Chat 25/jun a 01/julho

25jun12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

Dica: Abaixo do campo de mensagem tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



43 Responses to “Chat 25/jun a 01/julho”

  1. 1 Glauco Tonello

    Leitão
    Se continuar assim, algumas empresas ficarão de graça?

    abraço

    Glauco

  2. 2 SuperSafo (SS)

    Grande mestre !
    Esse é meu primeiro comentário aqui na cozinha ! Sou leitor da época do do seu blog no blogspot. Um dia, com calma, farei o relato da minha história em investimentos e o quanto você me ajudou e continua ajudando. Nunca comentei antes por pura bobeira… agora serei mais frequente nos comentarios. E escolhi um dia excelente pra começar: Bovespa aos + -53k, Petr4 caindo 7% (R$18,18), Vale caindo mais de 2%… uma alegria só, pena que nao tenho mais dinheiro pra comprar todas as frutas dessa feira maravilhosa. Quando chega a xepa, mestre ? : )

    forte abraço do Carioca SS.

  3. 3 Leitão

    Oi Glauco!
    Nada de novo… Euforia e desespero da massa, mercado caindo e quando mais cai, melhor… Nada de novo debaixo do sol…

    ——————————————-
    Oi SuperSafo!
    Puxa, já tem um bom tempo então heim!

    Obrigado! Bom saber que estou ajudando, de uma forma ou de outra!

    E o mercado caindo assim é uma beleza, não é? Rsss…. Vamos aproveitar, mantendo a Disciplina de sempre… Nada de entrar na euforia ou desespero da massa…

    Um abraço e aparece sempre!
    Leitão

  4. 4 Clari

    Caro Leitão,
    Se puder, faça algum comentário da CSN. Estou comprando ela em suaves prestações. Está se aproximando do fundo de 2008.
    Estou fazendo duas compras ao mes para o IG e pretendo ficar 1 ano nesse método. Minha alocação no momento está 68% RV e 32% RF. Com 1 ano quero ter na RF somente o essencial para emergencia.
    Abraço todos e obrigado por compartilhar as idéias.
    Clari

  5. 5 Leitão

    Oi Clari!

    Eu tenho CSN em carteira e não mudei nada minha estratégia com ela. Mesmo com os problemas no setor, ela continua sendo uma da melhores de sua turma, na minha opinião.

    Mas cada pessoa tem que analisar com critérios e decidir de a empresa X ou Y é boa ou não, se vale a pena ou não, e qual será sua estratégia pessoal.

    Não posso dar pitacos em carteiras terceiras, mas posso relembrar os bons conceitos:

    – Por que manter uma estratégia de apenas 01 ano? Um ano é muito pouco para se fazer Investimento Gradual. Investimento gradual é coisa para anos e anos de disciplina…. E as demais ações em carteira? Está fazendo o rodízio com disciplina? Está com diversificação de empresas e setores? Possui um mínimo de 10 boas empresas ou mais? Etc… Se mantiver os conceitos que balizam a estratégia de IG, então não há com o que se preocupar… Mas se estiver fazendo alocações aleatórias ou fora da disciplina fixa, apostando em empresas ou em momentos, estará agindo de forma gananciosa e fugindo da disciplina serena necessária..

    Abraço!
    Leitão

  6. 6 Carlos Caiafa

    Leitão,

    Como pode Petr4 cair mais ainda ? O que o mercado “tá” vendo que eu não estou vendo ?

  7. 7 Leitão

    Oi Carlos!

    Não há nada de errado com a Petrobras, nem com o mercado. Sua forma de olhar a bolsa de valores é que está errada…

    Quando empresas de qualidade caem juntas, é movimento eufórico de massa, não tem nada a ver com uma empresa em especial.

    Quando uma empresa de qualidade cai, é motivo de alegria, e não de tristeza ou espanto.

    Só após conseguir entender o porque destas duas frases acima é que vai estar enxergando a bolsa de valores do jeito certo.

