CSNA3 – Gráfico – 13-09-2012

14set12

Bom dia, pessoal!

Ontem à noite não pude postar, mas ainda está em tempo… Segue uma atualização de Vale e CSN com os históricos para facilitar o acompanhamento…

Um abraço e ótimo final de semana!
Leitão

Antes…

Agora…

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



16 Responses to “CSNA3 – Gráfico – 13-09-2012”

  1. 1 Anônimo

    Leitão, ainda não é muito cedo para afirmar que “CSN fez fundo e entrou em tendência de alta”? Olhando para o gráfico de CSN vejo ela em clara tendência de baixa, tanto que você não consegue traçar um LTA, apenas uma LTB. Onde estão os zig-zags para cima, que eu não vi? Bom, essa pelo menos é minha visão de CSN.
    Um abração

    Humberto

  2. 2 Leitão

    Oi Humberto!

    Sim, você está certo. É cedo para se ler uma tendência de alta de longo prazo. Meu gráfico refere-se apenas ao movimento curto que tracei no fibonacci…

    Mas se formar mais um fundo acima, já podemos dizer que é de maior prazo.

    De qualquer forma, ela estava tão barata (fundamentos) que não acredito (aí já é crença, nada técnico) que ela vá cair ainda mais…

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Humberto

    Ok. Aí tudo bem. É porque minha visão é sempre de longo prazo e por isso não visualizei ainda uma reversão de longo prazo, mas no curto prazo estou com você. É provável que dê um trade bem interessante.
    Um abração
    Humberto

  4. Prof. continuo investindo em CSNA, mas confesso que essa divida está ficando assustadora. Pode falar um pouco sobre a empresa no longo prazo?
    Humberto, se puder gostaria de ouvir seus comentários também ok?

    um forte abraço,
    Mônica

  5. 5 Leitão

    Oi Mônica!
    Realmente a dívida bruta está bem desconfortável. Seria bem melhor baixar isso…

    A CSN está com resultados bem fracos, mas ainda assim é uma que está enfrentando bem as dificuldades de seu setor, e a gestão está entendendo isso e distribuindo os lucros adequadamente.

    Se não se sentir confortável com ela, pode-se manter o que já tem comprado e simplesmente não comprar novas a partir de agora. O que já tem não é problema, a empresa não está pegando fogo para sair vendendo. Mas não comprar mais pode ser uma atitude precavida. E o que seria destinado para ela, a partir de agora, pode ser direcionado para outra empresa que esteja com melhores indicadores, em outro setor se for o caso.

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 JayQuest

    Hum….ou seja, se eu não a tenho ainda, por uma atitude precavida, direcionar o destinado para ela para outra empresa com melhores indicadores, em outro setor se for o caso.

    Muito bom.

  7. 7 Silvio

    Leitão, bom dia!
    Sua estratégia com a CSNA3 continua inalterada? ainda se encaixa no que você quer com ela?

    Divida em 2012 = está muito alta +/- 30.197
    receita quase igual ao ano de 2011
    fluxo de caixa livre negativo.
    Divida liquida/lucro liquido está ruim.
    Por favor, poderia dar a sua opinião?
    Obrigado
    Silvio

  8. 8 Alberto

    Oi, Silvio!!

    Mestre Leitão esta de férias !!! Eu acho que não vai te responder tâo cedo!!! Por mim, eu pararia de comprar ela para investimento no momento!
    A CSNA3 foi a empresa em que cometi um erro de avaliação !!!! Ela apresentava o melhor desempenho entre as siderúrgicas, mas não avaliei corretamente o efeito da dívida.
    Não dei devida atenção para um dos conselho do grande mestre Warren Buffet, “Uma empresa boa deve ser capaz de produzir resultado sem a necessidade de alavancagem”

    Na primeira virada do cámbio acabou com bons resultado da empresa, pois a sua dívida estava atrelado a dolar e deu saltou enormente!!!

    Um abraço, Feliz natal e um Bom Ano Novo !!!

    Alberto

  9. 9 Silvio

    Leitão, bom tarde!
    Dando um UP no tópico já que vc voltou de férias…

    Sua estratégia com a CSNA3 continua inalterada? ainda se encaixa no que você quer com ela?

    Divida em 2012 = está muito alta +/- 30.197
    receita quase igual ao ano de 2011
    fluxo de caixa livre negativo.
    Divida liquida/lucro liquido está ruim.
    Por favor, poderia dar a sua opinião?
    Obrigado
    Silvio

  10. 10 Leitão

    Oi Silvio!
    Bom dia!

    Sim, os resultados da empresa estão mesmo bem fracos e você tem razão em ficar desconfiado dos números.

    A empresa não está sozinha nesse caso: o setor dela inteiro está sofrendo um período bem ruim. A empresa em si continua com a gestão bem antenada em seus acionistas, e, segundo ela, os resultados ruins foram puxados pela participação na Usiminas (essa sim, está péssima e não sou mais sócio dela).

    Para minha carteira, em particular, continuo mantendo as ações que tenho e de olho na empresa. Se 2012 foi ruim, ok, o passado da empresa supera isso… Mas em 2013 ela tem que mostrar melhorias, senão vou mudar minha postura com ela.

