Chat 30/julho a 05/agosto

30jul12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

Dica: Abaixo do campo de mensagem tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



36 Responses to “Chat 30/julho a 05/agosto”

  1. 1 Leitão

    Queridos amigos, bom dia!
    Desculpem a demora nas respostas, estou aproveitando os últimos dias de julho para passear…

    Essa semana ainda ficarei ausente, pois vou para uma pescaria em Três Marias com os amigos, mas a partir da próxima semana voltarei à ativa… (Comprei um barquinho para pescaria e agora quero fazer um trade que me dê de presente o motor… Rssss)

    Então, de terça a sexta ficarei ausente. Sábado estou de volta e responderei a todos… podem deixar as dúvidas caso queiram…

    Abraços, pessoal!
    Leitão
    PS.: Hoje ainda estou por aqui…

  2. 2 Juninho

    Leitão, ja sigo seu blog a algum tempo e se não me engano você já comentou que largou da sua profissão para viver de investimentos.
    Um dia desses um amigo me perguntou se conhecia alguem que vivia de investimentos e como era feita essa passagem de vida onde você tem um salário fixo para uma vida onde você tem seu capital gerado através de investimentos e não consegui responder, pois afinal sou somente um investidor iniciante que mantenho meu trabalho fixo.
    Você poderia falar sobre isso? As duvidas vêem desde, por exemplo, o retorno para que você possa viver tranquilo durante um mês é o mesmo ou melhor do que você tinha previamente com seu trabalho?

    Obrigado pelas dicas de sempre e parabéns mais uma vez pelo blog/site/curso.
    Abraços
    Jr.

  3. 3 anderpolese

    retornando ….
    Leitão
    também estamos “pescando” nos últimos dias rsrsrs!

  4. 4 Leitão

    Oi Juninho!
    Obrigado pelas visitas! Pode ficar sempre à vontade aqui no Blog! Bateu dúvida, pode perguntar!

    Pois é, vivo sim dos meus investimentos. “Aposentei” aos 32 anos, ainda jovem…

    Olha, é muito bom mesmo! Não tem coisa melhor no mundo do que ter sua liberdade, poder ficar livre de horários, ter mais tempo para a família, para os amigos, para você mesmo. Poder dedicar seu tempo e seu talento para fazer aquilo que realmente gosta… E quando fazemos o que gostamos, fazemos com prazer e bem feito!

    Hoje mesmo acabei de chegar da Serra da Canasta em um passeio muito legal, e amanhã estou saindo para uma pescaria em Três Marias… Rsss… A liberdade é uma coisa preciosa.

    Veja esse meu post, com mais detalhes:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/03/22/sobre-independencia-financeira/

    Tudo tem a ver com o estilo de vida que se pretende levar, sobre o que te faz feliz.

    Se você gosta de um estilo de vida mais sofisticado, caro, então vai precisar de mais sacrifício, mais poupança, mais dinheiro investido. Se você leva uma vida mais simples, então com menos capital você se mantém…

    Para se viver de renda é preciso entender duas áreas do conhecimento humano: A Matemática Financeira e a Filosofia – 50% para cada área.

    Isso mesmo: Filosofia!

    É preciso uma boa dose de Filosofia para conseguir ficar acima do sistema capitalista. Pois você precisa aprender a usar o dinheiro a seu favor, como meio, e não com fim.

    Conheço muita gente que ganha rios de dinheiro, mas não é feliz. Parece até uma citação clichê, mas é verdade.

    É preciso parar, pensar, e ver o que lhe faz feliz de verdade, o que é realmente importante na vida, e depois ver onde é que o dinheiro entra nessa (muitas vezes ele nem entra).

    Bem… O tema é longo e dá para escrever um livro sobre isso (já estou escrevendo, por sinal)… Mas aos poucos conversamos mais…

    Abraço!
    Leitão

  5. 5 Luiz

    Grande Leitão, tudo bom? Tenho duas duvidas que pode ser as mesmas do pessoal aqui do forum:

    1) As ações que vc faz IG (por volta de 10) vc aluga? compensa alugar ações?

