CHAT 10 a 16/setembro

12set12


85 Responses to “CHAT 10 a 16/setembro”

  1. 1 Silvio

    Leitão, bom dia!
    Hoje as corretoras estão oferecendo os mesmos fundos com taxas de administração bem mais baixas que os bancos e com bem menos capital inicial para estas aplicações. Seria uma maneira de diversificar o capital em RF, e fazendo retiradas mensais para migramos para RV conforme o que aprendemos no curso.
    Você ve algum problema nisso, já que o dinheiro aplicado no fundo não fica na corretora.
    Um grande abraço
    Silvio

  2. 2 Leitão

    Oi Silvio!
    Bom dia!

    Olha, eu uso Corretoras só mesmo para intermediar a compra de ações. Não me sinto seguro colocando dinheiro de verdade em produtos de corretoras, neste caso prefiro os grandes bancos, sólidos.

    Mas é um gosto pessoal. Você pode fazer uma avaliação pessoal e ver se sente-se seguro com o que sua corretora lhe oferece.

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Mauricio

    Obrigado por responder no último chat.
    Abraço

  4. 4 Silvio

    Leitão, mesmo os produtos sendo os mesmos oferecidos pelos bancos? as corretoras apenas distribuem os fundos.
    Pois como sabemos nenhum fundo de RF tem garantia do FGC, apenas as LCIs, eos CDBS e poupançca. acho eu.

  5. 5 Leitão

    Oi Silvio!
    Como disse, é um gosto pessoal… Analise e veja se está confortável com o que oferecem.

    Eu sou bem conservador quanto a isso. Dinheiro de renda fixa eu só deixo em bancos grandes e sólidos ou então direto com o governo (Tesouro).

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 andersoncustos

    acompanhando…

  7. 7 Luiz

    Leitão, queria te parabenizar pela seriedade de seu trabaho e a importância de fazer as pessoas refletirem sobre os conceitos da renda variável de uma forma muito agradável e educada, vc merece o sucesso que tem. Grande abraço, Luiz

  8. 8 Leitão

    Oi Luiz!
    Muito obrigado pelas gentis palavras! É sempre um prazer poder ajudar!

    Grande abraço!
    Leitão

  9. 9 Alison

    Olá Leitão.

    Você poderia nos dar um breve parecer sobre os chamados Fundos de Índice (ou ETFs)? Vale a pena usá-los para diversificação da carteira?

    Obrigado desde já e parabéns mais uma vez pelo blog.

    []s

  10. 10 Leitão

    Oi Alison!
    Obrigado pelas visitas!

    Bem, Fundos de Índice são uma opção válida, mas muito fraca.

    Um fundo de índice é apenas um “enlatado” sem maiores critérios para sua composição.

    É possível montar uma carteira melhor, mais inteligente, mais segura e mais rentável diversificando você mesmo suas empresas, sem ter que comprar um pacote enlatado.

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Alison

    Realmente é essa impressão que tive das ETFs. Além disso, me parece que a tributação sobre esses fundos é diferente.

    Obrigado pelo esclarecimento Leitão.

  12. 12 Jean

    Oi Leitão, tudo bem?

    Comecei a realizar investimentos periódicos em algumas ações que considero sólidas pensando na minha aposentadoria. Montei uma estratégia de investimento para uma carteira com 10 empresas. Como primeira meta, estou depositando todo final do mês 500,00 no fracionado dessas empresas com o objetivo de chegar a ter 100 ações de cada empresa. Minha dúvida é, qual é a melhor forma de acompanhar o montante total que vou colocando lá? Mensalmente? Anualmente?

    Sinceramente não li seu livro ainda todo pois o estou fazendo em formas homeopáticas e tb não procurei aqui no blog. Logo, se essa for uma pergunta que já tenha alguma resposta, basta me indicar onde ela está… :)

    Abraços

  13. 13 Jean

    Leitão, gostaria de refazer a minha pergunta…

    Devo continuar com essa estratégia sem olhar muito o gráfico de rendimento periódico dessas empresas?

  14. 14 Leitão

    Oi Jean!
    Boa tarde!

    A compra mensal de ações é uma ótima estratégia, está no caminho certo! Você deve manter um valor fixo mensal (sem se preocupar com qtde, foque em manter o valor de compra fixo) e fazer isso mantendo rodízio entre as ações, para mantê-las em proporções equilibradas ao longo dos anos. Pode manter um mínimo de 10 boas empresas, está ótimo. Se puder manter mais, digamos umas 15, ok também.

    Como é Investimento, ignore o comportamento gráfico das ações. Não é necessário nenhum acompanhamento de gráficos de preços. As oscilações de nada interferem em Investimento. Aliás, quanto mais cai, melhor, pois compra-se mais barato. O que se deve acompanhar não são os gráficos de preços, mas sim os Fundamentos das suas empresas… Deve sempre estar de olho para ver se continuam com bom desempenho nos lucros e demais indicadores…

    A lógica é simples, o mais difícil é a disciplina. Ao longo dos anos deverá ter disciplina e persistir em sua boa estratégia. E para isso é necessário primeiro que se entenda bem e acredite no que se está fazendo. Só comece a investir em bolsa depois de ter entendido como funciona e depois de ter acreditado em sua estratégia e em sua capacidade de manter a disciplina.

