CHAT 22 a 28/outubro

22out12


40 Responses to “CHAT 22 a 28/outubro”

  1. 1 Tiago

    Leitao, eu sei que nao tem muito a ver com o proposito deste site, mas voce ja ouviu falar da Empresa Monavie? Uma empresa de alimentos que eh baseado em mercado multinivel.

    Se voce possui alguma opiniao formada sobre esta empresa, gostaria de saber a respeito. Ela nao eh de capital aberto, portanto nao eh o foco deste blog, mas se vc puder soltar algum comentario, eu agradeco.

    Um conhecido meu comprou uma franquia e agora esta doido para que eu entre tambem. Ele diz que eh garantia de ganhos altos na certa. Mas eu acho que tem um pouco de piramide financeira neste negocio. Se voce puder contribuir, eu agradeco.

  2. 2 Christoph Alexander Kühnel

    Tiago

    Enquanto o Prof. Leitão não responde vou dar aqui a minha opinião.
    Mesmo não conhendo a Multinivel…
    Não existe “garantia de ganhos altos na certa” É proporcional ao risco…

    Jamais invista em algo que não tenha condições de avaliar todos os riscos envolvidos.

  3. 3 Leitão

    Oi Tiago!
    O Christoph fez uma observação muito pertinente já…

    Olha, não tenho conhecimento da tal empresa e o que fiz foi só visitar o site da mesma.

    O que posso dizer é que não existe grana fácil. Tudo que é bom é batalhado com dedicação e trabalho.

    Se você tem talento/inclinação para a coisa, gosta e tem determinação, seja faxinando ruas ou pilotando avião, vai ser bem sucedido.

    Pode ser o ramo de negócio mais rentável do mundo, se você está ali só pelo dinheiro, não vai ter sucesso.

    Vale a pena reler a frase anterior.

    Veja se tem realmente alguma inclinação para área de Vendas/Marketing, pois é o que parece nessa tal Monavie…

    Tem gente que atira para todo lado, só com olho no dinheiro. Eu era assim. E sempre me dava mal… Trabalhar pelo dinheiro é uma coisa que não tem sucesso no longo prazo. Trabalhe pela sua inclinação, seu dom, seu talento, e o dinheiro virá!

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Jose Carlos

    Caro Leitao
    Em resumo…NAO CORRA ATRAS DO MILHÃO….FAÇA COM QUE ELE CORRA ATRAS DE VOCE !!!

    Abs / Zeca49

  5. 5 Leitão

    Isso, Zeca! :-)

  6. 6 Anônimo

    Oi Leitão.
    Há quanto tempo atrás vc adicionou a última empresa no cardápio?
    Se fosse incluir alguma nova empresa hoje quais seriam candidatas?

  7. 7 Leitão

    Oi “Anônimo” (você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)!

    As principais empresas das minhas carteiras estão aqui no Blog, no menu lateral “cardápio” aí em cima, com todo o histórico de análises… Todas as bons anos…

    Tenho outras empresas, mas nem sempre consigo publicar tudo aqui no Blog porque primeiro dá trabalho, e segundo porque tento evitar publicar demais para não influenciar a terceiros.

    Esse ano eu tinha prometido abrir mais análises aqui no Blog, mas já estamos em Outubro e até agora não deu…

    Até poderia abrir mais, comentar mais sobre minhas operações, mas realmente tenho que ter responsabilidade com os amigos leitores… Gosto de poder analisar e escrever com calma, poder tirar as dúvidas dos amigos, responder a todos, etc… Isso toma tempo, então vou ter que ir abrindo aos poucos mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Daniel Alcântarah

    Grande leitão! Parábens, andei dando uma olhada nos links recomendados e gostei bastante.

