PETR4 – Gráfico – 26-06-2012 (Histórico)

26jun12

Boa noite, pessoal!

Continuo acompanhando todas as empresas do cardápio diariamente, e por hora nada de novo. As últimas análises continuam valendo.Como gosto de postar novos gráficos só quando surgem leituras interessantes, por enquanto vou deixar assim…

Mas resolvi postar um gráfico de longo prazo da Petrobras, com alguns comentários objetivos sobre sua situação atual tanto do ponto de vista gráfico quanto dos fundamentos (especulação e investimento), para ajudar a ler o momento atual…

O preço atual da empresa está bem descontado. Em Análise de Valor (cálculo pessoal) ela vale pelo menos o DOBRO do preço atual. Desta forma, por exemplo, em um cenário conservador, mesmo que ela demore uns 5 anos para chegar a digamos 40,00, ela nos dará uma taxa anual de rentabilidade entre 15% a 20%, bem mais que a renda fixa. E se formos montar cenários mais otimistas, a coisa fica bem melhor ainda.

Obs.: Relembrando que minhas análises são publicadas aqui para fins educacionais, e não operacionais. O objetivo é ajudar na leitura do momento presente. Cada um deve adicionar essas considerações em sua estratégia pessoal e tomar suas decisões de investimento e especulação de forma consciente e independente.

Abraços!
Leitão

Veja também…

> Empresas do governo são perigosas?

> Notícias Embromation

> Carteira de Ações é como um time de futebol

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



27 Responses to “PETR4 – Gráfico – 26-06-2012 (Histórico)”

  1. 1 Luiz Pacheco

    Ola Leitao! Sou novo no blog, mas ja invisto faz tempo. Tenho duas perguntas:

    1) Se tudo der erradomla fora e algum pais grande quebrar, qual sua visao de fundo do poco para Ibovespa? Hj li 37 mil pontos, perdendo 30 pct do valor de hj, vc acredita?

    2) no caso dos 37 mil pontos, Petr4 pode ir a 12 reais? Que chance vc ve?

    Obrigado e parabens pelo blog, Luiz Pacheco

  2. 2 Leitão

    Oi Luiz!
    Obrigado! Seja vem vindo aqui na minha cozinha mineira! Fique sempre à vontade!

    1) Apesar do Brasil estar indo bem, como os mercados financeiros são globais, se os mercados lá fora caem, aqui cai junto. Mas isso não é ruim, pelo contrário, veja:

    Se aqui as coisas estão indo bem e o mercado cai, isso significa que empresas lucrativas e de musculatura vão ficar cada dia mais baratas. Vamos poder comprar filé-mignon a preço de miúdos de frango.

    O que mais tem por aí é país quebrado. É assim: Quando um rico passa dificuldades, sai na mídia. Quando 100 pobres passam dificuldades, viram-se as costas. E assim caminha a humanidade.

    Veja mais:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/06/06/crise-na-europa-como-ficam-nossos-investimentos-onde-e-o-fim-da-queda/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/05/25/bancos-vao-lucrar-menos-e-o-momento-atual-economico-o-que-faco/

    2) Sobre a Petrobras e outras várias empresas, já estão bem descontadas, então a margem para cair mais é pequena, mas pode ocorrer sim, pois a massa irracional não enxerga a lógica financeira, apenas o sentimento de manada prevalece. Não faz sentido empresas que pagam X de dividendos sendo vendidas por menos que X… Então, caso a massa não enxergue que 2+2=4 (e isso é comum), é hora de aproveitarmos!

    Abraço e apareça sempre!
    Leitão

  3. 3 Luiz

    Olá Leitão, obrigado, eu comprei Petr4 a 18,00 reais mas é duro encarar possíveis 30% de desvalorização até final do ano, claro que devemos mirar no longo prazo. Petr4 por um lado com promessa do pre sal por outro lado com producao do pos sal com chances de reduzir..

    Me preocupa fluxo de caixa com todo aumento da divida da Petr, empresas grandes como Lehman Brothers tambem quebram, principalmente quando mal administradas

    De qq forma acredito na empresa e no setor, vejo aumento de demanda por petroleo e nao tanto aumento de oferta, se Petrobras sobreviver mais 20 anos tenho certeza que mesmo com queda deste ano vamos sorrir a toa la na frente

    Leitao, chances altas ou baixas de ate final do ano mercado despencar os 30%? Qual sua visao baseado na sua experiencia?