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 ALSouza

    Olá, Leitão

    Pegando carona na resposta que você deu ao Jean…

    Quer dizer então que basta escolher uma dezena de boas ações e depositar regularmente para se construir patrimônio, aposentadoria, etc.? Simples assim?

    Posso concluir então que, num cenário de investimento, conhecimento deixa de ser tão primorial quanto seria para especulação, e disciplina é que seria, digamos, o requisito fundamental para se alcançar a independência financeira?

    Ok, você poderia argumentar que é preciso conhecimento para escolher boas ações. Concordo. Mas não chega a ser difícil diferenciar Vale, Petrobras e Cemig de fumo-caps como Gafisa e GOL, certo?

    Abraço,
    Arlan

  16. 16 Leitão

    Oi Arlan!

    Sim. Simples assim!

    Não é necessário grande intelecto para se fazer bons investimentos, mas sim grande disciplina, grande vontade e perseverança.

    Acontece que, apesar de simples, a maioria das pessoas não consegue. Os motivos variam: falta de disciplina, falta de compromisso pessoal com seus objetivos, falta de vontade/motivação pessoal, medo, preguiça, falta de uma boa educação financeira em geral.

    Para se fazer alguma coisa importante ao longo de muitos anos é preciso acreditar, e sem uma base de conceitos a pessoa não acredita, fraqueja no meio do caminho.

    Digo isso pois vejo meus alunos indo muito bem depois que estamos todos os conceitos importantes. Enquanto isso outras pessoas, que se propõe mas não se preparam, “amarelam” no meio do caminho quando começam a surgir as dificuldades emocionais.

    Um abraço!
    Leitão

  17. 17 thiago

    Boa noite Leitão!

    Quais fundamentos acompanhar e o principal como analisar tais fundamentos?

    Recentemente vi que vc não está mais comprando USIM5, mas baseado em quais fundamentos eu posso deixar de investir em uma empresa e começar em outra?

    Abraços,
    Thiago

  18. 18 Rafael

    Leitao, uma pequena parcela do meu patrimonio está em fundos do Santander. Vc disse que não confia em fundos de investimentos em pequenos Bancos. Somente deixa em grandes bancos ou titulos do governo.

    A minha pergunta é: Voce considera o Santander uma empresa confiavel para deixa 20% do seu patrimonio em um fundos de ação. Vc acha que há risco de calote por parte do banco?

    Obrigado

  19. 19 Leitão

    Oi Thiago!
    Os principais fundamentos de toda empresa são a geração de lucros (mais importante), crescimento patrimonial, boas taxas de retorno sobre seus capitais produtivos, uma política de dividendos coerente e constante, endividamento controlado e boas margens de lucro, dentre outros.

    Falando assim parece até complicado, mas não precisa ser não. Qualquer investidor básico pode e deve saber analisar a qualidade de uma empresa através de seus indicadores financeiros.

    Infelizmente não consigo explicar tudo por aqui, o assunto é mais longo. Muitos dos meus alunos nem imaginam aprender isso (alguns são médicos, militares, advogados, agrônomos, etc. – ou seja, nada de área financeira) e ao final saem prontos para montarem e administrarem suas carteiras com tranquilidade e eficiência.

    —————————————–
    Oi Rafael!
    O Santander é um banco forte sim, não vejo problemas. Na minha opinião os bancos mais fortes são Bradesco, Itau e Banco do Brasil, talvez o Santander venha na quarta posição, mas é forte sim.

    ——–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  20. 20 Ronaldo

    Eduardo, e essa subida da usim5 nos últimos dias? sinal do fim dos tempos ruins pra ela? rs!

    Abraço!

  21. 21 Ronaldo

    acompanhando…

  22. 22 Leitão

    Oi Ronaldo!

    Por enquanto os fundamentos da Usiminas continuam fracos. Sua subida agora é oscilação/especulação do mercado.

    Nada impede de uma empresa com fundamentos fracos entrar em tendência de alta, assim como uma empresa com ótimos fundamentos entrar em tendência de baixa. Isso é normal e esses movimentos “descolados” dos fundamentos fazem parte do mercado, pois são influenciados por sentimentos de massa.

    É justamente por isso que podemos aproveitar empresa boas a preços demasiadamente descontados. Mas quando uma empresa ruim sobe muito, é bom não ficar iludido…

    Um abraço!
    Leitão

  23. 23 Ronaldo

    Eu só quero vender minhas usim5 pra sair fora desse fumo terrivi de uma vez!! rs!

    Valeu pelas dicas!!

    Abraço!