    Veja, por exemplo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/11/bolsa-em-queda-alegrai-vos/

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Clari

    Oi Leitão,
    Obrigado pela resposta. Só esclarecendo, meu IG é para toda a vida, dentro da estratégia de compras mensais. A estratégia de 1 ano é para duas compras mensais para aproveitar o momento de baixa e aumentar a alocação para RV. Quando a Bolsa sair desse piso do canal e deslocar para a faixa intermediária eu volto a uma compra mensal. Estou com 18 empresas entre os diversos setores e tamanhos.

    Tem outro ponto que queria obter opinião. Eu trabalho numa empresa que tem previdencia fechada com a paridade de contribuição de 1 do empregado para 1 da empresa. Me aposento agora em 2013 e pretendo programar resgates mensais de modo custear minhas despesas e sobrar para continuar a alocar no IG, seguindo a máxima de quem melhor gerencia seu dinheiro é você mesmo. Eu posso variar o perfil da previdencia e alocar até 40% na RV. No entanto eu só deixo 20% porque o gerenciamento não é aberto e só podemos alterar o perfil de 6 em 6 meses. Ou seja, coloco metade da confiança no gerenciamento deles. Se eles tiverem sucesso eu ganho metade, mas se não tiverem só perco metade. Tem gente que, quando se aposenta, arranca tudo, mas não tenho essa segurança ainda. Claro que o Leão ataca sem pena com os 27,5%. Se vc puder opinar, não como devo agir, entendendo suas colocações, mas o que eu deveria me atentar nesse momento de aponsentadoria.

    Abraço e sempre grato por suas opiniões.
    Clari

  9. 9 Leitão

    Oi Clari!

    Ah, bom! Então você está indo bem sim! Tudo ok! Parabéns!

    Sobre sua previdência, não posso opinar… Fico limitado a dizer que me parece que está fazendo o certo, mas coloque essa sua dúvida lá no Butecão da Turma… Recentemente comentaram sobre isso por lá, e o amigo Luiz Alvim mesmo tem boas dicas…

    http://leitaoemacao.com/buteco/

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Breno Medeiros

    Oi Clari e Leitão,

    Discutimentos sobre o assunto no chat da semana passada:

    “Chat 18 a 24/junho”

    Leitão,

    Deu a louca no sistema da Bovespa hoje. Vocês estão acompanhando?

  11. 11 Breno Medeiros

    Discutimos… desculpa.

  12. 12 shaka

    leitão, ou outro participante…

    abraço leitão, venho acompanhando seu site e ele é excelente… estou começando e não tenho muito capital… mas o aprendizado será muito util quando as coisas melhorarem, eu estar com conhecimento tecnico e psicologico para cuidar das finaças… ainda pretendo fazer seus cursos quando obtiver os recursos..

    tenho uma dúvida meio técnica. estava fazendo uma operação de especulação e dexei um stop garantindo uma parte do lucro. dexei a operação em aberto pra ver o que acontecia. Entretanto hoje com o gap de baixa saltou meu stop. conseguir perceber a tempo e não tive prejuizos.

    Entretanto queria saber se a algo que eu poderia fazer para evita isso… se as cotações saltarem meu loss, não há como vender na cotação mais baixa respectivamente??
    hoje nem sei porque abri o HB de manhã, pois so abro ele a tarde.. se tivesse seguido a rotina tava com um baita de um preju!

    se alguem poder me esclarecer (ou indicar fonte de leitura) mais sobre os stops e os saltos de stops ficaria grato!!

    abraço a todos e aproveitem as oportunidades!!

  13. 13 Leitão

    Oi Shaka!
    Obrigado pelas visitas! É sempre bom poder ajudar aqui no Blog!

    Quando o mercado dá “Gap” (salto de negociações, com espaço vazio no gráfico) não há o que fazer. Os home-brokers não possuem um sistema inteligente a ponto de vender pela ordem imediatamente mais baixa, eles só aceitam ordens fixas. Se der Gap, o risco de pular seu stop existe mesmo.

    Mas você fez o certo, que é acompanhar de perto o trade quando se está comprado, e stopar manualmente após o Gap.

