IBOV – Gráfico – 21-05-2012 (Histórico)

22maio12

Bom dia, pessoal!

Ontem não pude postar à noite, mas ainda está em tempo…

Aqui em Minas costumamos usar uma expressão caipira que diz: “A gente mata a cobra e mostra o pau!”. Então, vamos manter a tradição! :-)

Segue o gráfico histórico do IBOV para dar uma visão bem limpa do momento atual da bolsa, e também Vale e Bradesco com antes e depois para facilitar o acompanhamento.

Um abraço e vamos que vamos! O mercado está uma beleza! :-)
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



84 Responses to “IBOV – Gráfico – 21-05-2012 (Histórico)”

  1. 1 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    Filtrei algumas ações pelo site Fundamentus utilizando os seguintes critérios:

    P/L entre 0 e 10;

    P/VP entre 0 e 1,5;

    PSR entre 0 e 1,5;

    Dividend Yield de pelo menos 3%;

    EV/EBIT entre 0 e 10;

    Liquidez corrente de pelo menos 1,2;

    Dívida Bruta sobre o Patrimônio Líquido máxima de 0,8; e

    Taxa de crescimento da Receita Líquida (5 anos) de pelo menos 3%.

    Cheguei às seguintes empresas:

    HBTS5

    DOHL4

    PETR4

    CPLE3

    PETR3

    CGRA4

    CGRA3

    ELPL4

    SLED4

    AUTM3

    Mesmo fazendo esse filtro fundamentalista estou em dúvida sobre possíveis micos. Vi, por exemplo, que alguns classificam a HBTS5 e a DOHL4 como micos e gostaria da sua opinião.

    Veja, não estou querendo opinião sobre investimento, mas saber se estou deixando de considerar alguma coisa nessa análise.

    Desde já, agradeço.

  2. 2 Leitão

    Oi Breno!

    Sua iniciativa foi boa, mas realmente tem mais conceitos a serem consideramos. Não é uma questão de apenas um conjunto de indicadores, mas um conjunto de Conceitos – Postura e olhar de Investidor.

    Por aqui não consigo explicar tudo…

    Mas você já está no caminho certo sim!

    Quando animar, venha para a turma. Pela sua sede de aprender, tenho certeza que vai gostar!

    Um abraço!
    Leitão

  3. 3 Anônimo

    Tio leitão….desculpe, mas parece que o mercado não vai dar atenção a sua reta não…uai! Deveria ser mais prudente em dizer que está barato. Da uma olhada no motorzinho do mundo S&P 500….O MUNDO VAI ACABAR..VIXE

  4. 4 Caio Mendes

    Leitão,

    Então quero estar aqui para comprar o mundo a R$1,00, rs…rs..

  5. 5 Leitão

    Oi “Anônimo”! (Você esqueceu de dizer seu nome)

    Talvez tenha chegado a pouco tempo aqui ao Blog, e por isso possa não ter compreendido bem… Veja:

    Não faço apenas análise gráfica, e por isso mesmo a simples linha de tendência aí em cima do gráfico não é uma análise simplista.

    Simples é uma coisa, simplista é outra.

    Quando postei sobre o gráfico acima não estou olhando apenas sob o ponto de vista de retas em gráfico.

    O gráfico resume um momento, e a leitura tem muito mais à ver com os fundamentos do mercado do que com um comportamento gráfico.

    As empresas brasileiras já estão bem em conta, e pode até cair mais sim. Mas chega a um momento que fica muito barato, então não faz sentido cair muito mais.

    A reta neste gráfico histórico tem à ver com uma taxa de crescimento do mercado, e uma exaustão de preços… Ou seja, uma região de preços atraentes… Pode cair mais? Sim, pode, e será ótimo se isso ocorrer. Mas quando os preços ficam baixos a Procura vence a Oferta e a coisa muda novamente…

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 carlos eduardo

    desculpe tio Leitão quem escreveu acima fui eu.

  7. 7 carlos eduardo

    Mas Leitão esse não é o grafico histórico!

  8. 8 Brino

    Oi Leitão! Fiquei preocupado com a frase da diretora do FMI:

    Lagarde disse aos estudantes da John F. Kennedy School of Government que a geração deles “enfrenta provavelmente a pior insegurança econômica em décadas, possivelmente pior até do que a da Grande Depressão”.

    Nossa… se isso realmente acontecer o ibov perde esse canal, e as empresas custarão mesmo 1 real.

    Derreterá o mercado… será?

  9. 9 Anônimo

    Se derreter aí vai ser hora de comprar mais ainda. Pena que não estava na Bolsa em 2009 quando o Ibov derreteu…

  10. 10 Leitão

    Oi Brino!

    Sua pergunta remete a uma questão fundamental, veja:

    Vou falar sobre nosso mercado primeiro:

    Oscilação em bolsa é normal… O mercado sobe muito, depois cai muito, depois anda de lado muito, aí sobe muito de novo, cai muito de novo… É sempre assim, sempre foi e sempre será.

    Todo mercado em baixa tem um fim, um fim lógico. E qual é esse fim lógico? Ora, o mercado pode cair, cair, cair… Mas onde é a Lógica final dessa queda?

    Resposta: Quando as ações ficarem muito baratas, aí é o fim da queda.

    Por exemplo: Vamos supor que a Padaria do Manoel fature 50.000,00 por ano, líquido, lucre tudo isso em um ano…. Então, ok, se eu comprar a Padaria por 100.000,00 à vista, em 02 anos já recupero meu patrimônio e começo a ter lucros com esse bom negócio.

    Mas vamos supor que o mercado esteja depressivo, e o Manoel queira vender sua padaria por apenas 25.000,00. Ou seja, loucura!! O Manoel pirou de vez!

    Vou comprar uma Padaria por 25,000,00 e já no final do ano tenho 50.000,00 de lucro! Ótimo negócio eu fiz!

