Chat 04 a 10/junho

04jun12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

Dica: Abaixo do campo de mensagem tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



26 Responses to “Chat 04 a 10/junho”

  1. Olá Leitão! Cara, sou um estudante universitário e ainda dependo financeiramente dos meus pais. Estou pensando em fazer o seu curso Módulo 2, arranjar um estagio e começar a investir em mercado de ações o quanto antes para aproveitar o fato de eu ainda ser novo e, portanto, tenho um bom prazo para investir de forma que eu atinja uma boa poupança no futuro. Como ainda dependo dos meus pais, pensei que seria interessante eu destinar quase todo o dinheiro do estágio (que é muito pouco) para comprar ações. Isso seria interessante ou será que é mais interessante dividir esses meus investimentos entre ações e renda fixa? Pensei em investir tudo no mercado de ações, devido o fato dos meus pais ainda terem a propensão de bancarem os meus gastos e, portanto, essa seria a minha oportunidade de poder investir de forma mais agressiva.

  2. 2 Leitão

    Oi Raul!
    Olha, você está com uma mentalidade muito boa, consciente, com objetivos de vida, é jovem! Meus parabéns!

    Eu errei muito quando era jovem, mas mantive os bons objetivos, e foi isso que me trouxe a tranquilidade financeira de hoje.

    Você é jovem, não tenha medo de errar! Vai errar muito, mas vai crescer muito também, desde que mantenha os bons objetivos na cabeça!

    Se seus pais podem lhe bancar, então aproveite (eu tive que bancar meus estudos sozinho)! Faça bom uso desse benefício, poupando e investindo suas economias. Mas seus pais podem não entender o que é bolsa, e com isso podem reclamar de você dizendo que você está “arriscando, jogando dinheiro fora”… Terá que saber lidar com isso…

    Investir mais em ações é perfeitamente louvável… Pense em talvez deixar uma reserva mínima para emergências pessoais (Quando quiser um carro só seu, ou uma moto só sua, ou quiser bancar um passeio com a namorada, etc…). Aliás, cuidado com gastos com veículos – nessa fase da vida os gastos com veículos podem minar suas economias, e são geralmente supérfluos…

    Para poder investir em ações, eduque-se primeiro. Ações é bom, mas tem que aprender a investir antes…

    Um abraço!
    Leitão

  3. Oi Leitão! Cara, no investimento gradual você compra ações de boas empresas mesmo quando elas estão um pouco salgadas? Ou é sempre bom esperar um pouco para comprar a um preço melhor de tal maneira que se aproxime mais de um investimento em valor? Gostaria de saber também quando é o momento certo para se vender ações quando se é um investidor. Em especulação, você está sempre comprando e vendendo, mas para o caso de investimento você atua mais como comprador do que como vendedor, né? Por exemplo, se eu tenho VALE, que é uma ótima empresa, e vejo que ela está cotada a um valor muito acima do que ela realmente vale, seria interessante eu vender mesmo eu sendo um investidor (e não um especulador)?

  4. 4 Leitão

    Oi Raul!
    Não consigo explicar tudo por aqui… E é justamente por causa dessa demanda dos amigos que acabei criando uma forma bem eficiente e didática de ensinar, através de meu curso. Foi montado para os amigos, e é a melhor forma de eu lhe ensinar tudo isso que perguntou, e muito mais… Segue o link:
    http://leitaoemacao.com/curso

    Anime vir para a turma de Junho! Vai ser seu melhor investimento, acredite!

    Abraço!
    Leitão

  5. Com certeza vou participar desse seu curso em Junho. Você é a minha esperança! ^^

  6. Raul,

    existem algumas vertentes sobre isso. Warren Buffett cita que qdo o preço da ação fica muito sobrevalorizado ele prefere vender e comprar ações que estejam subvalorizadas.

    E se no mercado como um todo não houver nenhuma ação subvalorizada? Ele coloca na renda fixa e espera a retração e/ou bolha derrubarem os preços! hehehe

    Mas, apesar deu não ter feito, sugiro que faça o curso do Leitão para aprender. Todo mundo fala bem!