    Leitão, tenho algumas cotas em alguns fundos de ações(sei que é melhor investir diretamente em ação, mas acredite: os 2% de taxa administrativa anual é inferior a um mês de taxa de cústódia no meu banco) são eles: petrobras, cielo,bb, e fundos de energia e financeiro (estes dois últimos, não tenciono tê-los comigo além do tempo necessário para recuperar a grana que estou perdendo neles). Pretendo fazer um plano de longuissimo prazo com apenas quantro fundos de ações: Petrobras, vale, cielo e bb. E pretendo deixar-los quietinhos por no minimo 5 anos(fazendo alguns alterações necessárias em pequenos intervalos de tempo), cara, a minha dúvida é a seguinte: Devo investir mais recursos nesses fundos ou, apartir de agora, direcionar meus recursos para a poupança?
    Acredito que essas empresas estão com seus preços inferiores à seus valores, e por tanto não seria uma má idéia me tornar sócio delas e crescer com elas atraves dos próximos anos, ou quem sabe das próximas décadas.

    obs: Leitão, sei que é muito melhor investir diretamente em ações, mas pretendo investir nesses fundos por eles serem mais rentaveis do que as aplicações de renda fixa. E por tanto quando tiver acumulado uma quantia boa, irei investir apenas de maneira direta.

  9. 9 Leitão

    Oi Daniel!

    Se está ciente de que investir em fundos é pior do que investir diretamente, de que está pagando taxas, etc,… Ok! Nem vou entrar no mérito…

    Vamos lá:

    – Quando se Investe nosso objetivo e entrar para a sociedade das empresas, então a noção de “estou no negativo, estou perdendo dinheiro” é errada! Oscilação de cotações não é perder dinheiro. Você não comprou um bilhete de bingo, você entrou para a sociedade de empresas… Tem que entender isso, e enquanto continuar achando que oscilação para baixo é perder dinheiro, não vai entender o que é Investir.

    – Estrategicamente, devemos ter parte em Renda Variável, parte em Renda Fixa. Desta forma, o total de recursos que poupar ao longo dos anos deve manter um equilíbrio saudável entre o dinheiro em ações e o dinheiro em renda fixa. Por padrão, 50/50%… Mas quanto mais entender do assunto, mais vai poder alocar em Renda Variável….

    – Investir no chute não é legal, e é isso que está fazendo. Está baseando suas ações em suposições, chutes, senso comum, opiniões de terceiros, etc… Ou seja, tudo errado!

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Daniel Alcântarah

    rsrsrs Concordo! Talvez eu esteja chutando mesmo. E bolsa de valores não tem paciência e nem piedade com quem não sabe o proximo passo à dar, e o porquê dar? Vou manter então um patrimônio 100% em renda fixa, de preferência a poupança. E vou reinvestir o tempo que dedico à pensar em mercado de ações,em tempo de estudo. Estudarei bons livros. Já tenho um em mente: O investidor inteligente– Benjamin graham.
    Não irei perder tempo com livros de finanças pessoais, tipo: como ganhar um milhão, pense e enriqueça, o segredo da mente milionária, entre outros. Livros esses que considero “mais do mesmo”. Pois, por mais que se falem e falem, sempre terminam passando as mesmas mensagens: Poupe mais do que ganha, não faça dividas, forme uma poupança e invista o capital em um tipo de negócio que você conhece bem e seja rentável.
    Por tanto, vou deixar a quantia que tenho em fundos de ações congelada. Ela servirá apenas como atividade prática. Utilizarei esses fundos como uma espécie de ferramenta de estudo, sendo o meu foco principal a formação de capital de giro(na própria poupança, pois é mais simples e só terá a tarefa de tentar manter o valor do patrimônio atualizado), enquanto eu me aperfeiçou no mercado financeiro e nos diversos tipos investimentos.
    Cara, valeu pela concientização! Se eu não aprender isso agora que sou jovem, quando irei aprender?

    Forte abraço e fica com Deus!

  11. Monavie = Marketing Multi Nível = pirâmide = Esquema Ponzi = golpe!

  12. Sobre golpes, há poucos dias alguns blogueiros andaram comentando. Tem esse site que trata muito bem sobre os negócios ao melhor estilo MMN (Marketin Multi-Nìvel)

    http://industriadadecepcao.wordpress.com/

    Minha dica: isso é furada! Igualzinho pirâmide: vc só conseguirá ganhar dinheiro se convencer outras pessoas a entrar no esquema.

    Quem participa disso sabendo como funciona é, no mínimo, um cara de mal caráter.

    []s a todos!

  13. 13 Leitão

    Oi Daniel!
    Muito bem! Isso mesmo!

    Olha, com sua idade e essa boa consciência você vai longe! Eu errei muito para aprender, mas aprender acertando é bem melhor.