    Parece ilógico isso, mas na bolsa isso acontece muito, justamente pela miopia e falta de conhecimento da massa. A massa é sempre irracional…

    Portanto, o IBOV pode cair sim, mas não muito mais, pois já estamos com empresas baratas, e mesmo que caia mais, chega um momento que a lógica volta a reinar…

    Bem, agora falando sobre o mercado Europeu… Sim, a turma lá parece que vai passar apertos mesmo. Fruto da safra de maus governantes que a bons anos eles elegem…

    Mas é preciso separar Bolsa de País… Mesmo em Países com problemas é possível ter empresas em bolsa com bom desempenho. Se não fosse assim, só haveria empresa funcionando na China hoje em dia… Então, a turma da Europa vai passar aperto mesmo, mas não quer dizer que as empresas de lá são todas ruins… Como sempre falo, empresa boa é sempre 10% da bolsa, e o resto é o resto…

    Um abraço!
    Leitão

  11. 11 Anônimo

    ta barato o bagulio!

  12. 12 Tiago

    Olá. Fiz um comentário breve em meu blog sobre suportes em canais de alta no longo prazo. Não vou deixar o link pois a wordpress não permite, mas se vc clicar em meu nome aqui no Comentário, a pagina do meu blog se abre.

    Uma análise gráfica sob a ótica do investidor estrangeiro. Será que este suporte de 20 anos existe? Basicamente tracei o indice BOVESPA indexado ao dolar, e como a participação do estrangeiro gira perto dos 35%, isso pode impactar no grafico que vemos. No grafico do Indice indexado, esse suporte deixa de existir e um grande buraco se abre….

    Gostaria de compartilhar comentários e idéias.

    Obrigado.

  13. 13 Leitão

    Oi Tiago!

    Esse é o problema de se olhar o mercado de ações apenas sob o ponto de vista de um gráfico, seja ele em Real ou em Dolar.

    Por isso mesmo quando fiz esse gráfico coloquei em seu rodapé uma nota: “Análise baseada em indicadores gráficos e financeiros, Análise Gráfica e Análise Fundamentalista”.

    Acabei de comentar sobre essa questão com o Brino, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/05/22/ibov-grafico-21-05-2012-historico/#comment-12310

    Usamos gráficos para fazer Especulações, e para fazer análises de mercado não usamos apenas gráficos, usamos Fundamentos!

    Uma ação tem um preço justo ou valor intrínseco de X, seja esse X em Real ou Dolar, o X é X.

    Então, quando traço uma simples linha em um gráfico, vejo não um suporte de compradores e vendedores de ações apenas, mas vejo principalmente uma taxa mínima de Valor das empresas…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 Clovis

    Bom dia Leitão. Parabéns pelo seu trabalho, acompanho sempre seus posts. Tenho feito algumas operações position e swing, e conseguido ganhos mas também perdas que acabam por inviabilizar a as operações. A razão é clara, não tenho tempo disponível para acompanhar o sobe e desce da bolsa, nem tampouco habilidade para saber o momento certo de entrada e saída. Então optei por operar quase que exclusivamente com investimento, seguindo sua orientação, a melhor forma é ter um valor fixo e regular para compras de ações de boas empresas. Você diz ser interessante ter em média 10 empresa na carteira. Essa compra regular tem que ser mensal para todas as 10 empresas ou pode-se colocar um valor maior para cada compra, escolhendo 2 ou 3 empresas para se comprar dentro de cada mês.

  15. 15 Leitão

    Oi Clovis!
    Bom dia! Obrigado pelas visitas!

    Realmente, Especular é bom e não é pecado, mas também não é lazer… É uma atividade que existe um mínimo de dedicação e tempo.

    Especular é bom, Investir é essencial!

    Sobre sua pergunta, sim devemos manter sempre um mínimo de 10 boas empresas em carteira… O aportes devem se em Valor Fixo mensal, e podemos fazer em forma de Rodízio, ou seja, não é necessário comprar 10 de uma vez todo mês, mas podemos comprar uma ou duas por mês, e fazendo a roda…

    Bem, por aqui não consigo explicar tudo… Quem sabe não anima a vir para a turma… O Módulo2 é ideal para você:
    http://leitaoemacao.com/curso

    Um abraço!
    Leitão

  16. 16 Neilor

    Show de Bola o comentário. É isso mesmo, mercado está bem barato!!! Espero que continue assim por um tempo!!!

    Abraços,

    Neilor

  17. 17 CésarBSB

    Leitão e pessoal do blog boa tarde.
    Desculpe-me, mas, não me lembro por que o gráfico do IBOV vem com os valores de 10mil, 20mil, 30mil e o gráfico está entre 10 e 25mil e pq está barato e valor que aparece primeiro é de 10mil. Ajudem o rapaz a entender, pois, eu já fiz força para me lembrar do pq e não consigo.
    Desde já agradeço a todos.

    CésarBSB.
    Brasília – DF.

  18. 18 Tiago

    O eixo y do gráfico está dividido por 10… E a informação está no gráfico.. escondidinha no canto inferior direito. Entao os numeros que vc vê tem que ser multiplicados por 10…. na verdade os numeros são 100mil 200mil e 300mil … não 10, 20 30 mil…

    O grafico está o tempo todo abaixo do 100mil, da mesma forma como o IBOV nunca passou os 100mil …

    Esta tudo certo, e nada se contradiz.

    Abraços

  19. 19 Carlos Alberto

    Oi Leitão….Mas não é tão simples assim ! O preço das comodites em plena tendencia de baixa. O petroleo tem tudo para voltar ao valor de 40 dolares o barril, onde foi seu patamar de preços durante mais de 20 anos. E sabe o que acontece se o preço se estabilizar neste patamar….O pre-sal vira sonho de verão. Ou voce acha que a petrobras ta caindo tanto porque? Os grandes investidores ja sabiam que a petrobras era uma incerteza. Ainda mais com a ingerencia do governo

    A china da mostras claras que não tem como crescer e está em catabolismo financeiro.
    Bancos…rsrsr…os investidores não gostam de saber que os seus investimentos vão render menos. Com o governo baixando taxas de juros como está, o pessoal vai arrecadar menos, ai já viu né……
    Itub e itsa perdeu uma reta de tendencia de alta desde 1995. fez um pullback na mesma e agora está mostrando a cara. Acho que ainda pode ter uma queda de 40% pelo menos.

    eletricas…acabou aquela mordomia dos grandes dividendos….vide ELPL4.

