Crise na Europa, como ficam nossos investimentos? Onde é o fim da queda?

06jun12

Outro dia o amigo leitor, Brino, enviou uma boa questão:

“Oi Leitão! Fiquei preocupado com a frase da diretora do FMI:

Lagarde disse aos estudantes da John F. Kennedy School of Government que a geração deles “enfrenta provavelmente a pior insegurança econômica em décadas, possivelmente pior até do que a da Grande Depressão”.

Nossa… se isso realmente acontecer o ibov perde esse canal, e as empresas custarão mesmo 1 real.

Derreterá o mercado… será?

Brino”

———————————————–

Oi Brino!

Sua pergunta remete a uma questão fundamental, veja:

Vou falar sobre nosso mercado primeiro:

Oscilação em bolsa é normal… O mercado sobe muito, depois cai muito, depois anda de lado muito, aí sobe muito de novo, cai muito de novo… É sempre assim, sempre foi e sempre será.

Todo mercado em baixa tem um fim, um fim lógico. E qual é esse fim lógico? Ora, o mercado pode cair, cair, cair… Mas onde é a Lógica final dessa queda?

Resposta: Quando as ações ficarem muito baratas, aí é o fim da queda!

Por exemplo: Vamos supor que a Padaria do Manoel fature 50.000,00 por ano, líquido, lucre tudo isso em um ano…. Então, ok, se eu comprar a Padaria por 100.000,00 à vista, em 02 anos já recupero meu patrimônio e começo a ter lucros com esse bom negócio.

Mas vamos supor que o mercado esteja depressivo (clique na imagem da charge neste post para ver o caso), e o Manoel queira vender sua padaria por apenas 25.000,00. Ou seja, loucura!! O Manoel pirou de vez!

Vou comprar uma Padaria por 25,000,00 e já no final do ano tenho 50.000,00 de lucro! Já pago o investimento e saio no lucro! Ótimo negócio eu fiz! Mesmo que a padaria lucre menos que o esperado, por causa da “crise”, ainda sim é bom negócio!

Parece ilógico isso, mas na bolsa isso acontece muito, justamente pela miopia e falta de conhecimento da massa. A massa é sempre irracional…

E isso acontece para os dois lados, tanto na Depressão como na Euforia.

Quer outra prova recente da irracionalidade da massa? Veja o caso do FaceBook: ninguém sabe se a empresa dá lucro ou como dá lucro direito, e todo mundo pagou caro para comprar, depois deu no que deu… É como se o Manoel Zukeberque, esperto, vendesse sua padaria por 5o milhões de reais! Coitado de quem comprar! Pagou por uma padaria o preço de uma indústria de máquinas de pão!

Portanto, o IBOV pode cair sim, mas não muito mais, pois já estamos com empresas baratas, e mesmo que caia mais, chega um momento que a lógica volta a reinar…

Bem, agora falando sobre o mercado Europeu… Sim, a turma lá parece que vai passar apertos mesmo. Fruto da safra de maus governantes que a bons anos eles elegem…

Mas é preciso separar Empresa de País… Mesmo em Países com problemas é possível ter empresas em bolsa com bom desempenho. Se não fosse assim, só haveria empresa funcionando na China hoje em dia… Então, a turma da Europa vai passar aperto mesmo, mas não quer dizer que as empresas de lá são todas ruins… Como sempre falo, empresa boa é sempre 10% da bolsa, a questão é saber selecionar, e o resto é o resto…

Um abraço!

Leitão

Leia também…

> Notícias Embromation

> Mais sobre IPOs
(Hoje, 01 ano depois, as ações do Magazine Luíza estão valendo apenas metade do valor de seu lançamento!!!)

> As melhores Estratégias para a Bolsa de Valores



23 Responses to “Crise na Europa, como ficam nossos investimentos? Onde é o fim da queda?”

  1. 1 Adriano

    Leitão, bom dia

    Interessante esse seu post nesse momento. Outro dia ainda falei com um amigo que ainda vão perder muito dinheiro com o Facebook. Para mim não existe lógica em uma “rede social” valer mais que a DELL e a HP juntas, quase o valor de uma Petrobrás ou McDonald´s ou diversas outras empresas juntas.

