Sobre Futurologia nos Investimentos

22ago12

No mundo dos investimentos em geral o que mais vejo todos os dias são pessoas querendo adivinhar o futuro. É natural, uma vez que investimos justamente pensando nele. Mas o erro é exatamente esse: Basear suas decisões de investimento no que vem no futuro.

Veja bem a diferença:

– Investir pensando no futuro – Ok! Você quer colher bons frutos mais adiante.

– Tomar decisões de investimento baseadas no futuro – Errado! Você está colocando suas bases em algo insólito, está construindo sobre a areia.

Esse problema atinge as pessoas comuns, investidores individuais, e é alimentado ainda mais pelos “técnicos” ou “especialistas” que a todo momento também fazem previsões e mais previsões. O que mais vejo seja na TV, nos jornais, nos sites e canais especializados na internet  são “especialistas” que são ótimos para bolar teorias complicadas e bem convincentes de que o futuro vai ser assim ou assado, e assim vão alimentando a visão errada de que nossas decisões de investimentos devem ser baseadas no futuro.

Devemos tomar decisões de investimento baseadas no MOMENTO PRESENTE!

– Faça o certo hoje, e o futuro será apenas conseqüência das ações certas que tomou no presente.

Sei que é difícil entender esse conceito fundamental, mas vale a pena se esforçar para entendê-lo e colocá-lo em prática!

Tomar decisões de investimento baseadas no futuro é como construir alicerces sobre a areia.

Procure sempre analisar bem o momento presente, e fazer com que suas decisões sejam sólidas, INDEPENDENTE do que vem pela frente.

Veja um exemplo:

– Errado: Quando a bolsa vai começar a subir? Quais ações serão as mais promissoras nos próximos anos? Quais setores serão os mais promissores na bolsa? Vou colocar meu dinheiro em 02 empresas ou num fundo e ficar torcendo…

– Certo: A bolsa está com oportunidades hoje? Quais ações são as mais sólidas hoje? Qual Estratégia para manter minha carteira saudável e equilibrada hoje e sempre? Vou alocar meu capital de forma equilibrada em ações de boas empresas e ficar tranqüilo, sem me preocupar com futurologias.

Abraços!
Leitão

Leia também…

> Bancos vão lucrar menos? E o momento atual econômico? O que faço?

> Bolsa em queda – alegrai-vos!

> Análises Embromation 2, em vídeo…



17 Responses to “Sobre Futurologia nos Investimentos”

  1. 1 Renato Restituti

    Grande mestre, Leitão. Ainda bem que vc existe em nossas vidas.

    Mesmo tendo feito o curso e sendo um fervoroso defensor de seus ensinamentos, a maldita ganância fala mais alto e estava levando fumo em tentativas frustadas de especulação com mini-índice (fumo grosso ainda). E olha que nem comecei a fazer meu IG!!!

    Após esse post sobre futurologia, fiz uma reflexão sobre o curso e percebi que me desviei completamente dos objetivos. Vamos voltar ao básico e parar de tentar vencer a banca, quero dizer, o mercado.

    Valeu pelo desabafo!

    Restituti

  2. 2 Leitão

    Oi Restituti!
    Obrigado!
    Vixe! Estava mesmo se desviando do caminho… Juízo, heim!

    Tempo é dinheiro. E perder tempo é perder dinheiro. Pode especular, mas não deixe de Investir…

    Grande abraço!
    Leitão

  3. Leitão, entendo seu ponto de vista (não da pra confiar em previsões e esquecer uma boa estratégia), mas não consigo concordar que alguém possa investir sem tentar nenhum tipo de “previsão do futuro”. Para mim, investir é comprar algo hoje que eu acredite (por algum motivo) ter potencial de gerar um retorno em algum tempo. Quando eu olho as ações mais sólidas hoje eu estou “chutando” que elas continuaram sólidas pelo menos tempo suficiente para gerar o retorno esperado. Claro que se algo me indicar o contrario eu pulo fora antes do prejuízo crescer muito, mas isso não muda o fato de eu entrado por futurologia.
    T+

  4. 4 Daniel Alcântara

    Vc disse tudo, Leitão! As pessoas correm atrás de fórmulas milagrosas, mas elas não existem. O que existe é o valor. É a valorização à longo prazo(longuissimo prazo) de grandes empresas.

    Abraço!