    Para finalizar…não existe nada que caiu muito que não possa cair mais!!!!!!!!!!!!!!! Vide a bolsa do Japão..que desde 1989 está em baixa. aquilo pode acontecer com qualquer bolsa do mundo.

    Fico imaginado Leitão o que voce falaria se um mercado de baixa de maior prazo acontece aqui no Brasil….Comprem que ta barato?

  20. 20 Leitão

    Oi Carlos Alberto!
    Boa noite! Obrigado pelo seu comentário, isso enriquece o debate!

    Concordo com todos os seus dados fornecidos! Você está 100% bem informado!

    Mas veja, vamos parar um pouco e pensar:

    Todos esses dados preocupantes, todas essas notícias e conjunturas negativas, todas as incertezas dentro e fora do país…

    Será que essas questões Econômicas, Sociais, Políticas, etc. são novidades?

    E como era o mundo na época da guerra fria? E na guerra do Golfo? E quando o 11/Setembro desmoronou os EUA?

    E como era o Brasil na época do Cruzeiro, do Plano Cruzado, do Plano Collor…?

    Será que as preocupações daquela época eram menores que agora?

    Não!

    O Brasil e o mundo estão SEMPRE enfrentando questões importantes… Sempre foi assim e sempre será!

    Imagine um investidor a uns 20/30 anos atrás… Imagine as ENORMES preocupações que haviam naquela época. O que ele deveria ter feito? Colocado seu dinheiro na renda fixa ou debaixo do colchão, ou investido com disciplina e inteligência?

    O passado não foi fácil, o presente não é fácil, e o futuro também não será fácil.

    Ser Empresário é saber lidar com isso e ter negócios lucrativos, APESAR das preocupações.

    Ser Investidor é saber Investir, identificar negócios lucrativos, APESAR das incertezas…

    Se formos buscar motivos para nos preocuparmos vamos encontrar uma centena deles! Por isso devemos ter condições de entender o que é ser Investidor em Bolsa…

    O Investidor em Bolsa não é Analista Político, não é Economista Macroeconômico, não é CEO de empresa, não é Ministro da Fazenda…

    O Investidor em bolsa é uma pessoa comum, que trabalha, poupa com disciplina e investe com inteligência seu dinheiro, colocando seus recursos onde haja Geração de Valor.

    Se uma empresa X que lucra Y está sendo vendida por Z, basta fazer as contas… Encontrará a resposta para saber se é ou não bom investimento.

    Um abraço!
    Leitão

    PS.: Sobre a Bolsa Japonesa, essa caso é antigo, recentemente comentei sobre isso com o amigo leitor Samuel, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2012/04/19/otima-noticia-a-bolsa-vai-subir-sempre-a-partir-de-2012-ate-2022/#comment-11937

  21. 21 Carlos Alberto

    Pois é Leitão…isso tudo é ciclico,mas empresas boas hoje, podem não ser no futuro ou mesmo não existir! A 30 anos atras, se investia em Estrela (a garotinha de ouro dos dividendos), Belgo Mineira….Telebras (sim ..estava esquecendo….. A grande gigante da telecomunicação, que com uma canetada do presidente,pessoas até hoje estão na justiça para receber o que lhes é de direito)

    A questão que coloco é o seguinte…o mercado americano está uma porcaria…S&P500 E Dow jones, estão fazendo topos fortissimos e se acontecer o que pode acontecer com uma grande possibilidade, é cairem a niveis muito baixos e rapido!
    oLhe para europa….Espanha perdeu um fundo de decadas…gracia nem se fala…Italia…até mesmo a Alemanha…não tem jeito…quando o mercado quer ir para baixo ninguém, segura.
    Como o Governo tentando segurar o Dolar no mercado futuro.kkkk da vontade de rir! Ele realmente acha que pode segurar o mercado? O banco central do Japão está a 18 anos tentando segurar a desvalorização do Yen…e não consegue!
    Portanto acredito que hoje em diante as pessoas tem que ter umpouco mais de calma antes de comprar qualquer papel na bovespa.

  22. 22 Costa

    Carlos,

    Acho que você não estudou bem o blog do Leitão. Se você der uma pesquisada vai encontrar respostas para todas essas perguntas.

    Nós só investimos nas empresas boas de HOJE. Se a empresa der sinal de fraqueza, tiramos ela da carteira de investimento.

    Sempre devemos ter calma e consiencia da hora de investir.

    Tudo isso faz parte da filosofia de investimento que o Leitão está nos passando. Aconselho você a ler todas as dicas e, se possível, todos os posts do blog (eu fiz isso 2 anos atrás!). Você vai aprender muito.

    Abraço,
    Costa

  23. 23 Carlos Alberto

    Ola Costa, já dei uma olhada..porém…………….

    Obrigado

  24. 24 Leitão

    Oi Carlos!
    Entendo bem o que está querendo mostrar, e não discordo.

    Tanto que ao longo do Blog inteiro, mais de 1.000 posts e 12.000 comentários, estou sempre mostrando as posturas certas do bom investidor…

    O Costa deu uma boa dica, e fica o convite para ler e sempre participar do Blog, tenho certeza eu vamos aprender muito juntos!

    Concordando com você, temos sim que estar de olhos abertos, e é justamente isso que prego… Só investir em empresa boa.

