CHAT 03 a 09/setembro

03set12


49 Responses to “CHAT 03 a 09/setembro”

  1. 1 Ronaldo

    acompanhando…

  2. 2 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    Parabéns pelo novo visual pro chat!!!

  3. 3 Ronaldo

    Leitão, e a tal da USIM5? Será que vai sair do CTI??? Nos gráficos eu não vejo nada que faça esse papel voltar à vida!! Tenho um trocadim nesse papel e já tô sem esperanças de recuperar…

    Abraço!

  4. 4 Leitão

    Oi Breno!
    Obrigado!

    Estava meio à toa sexta-feira, aí resolvi fazer um banner mais “bonitinho”… Rsss.

    —————————————
    Oi Ronaldo!
    A Usiminas continua sem sinal de melhora. Continua apresentando prejuízo em seu desempenho financeiro.

    Inclusive ela não faz mais parte de minha carteira, e já a uns 02 anos que venho comentando sobre sua queda de desempenho aqui no Blog com a turma.

    Como ela já está no fundo do poço, vender agora é bobagem… O certo era não tê-la comprado antes, e para se precaver contra esse erro era só ter visto seu desempenho financeiro ruim em seus fundamentos.

    ——————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  5. 5 Ronaldo

    Vc me pegou no pulo!!! Rsrs!! Foi o único papel que comprei sem analisar os fundamentos… agora é deixar ele la. Como eu disse, foi só um trocado.. hehe!

    Já faz alguns meses que não faço esse tipo de bobagem… agora só filé! :-)

    Valeu!!

  6. 6 Leitão

    :-) Tá vendo…

  7. 7 Jefferson

    Leitao, o mesmo vale para a CSNA3? uma vez que ela tem participação na USIM5?

  8. 8 Leitão

    Oi Jefferson!
    Não… A CSN continua administrando bem as dificuldades no setor… Por hora eu, particularmente, não mudo nada com ela…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Luiz B.

    Fala Leitão!

    Acabei de ler um artigo que fala que com a queda da Selic a Nova Poupança passa a ter retorno negativo. O que você pensa sobre isso? Alguma outra alternativa para alocar o capital para o curto prazo?

    Abraço

  10. 10 Leitão

    Oi Luiz!

    Realmente!

    Com a renda fixa cada dia pior e a inflação cada dia mais perigosa, fica péssimo deixar o dinheiro parado, ou melhor, andando para trás.

    Recentemente comentei sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/05/04/novas-regras-da-poupanca-e-o-impacto-no-mercado-de-acoes/

    Para aplicações de curto prazo não vejo nenhuma solução.

    O brasileiro vai ter que buscar mais educação financeira, e começar a investir mais em bolsa, o que na verdade é ótimo para todo mundo.

    Os juros altos de antigamente causavam várias mazelas, tais como a preguiça de aprender a investir, a falta de empreendedorismo, a especulação, a estagnação dos investimentos em geral. Agora que apertou a porca ela vai gritar! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Rick

    Oi prof leitão, qual é o tempo q vc considera olhando o dados do histórico de lucro descendente de uma empresa para quem ja faz IG pensar em retirar da carteira como no caso da USIM5?
    Tenho um certo conhecimento em analise fundamentalista e gostaria de saber d vc..em que momento acendeu a luz amarela pra vc no caso da USIM5?

    Um abração

    Rick

  12. 12 Luiz

    Oi Leitao, bom dia, se for possivel, poderia nos dar um panorama em relacao ao Ibovespa do ponto de vista tecnico neste final do ano, ele tem resistencia em 60000 pontos, é isto? Do outro lado se cair vai até quanto? Não sei se poderia, se der ajudaria muito… Abracao, Luiz

  13. 13 Leitão

    Oi Rick!

    Um ano é pouco, dois é bom, três é demais… Desempenho ruim pontual é uma coisa, desempenho sistematicamente declinante é outra, é o caso da Usiminas.

    ———————-
    Oi Luiz!
    Está conforme o último gráfico, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/08/08/ibov-grafico-07-08-2012/

    Sempre que não posto um gráfico novo é porque o anterior ainda está válido…

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  14. 14 Mauricio Chamma

    Leitão, vc poderia comentar sobre empresas q pagam bons dividendos ?

