Chat 21 a 27/maio

21maio12

Olá, pessoal!

Segue mais um post para chat nesta semana…

Fiquem à vontade para perguntar, tirar dúvidas e interagir!

Obrigado pela grande participação de todos(as)!

Abraços! Leitão

Dica: Abaixo do campo de mensagem tem um “click” para que você receba avisos de respostas em seu email – é só informar seu nome/email/msg/click.

Leia também…

> Histórico de Chat’s (muitas dicas!)

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



38 Responses to “Chat 21 a 27/maio”

  1. 1 Paulo

    Fala leitão.. Será que estamos vendo um pequeno repique pra depois a bolsa cair ainda mais? Notícias na Europa não estão muito boas….
    Estou querendo comprar mas estou pensando se essa alta vai ser um pequeno repique ou chegamos ao fundo mesmo.

  2. 2 Viviane

    Oi, Leitão! Acabei de ouvir os comentários da CBN que você recomendou. Não sei se compreendi direito, mas ele diz que agora é o momento de conservar capital. Na queda das ações da VALE semana passada, ao invés de investir em renda fixa, fiz um investimento em valor, comprando suas ações. Você acredita que dei um mal passo?

  3. 3 Jonas

    Oi Leitão, li que um dos fatores que influenciam a decisão de Warren Buffet para comprar ações de uma empresa está relacionado com a margem bruta. Se ela for maior que 40 por cento, essa empresa teria um potencial de crescimento no longo prazo. Verifiquei no site da Fundamentus sobre a BRML3 e fiquei espantado com a margem bruta de 90,6 por cento. Entendi que seria um ótima oportunidade. Está correto esse pensamento, ou este não deve ser um fator tão relevante?

  4. 4 Leitão

    Oi Paulo!

    Esqueçamos dos fatos momentâneos e vamos nos concentrar nos Conceitos, perenes, veja:

    1) Notícias são o que são, blá, blá, blá… Quando formos tomar decisões de Investimento, devemos olhar a qualidade das empresas que vamos comprar, e a manutenção de nossa Estratégia… Ou seja, vamos direto na fonte, sem dar ouvidos à terceiros.

    2) É queda, é alta ou é repique? A resposta para essa pergunta não faz a menor diferença! Nossas decisões de Investimento devem ser retas, decisivas, independente do momento do mercado. Ou seja, se, depois de analistar as empresas, vejo que estão com boa qualidade e preço baixo, compro e pronto, independente de vai cair mais ou não…. Compro porque já está bom… Ninguém sabe o Futuro… o Futuro deixemos para os tarólogos… Nós, investidores, concentramos nossas decisões no Presente.

    3) Não opere baseado em dica de terceiros (nem minhas!). Crie a capacidade de entender dos fundamentos das empresas, e escolha uma Estratégia a ser aplicada, com sistemática e disciplina…

    ———————————————————————-
    Oi Viviane!

    Não lembro de ter recomendado nenhuma notícia… Aliás, eu nunca comento nada sobre notícias. Talvez seja algum comentário de um amigo leitor que você leu…

    Sobre você ter comprado ações da Vale, ok! É excelente empresa, e está barata. Não vejo nenhum problema nisso.

    O problema que vejo é que você não tem Estratégia. Está comprando de forma aleatória, sem saber muito bem o que está fazendo.

    Procure definir uma forma sistemática de investimento, evite ficar comprando aleatoriamente.

    Sempre comento alguns bons conceitos aqui, como: Manter sempre um mínimo de 10 boas empresas em carteira, com aportes regulares, com disciplina e equilíbrio em toda a carteira, etc…

    ——————–
    Paulo, Viviane, aqui no Blog tem muito conteúdo e tenho certeza que com mais leitura aqui vão evoluir muito… Talvez tenham chegado a pouco tempo, então vou deixar o link abaixo com algumas dicas úteis, vejam:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Abraços, pessoal!
    Leitão

  5. 5 Leitão

    Oi Jonas!

