CHAT 12 a 18/novembro

12nov12


35 Responses to “CHAT 12 a 18/novembro”

  1. 1 Lui

    Oi Leitão, queria tirar uma duvida com vc, se eu coloco meu dinheiro na renda fixa, eu tenho alem da incidencia das taxas de administracao tambem tenho impostos, correto? Eu estava pensando, no caso de dividendos e no caso de eu somente comprar ações de empresas boas, sem vender, em nenhum dos dois casos eu pago imposto, é isto mesmo? Ou seja, do ponto de vista impositivo, tenho grandes vantagens em trabalhar com açòes comparado a renda fixa? Se puder comentar… Abs, Luiz

  2. 2 Leitão

    Oi Luiz!
    Sim, correto! É mais um benefício de se comprar Ações diretamente, pois você só paga imposto quando Vende, e ainda tem isenção de IR caso venda menos de 20K em um mês…

    Ou seja, quanto menos informado ou menos interessado em aprender a investir, pior. Por isso muita gente passa anos trabalhando muito e ganhando muito dinheiro, mas não consegue construir bom patrimônio – a “ignorância financeira” assola todas as classes de trabalhadores.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Luiz

    Leitao, perfeito, mas no caso de fundos de renda fixa / DI, eu tambem so pago IR quando eu saio da aplicacao, nao?

    De qq forma não está nada prudente deixar seu dinheiro em renda fixa, praticamente podemos ver casos perdendo para a inflação, tem ações de empresas que somente com Dividendos ja batem de longe a rentabilidade dos fundos, nao?

    Abs, Luiz

  4. 4 Leitão

    Isso mesmo, Luiz! Depois que se entende e aprende a investir em ações as pessoas se dão conta de como é ruim ficar só na renda fixa…

  5. 5 caredan

    Leitão,

    E por falar em “ignorância financeira” um artigo de jornal para ilustrar o que disse:
    -Folha de São Paulo: “Ações de elétricas desabam e Ibovespa fecha em queda pelo 4º dia seguido”.

    Seis anos numa faculdade para isso…

  6. 6 Paulo

    Leitão, estou interessado em comprar umas elétrica principalmente a copel com esse preço baixo dela, no entanto tenho uma dúvida, vi que ela produz cerca de 40% da energia dela e o resto ela compra…Essa energia que ela compra é influencia pelo preço médio da CCEE ou são outras variáveis? Gostaria de entender melhor das empresas quando for compra-lás, você saber aonde há material que explica como essas empresas de energia funcionam?

    Abs, Paulo

  7. 7 VULC

    leitão vc disse que so pago IR quando vendo 20K FIQUEI COM UMA DUVIDA NÃO E QUANDO MOVIMENTO 20.000

  8. 8 Leitão

    Oi Caredan!
    Pois é, deviam dar esses espaços midiáticos para alguma coisa mais útil, talvez poesia… :-)

    ———————————–
    Oi Paulo!
    Também não entendo como funciona a operacionalidade da Copel, assim como não entendo de extração de petróleo (PETR4) ou mesmo fabricação de motores elétricos (WEGE3) ou cosméticos (NATU3). Na verdade, das ações de meu cardápio a única que entendo bem é a Ambev: cerveja :-)

    Brincadeiras à parte, observe: Não entender do ramo não nos impede de poder investir com inteligência em diversas empresas, de diversos setores distintos, veja:

    O que devemos, no papel de Investidor, é analisar seus resultados. Resultado de empresa é tudo igual, seja ela fabricante de cervejas ou mineradora.

    Se você for se preocupar com a operacionalidade de cada empresa, vai ficar maluco, e não vai ter sucesso. Ou vai gastar o dinheiro com remédios depois.

    Analise os resultados, os lucros, e assim vai ter uma visão mais objetiva e tátil das empresas….

    Sobre a Copel, penso termos melhores opções no setor de Elétricas. Eu gosto muito da Cemig, Coce5 e Geti4, mas tem outras também…

    —————————————
    Oi Vulc!
    O IR só deve ser recolhido caso tenha tido Lucro dentro do mês e dentro deste mês tenha VENDIDO mais de 20K.

