Chat 28/maio a 03/junho

28maio12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

Dica: Abaixo do campo de mensagem tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



51 Responses to “Chat 28/maio a 03/junho”

  1. 1 Caio Mendes

    Boa tarde Leitão,

    Devemos registrar cada compra separadamente, inclusive seu retorno até o desfecho. Porem o ideal é termos um controle de toda a carteira ao longo dos anos, podendo comparar com a Selic, CDI etc…

    Exemplo :

    Ultimos X anos
    Selic : 40%
    CDI : 30%
    Carteira : 60% com dividendos

    Mas minha duvida é a seguinte : Quando começamos a vender para rebalancear o vendido sai fora desse controle ou fazemos um balanço para a carteira atual e outra para os vendidos ? como fica melhor ?

    Obrigado.
    Caio.

  2. Fala, Caio!

    Não sei como o Leitão faz o controle dele, mas para fazer um controle melhor dessas entradas e saídas, o ideal é utilizar o que os fundos fazem, utilizando o Sistema de Cotas.

    Grande abraço!

  3. 3 Carmo

    Boa noite leitão!

    Com a crescente valorização dos imóveis, juros baixos de financiamento, você acha correta a idéia de financiar um imóvel para investimento em patrimônio e renda com a intenção de aplicar os recursos do FGTS?

    Abraços!

  4. 4 Leitão

    Oi Caio!
    Uma simples planilha em Excel com tudo bem anotado já atende bem. Pode-se registrar cada compra e quando houver venda subtrair as quantidades, ou registrar a venda e controlar cada lançamento junto ou mesmo à parte… Vai do gosto, desde que se mantenha o controle das compras, custos e principalmente a distribuição em carteira e o montante total.

    Eu gosto de fazer lançamentos simples manualmente. Dá um pouco de trabalho mas funciona. O Excel permite automatizar mais ou menos, mas tem hora que fica melhor manualmente mesmo.

    Para controle de Especulações as anotações são diretas em compra e venda individual. Para carteira de Investimento, o que vale é o montante acumulado…

    ————————————–
    Oi Carmo!
    Boa noite!

    Olha, imóvel para fins de Moradia vale a pena sim fazer financiamento, pois o valor que se poupa com o aluguel somado à valorização do imóvel supera e muito o financiamento. Apenas poupando fica muito difícil adquirir imóvel próprio, pois a inflação nos imóveis acaba superando sua capacidade de poupar e render… Então, hoje em dia, vale a pena o financiamento, para Moradia.

    Mas para fins de Investimento, aí já pode não ser interessante, pois você terá um monte de chateações ao possuir um imóvel (inquilino que depreda, depreciação, aluguel atrasado, ociosidade, etc, etc…) e os juros que se paga corroem a rentabilidade…

    O FGTS é mesmo ruim, e podendo usá-lo é bom mesmo. Qualquer coisa é melhor do que o FGTS. Se fosse possível comprar um imóvel à vista com o FGTS, ok, mas em geral ele é usado apenas com o entrada e você tem que assumir o resto em dívida…

    Em fim, para Moradia é bom negócio, mas para Investimento tem que fazer as contas com calma e colocar tudo no papel, e pode não valer a pena…

    —————–
    Abraços!
    Leitão

  5. 5 Márcio D'Ávila

    Leitao, td bem? quanto tempo!
    Passei aqui pra deixar uma parabenização. Parabéns pela sua paciência! Depois que fiz seu curso, passei a filtrar eficientemente informações valiosas das inúteis, e das opiniões de quem infelizmente tem uma educação financeira equivocada sobre bolsa. Vejo aqui muitos comentários e perguntas que me lembram muito de mim, antes de ser seu aluno. Um sério candidato a me frustrar por não saber o que fazer e só ouvir BABOSEIRA. E voce responde a todos com uma paciência admirável.
    Gostaria de deixar uma dica a todos que passam aqui e deixam suas dúvidas: Parabéns a todos por tentarem se educar financeiramente, e FAÇAM O CURSO DO LEITAO!! Sem demagogia.. É o melhor investimento que posso recomendar.
    Grande abraço!
    Márcio

  6. 6 Leitão

    Oi Márcio!
    Puxa, obrigado! Bom ter notícias sua, e saber que está caminhando bem na bolsa!