    2) Tivemos quase 5% de aumento na sexta feira, se vc tem um IG calculado para hoje por exemplo, vc compra mesmo assim ou faz o IG baseado em Fibo/Analise Grafica?

    Grande abraço e depois conta do resultado da pescaria!!! Luiz

  6. 6 Leitão

    Oi Luiz!
    Tudo jóia!

    Vamos lá:

    1) Não alugo, mas tem gente que gosta…

    2) As oscilações em bolsa de nada influenciam a Estratégia de Investimento Gradual. As decisões de compra são disciplinadas independente de alta ou baixa, o que importa é a qualidade das empresas da lista. E mais, não usamos Análise Gráfica para decisões de Investimento. Análise Gráfica é usada para Especulações. Especular e Investir são coisas totalmente diferentes. Podemos fazer cada uma separadamente e com eficiência, mas quando começamos a misturar as estratégias é sinal que a coisa vai dar errado no futuro…

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Luiz

    Leitao, obrigado, mas uma duvida, vc tinha me comentado que quando a bolsa estava barata vc até aumentava suas compras IG, ainda é o caso, a bolsa está barata ou você não enxerga assim? Obrigado

  8. 8 Leitão

    Oi Luiz!

    A bolsa está com várias empresas com nível de preço baixo sim… Em períodos de baixa podemos ter alocações maiores, e em períodos de alta alocações menores – justamente o inverso do que a massa de leigos faz. É bem simples, mas ninguém consegue fazer, pois o emocional não deixa…

    Mas use esse Blog e minhas conversas para aprendizado, crescimento, e não para operar. É preciso aprender a selecionar boas empresas e ter estratégia de investimento, com disciplina. Nada complicado, mas não pode-se operar apenas com dicas de terceiros…

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Eder

    É Leitão a bolsa estava esperando voce voltar de férias pra subir….rs .. gostei muito dos comentarios do blog. Um abraço

  10. Leitão,

    viu o Eike com a LLX??

    Ainda bem que fico fora de essax e outrax por aí!

    []s!

  11. 11 Leitão

    Oi Eder!
    Pois é… E justamente nos dias que estou de folga, nem dá para aproveitar uns trades rápidos… Rsss..

    Que bom que está gostando do Blog, obrigado pelas visitas. Aqui tem muito conteúdo e vale a pena ir lendo tudo com calma…

    —————————
    Oi Dimarcinho!
    Nem vi não… Estou saindo amanhã cedo para pescar, e nem imagino o que o povo anda fazendo de errado com as empresas fumos por aí… Rss..

    ———
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  12. Fala Leitão!

    Estou próximo de concluir meu curso Engenharia de Produção Mecânica, mas ainda estou em dúvida sobre que área seguir profissionalmente. Já fiz alguns estágios na área de Qualidade (ISO 9001) e na área de inspeção, mas não me sinto feliz trabalhando com isso. Só sei que me empolgo quando estou falando sobre mercado de ações, compro livros sobre o assunto e percebo que aos poucos também estou aprendendo sobre Finanças. Gosto de conhecer a biografia de grandes investidores dos EUA e do Brasil e me sinto feliz em compartilhar meus conhecimentos que obtive ao fazer o curso do Leitão e do que leio e aprendo sobre investimento.

    Voce saberia me dizer que carreira eu poderia seguir? Já tentei trabalhar em uma corretora, mas não consegui e também tenho certo receio de não ser um “Engenheiro” e de poder ter um salário melhor. Voce conhece algum Concurso Público no qual eu me encaixaria? (O que acha de Banco Central?) Ou uma carreira em alguma empresa privada mesmo que estivesse de acordo com o meu perfil?

    Espero não estar fugindo muito do assunto aqui.
    Grande abraço!