    Se a empresa é boa, investimentos. Se ela fica ruim, saímos dela e vamos para outra… E assim vai. O que não pode é ficarmos sempre apreensivos e não investir nunca…

    Um abraço!
    Leitão

  25. 25 Anônimo

    Sobre o comentário do Carlos, só tenho uma observação, em 2008/2009 o mundo parecia que iria acabar, o Ibov chegou a 30.000, e hoje estamos falando de outro fim do mundo, então tudo é cíclico. Quem Investiu lá no fundo do poço de 2009 esta rindo até hj. Além disso, quem pensa em bolsa com investimento de curto prazo é louco. Estou investindo para minha aposentadoria, mantida por dividendos, ou alguém acha que o BB ou Itau vão parar dar lucro? Parece aquele sujeito que investiu na OGX o dinheiro de um viagem da esposa, ficou no prejuízo e quase perdeu a mulher. Esse sujeito não é investidor é jogador…

    Petróleo é finito… Minério é finito, então tende a subir no longo prazo. Se diz que pode chegar a 40 dólares o barril, até os EUA jogar uma bomba no Irã, então tudo são conjucturas…

    Abraço

    Paulo

  26. 26 Carlos Alberto

    Paulo com certeza …tudo são conjunturas…quem te disse que a empresa boa que voce está investindo vai te pagar dividendos no futuro? Pergunte ao leitão! Quem te disse que a empresa vai dar lucro constante para te dar proventos? Quem falou se quer que ela existirá no futuro….Ao contrario do que voce pensa quem comprou no fundo de 2008 continua esperando o rendimento. A não ser se voce tivesse comprado..HGTX…LLIS..por ai vai. Mas não haveria um tradição o suficiente no papel para gerar investimento ..certo?
    Voce deve levar em consideração que nesse tempo de 2008 até hoje, há uma coisa chamada inflação que deteriora o valor do dinheiro. No caso de Usiminas…petro….ggbr…csna..o pessoal está perdendo dinheiro real.. Não veja nada de engraçado nisso.

  27. 27 Anônimo

    Em 2008 a CSN chegou a 8 reais, hj esta próximo a 13, já esteve em 2010 em 32. Então como quem investiu em 2008/2009 perdeu dinheiro? Claro, quem pagou 32 perdeu e não foi pouco. Não imagino a Vale, Petro, BB deixando de existir nos próximos 30 anos. Já GOL, EikeX e outras já não garanto.

    Abraço

    Paulo

  28. 28 Carlos Alberto

    é…falavam isso da telebras……varig….belgo mineira..entre outros e a usimico paulo…queridinha em 2008

  29. Hehehehe…

    Desculpem=me, mas chega ser engraçado!

  30. 30 Tiago

    Calma gente… daqui a pouco a bolsa sobe e vai ta todo mundo torcendo pra cair pois perdeu o bonde….

  31. 31 Leitão

    Oi Carlos!

    Vou fazer um convite: Que tal contar para a turma aqui qual é sua estratégia para a Bolsa? Como você se posicona em momentos de crise e em momentes de não-crise? Conte-nos como você investe já a muito tempo…

    Assim todos podem debater mais sobre o que dá certo e o que não dá certo na bolsa. Pois o que não dá certo temos uma boa lista, mas e o que dá certo, na sua opinião?

    Abraço!
    Leitão

  32. 32 Breno Medeiros

    Acho que chega num momento em que a discussão fica improdutiva.

    Para quem tem medo de colocar dinheiro na bolsa, sugiro o investimento pelo Tesouro Direto.

    Se você tiver R$ 4.000,00 para investir por mês durante 20 anos, com certeza atingirá mais de R$ 1.000.000,00 em valores de hoje, aplicando única e exclusivamente em LFTs (os títulos mais conservadores).

    Não será a minha opção, mas está aí uma dica segura.

    Bons investimentos!!!

  33. 33 Leitão

    Oi Breno!
    Boa dica! Obrigado!

    O Tesouro Direto é o melhor em matéria de renda fixa, sempre comentei isso aqui com os amigos.

    Sempre devemos ter uma parte de nossa poupança guardada estrategicamente em Renda Fixa.

    Mas como a tendência para os próximos anos é de juros baixos, penso que a bolsa será um caminho inevitável para o investidor brasileiro a partir de agora. O setor produtivo é um ótimo investimento, desde que se entenda suas particularidades.

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 glauco tonello

    Carlos Alberto
    sempre terá divergência no modo de pensar de cada um. mas você pode ter esquecido de mais empresas Transbrasil, Bamerindus entre outras que fecharam, mas com certeza sempre teremos micos e empresas Excelentes, ou seja aquela que ao longo de vários anos apresentaram lucros. mas se tivermos feito o investimento de 10 empresas excelentes a 15 anos atrás e que uma delas seria a Usiminas, a pessoa estaria no prejuízo?
    algumas empresas que fecharam que vc mencionou eram excelentes e deixaram de ser de uma hora para outra?

    sempre teremos divergências no modo de pensar e cada um segue o seu rumo.

  35. 35 Breno Medeiros

    Leitão,

    Eu havia escrito:

    “Não será a minha opção, mas está aí uma dica segura.”

    Foi apenas uma crítica àqueles que não pensam em investir pela bolsa.

    Mas, de qualquer forma, cada um deve definir a sua estratégia.

    Volto a dizer: não será a minha opção.

  36. 36 Anônimo

    Amigos

    Somente esse ano comecei a investir em ações. Infelizmente peguei o pico da Bovespa, então estou no vermelho no momento. Mas nem por isso perdi meu sono.

    Uma análise interessante que deve ser feita, no Brasil muitas pessoas tem o costume de investir em imóveis por achar um investimento seguro. Em 2008 eu comprei um apartamento na praia, não foi só para investir, tinha a questão do lazer também. Pois bem, ainda (ainda) não pretendo vender o apartamento pois uso ele na temporada, mas de uma coisa tenho certeza, imóvel é complicado. No meu caso que não alugo pior ainda, só de IPTU, Condomínio, manutenção, etc, são mais de R$ 5.000,00 por ano. Se você aluga dificilmente vai conseguir mais de 0,5% ao ano, e ainda tem o IR. Se você compra para vender depois, primeiro não tem liquidez, segundo sempre vai ter aquela ilusão de que o apartamento vale muito mais do que a realidade, e ainda vai ter que pagar IR.

