador.

    Nos links abaixo tem tudo sobre IR:
    http://wiki.advfn.com/pt/Imposto_de_Renda

    http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/regulacao/custos-e-tributos/tributacao/tributacao.aspx?Idioma=pt-br

    Uma obs.: Minha carteira de ações não é sob a ótica de Buy-and-Hold. O popular Buy-and-hold tem uma conotação de “comprar e esquecer”, o que na verdade é uma ausência de estratégia, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/03/31/buy-and-hold-e-ausencia-de-estrategia/

    ——————————————-
    Oi Daniel!
    Desde que passou a frequentar aqui meu Blog você já evoluiu muito. Já faz alguns meses que venho lhe ajudando e você está sim melhorando e entrando no bom caminho. Isso é ótimo!

    Mas é assunto que já lhe comentei: sempre digo que um mínimo de 10 empresas é necessário, e se possível até mais:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/14/quantas-empresas-devo-manter-em-minha-carteira-de-acoes/

    Não é difícil montar uma boa carteira com 10 ou mais empresas. E tudo que é bom exige um pouco de esforço.

    No seu caso, apenas 5 empresas sendo 3 do mesmo setor, errado! É pouco. Se quer ter mais resultados, tem que ter mais esforço. É uma lei da natureza.

    E mais: Vai comprar 5 empresas agora e pronto. Acabou? E depois? Qual é a estratégia ativa de agora em diante?

    Investir de forma inteligente não é difícil não. Aliás, depois que ensino a meus alunos eles ficam tranquilos… Investir bem fica tão fácil como tomar conta de um jardim….

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  9. 9 Daniel Alcântarah

    “Oi Daniel!
    Desde que passou a frequentar aqui meu Blog você já evoluiu muito. Já faz alguns meses que venho lhe ajudando e você está sim melhorando e entrando no bom caminho. Isso é ótimo!”

    Isso é claro. Só é uma pena não ter conhecido o blog antes.

    “E mais: Vai comprar 5 empresas agora e pronto. Acabou? E depois? Qual é a estratégia ativa de agora em diante?”

    Não, pretendo fazer IG com essas ações.
    Concordo que o número de ações em carteira seja pouco, e talvez acrescente mais algumas. Já´pensei na CRUZ3 e na AMBEV, pois são negocios estaveis e que tem um mercado grande e fiel.
    Mas apenas quero setores de consumo, caso eu aumente gradativamente o meu portfólio.

    Abraço!
    bons investimentos!

  10. 10 Ricardo Casella

    Sr. Leitão

    Será que existe um site semelhante ao fundamentus com as ações da NYSE?
    Estou com muita curiosidade para comparar os fundamentus das concorrentes da VALE, da PETR, CSNA, etc..
    Tenho impressão e quase certeza que os preços dos papéis brasileiros devem estar muito descontados em relação aos papéis dos concorrentes internacionais.

  11. 11 Leitão

    Oi Ricardo!

    Existem vários serviços de análise fundamentalista nos EUA, ainda mais lá, que é um país com cultura bem mais difundida sobre a questão de investir em ações.

    Eu não sei lhe dizer um em especial, pois não faço uso. Mas os amigos leitores talvez possam ajudar, caso alguém conheça e use.

    Algumas pessoas usam o Yahoo Finance – veja um exemplo com a empresa HP:

    http://finance.yahoo.com/q/ks?s=HPQ

    Nosso mercado interno está se mostrando um dos melhores do mundo atualmente, e não sinto necessidade de investir fora. Mas para quem tem gosto e tempo para analisar empresas estrangeiras, é uma boa sim. Aliás, oportunidades de investimento aparecem no mundo todo.

    Sua suspeita de que as nossas ações estejam mais descontadas do que as concorrentes estrangeiras é bem provável mesmo, e a comparação pode ser um bom exercício de estudos…

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Rafael França

    Olá Leitão, boa noite.

    Minha pergunta é bem simples, mas não sei se a resposta também é, rs….

    Existe alguma possibilidade de aproveitarmos esta queda da Eletrobrás e realizarmos especulações? Você acredita que depois da queda de hoje o papel amanhã não suba um pouco? É nisto que seria a especulação…

    Grato por seu tempo e parabéns sempre ao material de primeira que você nos fornece.

    Abraços

  13. 13 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado, que bom que o Blog está ajudando!

    Olha, Eletrobrás é a PIOR empresa do setor de elétricas. Sempre foi fraquíssima em desempenho financeiro, em resultados aos acionistas, e agora piorou mais ainda.

    Em empresas ruins sempre desaconselho por a mão, mesmo que seja apenas para Especular (compra e venda rápida).

    Devemos Especular somente com ações de qualidade, pois é mais uma forma de minimizar os riscos nas operações.

    E para Especular, não é assim que se analisa. O Especulador usa Análise Gráfica, leitura de psicologia de mercado, e tenta colocar a Probabilidade a seu favor. O Especulador não é Jogador, ele não fica comprando na base do “achômetro”, na base do “caiu! opa! vou apostar!”….

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Luiz

    Oi Leitao, tudo bom? Estou desde 2008 com Petr4, desde la so caindo, ate aproveitei para fazer ig com ela mas a partir de um certo momento parei pois ela nao para de cair, sera que apos 4 anos valeria a pena reduzir exposicao nela para outros papeis mais promissores ou melhor aguardar mais uns 4 anos ate pre sal estar operando mais forte? Esta dificil vender ela tambem, mas ver seu parrimonio desde 2008 neste papel encolhendo esta bem desanimador. Se puder dar sua opiniao neste caso eu agradeceria bastante. Abraco, Luiz

  15. 15 Anônimo

    Leitão, bom dia!
    Do cardápio que vemos ao lado, quais ações você parou de comprar para IG?
    Parabéns pelo espaço, muito legal da sua parte em compartilhar os ensinamentos.
    Abraço
    João Claudio

  16. 16 Leitão

    Oi Luiz!
    Sua insegurança é normal… Não adianta eu lhe ajudar agora com PETR4, pois depois suas inseguranças vão voltar novamente. O melhor jeito de lhe ajudar é ensinando de verdade, prefiro ensinar a pescar do que dar o peixe. Mas não se preocupe que quando vir para a turma você vai entender melhor…

    —————————————
    Oi João!
    Bom dia!