    Abraço, Luiz

  4. 4 Glauco Tonello

    Luiz
    tenho as Petr4 num preço de 23,5 no IG, mas se ela cair mais 30% do preço de agora vou achar ótimo, pois irei comprar mais ações com o mesmo valor.( acredito que preço de banana, tbm)

  5. 5 Paulo

    Petrobras quebrar é algo que não imagino nem no longo longo longo prazo. A EXXON mesmo depois do acidente no Alaska não quebrou, a BP mesmo depois de quase destruir a costa Americana não quebrou. Então não é uma gestão incompetente de 8 anos que vai quebrar a PETRO. Vejo sim uma oportunidade de ganho no logo prazo. Agora imagine se o nosso dinheiro estivesse na OGX, ai sim já teria pulado da ponte… Essa nova Presidente da PETR parece que esta no caminho certo, porque colocou o cabrito encima da mesa.

  6. 6 Leitão

    Oi Luiz!

    O maior erro dos investidores iniciantes (e também de muitos já mais calejados) é ficar sempre balizando suas ações no Futuro.

    O Futuro é sempre imprevisível, por mais que tentamos negar isso…

    Nossas ações de investimento devem ser feitas de forma sólidas baseadas no Momento Presente, e em uma Estratégia que seja sólida o suficiente, independente do que o Futuro venha nos trazer…

    Por exemplo: Não sei se a PETR4 vai cair mais 30%, e nem preciso saber. Já estou fazendo o certo desde já, e se cair mais, ótimo, vou continuar agindo com segurança…. Pois minha análise com ela não precisa de Futurologia, e minha estratégia com ela também não precisa de Futurologia…

    Quem fica preocupado se uma ação X ou Y vai cair mais e mais é Jogador, não Investidor… Investidor de verdade não se preocupa com nada, ele está sempre agindo de forma tal que não depende do que vem no Futuro…

    Deixemos os problemas de gestão e de mercado com nossos já bem pagos Administradores de nossas empresas, nossos empregados de luxo, e vamos agir como patrões, como Investidores….

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Luiz

    Ola Leitão,

    concordo, mas ouço a história de que Petr4 está barata desde 2010, e cada dia está mais barata..será que está mesmo? Por exemplo uma grande Petroleira Chinesa tem PL ainda menor que Petr4 (que está em 7,8), assim como algumas outras no mundo, realmente uma empresa que passou de 48 reais de cotação para 17,5 reais, não podemos imaginar que é somente reflexo da fuga da manada sem conhecimento de investidor…

    De qq forma eu continuo nas compras, algum dia esta curva de 4 anos para baixo da Petr4 tem que virar, até lá haja coração para ver seu patrimonio derretendo…

    Leitão, uma duvida, vc trabalha com um preço de saida, um alvo para cada compra que faz, ou deixa a ação enquanto os fundamentos da empresa estão solidos?

    Que situação faz vc sair de um papel?

    Obrigado, desculpe as perguntas, mas objetivo é que possamos trocar e crescer juntos com as experiencias dos outros..

    Luiz

  8. 8 Leitão

    Oi Luiz!

    Não olhe só para o gráfico de preços, olhe principalmente para a Geração de Valor aos sócios. Esse é o ponto de vista certo, do Investidor.

    Sobre preço de saída, você provavelmente está misturando as coisas. Essa é outra raiz de muitos problemas: Misturar Investimento com Especulação.

    Definir preço de saída é quando vamos Especular, compra e venda rápida, apenas comércio de papéis.

    Quando estamos Investindo os motivos para saída são:

    1) Perda de qualidade da empresa, fundamentos ficando ruins;

    2) Perda de Geração de Valor – empresa não consegue mais dar boas taxas de retorno para o capital reinvestido nela e continua retendo lucros em demasia;

    3) Re-alocação de capital – quando uma empresa da carteira fica muito mais alocada que as demais, gorda demais em relação às demais;

    4) Gosto pessoal – Objetivos pessoais de venda, como realização de sonhos pessoais, compra de casa própria, casamento, etc… (previamente planejados)

    5) Sobre-valorização excessiva em contrapartida de sub-valorização excessiva de outra – desta forma vende-se a gorda e compra-se a magra.

