CHAT 15 a 21/outubro

15out12


37 Responses to “CHAT 15 a 21/outubro”

  1. 1 Celso

    Leitão, bom dia! Acompanhando o Blog.

  2. 2 Max Jorge

    Olá Leitão, você tem me dado bons nortes em investimentos em ações. Essa é a segunda vez que te faço praticamente a mesma pergunta. Por favor, atenda-me. Tenho como referência um punhado de índices fundamentalistas para escolher minhas ações. Você me faria o favor de por em ordem decrescente de importância os seguintes índices na seleção de ações dentro da perspectiva fundamentalista e de longo prazo? Sigo o Fundamentus, o guiainvest e alguns livros, vamos lá: P/L, P/VPA, PLC, regra 72, ROE, PSR, L/P, P/FATURAMENTO, P/EBITIDA, DY, LIQUIDEZ CORRENTE, MARGEM BRUTA, MARGEM LÍQUIDA, DÍVIDA BRUTA/PATRIMÔNIO, DY/VPA, EV/EBIT, PEG, CRESCIMENTO. Muito grato. Max Jorge

  3. 3 Leitão

    Oi Jorge!

    Esse assunto não consigo tratar assim superficialmente através de uma única mensagem.

    Selecionar boas empresas e investir de forma inteligente não é complicado, todos podem fazer. Mas também não é tão simples a ponto de eu conseguir explicar tudo por aqui.

    Para começar, guie-se pelo indicador mais importante, que é o Lucro. Depois vem todo o resto. Se uma empresa não tem bom desempenho em lucro, o resto não interessa.

    Poderia até escrever umas 03 páginas explicando um por um dos indicadores, mas isso você encontra aos montes aí na Internet. O diferencial é poder entender a postura de um Investidor, a visão correta que se tem que ter sobre bolsa, investimento e sobre si mesmo. A melhor forma de eu lhe ensinar isso é quando puder e animar vir para a turma, assim como está ocorrendo com a Turma Águia Harpia que já está em andamento…

    Mas aos poucos vamos aprendendo mais… Fique sempre à vontade aqui no Blog!

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Tiago

    Leitao!!! Bem que dizem por ae… o melhor dom de um professor eh a paciencia… Olha a pergunta do Cara…!!!

    Max Jorge nao me leve a mal, mas esse tipo de pergunta mostra que vc quer receber uma resposa toda mastigada e pronta para ser usada.
    Nesse mundo, tudo que eh mastigado, pronto pra usar, que seja util e que funcione, eh muito caro para ser entregado assim de bangeja. E claro, seria muita irresponsabilidade do leitao fazer isso sem que o recebedor desta resposta tenha um embasamento (qualitativo ou quantitativo) sobre o que esta recebendo.

    Acredito que a resposta que vc esta procurando soh vira com estudo e pesquisa….

  5. 5 Anônimo

    Pô deixa o cara perguntar…Vai que cola…!

    Hehehehhe.

  6. 6 Ronaldo

    Sem que o cara entenda toda a lógica por trás da resposta do Leitão para esta pergunta seria impossível entender por completo. Acredito que só tendo um acompanhamento bem de perto, como é feito nos cursos dele, a pessoa consiga entender todas as nuances do assunto.

    Há muita coisa a ser desmistificada, num breve comentário é impossível dizer tudo e, se fosse feito, seria de forma incompleta e irresponsável, características que não pertencem ao Leitão :D

    Vem participar do curso e fazer parte do nosso buteco!! Lá rola muita informação quente sobre a bolsa e outros investimentos :D

    Abraço!

  7. 7 Rafael Holanda

    Leitão ,eu percebo em suas análises que as retas traçadas como suportes ,nao tangenciam exatamente todas as mínimas dos vales ,muitas inclusive,passam até longe desses valores , voce poderia explicar qual critério e utilizado no traçado dessas retas ? obrigado ,um abraço !