  13. 13 NOoB

    Olá Leitão e amigos do blog, to querendo alugar minhas ações mas tenho uma duvida…..se eu alugar as ações que possuo irei perder o direito aos dividendos???Se alguem souber me ajude. Tanks

    NooB

  14. 14 Fabiano

    Noob,

    Alugando suas ações vc continua recebendo dividendos, bonificações, subscrições, etc. Esses direitos vc não perde..

    Fabiano

  15. 15 Thiago

    Olá Leitão e a todos. Gostaria de saber uma opinião para um agente de custódio bom e barato pois o meu acho que é muito caro. Vc sugere algum/s?

  16. 16 CeciliaV

    Oi Leitão,
    Como devemos agir quando há ações para subscrição? Devemos aceitar sempre? Isso é interessante? Não entendo bem do que se trata…
    Obrigada,
    Cecilia

  17. 17 anderpolese

    Thiago, minha corretora é a UM investimentos e meu agente se chama Ricardo da empresa S/A investimentos unidade de Erechim, compro no fracionário e o custo total não ultrapassa 0,95% (corretagem e taxas) atendimento tanto da corretora como da GIA são nota 10 e na minha opinião um custo ótimo para o fracionario, ainda mais que minhas compras são de baixo valor e como é um percentual e não um valor fixo, posso comprar das 10 empresas todos os meses sem precisar fazer rodízio dos papéis. contato Erechim +55 (54) 3712 0210 email rk(arroba)sainvestimentos.com.br

  18. 18 Igor

    Leitão estou de olho na ação CSNA3 uma exelente empresa onde os preços estão bem baixos. Seria uma opção boa de compra. Abraço, Igor.

  19. Raul,

    BNDES é muito a sua cara em termos de concurso.

    Grande abraço!

  20. 20 PaBLo

    fjta4 testando ltb. fiquemos de oio nela! empresa boa, boa pagadora de dividendos, com muito potencial de mercado o melhor: subavaliada. creio que ela sofra uma puxada gradual a LTA secundaria delineando um triangulo… ta tudo ótemo… se romper pra cima eu tô barão (rsrsrs) se romper pra baixo eu compro a empresa (rsrsrs, brincadeirinha venerável guru, mas deu pra entender o recado, né?)

  21. 21 Daniel Alcântara

    Olá Leitão,

    Tenho 20 anos,não tenho diploma de nível superior(e também não tenho vontade de cursa-lo no momento. Talvez nunca!), gostaria de saber se( na sua opinião) é possível uma pessoa com uma renda líquida mensal de R$500,00, e pertencente à classe D, conseguir conquistar a tão sonhada independência financeira?
    Talvez a pergunta fuja um pouco do assunto, mas não tenho outra pessoa á quem perguntar.

    Muito grato pelo espaço!

  22. 22 anderpolese

    Daniel
    Desculpa a intromissão mas tenho que falar diante da sua colocação, não é a renda líquida que definirá se vc vai ter a independência financeira e sim SUA força de vontade e sua disciplina.
    Procure algo que lhe motiva e vá em frente!! ânimo e vontade de prosperar que o dinheiro vai vir por consequência, vc é novo e tem muito o que aprender! Eu tenho 27 anos e à 10 anos ganhava meio salário mínimo, hoje vivo muito bem e já estou com minha estratégia planejada, com 43 (ou antes) estarei independente! isso tudo porque busquei fazer o que me fazia feliz e motivado!!
    e com 500 pila é possível sim fazer uma carteira interessante no longo prazo!
    Boa sorte e sucesso

  23. 23 Guto

    Oi Daniel vou me intrometer tbm, respeito sua vontade de não querer fazer um curso superior, mas mesmo não querendo fazer um curso superior, educação é fundamental para crescer como pessoa e adquirir sua independência financeira (entenda educação não como um curso em nível superior mas sim em estudar, seja o curso do leitão ou um curso profissionalizante ou um curso sobre empreendedorismo ou uma palestra de como conseguir um aumento salarial, ou ser autodidata ler muito sobre vários assuntos, etc).

