CHAT 29/out a 04/nov

29out12


28 Responses to “CHAT 29/out a 04/nov”

  1. 1 alexandre

    boa semana a todos os colegas.

  2. 2 Alexandre

    Leitão,

    Preciso de palavras de conforto.

    Estou presenciando fortes perdas em meus ativos e grande parte devido intervenção do governo.

    ELPL – Prejuizo de 40%
    PETR – Prejuizo de 10%
    BBAS3 – Prejuizo de 5%
    CSNA3 – Prejuizo de 20%

    Agora pra completar a ETER3 está nas mãoes do STF, a empresa corresponde a 10% da minha carteira e o julgamento de amanhã derrubou demais os preços.

    Pensei em vender tudo de ETER3 pra ao menos sair no 0 à 0..

  3. 3 Luiz

    Oi Leitao, tudo bem? Ultimo balanço da Petr4 mostra problemas de Fluxo de Caixa, mas pelo menos LL saiu do negativo, qual sua visao sobre performance dos resultados divulgados? Mercado está punindo e vendendo forte, acredita que se cair mais até os 18 abra nova oportunidade de compra? Abs, Luiz

  4. 4 Luiz

    Oi Leitao, acredita que Eter3 mesmo que amanha STF proiba venda de produtos com Amianto, a empresa tem como trabalhar seu portfolio e rentabilidade para continuar atrativa? Digo isto pois ela parece bem descontada o risco do amianto, e que os dividendos por si só já dariam mais que RF? Li algo proximo a 30% da receita com Amianto, se imaginarmos mesmo impacto no LL, mesmo assim os indicadores ficam interessantes? abs, Luiz

  5. 5 Leitão

    Oi Alexandre!

    A primeira coisa que precisa repensar é seu conceito para “Prejuízo”.

    Se você está fazendo Investimento, ou seja, tornando-se sócio de boas empresas para crescer com elas, não deveria ficar preocupado com as oscilações em bolsa.

    Esse é o grande erro/vício dos “investidores” em bolsa: ficam olhando todo santo dia as cotações no mercado, e acham que isso é investir.

    Investir é tornar-se sócio de boas empresas, montar uma boa carteira diversificada com várias ações de vários seguimentos, e ter disciplina para comprar sempre mais e mais, e mais barato se possível.

    Comprar, ficar olhando cotações e achar que cotação caindo é ruim, é não entender o que é bolsa de valores.

    Sem entender isso, não vai se tornar um Investidor de verdade, será apenas mais um aventureiro/apostador/torcedor, que só enxerga bolsa como renda fixa.

    Quando decidiu ser sócio da Eternit, você decidiu isso baseado apenas em suas cotações, seu gráfico de preços ascendente na época? Se foi, errou! Agora, se baseou sua decisão de ser sócio dela (e das outras) em cima de seu negócio, seus lucros, seu desempeno financeiro, sua administração, etc, aí sim, fez a coisa certa. Repense isso… Pois a mesma análise que fez para decidir incluir suas empresas em carteira, será feita para decidir por mantê-las.

    Recentemente comentei sobre isso com outro amigo leitor, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/09/12/chat-10-a-16setembro/#comment-13452

    —————————————
    Oi Luiz!

    Sobre a Petrobras, veja o histórico de análises dela:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/tag/petr4/

    Minha opinião sobre ela continua a mesma de todo o histórico.

    Sobre a Eternit, acabai de comentar acima com o Alexandre…

    ————————
    Abraços, pessoal! Aqui em Minas tá tão quente que está fritando ovo no asfalto! Ufa! :-)

    Leitão

  6. 6 Marcelo

    Olá Leitão e amigos.

    Também tenho a Eternit em minha carteira, em participação menor como o professor Leitão me ensinou no curso. Estou tranquilo, a Eternit é uma empresa muito bem administrada e acredito que ela deve ter uma estratégia, caso a proibição do amianto seja confirmada. Vamos aguardar.

    Abraço, Marcelo

  7. 7 Leitão

    Oi Marcelo!

    Isso mesmo!