    A Margem Bruta pode ser considerada sim, mas é um dos indicadores menos importantes… Temos muitos outros indicadores mais importantes na frente…

    Analisar finanças de ações em bolsa não é nada complicado, mas temos mais coisas a entender… Pena mas por aqui não consigo explicar tudo.

    BRML3 é nova e não está tão vigorosa assim… Por hora não me atrai não.

    Um abraço!
    Leitão

  6. 6 JF

    Olá Leitão,
    tenho algumas colocações e dúvidas.
    1) Já fizeste algum comparativo entre investimentos, comparando investimentos em ações (levando em consideração os EPS) e poupança (ou um cdb que seja), por exemplo? Se fez, onde tem?
    2) Qual homebroker você recomendaria pra alguém que faria poucas operações em um mês?
    3) Qual tua opinião em relação a BRFS3?

  7. 7 Leitão

    Oi JF!

    Vamos lá:

    1) Sempre surgem essas estatísticas, mas no momento não lembro de nenhum link… Lembro de alguns estudos bem aprofundados, mas não lembro o link. Mas resumindo, é assim:

    Ações SEMPRE vão dar mais que a Renda Fixa. Por quê? Porque ações são Empresas, que produzem, geram lucros… Renda fixa é apenas um capital parado, recebendo juros sobre ele. Ou seja, o Capital empregado é sempre mais produtivo do que o Capital parado.

    Mas para que as Ações sejam mais rentáveis que a Renda Fixa é preciso uma regra básica: Só investir em empresas Lucrativas. Pois o que mais tem na bolsa é empresa ruim… Basta fugir das ruins, e pronto!

    2) Tem várias corretoras no mercado. Mas como não sou ligado a nenhuma corretora (e nem quero) não gosto de comentar sobre nenhuma. Fico devendo, mas pesquise em Chats anteriores, a turma está sempre dando dicas…

    3) A BRFS3 passou muitos apertos, e só agora está melhorando. Mas ainda tem muito a mostrar para me convencer… Por hora não me convence não. Temos outras opções melhores no mercado. Caso ela consiga manter esse ritmo atual, talvez mais adiante valha a pena olhar com calma…

    Um abraço!
    Leitão

  8. 8 Marcos

    Boa Tarde

    Meu nome é Marcos

    tem alguma ideia da pcar2 pq esta louca num dia só.Reflexo da saida do Abilio somente? tem algum posibilidades de bons ganhos sou iniciante?

    Desde ja Agradeço.

  9. 9 Leitão

    Oi Marcos!

    A Pão de Açúcar eu não acompanho, ela não me atrai… Retém demais seus lucros, não gera valor…

    Mas para você que é iniciante e está chegando agora aqui ao Blog, veja as dicas abaixo:

    https://leitaoemacao.wordpress.com/about/dicas/

    Aqui no Blog tem muito conteúdo que vai lhe ajudar muito! Leia tudo com calma…

    Entenda um pouco mais sobre o mercado de ações antes de entrar…

    Um abraço!
    Leitão

  10. 10 Luiz Alvim

    Olá Leitão,

    Ao responder uma das perguntas acima do Jonas (sobre BRML3), você comentou que a empresa ainda é nova na bolsa e, portanto, ainda não dá para avaliar bem o seu desempenho.

    Eu comecei a estudar este setor dos shoppings centers e, por enquanto, a empresa que mais gostei foi a Multiplan (MULT3). Pelo que levantei, o IPO dela foi feito em 2007, mas no site de RI da empresa estão disponíveis as informações a partir de 2006. Pergunto:

    1 – Você acha que este período (2006 – 2011) é suficiente para fazermos uma boa avaliação?

    2 – Você já teve a oportundiade de avaliar esta empresa? Tem uma opinião formada sobre ela?

    Abraços,
    Luiz Alvim

  11. 11 Leitão

    Oi Luiz!