    Abraço

  15. 15 Leitão

    Oi Mauricio!

    Poderia até citar uma lista inicial, como Cemig, Coelce, Banco do Brasil, Eternit, Geti4, Vale, etc…

    Mas isso não vai lhe ajudar muito, pois não adianta pegar uma lista das melhores pagadoras hoje, considerando apenas o momento atual.

    É preciso primeiro analisar a Qualidade geral da empresa: sua geração de lucros, seu desempenho financeiro, sua evolução patrimonial, sua capacidade de gerar valor em reivestimentos, seu nível de endividamento, etc… E depois, aí sim, podemos dar mais peso ou não para a questão dos Dividendos em si.

    E essa análise deve ser feita no momento inicial de se investir, e também ao longo da vida da empresa em nossa carteira de investimento. Pois não adianta comprar e ficar torcendo, é preciso Estratégia para manter a carteira saudável ao longo dos anos.

    Falando assim parece que é uma coisa super complicada e difícil. Mas não é não! Qualquer simples mortal pode fazer isso que comentei, não tem que ser contador, ou especialistas, nada disso… Investir bem requer mais disciplina pessoal do que grande conhecimento em bolsa.

    Infelizmente por aqui somente não consigo explicar tudo, mas é um assunto que meus alunos gostam muito, e caminham seguros e independentes depois.

    Um abraço!
    Leitão

  16. Olá professor Leitão !
    Só para aproveitar o gancho que os amigos deixaram, faço a pergunta: Como devemos proceder ao identificar sinais de deterioração dos fundamentos ? Saímos do barco aos poucos ou ao perceber que o mesmo está afundando, devemos abandoná-lo imediatamente ? (e vender tudo a preço de mercado, na ocasião ?)

    Valeu !
    João Magoo

  17. 17 Leitão

    Oi João!

    Vai do gosto pessoal.

    Por exemplo:

    – Se você, após um acompanhamento ao longo dos meses/anos, perceber que a empresa está sistematicamente piorando seu desempenho, pode ir também sistematicamente reduzindo sua posição nela (pode-se ir vendendo 20K por mês, e com isso evita-se até o IR).

    – Se você, após um acompanhamento ao longo dos meses/anos, perder mesmo totalmente a confiança na empresa, pode encerrar a posição mais rapidamente enquanto está no azul, evitando-se assim que as cotações do mercado caiam ainda mais nos próximos meses.

    Seja como for, o mais importante é evitar agir conforme a manada. Muitas vezes saem notícias ruins pontuais, não sistemáticas, e a massa joga os preços lá para baixo sem razões mais sólidas, e você não pode agir conforme a massa e sair vendendo tudo assim de uma hora para outra.

    Mas geralmente a necessidade de se desfazer de uma empresa vai ocorrer muito raramente. Vamos supor que você tenha umas 15 empresas em carteira… Ao longo de uns 10 anos, poderá se ver obrigado a se desfazer de duas ou três no máximo…

    Quando fazemos bem nosso dever de casa, escolhendo boas empresas já desde o início, raramente vamos precisar nos desfazer de alguma. E mesmo que uma ou outra venha a nos decepcionar, não afeta o desempenho global do time.

    Um abraço!
    Leitão

  18. 18 Celso Arruda

    Leitão, apesar da alta de hoje, para investimento em valor CSNA3 continua barata, correto? abs e tb gostei da “capa ” nova do chat!!

  19. 19 Leitão

    Oi Celso!
    Obrigado!

    Olha, eu, particularmente, continuo com minha estratégia inalterada com CSNA3, e continuo mantendo-a em minha carteira.

    Mas quando estamos falando de Investimento em Valor, a questão do caro ou barato envolve NNN conceitos.

    Três pessoas, fazendo Análise de Valor, podem chegar a três resultados diferentes, todos corretos, mas todos pessoais. Envolve cálculos que se tornam diferentes à medida que cada pessoa acrescenta um fator que considera, particularmente, importante ou não.