    Esse é um exemplo de um Investidor de verdade: consciênte, tranquilo, seguro, mesmo que venha ventos fortes, continua firme, pois sabe os motivos pelo qual está investindo, sabe filtrar as empresas, sabe ter estratégia segura, independente do que venha pela frente.

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Daniel Alcântara

    Leitão, apartir de quanto em capital acumulado você decidiu se tornar um investidor profissional e deixar de trabalhar para empresas?
    E como foi no começo? Você encontrou muitas barreiras e pensou em voltar atras ou você estava decidido e não entregaria os pontos rumo à sua independência financeira?

    Valeu pelo espaço!

  9. 9 Leitão

    Oi Daniel!

    Não gosto de falar em valores, mas consegui atingir um patrimônio tal que fosse suficiente para fazer importantes mudanças na minha vida. E não é só uma questão de patrimônio, é uma questão de filosofia de vida mesmo. Tem gente que tem muito dinheiro mas não tem libertação, não sabe para que serve todo esse dinheiro que tem….

    (…)

    Sua pergunta dá um livro! :-)

    E é justamente este livro que estou escrevendo no momento.

    Meu objetivo é fazer um “livro motivacional” contanto como é DEPOIS que chegamos lá… A maioria dos livros desta área mostra a receita de bolo contando COMO chegar lá, mas penso que será interessante e muito motivador contar como é depois disso, e é sobre isso que meu novo livro vai falar…

    Na verdade estou com 03 livros no forno, mas depende da inspiração. Tem dias que fico inspirado, mas tem dias que não consigo escrever nada… Tem que dar tempo ao tempo mesmo, escrever livro é como esculpir na pedra.

    Bem, então, como a resposta para a sua pergunta é do tamanho de um livro, vou lhe contar tudo depois, assim que ele ficar pronto!

    :-)

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Daniel Alcântara

    Leitão, a pergunta não é quanto você tem hoje. Quero saber no passado com qual valor em conta você decidiu que já era a hora de trabalhar em cima daquela quantia.

  11. 11 alexandre a

    Leitao, por gentileza: Gostaria de saber qual preço médio você está em cada ação do seu cardápio, ou carteira, como queira. rrsrsrs. Para ter uma idéia do que é ser investidor a longo prazo.

  12. 12 Tiago

    Daniel, pelo que ando lendo sobre os comentarios do Leitao, não existe um ponto incial. O que existe é eh uma organização e educação continua de geração de riqueza. Voce destina parte do dinheiro obtido atravez do seu trabalho para a geração de patrimonio. No momento em que os rendimentos deste patrimonio seja o suficiente para sobrir suas despesas pessoais e TAMBEM corrigir a inflação ao longo do tempo, PIMBA, voce atingiu a independencia financeira…

    Hoje meu patrimonio me rende 30% do meu objetivo para cobrir gastos pessoais e corrigir inflação. Se eu parar hoje e decidir viver de renda, TO FRITO pois os rendimentos não darão conta.

    Preciso soar um pouco mais… mas se tudo continuar como está, projeto pra daqui 7 anos, mover estes 30% para os 100%. A partir dai, byebye patrao…. Ai é só trabalhos motivacionais e lucro só por consequencia..

    Faça os calculos… qual o valor que vc precisaria por mes para ser feliz. Quanto seu patrimonio te rende por mes? Quanto vc precisa crescer pra atingir os 100%?

    Espero ter ajudado.

  13. 13 Daniel Alcântara

    Tiago, ajudou sim!

    valeu!

  14. 14 Alexandre

    Leitão,

    Quando investi na Eternit deixei de lado as noticias e basiei-me somente nos balanços. Porém neste momento a empresa passa por uma fase crucial onde sua principal matéria prima pode ser banida.
    Será que este assunto não deveria ser olhado com mais cuidado?
    Uma coisa é eu acreditar na capacidade da empresa se recuperar ao longo dos anos, outra é eu me adiantar e evitar eventuais perdas.