    A MULT3 está indo bem sim, bem melhor do que a BRML3. Ela merece ser olhada bem de perto, está com desempenho chamando atenção mesmo…

    O período mínimo de 5 anos é bom sim… O ideal é 10 anos. E inferior a 5 já começa a ficar ruim…

    Ainda não fiz uma análise minuciosa da MULT3, então fico limitado a dizer mais sobre ela. Mas devo fazer isso em breve…

    O melhor lugar para trocar idéias mais profundas é la no Buteco com toda a turma, lá a conversa pode aprofundar mais:

    http://leitaoemacao.com/buteco

    Um abraço!
    Leitão

  12. 12 magali

    qual o ponto de entrada da cemig?

  13. 13 Leitão

    Oi Magali!

    A pergunta é bem objetiva, mas ela mostra um problema sério com sua postura diante da bolsa, veja:

    Você está com intenção de Especular, ok, não há mal nenhum nisso. Especular é bom e não é pecado.

    Mas para se fazer Especulações é preciso um pouco mais de entendimento sobre o que é Especular na bolsa.

    Especular na bolsa é Comercializar papéis. Compramos e vendemos papéis sem nenhuma intenção de entrar realmente para uma sociedade com as empresas.

    Em qualquer ramo que vamos atuar é preciso entender seu funcionamento.

    Imagine eu, que nada entendo do comércio de carros usados, fazendo isso… Pego um dinheiro extra e começo a comprar carros usados e depois saio anunciando para vendê-los… Vou acabar fazendo besteiras.

    Se vai Especular na bolsa é preciso se preparar para isso.

    Por exemplo:

    Quando vamos fazer uma Especulação devemos fazer primeiro uma boa leitura do momento dos preços, e um simples gráfico já será útil. Então, vemos onde a Probabilidade é favorável, compramos com desconto e depois vendemos com ágil.

    Mas precisamos aprender a fazer essa leitura, e a montar estratégias para compra e venda.

    Sem isso, Especular vira Jogar.. Vira entretenimento apenas, e entretenimento caro…

    Bem, esse texto todo é para ajudá-la a repensar o tema… Muito melhor do que eu simplesmente falar pontos de entrada e saída é ajudar a caminhar com visão mais ampla…

    Um abraço!
    Leitão

  14. 14 anderpolese

    acompanhando…

  15. É isso aê…
    Sem as orientações na qual o Leitão passou para a Magali…se especular virar ‘jogar’….o destino é “cemitério do malandro” (parafraseando Predador). Hehehehe…

    Abraço pessoal.

  16. 16 Rafael Santos

    Oi viviane!

    Acredito que tenha havido um equívoco. A reportagem da CBN colocada no chat da semana passada foi um exemplo sobre aquilo que não devemos fazer: ficar prestando atenção nos comentaristas. Na época o professor falou que era algo que vai de encontro a aquilo que ele ensina. Agora é o momento de ir às compras, sim, mas dentro de uma boa estratégia! Forte abraço e bons investimentos:

  17. 17 Rafael Santos

    A propósito, professor: poderia dar sua opinião sobre ALPA3. Achei ela bem interessante.

    Grande abraço!

  18. 18 Breno Medeiros

    Oi Leitão,

    Utilizei outro filtro no site Fundamentus e cheguei às seguintes empresas para investimento pensando no longo prazo:

    VALE5 – Mineração;

    PETR4 – Petróleo, Gás e Biocombustíveis;

    BBAS3 – Financeiros;

    ETER3 – Construção e Engenharia;

    HBOR3 – Construção e Engenharia;

    CGRA4 – Comércio (Bens de Consumo);

    GRND3 – Tecidos, Vestuário e Calçados;

    COCE5 – Energia Elétrica;

    ELPL4 – Energia Elétrica; e

    CSMG3 – Água e Saneamento.

    Gostaria da sua opinião sobre os fundamentos das seguintes ações: HBOR3, CGRA4, GRND3 e ELPL4, pois sobre as outras você já se posicionou satisfatoriamente.