    []s!

  7. 7 Luiz Alvim

    O’lá Raul,

    Eu fiz os cursos do Leitão na primeira turma de 2012 e posso lhe garantir que são muito bons. Já tinha feito alguns outros cursos antes, inclusive alguns presenciais, mas nenhum deles chegou perto destes do Leitão. As dúvidas que você colocou acima são todas respondidas no curso de Análise Fundamentalista que, para quem quer formar um patrimônio a longo prazo é o mais importante. O método ensinado não tem nada de complicado, pelo contrário, é bem simples. O curso está embasado em conceitos muito sólidos mas é, ao mesmo tempo, muito prático pois fazemos exercícios o tempo inteiro. Mas já vou lhe avisando uma coisa: o Leitão é um professor muito exigente e pega no pé dos alunos durante todo o curso. Isto na verdade é uma grande vantagem porque a gente sai de lá realmente preparado para ir para o mercado.

    Raul, eu acho muito legal quando vejo um jóvem como você que, embora ainda esteje na universidade, já está se preocupando em investir a longo prazo e formar patrimônio. Eu tenho quase três vezes a sua idade, já dei muita cabeçada em matéria de bolsa, mas agora estou certo de que achei o caminho correto. Aproveite bem esta grande vantagem que você tem, que é a pouca idade e invista desde já para buscar a sua independência financeira.

    P.S. A turma dos ex-alunos do Leitão, além de bem preparada, é muito animada e troca experiências e conhecimentos o tempo inteiro num forum exclusivo, o “butecão”. Podemos dizer que é uma extensão do curso e aí a gente continua a evoluir o tempo inteiro. Vamos estar te esperando lá depois do curso.

    Abraço,
    Luiz Alvim

  8. 8 Leitão

    Oi Luiz!
    Puxa, muito obrigado por esse gentil depoimento!

    É bom mesmo ver essa moçada nova com boas ambições na cabeça, dá gosto de ensinar a quem quer aprender!

    Grande abraço!
    Leitão

  9. 9 CésarBSB

    Leitão boa tarde.
    O gráfico do IBOV do dia 15/05 já não merece uma atualização…(estou sem ponto de interrogação… rssss…).

    No aguardo e um forte abraço.

    César-BSB.
    Brasília – DF.

  10. 10 Claudia.

    Oi Raul, boa tarde.

    Seja bem vindo, faça o curso do Leitão, é um excelente investimento.
    Sou da turma Águia Americana/2011.
    Havia feito alguns cursos anteriormente; de longe o do Leitão é mais simples, prático, objetivo……sem embromation., mas vc terá que fazer sua parte……….DEDICAR/ESTUDAR.

    Abs.
    Claudia.

  11. 11 Jean

    Olá Leitão, boa tarde!

    Estou querendo diversificar meus investimentos para minha aposentadoria em ações. Tenho um moooonntte de dúvidas e fica meio complicado de organizá-las por escrito. Mas lá vai uma, qual é a melhor estratégia para se montar uma carteira de investimentos (não de especulação) para que eu possa atingir meu objetivo (aposentadoria)?

    Abraços

  12. 12 christiano becker

    Boa tarde Leitão,

    Quando irá atualizar ibov e usim5 e csna3???

    Grato

  13. 13 Leitão

    Oi César!
    O último do IBOV que postei é de longo prazo, e está valido ainda… nada mudou…

    ————————–
    Oi Claudia! Obrigado! :-)

    —————–
    Oi Jean!
    As muitas dúvidas que tem você pode ir tirando aos poucos a partir da leitura, sem pressa, de todo o conteúdo do Blog… Aqui tem muito conteúdo, e vai lhe ajudar, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    As duas melhores estratégias são: Investimento Gradual e Investimento em Valor. Para você que está começando, Investimento Gradual é excelente! Aqui no blog já falei muito sobre isso, veja por exemplo:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2010/09/15/as-melhores-estrategias-para-a-bolsa-de-valores/

    Não consigo explicar tudo assim em uma mensagem, mas aos poucos você vai pegando o jeito. Não tenha pressa… dedique-se agora em ler e conhecer mais….