    Ou seja, para mim CSN é boa empresa. Mas cada pessoa tem que definir isso pessoalmente. Investimento em Valor exige cálculos responsáveis, e por isso não posso simplesmente dizer que “vai fundo, tá barata, compre!”… Desta forma, prefiro não emitir minha opinião sobre Valor em relação a ela.

    Em breve vou lançar um material muito bom sobre Investimento em Valor, e aí sim vou poder ensinar o tema com total responsabilidade.

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 luiz

    Oi Leitao, tudo bom? Hj no site fundamentus vi Banco do Brasil com indicador PL por volta de 5, isto mostra uma grande oportunidade? Obrigado, Luiz

  21. 21 Leitão

    Oi Luiz!
    Não! Nenhum indicador isoladamente significa alguma coisa.

    É preciso analisar um conjunto de indicadores e com a visão correta.

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Victor

    Olá Leitão!

    Estava lendo as notícias do mercado de hoje – sei que não é para ler :) mas serve para reforçar suas orientações. POSI3 chegou a cair 12% e USIM5, subir 15%. Quem não está “vacinado” fica completamente louco!

    Saudações

  23. 23 Leitão

    Oi Victor!

    Sim, isso mesmo! E o pior é que a mídia/sites alardeiam esses números causando ambição e ilusão aos novatos, que caem na jogatina gerando comissões e mais comissões para as corretoras que tanto anunciam nesses sites….

    Aqui no blog venho dando minha humilde contribuição. Mas tem um “sistema” muito maior que eu que é feito para gerar ilusão e comissões sobre isso…

    Mas pelo menos fico com a consciência tranquila de poder ajudar os amigos mais próximos…

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Igor

    Boa tarde Leitão!
    É possivel fazer uma análise a respeito da ação HRTP3.
    Obrigado.

    Igor.

  25. 25 Anônimo

    Boa Tarde Leitão!!!

    O que você acha da elet3??abç

  26. 26 Adriano Pereira

    Como perder dinheiro na Bovespa, tenha comprado POSI3 ontem, fique um dia sem acompanhar a bolsa, na sexta-feira de uma olhada na cotação de POSI3…

    Com o curso do Leitão pelo menos quanto a isso eu estou vacinado.

  27. 27 andersoncustos

    Acompanhando….

  28. 28 Celso Arruda

    Fui para o Buteco e vi muita coisa mais interessante para avaliar…obrigado!
    Em tempo, esquentando as turbinas para o curso seguinte, sei que talvez so seja possivel para mim
    no ano que vem, mas vai rolar ok? Abs

  29. 29 Jefferson

    Leitao, apos hoje muda alguma coisa no grafico da CSNA3?

  30. 30 Leitão

    Oi Igor!

    Vixe! HRTP3 tem um desempenho financeiro lastimável, não compensa nem aprofundar na análise. Muito fraca mesmo… Temos muuuuuitas outras empresas melhores na bolsa….

    ————————————
    Oi “Anônimo” (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)!

    Olha, Eletrobrás é umas das mais fracas de seu setor. Interessante que é um setor muito bom, e a maioria são boas empresas. A Eletrobras consegue ter desempenho fraquíssimo em relação as demais. Temos coisa melhor, como Cemig, Geti4, Coce5, e várias outras…

    ———————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  31. 31 Leitão

    Oi Celso!
    Pois é, lá no Buteco da turma tem muito conteúdo de altíssima qualidade!
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Apareça sempre lá!

    Sobre o novo curso de Investimento em Valor, estou atrasado mesmo. Mas continuo trabalhando no projeto sim! Está demorando mas vai ficar bom! :-)

    ——————————
    Oi Jefferson!
    Não muda nada não… O último gráfico continua valendo…

    ————————
    Abraços!
    Leitão

  32. 32 Clari

    Caro Leitão,
    Estou usando a estratégia de manter o IG com 10% para grandes empresas e 5% em small caps como POMO4, VLID3, NATU3… Isso é bom ou deveria manter 10% para todas? Eu vejo sempre vc dizer “nessa eu aplico menos” e fico nessa dúvida.

    Abraços da Bahia
    Clari

  33. 33 Leitão

    Oi Clari!
    Bom dia!

