CHAT 24 a 30/setembro

24set12


38 Responses to “CHAT 24 a 30/setembro”

  1. 1 Christoph

    Vou começar o chat dessa semana…

    Inscrição efetuada para Turma Águia Harpia II
    Estou bastante ansioso para o inicio das aulas, que venha logo o dia 10 de outubro!
    Leitão se prepara para ter um aluno dedicado porem muito curioso…rs…
    Parabéns pela qualidade do site e por disponibilizar o seu conhecimento.

    abraço

    Christoph

  2. 2 Leitão

    Oi Christoph!

    Obrigado! Tudo jóia! Inscrição confirmada!

    E é assim que eu gosto de ver: motivação para os estudos, vontade de aprender!

    A última turma de 2012 vai ser muito legal! A turma está animada!

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Gerson

    então se prepara, leitão, que tem mais um na disposição ! sou o gerson, do RJ, e já tinha falado contigo por e-mail. Já estou fuçando o MetaStock e vou fazer no fim do curso o lance anual do quotebr

    aproveitando a deixa, duas perguntas pra você, mestre:

    1) Qual foi o maior erro que você já cometeu no mercado de ações ? (alguém já deve ter te perguntado isso, mas enfm…)

    2) O momento atual é de investir um dinheirinho sobrando nas elétricas ? Desde o dia 11/9 percebi que GETI4 e CMIG4 estão com uma tendência, e TRPL4 e COCE5 estão melhores que as duas primeiras. Percebeu isso ? Qual o motivo desse ‘descolamento’? (eu percebi, pq comprei um lote de CMIG4 e outro de GETI4 e tb acompanhei COCE5 e TRPL4. Sei que as 4 sao excelentes, mas nao entendi essa diferença entre elas)

    abraços mestre !

  4. 4 Leitão

    Oi Gerson!
    Jóia! Já vai deixando tudo pronto para começarmos com tudo no dia 10/out!

    1) Vixe! Cometi tantos erros que daria para encher umas três páginas… Rsss. Acho que é por isso que aprendi – cometi quase todos os erros que um iniciante em bolsa comete. Mas o maior erro que cometi foi colocar muito dinheiro em empresas de péssima qualidade (até então eu não sabia o que era isso) só porque as mesmas apareciam muito na mídia ou nos fóruns… Perdi valores equivalentes a carros zero km!

    2) Você não deve se preocupar com investir nesse momento. Controle a ansiedade. Deixe para analisar e tomar as decisões somente após a conclusão do curso, quando aí sim vai estar realmente preparado e independente. Conforme as orientações que passei, o ideal é não acompanhar o mercado durante uns 30 dias agora, ficar longe do mercado e dar um tempo, para manter a mente limpa para os estudos.

    Não se preocupe que vamos estudar tudo.

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 cid prado spinelli

    Oi, Leitão,
    Essa OPA da Redecard vai ser bom ou ruim para os acionistas do ItaÚ?
    Obrigado

  6. 6 Leitão

    Oi Cid!
    Boa tarde!

    Para o Itaú acredito que vai ser ótimo sim, afinal, são eles que estão querendo comprar a empresa e realmente devem saber muito bem o que estão fazendo.

    A Redecard tem mostrado um ótimo desempenho, com bons lucros, e o preço atual não parece estar muito caro.

    Em fim, para os acionistas da Redecard não parece ser bom negócio, visto que é uma boa empresa… Já para os acionistas do Itaú, tudo ok!

    Eu gostei! Sou acionista do Itaú mas não tinha ações da RedeCard…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 MAGALI

    O QUE VC ME DIZ DAS AÇOES DO BBDC4?

  8. 8 Leitão

    Oi Magali!

    O Bradesco é um excelente banco, lucrativo, bem gerido… Faz parte da minha carteira a muitos anos.

    Outro dia mesmo postei sobre ele, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/09/21/bbdc4-grafico-20-09-2012/

    Se for para Investimento, ele é um bom banco. Se sua intenção é Especular (apenas comercializar papéis) aí já tem que fazer uma análise gráfica primeiro.

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Andrea Huscher

    Bom dia!

    Qual sua opiniao sobre KLBN4?