    Obrigado pelo gentil depoimento! Valeu mesmo!

    Grande abraço e sempre que puder apareça lá na turma do Buteco!
    Leitão

  7. 7 Caio Mendes

    Oi Dimarcinho, voce poderia explicar como fazer esse sistema de cotas para a nossa carteira de investimentos ? compras e vendas…

    Obrigado.
    Caio.

  8. 8 Anônimo

    Leitão,

    Realmente a bolsa não é para iniciantes, ficou imaginando quantas e quantas pessoas perdem dinheiro sem uma estratégia definida. Ontem a PDG chegou a subir 10%, ai a turma vai e compra tudo movido pela ganância, hoje a empresa esta com 7,14 de baixa. Então alguém ganhou muito dinheiro com um Day Trade e muitos perderam muito. E assim caminha a humanidade.

    Abraço

    Paulo

  9. 9 Leitão

    Oi Paulo!
    A bolsa não é coisa complicada, e nem é exclusiva para especialistas, etc.. Bolsa é coisa simples, fácil e necessária, acessível a todos, principalmente ao pequeno investidor.

    O problema não é a bolsa, e sim a má orientação sobre ela, que vê-se aos montes…

    As pessoas olham a bolsa como cassino, e não é para menos, a “mídia” ou a “indústria” desse meio só incentiva as pessoas a fazerem a coisa errada…

    Como você bem comentou, as pessoas vão para o caminho errado, na ganância, enxergando a bolsa como jogo e não como investimento. Essa é a raiz da maioria dos descaminhos na bolsa…

    Abraço!
    Leitão

  10. 10 Terezinha

    Leitão,
    Tenho acompanhado tudo, embora há tempos não me manifeste. Faço coro nos elogios feitos a voce e ao seu curso- um investimento que vale muito a pena fazer antes de qualquer outro.
    Sei o quanto é ocupado, mas não posso deixar de cobrar mais uma vez seu curo de IV. Afinal, quanto vai disponibiliza-lo prá nós? Não seria este um bom momento?

  11. 11 Leitão

    Oi Terezinha!
    Muito obrigado! Você está sumida, mas é bom saber que está passando por aqui mesmo que seja discretamente… :-)

    Pois é, estou mesmo atrasado com o novo curso de Investimento em Valor, já era para ter terminado tudo a pelo menos uns 03 meses. É que tive contratempos com os dados da Bovespa e também quero deixar tudo muito bem prático e fácil de aprender… Enquanto não fica bem legal não paro de ajustar… Acho que estou como vaca de bezerro novo, zeloso demais… :-)

    Mas a espera vai valer a pena, está ficando ótimo! A turma vai gostar! E vai sair em bom momento para poder aplicar tudo na prática!

    Não demora muito mais, prometo! :-)
    Grande abraço!
    Leitão

  12. 12 FabioL

    Caio Mendes,

    Tem uma página no site do fundamentus que tem uma explicação muito boa.

    Procura no google por:
    fundamentus Investing Returns

    É o primeiro resultado.

    Abs,
    FabioL

  13. 13 Antonio SA

    Leitão,

    Quanto aos imóveis para moradia eu tenho uma dúvida. Hoje em dia o mercado imobiliário já sofreu uma valorização muito acentuada e não sabemos até quando isso vai perdurar (vendo o balanço das construtoras já vemos alguns sinais de saturação). Há a contrapartida dos juros caindo, que pode injetar mais animo no mercado imobiliário.

    A questão é: “Ainda vale a pena entrar num financiamento?” “O melhor da onda imobiliária já não ficou pra trás?”