  24. 24 Daniel Melo

    Bom dia, Leitão. Sou um ex-aluno seu e posso dizer que realmente um bom embasamento / educação é fundamental para se orientar como investidor de sucesso. Nesse sentido seu curso foi excelente e estou caminhando bem com minhas próprias perna, aplicando os conceitos aprendidos. Não escrevo muito, mas acompanho o bloq e o buteco com grande frequência.
    Poi bem, tenho carteira equilibrada de 10 ações realizando IG há 2a (uma bebê). Uma delas é a ETER3, que até agora vem se comportando bem, mas gostaria de saber sua opniao a respeito da situação atual da empresa que aguarda decisão no STF pela proibição ou não do uso de amianto crisolita, matéria prima de seus principais produtos. Imagino que uma decisão pela proibição do uso amianto pode abalar seu fundamentos. Devo continuar com a mesma em carteira ou reduzir minha exposição a ela? Meu preço médio atual é de 9,33 + dividendos que já recebi.

    Obrigado e Parabéns pela sua disposição em dividir conhecimentos

  25. Tudo bom Leitão?
    Estou procurando algumas empresas boas… estou comparando alguns indicadores pelo site fundamentus e reparei uma coisa que me deixou confuso: Várias empresas com outros indicadores bons estão com EBIT negativo (ITSA4 por exemplo). Você pode me ajudar a entender o que significa isso?

  26. 26 Leitão

    Oi Daniel!
    Bom dia!

    Que bom saber que está indo bem, e obrigado pelo depoimento! A maior satisfação de um professor é ver seus alunos voando alto depois!

    Recentemente comentei sobre ela com outro leitor…

    “Tenho Eternit em carteira já a um bom tempo e não tenho nada a reclamar. Muito bem administrada, com gestores preocupados com seus acionistas, lucros constantes, desempenho excepcional. Só tenho que dar os parabéns aos gestores, e quem dera todas as empresas de capital aberto fossem bem geridas como ela.

    O problema do Amianto foi muito bem esclarecido pela empresa, que usa o Crisolita (com manejo seguro não tóxico, segundo os defensores). Estão confiantes de que a Justiça será justa, com o perdão da redundância.

    Mas a disputa na justiça está bem equilibrada entre defensores ou contrários ao seu uso – é uma decisão que impacta muitos setores, trabalhos e capital, não é fácil.

    Seja como for, a gestão está bem antenada quanto a esses problemas e saberão lidar com isso… Acredito que eles já devam ter um “plano-b” caso a justiça seja contrária ao Amianto, e a empresa produz também muitos outros produtos sem ser com essa matéria prima. Continuo acreditando no bom histórico da gestão.”

    O que você pode fazer, Daniel, é acompanhar de perto o desenrolar da história para depois tomar uma decisão, ou, antecipar-se diminuindo sua posição nela (desde que esteja no positivo). Eu, particularmente, vou manter minha posição atual – a Eter3 já está em menor proporção em minha carteira desde o início da estratégia com ela, então o risco já é controlado.

    Se você decidir por manter ou retirar de qualquer forma estará certo, é uma questão pessoal mesmo. Eu posso estar errado em mantê-la, mas o risco está controlado no meu caso. Em investimento prefiro sempre ser conservador e mexer o mínimo possível na carteira.

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Leitão

    Oi BirutaIBM!

    EBIT negativo é um indicador que pesa contra a empresa, significa perdas nas depreciações e amortizações de investimentos feitos, mas é sempre importante analisar o conjunto e seus históricos… Nenhum indicador isoladamente serve para decisões…

    Um abraço!
    Leitão

  28. 28 Glauco Tonello

    Leitão.
    redução de valor da energia elétrica, inicialmente pode diminuir um pouco o lucro, mas em médio e longo prazos aumento do lucro pela maior utilização?

    abraço
    Glauco

  29. 29 Caio

    Leitao,

    A TRPL4 tambem esta entre as boas eletricas, correto ?

    O DY esta em quase 12%.

    Caio.

  30. 30 Leitão

    Oi Glauco!
    Não vejo problemas… Energia é básico e dá lucro…

    Não vejo correlação entre preço vs consumo… Não penso que vão consumir mais energia por causa de menor preço…

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Leitão

    Oi Caio!

    A TRPL4 está sim entre as boas elétricas, ok!

    Um abraço!
    Leitão

  32. 32 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    A redução no preço da energia elétrica vai reduzir os custos das empresas e possibilitar um maior consumo por parte das famílias… em outras palavras vai aumentar de maneira geral os lucros das empresas e a alegria dos acionistas.

  33. 33 Claudio

    Hoje comprei CMIG4 que estava bom para especular e de repente? Caiu mais de 5% do valor que tinha comprado. Não dá nem pra especular direito. O que aconteceu?

  34. 34 Leitão

    Oi Claudio!
    Não sei… Só sei que não vi nenhum sinal de que estava boa para especular, nada que desse uma leitura favorável.

    Só devemos especular quando, a partir de uma leitura do gráfico, observamos momentos de Probabilidade Favorável, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/02/11/probabilidade-favoravel/

    Um abraço!
    Leitão

  35. 35 Caio

    Leitao,

    Sobre a Gerdau( GGBR4 ), seus fundamentos tambem continuam fracos porem andei olhando os graficos de lucro e o resultado foi um pouco melhor que os trimestres anteriores.

    Sera Isso mesmo, esta ensaiando uma melhora ?

    Se melhorar, volta pro time.. rs..

    Caio.

  36. 36 Leitão

    Oi Caio!

