CHAT 05 a 11/novembro

05nov12


38 Responses to “CHAT 05 a 11/novembro”

  1. 1 alexandre a

    boa semana a todos colegas!!

  2. 2 L.O.

    Olá Leitão,

    como vai?
    No último feriado estive em Lavras Novas (êta terrinha boa sô!) e, durante um momento de atoísmo (rsrs) achei a seguinte notícia publicada no site GuiaInvest.com.br e também e no site da revista Exame:

    Tem ação da Petrobras? 5 temas fundamentais para acompanhar. Os acionistas da Petrobras não têm vivido dias, semanas e até anos tranquilos recentemente. O desempenho da estatal de petróleo brasileira na bolsa (PETR3; PETR4) tem derrapado há anos e foi acelerada em setembro de 2010 com a megacapitalização de 120 bilhões de reais. Quem comprou os papéis há cinco anos, por exemplo, e ainda não os vendeu assiste a uma queda de aproximadamente 30%. O último resultado trimestral fez emergir mais uma vez à superfície os maiores problemas enfrentados pela administração para elevar a rentabilidade para os níveis médios do setor no mundo.

    O que me diz???
    Ainda não a coloquei em minha carteira. Gostaria muito, mas pelo andar da carruagem……

    Abração,
    L.O.

  3. 3 Alessandro P.

    Leitão, boa noite!

    Ao analisarmos as empresas antes de efetuarmos alguma compra, visando investimentos a longo prazo, um dos pontos importantes a se avaliar é a atual gestão da empresa, saber se ela é bem administrada. Qual é a analise a ser feita neste caso? Para conhecermos a gestão de uma empresa, devemos ter uma relação proxima a ela? Ja que essa informação nao é divulgada nos relatórios de desempenho.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

  4. 4 Marmota

    Oi Leitão.
    Boa noite.
    O que você acha da Marcopolo para IG?
    Abraço.
    Marmota

  5. 5 Ricardo

    Oi Leitão.
    Boa noite!!
    O que você acha da CCRO3 para IG?…ela vem mostrando um bom desempenho ao longo dos anos e também ta um pouco endividada…mas da pra relevar devido aos seus bons fundamentos…qual seria sua opinião a respeito dela?
    Abraços!!

  6. 6 Fabrício

    Boa noite,

    L.O., quanto a Petrobrás concordo que tem ocorrido alguma piora nos seus fundamentos nos últimos anos. Por outro lado, acredito que ela não deva ser descartada de uma carteira de IG pois a própria diversificação da carteira já minimiza os riscos dela.

    Visando o longo prazo a Petro é uma monopolista do setor, de longe não há outra concorrente (me desculpem os defensores da OGX), o petróleo por sí só é algo muito lucrativo e, acredito eu, dependeremos de petróleo por muitos e muitos anos ainda.

    Acho ainda que o seu preço está muito bom, ela está muito descontada. Calculo que seu valor seja de algo em torno do dobro do preço atual.

    Leitão sua carteira de investimento gradual já tem quantos anos?

    Abraço a todos,

    Fabrício.

  7. 7 Leitão

    Oi L.O.!
    Tudo jóia!

    Faz um tempo que não vou a Lavras Novas, deu até saudades de lá! O que mais gosto é o cheiro de fogão à lenha que paira no lugarejo todo… :-)

    O Fabrício fez um bom comentário, já disse tudo (obrigado, Fabrício!).

    A Petrobras vem com lucros satisfatórios nos últimos 5 anos, só agora em 2012 é que está fraco (justamente por causa de questões eleitoreiras). Mas já já eles reajustam os preços ou aumentam a produção e os lucros voltam.

    O que as matérias de revistas focam é apenas o gráfico de preços da empresa, coisa que comentei em meu último artigo, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/11/01/nao-baseie-seu-olhar-apenas-no-indice-ibov/

    Concordo que ela poderia mostrar muito mais resultados, mas como o Fabrício comentou, ela é uma monopolista e não pode ser descartada de uma boa carteira, mesmo porque a diversificação atua a nosso favor e protege o desempenho global da carteira.

    ———————————————–
    Oi Alessandro!
    Obrigado!