    Em minha cabeça, no quesito finanças pessoais devemos manter a mesma austeridade que exigimos das empresas. Para elas exigimos um grau de endividamento de longo prazo no maximo de 50% do patrimonio. Partindo desse princípio, acho que para financiar o imóvel devemos ter pelo menos o capital dele já em mãos (o que equivaleria a uma dívida de 100% do patrimonio, mas de longo prazo). Enquanto pagamos as parcelas nosso patrimônio ainda cresce com os dividendos, e não ficamos descapitalizados.

    Esse raciocinio está correto? Ou você acha que para financiar imóveis no momento atual (um pouco incerto) podemos ser mais permissivos com o grau de endividamento? Qual o grau maximo aceitavel de endividamento em relação ao patrimônio para aquisição de imóveis para residência própria?

    Para as parcelas do financiamento imobiliario acho que a conta mais adequada ainda é a de 30% da renda familiar. Isso também está correto?

    Desculpe a quantidade de dúvidas. Sei que elas não se referem a bolsa, mas se referem a uma parte importante das finanças pessoais, que acaba refletindo no capital que ficará na bolsa.

    abs

    Antonio SA

  14. 14 Leitão

    Oi Antonio!
    Pois é… o assunto “imóveis” não é minha área de especialidade, e tem muitas particularidades que são complexas. Investir em imóveis é bem mais complexo do que investir em ações.

    Meu pitaco no assunto é sob o ponto de vista de uma pessoa comum, que também tem investimento em imóveis, mas sem ser especialista nessa área.

    Como disse, o imóvel para MORADIA própria tem uma abordagem diferente do imóvel para INVESTIMENTO.

    Para moradia própria estou convencido de vale a pena sim, pois realmente, para o cidadão comum, comprar um imóvel sem se valer de financiamento é uma coisa muito complicada.

    A pessoa tem que poupar uns 20 anos para conseguir comprar um imóvel próprio, e nesse meio tempo a vida já passou.

    Então, para fins de moradia, o financiamento é válido pois antecipa-se esse importante bem no tempo, e “congela” o efeito da inflação, ou seja, o imóvel adquirido vai se valorizar com o tempo, e a economia com aluguel compensa os juros. Se fizer as contas na ponta do lapis verá que o juro pode ser anulado com tempo…

    Já o imóvel para INVESTIMENTO é outra coisa, mais complexo, exige muito mais ponderações… Nem me atrevo…

    Por padrão a Caixa usa o limite de 30% da renda familiar, e eu acho certo mesmo… Mais que isso pode complicar. Mas cada família tem uma realidade diferente, é muito variável.

    Um abraço!
    Leitão

  15. 15 Anônimo

    Amigos,

    Talvez aqui não seja o lugar ideal, mas como estou buscando informações, alguém teria algo que desabone a Corretora Spinelli?

    Obrigado

    Paulo

  16. 16 Caio

    Fabio, Dimarcinho e Leitao…

    Obrigado pelas informações, estou mantendo o controle individual de cada operação, porem estou fazendo um geral tambem que abrange todos os investimentos, que é o que vale.

    Obrigado.

  17. Caio,

    segue link com uma planilha já pronta. Dê uma lida lá que explica tudo direitinho:

    http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/2012/04/planilha-de-acompanhamento-de.html

    []s!

  18. 18 João Claudio

    Leitao Boa noite!

    Já iniciei o meu IG. Tenho um valor alocado em RF em um Banco. Mas a corretora que eu tenho conta tem aplicações em RF com txaxas de administração mais baratas que o meu banco.
    Será que seria uma boa alocar parte deste capital em um Fundo que a corretora tem disponivel.
    A minha duvida é caso a corretora tenha que encerrar as suas atividades o que acontece com o meu dinheiro aplicado em fundo nesta corretora.
    Obrigado e Parabens pelo Blog.

    João Claudio

  19. 19 Leitão

    Oi João!
    Obrigado!

    Olha, se me lembro bem nos Bancos tem uma garantia do governo para valores até uns 60.000,00 mais ou menos… Não lembro agora muito bem.

