CHAT 17 a 23/setembro

17set12


23 Responses to “CHAT 17 a 23/setembro”

  1. 1 ANDERSON

    acompanhando…

  2. 2 Anônimo

    Como o chat funciona? Cadê o chat?

  3. 3 Leitão

    Oi “Anônimo” (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)!

    O Chat é esse aqui mesmo, este post que publico para que cada um vá colocando sua pergunta, e vou em seguida respondendo… Mas não é real-time, tempo real, é durante o decorrer do dia, sem horário fixo…

    Como você está chegando agora ao Blog, vou deixar as dicas abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Abraço!
    Leitão

  4. 4 Ronaldo

    Anônimo,

    Recomendo que veja os chats das semanas anteriores ;-)
    Funciona tipo uma conversa num fórum, uma troca de ideias nos comentários de um post.

    Abraço!

  5. 5 Glauco

    Ola Leitão ! Tenho acompanhado a medida do possível o chat e o blog. Embora devido a minha prof eu não consiga interagir mais por falta de tempo. Por favor uma pergunta: 2 anos de carteira e notei que percentualmente o valor de três ou quatro esta maior que as outras, pois valorizaram mais! E hora de rebalancear?

  6. 6 Martin

    Olá Leitão!

    Primeiramente fico grato pelo seu trabalho aqui no blog; você foi o meu primeiro real professor de especulação em ações (investimento não faço ainda, mas já estou aprendendo para o futuro) e até agora não tenho nada a fazer senão agradecer!

    Tenho algumas dúvidas diz respeito à sua opinião acerca de ferramentas de especulação em análise técnica.

    Há um ou dois chats atrás, alguém lhe perguntou o que seria “mme500” e você, ao explicar que se trata de uma sigla para “média móvel …”, aproveitou para fazer uma crítica rápida às várias ferramentas usadas por traders gráficos, como obv, as próprias médias, elliot e ainda outros que não me lembro. Você disse que tais ferramentas são essencialmente fúteis (não com estas palavras), usando como fundamento a afirmação de que tais índices são tirados dos próprios preços e volumes que já vemos no gráfico, sendo por isso descartáveis.

    O que não entrou na minha cabeça é que, até onde me lembro, você mesmo usa essas técnicas! (e.g. noções de Fibonacci, princípios de dow de suporte e resistência, figuras de tendência como triângulos, etc.) Então minha dúvida é: o que exatamente tu considera útil de todas as ‘n’ ferramentas existentes e por que?

    Outra dúvida: percebi que você não dá muita atenção para os dados de volume ao analisar os gráficos. Algum motivo em especial?

    Ainda outra: você poderia explicar melhor a sua aplicação bastante particular de Fibonacci (colocando a congestão de preços dentro dos limites médios e, no rompimento, esperando subida ou descida de 61,8%)? Tem a ver com a análise de Elliot sobre onda 3? Essa pergunta me é particularmente importante pq já li trocentas coisas sobre Fibo mas só você usa-o dessa maneira.

    Desde já obrigado!

  7. 7 Leitão

    Oi Glauco!

    Depois de uns 02 anos pode-se sim ver a necessidade ou não de rebalancear. Se algumas empresas estiverem mais gordas que as outras, ok, basta vender um pouco e esse valor excedente parcelar e adicionar nas próximas compras seguindo o rodízio normalmente. Mas só se sentir mesmo necessidade… Se for pouca diferença pode-se deixar quieto como está…

    —————————-
    Oi Martin!
    Disponha! Fico sempre satisfeito quando o Blog está ajudando!

    Primeiro tem que saber a diferença entre Análise Técnica e Análise Gráfica.

    A chamada Análise Técnica é baseada em matemática e cálculos médios, e usa indicadores como IFR, MACD, Médias Móveis, Volume, OBV, Etc…

    A Análise Gráfica é o estudo psicológico do mercado através do gráfico de preços, e usa técnicas como linhas de tendência, figuras gráficas, fibonacci (bem aplicado) e outras coisas…. E é isso que uso para fazer Especulações!