    Sim, a Gerdau sempre foi muito forte. Deu uma patinada em 2008 por pura barbeiragem da administração com alavancagens em dolar, mas vem superando bem e já mostra uma retomada do seu crescimento.

    Um abraço!
    Leitão

  37. 37 Luiz

    Oi Leitao, vc acredita na regra do 100 – sua idade para definir quanto de exposicao em renda variavel? Por exemplo, com 34 anos eu teria que ter 66% de meu capital em RV, nao eh muito?

  38. 38 Sandro Carlos da Silva

    Leitão, boa noite !
    Somente hoje tomei conhecimento do seu Blog e fiquei surpreso com a quantidade de informações. Parabéns pelos comentários muito bem colocados.
    Oq eu vc acha da USIM5, CMig4 e GFSA3, hora de comprar ?
    Obrigado, abs !

  39. 39 Leitão

    Oi Luiz!
    Essa regra dos “100 – Sua idade” é muito simplista. Não gosto desse chavão do mercado não.

    Dá para termos alocações fortes e inteligentes em qualquer idade. Penso que devemos ter sempre fortes alocações em renda variável, ainda hoje em dia com essa renda fixa cada dia pior.

    E com o passar dos anos você vai ter muito mais patrimônio, que vai gerar dividendos e muitas alegrias.

    —————————————————
    Oi Sandro!
    Obrigado! Fique à vontade aqui na minha cozinha mineira! Estamos entre amigos!

    Para quem chegou agora, veja as dicas abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Usim5 eu venho comentando sobre ela a muito tempo. Ela fazia parte da minha carteira, mas hoje em dia não mais. Ela deteriorou muito seus resultados financeiros.

    Cmig4 é ótima empresa, estou sempre postando sobre ela. (Use o Cardápio no menu lateral para navegar pelas empresas e histórico de análises).

    GFSA3 nunca me convenceu, e agora menos ainda. Não tem consistência em seus resultados.

    ——————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  40. 40 Igor

    Bom dia Leitão!
    Tenho em minha carteira ETER3 empresa que para mim é exelente em dividendos não vendo ela. A briga voltou contra a empresa ou melhor a matéria prima que é o amianto, de R$ 11,00 despencou para R$ 9,80.
    Vale apena a compra ainda neste papel, ou seja tenho apenas 100 papeis dela mas estou agora pensando em comprar mais 900 para fechar 1.000 ações. Lembrando que o amiando os tecnicos dizem que podem gerar cancer nos trabalhadores ai já viu né despencou. Obrigado.

  41. 41 Leitão

    Oi Igor!

    Conversei sobre isso com outro amigo leitor no chat passado, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/09/10/chat-10-a-16setembro/#comment-13452

    Sobre seu caso, não se deve comprar muitas ações de uma única vez. Isso não é uma forma inteligente de investir.

    A melhor forma de investir é comprar parcelado, em valores fixos (dinheiro, não lotes) e em rodízio diversificando toda a carteira. Por exemplo: Ao invés de comprar 900 ações de uma vez de Eter3, que tal pegar esse dinheiro e parcelar para comprar uma ação diferente por mês… Assim fica mais inteligente: diversifica setores, dilui o risco e faz uma carteira equilibrada.

    Esses e outros conceitos venho sempre discutindo aqui no Blog com os amigos, e é matéria fundamental com meus alunos.

    Um abraço!
    Leitão

  42. 42 Igor

    Sim leitão concerteza aplicar em demais ações é mais interessante. Sinceramente tenho algumas ações em determinados papeis como por exemplo AMBV4 que comprei por R$ 48,00, PETR4, ETER3 e RSDI3. Mas como vc penso a longo prazo hj tenho 31 anos e pago a minha e de minha esposa a previdência privada e já que meu pensamento é longo prazo estou estudando sobre o investimento no tesouro direto principalmente na letra NTN-B com data de vencimento para 2035. Posso dizer que meu pensamento está correto. Um grande abraço e o seu bloguer é exelente para minha análise de mercado. Igor.

  43. 43 Marcio

    Boa tarde Leitão,

    Meu nome é Márcio,

    Sou seguidor do seu blog há algum tempo. Parabéns inclusive, pelo ótimo conteúdo.

    Queria sua opinião sobre a TRPL4… Pelo que entendo essa empresa é muito boa, com bons fundamentos e boa pagadora de dividendos. O que ocorre com ela (chegou a caiu 30% só hoje) ! Acho isso muito estranho… Será que o mercado é tão emocional assim ou tem alguma coisa acontecendo nos bastidores? As outras de energia não cairam tanto quanto ela.

  44. 44 Caio

    Tambem tenho a mesma duvida do Marcio…

  45. 45 Igor

    Leitão verifica se minha resposat está certa. Em relação a empresa que o Marcio e o Caio está falando TRPL4 mas não só ela e tambem o exemplo da CMIG4. Lembrando são empresas de energia, nossa presidenta informou que havera queda nas nossas contas, assim quando menor menos essas empresas irão faturar, taí uma das questões em relação a queda que só hj cada uma está em média 20 a 30% menos. Igor.

  46. 46 Leitão

    Oi Marcio!