    Já nas Corretoras não lembro mais se tem essa garantia mínima por parte do Governo no caso de Renda Fixa.

    Para Ações não há perigo algum, pois a Corretora tem apenas a custódia das ações. Suas ações ficam mesmo é na Bovespa. Então, mesmo que a Corretora venha a falir, fechar as portas, suas ações estão seguras na Bovespa. Mas para fundos de renda fixa na corretora não sei não…

    Eu, particularmente, prefiro deixar os valores de Renda Fixa no Tesouro Direto (Governo) ou em Bancos bem sólidos… Corretoras uso apenas para intermediar compra e venda de ações. Penso que quanto menor a instituição, mais arriscado….

    Abraço!
    Leitão

  20. 20 Anônimo

    Leitão,

    A minha corretora sugeriu trocar BBAS3 por BBDC4, o que você acha da ideia?

    Abraço

    Paulo

  21. 21 Alexandre

    Trocar BBAS3 por BBDC4??
    NO WAYYYYYYY!!

  22. 22 Fernando

    Leitão,

    Você aluga suas ações para ter um rendimento extra?
    Poderia comentar sobre essa operação?

    Obrigado,

    Fernando

  23. 23 Leitão

    Oi Paulo!

    Não vejo sentido nisso, inclusive porque BBAS3 está muito mais barata do que BBDC4.

    O ideal é manter não só uma, mas as duas empresas em carteira. Eu tenho BB, Bradesco e Itaú em carteira. Três fortes bancos.

    Em uma boa carteira de Investimento é muito saudável manter um mínimo de 10 boas empresas… E nada impede de mantermos 20 boas empresas, desde que sejam boas. E podendo diversificar setores é bom, mas como no setor bancário temos 03 bancos robustos, não há mal nenhum manter os 03.

    E mais… Sempre falo isso aqui: Não devemos dar ouvidos ao que recomendam as corretoras, corretores, gerentes de bancos, etc… Em geral não sabem o que falam (fato!) e só querem gerar corretagens, então, quanto mais giro em carteira, melhor para eles (e pior para você).

    Uma BOA decisão de investimento que se toma hoje vai ser perene… Você não precisa ficar trocando de ações em carteira toda hora… Geralmente passamos anos e anos sem ter que mexer em nada na estratégia inicial. Apenas mantemos os aportes disciplinadamente e fazemos pequenos ajustes ao longo dos anos…

    “Corretoras” adoram dar “recomendações” de carteira toda semana, todo mês, etc… Não faz sentido isso! Não se muda de decisão/escolha/estratégia toda semana ou todo mês! Veja meu caso… a anos trago as mesmas ações, faço análises sobre as mesmas, e dificilmente mudo algo… Se eu vier aqui no Blog falando algo novo a todo momento sobre as ações, ou trocando de ações a todo momento, ou mudando de estratégia a todo momento, pode desconfiar, vou estar falando besteira…

    Abraço!
    Leitão

  24. 24 Leitão

    Oi Fernando!
    Não alugo não… é preguiça mesmo… o rendimento com isso não me atrai…

    Mas tem gente que gosta de fazer isso.

    Eu não faço por preguiça mesmo. O rendimento com as ações já me atende bem..

    Abraço!
    Leitão

  25. 25 Anônimo

    Oi Leitão

    Chegou mais uma sugestão trocar CSN por Gerdau…

    Parece troca de roupa antes da festa, ou nessa “crise” do velório.

    Abraço

    Paulo

  26. 26 Terezinha

    Paulo, Leitão
    Minha corretora tambem está sugerindo trocar BBAS3 ( talvez tenha que colocar dinheiro p/ sanar problemas no banco Votorantim)por BBDC4 ( mais bem adminstrado e robusto no momento)

    Sugere trocar CSN ( aço plano p/ ind.automoblistica-mercado em queda) por Gerdau ( aço longo p/ construção civil- mercado em alta).

