VALE5 – Gráfico – 24-08-2012

25ago12

Boa tarde, pessoal!

Ontem a noite não deu tempo de atualizar, mas segue hoje a Vale com uma configuração interessante… Comentários no gráfico.

As demais continuam conforme último post (use o cardápio no menu lateral para navegar).

Abraços e ótimo final de semana!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



22 Responses to “VALE5 – Gráfico – 24-08-2012”

  1. 1 Renato Restituti

    Mestre, excelente gráfico e comentários, mas você deve beber muito, hein?

    Um stop loss seu deve dar um caminhão de engradados de Brahma, né mesmo?

    Agora não quero nem tentar imaginar o tamanho do motor se der um stop gain. Deve ser tipo um Volvo para offshore. kkkkkkkk

    Abraço.

  2. Mestre Leitão! O fato da VALE5 estar com o Lucro Líquido decrescente desde o início de 2011 não faz dela uma empresa a ser pensar para se ter em carteira? Conversei com um cara que trabalha em uma corretora de valores e ele disse que a VALE5 entrou em uma fase de desagregação de valor para os acionistas. Já que ela é cíclica, ela está em um período ruim, que poderá ser revertido só talvez daqui a alguns anos.

  3. 3 Leitão

    Oi Restituti!
    :-)
    É que vez ou outra gosto de chamar os amigos para uma cerveja no final de semana aqui em casa… Aí já viu… Esse povo beeeebe…. :-)

    ———————————————-
    Oi Raul!
    Desagregação de valor é uma coisa, ciclicidade de mercado é outra.

    Qualquer empresa pode enfrentar problemas de ciclicidade, vacas gordas e vacas magras. O que não pode é deixar de ser eficiente, bem administrada. Afinal, com vacas gordas ou magras, o papel é gerar valor, mesmo que em menor proporção.

    Bem, mas esse é um papo-cabeça que não leva a nada.

    A questão é: Se Vale, com toda sua musculatura e bom desempenho, não merecer fazer parte de uma boa carteira de investimento. Então não sei qual outra pode.

    Os “especialistas” sempre falam assim: A empresa XXX está ruim, mas pode reverter no futuro. A empresa YYY está boa, mas pode reverter no futuro… O mercado está ruim, mas pode mudar no futuro… E assim vai…

    Seja como for, não dê ouvidos a caras de corretoras, e nem dê ouvidos a mim. Analise friamente a partir do que você acha que é certo, foque em sua estratégia sólida, e mantenha suas convicções. Nossos investimentos precisam mais de disciplina do que de palpites.

    ——————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  4. 4 Renato Restituti

    Leitão,
    o P/L da VALE tá 6,2!!!!!!!!!
    BBAS: PL 5,7!!!!!!!!
    BBDC: PL 9,4!!!!!!!!

    E eu não comecei meu IG ainda. SOCORROOOOO!

  5. 5 Alexandre Siebert

    Fiz uma análise em valor da VALE.

    Pequei os dados do fundamentus a partir de 2004 e extrapolei os resultados para esse ano, estimando um lucro liquido de 2012 como metade do obtido em 2011.

    Já levando em consideração o ano atual, que realmente deve ser ruim, o crescimento do Lucro/Ação da vale ficou na casa de 15% a.a. (muito bom).
    Detalhe, se usarmos os dados de 2011 chega-se a incríveis 25% a.a. de crescimento.(Oww SHIT)

    Sendo MUITO conservador, considerando uma taxa de crescimento do lucro/ação na casa de somente 7% a.a. e a taxa selic em 8.5%,Ao aplicar a Formula de Benjamim Graham para cálculo do preço justo, chega-se a um valor de R$55 reais!!

    Realmente me parece muito barato..

    Se chegar nos 24 reais estará de graça.

  6. As vezes me pergunto se o P/L e o P/VPA são realmente importantes. Por exemplo, se voce pega empresas como a Natura, Eztec, Ambev… Analisando por esses indicadores, eu nunca compraria essas empresas porque aparentemente são muito caras. Mas se você for analisar todo o resto, elas são incrivelmente boas e estáveis. Elas não são cíclicas como a VALE que tem umas desvalorizações fortes como essa que deu há pouco tempo. Comprei VALE há 39,99 no começo do mês passado, porque a meu ver ela é uma empresa boa, mas dei muita importância ao P/L e P/VPA e, desde então ela só caiu. A meu ver, me parece mais importante comprar empresas ótimas sem se preocupar com o P/L e o P/VPA, verificando se o crescimento do lucro líquido dela é estável. Acho que o histórico de lucro da VALE nem se compara com o NATU, por exemplo. O que vocês acham?