    Simplesmente não existe lógica nisso, o Facebook tem sua receita baseada em anuncios, mas eu por exemplo que acesso sempre o site, simplesmente NUNCA olhei para qualquer anúncio. E pior, agora com o uso de Tablets e Celulares com acesso por APPs ai mesmo é que os anúncios serão inócuos.

    O Facebook me lembra as outras bolhas da INTERNET da decada passada, Myspace, Yahoo e muitos outros. Ai alguém pode dizer que o Google ficou fora da bolha, mas o Google é diferente, lá as receitas vem de várias fontes e não se esqueçam do Android e outros sistemas da empresa.

    Escrevi isso porque hoje comecei o módulo 2 do seu curso e já na primeira aula eu levei um susto quando entrei no Site Fundamentus e descobri que o BB vale menos do que o Patrimônio da empresa. Me pergunto, esses “investidores” são loucos? Estão vendendo as ações da empresa por menos do que ela vale em patrimônio? Simplesmente não entendo. Sem falar o YD que já está em quase 10%…

    Por outro lado entro no mesmo site e descubro que a Hering, que tem um belo crescimento de lucros sem dúvida, mas está sendo negociada por mais de 8x seu valor patrimonial.. Pagando dividendos de 1%.

    Realmente tem coisa inexplicável…

    Abraço

    Adriano

  2. 2 Leitão

    Oi Adriano!
    Pois é… E o bom é que está alidando os estudos à prática real do momento! Parabéns!

    Aluno assim dá gosto! :-)

    Minha irmã é professora também e ela diz que não tem profissão melhor no mundo! Ela diz: “Saber que está fazendo uma diferença possitiva na vida das pessoas, não tem preço!” :-)

    Abração!
    Leitão

  3. 3 Paulo

    Como diria um primo meu logo logo o Facebook vai estar valendo 1 Orkut

  4. Leitão, no final do post você diz “a questão é saber selecionar”, mas se a questão é essa acho que o resto do post dá a resposta: escolher as empresas com menor “preço por lucro”. A dica seria essa mesma, ou você acrescentaria mais variáveis importantes a serem analisadas na hora de escolher uma empresa para investir?

  5. 5 Leitão

    Oi Birutaibm!

    Sim, a relação lucro e preço atual é importante, mas deve ser analisada dentro de um conjunto de mais indicadores…

    Não é nada complicado, mas infelizmente não consigo explicar tudo só por aqui… É um conjunto de informações objetivas somado a um conjunto de conceitos e postura pessoal diante dos investimentos…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 Anderson

    Leitão, qual a sua análise para USIM3 entrei no papel em 13,57 e estou com prejú considerável. Apesar do cenário ruím das siderurgicas você considera o preço desse papel barato?.

  7. 7 Leitão

    Oi Anderson!

    Olha, já tem um bom tempo que venho comentando sobre o caso da Usiminas.

    Ela está com desempenho declinante a anos, e realmente pisou na bola. Uma empresa de porte mas que foi muito mal administrada nos últimos anos, e o resultado é o desempenho ruim atual, e fraca confiança em uma recuperação em médio prazo…

    Não acho legal colocá-la em carteira não, a não ser se for através de Investimento em Valor, a um preço muuuuuuuuito baixo (13,57 você pagou caro! Ela só seria interessante abaixo de 10,00, e os atuais 8,00 estão melhores…)

    Mas um alerta: Não faça jamais Preço-Médio com ação com fraco desempenho nos lucros. Preço-médio só fazemos com empresa boa, com bons resultados financeiros. Não queira tentar corrigir o erro passado tentando comprar agora, mais barato… Isso seria apenas aumentar o erro inicial.

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Jean

    Que bela explicativa, enciclopédia da bolsa.

