CHAT 01 a 07/outubro

01out12


27 Responses to “CHAT 01 a 07/outubro”

  1. 1 ANDERSON

    acompanhando…

  2. 2 Alessandra

    Leitão, voce acompanha o papel CRUZ3? Acho uma empresa com bons fundamentos, concorda? Faz parte da sua carteira? Se puder comente! Abçs.

  3. 3 Leitão

    Oi Alessandra!
    Concordo! A Souza Cruz é uma excelente empresa, bem administrada e que está sempre com foco na geração de valor aos acionistas.

    Eu, particularmente, não gosto dela por causa de seu setor (cigarros) que é um setor em declínio e sempre muito combatido, então não fico tranquilo com os riscos extras que existem… Mas é uma coisa pessoal mesmo. Tecnicamente ela é uma empresa realmente interessante.

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Nil

    Então, sobre a CRUZ3, com tudo que tem contra ela, setor muito combatido, cada vez menos fumantes, e ainda assim ela tem excelentes fundamentos. Trata-se de uma empresa com gestão realmente forte pra aguentar tudo isso e estar sempre em cresccimento.
    Mas existem as questões pessoais. Muita gente só não investe nela por que seu produto é o cigarro…
    Cada um, cada um.

    Grande abraço

  5. 5 Pitu pitô

    Eeeta fumim bão, sô!

  6. 6 SS

    Quanto a isso, tenho um amigo que trabalha lá e diz que o numero de fumantes AUMENTA, devido ao aumento da população mundial. O que tem diminuído é o PERCENTUAL de fumantes. Por isso é que a empresa continua firme e forte, mas eu também tenho a mesma opinião do Leitão e não entro nessa não. Mas é gosto pessoal, vai quem quer… : )

  7. 7 Eduardo B

    Leitão tudo bem! Estou matriculado no teu curso de Outubro venho seguindo boa parte das tuas recomendações acompanhando blog, lendo o livro so não consegui ficar distante do mercado pelo menos uma olhadinha diária. Sei que abordaremos com profundidade este assunto, mas gostaria de ouvir tua opinião sobre diversificação de carteira. Entendo que e’ um mecanismo para controle de risco, mas em um livro de Warren Bufett entendi que ele sempre teve um foco em poucas empresas, pois acreditava que muita diversificação minimiza os ganhos. O que acha? Abraços
    Eduardo B

  8. 8 Leitão

    Oi Eduardo!
    Tudo jóia!

    Que bom que já está se preparando para os estudos, gosto de ver muita dedicação pois faço questão que meus alunos fiquem feras até o final! O nome da turma é Águia Harpia não é àtoa! :-)

    Vamos estudar sobre essa questão que você colocou, e você verá tudo em detalhes. Mas já adiantando um pouco o assunto:

    Warren Buffet é um grande investidor, com certeza. Mas nem tudo que ele faz se aplica ao investidor comum, e esse é um grande erro que os iniciantes em bolsa comentem: começam a ler livros sobre ele e acham que aqueles conceitos são aplicáveis a todos, quando na verdade não é.

    A diversificação de carteira e de investimentos é um princípio fundamental para o pequeno investidor, é uma das formas de controle de risco e maximização de resultados (dentre outros que vamos estudar juntos).

    Buffet pode concentrar muito capital em poucas empresas porque ele COMPRA literalmente a empresa, e passa a interferir em sua gestão. Ele analisa minuciosamente, compra e passa a ter seu sangue correndo nas veias da organização.

    O pequeno investidor não tem esse poder, mas tem o poder de entrar e sair de sociedades diversas à qualquer momento. Já Buffet não tem essa vantagem, pois se compromete 100% com as empresa as quais investe. Tanto Buffet quando o pequeno investidor podem ter grande sucesso nos investimentos em bolsa, mas cada um em seu estilo.

    Mas não se preocupe que vamos estudar esses conceitos até o final do curso. Vá se preparando…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Luiz

    Oi Leitao, tudo bom? Cmig4 a cada dia despencando mais, ainda efeito manada iracional ou ja uma analise mais equilibrada do mercado? Abs, Luiz

  10. 10 Leitão

    Oi Luiz!
    Quem define se uma empresa vale X ou Y não é o mercado, é o próprio investidor individual: eu, você, nosso colega ao lado.

    Os movimentos de preço no mercado são a somatória de sentimentos subjetivos sobre um determinado papel, portanto, não devemos nos guiar por isso.

    Devemos nos guiar pela nossa análise pessoal. Cada pessoa tem que se desvincular do “mercado” e ter sua opinião e posição diante de uma empresa.

    Não fique olhando as cotações dos preços na bolsa para ver se “é uma análise mais equilibrada do mercado”. Essa é a forma errada de se olhar a bolsa, e infelizmente é a forma que a grande massa adota.