    Na Bolsa, mesmo no prejuizo sabemos EXATAMENTE quanto tempos diariamente e o melhor com liquidez diária.

    Imagine que você tem um imóvel que comprou para investir, e de uma hora para outra surgiu um sério problema de saúde, tente vender esse imóvel para ver, ou você vai demorar no mínimo uns seis meses ou vai ter que aceitar um desconto bem grande. Agora na Bolsa se você precisa do dinheiro (independente do prejuizo ou lucro), em D+3 ele vai estar na sua conta.

    Sem contar que quando você vende um imóvel, depois de assinado o contrato de compra e venda, vai levar em média uns 2 meses para ver a cor do dinheiro.

    Então é aquele questão, depende de como você vê o copo, ou meio vazio ou meio cheio.

    Ai o pessoal fala, coloca na Poupança ou em Renda Fixa. Tudo bem, eu coloco metade da minha poupança nisso. Mas é meio frustrante colocar R$ 10.000,00 na poupança e no outro mês ter 10.050,90, enquanto o Banco está emprestando esse mesmo dinheiro por 2,3% ao mês. Então eu achei melhor ficar sócio do Banco e ter um pouco desse lucro.

    Abraço

    Paulo

  37. 37 Anônimo

    OBS.:

    0,5% ao mês

    Na Bolsa, mesmo no prejuizo sabemos EXATAMENTE quanto temos diariamente e o melhor com liquidez diária.

  38. 38 Leitão

    Oi Paulo!
    Ótimo comentário! Obrigado!

    Pois é…

    Quem já foi empresário sabe o quanto é moleza ser investidor em bolsa.

    Quem já foi investidor em imóveis sabe o quanto é moleza ser investidor em bolsa.

    Quem é investidor de renda fixa não sabe o quanto é ruim renda fixa.

    Quem é jogador de bolsa não sabe realmente o que é bolsa…

    Por isso estou sempre tentando ajudar os amigos aqui no Blog, para ver que esse bicho não tem sete cabeças…

    Veja mais:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/02/05/caverna-do-dragao/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2008/11/19/mercado-de-acoes-por-que/

    https://leitaoemacao.wordpress.com/2009/11/24/previdencia-privada-e-feijao-tropeiro/

    Um abraço!
    Leitão

  39. 39 Breno Medeiros

    Paulo,

    Explica melhor… não sabia que banco estava livre de risco.

    Coitado de um possível cliente do Banco Panamericano, que teve esse mesmo pensamento seu há três anos.

  40. 40 Breno Medeiros

    Investir em ações, SIM…

    Investir em bancos, SIM…

    Mas não tem como não diversificar…

  41. 41 Anônimo

    Breno

    O Banco é uma das ações da Carteira. Diversificar sempre. E estou falando de Banco de primeira linha, ou você tem alguma dúvida da saúde do BB, Itaú, Bradesco ?

    Por exemplo, na compro ações do Santander, mesmo sendo cliente do Banco.

    Abraço

    Adriano

  42. 42 Leitão

    Oi Breno!
    Sim, isso mesmo… Tem que diversificar…

  43. 43 Anônimo

    Adriano

    É isso que digo, comprar ações de Bancos Grandes, de primeira Linha.

    Paulo

  44. 44 Breno Medeiros

    Pensando no longo prazo, não nos cabe duvidar de nenhum papel. A gente tem que definir critérios mínimos dentro de uma análise fundamentalista antes de decidir pela compra ou não do papel. O mesmo critério pode ser utilizado para a venda.

    E não esquecer de diversificar.

  45. 45 Caio Mendes

    Leitão,

    O papo aqui está bom mesmo…

    E enquanto os preços continuam baixos o preço medio da carteira vai baixando e com Dividendos empatando com a RF, bom será daqui uns anos no momento do rebalanceamento…

    Duas perguntas :

    1) Porque um investidor em imoveis não compraria um apto de 300K que de repente caiu para 150K e continua alugado a 1.000,00 por mes ?

    2) Porque um caipira que vive da venda do leite não compraria as vacas do vizinho do sitio ao lado que esta vendendo suas vacas( otimas para leite ) pela metade do preço ?

    Valeu pessoal…
    Caio Mendes.

  46. 46 Anônimo

    Caio,

    Mas se o preco do Imovel cair, (por motivos nao especulativos), teoricamente o preco do aluguel tende a cair tambem, certo?

  47. 47 Anônimo

    Bolsa é um negócio estranho. Ontem teve um tal de R$ 133,00 de Dividendos na minha conta, mas eu não fiz nada, só comprei umas ações…

    Sábado passado fui no restaurante que tinha aberto do lado de casa a menos de um ano, fechou….. Isso sim é prejuizo…

    Gostei desse tal de dividendos…..

    Abraço

    Bom final de Semana

    Paulo

  48. 48 Caio Mendes

    Pode ser, mas se começar a cair por motivos não especulativos pode nao ser uma oportunidade de bom negocio para investimento, vai ver tem algum problema com o imovel ou regiao, rs…

    Fazendo uma analogia com bolsa, entre Vale e Usimimas hoje qual das duas no momento é oportunidade de investimento ?

    Obrigado.
    Caio.

  49. 49 Caio Mendes

    Paulo, esse tal de dividendos é bom mesmo. Minha carteira tem 2 anos e começou de repente pingar dinheiro de todo lado e toda semana tem. Ja estou imaginado essa bola de neve daqui uns 10 anos.

    Continuo comprando todos os meses e só vou ficar triste se o mundo acabar agora, rs..

    Valeu.
    Caio.

  50. 50 Anônimo

    Se o mundo acabar, é só esperar começar de novo. Em 2008 acabou, em 2012 tá acabando novamente, em 2016 talvez acabe. Até agora nem os Maias acertaram.