    Abraços!
    Leitão

  9. 9 Guto

    Oi Leitão aproveitando o gancho de IV, como funciona a estratégia para esse tipo de investimento? Por exemplo, a PETR4 esta ótima para IV, pego tudo que tenho em RF e compro PETR4? Acho que não, pois dessa forma não haveria diversificação e minimização do risco.

    A estratégia de IG é bem clara, mas a de IV ainda não pensei em nada que seja eficiente em relação a alocação dos ativos.

    Acho que estou pedindo demais, mas não custa perguntar, haha!

    Abs, e muito obrigado pela overdose de conhecimento que vc nos proporciona.

  10. 10 Leitão

    Oi Guto!
    Disponha! Fico contente em ajudar!

    Olha, realmente o assunto Investimento em Valor é mais complexo, e por aqui não vou conseguir explicar tudo….

    A alocação em IV é feita em maior porte, pontual mesmo. No Investimento Gradual a alocação é feita diluída no tempo, já no IV a alocação é feita pontualmente, em aporte único, e pronto. Mas também há diversificação…. Do total de capital destinado a IV, ele é dividido em X partes, e destinado a X empresas, mantendo o princípio da Diversificação.

    O dinheiro da Renda Fixa, parte dele, fica Estrategicamente reservado para aproveitar oportunidades, mas também outra parte dele é reservada para outras coisas, como emergências pessoais, ou objetivos pessoais de curto prazo, ou custos de vida, etc…

    Por isso é preciso mais conceitos, pois em IV você tem que ter uma gestão bem inteligente, bem estratégica, pois o comprometimento é maior….

    – Estou prá lá de atrasado com a turma, já era para ter lançado o novo curso de IV que tanto me pedem a uns 06 meses… Mas tive tantos contratempos para viabilizar o sistema que me esgotei… Resolvi dar uns 02 meses de folga, sem trabalhar no projeto, para esfriar a cuca… Vou ter que lançar isso só no segundo semestre, com calma… é mellhor, mas vai valer a pena, a turma vai gostar!

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Guto

    Valeu leitão, a alocação foi como imaginei mesmo, mas falta saber como fica o balanceamento da carteira em IV. São tantas coisas e detalhes que concordo com vc que realmente é difícil de explicar tudo por aqui.

    Isso mesmo, faz o curso com calma e sem pressa (do jeitinho mineiro eficiente de ser). Com certeza a demora vai valer muito a pena. Logo serei seu aluno me aguarde!

    Abs!

  12. 12 Pietro

    Olá Leitão
    Gostei das considrações sobre a saida do papel da carteira em relação ao investimento.
    Leitão, confiamos em voce, realmente a responsabilidade de montar um estudo sobre IV não é tão simples assim, não se preocupe com as cobranças da galera. Pois sabemos que quando chegar a hora, vamos ter um curso de excelente qualidade, como os outros cursos seus. Fique tranquilo quanto ao tempo, voce sabe muito bem o que está fazendo, estamos do seu lado para te apoiar no que precisar.As vezes presisamos mesmo descansar a mente e o corpo para relaxar, pois montar um treinamento deste nivel não é fácil não, mas Deus lhe dará a sabedoria que precisa.
    Abs.
    Pietro.

  13. 13 Leitão

    Obrigado, Pietro!
    Valeu pelo incentivo!
    Estou mesmo fazendo tudo com muito carinho para a turma, acho que a turma vai gostar, vai valer a pena o esforço… :-)

    Grande abraço!
    Leitão

  14. 14 Luiz

    Leitao, tudo bom? Se vc tivesse uma boa quantidade de ações de Petr4, porém infelizmente compradas bem caras (40,00), vc deixaria estas açòes na sua carteira ou vc se reposicionaria em empresas com previsoes mais otimistas?

    Obrigado pela sua ajuda, Luiz

  15. 15 Leitão

    Oi Luiz!
    Tudo jóia!

    Vamos trabalhar em cima de seu estudo de caso então…

    Primeiro, eu jamais venderia no negativo ações de empresas de qualidade. Então, desta forma, eu não iria me desfazer das ações agora.

    Segundo, caso realmente eu possuísse muita ação de PETR4 em comparação com outras empresas, poderia fazer um re-balanceamento, aos poucos, mas somente no futuro, quando as ações estivessem em alta.