    Estou estudando como hipotese para diversificar minha carteira de longo prazo, mas estou achando o P/L muito alto… gostei dos fundamentos da empresa.

    Ah, continuo aguardando aquele tão prometido curso “avançado” de analise de valor… =D

    Abraço!

    Andrea

  10. 10 Leitão

    Oi Andrea!
    Bom dia!

    Olha, KLBN4 não tem nada que me atraia não… Veja com atenção pois ela tem um desempenho muito fraco principalmente nos lucros…

    Temos muitas outras empresas melhores pra se diversificar carteira.

    Uma boa dica é visitar o Buteco da Turma e ver o que o pessoal anda comentando por lá… Tem muitas ações que chamam a atenção e o pessoal está sempre comentando. Você pode ir no fórum e ao final tem uma lista de Etiquetas com as ações mais comentadas. Veja por exemplo esse post do meu ex-aluno Anderson com uma boa lista de ações:
    http://leitaoemacao.com/b2/buteco2.asp?topico=362&resposta=9128#9128

    Estou atrasado com essa novidade para a turma mesmo, desculpe… Mas o projeto continua ativo sim, estou trabalhando nele com muito gosto! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 thiago

    Boa tarde

    Como vc ve o momento de especulação para a CSNA3?

    Abraço!

  12. 12 Leitão

    Oi Thiago!

    Hoje ela fechou em cima de um suporte, pode-se ficar mais atento a ela nesse momento. Você pode ver o histórico de gráficos através do menu lateral…

    Mas não posso ir além pois o Blog é com objetivo sempre Educacional, nunca Operacional.

    Um abraço!
    Leitão

  13. 13 Luiz

    Oi Leitao, tudo bom? O que vc acha da vivt4, se nao me engano vc tinha no cardapio, nao? Abs, Luiz

  14. 14 Leitão

    Oi Luiz!

    Vivt4 não me atrai nem um pouco… O setor inteiro é ruim, competitivo demais, lucros vacilantes, etc… Nunca tive um troço desses em carteira… :-)

    Abraço!
    Leitão

  15. 15 Luiz

    Leitao, obrigado, mesmo considerando o bom percentual de pagamento de dividendos? Pois eu estou pesquisando sobre carteira de dividendos e tenho visto bastante contra indicacoes nas eletricas, como a cmig, pelo momento que passa e menores lucros, mesmo nesse cenario uma cmig seria melhor que vivt4 para montar uma carteira de dividendos? Abs, Luiz

  16. 16 L.O.

    Pessoal,

    para quem vai fazer o curso do Leitão, parabéns! É bom demais! Recomendo!
    Vai aí um link que penso que já pode começar a ajudar um pouquinho, pois trata de 6 grandes mitos da bolsa de valores!
    Abraços,
    L.O.
    http://www.guiainvest.com.br/publicacao/default.aspx?publicacao=78103

  17. 17 Leitão

    Oi Luiz!
    Quando vamos analisar uma empresa temos que levar em consideração mais coisas além do simples dividendo atual…

    Oi L.O.!
    Obrigado! E dê um abraço na turma de BH aí quando forem tomar uma cerveja!

    Abraços!
    Leitão

  18. 18 Yago C.

    Olá Leitão, sempre acompanho suas respostas no blog do advfn, bem e queria lhe fazer uma pergunta, poupando como todo bom mortal durante muito tempo, resolvi este ano apôs 6meses de pesquisa entrar no mercado de ações, mesmo sendo este ano tenebroso para alguns resolvi entrar pois sabia que os preços todos estavam em baixa seria melhor agora que em outro momento de alta, enfim, nesse ano de mercado volátil e atuando como especulador/investidor(carteira com mais ações especulativas que investidas) até o momento consegui um rendimento de 21% do meu capital.
    Eu lhe pergunto serei eu o próxima Warren buffet brasileiro? ou é só apenas alguns momentos de sorte que tive? Ou no caso isto é tudo fruto do tempo que passei analisando onde investir e minha estratégia tem sido perfeita? Estou muito empolgado e tenho medo que esta empolgação me derrube em algum outro momento, gostaria que você me desse uma luz.