    Há tb sugestão de cautela com as empresas do setor Eletrico em função da revisão tarifaria a partir do 2º sem/2012 que talvez leve á redução dos dividendos.

    Leitão, qual sua opinião? Só conjunturas, nada estrutural? Os gestores é que tem que se preocupar com a performance das empresas e com os acionistas? Prá IG tanto faz ? Só mais uma crise de setores?

  27. 27 Anônimo

    Terezinha, sua corretora é o Santander…

    Paulo

  28. 28 Anônimo

    Vamos considerar que eu tenha R$ 20.000,00 de BBAS3 e resolva passar isso para BBDC4, somente de corretagem vou pagar 225,00 reais… É muito dinheiro

  29. 29 Leitão

    Oi Paulo, oi Terezinha!

    Rsss…. Pois é, se for da ouvidos à terceiros vamos trocar de estratégia a todo momento.

    É como o a formiga dar ouvidos à aranha. A aranha vai dizer que o ideal é fazer uma teia e esperar o mosquito. Mas a formiga sabe o que deve fazer para garantir sua alimentação.

    Olha, vou contar mais uma verdade aqui para os amigos. Aqui sempre falo tudo mesmo sem rodeios:

    Quem é que monta essas “recomendações” que saem nos informativos?

    Será que são pessoas realmente bem sucedidas, que possuem grandes economias, que vivem de seus investimentos? Será que são investidores realmente comprometidos, pois também têm suas economias em ações de verdade? Será que são pessoas com vivência prática ou apenas teórica? ……Ou será que são apenas funcionários assalariados das corretoras/bancos, que nem sequer investem realmente, e que pegam frases prontas por aí? Ou então funcionários assalariados das corretoras/bancos que tentaram investir algumas vezes e tomaram prejuízos (por não saberem realmente o que é bolsa – coisa comum) e agora acham que estão aptos a dar opiniões com ar de entendidos, e na verdade possuem tanto medo e insegurança quanto a qualquer um?

    Vou deixar essas perguntas no ar.

    Vou dizer: às vezes olho para dentro das redações da mídia, e vejo que quem escreve sobre o assunto bolsa não entende nada sobre bolsa. É dose!

    Bem, mas tudo que estou falando não é para acreditar em mim não. Afinal, também sou um mero terceiro externador de opiniões.

    Não acreditem em mim não! Questionem, procurem ver os Conceitos, aquilo que faz sentido…

    Mas….BB, Bradesco, CSN, Guerdau, Cemig, Coelce, etc…… Todas grandes empresas, lucrativas. Possuo todas em carteira, sem medo. (Gerdau está pior que CSN atualmente, mas não mudo de estratégia com ela).

    É sempre assim: Agora vão dizer que é para comprar Ambev (que está alta) e vender Petrobrás (que está baixa)…. Depois, vão dizer para comprar Petrobrás (quando estiver alta) e vender XXXX….

    A lógica simples manda: Compre na baixa e venda na alta. O povo faz o contrário: compra na alta e vende na baixa – por mais ilógico que possa parecer….

    Abraços!
    Leitão

  30. 30 Leitão

    Oi “Anônimo”!
    225,00 de corretagem, não é bem isso não, dependendo das taxas…

    Na verdade se for uma única ordem de venda e depois compra, não vai passar dos 50,00 dependendo da corretora. Mas aí também vem o Imposto de Renda (se passar de 20k) e por aí vai…

    Ou seja, quanto mais quieta se deixa uma carteira de investimento, melhor!

    Abraço!
    Leitão

  31. 31 Anônimo

    Leitão, O Anônimo Paulo (Desculpe)

    O Santander cobra 0,5% sobre o valor movimentado + 25 reais fixos.