    A boa ou má administração acaba se refletindo nos números financeiros da empresa. Não é necessário que entremos em contato direto com os gestores, saber seus nomes, seus currículos, etc…

    Em última instância todo o bom ou mal trabalho acaba se refletindo em seu números financeiros. No final o que importa é Resultado. A empresa pode ser administrada até pelo Pato Donald que o que importa é se dá lucro, se tem consistência financeira.

    Por isso empresas novas em bolsa, embrionárias, são críticas para se analisar. Pois como elas ainda não possuem um bom histórico de desempenho, ficamos apenas imaginando o que vem pela frente, sem consistência.

    —————————————————
    Oi Marmota!

    A Marcopolo tem caminhado bem sim, com desempenho regular constante. Pode ser analisada com mais atenção sim…

    ————————————
    Oi Ricardo!
    Bom dia!

    Pois é, a CCRO3 vem mostrando bom desempenho sim. Mas está mesmo com dívidas que tiram o nosso conforto… Além de estar bem inflacionada nesse momento. Não penso ser seguro não… Mas de qualquer forma pode ser acompanhada e quem sabe mais adiante (gosto pessoal mesmo)…

    ————————————
    Oi Fabrício!
    Uma média de 10 anos…

    ———
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Caio

    Leitao, Ambev só tem tag along na ON(AMBV3). Mesmo tendo menos liquidez para investimento podemos escolher a ON, sem problemas ne ? para aproveitar o tag along.

    Obrigado.

  9. 9 Leitão

    Oi Caio!
    Pode-se optar pela ON sim, mas antes dê uma conferida na distribuição de dividendos. As PN pagam mais em valor absoluto, apesar de quase sempre estar com o DY atrás…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Caio

    Leitao,

    Verifiquei a distribuição dos ultimos 6 anos e a PN pagou um pouco mais, ficou assim :

    PN : 8,47 por acao
    ON : 7,70 por acao

    Mas como a cotação da ON é sempre um pouco mais barata, no final não sai a mesma coisa ?

    Obrigado.

  11. 11 Glauco Tonello

    Caio
    a diferença é pequena, mas a ON leva mínima vantagem

    8,47 / 7,7 = 1,1…ou seja 10% a mais de dividendos

    preço
    Ambv4 = 83,00 Ambv3 = 68,7

    83 / 68,7 = 1,2 ou seja 20% mais cara…possivelmente pelo fator liquidez.. mas no IG tanto faz..

    espero ter ajudado

    abraço

  12. 12 Leitão

    Oi Caio!
    Sim, ok! E o Glauco comentou bem também! Obrigado, Glauco!

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Caio

    Obrigado Leitao e Glauco…

  14. 14 Caio

    Leitao,

    Trecho retirado do pdf do resultado da AES Tiete, falando sobre as fortes quedas dos papel, direto da fonte…

    “Esse desempenho reflete a reação do mercado apos o anuncio do programa de redução de custos de energia, que apesar de nao impactar diretamente a Companhia influenciou a cotação de todas as empresas do setor de energia.”

    Falaram que nao tem impacto direto, sei la… mas pelo menos é informação da propria empresa !!!

  15. 15 fstiburcio

    Oi Caio,
    Acho que o mercado já precificou uma eventual redução nos lucros futuros de algumas empresas do setor de energia em virtude da interferência do governo.

    Vejo que o importante não é saber o quanto vai cair o preço destas ações e sim sabermos se elas continuarão bem geridas no futuro. Se sim, não tem porque se preocupar muito dentro da estratégia de IG. Pelo contrário, pode ser uma oportunidade de comprar empresa boa a preço descontado em relacao ao seu valor. Mas um impacto nestas empresas muito possivelmente vai haver.

    Mesmo que caia o lucro no curto prazo, energia elétrica sempre vai ser algo importante para o crescimento do país.

    Alguém pensa de outra forma?

    Fabrício

    ps. o mesmo do comentário acima…

  16. 16 Leitão

    Oi Caio!

    O Fabrício já disse tudo (obrigado, Fabrício!)!

    Pois é, e eu cheguei a postar um bom gráfico dela bem no dia D, vejam:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/10/11/cardapio-alternativo-geti4-10-10-2012/

    Desde aquele dia até agora já foram cerca de 20% de valorização…

    Abraços!
    Leitão

  17. 17 L.O.

    Obrigado Fabrício e Leitão!

    Então vou acompanhá-la bem de perto para saber o melhor momento de comprá-la!

    [ ]´s
    L.O.