    No link abaixo tem tudo sobre isso, veja:
    http://wiki.advfn.com/pt/Imposto_de_Renda

    ———————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  9. 9 Luiz

    Leitao, me corrija se eu estiver errado, mas Eter3 esta com PL de 6, se lucro por acao cair pela metade com questao do amianto PL iria a 12, nao tao ruim, e DY se lucro caisse pela metade iria a 5 dos 10 atuais, nao valeria a pena investir mesmo desconsiderando amianto? Abs, Luiz

  10. 10 Daniel Alcântara

    Olá leitão!

    Leitão você saberia me informar como são depositados os dividendos? Tenho conta no BB e hj fiz uma operação na minha conta investimento, e tenho dúvida se os dividendos serão pagos atraves dela ou não.

    Obs: Adquiri um lote de ações(TIMP3) e pretendo aos poucos sair de alguns fundos d ações e investir diretamente. Pretendo sair gradualmente para não realizar prejuizos.

    Valeu, um abraço!

    Daniel Alcantara

  11. 11 ALSouza

    Olá, Leitão

    Pegando gancho no seu comentário anterior, de que depois que se entende e aprende a investir em ações as pessoas se dão conta de como é ruim ficar só na renda fixa, faço o seguinte comentário:

    De uns cinco anos pra cá, talvez mais, quem ficou SOMENTE e EXCLUSIVAMENTE no Tesouro Direto, sobretudo nos papeis indexados à inflação, está muito feliz. Sei que não é pra sempre, mas por enquanto a renda fixa está melhor que as ações.

    Concorda? Se não, por favor, mostre-nos alguns dados.

    Abraço,
    ALSouza

  12. 12 Leitão

    Oi Luiz!

    Sim, seu raciocínio está correto, ok! Mas a questão está só metade resolvida, veja: Você fez uma análise, ok. E a estratégia? Vai comprar agora e só? E depois? E se Eter3 resolver tudo bem e daqui a 01 ano estiver cara? O que vai fazer? Não vai nunca mais comprar eter3? E o dinheiro seu que for entrando de seu salário e economias? E o resto de sua carteira? Vai ficar o tempo todo esperando dar outro problema de amianto? E o contrário, se tudo der errado? Vai parar de comprar, desanimar e ficar na renda fixa?

    São perguntas que o Investidor está sempre preparado para responder, independente da época que sejam feitas.

    ————————————————–
    Oi Daniel!

    Os dividendos caem umas duas ou mais vezes por ano, sem data certa, na sua conta corrente por onde fez a compra das ações…

    ————————————————
    Oi ALSouza!

    Sim, concordo! Sempre digo aqui no Blog que o Tesouro Direto é o melhor em matéria de Renda Fixa.

    Mas não pode confundir a valorização artificial dos títulos (negociados no mercado) com a taxa real a ser recebida por eles para quem os mantém.

    E mais: Não se pode comparar a rentabilidade da renda fixa com o índice IBOV – muita gente usa só essa referência (errada) para fazer comparações, inclusive os “economistas”.

    Por que? Por causa disso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    Cada Investidor tem em sua carteira um conjunto de ações, e esse conjunto de ações, se bem escolhido, vai lhe dar muito mais retorno do que o pobre índice IBOV.

    ————————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Daniel Alcântarah

    Valeu leitão!

  14. 14 Francisco Abreu

    Leitão, bom dia!
    O que você acha de WHRL4? Tem acompanhado? Pode nos passar a sua visão? Obrigado!

  15. 15 Leitão

    Oi Francisco!
    Bom dia!

    A WHRL4 vem melhorando sua administração nos últimos anos, colocando as finanças em ordem, buscando gerar mais valor aos acionistas. Apesar das melhoras, o resultado final nos lucros apesar de bom ainda não é tão constante… De qualquer forma pode-se sim dar mais atenção e analisá-la com mais cuidado de agora em diante…

    Uma braço!
    Leitão

  16. 16 Luiz

    Oi Leitao, queria fazer um comentario importante, todos dizem que é dificil bater o indice ibovespa, mas esquecem de falar sobre o horizonte de tempo. Explico: Se pegarmos por exemplo as açòes do cardapio, muitas estao sofrendo como Cemig, Petr, Coce, BBAS, BRDC4, entao é até provavel que neste ano o cardapio perca para o ibov, mas em 10 anos acredito que por serem empresas bem administradas as chances de se ganhar do ibov sao tremendas, mesmo pq o ibov nao paga dividendos :-)

    Abs, Luiz

  17. 17 Francisco Abreu

    Leitão, obrigado pelo pronto retorno. Um abraço,

  18. 18 Daniel Alcântarah

    Tudo bom, leitão?