    Mas uma coisa é fato, se todos pensassem assim não existiam empresas baratas e investir na bolsa seria um máu negócio. É como a teoria das restrições, tudo sempre tem um ponto negativo.Na bolsa não é diferente, se não houvesse a forma ilógica das pessoas pensarem o ibov já estavam em 500 mil pontos..

    Abraço

  9. 9 Breno Medeiros

    Anderson,

    Não quero influenciar uma decisão sua, mas analise comigo:

    Você não deve segurar um papel em sua carteira só porque comprou ele por um preço bem mais elevado do que o atual, principalmente se ele estiver representando um percentual elevado em sua carteira de investimento.

    Na minha opinião, a gente tem que analisar onde erramos e corrigir o erro para não errar mais. Isso inclui tomar uma postura para corrigir o que possivelmente ainda esteja errado e o mais importante: investir em educação.

    Agora, voltando ao caso específico da USIM3. Caso opte pela venda do papel, você pode ter a oportunidade de investir em ações com melhores fundamentos, pensando no longo prazo.

    Já em relação ao prejuízo, você pode ir descontando isso anualmente na declação do Imposto de Renda, à medida que os seus investimentos de longo prazo forem dando resultados positivos.

    Apenas tenha cuidado com a forma de investimento e com o tipo de educação que você vai buscar por aí. Não fiz os cursos do Leitão, mas acredito que o direcionado à análise fundamentalista seja interessante pra você.

  10. 10 T3

    Adorei o post, Leitão!
    Sensacional! Gosto muito da sua maneira de escrever.
    Saudades da turma!

  11. 11 Anônimo

    Post muito interessante Leitão! Mas tem um belo porém nisso tudo. As empresas sentem a crise e passam a lucrar menos porque o mundo todo desacelera com uma crise generalizada como essa que estamos vivenciando desde 2008. Não é como as últimas e recentes crises, que eram localizadas: méxico, tigres asiáticos, argentina, etc…

    Vou dar um exemplo: CSNA3 em 2009, por R$13,00 era a BARGANHA da bolsa. Todos comprariam por esse preço porque, na época, estava MUITO BARATA. Finanças ótimas, lucros gigantescos, administração fantástica. Hoje, por R$13,00 quase ninguém quer. Lucros diminuindo (este trimestre apresentou um belo prejuízo, coisa que há muito tempo não ocorria), receitas caindo, fluxo de caixa começando a apresentar problemas. Isso é mal administração? Definitivamente não. Essa empresa sempre foi muito bem administrada e creio que ainda permaneça de tal modo. O que mudou foi que o mundo simplesmente parou de crescer e no ramo siderúrgico, é fundamental um crescimento econômico imponente. E assim há diversas outros casos. Até a VALE5 está nessa situação. Aguardemos o próximo balanço que ao que tudo indica apresentará os primeiros indícios de diminuição de fluxo de caixa, queda significativas (maior que esta que já teve) nos lucros, etc. E aí, nesse caso, como a crise é séria e está longe do fim (pois o assunto ainda é Grécia e temos, pelo menos, mais meia-dúzia de paises na fila: Espanha, Itália, Irlanda, Portugal, França…), R$37,00 estará caro….

  12. 12 Glauco Tonello

    A princípio em 2007 o lucro em cada bimestre da Vale era de 4bi e a ação custava acima de 50 reais. agora pegando o ultimo trimestre que foi o pior entre os cinco ultimos temos coisa em torno de 7bi. então se o lucro cair para 4bi empataria com 2007 certo, mas com o preço da ação com certo desconto com relação a 2007. pois está abaixo dos 40 reais. Na Csn o lucro está parecido com 2008 e 2007. possivelmente o preço agora está voltando para a realidade ou abaixo dela.

  13. 13 Anônimo

    “A teacher affects eternity: he can never tell where his influence stops.”
    – Henry Adams

  14. 14 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome ou nickname)

    Obrigado por emitir sua opinião, isso acrescenta ao debate com toda a turma!