    Será que elas não merecem entrar no seu cardápio?

  19. 19 Leitão

    Oi Rafael!
    A ALPA3 está com desempenho sempre bonito, ela merece mesmo ser olhada com atenção.

    Mas o problema é que está cara nesse momento. E como temos muitas outras empresas boas a preço bem baixo, podemos ter melhores escolhas nesse momento…

    ————————————–
    Oi Breno!

    Você está indo bem! Parabéns!

    Bem, não dá para detalhar muito por aqui , mas posso dar um norte ou uma rápida opinião, e quem sabe ajude. Vamos la:

    HBOR3 – Ok, apesar de muito nova…
    CGRA4 – Ok, merece atenção…
    GRND3 – Ok, também merece atenção, mas tem desafio para manter os lucros atuais…
    ELPL4 – Ok, sua gestão melhorou muito a eficiência, só seu passado é que foi ruim… O desafio é manter a eficiência atual…

    ————
    Abraços, pessoal!
    Leitão

  20. 20 Anônimo

    Leitão, nessa lista pensando em LP a CSNA3 não entraria nessa lista?

    Abraço,

    Paulo

  21. 21 Leitão

    Oi Paulo!
    CSN entra sim, ainda mais barata como está! Tenho ela em carteira e continuo mantendo normalmente…

    Abraço!
    Leitão

  22. 22 Frederico

    Oi Leitão, já que nesse chat estão perguntando muito sobre qualidade de empresas, o que acha de eztc3?

  23. 23 Leitão

    Oi Frederico!
    A EZTC3 está indo muito bem, merece ser olhada com mais atenção. Ela podia distribuir mais lucros, está retendo muito… Mas se continuar crescendo assim, ok…

    Um abraço!
    Leitão

  24. 24 Breno Medeiros

    Frederico e Leitão,

    Realmente a EZTC3 parecer ser uma boa empresa… ela não entrou na minha lista devido o Div. Yield de apenas 2,9% e por causa do PSR elevado de 3,67.

  25. 25 Marcos

    Oi Leião

    Me coloquei meio mal numa situação acho que não tem muito jeito mais não custa perguntar.
    Comprei pcar2 e itsa2 achando ser açõa, agoro descobri que são direitos de subscrição com ultimo dia de negociação dia 24/05/2012 com direito de compra até 31/05/2012 .
    Tem algum jeito de me livrar disso pois não quero exercer direito de compra dei uma ordem de venda para hoje mais como pcar4 esta muito baixa acho que não vai rolar a itsa acho que vai subir hoje pode ser que role.
    outra coisa como comprei omtem tem prazo de liquidação e como vi isto omtem a noite dei uma ordem de venda para hoje pois hoje não conseguiria dar ordem pois não estariam liquidadas.Sera que a coretrora vai aceitar minha ordem que dei omtem?

    Se pouder me dar uma luz agradeço.

  26. 26 Leitão

    Oi Marcos!
    Vixe! Que confusão! Rss…

    Olha, aqui no Blog não posso dar orientações sobre operações… Não repare, por favor…

    O Blog é sempre com objetivo Educadional, e não Operacional…

    Sugiro consultar os setores de Atendimento ao Investidor das empresas, ou mesmo ligar para sua corretora.

    Um abraço!
    Leitão

  27. 27 Breno Medeiros

    Leitão,

    Em relação à CSN, você não acha o indicador da Dívida Bruta pelo Patrimônio Líquido (3,46) muito elevado?

  28. 28 Leitão

    Oi Breno!
    Sim, acho! Mas tem que ver todo o histórico da empresa. A CSN sempre manteve níveis elevados de dívida e níveis elevados de lucros, então, tudo bem.