    É puro movimento de manada, euforia e desespero… O governo está revendo as regras do setor, reduzindo tarifas, etc… E como isso sai na mídia para todo lado, a massa começa a agir feito bando de bois correndo no pasto…

    É normal isso, sempre comento com a turma aqui no Blog.

    Já vi esse filme várias vezes…

    A TRPL4 e a CEMIG são boas empresas sim, nada muda com elas. Mesmo que venham a ter faturamentos e lucros menores, continuam bem geridas, e é isso que importa.

    Um abraço!
    Leitão

  47. 47 Luiz

    Oi Leitão, obrigado pela resposta, entendo então que ter alocaçào variavel em 60% não é nada de outro mundo então, certo? Obrigado, Luiz

  48. 48 Leitão

    Oi Luiz!
    Sim, 60% em renda variável não é nada de anormal… Ainda mais com o mercado barato atual… Mas qualquer quantia é muito se você não estiver fazendo a coisa certa… Aprenda a investir primeiro, e depois terá segurança.

    Abraço!
    Leitão

  49. 49 jose carlos

    Caro Leitao
    Ex-aluno Zeca49…o que aconteceu com a CCRO3 hoje ??? Que eu saiba nao vende energia eletrica , certo ? rs…rs..rs

  50. 50 Da Luz

    Leitão, boa noite,

    Será que as elétricas ainda vai cair mais? o que vc acha?
    já que vc tem mais experîência.

    Obrigada.

  51. Leitão, indo na mesma linha da pergunta anterior…
    Uma ação que você investe e estava agendada para ser comprada no dia X… Se ela cai muito um pouco antes do dia X você antecipa a compra para aproveitar a queda? Ou ainda, se ela continua caindo até o dia X você adia a compra ver se cai mais um pouco? Ou segue o plano como estava e compra no dia X mesmo?

  52. 52 Leitão

    Oi José Carlos!
    Hehehe! Não sei… Quando dá estouro de boiada a manada fica realmente louca… Até a Copasa (água) caiu… :-)

    —————————————————-
    Oi Da Luz!
    Realmente é melhor esperar a manada acalmar para fazer leituras do mercado…

    Mas o mais importante não é saber “será que vai cair mais ou será que vai subir mais”, mas sim ter estratégia para agir no momento presente, sem ficar tentando adivinhar futuros…

    ———————————————–
    Oi BirutaIBM!
    Para Investimento Gradual não mudo em nada… Mantenho meu cronograma independente do mercado, e assim relaxo. Ao longo dos anos você vai ver que essas “otimizações” não influenciam em nada, e só servem para consumir sua saúde mental.

    Aproveitar ou não quedas de preço é um conceito de outra estratégia, a Estratégia de Investimento em Valor, que é outra história.

    ——–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  53. 53 Leitão

    Bom dia, pessoal!

    Hoje recebi um vídeo muito legal e resolvi compartilhá-lo aqui com os amigos. Bom para ver o comportamento manada dos jogadores…. Tudo a ver com as quedas generalizadas de ontem…

    Abraços!
    Leitão

  54. 54 JayQuest

    /

  55. Muito bom o vídeo… o pior é que ele me deu vontade de fazer as merdas que o pessoal do vídeo faz, só por adrenalina…. hehehe
    Pensei melhor e acho que é melhor jogar um joguinho inocente com os amigos, mesmo nível se zuera com menos risco financeiro…

  56. 56 Alison

    Olá caro Leitão.

    Tenho algumas dúvidas e gostaria de pedir sua ajuda sempre coerente e direta:

    1. Vi você citando investimento Gradual e investimento em Valor. Dentro da sua porcentagem destinada para renda variável (ex. 40% das economias) como você faz a divisão dessa porcentagem entre investimento Gradual e investimento em Valor?

    2. Entrei na bolsa há 2 meses comprando alguns papéis que hoje já me renderam um lucro muito maior que qualquer investimento em renda fixa. Isso me deixou muito contente por ter estreado com o pé direito.. hehe.
    Minha dúvida é: como saber qual o melhor momento de desfazer de um papel pra realizar seu lucro? Como você define este momento?

    Obrigado mais uma vez.

    Abraços.

  57. 57 Igor

    Alison o leitão irá responder melhor, mas eu vou deixar uma dica, faça curso, procure bastante sobre os investimento, invisto em ações desde 2008 e realmente minha rentabilidade é maior do que qualquer investimento, mas tem que diversificar. Por ex. tenho ações, renda fixa, fundo de investimentos, dividendos, previdencia privada e não lembro mais…hehehe. Lembrando de novo estude bastante e faça cursos sobre a area. Vlw.

  58. 58 Anônimo

    Alison,

    Deixe eu me meter na conversa e contar a minha experiência em bolsa. Entrei na bolsa em fevereiro e lá por março estava com os mesmos lucros que você citou. Comprei várias ações com o IBOV em 68 mil pontos. Acontece que depois disso o IBOV chegou em 55 mil e com ele se foi os meus lucros.

    Só em BBAS3 fiquei negativo quase 25%, imagine o pânico. Várias vezes eu pensei em vender o papel e amargar o prejuizo. A uns três mês eu fiz o curso do Leitão (não estou fazendo propaganda, é só um fato) e consegui segurar o psicológico e ver como se inicia na bolsa. Hoje o BBAS3 voltou a ficar no azul.