    Olha, agradeço muito pela sua ajuda em relação a minha dúvida sobre os dividendos. Tenho outra dúvida: Taxa de custódia. Como funciona se eu mandar ordens de compra nos mesmo papeis? Eu pago custódia a cada ordem de compra? Mesmo sendo do mesmo papel?

    Cara muito obrigado pelo espaço!
    Não sei o que seria da vida de um investidor iniciante, sem blogs educativos como esse.

    abraço e fica com Deus!

    Daniel Alcãntarah

  19. 19 Leitão

    Oi Daniel!
    Disponha!

    A Custódia é uma taxa única mensal, independente de quantos papéis possuir ou quantas operações fizer.

    A maioria das corretoras não cobra essa taxa se você fizer ao menos uma compra por mês. Para quem faz Investimento Gradual mensalmente, é menos um custo a considerar.

    E o valor é baixo, inferior a 10,00 mensais.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Daniel Alcântara

    Leitão,

    Quer dizer que mesmo se eu tiver 100 papeis diferentes eu só pagarei R$9,00(valor pago no meu banco) ao mês?

  21. 21 Leitão

    Isso!

  22. 22 Daniel Alcântara

    Muito grato,leitão!

    Se eu soubesse disso antes, jamais teria investido em fundos de ações. Meu medo maior era esse. Mas já que só pagarei uma única custódia ao mês, montarei uma carteira de ações pensando no longo prazo.Sempre reinvestindo os dividendos em momentos de baixa.

    Mais uma vez muito obrigado!

    Daniel Alcântarah

  23. 23 Glauco Tonello

    Leitão
    fico cada vez mais impressionado com a Eternit, pois eles mandaram um relatório das duas fases da audiência pública e explicando sobre o uso do amianto.. isso que é compromisso com os investidores..

    abraços

  24. 24 Leitão

    Oi Glauco!
    Pois é, gosto muito da postura dos gestores da Eternit, exemplar mesmo!

    É mais um parâmetro para compararmos com outras empresas. Quanto mais profissional e transparente uma gestão, melhor.

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Costa

    Leitão,

    Se me permite um comentário:
    A postura financeira dos gestores da Eternit pode ser exemplar, mas a preocupação com a saúde dos brasileiros é nula.
    Digo isso porque conheci o amianto através de um documentário que assisti há uns 6 anos. E de lá pra cá tenho repúdio das empresas que ainda trabalham com essa substância. Os males à saúde, no longo prazo, são terríveis e inversíveis.
    Já participei de algumas audiências públicas com ex-funcionários lutando pela proibição (alguns deles com câncer de pulmão avançado), e a reivindicação já durava décadas.

    Fui seu aluno e gosto de seguir à risca seus ensinamentos sobre a escolha de empresas (focando nos resultados, etc.). Mas essa aí não vai de jeito nenhum.

    Abraço da Bahia,
    Costa

  26. 26 Leitão

    Oi Costa!
    Entendo…

    Mas, segundo a Eternit, o tipo de Amianto usado por ela não é igual ao Amianto antigo… A Eternit diz não lidar com o Amianto antigo, tóxico, e batalha para ser reconhecida essa diferença.

    Mas é uma questão técnica que nem tenho competência para avaliar.

    Acredito que as empresas devam manter posturas éticas mesmo, e agora mais do que nunca a questão de sustentabilidade está em pauta. Antigamente os gestores e a sociedade só queriam conforto, e não estavam nem aí para questões ecológicas e/ou sociais. Hoje isso está mudando. Mas mudando não porque o ser humano ficou bonzinho… Está mudando porque é realmente necessário, senão a coisa trava.