  8. 8 Leitão

    Oi Ronaldo!
    Obrigado!! :-)

    —————–
    Oi Rafael!
    Uma linha de tendência em um gráfico tem a função principal de mapear o comportamento psicológico da multidão, e para isso devemos identificar os zig-zags principais do movimento a ser lido e balizar com a linha. Não é nosso objetivo ser preciso milimetricamente, mas sim identificar o comportamento da massa naquele momento…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 vulc

    leitão tentei colocar essa linha de tendencia de alta curvada que vc colocou na geti4 não consegui isso no metastock tem algum segredinho ai para colar ela se poder me de uma dica desde ja agradeço

  10. 10 Leitão

    Oi Vulc!
    Para períodos maiores (anos e anos) é bom usar escala Semi-Log. Neste caso eu usei a Linha de Tendência Semi-Log (Semi-log Trend Line)… No menu de opções do MetaStock o botão para ela fica perto da linha normal, logo abaixo…

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Max Jorge

    Caros Leitão, Tiago, Anônimo e Ronaldo. Esperava que os comentários de vocês viesse com uma boa carga de compreensão do que eu queria saber. Tenho lido exaustivamente e ao longo de meus dos meus estudos colecionei dezenas de índices e parâmetros que sinalizam valores positivos e negativos na identificação de empresas para composição de uma carteira de ações fundamentalista. Não pedi a significado dos indices relacionados. Isso eu sei. Perguntei apenas quais indicadores são mais seguros e significativos na opinião do Leitão (viu, Leitão?). Sabemos que os autores divergem bastante sobre isso. Numa escala de 1 a 10, qual a consistência desses índices? Acho que a cor dos olhos dos presidentes de empresas, ao contrário do que o Lula disse, é um indicador absolutamente sem significância estatística na escolha de ações. Para esse indicador eu daria nota zero. Você, leitão. tem alguma idéia do gráu de firmeza dos indicadores que selecionei. Qual a opinião do Tiago, do Anônimo e do Ronaldo? Se eu fizer seu curso você me dá a resposta? Abraços. Max.

  12. 12 Leitão

    Oi Jorge!
    Eu entendo bem como se sente… Realmente quanto mais se procura informações sobre o tema bolsa, mais confuso a pessoa fica. A quantidade de informação desconexa, errada ou irresponsável que se encontra por aí é enorme.

    A alguns anos atrás até postei sobre isso:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    Se formos discutir a relevância de cada indicador, as filosofias em volta de cada postura ao analisar, etc, vamos levar semanas no tema. Eu realmente não consigo ser superficial nesse assunto. Ou sou profundo e responsável, ou nem toco nele.

    Todos os indicadores que você comentou, Jorge, são importantes. Nenhum deles é irrelevante, e nenhum deles é totalmente bom. Eles só são importantes em conjunto, e a forma de se olhar para eles é que faz a diferença.

    É como duas pessoas diante do mar. Uma pode estar totalmente tomada pela alegria de ver aquela imensidão sem fim de água, e a outra totalmente triste por ver aquela imensidão sem fim de água.

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Anônimo

    Ronaldo! Brilha muito no curíntia!

    Valeu pelo incentivo. É isso mesmo.

  14. 14 Anônimo

    Max Jorge (não ‘o da Carminha’)…heheeheh…desculpe mas depois que aprendi o essencial e principal sobre a bolsa…até a última semana da novela dá tempo de assistir…hehehehe

    A resposta para sua segunda pergunta é sim.

    A resposta para sua primeira pergunta, você já tem. Já foi dada.

  15. 15 Anônimo

    Ah, detalhe…não leva nada na maldade não…
    Aqui todo mundo é da Paz…as vezes forço um pouco ‘na esportiva’…mas é todo mundo na boa.

    O espaço aqui é dez……vezes dez!

    Está saindo anômino…pois com nome o pc aqui não está publicando…

  16. 16 ALSouza

    Max Jorge,

    talvez você queira ver o tabelão para classificar papeis que o usuário T3 compartilhou aqui no blog. Faça um busca por “T3” que você chega nela. Note que é para investimento gradual.

    O lucro tem peso duplo, bem alinhado com o comentário do Leitão. O cara aprendeu bem.

    Aliás, já está passando da hora de ele soltar a versão 2012 da tabela, não?

    Abraço a todos.

  17. 17 Gustavo

    Mudando de assunto, Leitão, vc acha interessante alugar ações da carteira de investimento gradual?