    A independência financeira muitas vezes não está ligada só a uma boa estratégia de investimento e com elevado ganho, ela está ligada com educação financeira e com a quantidade de aporte mensal. Com R$500,00 mensais vc pode se tornar independente financeiramente, só que vai levar uns bons 50 anos. Garanto que se vc começar a estudar e se educar seja la de que forma vc conseguira aumentar sua renda e consequentemente os aportes mensais, se tornando independente financeiramente em 20 ou 30 anos no máximo.

    E ainda tem aquele velho ponto, o que é ser independente financeiramente para vc? É ter um patrimônio de dois milhões e viver de renda? É ter um bom salário num emprego em que vc é apaixonado? É ganhar um salário razoável mas em um emprego flexível que permita que vc trabalhe em casa fazendo o seu horário tendo assim mais tempo para ficar com a família e amigos?

    Abs!

  24. 24 Daniel Alcântara

    Olá Anderpolese e Guto.

    Sou grato pelas dicas, mas eu realmente não penso em cursar o nível superior. Claro que educação é super importante, e por isso eu sempre busco me atualizar, ler bons livros, enfim… O lance é que ficar 4 anos em uma sala de aula,para depois ainda ter uma dificuldade tremenda de conseguir uma colocação no mercado de trabalho,não é meu objetivo.
    Sei que por um lado é ruim, sei muito bem disso. Confesso que fico preocupado com relação ao meu futuro, pelo fato de ver muitas pessoas da mesma idade que eu, cursando uma faculdade e se preparando para ser alguém na vida. Enquanto eu,por outro lado estou perdendo tempo em não fazer uma faculdade.

  25. 25 Pablo

    Daniel,

    Concordo com o que os outros disseram acima e entendo seus questionamentos sobre a faculdade. No entanto, penso que, a depender de seus objetivos, a realização de cursos técnicos (ex. SENAIs) possa ser uma opção melhor para você, uma vez que existe uma demanda tremenda em algumas áreas por técnicos qualificados que muitas vezes supera a de outras profissões, digamos, mais tradicionais.

    Faça uma busca pelos cursos técnicos existentes e verá o que estou dizendo. Em muitos deles o aluno já sai com emprego garantido.

    Um abraço e boa sorte em sua empreitada,
    Pablo

  26. 26 Daniel Alcântara

    Pablo,

    Concordo com você, o curso técnico seria uma boa opição, mas já
    sou estudante do SENAI. Estudo manutenção automotiva aqui em Salvador, mas não levo muita fé nesse curso não, até porque é um curso básico (duração de 1 ano) e não sei se é tão valorizado como o curso técnico. Esse curso tem como objetivo, formar auxiliares mecânicos, mas como havia dito: NÃO SEI SE ESSE CURSO É VALORIZADO.

  27. 27 Glauco Tonello

    Leitão
    o duro que a Petrobrás teve prejuízo no trimestre.

  28. Comcordo com o Daniel. E acrescento mais: Uma pessoa deveria querer fazer uma faculdade para almejar um crescimento pessoal de conhecimento, não pra aumentar as chances de emprego. O Sistema foi montado para todos terem um lugar ao sol. Existem muitos empregos que pagam bem e não exigem um superior completo. Alias, conheço muita gente que tem superior completo e trabalha em empregos que exigem só o ensino médio. Portanto, siga o que vc tem vontade Pablo, ensino superior não deveria ser fundamental na hora de buscar por emprego. Sede por conhecimento SIM…

  29. 29 Leitão

    Oi pessoal!
    Estou de volta! A pescaria foi muito legal e ainda deu para trazer uns Tucunarés para casa! :-)

    Gostei de ver a boa participação da turma aqui! Obrigado a todos!

    Agora é hora de arrumar a cozinha aqui, colocar tudo em ordem, deixar tudo nos conformes…

    Vamos que vamos!

    ————————————————
    Oi Raul!
    Você é jovem e realmente tem que pensar nisso agora, mas não se torture… A vida vai lhe mostrar novos caminhos à medida que for avançando.

    Muitas vezes vamos seguir profissões/atividades que nem imaginávamos quando éramos jovens.