    Vender ação em negativo somente se for uma ação ruim de empresa ruim, o que não é o caso.

    Agora, o erro de ter superalocado em PETR4 sem um plano inteligente previamente estabelecido, já foi cometido…. Erro cometido é leite derramado.

    Abraço!
    Leitão

  16. 16 Anônimo

    Obrigado Leitão, sem duvida o aprendizado esta dolorido, outro dia mesmo saiu historias de pessoas que antes de ganharem uma boa quantia quebraram, erraram bastante, por isto estes foruns sao bons para aprendermos uns com os erros dos outros :-)

    Entendo então que vc nao trabalha com conceito de stop loss em açoes de empresas boas, correto?

    O que levei foi comprar aos poucos determinando pontos de entrada, aproveitando a crise, e nunca no meio de uma crise aportar tudo de uma vez, pois como vc disse ninguém ainda sabe o fundo do poço

  17. 17 Glauco Tonello

    Ainda bem que tenho as empresas X.

    Longe de mim

  18. 18 Leitão

    Oi Luiz!

    Stop loss é um conceito de Especulação, não se aplica a Investimento.

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 ANDERSON

    Olá pessoal
    não sou de me vagar mas esta foi na mosca, em 10/04 postei la no buteco:

    ” Creio que não vai dar para continuar assim por muito tempo e uma hora o governo vai ter que autorizar os reajustes. ”
    ou ocorrer uma revisão na tributação (afinal é estatal) que convenhamos, entre o custo e o preço na bomba existe muuuita gordura para ser queimada sem mecher drasticamente no preço final.

    E a notícia essa semana:

    23/06/12 03:00 – Nacional
    Petrobras reajusta os combustíveis e governo reduz imposto para compensar

    http://www.jcnet.com.br/Nacional/2012/06/petrobras-reajusta-os-combustiveis-e-governo-reduz-imposto-para-compensa.html

    hahahaha Juro que não sou amante da Foster ehehehehhe”

  20. 20 Rick

    Oi amigo Luiz !!

    O prof Leitão explicou bem sobre a PETR4, nunca se vende empresa de qualidade quando estamos no vermelho, não adianta chorar pelo leite derramado, o q vc pode ta fazendo é aproveitar esse momento de baixa da bolsa e comprar mais ações da PETR4 que já está muito BARATA EXAGERADAMENTE, e fazer o PM (Preço médio)a seu favor e quem sabe no curto prazo vc vai ta rindo atoa..rsrsr

    Prof leitão um grande abraço!!

    Rick

  21. 21 Glauco Tonello

    Anderson
    vc é da região de Bauru?

  22. 22 ANDERSON

    Glauco
    Não interior do RS

  23. 23 Daniel

    É verdade Anderson, só que agora a CIDE, que é o imposto federal, ja está zerada. No próximo reajuste, ou se aumenta tembém para o consumidor, ou o governo terá que mexer no ICMS que é estadual, com uma aliquota em casa lugar, ou seja, praticamente impossível para o governo mexer.

  24. 24 Anônimo

    Noooooossssaaaaaa
    Acho que ainda dá tempo…
    …diz aê 6 dezenas entre (01 a 60)…
    Acho que você é amante da Sra. Gracinha…
    kkkkkkk.
    ‘gabar’…e não ‘vagar’ (pelo menos aqui na Região de Bauru…
    Só estou fazendo uma brincadeira…não aguentei!
    Por favor não leve a mal…somos do bem.
    Sobre as ‘X’…cuidado no trânsito…vai ter filhinho mimado bêbado dirigindo querendo desforrar a queda do patrimônio…

  25. 25 ANDERSON

    é Daniel, agora jáz….
    Anônimo
    Digitei errado…. Vou pedir hoje a noite para ela quais os planos secretos rsrsrs, quanto ao guri mais velho do careca Heike, quero ver agora ele pegar Panicat andando de fusca rsrsrs (exagero meu, sei que não está falido)

  26. 26 Glauco Tonello

    Anderson
    pois o jornal em questão é da região de Bauru , aonde moro.
    Anônimo
    fica tranquilo que nós sabemos o X das questões.
    abraço

  27. Leitão,

    falou tudo! Algumas pessoas por aqui se confundem com as estratégias utilizadas.

    PETR4? Comprei um lotezinho antes de sair de férias!

    []s!


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s