    Seu eu comprar 10 mil e vender 10 mil no mesmo dia, terei movimentando 20 mil e isso dá 100 reais de taxa + 25 reais fixo, total 125 reais

    Abraço

    Paulo

  32. 32 Leitão

    Oi Paulo!
    Vixe! Tá vendo! Por isso que ficam recomendando: “Troque sua ação X po Y, venda aqui, compre ali, compre, compre, venda, venda…”

    A bolsa não mudou nada nos últimos 50 anos…

    Abraço!
    Leitão

  33. 33 Terezinha

    Anônimo Paulo, Leitão

    Esta mais que confirmado o que foi falado várias vezes durante o curso do Leitão- Quanto mais longe de notícias, relatórios, melhor… Amém!

    .

  34. Paulo!
    Sinceramente, com estas taxas, te recomendo trocar de corretora.
    Abraco.

  35. 35 Carmo

    Olá Leitão!

    Obrigado pela opinião, e pela explanação do nosso amigo Antônio, isso contribui para o nosso conhecimento e nos mostra os diferentes pontos de vista em relação a uma idéia!

    Abraço!
    Carmo

  36. 36 Anônimo

    Amigos,

    Alguém tem algo que desabone a spinelli, lá é 16,90 por operação.

    Obrigado,

    Paulo

  37. 37 Carmo

    Voltando à bolsa……mas num assunto ainda distante, mas que pode servir de valia para nosso aprendizado em investimento:

    Certa vez em um de seus posts, comentou que IPO só era bom para que estava captando recursos(no caso a empresa), hoje vimos mais um exemplo disso com o Facebook. No entanto, poderia se ter a mesma visão em se tratando de oferta privada de ações de uma empresa à seus colaboradores?

    Trabalho em uma multinacional, cuja as ações são negociadas na bolsa de Paris. Uma das líderes em seu segmento, com forte expansão e aquisições, focada no desenvolvimento sustentável e bem fundamentada.

    A empresa oferece um plano de investimento onde 1 vez ao ano é realizada oferta de ações à seus colaboradores (os quais já representam cerca de 5% do quadro societário) com vantagens e descontos de até 35% do valor da ação, ficando ainda responsável por todo trâmite e custos relativos à diferença de câmbio no momento da transação (plano de no mínimo 5 anos).

    Há 3 anos invisto 80% do meu PLRE nesse plano, e pretendo continuar com os mesmos aportes enquanto empregado com o intuito de ajudar na aposentadoria daqui uns 20 anos.

    Uma dúvida que tenho até hoje, porque uma empresa tão lucrativa, ofereceria parte do seu negócio à um preço tão descontado?Somente para valorizar, ou ter um comprometimento maior de seus colaboradores?

    E com base no cenário da economia internacional(Europa), e toda sua experiência no exterior, você acredita que esse possa ser um, investimento de ALTO risco?
    ( Ação em questão: EU: SGO – Saint Gobain-Europa)

    Abracos!

    Carmo

  38. 38 Leitão

    Oi Carmo!

    No caso específico que você comentou me parece sim um bom investimento, já que a empresa é de grande porte, dá 35% de desconto e exige 5 anos mínimos de investimento. Ou seja, isso é uma postura honesta e comprometida da empresa, que aparentemente quer que seus funcionários sintam-se donos dela também. Tudo ok até aqui.

    Duas questões são importantes olhar:

    1) A empresa é realmente boa? Geradora de valor a seus acionistas? Dá lucros constantes mesmo? Se sim, então é candidada a passar no filtro para entrar em uma boa carteira de investimento. (Quando ainda não era “aposentado”, eu já trabalhei em empresas que não queria ser sócio nem se me dessem 80% de desconto!)

    2) Você está investindo em ações, ok, mas está investindo APENAS nessa empresa? Se sim, errado! Deve diversificar seus aportes em ações de um mínimo de 10 boas empresas, equilibradas… Não devemos jamais concentrar muito capital em uma única empresa, por melhor que ela seja!

    Ficam essas duas questões para você pensar…

    Um abraço!
    Leitão

  39. 39 Leitão

    Paulo, dê uma olhada na Banif…

    Outra dica: Coloque seu nome no campo “nome” ao fazer comentários, e se quiser, informe também o seu email e informe o “click” para receber avisos de respostas….