    E faculdade pouco tem a ver com vida profissional de verdade. Use a faculdade como meio de crescimento pessoal, e com crescimento pessoal você vai alcançar pontos mais altos onde vai enxergar mais longe. Enxergando mais longe, poderá escolher bem melhor seus caminhos.

    Não tenha medo de errar… Erre bastante agora, enquanto é jovem. E não se torture com os erros. O maior perigo é desanimar com os erros… Siga em frente, tenha ambição de crescimento, eduque-se cada vez mais, leia o que gosta de ler, busque crescer, tente, tente, tente… E uma hora a coisa engrena…

    E o mais importante: procure sempre descobrir seu(s) talento(s), suas inclinações, aquilo que você sente que gosta e faz bem… Uma aranha nasceu para tecer teias, uma abelha para fazer mel, um passarinho para cantar, e assim por diante… Descubra o que você gosta de fazer, e tente conciliar isso com retorno financeiro. Muitas vezes vamos ter talento para coisas que não são valorizadas na sociedade, e isso é um problema, então teremos que aprender a conciliar nosso talento com alguma outra atividade que gere retorno financeiro.

    O melhor do mundos é quando temos talento para algo que é valorizado, gere retorno. Mas quando não temos essa sorte, o jeito é achar um meio termo. Quem não tem essa consciência acaba ficando infeliz, pois ou deixa de seguir seus dons para ganhar dinheiro, ou segue seus dons e fica sem dinheiro… Pense nisso!

    ————————————————–

    Oi Noob! O Fabiano já comentou! Obrigado, Fabiano!

    —————————
    Oi Thiago!
    Geralmente corretoras de bancos são caras e ruins para o pequeno investidor… Procure corretoras boas e baratas… Dê uma olhada na Banif, na MyCap, na Rico, etc… Possuem taxas baixas… Não precisa ter escritório em sua cidade, você faz tudo pela internet sem burocracia alguma.

    —————————————
    Oi CeciliaV!
    Veja aqui nesse link:
    https://www.investbolsa.com.br/PrimeirosPassos/post/2008/10/10/O-que-e-Subscricao.aspx

    ——————————————
    Oi Igor!
    Durante a semana vou atualizar todos os gráficos do meu cardápio, e aí fica melhor para eu explicar…

    —————————————-
    Oi Daniel!

    A turma já fez bons comentários!

    Só de fazer esse seu questionamento já mostra que você tem vontade de crescer! Isso já é um excelente primeiro passo!

    Sua única limitação na vida é sua mente! Vale apena reler a frase anterior novamente… Se você pensar que ganha pouco, que não vai se educar, que pertence a classe Z, etc, vai continuar na mesma… Pense grande! Olhe para cima, deseje ardentemente crescer, direcione sua mente para tudo que for grande e positivo, e virá uma força de todos os lados para lhe ajudar.

    Diploma de nível superior não quer dizer nada. Muitos dos maiores milionários do mundo não fizeram faculdade (Bil Gates, Steve Jobs, Silvio Santos, Presidente Lula, etc…). Eles até fizeram depois, mas já eram bem sucedidos. Faculdade é legal sim, como crescimento pessoal, mas pouco tem a ver com a vida profissional na prática.

    Isso não quer dizer que não deva se educar, buscar aprender, ler, crescer… Você deve sim buscar se educar cada dia mais, ler muito, fazer cursos diversos que goste, evoluir, tornar-se cada dia uma pessoa mais educada e preparada para tudo…

    Ao se tornar uma pessoa melhor o dinheiro vem naturalmente depois.

    Trabalhe muito, produza sempre mais do que é pago para fazer, ajude a todos ao seu redor, ofereça sempre o melhor de você para o mundo, torne-se cada vez mais útil e valorizado, e a coisa vai para o caminho certo….

    Trabalhe muito, poupe, evite as más inclinações, desenvolva as boas inclinações, coloque seu coração para bater forte e siga em frente!