    Está correto, não tem problema algum, desde que mantenha o Valor Mensal fixo… Ou seja, por exemplo, se vai comprar 1000,00 por mês então quando chegar a hora das empresas pequenas, compra duas de 500,00.

    Mais exemplo: Suponhamos: Em janeiro compro 1k de VALE5, em fevereiro compro 1k de BBDC4, e assim por diante… lá em novembro compro 500 de PMPO4 + 500 de VLID3 e assim por diante…

    Dica: Viste o Buteco da turma pois lá tem muito assunto discutido sobre isso, inclusive essa sua dúvida e muitas sugestões… Você pode pesquisar pelo assunto IG ou mesmo postar dúvidas e pedir mais opiniões da turma. É uma boa forma de manter-se no bom caminho e ver mais pessoas seguindo juntas:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Um abraço!
    Leitão

  34. Prezado Mestre Leitào
    Estou com uma duvida e gostaria de repartir com o amigo ;
    tENHO APLICADO NUM FUNDO DE AÇOES GERAÇAO, valor historico de 59.455,00 hoje vale 188.972,00. Portanto é melhor tirar agora que está em baixa ou deixar a bolsa subir mais e ai vender e comprar outros papeis e aplicar na carteira de investimento mensal. se puder dar sua opiniao ficaria
    grato,
    .
    abraços
    claudio

  35. 35 Leitão

    Oi Claudio!

    Pois é, eu sempre alerto que fundos/clubes são uma fria… Veja esses artigos abaixo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/07/04/fundos-de-acoes-sao-melhores-para-quem-tem-pouco-dinheiro-para-aplicar/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/09/25/a-vantagem-de-ser-investidor-individual/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/06/26/fundos/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    Olha, para poder dar uma opinião melhor teria que saber como é o clube/fundo dele, qual a carteira de ações, qual a política de compras/vendas, etc… Mas isso já imagino que deve ser uma lástima mesmo, deve conter muitas ações ruins, não devem ter estratégia de compra, etc… Ou a gestão fica limitada por causa das regras do fundo, e aí ficam engessados, etc…

    Fazer nossa Estratégia de Investimento Gradual e nossa Análise Fundamentalista conforme aprendemos no curso é sempre melhor… Não tem nada melhor do que aprender a filtrar você mesmo as boas ações, e ter uma estratégia sólida e tranquila…

    Realmente não tem muito o que fazer do jeito que está… Ou fica lá apenas como espectador e sofrendo… Ou toma uma atitude, para esse sofrimento (pois realmente é um incômodo ter investimentos ruins) e começa no caminho certo a partir de agora. Fico limitado a poder ajudar mais…

    Uma sugestão: Poste suas dúvidas lá no Buteco da turma, tente abrir a carteira e política do tal fundo para a turma, e aí todos podem ajudar… Talvez eu passe lá e ajude mais também:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Um abraço!
    Leitão

  36. Amigo Leitão,

    Estava de olho aqui na CSNA3, e acho que ela não tem mais motivos para cair.

    O preço tá barato!
    Tá sendo negociada a preço da crise de 2008!
    A empresa é boa nos fundamentos!
    Paga bons dividendos!
    A USIMINAS começou a dar sinal de vida (a CSN tem participação)!
    Tá em uma congestão de julho pra cá, com um aumento considerável no volume de negócios!

    Será que a demanda vai superar a oferta e finalmente vai voltar a subir? O que você acha?

    Abraço!

    Markus Paulo

  37. 37 Luiz

    Oi Leitao, tudo bem? Uma duvida conceitual, quando uma acao diz que tem um div yeld de 7 % , quer dizer que se tenho 300 mil reais eu receberei no ano 21 mil reAis liquidos de pagamento, eh isto?

    Agora se tenho um imovel de 300 mil reais e alugo por 2500 reais, no ano tenho 30 mil, nao eh um investimento mais interessante que acoes? Inclusive imovel valoriza tambem.

    Qual sua visao?

    Abs, Luiz

  38. 38 Anônimo

    Leitão, em outro momento, vc afirmou que iria analisar as smalls e talvez alterasse sua carteira, e aí?