    Se for ser radical com essas questões, não se pode comprar Ambev pois lida com álcool, não se pode comprar minério pois a Vale desola lindas cerras aqui em Minas, não pode comprar Petrobras pois o petróleo polui nossas cidades, não pode comprar Bradesco pois ele lucra com a ignorância financeira das pessoas… E assim vai.

    O capitalismo tem mesmo seu lado perverso, mas pelo menos é livre, e cada seguimento da sociedade tem o direito de lutar pelos seus interesses, equilibrando a balança.

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 JayQuest

    “Se for ser radical com essas questões, não se pode comprar Ambev pois lida com álcool, não se pode comprar minério pois a Vale desola lindas cerras aqui em Minas, não pode comprar Petrobras pois o petróleo polui nossas cidades, não pode comprar Bradesco pois ele lucra com a ignorância financeira das pessoas… E assim vai.”….

    Realmente, e se for assim mesmo, ninguém merecia viver então. Tudo existe pra ser transformado. Tudo dura até quando acabar.

    Então, não fiquemos no computador pela internet não, consome energia que vem de termoelétricas que poluem ou de hidrelétricas que impactam onde são instaladas. Não vamos consumir energia elétrica. Então vamos usar velas, mas velas são de parafina e parafina vem do petróleo, então polui!!!???!!!

    O grande desafio é que todos existam, com responsabilidade (nossa vou chorar…)kkkkkkkk.

    Esses dias fiquei alegre vendo algumas das empresas as quais somos sócios, contribuindo com ações sociais.
    Empresas que por incidentes inesperados, poluem, no entanto, recuperam as áreas degradadas, ou pagam punimentos (multas)…
    Pelo muito ou pouco, são atitudes de responsabilidade.

  28. 28 JayQuest

    Ops…*punimentos….substituir por punições.
    Hehehehe….me emocionei que errei. hehehehehehe

  29. 29 Costa

    Também entendo vocês…
    Acho que é um julgamento pessoal mesmo. Coisa de quem já viveu algum momento ruim e marcante (seja com amianto, álcool, tabaco, etc.).

    Abraço,
    Costa

  30. 30 JayQuest

    Sim Costa, bem pessoal mesmo, e julgamentos não nos cabe fazê-los, não temos capacidade para tanto, ninguém!
    Momentos ruins e marcantes também fazem parte da vida.
    Há momentos tão marcantes quanto, ou até mais marcantes na vida das pessoas e que passam longe de terem sido envolvidos com amianto, álcool, tabaco, dívidas com bancos, excesso de riqueza, etc…
    E pra estes momentos não há questionamentos, temos simplesmente que aceitar, e dentro do possível sempre agradecer, e tudo (a verdade) nos será revelado(a) no momento oportuno. É claro que os momentos de questionamentos, raiva, revolta, dúvida, indignação, tristeza, etc…vão fazer parte da vida também, ninguém é imune. Basta saber no que acreditar, no que se fortalecer, e por aí se vai.
    E tudo com responsabilidade não prejudica ninguém (excluindo crimes é claro pois têm na essência e é fruto da irresponsabilidade).
    Se fumar vai estar prejudicando a si próprio…(detalhe, já fui fumante, não sou mais, não sou acionista da CRUZ3, e não vejo que daria pra fumar responsavelmente) mas já vi quem fuma e é acionista por ver uma relação mutualista nisso. Álcool, já bebi muito, parei de beber, bebo sem exageros e com muito auto-controle, e beber sendo responsável é não combinar com o que pode ser prejudicial (sem veículos, basta ser responsável), sou acionista da AMBEV, e não se faz apenas bebidas alcoólicas lá, apesar de ser o ‘carro chefe’. Amianto, mesmo sendo amianto dos ‘brabos’, se controlado seu manuseio, com equipamentos de proteção individual e, ou coletiva (perceba o uso responsável), também não tem mal nenhum.
    Cada ser humano cava sua própria cova se e quando quiser, e ninguém é responsável por isso a não ser a própria pessoa.
    Mas se há algo que lhe faz acreditar que fazer tal coisa seria irresponsabilidade, tem que atender seu discernimento, pois é a verdade que lhe está revelada. Cuidado porém com as ‘falsas verdades’ (se elas não prejudicam cada própria pessoa, prejudica outras pessoas em detrimento de benefício de outras).
    E a única certeza da vida é a morte. E a vida, essencialmente é o oposto da morte.
    Viver na morbidade, é contrassenso.
    Eita…o negócio e existencial mesmo…doideira!
    Espero não ter sido irresponsável.
    Viajei.
    Fui.