    Você tem um bem muito valioso em seu poder: O Tempo. É jovem! Então, como falamos aqui em Minas, está com a faca e o queijo na mão!

    Conhecimento + Tempo + Poupança = Vai dar certo!

    Abraço!
    Leitão

  14. 14 Luiz

    Leitao, tudo bem? Nao estaria Coce5 com uma grande oportunidade de compra para IV e ainda mais considerando dividendos dela? Por outro lado, se ela tiver realmente capital fechado, nos minoritarios seriamos impactados? Esta eh razao da queda de hoje? Abs, Luiz

  15. 15 Irwin Vlad

    Luiz,

    Segue comunicado, do site da Enersis, controladora da Coelce, referente ao aumento de capital provavelmente amanhã ficaremos sabendo sobre o possível fechamento de capital da Coelce:

    “Tras seis semanas de trabajo, IM Trust y Claro y Asociados Ltda., los dos evaluadores independientes mandatados por el Directorio y el Comité de Directores de Enersis, respectivamente, están próximos a finalizar su trabajo relativo al análisis del aumento de capital de la compañía, el que será entregado formalmente el miércoles 24 de octubre.

    El mercado y, particularmente los accionistas de Enersis, contarán con una gran cantidad de información, de primer nivel e imparcial, para tomar la decisión que aporte mayor valor a la compañía.

    Durante este periodo, los evaluadores tuvieron la oportunidad de participar en Business Review con los responsables (Directores Generales) de cada uno de los países donde está presente el Grupo en América Latina (Chile, Argentina, Brasil, Colombia y Perú) y sostener diversas reuniones de trabajo. La compañía puso a disposición de los evaluadores toda la información requerida y se respondieron en tiempo y forma más de 600 consultas de carácter financiero, regulatorio, legal y operativo.

    En paralelo, los evaluadores accedieron a un sistema de información directo y único (data room virtual), donde se encontraban disponibles documentos con el detalle financiero, contable y de operación, entre otros, de la compañía y las respectivas filiales.

    Profesionales de los equipos evaluadores de IM Trust como de Claro y Asociados visitaron”

  16. 16 Carlito

    La pregunta?

  17. 17 Antônio

    Amigos,

    Porque minoritário perde com fechamento de capital ?

    Obrigado

  18. 18 Leitão

    Oi Luiz!
    Investimento em Valor é uma estratégia complexa que exige uma análise detalhada e longa, infelizmente não consigo passar isso apenas em uma mensagem aqui no Blog.

    —————————-
    Oi Antônio!
    Minoritários não necessariamente são prejudicados. Em geral, as boas empresas são muito responsáveis quanto a isso, oferecendo um valor de recompra compatível e justo…

    A melhor forma de acompanhar as notícias de cada empresa é visitando seu site na seção de RI e assinando suas newsletter…

    ———–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  19. 19 Hagar

    @ Tiago

    Sugiro que você leia com cuidado o blog que o dimarcinho indicou.
    Em um dos posts alguns leitores fazem comentários sobre a Monavie.
    Não entrei no site da empresa, mas pelos comentários é outra Herbalife da vida…

    Resumindo: corra dessa!

    []s

  20. 21 Luiz

    Oi Leitao, tudo certo? Acredita que Coce5 vale uma atualização? Abs, Luiz

  21. 22 Anônimo

    itsa4 deu sopa mais uma vez rerere

  22. 23 luiz

    Oi Leitao, tudo bem? Dei que fala que bolsa caindo ou subindo é bom, mas as vezes desanima ter ela 4 anos de lado, será que volta a subir no LP ou tem chance de virar uma bolsa japonesa? Abs Luiz

  23. 24 Leitão

    Oi Luiz!

    Um dos maiores erros/vícios das pessoas em bolsa é basear seu olhar no gráfico do IBOV, olhar para o índice e achar que bolsa é aquilo. (Os noticiários então, só focam no IBOV).

    Não é!

    Bolsa são empresas!

    O Índice IBOVESPA é apenas um milk-shake médio de umas 100 empresas, nem sempre boas.