    Eu olho para o Gráfico do Ibovespa em 2008/2009 e penso assim: PORQUE NÃO COLOQUEI AQUELE DINHEIRO DO APARTAMENTO DA PRAIA EM AÇÕES. Talvez hoje não precisasse mais trabalhar…

    Paulo

  51. 51 Anônimo

    Diga do dia, compre ações do Facebook…..

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  52. 52 Leitão

    Hehehehehehe!

    Pessoal, o papo aqui rendeu, heim! Rsss

    Sobre os tais Dividendos, são uma amolação mesmo! Quase toda semana tenho que ficar consultando de onde é que estão vindo… Dá um trabalho danado lançar esse monte de créditos na minha planilha no Excel, toda hora… A neeem…

    :-)

    Abraços!
    Leitão

  53. Poxa, foi só perguntar sobre a estratégia do Carlos Alberto que ele sumiu!

    Carlos, se ainda estiver lendo, tenho um conselho para você:

    Cuidado ao sair de casa! Vc pode ser assaltado, baleado e morrer!

    Nesse mundo violento em que vivemos é melhor ficar em casa, é mais seguro!

  54. 54 Ronaldo

    Tenho andado numa quebradeira terrível, mas esses dias minhas ações da cmig e da natu chegando numa inflexão excelente. Com certeza dalí a queda era certa a qualquer momento!! De repente, acordo um dia com as empresas de energia elétrica lá no chão!! :) E o mercado foi acompanhando.

    Fui ver minhas outras ações sonhos de consumo e vi que estavam afunilando e iriam explodir a qlqr momento… Graças a Deus explodiu pra baixo…hahahahah!!

    Esse vai ser um bom ano!! Pena que não to com muita grana pra investir no momento. :(

    Abraço e valeu por tudo, Eduardo!!
    Seu curso me fez aprender a enxergar melhor a lógica desse “mirabolante” mercado.

    Tô na torcida pra cair mais e por mais tempo!!

  55. 55 Ronaldo

    Só pra deixar claro: Quebradeira não no mercado… Esse só me dá alegria!! Seja na saúde ou na doença :P

    Problema é esse aluguel que subiu e meu salário não acompanhou, meu carro que eu precisei comprar…

    Mas em breve regularizo a parada e volto com tudo pro mercado :)

  56. 56 carlos alberto

    Dimarcinho…estou aqui..!

    Bom…a minha estratégia não tem nada a ver pelo que eu estou vendo com a de voces. Pelo jeito voces fazem compras mesmo com a bolsa em queda e tentam fazer um preço médio.

    É……..minha estratégia é um pouco diferente disso…

    Eu vivo de trades….mas obviamente quando o ibov inverter a mão para compra, ficarei posicionado o tempo necessario até o mercado dar sinais de exaustão.
    Obviamente mercado em exautão vou me ater apenas em posições alugadas…
    Vivo de operações de curto prazo (para geral capital para o mês) swing trade e principalmente Day-trade e fico Posicionado na tendencia para aumento de capital.

    Bom…sem falar em tecnicas para cada situação, essa é a minha forma de operar.

  57. 57 carlos alberto

    Mantenho cerca de 20% do meu capital total para operações de geração de capital de curto prazo (swing trade e daytrade)

    O restante 80% do meu capital total (posicionado)…quando obviamente o mercado está dando esta oportunidade

  58. Carlos Alberto,

    ninguém quer fazer preço médio. O negócio aqui é acumular o máximo de ações possíveis. Quanto mais ações, mais dividendos.

    Minha estratégia é acumular ativos. Todo mês eu compro ações. Possuo uma carteira de 10; as que sofrem mais no mês eu costumo comprar.

    Já estudou sobre a Crise de 29 ?? Caso não, sugiro que estude. Se o mundo superou essa crise, vai superar qq outra. Para isso eu até APOSTO contigo.

    E qualquer outra crise.

    Por exemplo, em 2008, quando a euforia era tremenda qualquer reserva descoberta pela Petrobras fazia o preço das ações dispararem. Hj em dia, não enxergam assim. No entanto, cada vez mais reservas são descobertas, a produção devargzinho tá aumentando e os lucros futuros estão com potenciais cada vez maiores. Excelente. Mas como o cenário atual é de pessimismo, ninguém compra.

    Daki a 10-15 anos, qdo a produção estiver jorrando dinheiro, a empresa batendo recordes de lucro, o Jornal Nacional anunciando o Ibovespa batendo recordes atrás recordes de alta, as pessoas vão querer entrar, achando bom negócio.

    Neste momento, a galera daqui vai estar saindo. Alguns já estarão aposentados, vivendo apenas de dividendos.

    E vc ainda estará fazendo trades para gerar seu “capital de curto prazo” (eu entendi como salário)

    []s!

  59. 59 Carlos Alberto

    Dimarcinho….acorda meu filho …isso é preço médio! continue fazendo isso então!
    Vou para de perder meu tampo aqui..porque já vi que o pessoal é bitolado.
    deia pra la afinal……… o dinheiro é teu.

  60. 60 Guto

    Oi Carlos, percebo que vc não é um investidor e sim especulador, nada contra, até pq de vez em quando gosto de fazer minhas especulações. Percebo também que vc usa estratégias de Trend Follower, estratégias do tipo Média Móveis (MM de 5 x 21 dias/ MM de 9 x 40 dias/ MM exponencial), set-up de venda a descoberto, SAR parabólico, HiLo activator.

    Já estudei muito essas estratégias, e nunca coloquei nenhuma em pratica, sabe por que? Porque NA MINHA OPINIÃO elas não servem para nada, não fazem o menor sentido, e olha que faço doutorado em estatística e conheço muito bem a metodologia matemática que está por traz dessas estratégias.

    Se vc ler com mais atenção o blog, ou melhor ainda, compre o livro do leitão que lá tem os melhores posts do blog. Você irá perceber que tudo que ele fala faz muito sentido, e realmente funciona.

    Eu sou investidor, e como investidor aplico meu dinheiro em boas empresas e bem administradas e aguardo os lucros. Não trabalho em função da bolsa, se vc tem tempo e trabalha em função da bolsa tudo bem, continue usando essas estratégias, que como disse anteriormente na minha opinião elas não são eficazes.