    Sobre a Cemig, eu, particularmente, após minha análise pessoal e decisão pessoal, não vejo nada ainda para me alarmar. Continuo com ela em carteira normalmente. Se, após passar meses e meses e talvez anos, a Cemig vier a ter realmente um desempenho declinante em seus resultados financeiros, seus lucros, seus dividendos, aí é hora de eu repensar minha posição nela.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Luiz

    Oi Leitao, obrigado, quando vc diz mamter em carteira quer dizer nao se desfazer dela e inclusive continuar comprando no caso de IG? Abs, Luiz

  12. 12 Leitão

    Oi Luiz!
    Sim, isso mesmo!

  13. 13 Leitão

    Queridos amigos, um aviso:

    Estarei ausente a partir de hoje à tarde até domingo pois estou indo para Capitólio-MG aproveitar o sol… :-)

    Mas podem continuar postando as dúvidas aqui no Chat que ao chegar responderei a todos…

    Abraços!
    Leitão
    PS.: Até 13hs ainda estarei por aqui…

  14. 14 Inacio Mota

    O mundo está ficando estranho… que você acha de comprar ouro?

  15. 15 Luiz

    Oi Leitao, tudo bem? qual sua opiniao sobre Cyrela? Obrigado, Luiz

  16. 16 Anônimo

    Leitao oq vc acha da rossi?

  17. 17 Terezinha

    Leitão,
    Onde fica Capitólio ? Sou mineira Tb e nunca ouvi falar dela…

  18. 18 Arnaldo

    Oi Leitao!!! O que vc acha da Morisette S/A ?

  19. 19 Deise

    Oi Leitão, espero que esteja fazendo bastante sol para você aproveitar bem a sua viagem =)
    Estou com uma dúvida que gostaria de discutir com você e com os demais colegas… Sei o tanto que você fala sobre tomar cuidado com as notícias, mas nesse início de formação de carteira me deparei com 3 empresas do setor de construção que me pareceram interessantes (DIRR3, EZTC3 e HBOR3), mas ao mesmo tempo colegas de todo o Brasil falam da alta absurda nos preços dos imóveis nos últimos anos, o que é um fato. Em alguns locais, já se fala em bolha imobiliária. Como agir diante de uma situação dessas? Os fundamentos das empresas me parecem bons, mas e se estão baseados em condições que podem não se manter?
    Obrigada mais uma vez =)

  20. 20 JayQuest

    Bom Deise,…já que abriu para demais participantes…

    Enquanto EZTC3 e HBOR3 estiverem dando lucro (eu avalio o tipo de negócio/nicho de mercado que atuam), não há problema.

    Se acho que um imóvel está caro não compro, se acho que está barato compro, independente se realmente há bolha ou não

    E se houver mesmo bolha e ela estourar…o que for barato, é potencial de ser adquirido.

    A estratégia e de cada um.

    Se algo se aflige (bolha, dúvidas, condições,…) há outras opções as quais podem direcionar os investimentos.
    Porém, todo negócio tem o seu ‘lado’ (‘suas condições’) sombrias…
    Sua estratégia deve superar qualquer aflição, medo.

    Saudações.

  21. 21 Deise

    Grata pela resposta, JayQuest. Claro que há alguma preocupação, principalmente após o que aconteceu nos EUA. Por outro lado, as empresas que citei possuem bons fundamentos, estão em um setor forte e, bem colocado, o que for barato em uma bolha tem potencial de ser adquirido. Me preocupa um pouco sim, por conta desse passado recente nos EUA, mas por outro lado me parece errado deixar de diversificar por conta de “medos”, quando a empresa está bem fundamentada. Obrigada por compartilhar sua opinião.

  22. 22 pROTHEUS

    Vixe…este lance de que…’aconteceu nos EUA’…foi marcação deles por lá, e dos que entraram no ‘esquema’ (por pura ganância e ignorância) e que acabou culminando na tão comentada ‘bolha estourada’.
    Nada mais do que consequência de algo bastante ganancioso que uns criaram, e outros muitos seguiram talvez sem preparo (conhecimento) algum.
    E o lance ‘desta bolha’ repercutir por todo o mundo e blábláblá…parece mais um ‘bode expiatório’ para realocação de riquezas, pra justificar tentativas de consertos de erros cometidos ou pra tirar vantagens dos menos desprovidos de riqueza/poder.
    Seja o ‘os EUA bolhado’, a ‘Grécia bancarrotada’, ‘marcianos contra jupterianos’, ‘o ataque do chupa-cabra no México’, ‘o ET de varginha’,…Empresas boas e bem administradas eram, se mantiveram ou se mantem boas e bem administradas, lucrativas.
    E toda parafernália…é pelo desequilíbrio do sistema, que nunca vai ser equilibrado, pois no geral nada é. Bom, por exemplo, em Marte até era equilibrado, até o homem chegar lá, rsrsrs!
    Tira proveito quem corre atras e saca os princípios reais. Propício pra quem tem $$$, ou pra quem se vira pra acumular um tanto $$$. E equilíbrio é essencial em ambos.)
    Ou desencana de tudo isso e estabelece ‘seu próprio equilíbrio’ alienado deste sistema.
    Vários sistemas se interagem!
    E toda crise é existencial.