    Sim, não discordo… O mundo está apertado, as empresas estão apertadas, a europa está apertada, e tudo muda o tempo todo no mundo, já dizia o poeta.

    Nesse momento, no mercado, podemos fazer duas estratégias vencedoras: Compras gradualmente de empresas de qualidade, e compras pontuais baseadas em Valor. Definir o que é empresa de qualidade e o que é Valor é uma tarefa pessoal de cada um….

    Um Investidor A, mais conservador, pode exigir um preço mais baixo que um Investidor B, mais empreendedor. Ambos podem estar certos, o que varia é a Estratégia pessoal de dada um… Acho interessante cada um expor sua forma de pensar e seus parâmetros para definir o que é Valor, o que sempre chamo a atenção é não confundir parâmetros de Valor com medo de investir…

    A questão não é a CSN, ou a Vale… A questão é: Ser Investidor é saber acumular e manter patrimônio apesar de…

    Se formos olhar problemas, vamos não investindo nunca, ou investindo de forma tímida.

    Se tem uma coisa que o tempo não perdoa é o seu desperdício.

    Investir de forma tímida pode ser até mais seguro, mas o tempo cobra isso depois.

    Se a CSN, a Vale, o BB, Ambev, Natura, Cemig, etc. e mais 20 grandes empresas brasileiras não estão boas para investir, então vamos fazer o que?

    Investir bem é equilibrar Risco com Rentabilidade.

    Risco há em tudo… Investir bem é saber administrar esse risco.

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Glauco Tonello

    Leitão
    sabias palavras

    Abração
    Glauco

  16. 16 Pietro

    Olá Leitão
    Sobre o comentário da USIM5, vou pegar uma carona e pedir sua visão de analise para eu tomar uma decisão, pois tambem tenho esta empresa em minha carteira ao preço de 13,52.
    Estava pensando em comprar para fazer preço medio neste momento que ela se encontra no preço de + – 8,00, mas como voce alertou ao fato de fazermos isso com papeis que estejam em boas situações , o que não é o caso hoje da nossa usim5.
    Comprei para investimento, mas apesar de todo o planejamento de querer comprar mais para IG, tive que mudar a regra e não comprar mais, pelo fato ruim que a empresa está passando.
    Acho que até, se não me engano, voce a um tempo atras postou um assunto dizendo que estava parada com ela, com cartão amarelo .
    Não sabemos o que vai acontecer, mas temos que tomar uma decisão de ficar com o papel ou se desfazer dele com prejuizo.

    Estou indeciso!!!! Voce ainda tem este papel ou já se desfez dele???

    Gostaria da sua opinião e parecer????

    Tenho tambem a CSNA3 ao preço de 23,94 e hoje está em 12,60. tambem com o mesmo problema.

    Sei que deve ter varias pessoas com estas empresas na carteira para IG , e com estas duvida cruel . Sei que o prejuizo infelismente faz parte do nosso investimento, mas como nunca paasei por esta situação de replanejar uma outra estrategia para que possamos , vamos assim dizer, de aliviar um pouco o nosso prejuizo,qual seria a estrategia neste momento???

    Esperar?
    Vender tudo assumindo o prejuizo e Trocar o papel por outra empresa??
    Ou fazer preço medio mesmo???

    O caso da csna3, se enquadraria em fazer preço medio, por estar em uma condição melhor que a usim5?

    Obrigado leitão…
    Abs.
    Pietro

  17. 17 Daniel

    Se eu puder opinar.

    Claro que isso é sempre muito pessoal mas acredito que voce deveria parar com as compras em usim5 e aguardar um pouco.

    Quanto a csna3 eu acho que no momento vale a pena comprar mais.

    Veja que olhando racionalmente, no momento atual a CSN esta bem melhor, o P/l é menor e o DY bem maior, o lucro anual muito maior e apesar de último trimestre ela ter tido uma grande diminuição nos lucros ainda assim teve lucro enquanto a usim teve prejuízo.