    Eu gosto de usar sempre stop manual, pessoalmente, mas isso exige sangue frio e tempo durante o dia. Mas para quem gosta, pode usar o stop automático que também funciona (só tem o problema dos gaps)…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Clari

    Oi Leitão e Breno,

    Obrigado pelas indicações de discussão no buteco sobre fundo de pensão. Mas o buteco não está aceitando mais meu email e senha. Acho que devo ter dado um calote por lá e eles me cortaram (rsrsr). Mas quero voltar. Não consigo viver sem ir no buteco.

    Abraços
    Clari

  15. 15 Breno Medeiros

    Oi Clari,

    Na sugestão que eu dei a discussão ocorreu na parte aberta do site. Segue o link:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/06/18/chat-18-a-24junho/

    Atenciosamente.

  16. 16 Adriano

    Realmente bolsa de valores é algo estranho. A Petrobras desambado (não estou reclamando…) e enquanto isso tem corretora/banco indicando ações da OGX. Vai entender…

  17. 17 Adriano

    Desabando

  18. 18 Glauco Tonello

    Leitão
    Agora precisamos alertar o máximo de pessoas que podemos que o mercado pode desabar. mas principalmente o IG precisa continuar da mesma forma. E o bom que fique assim por bastante tempo.

    Glauco

  19. 19 Leitão

    Oi pessoal!
    O mercado está cada dia melhor mesmo… E o interessante é que, para a massa, o mundo está acabando… É sempre assim mesmo…

    Um abraço!
    Leitão

  20. 20 Rafael França

    Olá Leitão. Boa tarde!
    Aconteceu algo com a OGX!que está caindo mais de 25% só no dia de hoje?
    Você acredita que nem em uma situação desta é possível especular com as ações X?
    Obrigado e parabéns pelo site, sempre com discussões e conteúdos de alto nível.
    Abraços

  21. 21 Adriano Pereira

    São Paulo – A ação da OGX abriu com queda de 28 por cento nesta quarta-feira, após a companhia ter definido na véspera a vazão ideal de 5 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia por poço no Campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos.

    Às 10h31, o papel recuava 28,08 por cento, a 6 reais, enquanto o Ibovespa caía 0,65 por cento.

  22. 22 Glauco Tonello

    Rafael França.
    cuidado em lidar com escorpiões na mão

    Glauco

  23. 23 Leitão

    Oi Rafael!
    Obrigado pelas visitas!

    Olha, passe longe das ações “X”! São todas fraquíssimas de fundamentos. A OGX cair muito assim é a coisa mais normal que poderia acontecer… O que sustenta essas ações é apenas marketing, propaganda vazia de quem quer apenas se aproveitar dos incautos iniciantes no mercado…

    Conversei recentemente sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/06/13/petr4-grafico-12-06-2012/#comment-12712

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Anônimo

    Oi leitão,
    quando você fala que mesmo q demore para a petrobras
    se recuperar , ela vai render 15 a 20 porcento
    por ano você ta falando de dividendos ?abcis
    Andrea

  25. 25 Leitão

    Oi Andrea!

    Dividendos + Valorização do papel… O gráfico já considera os dividendos ao longo do tempo…

    Abraço!
    Leitão

  26. 26 Fernando

    Boa tarde Leitão,

    Li hoje este artigo seu postado na ADVFN (http://blogs.advfn.com/artigos/investimentos/bolsa-imoveis-e-carros-usados).
    Gostaria de elogiar a sua forma bem humorada e de fácil entendimento.
    As comparações que você faz são sempre muito bem colocadas.
    Sou obrigado a fazer uma propaganda aqui:
    “Como a gente muda a percepção após o seu curso. Hoje vejo as quedas como oportunidades.”

  27. 27 Leitão

    Oi Fernando!
    Boa tarde!

    Obrigado!

    Já faz um tempo mesmo que publiquei lá… Sempre que posso envio artigos para o ADVFN…

    Que bom que está com visão ampliada, caminhando bem na bolsa! Isso é que dá alegria a um professor!

    Grande abraço!
    Leitão

  28. 28 SS

    Seguuura, peão !!!

    OGX -45% em dois dias !!!! LLX a R$ 2,00 !!!

    não tem nem o que dizer….coitado do Eike…

  29. 29 Alexandre

    Ogx nao produz praticamente nada, nao distribui dividendospq nao tem lucro e mesmo com a queda eh negociada 3x acima do valor patrimonial.. Realmente querer se aventurar..