    Não é pecado acompanhar o mercado full time e fazer especulações, mas eu prefiro investir, na minha opinião é bem menos estressante e muito eficiente. Afinal a própria bovespa não prega que devemos ser sócios das empresas (Pelé)?

    Abs!

  61. 61 Carlos Alberto

    ZZZZZZZZZZZZ…………voce me deu sono dimarcinho…o mesmo papinho de todo holder que não sabe operar

  62. 62 Carlos Alberto

    Guto …eu opero provavelmente a mais tempo do que qualquer um daqui… noto que o pessoal aqui é muito novo pouca experiencia e por este motivo coleoquei um forma diferente de ver as coisas.. Para mim, fazer isso que voces fazem,isso sim é deixar o futuro do seu dinheiro na mão do mercado.
    Essa estratégia de voces é a forma mais perigosa de todas que existe, pois tudo pode estar indo relativamente bem, até que uma crise entra e acaba com varias empresas que voces gostam de comprar e vai embora todo o dinheiro aplicado nas tais boas empresas.

    Bacos americanos sempre foram o sonhos de muitos investidores como voces,que compram achando que estão fugindo do mercado pensando no longo prazo. Pois bem..ja ouviu falar em Leman Brothers…este banco de investimento tinha quase 2 séculos de atividade e um dos maiores dos Estados Unidos…quebrou e milhoes de investidores como voces perderam todo o dinheiro guardado na mesma filosofia. Foram na realidade 208 bancos que quebraram só na crise do sub-prime.
    Não se preocupe nos teremos o nosso subprime também… vide a facilidade de credito que está sendo liberada para a população.
    Guarde isso que estou falando…nós teremos o nosso sub-prime. Depois não digam que não avisei.

    Vejo que voces não entendem e ou veem o nivel do risco que estão correndo…repito é o maior risco da bolsa operar dessa forma. Mas as pessoas não conseguer ou não querem entender…sei la porque.

    Com relação ao a minha forma de operar…posso te dizer que não troco esse emprego por nenhum outro.Faturo em média 20% a 25% do capital aplicado todo mes. Ganho 4 vezes mais do que ganhava na minha antiga profissão….e olha que não ganhava pouco.. esse mes estou com 33% de lucro. rsrsrsr afinal a bolsa caiu bem né! isso ajua quem opera na venda.

    Acho que voces deveriam tentar estudar mais as formas de fazer trades…
    voces provavelmente ganhariam mais dinheiro. Ou voces acham que os grandes fundos de investimento, os grandes operadores do mercado.como Larry Williams, Oliver Velez…Marcio Noronha…e muitos outros.grandes do mercado ficam fazendo o que voces fazem.

  63. 63 Anônimo

    Então investir na bolsa no longo prazo é bobagem?

  64. 64 Carlos Alberto

    Desde que esse longo prazo esteja se movimento a seu favor! Caso contrario…………..stop e pronto.

  65. 65 Leitão

    Oi pessoal, oi Carlos!

    Como havia comentando antes, aqui é minha cozinha onde redebo os amigos, e ninguém aqui quer ser melhor do que ninguém… É apenas um espaço para troca de opiniões, de forma sadia e respeitosa.

    Cada um pode pegar o que achar como um aprendizado útil, e descartar aquilo que considera não concordar. Só não é legal desrespeitar os participantes. Imagine, na minha cozinha aqui em casa, um bate boca? Não é legal, não é?

    Fiquem sempre à vontade para trocar idéias, com a mente aberta para tentar entender o outro…

    Carlos, entendo muito bem sua forma de operar, e apesar de ter discordâncias, torço para que continue tendo sucesso.

    Se sentir que alguma troca de idéia aqui lhe acrescentou, já será ótimo. O blog é para isso: crescimento pessoal!

    Não vou entrar mais no mérito da questão de fazer Trades VS Investir, pois aqui no Blog tem muito sobre esse assunto, e não conseguiria, jamais, lhe apresentar tudo em umas poucas mensagens…. Se estiver disposto a ver outros pontos de vista, aqui tem muito material…

    Um abraço!
    Leitão

  66. 66 Carlos Alberto

    Leitão obrigado

    Não ha problema não, eu ja estou acostumado com questionamentos mais aquecidos em outros foruns. Isso é normal..isso acontece.

    Essa forma de investimento é a mais velha que existe..ir comprando todo mes. Isso todo mundo sabe.

    O que acho……é que deveria ser discutido outras formas de se operar.
    mas………..deixa para lá né!

    cada um com o seu……..

  67. 67 Jonas

    Carlos Alberto, tem um tal de Warren Buffet também. Será que ele usa estratégias semelhantes a sua? Ou será que usa a forma mais velha e que todo mundo sabe?

  68. 68 Breno Medeiros

    Carlos Alberto,

    Se você tiver apenas dez anos operando (pelo que falou acredito que seja até mais), mas dando como exemplo, com um retorno entre 20 e 25% ao mês, você já foi longe nos seus investimentos.

    Se tiver começado com R$ 1.000,00 e um retorno de 20% ao mês (coloquei por baixo), já atingiu um montante superior a R$ 3 trilhões nesse período.

    Você consegue dobrar o capital a cada quatro meses.

    Impressionante!!!

    Você é um gênio!!!

    Estamos lidando com o cara mais rico do mundo.

  69. Carlos,

    a estratégia do preço médio normalmente é atribuída qdo alguém está tomando prejuízo em uma ação e compra para “fazer preço médio” e esperar um repique para sair no lucro.

    Totalmente diferente de fazer compras todos os meses. Quando compra-se na baixa estamos esperando MAIS dividendos futuros, pois são mais ações. Não estou preocupado com o ganho de capital e sim com os dividendos, pois num futuro de aposentadoria, vou precisar de fluxo de caixa e não de patrimônio.