  18. 18 Leitão

    Oi Gustavo!
    É válido sim, mas eu, particulamente, não tenho paciência para isso, nem sempre compensa… Há quem goste, mas…

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Flávio Luiz

    Olá Professor Leitão;
    Ainda não comecei a investir na bolsa, pois estou apenas iniciando os estudos para começar a entender um pouco mais sobre o assunto. Já li o seu livro que me enviastes há poucos dias e achei ótimo. E tenho acompanhado o resumo semanal do seu Chat (pretendo,começar a acompanhar diariamente assim que organizar um pouco melhor o meu tempo) e gosto muito. Mas, sinto que falta esmiuçar mais os conceitos envolvidos nos assuntos tratados (e isso você sempre diz que explica nos seus cursos).
    Mas, como eu sou do interior do Rio Grande do Sul (cidade de Taquara), tenho muita dificuldade de participar dos seus cursos (aliás, nem sei onde eles são ministrados, será em BH?). Não tens, por acaso, a intenção de vir ministrar o seu curso em Porto Alegre ou outra cidade do Estado nas próximas semanas?
    Eu, com certeza, seria um dos teus alunos, elevaria mais alguns comigo. Dá uma olhada nessa possibilidade, por favor.
    Outra sugestão: Que tal transformar o teu curso em um livro bem didático?
    E muito obrigado pelas dicas gerais que eu estou aproveitando para me preparar para começar a investir ainda neste anos, se tudo correr bem.
    Abraço.
    Flávio.

  20. 20 Leitão

    Oi Flávio!
    Obrigado pelas visitas e é bom saber que já me acompanha a mais tempo, e inclusive leu meu livro! Obrigado!

    Você já está no caminho certo que é buscar boa orientação antes de começar, e não vai demorar muito vai se sentir mais seguro e por dentro do assunto.

    Vale mesmo a pena dedicar um pouco de nossa energia para aprender a investir bem. Sempre digo que gastamos muito de nosso talento para ganhar dinheiro, e pouco dele para administrá-lo bem depois disso. Ganhar dinheiro sem saber investir depois o mesmo é como colocar água em um balde furado…

    Sobre meu curso, ele é feito 100% via internet, à distância (ou melhor, sem distância). Por exemplo: Na turma atual, Águia Harpia, que já está em andamento, tenho alunos do interior do nordeste, do sul, alunos fora do país como EUA, etc… Todos estudam normalmente, como uma turma normal, sem problemas com distâncias.

    Veja:
    http://leitaoemacao.com/curso/

    Quando animar vir para a turma será muito bem vindo! Essa atual está completa e fechada, será a última de 2012. A próxima turma será em fevereiro/2013, e vai ser uma boa oportunidade para começar o ano com o pé direito, pronto para os bons investimentos!

    Enquanto isso aqui no Blog tem muito conteúdo e vamos aprendendo juntos um pouco mais a cada dia. Fique à vontade para participar.

    Um grande abraço!
    Leitão

  21. 21 Michael

    Leitão e turma, o que pensam da VIVT4?
    Nunca fui de investir em teles, mas esta me parece interessante para menor proporção em IG. Queria comentários.
    Forte abraço!

  22. 22 Leitão

    Oi Michael!

    VIVT4 passou muito tempo patinando e agora começa a esboçar melhor desempenho nos lucros. Aliás, o setor de teles/fixo/celular é problemático, com lucros fracos e vários problemas gerenciais e de atendimento a clientes.

    Investir em VIVT4 seria uma aposta. E aposta eu não gosto de fazer, isso é jogo. Você pode até fazer uma pequena alocação nela e ver no que dá, mas essa não é a forma correta de investir.

    Prefiro deixar as duvidosas de lado e ir em busca de coisa mais consistente/convincente.

    Um abraço!
    Leitão

  23. Não sei se o pessoal aqui viu essa notícias, mas achei bem interessante. Saiu no valor econômico de ontem. Desculpem pelo texto enorme…

    Crise leva corretoras a repensar estratégia com ‘home broker’

    http://www.valor.com.br/financas/2870130/crise-leva-corretoras-repensar-estrategia-com-home-broker#ixzz29kQOYiar

  24. Sobre o texto acima, não sei o que é pior: não saber investir por conta própria ou deixar a escolha de investimentos nas mãos dos corretores. Foi numa sugestão dessas que perdi um bom dinheiro…educação é a única maneira!

  25. 25 Leitão

    Oi Davi!
    Esse caso é interessante mesmo, veja:

    As corretoras pipocaram nos últimos tempos, e sem a menor responsabilidade/escrúpulos ficam incentivando a todos os novatos à jogatina.

    Como a bolsa anda meio devagar a alguns anos (sem aquela alta estrondosa de 2002 até 2008), o leque de criatividade dos “empresários” do setor é enorme, e chegam a beirar o ridículo/criminoso, fornecendo cursinhos gratuitos, fazendo correntes nas redes sociais, contratando “traders profissionais” para garoto propaganda e pagando seus salários para ficarem operando ao-vivo e iludir a moçada, etc…

    Eu sempre alertei sobre isso aqui no Blog. Considero essas “estratégias de marketing” totalmente predatórias… Só querem saber de comissão e corretagem, e não estão nem aí para o pequeno investidor (na verdade, jogador).