    Veja aqui de forma bem clara alguns exemplos de desempenho da “bolsa” – empresas:

    O índice IBOV é composto muito fortemente por Vale e Petrobras, e por isso quando duas empresas ficam mais devagar, o índice inteiro fica. Isso sem falar das empresas de péssima qualidade que também estão no índice, como Gol, Cosan, ALL, MMX, Eletrobras, Braskem, LLX, Kabin, OGX, etc.. (Veja se algum investidor de verdade, em sã consciência, iria montar uma carteira com essas coisas aí!!)

    Mas em nossa carteira de ações não tem só Vale e Petrobrás, tem muitas outras ótimas empresas que vão levando o time todo para o ataque. E time bom! Sem fumos como comentei acima…

    Um abraço!
    Leitão

  24. 25 MarcosW

    Leitao!
    Uma pergunta sobre ouro.
    Tambem sou da opiniao de que ouro nao eh investimento.
    Mas para uma eventual forte desvalorizacao da bolsa de valores, nao seria interessante ter uns 10% da carteira de investimentos em ouro para poder investir em acoes baratas oportunamente?
    Abraco.

  25. 26 Leitão

    Oi Marcos!

    Poder pode, mas se você quer reserva de capital para usar em momento estratégico, o melhor para isso é Renda Fixa (Tesouro Direto ou Poupança).

    Ouro sofre oscilações através da Oferta e Procura da mesma forma que ações em bolsa.

    Se achar interessante ter um pequeno percentual do patrimônio alocado em ouro, a título de diversificação de investimentos, ok. Mas analise outras opções também… Diversificar é sempre bom, desde que se entenda bem o setor que se está atuando. Por exemplo: Tem gente que está na febre dos Fundos Imobiliários, mas não entende bulhufas dessa área… Sem prestar atenção ao que se está fazendo, até atravessar a rua é arriscado.

    Um abraço!
    Leitão

  26. 27 Gilson

    Olá Leitão

    O que você nos diz sobre a EMBR3 para investimento gradual?

    Abraços

  27. 28 Frederico

    Oi Leitão.
    O que acha de ODPV3?
    É uma boa opção de investimento para um dentista como eu?rsrsrs

  28. 29 Leitão

    Oi Gilson!

    Embraer é fumo! Não sai do lugar, sua fatura não desenvolve, seus lucros só recuam, uma administração e um setor críticos! Não compensa mesmo perder tempo com ela…

    ———————————–
    Oi Frederico!
    Rsss… Olha, você, como Dentista, pode até ter opção de investigá-la com mais cuidado, mas realmente ela não está chamando atenção… Seu desempenho está razoável, mas nada que convença ainda.

    Como disse, já que você é dentista, pode analisá-la por dentro. Rss..

    ———————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  29. 30 Luiz

    Oi Leitao, e a Cielo , te chama atencao? Abs, Luiz

  30. 31 Leitão

    Oi Luiz!
    A Cielo está indo muito bom sim, lucros regulares e crescentes, e setor bem aquecido. Pode ser olhada com mais atenção sim. O único contra é que anda é muito nova na bolsa, e como sempre falo, empresa nova é uma caixinha de surpresas, e nestes casos costumo fazer alocação menor e pulverizada.

    Um abraço!
    Leitão

  31. 32 Daniel

    Mas a cielo pode estar com seus preços inflacionados demais no momento?

    -Cresceu mais ou menos 100% em menos de 3 anos.

  32. 33 Leitão

    Oi Daniel!
    Na verdade não. Não é só o Preço em bolsa que define se está caro ou barato, e sim o Lucro que a empresa gera… Se ela gera mais lucros no passar dos anos, os preços podem subir, e ainda sim não ficar cara… Análise de Valor.

    Abraço!
    Leitão

  33. 34 Luiz

    Oi Leitao, obrigado pela rapida resposta! Abs e bom final de semana, Luiz

  34. 35 Anônimo

    Leitão, me diz uma coisa: De quanto em quanto tempo as empresas distribuem dividendos, juros sobre capital e tudo mais?

  35. 36 Leitão

    Oi Anônimo (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)!

    A distribuição de dividendos/juros não segue um padrão ou data certa, ela acontece em média umas duas vezes por ano. Algumas empresas gostam de pagar em 03 ou 04 vezes ao ano.

    Para quem já tem uma carteira de ações maior e mais madura, fica até complicado acompanhar, pois toda hora cai dinheiro na sua conta e você nem sabe de onde vem direito… Rsss… É um problema muito bom esse! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  36. 37 Daniel Alcântara

    Olá leitão!