    E qualquer dúvida estou aqui para ajudar…

    ——————————-
    Oi Becker!
    Estou de olho, mas por hora nenhuma leitura relevante nova… As últimas leituras estão válidas…. Assim que pintar uma leitura mais interessante posto aqui para os amigos!

    ————-
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  14. dimarcinho,

    Parece bem lógico mesmo vender quando a ação está sobrevalorizada, mesmo que sejam ações de boas empresas. O estranho é que isso se choca um pouco com a ideia do investimento e formação de patrimônio, pois isso de vender quando tá valendo muito se parece mais com especulação. Já ouvi falar também que não é bom ficar movimentando o dinheiro na bolsa, pois as taxas de corretagem, que incidem em cada operação, podem minar o rendimento.

    Luiz Alvim,

    Que bom que essa minha atitude traz alegria pras pessoas. Esse mundo corporativo e de investimentos sempre me chamou muita atenção, mas no inicio eu nao tinha a mínima ideia de como participar dele. Li uns livros como “Pai pobre, pai Rico”, “Como ficar rico em 12 meses”, “Como ganhamos o nosso primeiro milhão” e etc. Esses livros, apesar de trazerem muito informação errada, como esse de ficar rico em 12 meses, serviu para que eu me aproximasse mais desse meio e aos poucos fui percebendo melhor o que era lixo e o que poderia ser aproveitado. Acho que estou indo pelo caminho correto agora e sei que ainda tenho muito o que aprender. Faço isso não só porque quero ficar rico, mas também porque me divirto com isso. A independência financeira é uma coisa ótima e almejada por muita gente, mas acredito que a felicidade pode ser encontrada durante toda a nossa trajetória. Estou muito feliz por estar nesse meio e de ter a oportunidade de participar desta comunidade formada pelas pessoas que acompanham o blog do Leitão.

    Claudia,

    Vou fazer sim o curso. Meu nome já está lá na turma de junho.

    Abraço!

  15. 15 christiano becker

    http://pt.scribd.com/doc/95493792/The-End-Game

    8 sinais de que estamos à beira do apocalipse econômico, Vale a pena ver esse slide share(ingles)
    segundo Raoul Pal – Fiquei assustado, a divida das 10 maiores economias mundiais é de usd 70 tri….mas amarrada a essa dívida há nada menos do que usd 700 tri em derivativos…

    que medo…

  16. 16 Leitão

    Oi Christiano!

    Hehehe… Se formos buscar motivos para ter medo vamos encontrar aos montes, e não é só em época de “crise” não. Mesmo quando tudo está bem, basta ter criatividade que você consegue encontrar mil motivos para entrar em baixo da cama…

    Por coincidência, acabei de postar um novo post que vai de encontro ao tema, veja:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/06/06/crise-na-europa-como-ficam-nossos-investimentos-onde-e-o-fim-da-queda/

    E recentemente também comentei sobre isso com outros leitores… Será que a crise atual é pior que as anteriores? Alguém aí se lembra do Plano Cruzado, plano Cruzado 2, plano Collor, etc? Ou a guerra no Golfo, a crise do Petróleo, o 11/Setembro… Veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/05/22/ibov-grafico-21-05-2012-historico/#comment-12339

    Ser empresário é saber empreender, apesar de…

    Ser investidor é saber investir, apesar de…

    Abraços!
    Leitão

  17. 17 Luciano

    Olá Leitão e amigos,
    Comparando o saldo de ações da minha carteira de investimentos com o da corretora notei que na corretora alguns papeis aumentaram de quantidade, por exemplo, a CEMIG4 na minha carteira com 34 ações e na corretora 42 ações, verifiquei se faltou lançamentos na minha planilha mas está tudo certo, então tenho a seguinte dúvida, eu posso receber ações como bonificação da empresa? Penso que foi isso que aconteceu
    Abços.
    Luciano.