  30. 30 Alexandre

    Escrevi do celular.. saiu uma porcaria.. haha

  31. 31 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    Estou pensando em especular com as ações da OGXPerdeu.

    Devo colocar uma ordem a R$ 0,01… kkkkkkkkkk!!!

  32. 32 Leitão

    Oi turma!
    E olha que já tem anos que falo que as empresas “X” são ruins… Da Disney…

    O resultado agora era mais que previsível…

    Abraço!
    Leitão

  33. Oi Leitão!

    Oi pessoal!

    Passando pra marcar presença!

    Nem é tanto por “coitado do Eike”, o cara consegue refazer a sua fortuna, ele é bom de labia!

    Tenho pena mesmo é de quem não consegue abrir um gráfico de lucros e vê que não tem fundamento ser sócio de empresas como as dele.

    Abraço,

    Fulgêncio Bomtempo

  34. 34 Paulo

    Realmente é um aprendizado a cada dia. Hoje as ações da MMX estão subindo 8%. O pessoal do pânico saiu vendendo no desespero e os “espertos” ficaram só esperando para ver onde era o fundo do poço. Agora os “espertos” compraram lá no fundo do poço e vão vender com ganho de 8% no dia, porque o pessoal do Pânico vai comprar tudo de novo. E assim segue o ciclo.

  35. 35 Alexandre

    Leitão gostaria de dar um depoimento sobre IG.

    Pois bem, fiz seu curso em maio do ano passado e entrei com vigor na bolsa a partir da “grande” queda em agosto de 2011.

    Apesar de ter feito o curso de IG achei que seria melhor atrelar análise gráfica e fundamentalista comprando bons papeis em momentos em que eu achava que o preço era interessante.

    Então desde agosto compro papeis de 10 empresas diferentes com bons fundamentos tentando identificar os momentos oportunos através dos gráficos.

    Hoje olhei minha planilha de formação de patrimônio e me perguntei.. E se simplesmente eu não tivesse me preocupado com o sobe e desce dos preços, se tivesse simplesmente feito o que o leitão me ensinou desde o começo, comprar determinado papel em determinada data religiosamente !?

    Então fiz uma simulação, abri uma planilha nova, coloquei todas as empresas que eu tenho em carteira e dividi todo o montante que eu já havia investido por 10, comprando de forma rotativa 2 empresas por mês na data em que o meu contracheque batia na conta.

    Fiquei impressionado ao ver que se eu não tivesse prestado atenção aos gráficos eu estaria bem MELHOR!!!!

    Todo esses esforço que fiz para tentar prever a melhor hora de entrar nos papeis não foi recompensado.

    Se você não traça uma estratégia bem definida acaba concentrando capital em empresas que estão em momentos de baixa e fica receoso em aportar mais dinheiro em ações que já tiveram uma alta consideravel depois da primeira compra.

    Hoje minha carteira está desbalanceada, concentrando quase 50% do patrimônio nos papeis do BB e VALE. Um rendimento global da carteira de -9%.

    Se eu tivesse feito IG da maneira que foi passada no curso eu estaria com um rendimento global de -1%.. Na verdade com a alta do IBOV de hoje talvez a carteira ficasse até positiva.. hehehe..

    Agora vem a questão, ter concentrado o patrimônio em BBAS e VALE realmente será um mal negócio a longo prazo!!??

    De agora em diante seria mais prudente abrir uma planilha nova, esquecer o que já foi feito e seguir com disciplina o IG !?

  36. 36 Carlos Caiafa

    Leitão,

    Dá para especular com as ações “X” ?

  37. 37 Caio

    Alexandre, seu depoimento é muito proveitoso, vou dar minha opniao.

    Pra investimento realmente é perda de tempo olharmos os graficos…

    Temos que comprar sempre, caro ou barato, porque o que importa é a qualidade da empresa. No maximo o que da pra fazer é aportar um pouco mais em papeis bem descontados( pontualmente e só um pouco mais, de leve mesmo ).

    Como exemplo, ambev, natura e cemig subiram muito mesmo depois de ja terem subido muito e estao dando um bom equilibrio a carteira.