  5. 5 Azê

    Você não sabe o que está falando, Leitão! Você não se informa, não lê jornal, não ouve os experts do mercado… lamentável…

    Sugiro que volte no tempo (não muito, só até 2009), gaste algumas centenas de reais com a palestra abaixo ao invés de perder seu tempo bebendo cerveja no Mercado Central. Você só irá prejudicar seus alunos com essa ladainha de ter os pés no chão.

    https://www.investbolsa.com.br/atendimento/palestraexpomoney.aspx
    http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/1596853

    Espero ter ajudado – heheheheh

  6. 6 Leitão

    Oi BirutaIbm!

    É justamente isso que comentei: Esperar bons frutos de seus investimentos é sim normal, o que não se pode é basear suas decisões hoje no que vem a ser o Futuro amanhã…

    Por exemplo: Compro uma empresa sólida hoje porque ela é sólida hoje e seu valor atual está bom, Ok. O que não posso é ficar tentando adivinhar quando é o fundo de uma queda, quando o mercado irá subir, quando uma empresa promessa hoje vai se tornar realidade amanhã, etc…

    —————————————-
    Oi Azê!
    Hehehehe! Se eu não te conhecesse ia achar que estava falando sério! Rsss (depois reparei que os links são do ano de 2009 rs)

    Pois é… Essa coisa de pé no chão não leva a nada né… Dá mais Ibope fazer futurologia pois a mídia e os midiáticos gostam de ouvir mentiras… Rsss

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  7. 7 Costa

    kkkkkkk. Também pensei que esse cara (Azê) tava falando sério!
    Já ia te defender, Leitão…

    Abraço,
    Costa

  8. 8 Leitão

    :-)

  9. 9 Fabiano

    É, o setor de siderurgia é um belo exemplo recente…

    Conheço investidores que “olhando para o futuro” enxergaram nuvens negras pela frente no setor, e pularam fora de CSNA, USIM, etc, antes que a vaca fosse pro brejo… Hoje eles estão pensando, apenas pensando ainda, em voltar para o setor…

    Ou seja, não discordo totalmente da sua opinião, mas tbém ficar cego para o que pode se passar no futuro próximo de ao menos um setor da economia (nem vamos falar na macroeconomia no geral), eu não vejo como correto. O investidor precisa ter uma certa noção do que está ocorrendo nos setores das suas empresas, se está ocorrendo uma mudança conjuntural ou estrutural, pois isto pode sinalizar uma saída antes do barco afundar…

    Zerar a posição em Usiminas nos últimos meses por exemplo, acho que foi tarde, ela pode muito bem ter feito um fundo, e agora começar um novo ciclo, como ela vem mostrando ultimamente.. Eu comecei em CSNA já há algum tempo, e de lá pra cá ainda caiu bastante, mas como disse, o setor pode estar mostrando um novo fôlego, basta acompanhar os próximos balanços..

    Enfim Leitão, vc pode dizer que praticando a diversificação dos setores da economia este risco está controlado, mas mtas vezes temos um sinal claro de saturação de um setor como vinha ocorrendo com o de siderurgia, e assim podemos determinar a nossa saída ainda com um bom retorno, antes de devolvermos o lucro para o mercado o que é mto frustrante..

    Abrs

  10. Hehehehe, agora me vi no comentário do Restituti (aí em cima).
    Até há algum tempo eu era assim: tentava adivinhar o futuro fazendo pesquisas como um louco na internet através de sites ESPECIALIZADOS, e também não perdia um noticiário sobre economia ou sobre o mercado financeiro.
    O que eu achava mais interessante eram as notas emitidas pelos especialistas das corretoras e imprensa ESPECIALIZADA. Parecia que aquela informação, apenas eu a possuía. Sentia-me afiado para investir: ADIVINHEI O FUTURO, ACHEI A EMPRESA DO MOMENTO!

    Como dizem aqui no Ceará, peguei muita pêa da bolsa, só prejuízo!!!!!

    Aí, por indicação de um amigo, conheci o blog do Leitão (BLOG, PORQUE NÃO QUERO MAIS SABER DE “SITES” SOBRE INVESTIMENTOS).

    Tratei logo de fazer o curso. Beleza!!!!!!!

    Levei um banho de água fria. Vi o quanto eu estava errado sobre investimentos. Tratei logo de mudar a minha maneira de perder dinheiro na bolsa e começar a ganhar alguma coisa.
    Comecei a acertar uns trades e fazer algum dinheiro. Mas, com isso, veio a GANÂNCIA.