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/12/16/diferenca-entre-analise-grafica-e-analise-tecnica/

    Existe uma terceira linha que são dos Mitos (figuras folclóricas da história bolsa que ficaram só nisso, folclore, sem resultados reais), como Ondas de Elliott, Fibonacci (mal aplicado), etc…

    Então, digo com toda segurança que essas “técnicas” da chamada Análise Técnica e as demais do Folclore não funcionam e só servem para as corretoras enrolarem os novatos para ficarem jogando, jogando, e com isso gerando comissões para as mesmas. Já estudei e usei exaustivamente todas elas, todas, e a conclusão foi que perdi tempo e dinheiro com isso. Mas ainda bem que aprendi isso, senão estava jogando até hoje…

    Sobre o Volume, mais atrapalha do que ajuda. Você será uma analista gráfico melhor se não precisar dele. Na tomada de decisão, quanto mais indicadores, pior, pois enquanto um diz para comprar, outro diz para vender.

    Sobre meu uso particular do Fibonacci, é diferente do que a maioria faz. Uso conceitos de Psicologia de Massa Aplicada, e por trás da técnica tem muitos conceitos realmente legais… Uma pena mas por aqui não consigo explicar tudo, mas meus alunos gostam muito ao ver como tem coisa boa e coisa lixo por trás do assunto Gráficos.

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Ronaldo

    Leitão,

    Quando eu faço uma venda e aquele saldo referente à mesma aparece na minha conta, o mesmo já pode ser usado para outras compras no mesmo dia sem custos adicionais? (eu uso o banif como corretora)

    Abraço!

    Ronaldo

  9. 9 Leitão

    Oi Ronaldo!
    O valor da venda demora 03 dias para ficar disponível em CC… O que algumas corretoras oferecem é um Saldo Extra para que seja usado de imediato, mas se não cobrir ele em 03 dias tem juros…

    Na dúvida entre em contato com o atendimento da Banif…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Ronaldo

    Valeu!!

    Vou revisar oos meus resumos do curso sobre especulação pra dar uma equilibrada nos investimentos e ampliar o patrimônio :)

    Abraço,

    Ronaldo

  11. 11 Jefferson

    Ola Leitão e amigos do chat, o que voces acham da BRAP4 para IG?

  12. Leitão, sou um antigo aluno e estive pensando. É possível realizar análise gráfica para qualquer tipo de gráfico? Eu sou estudante de marketing e seria legal poder aplicar a técnica em outros gráficos de resultado. Por exemplo resultados de e-mail marketing acessados ou compras efetuadas.

  13. 13 Julio

    Olá leitão ,
    estou pensando em aproveitar que as elétricas caíram para
    comprar alguma delas . Sei que as duas Sao excelentes empresas mais entre geti e cemig qual seria a melhor
    opção de acordo com o pacote que foi feito.
    Abcos e obrigado
    julio

  14. 14 Leitão

    Oi Jefferson!
    A BRAP4 não é ruim não… Pode-se estudá-la com mais calma sim. Ela tem mostrado bom desempenho e bons dividendos.

    —————————————–
    Oi Thiago!
    A Análise Gráfica serve para ser aplicada em qualquer Mercado, ou seja, onde haja Compradores e Vendedores e a Lei da Oferta e Procura atuando. Mas a sua aplicação mais eficiente é bom a bolsa de valores (e suas modalidades) pois lida com a questão emocional das pessoas no que tange seu dinheiro pessoal, sua poupança pessoal.

    As pessoas na bolsa tendem a agir de forma não-racional, guiada mais pelas emoções nativas. Entram bem racionais, e já no primeira ordem de compra a emoção aflora e toma conta.

    —————————————
    Oi Julio!

    Ok, mas cuidado! Qual é sua Estratégia? Apenas comprar e ficar torcendo? Tem que ser mais do que isso…

    E por que escolher entre GETI4 e CEMIG? As duas são boas… Eu tenho as duas em carteira. Particularmente gosto muito da competência de gestão da Cemig.