    Vejo algumas empresas em alta no LP e parecem boas empresas, como:

    KLBN, POMO, EZTC, ALPA!

    Que achas?

  39. 39 Thiago

    Boa Noite Leitão!!
    Estava interessado em comprar cemig, porém notei que cmig3 está mais barata e paga o mesmo valor de dividendo que a cmig4, o que vc acha Leitão???Abraço

  40. 40 Luiz B.

    Olá Leitão!

    O corte no custo da energía irá afetar mais as geradoras ou as transmissoras?

    Grabde abraço!

  41. 41 Julio

    Aproveitando a pergunta do amigo acima ,
    andei lendo e alguns sites recomendam comprar ambev3 ao inves de ambev 4 você concorda ?
    Abcos
    julio

  42. 42 Antonio SA

    Olá leitão,
    Aproveitando a deixa do Júlio e do Thiago, tenho uma dúvida complementar.
    Em relação a açoes ON e PN voce sempre diz que prefere as preferênciais pela maior liquidez e distruibuição de dividendos.

    Contudo, surge uma dúvida. E se a empresa optar por fechar o capital?
    A cemig e a ambev tem tag along só para ON (80%).
    O bradesco tem 100% nas ON e 80% nas PN.
    Ou seja, na minha cabeça, se elas optarem por fechar capital, os controladores (exceção ao bradesco que tem 80% nas PN, mas inferior aos 100% das ON) podem oferecer qualquer ninharia para as preferenciais dessas empresas (estou certo nessa afirmação?)
    Qual a garantia que temos de num eventual fechamento de capital sermos recompensados a contento? (no caso da aracruz me parece que o fechamento foi extremamente ruim para o minoritario)

    Quanto a liquidez, surge outra duvida. A liquidez da ON é menor que a da PN, mas não pode se afirmar que a ON não tenha liquidez (ambev3 15M, bradesco3 13M, cemig3 4M).

    Quanto aos dividendos, no caso dessas empresas eles estão até melhores nas ordinarias

    Então fica aí a dúvida já colocada pelos amigos Júlio e Thiago.

    Não seria melhor então optarmos por comprar as ON ao invés das PN para essas empresas citadas?

    Abraço

    Antonio

  43. 43 Priscila moura

    oi leitão gostaria de saber o que acontece quando a bolsa cai muito mais vc está guardando a ação para buy and hold ,vc perde todo o dinheiro que vc investiu?e é preciso investir novamente para cobrir o prejuizo ?ou apenas esperar o papel valorizar de novo ?desculpa é que eu não entendo muito e estou começando a estudar agora agradeço desde já um abraço

  44. 44 Leitão

    Oi Markus!

    Ok, concordo com seus argumentos. O que está errado no seu texto é justamente a interrogação:

    “Será que a CSN vai subir?”

    A resposta para isso não deveria interferir em nada nas suas decisões com ela, pois você deve fazer uma bela análise e decidir, baseado no momento presente, e não no momento futuro.

    Eu não sei se ela vai subir. Você não sabe. Ninguém sabe. E quem diz que sabe está mentindo.

    O que eu sei e você sabe é que, a partir de uma análise feita, vamos tomar alguma atitude com ela.

    Veja mais:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/08/22/sobre-futurologia-nos-investimentos/

    ———————————————
    Oi Luiz!

    Seu raciocínio está quase correto.

    Imóvel dá aluguel e também valoriza. Mas uma empresa é melhor do que um imóvel, pois ela REINVESTE nela mesma, então os lucros são exponenciais. A cada ano seu imóvel vai valorizar um pouco sim, mas não tem lucro-sobre-lucro em seu imóvel, isso só é possível em uma Empresa.

    Por isso mercado de ações é melhor do que imóveis: Porque tem o fator lucro-sobre-lucro, o que gera crescimento acima dos imóveis.

    É uma regra do capitalismo: O capital produtivo é sempre mais rentável do que o capital especulativo, imóvel.

    ——————————————————
    Oi “Anônimo” (Você esqueceu de dizer seu nome).