    Um abraço!
    Leitão

  11. Leitão, boa noite. Estou inscrito no curso que começa essa semana desde o início do ano e tenho que admitir que a espera é terrível….. BOm, pretendo usar esse apelido aqui pelo seu blog para facilitar a distinção com meus xarás. Tenho lido os chats desde o começo em 2009 conforme recomendado por você como tarefa antes do começo das aulas, e realmente tenho aprendido bastante coisa. Sou iniciante na bolsa (comecei esse ano) e acredito realmente nos conceitos que você prega.

    Como remédio contra a ansiedade pelo início do curso, fiquei selecionando empresas para minha futura carteira de inestimento gradual e umas delas é a CSN. No seu gráfico você diz que ela teve perdas devido a partipações na USIM, o que é claramente visto nos balanços. O lucro anual despencou de 3,5 Bi para apenas 21 milhões. Você ainda sugere ela para novas carteiras ou é imprescindível aguardar sinais de melhoras?

    Saudações tricolores

  12. 12 Leitão

    Oi Chumbinhow!

    Desculpe a demora, estive fora durante o feriado…

    Que bom que já está lendo bastante coisas aqui no Blog, esse material é ótimo para se preparar para os estudos que vamos fazer. E eu gosto é assim mesmo:^motivação!

    Não se preocupe que vamos estudar sobre tudo isso que comentou e verá, com seus próprios olhos, o que será certo ou não em relação à CSN e todas as outras empresas.

    CSN está passando um período de dificuldades mesmo, então aguarde até concluirmos os estudos, e poderá analisar com tranquilidade…

    Amanhã enviarei um outro e-mail com as instruções para começarmos os estudos!

    Grande abraço!
    Leitão

  13. 13 Anônimo

    Leitão,
    Para sermos sócios de empresas boas temos que levar em conta principalmente os lucros, correto?
    No caso de CSNA3 os lucros desabaram, ela precisa mostrar algo mais este ano se não devemos troca-la por outro setor,
    Com os lucros caindo assim seria melhor ela não pagar os dividendos, ou não? Pois se não tem lucro de onde vem o dinheiro para pagar os dividendos?
    Pega emprestado?
    Um forte abraço
    Roberto Fillo

  14. 14 Leitão

    Oi Roberto!
    Boa noite!

    Sim, correto! O indicador mais importante de toda empresa é Lucro. A CSN está mesmo enfrentando uma fase difícil, mas seu setor inteiro está assim e ela é uma das que vem administrando melhor a situação. Mas está correto, quem decide, nesse momento, por não aportar mais valores nela, não está errado…

    Quando uma empresa está com lucros fracos e mesmo assim está distribuindo dividendos é porque tem dinheiro em caixa, em reservas. No caso ela, como não está podendo fazer reinvestimentos rentáveis, está distribuindo todos os recursos aos acionistas, o que é correto mesmo. Não justifica segurar o dinheiro se não está encontrando boas formas de crescer com ele…

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Investimento em valor

    E agora? Muito Muito Muito barato?? Bem, os posts das empresas em que se poderia investir em valor não deram muito resultado.. As empresas cogitadas para investir em valor aqui no blog foram: USIM5, CSNA3, VALE5, PETR4 e BBAS3. Somente o BB se recuperou as outras empresas levaram um belo tombo nos balanços. Em agosto de 2011 foi falado em crise entre aspas, mas os efeitos foram muito mais significativos nestas empresas.

  16. 16 Leitão

    Olá, “Investidor em Valor”!
    Boa noite!

    Obrigado por sua mensagem! É sempre bom debater…

    Usiminas já faz uns 02 anos que comento sobre sua queda de qualidade, irremediável. Inclusive, já comentei também que não possuo mais Usiminas em carteira. Essa pisou na bola e não tem sinal de melhoras.

    CSN está sofrendo os problemas do setor, como todas desse setor. Também está com dificuldades, mas ainda é a melhor do setor. Continuo com ela em carteira, mas já comentei antes também que, quem está iniciando uma carteira nova, agora, pode sim escolher outra melhor…

    Vale não mudou em nada, continua uma excelente empresa e com gestão bem antenada. Sua sazonalidade é aceitável e não vejo nenhum alarme em seus fundamentos…

    Petrobras está mesmo sofrida, com influências da gestão totalmente interferida pelo governo, mas, apesar disso, continuo com ela em carteira e continho mantendo minha estratégia com ela. É uma monopolista e tende a ser maior que as ingerências sofridas…

    Banco do Brasil é um excelente banco, sempre presente em minha carteira, assim como Bradesco e Itau. Nem carece mais comentários… Forte e lucrativo, além de bom pagador de dividendos.

    Em fim, minhas publicações aqui no Blog não são para alisamento de ego, ficar “aparecendo” e querendo acertar sempre…. Aqui publico meu dia-a-dia real, para troca de idéias com os amigos e tentar aprender juntos… Todo investidor de verdade age de forma segura, diversificando e tendo uma carteira que joga junto, e não como ações separadas… É assim que procuro agir…

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s