  40. 40 VBraga

    Paulo opero pela ICAP – MyCap. Até hoje nenhum problema. Custo por ordem de 5,00 e sem cobrança de custódia. (existem outros planos na corretora em que você vai pagar mais pela operação porém terá acesso a algumas ferramentas..)

  41. 41 Fernando

    Referente as notícias, lembro-me de um amigo radialista que ao informar a previsão do tempo ele abria a janela e narrava a situação atual. E no momento do horóscopo ele pegava qualquer jornal ou revista antiga e lia o horóscopo do dia.
    Será que não estamos confiando nas informações de profissionais como o citado acima, ou seja, sem base nem experiência no assunto?

  42. 42 Leitão

    Oi Fernando!
    Rss… É bem por aí mesmo…

    Abraço!
    Leitão

  43. 43 Luiz Bulos

    Olá pessoal!
    Fala Leitão!

    Tenho uma pergunta pra vcs. Como faço pra conseguir o P/L histórico de algumas ações negociadas na Bovespa?

    Grande abraço!

  44. 44 Leitão

    Oi Luiz!

    Olha, P/L histórico e vários outros indicadores históricos é coisa difícil de encontrar, ou pelo menos, não com a praticidade e qualidade desejável…

    Eu tenho um banco de dados pessoal que uso, mas construído na unha mesmo… E agora estou integrando ele com os dados Bovespa, para fazer um sistema completo de análise fundamentalista, que em breve devo divulgar aqui para os amigos… Não demora muito vou divulgar essa novidade… a turma vai gostar! Facilita muito a análise de valor…

    Um abraço!
    Leitão

  45. 45 Luiz Bulos

    Grande Leitão!

    Aguardo por aqui roendo as unhas por essa noviddade!! Vai ser uma mão na roda no topo do morro pra facilitar os nossos investimentos!!
    Mas só de curiosidade… vc poderia me informar o P/L do ITUB4?? Se puder agradeço demais!!!

    Grande abraço!!

  46. 46 Tiago

    Luiz.. para P/L atuais. va no site do Fundamentus que la tem!!!

  47. 47 Paulo

    Amigos,

    Uma duvida, é possível operar com duas corretoras o mesmo tempo na Bovespa?

    Obrigado

    Paulo

  48. 48 Luiz Bulos

    Tiago, na verdade pedi ao Leitão o P/L histórico de ITUB4 e não o P/L atual. Vi que na postagem que fiz escrevi somente P/L, mas desejo o P/L histórico.
    Alguém aqui investi em ELPL4? Alguém sabe qual era o valor do P/L desse ativo antes que a ação sofresse essa queda?
    Abraço

  49. Leitao!
    Excluindo a Cemig e a Coelce que ja possuo em carteira, quais outras eletricas vc recomendaria para se dar uma olhada?
    Abraco

  50. 50 glauco tonello

    Marcos
    De uma olhada na Geti4, apesar que duas no setor elétrico ser suficiente já.

    glauco

  51. 51 Leitão

    Oi Luiz!
    Pois é! A novidade está quase saindo! Estou tão ansioso quanto a turma! :-)

    O P/L Hisórico da ITSA4 é em torno de 10 (mínima média de 8 e máxima média de 14). Já o da ITUB4 eu não tenho aqui no momento, tenho que fazer as contas e ajustar a base dela…

    Estou ajustando tudo aqui e em breve teremos todas essas informações de forma bem prática!

    —————————-
    Oi Paulo!
    Você pode ter conta em mais de uma corretora, sem problemas! Procure sempre as menores taxas e boa reputação (corretoras de bancos em geral são mais caras).

    ———————–
    Oi Marcos!
    Aqui não posso ficar dando dicas de ações, mas posso citar algumas para que você possa investigar com mais calma… As elétricas que mais gosto são Cemig, Coelce e GETI… Mas o setor é bom e pode-se filtrar as que achar melhor….

    ——–
    Abraços, pessoal!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s