    Então uma sugestão que eu te dou é estudar bastante antes de começar a investir em bolsa. Porque eu descobri que esses ótimos lucros podem desaparecer de uma hora para outra, é só ver o que aconteceu ontem com as empresas do setor elétrico.

    A primeira compra que eu fiz em fevereiro foi GETI4, e até semana passada as ações tinha subido bastante. E eu sempre pensava assim, bem que podia ter colocado toda a minha poupança em GETI4, estaria rindo atoa agora. Imagine a situação que eu estaria se tivesse feito isso. Só ontem GETI4 caiu 20%. Mas eu não tive uma parada cardiaca pois tinha mais 11 papéis que fizeram a minha carteira se manter.

    Então é isso, desculpe me meter no assunto.

    Abraço

    Adriano

  59. 59 Alison

    Olá Igor e Adriano.

    Igor: Pretendo fazer o curso do Leitão sim. Até hoje só li elogios sobre o curso. Estou só aguardando o melhor momento para isso.

    Adriano: Não tem nem que pedir desculpas. Agradeço muito as dicas. Estou estudando bastante sim e os papéis que comprei foram todos por fundamento e esse dinheiro que investi não pretendo resgatar nos próximos anos. Então, se tivesse caído, não estaria desesperado. Tem uma lição que aprendi em uma palestra que acredito ser válida: só invista em ações o dinheiro que você viver sem nos próximos 7 anos. (segundo esse palestrante em 7 anos é muito difícil você não recuperar o investimento feito na bolsa).

    Obrigado pelas respostas.

    []s

  60. 60 Leitão

    Oi Alison!
    Boa tarde!

    O Igor e o Adriano já comentaram bem (Obrigado aos dois!).

    Sobre essas estratégias, tenho um post sobre o assunto, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Uma boa Estratégia de Alocação de Capital envolve sempre uma parte em Renda Variável e outra em Renda Fixa. Se for ser bem conservador, pode-se deixar 50%/50%. Mas claro que, quanto mais entendimento do tema bolsa, mais você pode alocar nela. Já a qtde de capital de bolsa destinado a cada estratégia varia muito e vai do gosto pessoal, sendo que Investimento Gradual é uma disciplina mensal, como uma boleta de plano de saúde, e Investimento em Valor é uma gestão pontual e estratégica.

    Mas vejo que é iniciante ainda, então não se preocupe com Investimento em Valor agora… Dedique-se a aprender mais um pouco e poderá fazer bons investimentos logo logo…

    Você teve alguns “rendimentos” recentes em 2 meses, mas isso não quer dizer nada. Não se iluda. Respondendo sua pergunta: Se é um Investimento, você não tem que pensar em vender só porque deu rendimento em poucos meses… Só vai se desfazer das ações caso a empresa fique fraca em seus fundamentos, suas finanças, e não por questão de alta ou baixa dos papéis – mas para entender isso precisa aprender um pouco mais, e o blog vai lhe ajudar!

    Aqui no blog falo muito sobre a diferença entre Investir e Especular. Primeiro tem que entender isso, é básico. Com a leitura do Blog vai ficar por dentro… Sugiro fortemente dedicar um tempo diário para a leitura deste Blog, pios vai lhe ajudar muito! Talvez ainda não tenha visto, então vou deixar o link abaixo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    E aos poucos vamos aprendendo mais… Estou aqui para ajudar! Fique à vontade para tirar suas dúvidas!

    Um abraço!
    Leitão

  61. 61 Fernando Cataldi

    Leitão,

    Estou fazendo compras graduais desde junho do ano passado.
    Compro regularmente 2 ações por mês.

    No primeiro ano um valor “x” de cada ação e partir do segundo ano um valor “y”. Alterei o valor após fechar o “ciclo de compras”.

    Estou com um problema com as ações do Itaú.
    Na minha planilha de IG a quantidade apresentada de ações é diferente da quantidade que consulto no site da corretora.

    Efetuei as seguintes compras:
    11/08/2011 ==> 89 ações
    13/02/2012 ==> 66 ações
    13/08/2012 ==> 109 ações
    Totalizando ==> 264 ações

    No site mostra que possuo 279 ações.

    O que pode ter ocorrido?
    O Itaú ficou “bonzinho” e me doou ações?

    Não entendi o que ocorreu.
    Alguma sugestão pra eu acertar a planilha de IG?

    Isso ocorreu com mais umas 3 ações também.

    Muito Obrigado por toda informação e auxílio prestado ao longo dos anos.

    Um abraço!

  62. 62 Alison

    Obrigado pela resposta Leitao.

    []s

  63. 63 Leitão

    Oi Fernando!

    Deve ter sido distribuição de proventos em ações, provavelmente. Inclusive a Cemig faz muito isso – lhe dá bonus extras em ações.

    Neste caso, adicione a qtde a mais na planilha como se fosse uma compra, só que com custo Zero.

