Chat 20 a 26/agosto

20ago12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

Dica: Abaixo do campo de mensagem tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



19 Responses to “Chat 20 a 26/agosto”

  1. 1 Rafael

    Leitão,

    possuo R$100.000,00 e em setembro faço 25 anos.

    Pergunta direta: com 5 anos consigo chegar em 1 milhão com investimento em bolsa de valores ?

    Independencia Financeira aos 30 anos!!!! Abraço!

  2. 2 Leitão

    Oi Rafael!

    Depende basicamente de 03 fatores:

    1) Quanto poderá poupar mensalmente. Quanto mais, melhor.

    2) Qual será sua habilidade para Investir. Se souber montar e administrar sua carteira de ações, com boas empresas, com disciplina, ok!

    3) Qual será sua determinação para atingir seus objetivos.

    Vamos com um exemplo (sem muita precisão nos números):

    Se puder poupar 2.000,00 por mês e for bem disciplinado e sábio ao montar sua carteira de investimento, quem sabe com 10 anos atinja 1M. Obs.: Mas 1M daqui a 10 anos vão valer mais ou menos 500K hoje – tem que levar o fator Inflação em consideração.

    Já se puder poupar 4.000,00 por mês e continuar sendo disciplinado, com os mesmos 10 anos pode-se juntar uns 1,5M, que aí sim equivaleriam a 1M hoje (mais ou menos).

    Mas… quando somos disciplinados geralmente as coisas vão dar MAIS CERTO do que planejamos. Seus rendimentos com bolsa poderão lhe dar mais resultados do que o esperado, sua capacidade de crescer pode ser melhor do que o esperado… Em fim, tudo conspira a seu favor quando está determinado a crescer!

    Mas aí você pode pensar: Puxa, 2k por mês é muito… 10 anos é muito….

    Não pense! Faça! O difícil é começar…

    Existe uma lei no universo que diz: Cada um tem aquilo que merece.

    Então, faça por merecer tudo aquilo que deseja. Se atingir seus objetivos, é porque fez por merecer, teve determinação e disciplina, buscou e lutou por eles.

    Ah! E outra coisa: O caminho não precisa ser um sacrifício – faça do próprio caminho o prazer e não somente o objetivo final.

    Um abraço!
    Leitão

  3. Oi Leitão!

    Por sorte vi esse belo comentário que fez para o Rafael.
    Serviu de inspiração!

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  4. 4 Luiz Bulos

    Mestre Leitão!!!!
    Bom demais???
    Não sei se lembra de mim. Fiz seu curso há um tempo atrás.
    Antes de tudo quero agradecer pois você (como você mesmo diz) tirou a venda dos meus olhos pra o mundo dos investimentos! Mas não parei só pelo seu curso. Tenho estudados bastante e estou ávido pra fazer o seu curso de IV!!!
    Bem. Tenho uma questão a fazer sobre a CSN. Essa empresa já teve seus tempos de glória operacionalmente. Na bolsa ela está sendo castigada, sendo vendida a preço de crise. Ando pensando se viro ou não sócio dela. No entanto, penso que o cenário não esteja muito bom pra ela. Primeiro a sua dívida enorme (4 vezes o patrimônio líquido praticamente), apesar de a a maior parte ser de longo prazo. O fato de ter uma dívida desse tamanho já ascende a luz amarela. No entanto, se analisarmos o caixa da empresa, vemos que o seu caixa paga praticamente metade da dívida! Isso é bom…

    Outro ponto importante, ainda sobre a dívida, é que no site da BOVESPA informa que mais da metade da dívida tem vencimento superior a 5 anos.

    Além disso a empresa vem apresentando lucros crescentes, apesar desse ultimo trimestre ter sido um fiasco. No entanto, como você mesmo falou, a empresa informou que foi um caso isolado. Mas achei muito estranho de ela não ter deixado isso claro no relatório referente ao trimestre. Parecia que ela queria “esconder” algo. E se ela paeceu querer esconder algo, ascende mais uma luz amarela…

    Além disso tem o fato de o setor sofrer uma concorrência desleal com a siderurgia chinesa, que possui preços extremamente mais barataos. E esta é uma desvantagem que irá perdurar por muito tempo. Mas em virtude dessa concorrência a empresa tem aberto seu leque de atividades, como é o caso da mineração, cimento e energía.

