PETR4 – Gráfico – 17-09-2012

17set12

Boa noite, pessoal!

Hoje uma nova atualização com Petrobrás e Banco do Brasil! Coloquei com antes e depois para facilitar o acompanhamento…

Como o objetivo do Blog é ser didático e ajudar na boa educação para a bolsa, vou contar um pouco mais sobre minha rotina: Sou um investidor bem conservador e gosto de manter minhas carteiras bem seguras, mas como não sou de ferro também gosto de fazer especulações eventuais sempre que o mercado dá aquela sopa. Investir é essencial, mas dá sono… Então a Especulação entra para dar mais emoção no dia-a-dia da bolsa, e sempre que posso gosto de fazer duas coisas com os resultados positivos dos trades: comprar presentes e fazer doações. Neste mês resolvi comprar presentes de pescaria… :-)

Abraços e ótima semana!
Leitão

Antes…

Depois…
(Range de 10%!)

Agora…
(Range de 20%!)

Veja também…
> Mais gráficos de PETR4 com antes e depois…

> Entenda essas e outras estratégias – Em Outubro: Última turma de 2012!

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



5 Responses to “PETR4 – Gráfico – 17-09-2012”

  1. 1 Luiz

    Oi Leitao, tudo bem? Parabens pelas sugestoes, golaço!!! Uma duvida, como é processo decisorio seu se vc esta especulando ou fazendo IV? Por exemplo, neste caso da Petr4 imagino que ao comprar por 21 reais, se vc deixasse mais uns anos na carteira, poderia ter um grande investimento, teoricamente a especulacao nao vai contra o investimento? A nao ser que vc precise da grana em caixa para presentes e doacoes, eh isto? Pois teoricamente é melhor um IV que especulacao, correto? Abs, Luiz

  2. 2 Leitão

    Oi Luiz!
    Obrigado!

    É simples: X reais são para Investimento, Y reais para especulação. Uma coisa não interfere na outra. Posso fazer várias estratégias ao mesmo tempo, desde que bem separadas na mente e na operação.

    Comprar alguns lotes para especular não me impedem de comprar outros lotes para manter em carteira como investimento.

    Abraço!
    Leitão

  3. 3 Marcelo

    Leitão e pessoal,
    Eu queria levantar uma questão aqui, não sei se está acontecendo com outras pessoas…
    Eu faço análise dos fundamentos semestralmente de algumas empresas desde o início de 2011 e quando comecei a PETR4 estava em 10º no meu ranking. No início de 2012 ela caiu para 17º. Agora a nossa querida PETR4 está em 37º… Algum dos colegas fazem algum tipo de ranking e está acontecendo o mesmo??? Os lucros e alguns números dela não estão bons!!!
    A GGBR4 e a CSNA3 também estão fracas e a mais tempo ainda… Este mês é a vez de eu comprar GGBR4 no meu IG, em julho comprei CSNA3… Mas aí eu pergunto, até quando devemos esperar que uma empresa melhore em seus números???
    São ótimas empresas, mas não parece que a luz amarela está acesa??? Eu não tenho conhecimento do passado dessas empresas e quem tem não deve estar preocupado, ne? Deve ser o momento, ne?
    Por enquanto não muda nada no meu IG, mas eu queria ver a opnião do Leitão e de outras pessoas.
    Muito obrigado a Todos!
    Obrigado Leitão!
    Marcelo.

  4. 4 Leitão

    Oi Marcelo!

    Tem que saber diferenciar “desempenho pontual” de “desempenho histórico”.

    Por exemplo:

    A Usiminas está com seu desempenho histórico declinante. Ok, levou cartão amarelo, vermelho e saiu da minha carteira. (Relatei isso ao longo dos últimos 06 anos aqui no Blog)

    A Petrobrás, por enquanto, teve um desempenho pontual ruim. Não devemos penalizar uma empresa porque ela errou uma vez… Mas ficamos atentos e vemos se isso vai ser superado ou se vai começar a ficar sistematicamente errando, e é aí que acende-se o alerta.

    E quanto ao Passado das empresas, temos total acesso sim. Está lá, em seus balanços publicados a qualquer hum que queira ver. Todo seu histórico de 5, 10, 15, 20 anos!

    Por isso é importante ver a consistência de uma empresa ao longo dos anos, e não somente em um ou outro trimestre específico….

    Um abraço!
    Leitão

  5. 5 Marcelo

    Ok, Leitão!
    Mais uma vez, obrigado!
    Abraços!


Participe! Deixe um comentário...