    Abraços,

    Yago.

  19. 19 Jefferson

    Bom dia Leitao e amigos, considerando o início de uma carteira de IG, se vocês olhassem apenas os números da PETR4, esquecendo o “nome” dela, ela faria parte da carteira? a baixa rentabilidade e queda nos lucros são fatores importantes a considerar, não são?

    Abraço,
    Jefferson

  20. 20 Leitão

    Oi Yago!
    Obrigado pela visita, é aqui que recebo os amigos mesmo. Lá no Blog da Advfn posto somente alguns artigos aleatoriamente, e não dá para responder por lá.

    Sobre seu caso, você está bem consciente ao fazer essa pergunta, já é um bom primeiro passo.

    Realmente o que você teve foi sorte, mas bolsa de valores não é lugar para se contar com sorte… Isso é para jogadores, não para Investidores/Especuladores.

    Está na hora certa para parar e começar a aprender realmente o que é bolsa, antes que devolva todo esse rendimento momentâneo e transforme isso em prejuízo.

    Aqui no Blog mesmo vai encontrar muita coisa, muito conteúdo, e tenho certeza que vai lhe ajudar….

    E aos poucos vou lhe ajudando mais… Fique sempre à vontade para participar!

    Vou deixar essas dicas abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    ——————————–
    Oi Jefferson!
    Bem, ela pode melhorar mesmo seu desempenho… Em matéria de desempenho temos outras empresas que são mais bem geridas.

    Mas uma empresa de petróleo, monopolista, grande como ela é, não pode ser simplesmente dispensada. Eu, particularmente, mantenho em carteira normalmente na lista das principais. A questão é se você quer deixá-la na lista das principais ou das secundárias… No caso da segunda opção, uma estratégia válida é ter uma alocação menor nas secundárias…

    ———-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  21. 21 Marcelo

    Leitão,
    Estou querendo aumentar a quantidade de empresas secundárias em minha carteira e então estou analisando quais eu poderia incluir…
    Tenho 3 empresas secundárias e estou pretendendo aumentar para 6, além das 10 principais.
    Nessas análises até que aparecem empresas com bons números, mas algumas não são empresas de grande porte e desconhecidas da mídia. Dando um exemplo: Grazziotin (CGRA4).
    Aí eu te pergunto: Vale a pena analisar melhor para começar a invesrtir nela? Qual seria o problema de investir em uma empresa assim? Ou é melhor descartar e partir para uma empresa de maior porte?
    Obrigado!

  22. 22 Caio

    Marcelo, vale a pena estudar Marcopolo e Randon. O que acha Leitao ?

    Caio.

  23. 23 Glauco Tonello

    Leitão
    porque em determinados momentos, torcemos para que o mercado caia mais?

    abraço
    Glauco

  24. 24 Leitão

    Oi Marcelo!
    É uma boa estratégia sim, está no caminho certo!

    E CGRA4 apresenta um desempenho de encher os olhos, ela com certeza merece atenção sim, está com muito vigor…

    Não importa muito se a empresa é de menor porte, importa sua boa gestão, seus bons resultados de forma perene…

    ———————–
    Oi Caio!
    Ok, são interessantes também…

    —————–
    Oi Glauco!
    Pois é, acontece assim mesmo: Quando o mercado entra em tendência de alta os leigos ficam eufóricos, já quando o mercado entra em tendência de baixa são os verdadeiros investidores que ficam animados!

    Fica a dica para os amigos novatos: Se você fica alegre quando sobe e triste quando cai, é porque ainda não entendeu o que é bolsa de valores…

    ———-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  25. 25 Marcelo

    Olá Caio,
    Sim, essas duas (POMO e RAPT) estou dando uma olhada também e as classifico como boas para investir em menor proporção. Também estou olhando GRND, ALPA, TRPL, HGTX, CRUZ, WEGE e outras. De todas essas que comentei, vou selecionar 3 para diversificar bem minha carteira. Só que a dúvida que rolou foi a CGRA que uma empresa que eu não conhecia e que tem um patrimônio de R$ 300.000.000, bem abaixo das demais, ou seja, não é uma baita empresa, mas so que os números dela estão bons, até melhor que muitas empresas gigantes…
    Então queria saber mais sobre isso, incluo CGRA em minha seleção ou não?
    Abraços!