    Aos poucos quero abrir mais minhas carteiras/operações, mas ao mesmo tempo é difícil pois me gera mais trabalho aqui no Blog para atualizar e também mais responsabilidade com os amigos… Gosto de fazer as coisas com calma e ter responsabilidade com os amigos, então prefiro às vezes não abrir tanto minhas operações.

    As que você citou: KLBN é fraca. Já PMPO é uma opção válida sim para analisar com mais detalhe, assim com EZTC e ALPA. Ok!

    ——————————————————
    Oi Thiago!
    Pode-se optar pela CMIG3 sim, sem problemas! Mas se começar a investir nela, mantenha. Não fique alternando entre a 3 e 4 não…

    ———————————————-
    Oi Luiz!
    Não sei, não tenho opinião sobre isso. Não afeta em nada pra mim, tanto faz.

    —————————————-
    Oi Julio! Oi Antonio!
    Abev3 ou 4 são papéis da mesma empresa. Optar por um ou outro vai variar de acordo com a política de distribuição de dividendos e demais regras…

    Em empresas maiores tanto ON quanto PN são tratadas da mesma forma pela política da empresa (política de Dividendos e política de Incorporações)… Então tanto faz uma ou outra, podemos optar pela que for mais líquida… Já em empresas menores é bom ficar sempre com as ON, pois são mais seguras em caso de um eventual fechamento de capital…. Mas antes de escolher é sempre bom visitar o site de RI (relação com investidores) de cada empresa e consultar a política de dividendos dela, e se há tratamento diferente para ON ou PN… Para incrementar a decisão na hora de optar por ON e PN, faça também assim: Consulte os dividendos e veja se há diferenças, e consulte a liquidez e veja qual é mais líquida… liquidez só é um fator de desempate no final, caso sejam iguais….

    A questão de eventual fechamento de capital, por isso é importante selecionar empresas de qualidade, bem administradas, transparentes… Pois empresas grandes e sólidas raramente fazem papelão… Já empresas menores e turbulentas são uma caixinha de surpresa, e podem decepcionar mesmo… O caso da Aracurz eu acompanhei na época, e ela já não era flor-que-se-cheire a muito tempo… Um bom investidor nem teria uma empresa assim em carteira.

    ———————————————–
    Oi Priscila!
    Seja bem vinda aqui na turma! Não se preocupe que toda pergunta é importante sim, fique à vontade para participar.

    Talvez tenha chegado agora no Blog, então as dicas abaixo vão ajudar:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Aqui tem muuuuuito conteúdo que vai lhe ajudar muito, vale a pena ir lendo tudo com calma, e não demora muito você já vai estar por dentro.

    Sobre sua pergunta: Não faz mal nenhum quando vem uma grande queda na bolsa, você não perde nada…. É apenas oscilação normal do mercado. Mas antes você precisa aprender a selecionar boas empresas, para não correr o risco de comprar empresas ruins, que nunca sobem… Empresa boa sempre sobe… Empresa ruim só Deus sabe….

    Mas aos poucos você vai ficar mais por dentro… Fica o convite para ir lendo o Blog e aprendendo!

    —————————————–
    Abraços, pessoal! Bom domingo!
    Leitão

  45. 45 Alberto

    Oi Antonio!!!

    Para investimento é preferível comprar as ações ON mesmo !!! a questão da liquidez só é importante para especulação.

    Abraços !

    Alberto.

  46. 46 marcelo

    oi Leitão, blza ai?
    porque não cosigo comprar cemig hj?
    o que acontece qdo a ação tem forte queda?

  47. 47 ANDERSON

    putz e a minha compra para IG é todo o dia 10!!! que continue esse cardume até o mês que vem pelo menos rsrsrsrs
    Ps a Eletropaulo passou a vender banana ao invés de EE? sim pq ela só caiu 3% ehehehhe

  48. 48 Leitão

    Oi Marcelo!
    Não tentei comprar Cemig hoje, mas se não conseguiu pode ser bloqueio de ordens… Quando uma ação (ou o mercado) cai mais de 10% em um único dia, a Bovespa paralisa as negociações – circuit breaker.

    Um abraço!
    Leitão

  49. Caramba! É nessas horas que “aquela” reserva na RF faz toda a diferença
    ;-)


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s