    Por último tem um fator, que é um dos que mais me iincomoda, que é o que a administração vem fazendo. Memso com a dívida enorme e as dificuldades do setor, que seria a alocação correta do capital. Ela distribuiu gordos dividendos (R$0,8/ação) na última emissão de dividendos. Além disso, vem realizando compras compras de outras empresas siderúrgicas, como é o caso da empresa alemã, mesmo apresentando toda a dívida que possui e mesmo o setor apresentando as dificuldades (mesmo que momentâneas) que apresenta.

    Sei que a empresa é sólida, e se é sólida, deve isso à sua administração. Como seu que vocÊ é acionista da empresa e com certeza entende muito bem dela, gostaria de saber a sua opinião a cerca da situação da CSN.

    Grande abraço!

  5. 5 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Legal :-)

    —————————————–
    Oi Luiz!
    Bom dia!

    Que bom saber que está caminhando bem e seguro após o curso! Isso é que dá a maior satisfação a um professor: ver seus alunos voando alto e independentes!

    E pelo seu belo comentário vejo que está sim caminhando muito bem! Que bela análise fez! Parabéns!

    Concordo com todas as suas ponderações. a CSN já foi mais vigorosa, mas está enfrentando com muita consistência a crise no setor.

    Sou acionista dela a um bom tempo, e até hoje não tive decepção com a administração – muito competentes e sempre pensam nos acionistas.

    No meu caso em particular, não mudo por enquanto a posição com ela. Ela continua em carteira normalmente e continua na lista de compras, respeitando, claro, o rodízio e a diversificação em toda a carteira – minha posição com ela (e todas as outras) é sempre segura, ou seja, mesmo que ela venha a decepcionar, não vai me causar problemas, por isso a importância de sempre manter uma estratégia e alocação equilibradas com todas da carteira – um time jogando junto.

    Fica mesmo a título de gosto pessoal – se, depois de analisar bem e ponderar para seu caso em particular, decidir que vale a pena ou que não vale a pena, de qualquer forma estará certo.

    Dica: sempre apareça lá no Buteco da turma, é ótimo para trocar idéias como essa. Inclusive que tal postar lá para que todos possam opinar também:
    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Um grande abraço!
    Leitão

  6. 6 Tiago

    Leitão, boa tarde!

    Passeando hoje pela cozinha do blog, dei falta de Souza Cruz (CRUZ3) no cardápio que já li tantas vezes… Alguma objeção ao fumo ou ela está ausente por questões puramente financeiras?

    Gostaria de “ouvi-lo” sobre o assunto.

    Abraços,
    Tiago

  7. 7 Leitão

    Oi Tiago!
    Boa tarde!

    Realmente a Souza Cruz é excelente empresa, geradora de valor aos acionistas, bem administrada. Nada contra ela, a não ser mesmo seu setor (não por causa do seu produto em si, mas por causa de ser um setor combatido e em declínio – eu não gosto de cigarro, mas a decisão deve técnica, não ética).

    Vai do gosto pessoal neste caso. Eu não gosto por isso mesmo, setor combatido e em constante retração.

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Luiz B.

    Fala Leitão!

    Vou tentar aparecer pelo Buteco e postar essa “análise” que fiz.
    Mas tenho uma outra pergunta pra você. Qual tipo de renda fixa você investe? Tesouro direto? Poupança? CDB? Alguma outra? Qual a estratégia que você utiliza para alocação de capital em cada tipo de investimento de RF?

    Grande abraço!

  9. 9 Leitão

    Oi Luiz!

    O melhor em matéria de Renda Fixa é sempre o Tesouro Direto, alocando nele o dinheiro que vai ficar quieto mais tempo. Para o dinheiro que vai usar com mais frequencia (dinheiro transitório para IG, por exemplo), a Poupança está atendendo…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Anônimo

    Olá leitão ,
    você sabe porque a eternit ta caindo muito hoje?
    Abcos
    Thiago

  11. 11 Leitão

    Oi Thiago!
    É por causa do julgamento do uso do Amianto.