    Aí, adivinha? Pêa de novo!!!!!

    Com isso, veio a ansiedade. Bastava abrir o homebroker que começava o frio na barriga.
    Então resolvi adotar a filosofia do Leitão: pôr os pés no chão, esfriar a cabeça, montar minha estratégia com antecedência (e principalmente: seguí-la), comprar apenas os filés, e outras coisas que não me vêm à cabeça agora.

    Por isso, eu só tenho a agradecer ao Leitão! Muito Obrigado, amigo Leitão, por ter mudado a minha cabeça dura e ingênua!!!!

    Mais uma coisa: Não abro o homebroker durante o horário do pregão nem a pau!!!!! Minhas ordens são enviadas antes ou depois do pregão, o movimento dos preços durante o pregão me deixa louco.

    PS: Recebi o livro, Leitão. Agora tenho o conteúdo do blog aonde eu for!

  11. ìa esquecendo:

    Abraço, Leitão!!!

  12. 12 Leitão

    Oi Fabiano!

    Obrigado pelo comentário!

    Seu raciocínio não está errado, o que está errado é o uso dele.

    Devemos analisar muito bem o Momento Presente, e isso quer dizer que você deve usar as informações que tem a seu dispor hoje, dados reais, inclusive para tentar ver a saúde da empresa e seu setor agora e adiante.

    Mas analisar bem o momento presente é uma coisa. Tomar decisões com base em “perspectivas” futuras é outra.

    Vou dar meu exemplo pessoal: No caso da Usiminas, já a uns 02 anos venho comentando que seu desempenho estava declinante, desempenho real, sem previsão de futuros… Desempenho declinante que me fez diminuir a posição nela previamente. Já a CSN continua superando os desafios do setor com uma situação atual que me faz permanecer com ela. Nos dois casos eu baseei minhas decisões no momento presente.

    Posso errar? Claro que sim, mas os erros fazem parte da estratégia, da gestão do risco.

    ==> Mas vou errar muito mais se passar a basear minhas decisões de investimento no Futuro.

    —————————————————–
    Oi Markus!

    Puxa! Obrigado pelo depoimento! Essas mensagens ajudam outros amigos leitores também… Vamos aprendendo com os acertos e erros dos amigos.

    Olha, você deu uma bela desviada de caminho, mas aprendizado é assim mesmo. Às vezes precisamos por o dedo na tomada para acreditar que ela dá choque.

    Sempre digo: podemos sim aventurar, experimentar, testar, viajar na maionese, etc… Desde que estejamos fazendo a contra-parte do dever de casa… ==> Dever de casa feito, podemos brincar! E isso vale para tudo, não só para os investimentos….

    ————————–
    Grande abraço, pessoal!
    Leitão

  13. 13 Renato Restituti

    Se eu não leio o post do mestre após o do Azê, eu ia baixar o nível e perder o controle. Subiu uma raiva monstruosa enquanto eu lia o post. Cara, que susto que o colega me deu. kkk

  14. 14 Leitão

    :-) hehehe!

  15. 15 Renato Restituti

    É Marcus Paulo. Ganância e especulação andam juntas, né?

    Mas voltei a estudar as panilhas do Leitão sobre esperança matemática e fiz algumas análises e cheguei a conclusão que para especular devemos ter uma relação ganho/perda maior que 2:1; talvez no mínimo 4:1. E também especular com valores menores que R$10.000,00 não vão trazer uma grande rentabilidade a longo prazo devido aos custos e IR. É muito trabalho e tensão para um retorno pequeno.

    Meu objetivo agora é focar em estudar contabilidade e valuation para poder escovar balanços e poder encontrar empresas com bons fundamentos.

    É isso aí!

    Bons investimento

  16. 16 viana

    Caro Leitão
    Li em seu belo blog a existência de vídeos aulas. Estas aulas são do seu curso, ou ficam disponíveis aqui no blog
    forte abraço

  17. 17 Leitão

    Oi Viana!
    Bom dia!

    As vídeo-aulas fazem parte do meu curso, e durante as aulas acompanho os alunos individualmente, pessoalmente, para garantir um bom aprendizado.

    No link abaixo tem mais detalhes:
    http://leitaoemacao.com/curso

    E qualquer dúvida sobre o curso, meu e-mail: leitao@leitaoemacao.com

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s