    Mas realmente essa dívida não está legal, seria saudável reduzir um pouco e voltar para os níveis históricos…

    Abraço!
    Leitão

  29. 29 Marcos

    Oi Leitão

    Obrigada

    Mas minha coretora sabe menos que eu e coretora da caixa economica lançada a mais ou menos um mês mais blz vou ver que faço pois tive lucro esta semana com elas mesmo asim ainda vou ter um prejuizo pequeno mais acho que ja fiz muito me dei conta estava negociando day trade todos os dias mesmas mais estva desconfiado que tinha algo de erado mais como estou aprendendo tudo sozinho fui indo tava tirando 1 salario minimo por dia com 2000,00 e poucos de investimento achi que tava bombando.

    Obrigada ou nos post que vc da cursos que que me avise pois isto é só um percalso vou continuar operando estou investido pouco por mes media 2000,00 quero formar dfuas carteiras uma totalmente de especulação outra de longo prazo mais a maior parte especulaçao mais 70 para 30.

    Desde ja agradeço.

  30. 30 Renan

    Leitão, o que acha de ECOO11? E o tal ‘seguro’? Abs, Obrigado!

  31. 31 Leitão

    Oi Marcos!
    “Obrigada”? Rss… Ok, nickname oculto… :-)

    Olha, vou dar um toque: Você está no caminho errado. Deixar 70% dos recursos para Especular e somente 30% para Investir é fazer exatamente o contrário do que é correto.

    ==> Devemos deixar a maior parte de nossos recursos e poupança mensal destinados para Investimento. E podemos usar uma menor parte (digamos, 20%) para fazer Especulações.

    Somente com Investimento é que construímos Patrimônio de verdade. Sempre falo isso, mas as pessoas demoram anos para perceber essa verdade. E o problema é que tempo é dinheiro. Esses anos perdidos sem dedicar ao Investimento da forma correta, é dinheiro que não volta mais…

    ——————————————–
    Oi Renan!

    Heheheeh! ECOO11 é só mais um fundo, como outro qualquer… E como é fundo, tem taxas de corretagens, administração ruim, etc…

    Eu realmente sempre falo que é muuuuuuuuito melhor investir diretamente em ações, escolhendo com seus próprios critérios, mantendo sua própria estratégia. É melhor, mais seguro, mais rentável, mais estimulante!

    E para quê o tal “seguro” de 01 ano??? Isso é conversa para boi dormir, ou para iniciante dormir!

    Investimento em ações pressupõe sociedade com empresas e que vamos crescer com elas… Ninguém faz Investimento pensando em vender depois de 01 ano!

    Esses fundos enlatados são todos iguais mesmo, nem mesmo o velho marketing para enganar iniciantes muda…

    ————————-
    Abraços, pessoal!
    Leitaõ

  32. 32 Marcos

    Bom Dia ]

    Leitão

    Acho que me expliquei mal no inicio sim vou especular mais pois tenho menos capital mais todo lucro que tiver vou investir em longo prazo em empresas boas nestes primeiros tempos não sei bem quais empresas são melhores que pagam bons dividendos estou de olho na BBAS3 para um e ELET3 ainda não comprei pois estou estudando melhor.

    Obrigada por tdu.

  33. 33 Leitão

    Oi Marcos!
    Entendo… Mas realmente tente direcionar o máximo possível para os Investimentos… Poupe uma parte mensal da renda e destine mensalmente para as ações.

    Uma obs.: Elet3 não está entre as melhores do setor elétrico.

    Uma dica: Se quer aprender a selecionar boas empresas, que tal vir para a turma? Você pode escolher fazer o curso completo e aprender sobre Especulação e Investimento, ou pode fazer apenas o de Investimento (Módulo2) onde ensino a selecionar boas empresas, veja:
    http://leitaoemacao.com/curso

    Não quero fazer “propaganda” aqui, evito isso, mas realmente se você quer aprender do jeito certo, investir em conhecimento é sempre o melhor investimento…

    Um abraço!
    Leitão

  34. 34 Breno Medeiros

    Leitão,

    Estou pensando em fazer um estudo durante um período de três anos utilizado a seguinte composição:

    40% TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS.