    Corretora serve para intermediar a compra de ações. Vamos lá, damos a ordem, adquirimos o papel, pagamos uma justa taxa por isso, e só… Qualquer coisa a mais que oferecem é para angariar massa de jogadores para gerar comissões e mais comissões…

    Corretora tem que dar lucro mesmo, tudo bem. O problema é quando não têm responsabilidade com o suado dinheiro do investidor individual. As pessoas lutam muito para fazer suas poupanças, e por serem mal orientadas acabam perdendo anos e anos de suado dinheiro…

    É duro, mas penso que dizer a verdade é sempre o melhor caminho, e é isso que tenho feito aqui com os amigos.

    Uma braço!
    Leitão

  26. Pois é, Leitão, e agora, acabando com o home broker, querem tirar o delas da reta e saírem como mocinhos bons ainda…vai entender.

    Você me tirou dessa vida de jogatina, “pastor” Leitão…hahahahahahah

    Coloquei o texto na íntegra pq o link do Valor é fechado e tem que fazer login para acessar…

    abs

  27. 27 Daniel Alcântara

    Leitão, é possível que as grandes empresas públicas(petrobras,banco do Brasi) esteja servindo de jogadas lucrativas para o governo? Pois vejo que o governo tem baixado o preço da gasolina e das taxa bancárias, logo se imagina que isso leve à baixo o lucro dessas instituições, e consequentimente afaste os investidores, e assim, derrubando o preço das ações. Logo seria possível o governo planejar comprar ações dessas empresas em enormes quantidades à preços ridiculamente baixos?

    obs: é só achismo da minha parte, pois não entendo muito de ações.

    Forte abraço!

  28. 28 Leitão

    Oi Daniel!
    Apesar de ter alguma lógica, não faz sentido pois o governo não é uma pessoa, um investidor, ele é uma instituição, e não ganha nada com isso pois o dinheiro é público. Além de ser uma total irresponsabilidade uma idéia dessas.

    O governo tem (ou deveria ter) como princípio o bem público: equalizar o que é melhor para o país, a sociedade, sem ferir a iniciativa privada, pois a iniciativa privada, as empresas também são motores da sociedade.

    Desta forma, baixar preços de bens e serviços é uma coisa boa sim. A questão é fazer isso com responsabilidade equalizando o interesse público com o privado.

    O mercado já é livre para isso mesmo, sofrer altos e baixos, e naturalmente as oportunidades de se comprar empresas com desconto surgem sem maiores esforços…

    Um abraço!
    Leitão

  29. 29 Daniel Alcântara

    Mas as vezes essas duvidas loucas surgem. Esse mercado que não anda. Quando anda R$1, voltam R$2. Quando anda R$5, voltam R$10.
    Mas vai melhorar né?

  30. 30 Leitão

    Oi Daniel!
    O mercado não precisa melhorar, está sempre bom. A bolsa de valores é legal sempre… O barato de enxergar a bolsa do jeito certo é esse. Então, aos poucos, o que vai melhorar é você, a partir do amadurecimento da visão na bolsa….

    Um abraço!
    Leitão

  31. 31 apocalypsy

    leitao, ja nao ta na hora de nova analise da GGBR4? rompeu o suporte!
    abs

  32. 32 Leitão

    Oi Apocalypsy!
    Ainda não… Está com cara que vai perder o suporte e a linha de alta, mas tem que aguardar mais um pregão… Enquanto não abrir e fechar fora do suporte não pode-se considerar como perdido.

    Um abraço!
    Leitão

  33. 33 Daniel Alcântara

    Olá leitão, tudo bem?

    Cara, estive dando uma olhada nos artigos mais antigos do blog, e teve um em especial que chamou muito a minha atenção: Sobre indepedência financeira. Cara achei o artigo muito apaixonante. E como tenho o custume de ler também alguns comentários, vi um que chamou minha atenção:

    “Grande Leitão, palavras bem ditas!!!
    Vi essa mudança de perto! Inesquecível aquela camisa amarela do BBAS3 “Posso ajudar?” rsrsr (deveria fazer um quadro com ela rsrs). Vc com ela e eu sempre com uma Nike rsrsrs hoje eu trabalhando para os outros ainda e você trabalhando para você mesmo!!! Parabéns!!! Foi merecedor!!!