  18. 18 Luiz

    Leitao, tudo bem? Vc ja viu algum caso de vc nao receber o valor correto de dividendo/juros capital proprio na sua conta corrente? Eu tenho por exemplo 200 a oes de bbdc4 e recebi estes dias de Jr Capital Proprio somente 1 real, nao esta estranho? Preciso ficar paranoico neste controle ou posso relaxar? Abs, Luiz

  19. 19 Leitão

    Oi Luiz!

    Não sei de casos sobre problemas no recebimento de dividendos não… Nunca vi um… Mas também confesso que sou meio relapso quanto a isso.

    Dê uma conferida na agenda de dividendos:

    http://dividendobr.com/
    (No canto direito tem um campo onde você pode informar o código da ação e vem a lista)

    Veja as datas e valores de pagamentos, e se for o caso visite o site da empresa diretamente também.

    Se ocorreu algum problema, relate aqui por favor, é bom para ficarmos sabendo…

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Luiz

    Oi Leitao,

    vi la e BBDC4 paga mensal R$0,020699791 por acao preferencial, isto quer dizerque eu tendo 200 acoes receberei mensalmente 4 reais, até aí está proximo valor. Mas vi que BBDC4 tem DY de 3%, imagino eu entao que eu deveria receber no ano para 200 ações a um valor de 32,00 cada 192 reais (32X200X3%), ou seja, o que estou recebendo de JRs Capital Proprio no ano (4 reais X 12 = 48 reais) esta bem abaixo do que eu deveria receber, a nao ser que BBDC4 pague tambem dividendos, vc sabe?

    Obrigado, Luiz

  21. 21 Leitão

    Oi Luiz!

    Você não entendeu o que é DY e o que é Dividendo, veja:

    O DY é um indicador, não um percentual para dividendos a receber.

    O DY é a relação entre os Dividendos-Ultimos-12-Meses-Ja-Pagos / Preço-Atual-Do-Papel… É uma referência dos últimos 12 meses… Uma referência para análise.

    Quer dizer que, em média, vai receber X% nos próximos 12 meses se tudo permanecer constante. Mas aí é que está a mágica dos Dividendos… Ao longo dos anos a empresa vai crescer, e vai receber proporcionalmente sempre mais. Se você comprou 01 ação ao preço de 1,00 hoje, daqui a 5 anos você vai ter 01 ação, que pagou 1,00, mas vai estar recebendo muito mais dividendos por essa mesma ação.

    Dividendos e Juros Sobre Capital Próprio são a mesma coisa. Tem que anotar o que for recebendo ao longo do ano…

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Daniel Alcântarah

    Leitão,

    O que você pensa sobre a ELPL4? É uma boa empresa? Tem uma boa administração?

    Essa semana tenho visto no mercado acionário que ela está cotada abaixo dos R$16,00, já chegou a custar R$39,00.
    Ela tem fama de pagar bons dividendos. Mas não sei muito sobre ela.
    Tenciono adiquirir um lote(100 ações)ou dois(200 ações) dela, já que está barata.
    Mas e na sua opinião, leitão? você que já tem uma certa bagagem neste ramo e já viu oportunidades “maravilhosas” não serem tão maravilhosas assim.

    Leitão, por favor, me dá uma luz à respeito dessa empresa!

    Muito grato pelo espaço!

    Bons investimentos!

    Daniel Alcântarah

  23. 23 Leitão

    Oi Daniel!

    Vamos falar sobre a Raiz dos conceitos. Assim como uma árvore não dá frutos sem boa raiz, um investidor não tem sucesso sem boa Raiz de Conceitos.

    1) Investimento não é oportunismo. Não devemos ficar ansiosos para comprar, e sim disciplinados para comprar. O sucesso não vem de boas tacadas, mas sim de boa disciplina. Pergunte-se: Qual é a minha disciplina? Compro sistematicamente ou aleatoriamente (chutadamente)?

    2) Investir é fácil, mas tem que aprender a Selecionar boas empresas e ter Estratégia para investir… Pergunte-se? Estou comprando só por impulso? Meu critério de escolha está legal? Porque estou comprando?

    3) Caro ou Barato é um conceito aparentemente simples, mas não é assim que se analisa… Você está fazendo isso errado! Infelizmente não consigo detalhar tudo por aqui….