  18. Leitão!

    Pesquisando pela internet vi que é possível alugar ações. Você já realizou esse tipo de operação? É um bom negócio? Com que objetivos se faz esse tipo de operação (tanto para o alugador como para quem está alugando)?

  19. 19 Luiz Alvim

    Olá Luciano,

    Respondendo a sua pergunta, as empresas podem sim dar bonificações a seus acionistas. Isto acontece quando a empresa decide incorporar ao seu capital parte das suas reservas de lucros. Existe toda uma legislação por trás disto, mas o que interessa mesmo para nós acionistas é que nós aumentamos a nossa quantidade de ações a custo zero. É uma coisa maravilhosa… hehehehehe…
    No caso da Cemig, ela deu uma bonificação de 25% no final de abril/12, ou seja, para cada quatro ações possuídas, nós ganhamos uma e “de graça”.

    Abraço,
    Luiz Alvim

  20. 20 Nil

    Oi Leitão

    Só avisando…tem algum problema no Buteco. Não tô conseguindo entrar, por isso tô avisando por aqui.

    Grande abraço

  21. 21 Leitão

    Oi Luciano!
    O Luiz já explicou bem (Obrigado, Luiz!!).

    ———————–
    Oi Raul!
    Outro dia comentei sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/05/28/chat-28maio-a-03junho/#comment-12448

    ————————————–
    Oi Nil!
    Ué, está tudo ok… Talvez tenha sido alguma sobrecarga no sistema telefônico (internet)… Feriado assim pode dar excesso mesmo, mas é na rede, não é no Buteco não…

    Aliás, estou percebendo que nos feriados e finais de semana a Internet está muito lenta, e isso em todo lugar…

    A rede parece não estar mais comportando tanta gente…

    Deviam criar uma Internet para a molecada brincar (facebook, youtube, etc) e outra Internet para quem quer usá-la de forma séria… Eu animaria até pagar mais caro se houvesse uma rede só para uso realmente importante.

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  22. 22 Nil

    Oi Leitão

    Obrigado por verificar. Agora, já tô conseguindo entrar.

    Grande abraço

  23. 23 Anônimo

    Olá Leitão!

    Quero tirar uma dúvida com vc, na análise fundamentalista ” P/L – DY – VPA – ROE – ROIC – LIQ / CORR. – DIV. BRUTA / PATRIM. com esses índices já é possivel separar joio do trigo? Um abraço! Wander…!

  24. 24 Renan

    Leitão, eu não estou entendendo toda essa queda de CSNA3, empresa tão boa… ou o mercado ta bem irracional mesmo ou eu estou imaginando coisas. Até em dias de ibov positiva ela tem caído e caído… Ainda estou montando posição nela e descendo meu PM, afinal não é todo dia que se vê uma empresa dessas nesse patamar, algo a comentar? Abração!

  25. 25 Leitão

    Oi Wander!

    Sim, são indicadores importantes e podemos começar um filtro por eles. Tem mais coisa a ser olhada, e por aqui infelizmente não consigo explicar tudo.

    Vai mais além… É preciso entender conceitos e posturas sobre o mercado, e com isso forma-se a visão do Investidor…

    —————————————————-
    Oi Renan!
    A CSNA3 ainda é boa empresa sim, e o mercado está mesmo descontando bem…

    Mas a questão não é ela. Você deve ter uma Estratégia de Investimento, para não ficar preocupado assim… Deve sempre pensar no Conjunto de empresas, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/02/28/carteira-de-acoes-e-como-um-time-de-futebol/

    Por exemplo: Ontem o Ronaldinho Gaucho até ajudou o meu Galo, mas o time inteiro jogou junto e venceu… :-)

    ————————————-

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  26. 26 RUDOLF OEHLING

    Olá Raul
    Tenho 75 anos e se na tua idade eu pensasse como vc, hoje estaria milionário. Fiz o curso com o Leitão e o recomendo fortemente. Ainda que as coisas mais simples são as mais difíceis de serem explicadas, o Leitão é um excelente e simples mestre. Aproveite que ainda é tempo.
    Rudolf


Participe! Deixe um comentário...