    Vc precisa entender a diferença entre Patrimônio e Fluxo de Caixa para entender o que eu estou falando. Seus argumentos estão olhando apenas para o Patrimônio.

    Grande abraço

  70. 70 Caio Mendes

    Bom dia,

    A analise do Breno foi ótima, direta ao ponto. Ou esta com todo esse montante ou esta enxugando gelo, trabalhando(suando muito) na bolsa para tirar um salarinho por mes.

    Obrigado.
    Caio

  71. 71 Daniel

    Vish..20 a 30% ao mês..rs, Cada figura que aparece por aqui.

  72. 72 Glauco Tonello

    Breno
    3trilhões e 175bilhões.
    acredito que estamos longe da cifra de 1 milhão, então vamos focar no que é preciso para realizarmos nossas metas. divergências sempre terão. O máximo que podemos fazer é respeita-lo , mesmo que os mesmos não façam isso conosco.

    Vamos extrair tudo que temos de melhor para alcançar a meta

    abraços galera e boa semana

  73. 73 VBraga

    Olá Carlos Aberto! Cara, penso que você tem razão nos seus comentários e na sua forma de entender. Porém, penso que você esteja um pouco fechado na sua visão ou entendimento de investimento gradual. Investimento gradual não significa, e todos que já estudaram com o leitão sabem disso, tão simplesmente sair comprando ações que o mercado entende como sendo boas empresas, seguindo uma rotatividade. As análises que o leitão sempre faz aqui no blog, e principalmente, o que ele ensina em seu curso, em nada tem a ver com comprar todo mês e esquecer. Por trás de toda aparente simplicidade existe uma avalanche de conceitos que talvez você não saiba, não queira saber ou feche os olhos para ela. A teoria da relatividade foi criada a partir da queda de uma maça na cabeça de um sujeito. Simples não é? Pobre de raciocínio não é? Impossível acreditar que alguém criou uma teoria em cima de uma queda de um objeto!!! a velha briga entre especuladores e investidores. Especular e Investir. Nada contra nenhum dois dois. A questão toda é definida por uma palavra: ESTRATÉGIA.

  74. 74 Anônimo

    A da maçã foi a da Gravidade e não é uma teoria é uma lei da Física, descrita pelo nosso amigo Isaac…

  75. É, o rapaz confundiu as leis! rs

    Só agora q reparei no 20-25% ao MÊS.

    Carlos, vou deixar 10mil contigo, pode ser? Daqui a 3 anos eu pego 24,65milhões contigo. Se quiser, pode deixar com o Larry Williams tb.

    Só num vale dizer que é esquema de pirâmide, tipo um mineiro fez esses dias!

    Esse pessoal de Minas é fogo, né Leitão?? =P

    Grande abraço!

  76. 76 VBraga

    Confusão teóricas e físicas realmente… mas o que quis mostrar é que apesar de algumas teorias ou leis, da física por exemplo, aparentarem simplicidade, existe muita coisa por trás… Nosso caro companheiro Carlos Alberto parece desprezar tal fato.

  77. 77 Carlos Alberto

    Blogzinho de vendedor de curso …hahahahah. lanço um desafio aqui. Eu coloco as minhas notas de corretagem aqui e voces colocam as de voces e ai eu quero ver quem é que faz o que?

    E ai…..topam bater de frente?

    Fico aguardando anciosamente

  78. 78 Leitão

    Oi Carlos!
    Infelizmente você não entendeu meu objetivo aqui com a turma, e também não está aberto a outras idéias.

    Este Blog não é um fórum comum como outros tantos na Internet.

    Aqui reuno os amigos para troca de idéias construtivas, e não para disputar trades…

    Deixemos as diferenças ideológicas de lado, e vamos em frente…

    Um abraço!
    Leitão

  79. 79 Anônimo

    Se eu ganhasse 30% ao mes na bolsa, nao perderia meu tempo “que vale uma nota”, em um blogzinho discutindo trades com pessoas imaturas na bolsa.. Essa Coca ta mais eh pra Fanta, isso sim…

  80. 80 Glauco Tonello

    Na física temos interferência construtiva e outras destrutivas. Discutir o que vai acontecer no futuro é probabilidade. então creio que cada um tem a sua estratégia. No meu caso que não tenho tempo para trades, o melhor é investimento gradual que aliás o faço. não executo trades.

    Então se alguem ou pessoa interfere destrutivamente na sua estratégia
    Algo está errado
    ela é bem melhor que a sua? A que vc realiza é a ideal para vc?
    não tem o menor cabimento ficar discutindo quem faz mais ou menos.

    Acredito que não estamos competindo e sim compartilhando informações. para nossos futuros e não momento

    abraços

  81. 81 Daniel

    De fato Glauco, cada um faz o que quer na bolsa, e não acho que seja uma questão de disputas só que esse tipo de atitude pode atrapalhar e muito aos novatos. Só uma pessoa muito desavisada e sem noção alguma da realidade pode achar possível que se ganhe 20 ou 30% ao mes de maneira consistente, mesmo que não sejam juros compostos, obviamente que isso é impossível, pelo menos para um número considerável de pessoas. E, se caso exista alguem que consiga esse feito com uma quantia razoável – uns 100k – pelo menos, obviamente que essa pessoa não perderia tempo fazendo esse tipo de comentário em blogs.

  82. 82 Tiago

    O Daniel matou a cobra e mostrou o pau…. kkkkkkk Eh isso ae…

  83. 83 Glauco Tonello

    Daniel
    com certeza. mas estamos colocando lenha para o fogo errado. gastando tempo alimentando algo que não vamos ter controle.
    que é a grande inteligência das pessoas que não são humildes.
    então vamos ficar na realidade e deixando esses que estão em mundos ilusórios de lado. e ajudando pessoas humildes e precisam da nossa atenção

  84. 84 Betão

    Parabéns Léitão e aos demais pelo excelente nível do blog. A discussão aqui é realmente de alto nível.

    Betão (Leitor assíduo desde 2009 e felizardo aluno da 1a. turma).


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s