    Obrigado! Fique à vontade aqui no Blog!

    A maioria das ações que faço Investimento e Especulação estão publicadas aqui no Blog. As que não publico é por motivo de volume de trabalho para atualizar e também por responsabilidade para não influenciar terceiros.

    Respondendo à sua pergunta, aqui no cardápio as que mudei a postura com elas são:

    – Usiminas: Queda consistente na qualidade de seus fundamentos e má administração. Parei de comprar a uns 02 anos e me desfiz de quase todas que tinha usando estratégia de substituir imediatamente por outras boas que estavam baratas (aproveitei a janela da queda).

    – Confab: Fechamento de capital

    – GGBR4: Mantenho as que já tinha, fiz uma última compra no fundo histórico (Investimento em Valor) e, por enquanto, não compro mais sistematicamente todo mês (Investimento Gradual).

    – Fosfértil: Fechamento de capital

    – Ferbasa: Mantenho pequena posição nela mas não farei novas compras.

    As demais continuo mantendo em carteira e sempre pronto para Investir e/ou Especular.

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 Daniel Alcântarah

    E a PTBL3, leitão, o que você pensa sobre ela,meu caro?

    GRND3, também gostaria de conhecer sua visão à respeito dela.

    abraço!

  18. 18 Leitão

    Oi Daniel!

    PTBL3 passou por maus bocados durante um bom tempo, nada de mostrar bons resultados… Só recentemente, de uns 03 anos para cá é que vem melhorando. Essa precisa de analisar com calma…

    Já Grendene está indo muito bem! Desempenho de se elogiar! Merece a nossa atenção…

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Daniel Alcântarah

    valeu!

  20. Luiz, deixa eu opinar na tua questão. Seja agora com PETR4 ou mais para frente com outras, a questão não é o que fazer agora, mas sim por que você fez o que fez no passado (quando comprou). Se você comprou esperando uma valorização rápida, já deveria ter vendido há muito tempo, quando percebeu que o caminho dela era para baixo. Se comprou por que acha a empresa boa, para aproveitar lucros e tal, deveria aproveitar os preços baixos e comprar mais ainda, a menos que a empresa (e não a ação) tenha piorado demais para os teus critérios de qualidade.
    Por mais contraditório que pareça, a bolsa pode ser vista de várias maneiras diferentes e todas estão corretas, o que não pode é ficar oscilando a maneira de ver toda hora. Essa a maneira mais segura de perder dinheiro.

  21. 21 Luiz

    Ola Birutaibm, obrigado pela resposta, quando comprei em 2008 meu pensamento foi ver lucros constantes nos ultimos 10 anos, excelente oportunidade futura com Pre-Sal e naquele momento eu entendi que o papel estava descontado, comprei a uns 40 reais sendo que topo um mes antes tinha sido 56,00. Bom, mal sabia eu e maior parte dos habitantes do planeta que viria uma grave crise economica e pior, que viria uma intervancao forte governamental imapctando os lucros e fluxo de caixa da empresa. Eu sabia do risco estatal, mas nao que seria tao gritante.

    Pois bem, acredito na empresa e acredito que governos vao e vem, mas como disse Leitao fico inseguro e incomodado em ter um papel na carteira para começar a colher os frutos somente daqui a 10 anos, sendo que tem empresas boas ou até melhores com chances de dar melhores frutos, seja dividendos ou valorizacao num periodo bem menor de tempo.

    Minha duvida conceitual é a seguinte: Com piora dois anos seguidos da lucratividade da empresa, isto por si só já nao seria um grande indicador para reduzir posição no papel?

    Ou como falamos de Petr4, monopolista, empresa com cara de startup, podemos abrir uma exceção?

    Obrigado, Luiz

  22. 22 Daniel Alcântara

    leitão, dei uma ordem de compra de ações no home broker do meu banco, e dias depois apareceu em minha conta um saldo aprovisionado, no mesmo valor da compra das ações. o que foi que deve ter acontecido?

    abraço!

  23. Oi Luiz, também tenho PETR4 na minha carteira, entre outras que só caem, entendo seu incômodo, apesar que não comprei tão distante assim dos níveis atuais. Quanto a sua dúvida, também começo a ficar receoso com essa queda nos lucros, porém mantive minha posição por acreditar justamente nessa “cara de startup” (muito investimento no pré-sal, e agora que a coisa parece que vai começar a gerar retorno não é o momento que eu quero sair). Além da história de ela monopolizar um setor importante da economia brasileira, o que a torna no mínimo uma ótima opção para diversificar.
    De qualquer forma essa é só a opinião de um iniciante em investimentos que nem fez o curso do Leitão ainda. Não se influencie tanto por ela. Uma maneira de você procurar embasamento para uma decisão mais racional seria, por exemplo, procurar por outras empresas que tiveram essa queda de lucratividade no passado e ver se elas conseguiram se recuperar, não é garantia que se repita agora com a PETR4 mas já é mais seguro do que meu achismo. :)
    Cabeça fria e estudo são as melhores recomendações minhas que você poderia seguir, o resto acho que é muito pessoal.


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s