  23. 23 Nilson

    Leitão, gostaria de saber sua opinião sobre a compra de ações de empresas que cresceram muito e estão muito caras. Vale a pena comprá-las ??

  24. 24 Leitão

    Olá, pessoal!

    Desculpem a minha demora, estive em viagem esses dias… Estava dando um passeio na região de Capitólio-MG…

    ———————-
    Oi Inacio!
    Ouro é apenas mais uma opção para diversificação de investimentos, mas não me atrai nem um pouco… O metal é bem variável e sofre influencia da lei da oferta e procura, pode oscilar muito. Apenas entra na moda quando surgem “crises”. Ouro bom é aquele no dedo da mão esquerda…

    ——————————–
    Oi Luiz!
    Cyrela (CYRE3) pode até atrair alguns investidores, mas eu, particularmente, não gosto não. Setor competitivo e hiper-aquecido e ela vem perdendo capacidade de gerar valor, com margens de lucro cada vez menores… Ela cresceu muito e não sei se esse tamanho todo vai ser convertido em lucros reais… Tem que analisar com mais calma mesmo…

    ——————————–
    Oi “Anônimo” (Você esqueceu de dizer seu nome ou apelido)
    A Rossi já tem um desempenho bem mais constante e consistente que a Cyrela, com lucros regulares, crescimento proporcional e constante… Ela vem mostrando uma boa gestão… Vale a pena olhar para ela com mais calma sim… Aqui não consigo detalhar tudo, mas resumidamente é isso…

    ————————————–
    Oi Terezinha!
    Capitólio fica na represa de Furnas, quase chegando no dique de retenção final… É uma região muito bonita, muita água, muitas cachoeiras, opções variadas para hospedagem, bons receptivos turísticos…

    Se você é mineira tem que conhecer lá! Vale a pena! Mas vá sem pressa… Tem que sentir a região… Uns 04 dias é o mínimo…

    Uma boa dica é acampar lá… Tem várias opções de campings com boa estrutura e é a melhor forma de sentir a natureza lá… Se ficar em pousada pode não conseguir esse contato mais de perto, que é o mais legal…

    Vale a pena, se puder, levar bicicletas e também caiaques… São brinquedos ótimos lá! :-)

    ———————————————
    Oi Arnaldo!
    Não conheço Morisette S/A, a menos que você esteja falando da falecida cantora… Rsss….

    —————————————-
    Oi Deise!
    Todo setor seja ele qual for (construção, bancos, petróleo, minério, serviços, etc) tem seus problemas e suas oportunidades. O que importa é se a empresa que você está escolhendo é consistente e apresenta desempenho convincente, mostrando que seus gestores sabem lidar com as intempéries do mercado…

    Os empresas que você comentou vêm apresentando bom desempenho, mas são novas… Empresa nova em bolsa é sempre uma caixinha de surpresa.

    Analise com calma, não tenha pressa… E se for o caso, se realmente desejar ter uma empresa desse setor em carteira, tem ainda a opção de alocar menor capital… Ou seja, as empresas mais sólidas ficam em carteira com proporção normal, e as menores com proporção menor. Seja como for, é sempre válido sim diversificar sua carteira tendo empresas de setores variados…

    —————————————-
    Oi Protheus!
    Hehehehe! Tá certo!
    Com crise ou sem crise empresa boa é aquela bem administrada. Afinal, estar no mercado e estar o tempo todo lidando com crises. Quem já foi empreendedor sabe o que é isso…

    ——————————————
    Oi Nilson!
    Isso é relativo, veja:

    Crescer muito é bom, e a questão de ser cara ou barata não é simplesmente olhar o gráfico de preços na bolsa. Uma empresa pode estar com seu gráfico de preços lá em baixo e mesmo assim ainda ser cara.

    Para se investir em uma (várias) empresas primeiro tem que analisar a qualidade de seus fundamentos, seu desepenho. E depois tem que ter Estratégia de compras, alocação racional, diversificação. Não é nada complicado não… Mas aqui no Blog estou sempre comentando sobre esses conceitos.

    Talvez você tenha chegado a pouco tempo aqui no Blog, então vou deixar essas dicas abaixo… Tem muito conteúdo aqui que vai lhe ajudar, tenho certeza:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    —————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  25. 25 NILSON

    OPSSS, Tem mais um Nilson, na parada….Leitão este não sou eu..rsrsrsrs, alguém vai ter que colocar o sobrenome para não te confundir, hehehe

  26. 26 Glauco Tonello

    Leitão
    tem muitos locais para Caiaque em capitólio?? mais um motivo para ir logo lá..

  27. 27 Leitão

    Oi Nilson! Rsss ok! Tem que inventar um nickname mais particular mesmo…

    ————-
    Oi Glauco!
    Tem sim, para todo gosto, desde os mais simples até mais radicais.

    O turista padrão vai gostar, mas quem vai gostar mais é o turista explorador… Eu gosto de mais contato com a natureza e evito os pacotes enlatados…

    Abraços!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s