    Repito: sua única limitação na vida é sua mente! Se pensar que vai ser presidente da república, e caminhar firme para isso, você pode ser presidente da república!!

    Um abraço, Daniel, e desejo muito que continue com essa vontade de crescer, e questionando o sistema.

    Aqui no blog tem bons conteúdos que vão lhe ajudar… Vou deixar esse meu post abaixo que vale a pena ler com muita atenção, pelo menos uma vez por dia, durante uns 12 meses (imprima e cole na porta do seu guarda-roupas)….

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/09/14/rico-vs-pobre-por-leitao/

    —————————————-

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  30. 30 Daniel Alcãntara

    Leitão,

    Valeu pela dica, acho que talvez seja isso, preciso pensar positivo e fazer boas escolhas. Acho que se começar isso agora, talvez muito em breve eu consiga atingir minha independência financeira. Talvez não me torne milionário um dia, mas posso crescer tanto quanto.
    Esse é o grande barato do aperfeiçoamento pessoal, agente começa à fazer novas e boa escolhas( as vezes, escolha totalmente diferentes das quais estávamos acostumados à fazer) e assim,começamos a seguir o fluxo natural do progresso(Espiritual, mental,físico e financeiro).
    De todas as dicas que você deu, só não concordo com uma:
    “produza sempre mais do que é pago para fazer”.
    Eu acho que não vale à pena seguir esse caminho(pode parecer loucura mas muitos erram aí) .
    Acho que não vale á pena se acabar por menos do que se ganha. A vida é o bem mais valioso de todos(se é que tem preço) . E é por isso que pretendo viver em equilíbrio. Mas ainda assim, aportar 50 à 70% do salário é muito importante!
    Valeu mesmo, Leitão!

  31. 31 Terezinha

    Daniel,
    Todos foram bacanas e sensatos nos comentarios. Deu para ver que se lembram bem dos 20 anos, das dúvidas, da dificuldade de escolher. Mais legal foi ver que cada um a seu modo te passou a mesma mensagem: Nada é mais importante que a educação. Seja formal ou informal. Ela é que abre nossa cabeça ,e nos capacita para viver com qualidade, pensar e agir , acertar mais nas escolhas e até mudar se for o caso. É mais fácil estabelecer e focar os objetivos e metas, nosso senso crítico se aprofunda..

    Aproveite seu curso do Senai, faça todos os outros que puder, leia muito, faça sempre o melhor e o máximo independente de remuneração( mesmo que não concorde muito com isso). São muitas as opções de bons cursos tecnicos. Pense com carinho e coragem quanto a cursar a faculdade. Concordo que há falhas,dificuldades, mas pode ser um caminho mais curto para voce atingir seus objetivos. A faculdade “ensina” a gente a aprender mais fácil qualquer coisa.

    Com 20 anos vc pode tudo. Qualquer que seja sua escolha seu objetivo pode se concretizar se voce estudar, tiver disciplina, trabalhar, insistir…

    Enfim, vá a luta e seja feliz!
    .

    ..

  32. 32 Breno Medeiros

    Eu não concordo muito com alguns comentários acima.

    Na minha opinião só se deixa de fazer um curso superior (qualquer um) se não tiver condições financeiras ou oportunidade.

    O curso superior proporciona uma maturidade inexplicável.

    O mercado de trabalho está bem complicado. Qualificação é fundamental e quem tem nível superior é que vai concorrer pelos melhores salários.

    A gente tem que deixar de lado as exceções de pessoas sem qualificação formal e que se deram muito bem na vida. Claro que isso existe, mas quando se trata da vida da gente, onde as oportunidades são limitadas, não podemos ficar contando com a sorte.

    Esse tipo de lógica falha e limitada é a mesma que justifica um trade ficar rico do dia para noite e isso é tomado como algo comum e consistente.

    O que eu posso dizer é que um curso superior, além de proporcionar amadurecimento, abre oportunidades (para quem corre atrás).