    —————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  15. 15 Jefferson

    Bom dia Leitão e amigos,

    Ainda na busca por boas empresas para investimento gradual eu estou vendo a HGTX3, embora com P/L e P/VPa alto achei interessante (AMBV4 também tem P/L e P/VPa alto), o que pensam?

    Abraço,
    Jefferson

  16. 16 Marcelo

    Boa tarde Leitão!
    Boa tarde Jefferson,
    Vou aproveitar um pouco a sua pergunta… Em minha carteira tenho 13 empresas e nela tenho 10 principais (os filés) e 3 empresas que invisto em menor proporção “1/2” (ETER, COCE e GETI) e eu estava pensando em aumentar para umas 15 ou mais empresas… Umas das que eu estou estudando também é a HGTX que vc mencionou. To olhando ainda a GRND, ALPA, TRPL e CRUZ. Penso em começar a incluir algumas dessas na carteira em menor proporção “1/2”.
    Alguém pode falar sobre o assunto?
    Leião?
    Abraços a todos!
    Marcelo

  17. 17 Leitão

    Oi Jefferson! Oi Marcelo!
    Boa tarde!

    A Hering está indo muito bem, vale a pena sim olhar para ela com mais atenção. Nada conta.

    E o que o Marcelo comentou é muito válido sim: ter uma carteira com por exemplo 15 empresas sendo umas 10 grandes e outras 5 menores, com proporção menor. É justamente isso que faço também, vejam meu cardápio aí em cima.

    Todas as comentadas são interessantes, nada contra. Só não dá para eu escrever muito sobre cada uma pois meus dedos estão doendo hoje (estou fazendo uns armários aqui em casa e estou adotando a Marcenaria como hobby… rs)

    Abraços!
    Leitão

  18. 18 JayQuest

    Atacando de marceneiro agora….hehehehehe

    “Não há nada mais trabalhoso do que viver sem trabalhar”! (Seu Madruga).

    E não tinha um episódio no qual ele não atacava de marceneiro…

    Saudações.

  19. 19 Leitão

    Heheheh!
    Seu Madruga foi ótimo!

    Eu adoro o programa do Chaves! Pena que o SBT tirou do horário do almoço, não perdia um! Rsss

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Halim

    gostariaque voce desse uma definição clara do significa “sobrecompra e sobrevenda”

  21. 21 Leitão

    Oi Halim!

    Sobrecompra/sobrecomprado é quando uma determinada ação está muito cara para o momento, elevada demais, acima da média.

    Sobrevenda/sobrevendido é quando uma determinada ação está muito baixa para o momento, abaixo da média.

    São jargões de mercado, mas não querem dizer nada. Em geral usam esses termos junto com indicadores “técnicos” que só servem para embromação.

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Terezinha

    Leitão,
    Voltando um pouco à BRAP4- Pelo que andei pesquisando a Bradespar tem cerca de 92% de seu capital aplicado na VALE e o restante na CPFL. Aí fico me perguntando se há vantagem em investir na BRAP4 ou investir logo na VALE? Que voce acha?

    Outra dúvida- Pelo que aprendi no curso a “margem líquida” é um dado significativo a ser levado em conta na escolha da ação. Não estou sabendo interpretar a BRAP4, boa pagadora de dividendos, bom P/L, mas com “margem líquida negativa-115,0% , Liq. corrente- 0,00, ROIC-0,00 e EBIT negativo.

    Terezinha

  23. 23 Leitão

    Oi Terezinha!

    Pois é, eu acho desnecessário aplicar na BRAP4 neste caso, melhor ir na Vale direto e escolher outras…

    Os dados dela estão incompletos mesmo, se for o caso vá direto nos balanços da empresa, ou neste caso desconsidere.

    O Chat aqui é da semana que passou, já temos um chat da semana mais atual agora… E o melhor lugar para essas dúvidas mais técnicas é no Buteco da turma, pois lá a turma toda pode lhe ajudar com suas dúvidas… Vou deixar o link abaixo:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