    Sua estratégia deu certo!!! ”

    Cara como foi essa tragetória? vc economizava bastante, abria mão de muitas coisas?
    Acredito que além de mim, outras pessoas ficariam muito gratas se vc fizesse alguns artigos falando mais sobre algumas das suas experiências financeiras vividas ao longo dessa caminhada rumo a tão sonhada independência financeira.

    Forte abraço e fica com Deus!

  34. 34 Luiz

    Oi Leitao, tudo bem? Uma duvida, entre dividendos das eletricas ou os dividendos de um bom fundo imobiliario, com qual vc fica? Ou fica com ambas para diversificar? Abs, Luiz

  35. 35 Alisson P.

    Olá leitão, sou novato no mercado acionário, e espero poder ser participante do primeiro curso disponibilizado por você em 2013. Tenho uma dúvida, andei pesquisando sobre meios de se investir na NYSE, alternativos as opçoes de BDR da bolsa, que me deem oportonidade de operar via home broker para investir em alguns ETF’s que tenho interesse na bolsa americana, ue alternativas você me recomenda, seja por home broking ou por corretoras que me deem opção de operar na NYSE/ ou bolsas americanas.?

    Gostaria muito de sua ajuda nisto. Gratíssimo e com certeza já tem um aluno para seu próximo curso!!

  36. 36 Alessandro P.

    Leitão, sempre acompanho seu blog e só tenho elogios para o seu trabalho, parabéns.

    Uma dúvida rápida, apesar de ter um histórico pequeno, o que acha da CIEL3?? Fumo?

    Abraço!

  37. 37 Leitão

    Oi Daniel!
    Hehehe! Essa foi garimpada mesmo, heim!

    Pois é… O comentário acima foi de um ex-colega de trabalho no grupo Fiat. Naquela época eu costumava ir para o trabalho com umas camisetas promocionais que eu ganhava de banco, firmas, etc,… Tudo 0800… E a turma vivia me gozando porque eu andava meio mal arrumado mesmo. :-)

    Eu sempre fui bem simples mesmo, então ser econômico não era um sacrifício, era natural…

    Mas acumular patrimônio não é um sacrifício não. Dá para viver com qualidade e alegria, fazendo as coisas que gosta, e manter uma disciplina financeira.

    Tem à ver com seu estilo de vida atual e futuro.

    Se você é uma pessoa muito sofisticada, gosta de frequentar lugares badalados, adquirir as últimas novidades do mercado, etc. vai precisar de muito mais acumulação de patrimônio para se manter………OU vai se tornar escravo das próprias necessidades.

    Mas o importante é ter prazer no caminho. Se for esperar ficar bem financeiramente para depois curtir a vida, está errado. Tem que curtir a caminhada, e isso eu sempre fiz. É legal assim…

    Bem, o assunto é longo…

    Nos links abaixo já publiquei mais sobre isso, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/08/05/entrevista-com-o-leitao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/11/29/entrevista-com-eduardo-leitao-financas-forever/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/10/05/renda-fixa-imoveis-acoes-e-viver-de-renda/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/03/22/sobre-independencia-financeira/

    ———————————————————–
    Oi Luiz!
    Dá para diversificar, não precisa ficar nessa dúvida cruel. Mas no meu caso em particular não uso fundos, nenhum tipo, nem imobiliário. Não gosto de terceiros lucrando em cima de mim, e nem confio em terceiros para gerir meu capital…

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/09/os-riscos-dos-fii-fundos-de-investimento-imobiliario/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    ————————————————
    Oi Alisson!
    Obrigado pelas visitas aqui ao Blog, e que bom que está animado a vir para a turma em 2013! Vamos começar o ano bem preparados para os investimentos!

    Sobre investir fora do Brasil, coincidência, comentei sobre isso recentemente com o amigo leitor JeanPF, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/10/08/chat-08-a-14outubro/#comment-13839

    Fique sempre à vontade aqui no Blog! Qualquer dúvida que eu possa ajudar…

    ————————————————–
    Oi Alessandro!
    Obrigado! Fique à vontade aqui na turma!

    Sobre a CIEL3, está indo bem até agora… Mas é nova mesmo… Empresas novas temos que ficar sempre com o pé atrás, pois são sujeitas a surpresas, positivas mas também negativas. Ela está em um setor bom no momento, e talvez possa sim analisá-la com mais calma e quem saber incluir em menor proporção na carteira.

    —————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s