    Vou colar abaixo o que comentei agora a pouco com o amigo Cristiano:

    Tenho Eternit em carteira já a um bom tempo e não tenho nada a reclamar. Muito bem administrada, com gestores preocupados com seus acionistas, lucros constantes, desempenho excepcional. Só tenho que dar os parabéns aos gestores, e quem dera todas as empresas de capital aberto fossem bem geridas como ela.

    O problema do Amianto foi muito bem esclarecido pela empresa, que usa o Crisolita (com manejo seguro não tóxico, segundo os defensores). Estão confiantes de que a Justiça será justa, com o perdão da redundância.

    Mas a disputa na justiça está bem equilibrada entre defensores ou contrários ao seu uso – é uma decisão que impacta muitos setores, trabalhos e capital, não é fácil.

    Seja como for, a gestão está bem antenada quanto a esses problemas e saberão lidar com isso… Acredito que eles já devam ter um “plano-b” caso a justiça seja contrária ao Amianto, e a empresa produz também muitos outros produtos sem ser com essa matéria prima. Continuo acreditando no bom histórico da gestão.

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 Glauco Tonello

    Leitão
    A Eternit, emite a cada trimestre um folder explicativo do que se passa na empresa, contanto que recebi agora a pouco e consta algo sobre o processo. acredito que estão antenados na situação.
    Aliás é o que emite o melhor folder explicativo das empresas que tenho.

    abraços

  13. 13 Leitão

    Oi Glauco!
    Pois é, nossos gestores são bons de serviço mesmo! Quem dera se todos meus funcionários fossem assim… Rsss….

    Abraço!
    Leitão

  14. Olá pessoal !
    Só lembrando que esse é o típico movimento de massa, pois o que houve hoje foi apenas uma audiência, na qual são ouvidos diversos setores envolvidos, especialistas, representantes de classe e tudo o mais.

    Julgamento sobre a proibição ou não do amianto somente viria no ano que vem. E só então algum possível efeito danoso sobre o lucro da companhia se concretizaria. Temos uns 2 trimestres pelo menos (será?) antes disso.

    Até lá podemos observar o comportamento da empresa e sua transparência na hora de nos divulgar o que realmente está acontecendo. Nesse ponto devo concordar com os amigos, pois a administração é bastante eficiente. Continuo comprado em ETER3, numa boa..sem torcer.

  15. esqueci de mencionar que sou o seu ex-aluno João Magoo no comentário acima.

    abraço

  16. 16 Leitão

    Oi João Magoo!
    Estava sumido!

    Que beleza de comentário! Obrigado!

    Grande abraço!
    Leitão

  17. 17 Ismael Giannotti

    Leitão,

    A Coelce em comunicado de 06/08/12 a CVN informou que poderá (ainda não decidiu, não é definitivo) fechar o capital da empresa. A empresa não possui tag along (somente 80% para as ações ON).

    Nestas condições como devemos proceder? Vender tudo imediatamente? Aguardar a decisão final da empresa?

    Obrigado,

    Ismael

  18. 18 Leitão

    Oi Ismael!

    Você deve estar se referindo ao comunicado abaixo:

    Clique para acessar o Fato%20Relevante%20Coelce%20agosto%202012%282%29.pdf

    Segundo a companhia existe a possibilidade, mas não é nada certo ainda. Mas seria uma pena se fechassem capital da Coelce. Gosto muito dela e sempre foi boa empresa.

    Neste caso pode-se acompanhar o desenrolar dessa história (inclusive ligando para a empresa diretamente, tomando a iniciativa de ir atrás da informação) e adiar futuras decisões pessoais, ou já ir pensando em se desfazer as posições nela no decorrer dos próximos meses…

    Eu vou acompanhar mais um pouco antes de tomar qualquer decisão. Se puder permanecer na companhia, eu prefiro. Senão, posso ir trocando por outras como a GETI4, Cemig, e mesmo outras de outros setores..

    Um abraço!
    Leitão

  19. 19 Ismael

    Obrigado, Leitão,

    Vou contatar o RI da Coelce. De qualquer forma vou colocá-la na “geladeira” até que tudo seja esclarecido.

    Um abraço,

    Ismael


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s