    Eu mesmo posso servir de exemplo. Fiz um curso superior considerado fraco para o mercado de trabalho, entretanto, isso possibilitou que eu fizesse concurso público federal para um cargo de nível superior. Eu já era concursado, mas como nível médio. A diferença salarial é grande.

    O meu caso é apenas uma possibilidade de oportunidade que surge.

    Boa sorte a todos em suas escolhas, mas cuidado, pois as oportunidades aparecem e a gente não pode deixar de aproveitar sempre que possível.

  33. 33 Leitão

    Oi Daniel!
    Fico feliz que esteja com esse pensamento positivo e que as mensagens da turma aqui estejam ajudando.

    Muitas vezes um simples parágrafo lido com carinho e sinceridade vale mais do que 10 livros lidos com superficialidade. Muitas vezes também uma simples frase pode mudar a vida de uma pessoa. Aqui a turma falou muitas boas frases, aproveite!

    Sobre sempre produzir mais do que se é pago para isso, é uma lei, um princípio, uma filosofia. Pode parecer incoerente, mas com o tempo vai entender. Se sempre produzir mais do que se é pago para fazer, o mundo vai ser obrigado a lhe dar mais e mais… Quem faz apenas (ou menos) a sua obrigação fica sempre estagnado… Se for ajudante de pedreiro e ganhar 600,00 por mês, produza mais e mais, e vai virar pedreiro… Se for pedreiro e produzir sempre mais do que é sua obrigação, vai virar engenheiro… O mundo é bem justo com quem segue suas leis universais, e essa é uma delas.

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 JMesquita

    Oi caro Leitão, faz um tempinho né?
    Vejo que curtiu bem suas merecidas férias.
    Passeou pela minha ex área, Aiuruoca e Alagoa, que trilhas… de Alagoa da pra ir ate Visconde de Mauá.
    Tinha uma propriedade lá no Quilombo, abaixo do Garrafão.
    Caso retorne , vá de 4X4 ou leve sua moto na carreta que vai ficar feliz como pinto no lixo. Hehehe

    Ví como a turma do blog estão bem “afinados” e “lapidados”.
    Reparei pelos conselhos dados ao Daniel, fiquei até emocinado. Vontade de ajudar!!!
    E quanto a sua finalização….sem comentários. rsrs
    Pura e simples Filosofia de vida e evolução.
    ( )$

  35. 35 Leitão

    Oi Mesquita!
    Obrigado!! :-)

    A turma aqui está mesmo afiada! E cada dia aprendemos um pouco mais, né!…

    Pois é, passei sim lá em Aiuruoca e Alagoa, região maravilhosa mesmo! E de Alagoa fui para Visconde de Mauá pela serra da mantiqueira (estava de 4×4 então foi emocionante, conforme sua dica mesmo) – valeu a pena! Pretendo voltar lá assim que possível!

    Grande abraço!
    Leitão

  36. 36 O Profeta (sem zuação!)

    Bom, eu prefiro ‘morrer a perder a vida’ e ‘ser feliz a ter razão’. kkkkkkkkkk

    Mesmo não concordando com o sistema de escravidão moderna que vivemos, faço o que se ‘estampa’ ser o melhor a ser feito…e procuro fazer o melhor possível ou o melhor para cada ocasião.

    Muitas vezes, o ‘fazer/produzir mais que se ganha’ funciona quando se sabe que é possível a valorização/recompensa disso. Muitas vezes, faz só parte do sistema.

    Estar no lado ‘livre’ e não ‘escravizado’ é o que a maioria procura, pelo menos os que não se conformam. Não falo em ganhar muito…falo em se ganhar o suficiente ao padrão ou nível que se pretende viver.

    Se a pessoa corre atras do vento pra sempre suprir um nível que sempre está acima do que pode sustentar (e muitas vezes ‘puxado ou estereotipado pela sociedade’)…vai ser escravo.

    Se o contrário, será livre.

    Ter curso superior ou não é um detalhe não essencial!

    Essencial é saber de onde vem, onde está, quem é, o que quer, e pra onde vai!


Participe! Deixe um comentário...