    Abraços.

  18. 18 Leitão

    Oi Pietro!
    Uma coisa que é importante saber é: Em Investimento NUNCA temos prejuízo!

    Mas como assim? Nunca temos prejuízo? Então esse negócio é bom demais!

    Sim! Nunca temos prejuízo.

    Em Investimento não pensamos de forma unitária, em uma ou outra ação em particular. Pensamos na CARTEIRA como um todo. Mesmo que uma ou outra ação fique no vermelho, as demais devem compensar. E nunca pensamos de forma curta, apressada. Investimento é formação de patrimônio, então não adianta ficar olhando cotações todos os meses… Quem tem carteira com menos de 5 anos de idade tem uma carteira jovem ainda… não adianta ter ansiedade com isso.

    Claro que em mercados de baixa como o atual a carteira inteira pode ficar vermelha, e isso é normal. O que vale é a média ao longo dos anos, e não os extremos (lembre-se do zig-zag do mercado).

    Bem, agora vamos ver o caso da Usiminas e CSN.

    Não posso dar pitaco assim diretamente em operações terceiras. Posso apenas comentar Conceitos e discutir idéias aqui com a turma…

    Sim, a Usiminas está ruim a um bom tempo, e já a um bom tempo comento sobre isso. Ela não faz mais parte da lista de novas compras, e quando surge oportunidade faço troca. Vendo Usiminas e compro outra empresa de qualidade a preço baixo, imediatamente. Essa é uma estratégia válida: Mas somente se, no mesmo instante que vender, puder comprar outra de qualidade, bem barata. O mercado está muito favorável e está permitindo isso com facilidade atualmente… (minha posição em Usiminas caiu para menos de 5% da carteira).

    Já CSN não mudei em nada, pois o desempenho da gestão continua bom, mesmo com o aperto atual (a gestão da empresa continua volta para gerar valor, mesmo com crise). (Obs.: Desempenhos sazonais baixos são aceitáveis, desde que se mantenha o nível ao longo dos anos – caso que não ocorreu com a Usiminas).

    Abraço!
    Leitão

  19. 19 Pietro

    Obrigado Leitão
    Obrigado pelas considerações, realmente não é facil tomar decisão quando paasamos por situações nunca vistas…, mas valeu as recomendações da usim5.
    Quanto a csna3, então posso tentar fazer um preço medio, pois a visão é de longo prazo mesmo, OK…..

    Obrigado Daniel pelas observações que colocou , acho que vou realmente pensar em comprar para fazer cair o custo medio de aquisição da csna3.

    Abs.
    Pietro.

  20. 20 alexandre

    Leitão tudo bem?
    Colegas tudo bem?
    Não tenho interesse em investir por 5 anos ou mais em ações como alguns colegas aqui relatam que o fazem. Tipo um comprou usim a 13,52 e estava louco com ela valendo 8,00 e outro, comprou csna a 23,94 e ela estava 12,60. Desculpa a indelicadeza, mas eu estaria em depressão se tivesse acontecido comigo, só não me mataria, pois sou covarde o bastante para isso. Essa covardia me faz também um tanto quanto conservador, mas não alheio às oportunidades. Gostaria de saber de ti Leitão se no teu curso esse é o foco: investir a londo prazo!!! Pois no longo prazo todos estaremos mortos….essa é a minha visão. Gostaria de aproveitar a minha vida agora, de aproveitar minha esposa, meus filhos, de ter férias, de viajar, de ter uma vida confortável AGORA, não daqui 50 anos, nem sei se terei todo esse tempo, ou seja, gostaria de saber se posso viver de renda variável mes a mes, se posso tirar rendimentos mes a mes, se teu curso me dá essa abertura de oportunidade, ou se me fará virar um investidor que vai ter retorno se tudo der certo daqui uns 10 anos apenas.
    obrigado pela gentileza de responder e não leve a mal nenhuma de minhas colocaçoes aqui, pois nao tem foco pessoal, ok?!
    Abraço.