  7. 7 Leitão

    Oi Restituti!
    Tempo é dinheiro, então não perca tempo: analise com tranquilidade as melhores ações e começe, mas sabendo que ao começar tem que ter disciplina… Não pode começar e depois ficar “amarelando” no meio do caminho… :-)

    ———————————————–
    Oi Alexandre!
    Bom comentário!

    Pois é, também sou da opinião de que Vale e outras estão ainda a preço bom… Por isso chamo tanto a atenção para que devemos tomar nossas decisões baseadas no Momento Presente, e não em Futurologias. Quem fica olhando para o Futuro para decidir fica assistindo a banda passar…

    ————————————————
    Oi Raul!
    No seu caso em particular o problema não são os indicadores que você vai considerar, mas sim sua insegurança.

    Buscar se informar mais e mais é sempre bom, mas tome cuidado para que isso não mine sua segurança, ou mine sua disciplina e capacidade de decisão. Procure sempre separar o que é Informação do que é Conhecimento, e por fim do que é Sabedoria. Muita informação ou muito conhecimento não são sinônimos de muita sabedoria. Na busca por conhecimento acrescentamos uma coisa a cada dia. Na busca por sabedoria subtraiamos uma coisa a cada dia.

    Se começar a investir já inseguro vai encontrar mil motivos para duvidar do que está fazendo, e vai “amarelar” no meio do caminho…. Vejo isso pois decidiu comprar Vale uma vez, e agora já está inseguro quando a sua decisão anterior.

    —————————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  8. 8 Fabiano

    Leitão,

    Estamos em uma tendência de queda, devido ao pivot de baixa. Neste caso, não seria mais arriscado a operação, tendo em vista que o próprio movimento em caso de alta pode ser mais reduzido formando um novo topo abaixo do último formado?

    Abrs
    Fabiano

  9. Obrigado pelos conselhos Leitão. Faz apenas 3 meses que invisto. Fiz o seu curso e outro da XP, todos sobre Análise Fundamentalista. O que aconteceu foi que alguem muito experiente e que sabe ganhar dinheiro na bolsa falou mal da VALE e isso me deu insegurança. A minha segurança se transformou em insegurança, pois sei que quem me falou isso tem um conhecimento e experiência muito maior do que eu. E não só por causa da VALE, mas também por questão de análise de alguns indicadores, principalmente por causa do P/L e P/VPA e o fato de se dar importancia a Margem Bruta mais do que Margem EBIT e Líquida, entre outras coisas. Como é que pessoas que tem muita experiência e sabem ganhar dinheiro na bolsa muitas vezes falam coisas distintas? Espero um dia conseguir ter absoluta segurança em meus investimentos. Abraço e mais uma vez obrigado! =)

  10. 10 Alexandre Siebert

    Raul… Vc não pagou caro pela VALE.
    Veja por esse lado:
    Uma pessoa que faz IG na VALE desde 2005 teria um preço médio da empresa por volta de 26 reais hoje
    Pra quem começou em 2006 o preço já ficaria por volta de 30 reais…
    Olha só o PM esperado pra IG para quem começou nos seguintes anos:
    2007 – 34 reais
    2008 – 35 reais
    2009 – 36 reais
    2010 – 40 reais
    2011 – 41 reais
    Não me parece ruim ter começado a investir na empresa somente em 2012 e ter um preço médio de 39 reais.
    Ainda mais que hoje o VPA da empresa é por volta de 27 reais.. e no ano passado o lucro por ação foi por volta de 7 reais..
    Olha só, vc pagou 39 reais pra levar os 27 reais de patrimônio da empresa mais todos os lucros futuros da mesma.. Em dois anos, se a empresa mantiver os 7 reais de LPA, o VPA dela já estará na casa de 40 reias..!!
    Olha que baita negócio..!!

    O fato é que a VALE sente um pouco mais a crise porque lida com commodites. Depende de maneira direta da situação global.

    Olha lá no fundamentus pra ver como o lucro dela caiu em 2009 quando o aço ficou abaixo dos 100 dolares, e como já retomou rapidamente o lucro no ano seguinte.

    Agora relaxa.. e mantem a estratégia.!!

  11. Está bem. Obrigado Alexandre! =)

  12. 12 Leitão

    Oi Fabiano!
    Sim, correto. A “elasticidade” fica menor, mas mesmo assim ainda é viável a relação risco/retorno… Vai do gosto e do objetivo de cada especulador no momento.