    Tem que ficar de olho na distribuição de proventos seja em forma de dividendos, juros ou ações… Acompanhe sempre seu extrato de bolsa na corretora, e anote tudo direitinho na planilha, para não ficar com controles furados – Se ficar distraído poderá achar que está tendo rendimento inferior ao que na verdade estaria, se estivesse registrando todos os proventos corretamente.

    Um abraço!
    Leitão

  64. 64 Fernando Cataldi

    Obrigado mestre!

    Vou ficar de olha agora em diante e arrumar o histórico.

    Abraço!

  65. 65 Jose Carlos

    Caro Leitao e colegas

    Como engenheiro , tenho a tendencia de colocar numeros em fatores que nem sempre o permitem , mas gostaria de saber se P/L , Dividend Yield,Crescimento da Receita ( 5 anos),Margem Liquida , ROE% e Divida Bruta s/ Patrimonio , sao bons indicadores para selecionarmos nossa carteira . E se positivo , qual o peso de cada um desses fatores para compor o valor total de cada empresa e entao termos um ranking da melhor para a pior. Alguem ja tentou esse metodo ou similar para escolha da carteira ? Agradeço comentarios / Zeca49 ( ex-aluno e cada vez mais fã do Leitao !!! )

  66. 66 ANDERSON

    Jose, coloquei um rankeador de empresas lá no buteco, da uma olhada e veja se aquilo lhe ajuda.

  67. 67 Leitão

    Oi Jose Carlos!
    Bom dia!

    O Anderson postou umas planilhas muito legais lá no Buteco com bastante números e já automatizada…

    Confere lá:
    http://leitaoemacao.com/b2/buteco2.asp?topico=362&resposta=9128#9128

    E tem vários outros anexos interessantes também (vide na página inicial do buteco)

    Um abraço!
    Leitão

  68. 68 Celso Arruda

    Leitão, to sempre de olho aqui e no Buteco! Boa semana com otimos trades mas especialmente ajustando a carteira, aproveitei as altas estou tentando mesmo sem o curso fazer compras graduais. No momento, Petr4, Vale5, Grendene, Eternit (comprei hoje) ItauUnibanco, Cemig (the best)! Abs e como sempre, obrigado pelos otimos graficos e especialmente pelo sangue frio (fuja da manada, hahaha) que vc me ajudou a ter!

  69. 69 Adriano Pina Pereira

    Como perder dinheiro…. dia 13 de setembro tem uma notícia que o Cruzeiro do Sul será vendido para o Santander…. As ações sobem 30%. A turma da ganancia sai comprando, a turma dos espertos se desfaz de uma bucha. Dia 14 de setembro o BC liquída do Cruzeiro do Sul… E a vida segue….

  70. 70 Igor

    Adriano eu li isso tambem, rapaz to imaginando o desespero do pessoal que comprou está ação…rsrsrsrs. Leitão neste caso vc tem o papel mas ao mesmo tambem está travado, pois não pode nem vender.

  71. 71 Adriano Pina Pereira

    Não entendo bem de liquidação de banco, mas acho que agora o papel não existe mais. A Bovespa já coloca como código não negociado, acho que quem comprou já perdeu….

  72. 72 Igor

    Adriano entra no site da infomoney: http://www.infomoney.com.br/ultimas-noticias/noticia/2558755/Acao/Cruzeiro
    Ação do Cruzeiro no Sul deixa de ser negociada e investidor tem prejuízo
    Segundo o departamento de RI, as ações não voltarão mais ao mercado; acionista será o último na fila a receber o dinheiro.

  73. 73 Leitão

    Oi Adriano, oi Igor!

    Pois é… Casos assim são aos montes, mas quem me acompanha aqui no Blog não cai numa dessas, estou sempre alertando para não colocar a mão em fumos…

    Meus alunos, então, nunca cairiam numa roubada dessas….

    E o engraçado é que eu mesmo já fui inocente assim… Quando comecei na bolsa achava que ações eram como cartelas de bingo…

    Um abraço!
    Leitão

  74. 74 Pablo Amado

    A cemig e a geti realmente me deram um presentão… Fui surfar e quando voltei elas estavam no chão, 20% em liquidação… Detalhe, tinha evitado entrar nelas na carteira de IG(pulei) pois tava achando o preço menos atraente que outras do meu cardapio… Quando vi a promoção nao contei conversa!!! Botei os aportes delas em dias com 20%! Não é emoção nativa, não! É só o compartilhamento de alegria com uma abordagem que é boa ou ótima… A abordagem de IG quando agraciada com presentes destes fica realmente mais do que ótima!!!

  75. 75 Petra

    Olá Leitão, tenho uma dúvida teórica. Digamos que a ação da empresa XXX custava, há 5 anos atrás, R$10,00. Hoje, a empresa XXX mantém a mesma posição econômica que ocupava no mercado 5 anos atrás, ou seja, não cresceu em relação ao mercado mas também não retraiu. (É uma condição hipotética ideal em que a empresa acompanhou exatamente o crescimento ou retração da economia em geral.) Supondo que durante este período de 5 anos a inflação acumulada foi de 24%. O valor da ação nesta situação hipotética seria R$12,40 hoje? Ela teria seu valor corrigido em relação à inflação, dado que a empresa se manteve estável em sua posição em relação ao mercado e à economia?

