IBOV – Gráfico – 15-05-2012

16maio12

Boa noite, pessoal!

É interessante observar como o mercado está ficando descontado, e com isso vão se abrindo muitas janelas de oportunidades…

Renda fixa caindo, mercado com bom desconto, população com melhor renda… Ao contrário do que a maioria pensa, essa queda na bolsa é realmente uma coisa boa!

Bolsa em queda – alegrai-vos!

Se você está mal comprado, amargando quedas, sofrendo… Ou se está ansioso(a) para entrar na bolsa e não sabe o que fazer ao certo… Eduque-se! Bolsa de valores será uma matéria inevitável de agora em diante aqui no Brasil…

Abraços!
Leitão

Gráficos e dicas em seu e-mail...
Mais: Lista de artigos do Blog  |  Chat’s  |  Livro



10 Responses to “IBOV – Gráfico – 15-05-2012”

  1. Parece então que o momento está ótimo para se comprar ações de boas empresas. Será que tenho que correr para comprar o quanto antes ações ou será que essa tendência de baixa ainda vai demorar ainda um bom tempo até que a crise na Europa dê uma melhorada? Gostaria também de saber qual é o software que você usa para fazer suas análises. Já ouvi falar de alguns softwares interessantes gratuitos. Acho os softwares gratuitos já são bons o suficiente para aqueles que operam no longo prazo, né? Abraço!

  2. 2 Anônimo

    …vai caindo, vai comprando…

  3. 3 Leitão

    Oi Raul!

    Vou colocar aqui o que acabei de responder a um leitor por e-mail, veja…

    Não sabemos nunca se o mercado já caiu o bastante. O que fazemos é responder à pergunra: O preço das ações que me interesso estão de acordo com o que considero justo, barato? As ações que me interessam são de empresas lucrativas e bem administradas?

    Não se pode operar na bolsa, comprar, vender, investir, etc… a partir de opiniões de terceiros. Você deve desenvolver a capacidade de responder às duas perguntas por você mesmo, através de um pouco de estudo. Nada complicado, mas não se pode delegar isso a terceiros. Senão, amanhã, quem vai lhe dizer sobre o que fazer? Tem que ser você mesmo…

    Não delegue essas decisões jamais, aprenda o melhor jeito… Sair comprando aleatoriamente sem entender os conceitos de Investimento não é o melhor a se fazer.

    Sobre programas gráficos, sempre passo todoas as dicas para meus alunos. Por aqui não consigo explicar tudo… Mas uma obs.: Não precisamos de programa gráfico para fazer Investimento, apenas para fazer Especulações.

    Um abraço!
    Leitão

  4. 4 Felipe

    Os preços estão baratos, mesmo que o BB reduza o lucro em 50% ainda assim o P/L estará em 8,xx o que é bastante barato.

    Lembrando que o P/L atual está em 4,xx e as ações estão sendo negociadas abaixo do VPA… Uma oportunidade única!

  5. 5 Alexandre

    Leitao,

    Acredita ser prudente, vender todas as acções de uma empresa X mesmo com prejuizo para comprar de outra empresa Y em que o preço parece muito mais interessante?
    Por exemplo.. trocar GGBR4 por BBAS3,,

  6. 6 Leitão

    Oi Alexandre!
    Prudente é fazer o certo desde o início, para não ter que fazer “gambiarras” depois…

    Isso é “gambiarra”… Não é o certo.

    Quando estamos mal comprados em uma péssima ação até compensa mesmo vender e comprar outra boa imediatamente, pois as chances da boa empresa subir são muito maiores do que a empresa ruim… Então, pula-se de barco apenas.

    Fazer isso entre Gerdau e Branco do Brasil não é um bom exemplo… A Gerdau não está bem, mas também não é nenhum fumo… Se fizer isso pode incorrer em Imposto de Renda e custos de corretagem, além de ser uma gambiarra – mas se fizer, faça apenas uma vez para pular para barco melhor, e não repita esse erro novamente.

    Um abraço!
    Leitão

  7. 7 Caio Mendes

    Oi Leitão, tudo bem ?

    Gerdau não é um bom exemplo, pois não é bem um fumo. Mas e a venda de Usiminas para fatiar em Petro, BB e Vale, é um melhor exemplo ?

    Obrigado.
    Caio Mendes

  8. 8 Leitão

    Oi Caio!
    Bom dia!

    Bem, como eu disse para o Alexandre, isso é uma “gambiarra”… Não se deve fazer isso sempre, mas… Em caso de uma empresa que está bem fraca (Usim), trocar por outras fortes, quebra um galho… É pular para um barco melhor. Mas… Isso não se deve fazer sempre, é apenas uma medida estilo gambiarra, fruto de um erro cometido antes.

    Um abraço!
    Leitão

  9. 9 Caio Mendes

    Oi,

    Sim, erros mais antigos onde não foram observados corretamente os bons principios de Diversificação, Excelentes empresas, Diluição do dinheiro no tempo, Rodizio, etc…

    De um ano e meio pra cá tudo em ordem, com consciencia ainda bem… rs !!! graças a vc e seu blog.

    Porem a Usiminas não ficou ruim somente para quem nao seguiu os bons principios e penso que nesse caso o proprio equilibrio da carteira cuida dessa situação de forma menos doida, correto ?

    Obrigado.
    Caio.

  10. 10 Leitão

    Oi Caio!

    Sim, isso mesmo!

    É como um time de futebol. Mesmo que um ou outro jogador tenha se machucado, o restante do time dá conta do recado e compensa esse problema…

    Por isso a importância de se manter um mínimo de 10 boas empresas em carteira – quando uma ou outra pisar na bola, as demais continuam fazendo gols. :-)

    Tem até um post sobre isso, veja:
    https://leitaoemacao.wordpress.com/2011/02/28/carteira-de-acoes-e-como-um-time-de-futebol/

    Abraço!
    Leitão


Participe! Deixe um comentário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s