    —————————————–
    Oi Alexandre!
    Perfeito! Dá gosto de ver um ex-aluno meu dando aula assim! Obrigado!

    ———————————
    Oi Raul!
    Evite dar ouvidos a quem trabalha em corretoras… Não que sejam más pessoas, mas a maioria acaba tendo olhos viciados e problemas de conceitos…. E evite dar ouvidos a mim também: você agora sabe caminhar sozinho e pode ter suas próprias opiniões e decisões. Não delegue seu futuro a ninguém!

    ————–
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  13. 13 SS

    Pois é…
    mas que o ‘ursinho’ abraçou a Vale desde 2011, abraçou ! : )

    se bem que… já já o touro joga pra cima ! : )))

  14. 14 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    Para investimento o preço da Vale está muito bom e está ficando ainda melhor.

    Para especulação eu vejo um bom suporte aos R$ 20,00… kkkkkkkkkkkk!!!

  15. 15 Leitão

    Oi Breno!

    Sim, isso mesmo! A Vale está em tendência de queda após perder o suporte, e tende a ir para 25,00 – se chegar lá é bom ponto para especular.

    E para investimento então, vai ficar uma beleza! Dividendos bem gordos em uma ação cheia de musculatura, coisa rara….

    Vale a pena acompanhar esse movimento.

    Um abraço!
    Leitão
    PS.: Vou aguardar o fechamento hoje a noite e depois devo atualizar o gráfico.

  16. 16 Glauco Tonello

    Leitão
    OBS.
    perdeu a cerveja..
    abraços
    Glauco

  17. 17 Alberto.

    Oi, Raul Miranda!!

    Concordo com você, em relação a indicadores P/L e P/VPA, ela são realmente de importância secundária, ao meu ver só serve para indicar se as ações estão barato ou não !!!

    Para investimento, muito mais importante certificar a capacidade da empresa de gerar valor, olhando para a consistência do seu lucro e a taxa de crescimento de lucro, ao longo tempo, analisando indicadores com ROE, margem de lucro e a relação dívida / patrimonio.

    Ou seja primeiro verificamos se a empresa é boa!! só depois nos preocupamos com o preço!! principalmente no caso do investimento em valor !!!

    A sua percepção de que ficar olhando somente P/L e P/VPA nunca irá comprar empresa como a AMBEV, NATU e EZTEC para investimento em valor é correto!!! algumas empresas tem fundamentos tão bom que dificilmente vai estar sendo negociado abaixo do seu valor patrimonial !!!

    Em resumo siga o ditado popular “Nem tudo que reluz é ouro!!, nem tudo que é barato é bom negócio!!!!”

    Primeiro certifique se esta comprando ouro verdadeiro!!! só depois tente comprar a metade do preço!!! algumas são diamantes dicilmente vão estar negociado a preços baixo!! esses voce comprando a preço razoável já estará fazendo bom negócios!!

    Quanto a sua insegurança em relação a VALE o post do Alexandre disse tudo !!! é uma excelente empresa !!! não sei oque o cara te falou!! mas mesmo olhando para margem de lucro bruto ou margem ebit, ou margem liqu. são poucas empresas que podem ostentar a mesma margem!!!

    Abraços

    Alberto.

  18. 18 Leitão

    Oi Glauco!
    Rsss… Perdi não… Depois eu conto… :-)

    ———————————-
    Oi Alberto!
    Excelente comentário! Obrigado!

    Abraços!
    Leitão

  19. 19 Glauco Tonello

    Leitão
    Pularam o Stop ou esperou um tempo maior e assim com a saída da congestão a figura mudaria
    Abraços
    Glauco

  20. 20 Glauco Tonello

    A Vale em 2007, lucrou aproximadamente 4Bi por trimestre e a ação custava acima de 50 reais. hoje em 2012 ela lucra cerca de 6BI pelo menos e custa quase 30 reais. vai entender o mercado.

  21. 21 Leitão

    Oi Glauco!
    Eu esperei o candle de segunda-feira e ia comprar ao final do pregão, caso o candle fosse de alta (pois no dia anterior foi um Doji). Mas como foi de baixa nem entrei no trade… Vou esperar a eventual queda até o suporte em baixo e ver se entro… Ou entro na retomada de alta…

    Sobre a Vale, pois é, o mercado é irracional, ainda bem! :-)

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 Glauco Tonello

    Leitão
    Estou tentando estudar para fazer trades no futuro, rsss, quando tiver menor quantidade de aulas .por isso os questionamentos.
    hoje faço somente os aportes mensais e alguns casos de aumento das compras quando sobra $$ dos dividendos.

    abraço
    Glauco


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s