    Elpl4 é assunto recorrente aqui no Blog, e sempre digo: Ela não me atrai. Ela está bem agora, mas teve um passado ruim, e assim como outras do setor pode ser afetada, então tem que analisar com calma… Se vai investir em algo duvidoso, que seja pelo menos em menor proporção.

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Caio

    Leitao, os lucros da Gerdau parece melhorando aos poucos e com consistencia novamente, apesar ainda das dificuldades do setor…

    Minhas perguntas :

    1) Para IG, quem mandou ela pro banco de reservas(nao venda, somente paralisou as compras) por um tempo, voltar agora seria um erro, ou um procedimento correto ?

    2) Vc acha que aos poucos ela esta voltando com a sua qualidade ?

    Obrigado.
    Caio.

  25. 25 Daniel Alcântarah

    Não,não, leitão! É um oportunismo, mas não é pelo desejo de especular não. É por ela pagar bons dividendos e estar constantemente oscilando.

    Minha estratégia, já que ela oscila bastante, seria: Comprar agora, a preço bom, ganhar bons e constantes dividendos, já que ela é uma empresa que fornece um serviço indispensável à humanidade: Enérgia eletrica. E reinvestir os dividendos quando as ações estiverem baratas.
    Ela oscila muito, isso pode ser bom! Já que minha estratégia é gerar um fluxo de caixa.

    Na pratica: uma ação da Elpl4 hj custa mais ou menos R$16,00, mas já custou, em um tempo não tão distante,R$39,00. Ou seja, mais que duas vezes o valor da atual cotação. Logo, Essa empresa, que pagou por exemplo: R$0,5 de Dividendo por ação, quando a mesma custava R$39,00, continuará a pagar esse mesmo valor, ao cara que hj compra-lá por R$16,00. Ou seja 2,43X mais dividendos e juros sobre capital, se comparar-mos proporcionalmente.

    Lote(100 ações) à R$39,00= R$3.990,00
    Lote(100 ações) à R$16,00= R$1.600,00

    Posso comprar hoje dois lotes(200 AÇÕES) à R$ 3.200,00 e ganhar 2,43 vezes mais dividendos do que quem comprou a mesma ação, um lote(100 ações) à R$3.200,00

    É uma diferença violenta!
    Amo a bolsa!

    Daniel Alcântarah

  26. 26 Daniel Alcântarah

    Só corrigindo:

    Lote(100 ações) à R$39,00= R$3.900,00
    Lote(100 ações) à R$16,00= R$1.600,00

    Bons investimentos à todos!

  27. 27 Ploko

    Daniel,

    Estude o setor elétrico, estude a empresa ELPL4… O setor está passando por mudanças drásticas que estão e irão afetar de diversas formas as empresas do setor. Ontem mesmo a ELPL4 soltou seu balanço do 3T12, aí lhe pergunto, vc leu o balanço antes de pensar em comprá-la? Por muito pouco ela não teve prejuízo, e para os próximos meses a expectativa para ela não são das melhores.

    Em relação aos ótimos dividendos pagos no passado recente, esqueça!! Isso é passado, não existe garantia nenhuma que ela irá voltar a pagar aqueles valores, nem no curto, quem dirá no longo prazo…

    Pense bem e estude antes de comprá-la, não é à toa que ela caiu tudo isso aí..

    Ploko

  28. 28 luiz

    Oi Leitao, acho que não entendeu minha duvida de bbdc4, se bbdc4 paga 24 reais ano de juros capital próprio para 100 acoes, e preço papel 100 acoes esta 3600 reais, empresa esta pagando menos de 1 porcento e no fundamentus sinaliza 3 porcento, algo não fecha.

  29. 29 luiz

    Leitao, descobri uma parte, bbdc4 paga mensal tanto juros quanto dividendos, logo 200 acoes x 0,04 da 8 reais mês que da quase 100 reais ano. 200 papeis da 6400 reais, então eu teria um percentual de dividendos de 1,5 porcento, bem longe dos 3 porcento.

    Importante aqui eh discutirmos se o que se esta sendo pago está condizente com o que se vê nos sites , não se baseiem em DY nunca, pois na pratica não se recebe isto.

  30. 30 Daniel Alcântara

    Luiz,

    E o pior de tudo isso é que foi ao ano. 1,5% ao ano, somado à tremenda desvalorização desses papeis= ?