    Acho que agora vc deve seguir o rodizio normalmente e o tempo se encarrega do resto…

    Valeu.

  38. 38 Paulo

    Agora a MMX tá subindo 14%, deve ser o pessoal que vendeu no desespero ontem comprando tudo de novo hoje.

  39. 39 Breno Medeiros

    Acho que tá na hora da gente parar de dar Ibope para as empresas “X”.

    Não importa se estão subindo ou descendo. Sabe-se que elas não têm fundamentos que justifiquem uma compra hoje.

    Quem sabe se daqui a 5 ou 10 dez anos a análise seja outra, mas o importante é que hoje quem coloca dinheiro nessas empresas está jogando e não investindo.

  40. 40 Guto

    Fiz uma simulação para IG de 01/2004 até 06/2012 o resultado não poderia ser melhor, 112% de valorização da carteira, e detalhe, sem contar as bonificações. Se tivesse investido na renda fixa nesse período com rentabilidade anual de 10% a rentabilidade total seria de 59% em quanto que a inflação acumulada nesse mesmo período foi de 50%.

    E pra finalizar tem um outro grande detalhe, nesse período da simulação tivemos duas crises financeiras.

    Mesmo partindo do pressuposto que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, acredito fielmente que o IG é uma ótima estratégia de investimento em ações.

    Abs!

  41. 41 Guto

    *ENQUANTO

    Que erro feio : )

  42. 42 Alexandre

    Outro fato interessante:

    Mesmo depois de ter analisado, perdido horas olhando balanços, me estressar acompanhando o mercado;

    Quase não vi diferença entre o preço médio que consegui chegar através da análise gráfica e o preço médio através do IG.. em geral, consegui um preço médio 3% menor realizando minhas análises mirabolantes, porém a alocação de recursos foi pro brejo..

    Realizei 60 compras neste pequeno espaço de tempo enquanto se tivesse realizado IG ,comprando 2 empresas no mês, teria realizado somente 20 compras. Uma diferença de 800 reais em corretagem usando o meu banco.

    Agora realmente acredito no IG, infelizmente foi necessário fazer um experimento primeiro.. heheheh…

    Agora aprendi mesmo.. hauhuahau…

  43. 43 Leitão

    Oi Fulgêncio!
    Pois é, a imensa maioria não entende o que é bolsa de verdade, diferente da turma de aves de rapina que formamos juntos, não é? Rss…

    O Breno tem razão, as empresas do Batista são tão ruins que não merecem nem comentar aqui nesse espaço, que deve ser destinado só para coisa boa… :-)

    —————————————
    Oi Alexandre!
    Obrigado pelo seu depoimento!

    É bom para confirmar o que eu sempre fico ensinado para meus alunos: não misturar Especulação com Investimento, pois as técnicas de análise e também as estratégias são totalmente diferentes…. Podemos fazer as duas coisas, mas se misturar é jogar leite na cerveja, não dá certo!

    A Estratégia de Investimento Gradual deve ser balizada na disciplina, e não na esperteza…

    Não precisamos ser mais esperto que os outros, precisamos ser mais disciplinados que os outros…

    Obrigado mais uma vez por esse ótimo depoimento!

    Ah! Sobre ter concentrado demais, foi um erro, mas tudo bem pois são boas empresas… O certo de agora em diante é seguir a disciplina, e não comprar mais das que estão gordinhas até que o time inteiro fique bem equilibrado…

    ———————————————–
    Oi Carlos!
    As ações X do Batista não servem para Especular, pelo menos não para Especular com seriedade. Especulador de verdade não passa nem perto desses fumos!

    Quem gosta de empresas como as do Batista é jogador leigo, jogador profissional, jogador maluco, jogador inocente, jogador viciado, jogador e mais jogador… A bolsa tem um lado jogatina, que é normal, mas infelizmente a maioria cai nessa…

    Eu prefiro uma boa rodada de Poker com os amigos, é mais saudável e seguro.

    ——————————-
    Oi Guto!
    Obrigado pelo seu depoimento também!

    Vem mais uma vez a confirmar o que sempre ensino para a turma….

    ————————————
    Grande abraço, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