  15. 15 Jose Carlos

    Caro Leitao
    Voce está deixando hibernar a ITSA4 ( acho que está tocando a LTA e talvez com oportunidade de compra- apesar de ser banco e sob ataque ) e a GGBR4 ( acho que perdeu a LTA )???.
    Poderia compartilhar tua experiencia conosco nesses casos ?
    Abs / Zeca

  16. 16 Anônimo

    Leitão, bom dia.

    Você tem em sua carteira a LOJAS MARISA (AMAR3) ? Teria algum comnetário sobre ela ?

    Abs / Alex Sá

  17. 17 Leitão

    Oi Alexandre a!

    Aqui no Blog já publico muito de minha rotina, minha carteira e minhas filosofias de investimento. Evito mesmo falar em valores absolutos, quantias, pontos de entra, saída, preço-médio,etc. pois tenho que manter um mínimo de discrição pessoal e também evitar influenciar decisões de terceiros. O que sempre busco aqui no Blog é a discussão de Conceitos, com objetivo educacional, e não comentar operações diretamente.

    O Tiago fez um excelente comentário, que mostra muito bem a filosofia da coisa (obrigado, Tiago!).

    ———————————-
    Oi Alexandre!
    Sim, correto! É isso que você deve ponderar nesse momento, a qualidade da empresa, seus fundamentos. Mas se até para a administração da Eternit é difícil lidar com a questão do Amianto, imagine para o pequeno investidor.

    O que você deve fazer é manter uma posição nela confortável (esse confortável pode variar de investidor para investidor, alguns acham confortável Zero, outros investigam mais e alocam mais).

    O que não pode é ter posições Vulneráveis, ou seja, alocação em que você fica desconfortável e que pode lhe prejudicar em demasia caso dê errado.

    O erro faz parte, ora ou outra vamos errar. Sempre haverá um percentual de empresas em nossa carteira que, por mais que tenhamos analisado com calma cada momento, vão nos decepcionar. Não podemos evitar sempre o nosso erro, mas podemos administrar as conseqüências dele.

    ——————————————
    Oi Zeca!
    Estou acompanhando diariamente sim, e assim que der uma leitura bem clara publico aqui para os amigos.

    Uma das grandes virtudes de um bom Especulador é a paciência de aguardar o melhor momento para atuar. Muitas vezes ficamos ansiosos e acabamos nos precipitando, montado posições não tão boas, e isso reverte-se em prejuízo.

    Eu prefiro perder uma oportunidade de compra do que entrar precipitadamente em um trade não tão claro.

    ———————————————
    Oi Alex Sá!
    Bom dia!

    AMAR3 ainda é um embrião na bolsa, precisa mostrar muitos resultados ainda. Ela está com lucros ainda não convincentes, nada de dividendos, margens apertadas…

    Alocar dinheiro nela nesse momento seria apenas uma Aposta, e não um Investimento.

    Somente uma análise muuuuuito detalhada, frequentando os churrascos da gerência, para poder ter uma idéia clara do que vem por aí…

    Temos melhores opções na bolsa nesse momento.

    ————————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  18. 18 Marmota

    Oi Leitão, parabéns pelo excelente trabalho.
    Acompanho o blog diariamente, apesar de não escrever todos os dias.
    Estava pensando em colocar a LREN3 em meu IG.
    O que você me diz sobre ela?
    Alguma coisa que pesa contra?
    Apesar de não ter em carteira, você gosta?
    Abraço.
    Marmota.

  19. 19 Leitão

    Oi Marmota!
    Valeu! Obrigado pelas visitas!

    A Renner está muito bonita na foto sim! Desempenho constante, consistente, pé-no-chão, lucros constantes e também vigorosos… Tudo de bom nela.