    60% CARTEIRA DE AÇÕES, selecionada estritamente com indicadores fundamentalistas, sendo que pelo menos a metade do percentual das ações deve estar presente no IBrX50. Por isso VALE5 + PETR4 + BBAS3, representam 50% da carteira. Ressalto que elas passaram pelo crivo da metodologia adotada.

    A carteira será reavaliada no início de cada mês. Uma empresa só será retirada caso deixe de seguir algum dos indicadores que defini, podendo ser acrescentadas outras empresas que se encaixem na análise fundamentalista.

    Ontem eu fiz uma análise e cheguei às seguintes empresas e percentuais (entretanto essa ainda não é a carteira definitiva, visto que o estudo começará no início do mês que vem):

    VALE5 – Mineração – 20%

    PETR4 – Petróleo, Gás e Biocombustíveis – 20%

    BBAS3 – Financeiros – 10%

    ETER3 – Construção e Engenharia – 5%

    HBOR3 – Construção e Engenharia – 5%

    CGRA4 – Comércio (Bens de Consumo) – 10%

    GRND3 – Tecidos, Vestuário e Calçados – 10%

    COCE5 – Energia Elétrica – 5%

    ELPL4 – Energia Elétrica – 5%

    CSMG3 – Água e Saneamento – 10%

    A diversificação por setor ocorre, mas depende das ações criteriosamente selecionadas. Por exemplo, nos setores de “construção e engenharia” e de “energia elétrica” eu consegui selecionar duas empresas, por isso dividi o percentual deste setor por dois.

    Minha intenção é saber se nesse período de 3 anos de estudo eu serei capaz de “vencer” o mercado e comparar resultados com ETFs como PIBB11, BOVA11 e SMAL11, além de observar o ganho/prejuízo em relação à renda fixa.

    OBS.: ESSA CARTEIRA NÃO SIGNIFICA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA AOS LEITORES DO SEU SITE.

    O que você acha da iniciativa desse estudo? Tem alguma sugetão?

  35. 35 Leitão

    Oi Breno!

    Olha, você está no caminho certo, mas aqui no Blog não posso ficar dando aconselhamento direto sobre operações, montagem de carteiras, etc…

    Isso é uma coisa pessoal, não deve sofrer influências de terceiros, nem minha. E não podemos fazer esse tipo de “consultoria” por aqui pois pode influenciar outras pessoas, o que não é legal.

    Prefiro discutir Conceitos aqui no Blog. O objetivo aqui é sempre Educacional, e nunca Operacional.

    Penso que contribuo mais com os amigos leitores ajudando na boa educação para a bolsa, e não em operações diretas.

    As operações passam, e a boa educação fica. Prefiro ensinar a pescar a dar o peixe pronto.

    Desculpe, mas fico devendo dessa vez…

    Um abraço!
    Leitão

  36. 36 Breno Medeiros

    Ok Leitão,

    Sou eu quem tem que pedir desculpas. De verdade!!!

    Você faz uma excelente trabalho de educação financeira, principalmente no tocante às análises fundamentalistas… e isso é o que importa.

    Faz mais de um ano que eu conheço o seu site e confesso que à primeira vista ele me pareceu voltado para a análise gráfica.

    Entretanto, os posts e as discussões reveleram que a análise fundamentalista comprometida com o crescimento patrimonial do investimento prevalece.

    Continue com o seu excelente trabalho, que outros como eu irão aprender cada vez mais.

    Obrigado!

  37. 37 Douglas

    Leitao..uma empresa que apresenta bons proventos, mas os lucros não são tão interessante é uma boa empresa?

  38. 38 Leitão

    Oi Douglas!

    O ideal é que os lucros andem bem, constantes, e juntamente com eles os Dividendos… Dividendos esporádicos ou não coerentes com seus lucros não adianta não, é “fogo de palha”, como falamos aqui em Minas…

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s