    Daniel Alcãntarah

  31. 31 Glauco Tonello

    A todos que estão com dúvida no BBDC 3 ou 4
    A empresa paga mensalmente perto de 0,02 por ação e no final do ano ela paga o restante..ano passado foi perto de 0,60 por ação,,,ON é 10% menor

    então para as ON 0,57 + 12*0,02 = 0,81 centavos… 0,81 / 28…isso gera quase 3%

    abraço a todos

    Glauco

  32. 32 Luiz

    Glauco, perfeito, obrigado mesmo por esclarecer.

  33. 33 Leitão

    Oi Caio!
    A Gerdau sempre foi muito consistente mas, de uns anos para cá está ineficiente para gerar valor. E a situação atual não mostra melhora não.

    Realmente ela não está mais gerando Valor, ou seja, ela parece ter atingido uma curva de maturidade e agora ao invés de crescer e gerar valor, está destruindo valor.

    O que a administração tem que fazer em casos assim é distribuir o lucro, dar todo o lucro possível para os acionistas, coisa que não está fazendo e assim está destruindo valor, ou seja, retém o lucro para reinvestimento nela, só que não cresce mais…

    De agora em diante penso ser prudente não alocar mais nela. A administração da Gerdau não está voltada para os Acionistas, está olhando só para seu umbigo e para o passado.

    —————————————–
    Oi Daniel!
    O Ploko já comentou bem (Obrigado, Ploko!).

    ——————————————–
    Oi Luiz!
    O Glauco já comentou bem (Obrigado, Glauco!).

    ————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  34. 34 Caio

    Leitao,

    Verdade, esqueci de verificar o payout…

    A Gerdau lucrou 1,00 por acao e distribuiu somente 0,34 em proventos, ja a CSN lucrou 0,05 por acao e distribuiu 0,82 em proventos. Esse é
    um bom exemplo de geração de valor aos acionistas, para o setor melhor manter novas compras somente em CSN na carteira de IG. Mesmo com as dificuldades de momento ela tem grandes chances de dar muitos frutos ao longo dos anos.

    Obrigado.

  35. 35 fstiburcio

    Oi Daniel,
    Quanto a ELPL4 a possuo em carteira dentro da estratégia de IG. O último balanço dela apresentou uma queda forte nos lucros e quase ficou no prejuízo. Peguei uma época de bons dividendos com ela. Entretanto agora a história é outra com essa reviravolta no setor elétrico.
    Não me desfiz dela e o preço caiu muito. Como não vendi até agora, pretendo aguardar os próximos trimestres e estudar para ver o que vai acontecer com a ELPL. Não pretendo realizar prejuízo de forma afobada.

    Entretanto não me preocupo Pq fiz o dever de casa antes: mantive ela dentro de uma estratégia de diversificação, parei de comprar mais ações dela há cerca de 1 ano já na possibilidade de que isso ocorresse e já venho estudando outras empresas para caso o barco afunde de vez ter outra para substituir a Eletropaulo.

    Acho que comprar ela agora apenas Pq o preço está baixo não é uma boa e fazer preço médio na situação que tá é pior ainda. Vai ser um tiro no escuro … para não dizer um tiro no próprio pé!

    Bom fim de semana pessoal!

    Fabrício.

  36. 36 Luiz

    Oi Leitao, o que vc acha de Taesa, Tractebel e CPFL, em principio as menas impactadas pela nova MP? Gosta de alguma? Abs, Luiz

  37. 37 Ricardo

    Oi Leitão.
    Boa noite!!
    O que você acha da GRND3 para IG?…ela vem mostrando um bom desempenho ao longo dos anos e ta com excelentes fundamentos…qual seria sua opinião a respeito dela?
    Abraços!!

  38. 38 Leitão

    Oi Luiz!
    Taesa não acompanho, fico devendo.

    Tractebel é bem interessante sim e tem um bom histórico, vale a pena olhar.

    CPFL está perdendo fôlego, declinando. Tem que olhar com calma pois pode não valer a pena.

    Mas cada uma tem que ser analisada em particular para ver mais detalhes.

    ——————————————–
    Oi Ricardo!
    Sim, a GRND3 está fazendo bonito mesmo ultimamente, e pelo visto com muito vigor. Bons lucros, bons dividendos, bom crescimento, boas taxas de retorno, em fim… Essa realmente desperta muita atenção e merece ser olhada de perto…

    ———
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s