  21. 21 Leitão

    Oi Alexandre!
    Bom dia! Tudo bem!

    Fique à vontade para perguntar e questionar, todas as discussões são importantes para aprendermos juntos.

    Bem, respondendo à sua pergunta: Se você, hoje, tive capital líquido acima de 01 milhão de reais, casa própria, carro, família bem encaminhada, sem dívidas, despesas controladas, etc.. Sim, você pode viver de sua renda tranquilamente, curtir a vida e não se preocupar muito com o longo prazo.

    Mas caso contrário, não.

    Bolsa de valores gera capital, ela não paga salário. Não se pode ter ilusão de que vai tirar todo mês um valor ótimo que vai lhe manter, sem que antes tenha construído bom patrimônio.

    Pelo seu comentário, parece-me que quer viver apenas com Especulações, ou seja, negociando no curto prazo papéis e tirando lucros, comercializando papéis, sem querer se tornar sócio das empresas.

    Investir não quer dizer abandonar seu capital no tempo, esquecer do dinheiro no longo prazo. Investir significa tornar-se sócio de bons negócios, boas empresas, crescer junto com elas.

    Essa idéia de que longo-prazo é lento, ruim, é uma idéia errada. Longo-prazo significa um estilo de administrar seu patrimônio, e não um caminho longo e demorado que só vai ter sucesso no final dele.

    Voltamos à raiz do conceito deste Blog, ao conceito central e mais importante: Diferenciar Especulação de Investimento, e entender que cada coisa tem sua vantagem e desvantagem, e que não são excludentes. Podemos tirar o melhor de cada mundo, desde que bem entendidos e separados. É essa filosofia que ensino a meus alunos.

    Um abraço!
    Leitão

  22. 22 alexandre

    Leitão, fico impressionado com a velocidade das suas respostas, você é rápido mesmo. (rsrs). Meu amigo, grato pela resposta. É fato que farei seu curso, você já sabe disso (conhecimento nunca é demais).
    Vou comentar contigo apenas duas coisinhas:
    Primeira (pra colocar mais lenha na fogueira, rsrs) -> Hoje administro uma holding de negócios, onde meu diretor-chefe e sócio majoritário da empresa possui iguais a holding que administro mais 11 empresas, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. A ordem da administração de Nova York, onde ele monta seu QG é expressamente clara: “Nenhum negócio administrado pelas holdings pode gerar prejuízo, fato. E quando cada negócio atingir o ápice, o que geralmente se dá em 2 a 3 anos (estamos falando do tipo de negócio que viemos gerenciando nos últimos anos e cada holding tem sua peculiaridade, seu foco), tem que necessariamente ser vendido com lucro e reforçar o caixa da holding a fim de buscar novas oportunidades vindouras para ter o mesmo destino, gerar lucro, ser vendida, etc… um ciclo eterno. Por isso, minha inclinação inicial em não ficar posicionado durante um longo tempo num ativo (não sei se agora entendeste o por que da minha colocação anterior).
    Segunda-> Que bom que ensinas a desfrutar o máximo dos 02 mundos, o do investimento e da especulação. Vou realmente me apoiar muito nas tuas dicas, pois quero viver com o portal aberto entre eles.

  23. 23 Leitão

    Oi Alexandre!
    Que bom que entendeu esses conceitos que comentei, e entendo também sua forma de enxergar a coisa nesse momento.

    Pelo que você comentou, você atua em uma empresa que o foco é comercializar negócios – administrar e engordar, vender ao final. Comprar e vender negócios.

    É um pouco semelhante a Especular em bolsa sim. A diferença é que, em bolsa, você não tem o poder de interferir na administração das empresas com as quais está especulando. Já no seu ramo, parece-me que tem esse poder, o que faz toda a diferença.

    Mas como disse, vamos aprender a separar Especulação de Investimento, e ver que as duas áreas não são excludentes e podemos tirar o melhor de cada uma.

    Um abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s