    Sou o anônimo da pergunto anterior, a respeito da distribuição de dividendos.

    Se possível for, ficarei muito grato se você me tirar outras dúvidas importantes.
    Dúvidas essas, que podem transformar um aspirante à especulador em um bom e inveterado investidor. Que busca valor e formação de um patrimônio sólido. E não lucros rápidos e perigosos.
    Leitão a pergunta é a seguinte: Se eu obtiver um lote de ações de uma determinada empresa por x valor, e ao decorrer dos anos essa ação baixe muito ou suba muito, a minha participação nos dividendos por ação seria a mesma?
    Outra dúvida: Se eu buscar valor, buscar crescer com a empresa (dividendos e juros sobre capital= reinvestir o lucro na compra de mais ações) seria imprudência minha investir em apenas duas empresas? Empresa de setores diferentes lidere em seus setores, com bons fundamentos e bem administradas e que estão baratas.

    Leitão, li o livro O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA, e achei fantásticos os ensinamentos que aprendi com ele. Fiquei muito entusiasmado com uma das mensagens principais do livro: Poupar, não adquirir divida (ou saldar as dividas, caso as tenham) formar patrimônio e investir o montante acumulado em anos em um negócio lucrativo e que conhecemos bem. Interessei-me também, pelo fato de o livro estar constantemente focando a questão de construir uma posição sólida e ser respeitado entre os homens. Fantástico!
    E agora estou decidido a fazer do mercado de ação, uma forma de fazer meus “escravos dourados” e os filhos deles, trabalharem duros para mim.

    Excelente livro! E recomendo a todas as pessoas; independente de raça, crença, posição social, que queiram construir patrimônio através de poupança e investimentos rentáveis e seguros!

    Leitão, forte abraço e fica com Deus!

  37. 38 Leitão

    Oi Daniel!

    Os dividendos são pagos pela Qtde de ações, independente se as cotações estão altas ou baixas. Você, ao comprar ações, tornou-se sócio da empresa, comprou uma certa quantidade de ações, virou detentor de parte da sociedade e tem todos os direitos que o presidente da empresa tem.

    Esse é o grande barato do mercado de ações. O pequeno investidor é tão dono e senhor da empresa quanto o presidente da mesma.

    E comprar apenas 02 empresas é sim imprudência. Deve manter um mínimo de 10 boas empresas em carteira, equilibradas e com aportes regulares ao longo dos anos. Regra simples e básica como olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua.

    Sobre o livro, é ótimo sim. Fez parte das minhas várias leituras quando comecei, e pertence à minha biblioteca particular com carinho.

    A sabedoria da humanidade não está nas páginas do jornal do dia ou na última edição da revista colorida das bancas. Está nos velhos livros empoeirados das bibliotecas, que ninguém lê…. Geralmente, quanto mais velho um livro, melhor ele é. Naquela época não havia smartphones e então a humanidade só tinha os livros como mídia, era bem melhor.

    Um abraço e bom sábado!
    Leitão

  38. 39 Daniel Alcântara

    Valeu mesmo,leitão!

    Agora já sei mas ou menos o que devo fazer. Escolherei cuidadosamente as empresas que farão parte de meu portifolio. Considerarei 10 boas empresas como postura padrão de diversificação
    , e farei investimentos graduais e balanciados nelas por muitos e muitos anos. Usando como forma de diminuir custo nas operações, aplicarei em intervalos de trimestres ou semestres.

    “A sabedoria da humanidade não está nas páginas do jornal do dia ou na última edição da revista colorida das bancas. Está nos velhos livros empoeirados das bibliotecas, que ninguém lê…. Geralmente, quanto mais velho um livro, melhor ele é. Naquela época não havia smartphones e então a humanidade só tinha os livros como mídia, era bem melhor.”

    Simples assim!

    Mais uma vez muito obrigado e bom final de semana!

  39. 40 Tiago

    Obrigado Leitão e a todos que me responderam sobre a minha pergunta inicial sobre a Monavie. Me ajudou bastante na minha decisão. Realmente é furada sim!!!!

    Valeu Hagar e dimarcinho pelos links. Eles me ajudaram bastante em informação sobre modelos MMN. TO FORA!!!

    Abracos


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s