  26. 26 Marcelo

    Obrigado Leitão!
    Acho que digitamos juntos… rsrs…
    Vc ja respondeu enquanto eu digitava.
    Então posso inclui-la sem medo em minha seleção?
    Depois eu elejo mais 3 dentre as que comentei.
    Obrigado!

  27. 27 Leitão

    Oi Marcelo!
    Rss. Digitamos juntos!

    Sim, pode inclui-la na sua Lista de Seleção… E depois que estudar a lista escolher as que julgar melhor…

    E como disse que vai ter uma alocação proporcionalmente menor nessas ações secundárias, é uma estratégia segura sim.

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Daniel Alcântara

    Leitão, me diz uma coisa: como funciona os juros do CDB DI?
    Sei que é atrelado ao indice CDI e que a rentabilidade é de acordo com o valor depositado. Mas por exemplo: se uma pessoa depositar “X” e esse valor render 81% do CDI. E no outro mês a pessoa depositar “Y” que rende 83% do CDI. Como será calculada a rentabilidade? “X’ vai continuar rendendo 81% e “Y” 83%, ou o valor dos dois juntos renderá uma nova taxa superior as duas?

    Um grande abraço e fica com Deus!

  29. 29 Anônimo

    Leitão vc disse que estava preparando outro livro…
    Qdo sai?

    Abs, rodrigo

  30. 30 Leitão

    Oi Daniel!
    Nunca me ative a esses detalhes, mas acredito que é em sistema de quotas, você vai compondo um bolo, e não como na poupança que é por datas de depósito… Sugiro verificar junto ao seu banco mesmo…

    Mas em matéria de renda fixa sugiro dar uma atenção maior ao Tesouro Direto, é o melhor quando se trata de Renda Fixa… (No site do Tesouro tem tudo lá).

    ————————-
    Oi Rodrigo!
    Estou escrevendo um outro livro sim, aliás, 03 novos livros! Estou a passos lentos pois é uma coisa que demanda inspiração mesmo… Tem dias que estou inspirado e escrevo umas 30 páginas, outros dias não sai nada… Rsss

    Mas a previsão é para o início de 2013. Obrigado pelo interesse!

    ————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  31. 31 Anônimo

    Daniel,
    Cada aplicação em CDB é independente das outras. Não se somam como acontece em alguns fundos. O rendimento vai ser aquele que voce contratou para cada uma. Cada vez que voce aplica é uma nova aplicação com seu respecto rendimento e vencimento.

  32. 32 Anônimo

    Leitão,
    Tambem estou aguardando os livros e o curso de IV. Tomara que tenhas crises de excesso de inspiração.

  33. 33 Terezinha

    Pessoal,
    Sou o anonimo da msg 31

  34. 34 Terezinha

    Da msg 32 tambem.

  35. 35 Veto

    Oi Leitão, blz?
    A CEMIG continua interessante?

  36. 36 Leitão

    Oi Terezinha!
    Obrigado pela ajuda ao Daniel! :-)

    Pode deixar que a inspiração está dando um gás aqui! :-)

    —————————
    Oi Veto!
    Boa noite!

    A Cemig continua em minha carteira normalmente, e quando surge oportunidade para Investir ou Especular estou sempre comentando nos gráficos aqui no Blog. Essa semana vou revisar todas e se mudar a configuração posto aqui para os amigos…

    ————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  37. 37 Janira

    Curto muito seu blog, pena que conheci a pouco tempo, ja cometi muitos erros desde 2008, sorte que aprendi com eles. E desde inicio deste ano estou aprendendo muito com seu blog. Ja li seu livro e estou inscrita para a proxima turma do curso. Abracos.

  38. 38 Leitão

    Oi Janira!
    Obrigado! Fico contente que está gostando, e tenho certeza que vai gostar ainda mais agora que está vindo para a turma!

    Vamos pegar firmes nos estudos esse mês para sair ao final pronta para o mercado!

    Depois vou lhe enviar mais orientações em seu e-mail.

    Um grande abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