  76. Petra, se a empresa não pagasse dividendo, teoricamente o valor esperado seria o que você disse mesmo… Um acompanhamento junto com a inflação. Considerando que a empresa não venceu e nem perdeu da média.

    Mas como há dividendos, então o valor da ação (considerando tudo o que vc disse) seria menor que 12.40. pois parte deste bolo teria sido convertido em dividendo.

    Complementem se eu deixei passar algo.

  77. 77 Leitão

    Oi Petra!

    Apesar de seu raciocínio ser lógico, na verdade não é bem assim, veja:

    Primeiro tem que diferenciar Preço de Valor. Preço é a cotação no mercado aberto, sujeito a todo tipo de oscilação devido às emoções, às especulações, etc… Valor é o que uma empresa realmente produz de lucros e dividendos a seus acionistas.

    Uma empresa pode ter seu Preço descolado de seu Valor real a maior parte do tempo, tanto para cima quanto para baixo.

    Já o Valor acompanha dois fatores principais: A capacidade da empresa de gerar lucros e a qualidade de sua gestão.

    Em seu exemplo, uma empresa que se mantém estável apenas acompanhando o mercado, poderia sim ter seu Valor relativamente acompanhando a inflação. Mas como a cotação no mercado (Preço) é na maioria das vezes descolada de seu Valor, então o Investidor Inteligente ganha nas distorções – compra quando o preço está abaixo de seu valor, vende quando a qualidade da empresa fica ruim, não gerando mais Valor.

    Bem, não se preocupe que após o curso você vai entender isso melhor. Sua matrícula está confirmada para a turma de Outubro (Última de 2012)!

    Um abraço!
    Leitão

  78. 78 Petra

    Oi Leitão e Tiago, obrigada. O valor da ação de uma empresa que se mantesse totalmente estável na sua relação com a economia como um todo seguiria o ajuste da inflação. O preço da ação, no entanto, pode ser mais alto ou mais baixo que seu valor real dependendo da percepção do mercado (investidores, especuladores, etc.). É isso?

  79. 79 Daniel Alcântara

    Leitão,
    fundos de ações pagam dividendos?

  80. 80 julio

    Leitão,
    o que você acha da grandene?Andei lendo seus fundamentos e me pareceram bons,me corrija se eu estiver errado.
    abços e obrigado
    julio

  81. 81 Leitão

    Oi Petra!
    Sim, isso mesmo! Mas as empresas possuem um fator a mais, os lucros-sobre-lucros. A cada real lucrado pela empresa e reinvestido nela mesma vai gerando crescimento maior, exponencial. É um dos grandes segredos do investimento em bolsa…

    ————————————————–
    Oi Daniel!
    Dividendos são pagos pelas empresas, e os fundos incorporam esse valor nas cotas (eu acho). Você não recebe dinheiro a mais em conta, mas imagino que deve ser contabilizado nas cotas…

    Eu não gosto de fundos. Ações diretas você vê seu dividendo real em sua conta, e faz o que quiser com ele.

    ————————————-
    Oi Julio!
    A Grendene tem mostrado um desempenho bom mesmo, vale a pena olhar para ela mais de perto sim. Mas como ela ainda tem muito serviço a mostrar, pode-se alocar em proporção menor em carteira – mais segruo.

    ——————-
    Abraços, pessoal! Bom sábado!
    Leitão

  82. 82 Luiz B.

    Fala Leitão!

    Transferi as minhas ações para uma outra corretora esses dias. No dia 3/9/12, data na qual as minhas ações ainda estavam na primeira corretora eles me cobraram R$14,9 de custódia. Ok. No entanto, no dia 10/9/12, quando as minhas ações não estavam mais nessa corretora, eles me cobraram uma taxa que eles chamaram “Antecipação Taxa de Custódia- Transferência de ações” no valor de R$14,9 também! Eles estão me cobrando a taxa de custódia 2 vezes no mesmo mês ou me cobraram para transferi as minhas ações? Acabei de mandar um email pra eles e na segunda vou entrar em contato, mas se você puder tirar essa minha dúvida agradeço.

    Grande abraço

  83. Leitão, qual a sua opinião sobre EBTP4?
    O P/L está alto e o DY baixo. Por outro lado ela apresenta um crescimento continuo no patrimônio e ativo, e no último trimestre uma redução grande na divida, além disso um VPA maior que a cotação atual.
    Depois dessa analise de fundamento que me pareceu pelo menos razoável dei uma olhada no gráfico de preços e ela vem andando de lado desde o começo de 2011 e volume muito baixo….

  84. 84 Julio

    Obrigado Leitao ,
    abcos
    julio

  85. 85 Leitão

    Oi Luiz!
    Melhor tirar essa dúvida diretamente com sua corretora mesmo, pois cada uma cria suas taxas conforme querem…

    ——————————
    Oi BirutaIBM!

    A EBTP4 está com desempenho declinante já a um bom tempo, vem descendo a ladeira e mesmo que não esteja tão ruim agora, o caminho é para baixo…. Não gostei nem um pouco dela… Temos empresas melhores na bolsa….

    ———–
    Abraços,pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