  31. 31 Martin Bittencourt

    Olá professor!

    Sobrou uma dúvida do curso de análise técnica que acabei não fazendo a tempo no que diz respeito à setups com linha de tendência.

    Pelo que me lembro dos vídeos (ainda fazendo a revisão), o sr. opera 3 setups, todos usando o fibonacci do leitão como ferramenta definitiva de análise, para a qual, até onde entendi, as linhas de tendência, servem de apoio, não de caráter decisivo, ou seja, você não entra em operações tão somente com base em linhas de tendência.

    Minha dúvida: o que o sr. acha de setups que operam com linha de tendência? Tipo digamos que um dado gráfico está em tendência de alta mas deu uma corrigida, e quando o preço chegou à linha de tendência de alta, formou-se um padrão de candle de reversão. O que o sr. acha desse tipo de setup?

    Uma outra dúvida que me surgiu agora: tanto o sr. como outras fontes que anteriormente li sobre análise gráfica sempre mencionaram LINHAS de suporte e resistência, mas lendo uns comentários num site especializado em padrões de candle, o comentarista principal afirmou que não existe uma “linha” de suporte ou resistência, mas FAIXAS ou áreas de suporte e resistência. O que o sr. acha disso – tendo em vista inclusive que no curso o sr. afirmou, nos detalhes sobre linhas, que não há um preciosismo na mesma, mas sim uma aproximação, uma leitura do psicológico do mercado que não é matematicamente preciso?

    Obrigado,

    Martin

  32. 32 Leitão

    Oi Martin!

    Aqui no Blog não é o melhor local para postar dúvidas mais técnicas como essa, o melhor lugar agora é o Buteco dos ex-alunos. Lá vai poder aprofundar melhor em todas as dúvidas que surgir, e a turma toda vai poder ajudar, não só eu. Lá tem muito material, e uma turma sempre ponta para ajudar, e inclusive as conversas podem ser aprofundadas mais e colocar anexos também, etc… Poste essa sua dúvida lá, e sempre que puder eu e toda a turma vamos ajudar:

    Veja o link:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Um abraço!
    Leitão

  33. 33 Luiz Fernando

    Bom dia Leitão, referente a pergunta abaixo:

    “Daniel Alcântara on 2012-novembro-13 disse:

    Leitão,

    Quer dizer que mesmo se eu tiver 100 papeis diferentes eu só pagarei R$9,00(valor pago no meu banco) ao mês?”

    Não podemos esquecer que a cada Compra/Venda temos as despesas de corretagem e emolumentos. E lembrando que a taxa de corretagem é diferente de banco para banco ou corretora.

  34. 34 Ricardo Casella

    Sr. Leitão

    Será que existe um site semelhante ao fundamentus com as ações da NYSE?
    Estou com muita curiosidade para comparar os fundamentus das concorrentes da VALE, da PETR, CSNA, etc..
    Tenho impressão e quase certeza que os preços dos papéis brasileiros devem estar muito descontados em relação aos papéis dos concorrentes internacionais.

  35. 35 Leitão

    Oi Ricardo!

    Existem vários serviços de análise fundamentalista nos EUA, ainda mais lá, que é um país com cultura bem mais difundida sobre a questão de investir em ações.

    Eu não sei lhe dizer um em especial, pois não faço uso. Mas os amigos leitores talvez possam ajudar, caso alguém conheça e use.

    Algumas pessoas usam o Yahoo Finance – veja um exemplo com a empresa HP:

    http://finance.yahoo.com/q/ks?s=HPQ

    Nosso mercado interno está se mostrando um dos melhores do mundo atualmente, e não sinto necessidade de investir fora. Mas para quem tem gosto e tempo para analisar empresas estrangeiras, é uma boa sim. Aliás, oportunidades de investimento aparecem no mundo todo.

    Sua suspeita de que as nossas ações estejam mais descontadas do que as concorrentes estrangeiras é bem provável mesmo, e a comparação pode ser um bom exercício de estudos…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s