    Está um pouco salgada no momento, preço no mercado alto, mas nada que impeça de adicioná-la na lista de compras para a Estratégia de Investimento Gradual, uma vez que neste caso o que mais pesa é a Qualidade da empresa, e não seu Preço atual.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Luiz

    Oi Leitao, tudo certo? Para o mercado acionario brasileiro, estamos em crise? Ou seja, estamos com volumes abaixo do normal, estrangeiros mais vendendo que comprando, indicadores das boas empresas com bons multiplos para compra? Ou ja nos afastamos da crise e as empresas nao estao tao baratas assim? Se puder nos dar uma visao macro do momento atual, sem previsoes, somente como esta a situacao agora, nos ajudaria muito, quem sabe aquele seu grafico de 10 anos atualizado se tiver pode nos ajudar a ver mais claramente se estamos ou nao em crise na bolsa brasileira…abs, Luiz

  21. 21 Leitão

    Oi Luiz!

    Na minha modesta e estreita opinião, estamos em período de Acumulação, onde as riquezas estão trocando de mãos e os verdadeiros Investidores estão semeando seu capital em diversas oportunidades.

    Enquanto a maioria das pessoas fica desafinada, cética, estagnada e amedrontada, gastando seu capital em carros novos, consumismo, ou deixando seu dinheiro na renda fixa, os verdadeiros Investidores estão fazendo seu papel de procurar bons investimentos. Um momento de muito trabalho mas também de muita satisfação para os Investidores de verdade.

    Depois, quando vier o novo ciclo forte de alta, será a hora dos Investidores saírem de cena, colocarem as barbas de molho, colher o que plantaram. Será momento de euforia desvairada da massa, e momento de tédio e falta de oportunidades para os Investidores, mas claro, “tédio” com bolso cheio.

    Essa história é o próprio ciclo das bolsas de valores… E é pura futurologia minha, não tem nada de técnico e matemático nisso não. Apenas um comentário tolo de um investidor…

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Luiz

    Oi Leitao, perfeito, sueitava isso tambem, quando o medo ainda impera o momento é para aproveitar….

    Mudando de Pato para Ganso, e a Kroton, 100 pct de crescimento, passou a dar bons lucros ultimos 3 anos, PL elevadissimo, qual sua visao sobre esta empresa? Ainda uma novata e uma aposta ou ja se pode dizer que com atual gestao melhores lucros virao?

    Abracos, Luiz

  23. 23 Marmota

    Muito obrigado Leitão.
    Abraço.
    Marmota

  24. 24 Leitão

    Oi Luiz!

    Kroton é um embrião ainda, e não dá para analisar a menos que mergulhe dentro da empresa, tome café com o gerente, vá jogar poker com os cunhados do dono…

    Tem gente que gosta, e a energia dispendida para essas investigações costuma valer a pena quando se encontra boas oportunidades. Mas isso é para poucos, tem que ter muito tempo livre e animação mesmo.

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Luiz

    Oi Leitao, bom dia, obrigado sobre a Kroton. Vc disse algo curioso, quando vier a forte alta é hora de colher o que se plantou, isto quer dizer realizar lucros ou apenas deixar na carteira e com satisfacao ir vendo seu patrimonio crescer? Pelo que eu le,bro, vc orienta em quase nunca realizar lucros, correto? Abs, Luiz

  26. 26 Leitão

    Fica a seu gosto…

  27. 27 Luiz

    Oi Leitao, uma duvida conceitual, vc acha ter 20 empresas de qualidade na carteira muito? Ou esta no limite do indicado? Abs, Luiz

  28. 28 Leitão

    Oi Luiz!

    O mais importante é o que você descreveu: a Qualidade das empresas em carteira.

    Se puder manter 20 empresas de qualidade, ótimo! Quanto mais, melhor, desde que tenha condições para manter os aportes equilibrados entre elas e possa monitorar a qualidade de todas ao longo dos anos.

    Sempre falo que um mínimo de 10 empresa é necessário, nunca menos que isso. Se puder manter alocações em mais empresas, e puder monitorá-las, melhor ainda.

    Algumas pessoas lêem sobre Warren Buffet e ficam achando que o que se aplica a ele aplica-se ao pequeno investidor, ou seja, Buffet gosta de comprar as empresas por completo e interferir em sua gerência, e para isso ele mantém menos empresas em carteira. Coisa que não cabe ao pequeno investidor. Tem gente que coloca 02 ou 03 empresas em carteira e fica achando que está fazendo igual ao Buffet, não é por aí…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s